Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1181 a 1190


PR0328 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Desempenho da Publicação e Tendências na Pesquisa de Desgaste Dentário Erosivo: Uma Análise Bibliométrica
Clementino LC, Ho Y, Pereira TS, Rocha AO, Cardoso M, Paiva SM, Martins-Júnior PA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A bibliometria é considerada uma área da ciência que utiliza métodos para analisar o perfil científico e o desempenho da pesquisa. Este estudo bibliométrico analisou o desempenho das publicações e as tendências na pesquisas relacionadas ao desgaste dentário erosivo. A busca foi realizada na Web of Science Core Collection, em Março de 2023, utilizando-se uma chave de busca contendo palavras-chave específicas sobre o tema. Um total de 1.973 documentos foi encontrado e, após a inclusão de filtros, 1.311 artigos científicos foram avaliados usando indicadores de citação e publicação. O artigo mais antigo foi publicado em 1992 e o artigo mais citado, publicado em 2005, recebeu 1.327 citações. Journal of Dentistry apresentou o maior número de artigos (n=149), seguido d Caries Research (n=142). O Brasil foi o país mais produtivo (n=318), apresentando também a instituição com maior número de publicações (Universidade de São Paulo, n=188). Os 1.311 artigos foram publicados por autores de 72 países, sendo que 971 artigos (74%) continham apenas autores de um mesmo país. Lussi A foi o autor mais produtivo (n=77), seguido de Buzalaf MAR (n=66). As palavras-chave mais frequentes foram esmalte (n=184), fluoreto (n=111) e saliva (n=70), enquanto dentina, prevalência e desmineralização se tornaram populares na última década.

Esse estudo permitiu uma aprofundada análise quali-quantitativa desse campo de pesquisa muito promissor.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PR0332 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Nódulos pulpares pós-tratamento ortodôntico: um estudo de caso-controle
Bordin GM, Kublitski PMO, Stremel H, Bonifácio JR, Siqueira AS, Moro A, Brancher JA, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a incidência de nódulos pulpares (NP) após o tratamento ortodôntico. Com um desenho de caso-controle, participaram 49 pacientes de uma clínica ortodôntica privada de Curitiba, PR, Brasil, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 26 anos, que passaram por intervenção ortodôntica entre os anos 2000 e 2020. Pré-molares e molares foram analisados a partir de radiografias panorâmicas iniciais e finais. Os dados demográficos e clínicos foram coletados dos prontuários dos pacientes. Após a análise descritiva inicial, seguida do teste t para amostras independentes, foi aplicado o teste do Qui-quadrado para buscar possíveis associações entre as variáveis explicativas e o desfecho de interesse (NP pós-tratamento). Os valores com diferença significativa foram aqueles com p < 0,05. Participaram 19 casos e 30 controles, sendo 26 homens e 23 mulheres. Não houve diferença entre os grupos para idade (p = 0,114) e tempo de tratamento (p = 0,204). Não ocorreram diferenças significativas entre casos e controles em associação com as demais variáveis (p > 0,05).

Em conclusão, não houve aumento na incidência de NP após o tratamento ortodôntico na amostra estudada.

PR0333 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Saúde bucal, qualidade de vida e fatores associados em adultos de um município sulbrasileiro
Botelho-Filho CR, Koch LFA, Bordin GM, Brancher JA, Caldarelli PG, Baratto-Filho F, Gabardo MCL
Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Verificou-se a associação entre saúde bucal, qualidade de vida e fatores associados em adultos de um município sulbrasileiro. Com desenho transversal, participaram 373 moradores do Distrito Ferraria, Campo Largo, PR, Brasil. Foi aplicado questionário com variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, de qualidade de vida, hábitos, saúde geral e bucal, e Oral Health Impact Profile em versão abreviada (OHIP-14). A análise estatística foi feita no Stata/SE v.14.1, de forma univariada e multivariada (regressão logística e teste de Wald), sendo significativos os resultados com p < 0,05. Na análise univariada, 47,7% dos indivíduos tiveram OHIP > 12. Piores impactos foram relatados por indivíduos com mais idade, mulheres, não brancos, divorciados ou viúvos, com menor escolaridade e renda, pior autoclassificação de qualidade de vida e da saúde geral, depressivos, aqueles que classificaram piores condições de vizinhança, que escovam menos os dentes e com mais necessidade de tratamento dentário. Na análise multivariada mantiveram-se com diferença significativa (p<0,05), idade avançada, não brancos e presença de dente que necessita de tratamento dentário por cárie e problema gengivais, e classificação da qualidade de vida como nem ruim/nem boa.

O impacto da saúde bucal na qualidade de vida esteve relacionado a variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, psicossociais e comportamentais quando avaliadas segundo o OHIP-14.

PR0334 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Prevalência de lesões labiais e hábitos protetivos em agricultores de Patos/PB: estudo observacional
Araújo MTM, Araújo-Filho OP, Resende JC, Ramos AC, Sendyk WR, Campos L, Roman-Torres CVG
Odontologia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radiação solar pode provocar alterações labiais em pessoas que se expõem cronicamente ao sol, sem o uso de proteção adequada especialmente a queilite actínica e o carcinoma epidermóide de lábio. O objetivo do presente estudo transversal foi avaliar a prevalência de lesões labiais em trabalhadores rurais que sob exposição solar na cidade de Patos-PB por meio de uma campanha de prevenção ao câncer labial voltada para os agricultores locais, em parceria com a prefeitura. Após ter acesso e assinar o TCLE, 78 indivíduos foram entrevistados, receberam instruções de prevenção e auto diagnóstico, responderam questionários de hábitos e cuidados de proteção solar e tiveram lábios avaliados por examinadores previamente treinados e calibrados. Os resultados mostraram habito de tabagismo e etilismo em 39,7% da população avaliada, o uso de chapéu durante as atividades foi de 51,2%. O uso de protetor corporal foi informado por 35,9%, enquanto o protetor labial de 5,1%. A prevalência de lesões labiais foi de 38,5%, sendo mais prevalente nos homens 48,8% do que nas mulheres 25,7%.

Na população avaliada os cuidados de proteção labial a radiação solar são poucos e a prevalência de lesões alta, campanhas de prevenção que busquem explicar e instruir a necessidade de proteção constante são fundamentais.

PR0336 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Calibração in lux para detecção de cárie por meio virtual para cirurgiões-dentistas examinadores de investigações epidemiológicas
Queiroz RG, Albuquerque LS, Sampaio FC
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A calibração in lux é um método que utiliza fotografias de elementos dentais visando uniformizar resultados diagnósticos entre cirurgiões-dentistas (CDs) em levantamentos epidemiológicos. O objetivo desse trabalho foi investigar se a calibração in lux em modo virtual contribui para o treinamento na detecção de cárie dentária em levantamentos epidemiológicos e avaliar a sua aceitação. Participaram do estudo dezoito cirurgiões-dentistas atuantes em um projeto epidemiológico no estado da Paraíba, realizado por uma Parceria Público-Privada (PPP). Foram realizadas duas sessões virtuais de calibração in lux, com o intervalo de um mês entre elas. Ministrou-se aula expositiva com atividade síncrona via Google Meet e aplicação de formulário de calibração na plataforma Google Forms, utilizada também para o questionário final de avaliação da aceitação do método investigado. A análise estatística foi descritiva e utilizou-se o software SPSS para o cálculo do coeficiente Kappa. Desse modo, quanto aos valores de Kappa interexaminador obtidos na primeira sessão, o maior valor foi 0,98 e o menor 0,60; na segunda, o maior valor foi 0,97 e o menor 0,66. Quanto ao Kappa Intraexaminador, a maior concordância foi de 0,94. Destaca-se que a maioria dos examinadores obteve concordância substancial (44,4%), seguido de concordância perfeita (38,9%) e concordância moderada (16,7%). Por fim, quanto a aceitação, a maioria avaliou como excelente (61,1%), ótimo (22,2%) e bom (11,1%).

Portanto, o método investigado é válido e contribui para o treinamento na detecção de cárie.

PR0339 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Câncer de lábio e fatores de risco para doenças crônicas nas capitais do Brasil
Montagnoli DRABS, Godoy YS, Leite VF, Lafetá VM, Ferreira de Aguiar MC, Abreu MHNG, Martins RC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou registros de câncer de lábio (CL) e fatores de risco para doenças crônicas entre adultos das capitais do Brasil. Foram utilizados dados do Painel-Oncologia do DATASUS e do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2021. A variável dependente foi prevalência de CL, segundo classificação CID-10 (C00) e as independentes relacionadas a hábitos e à situação de saúde de adultos (18 anos ou mais). Realizou-se análise descritiva e Correlação de Spearman (Jamovi 1.6.15). Foram registrados 1.082 casos de CL no Brasil em 2021, sendo 175 (16,17%) nas capitais, mediana 3 (intervalo 0-36, P25%:1,0- P75%:7,0). São Paulo (20,57%), Porto Alegre (14,28%), Rio de Janeiro (10,85%), Curitiba (9,71%) e Fortaleza (8,57%) documentaram a maioria dos casos. Rio Branco, Macapá, Palmas, São Luís e Vitória não registraram casos. A prevalência por 100 mil habitantes foi maior em Porto Alegre (1,67) e menor em Manaus (0,08). Houve correlação positiva entre prevalência de CL e percentual de adultos que: fumavam mais de 20 cigarros por dia (r=0,411; p=0.003); estavam com excesso de peso (r=0.48; p<0.05); e consumiam alimentos doces cinco ou mais dias da semana (r=0.50; p<0.05). A prevalência de CL se correlacionou negativamente aos que consumiam leite integral (r=-0,38; p<0.05).

Os achados corroboram com estudos sobre associação entre aspectos dietéticos e fumo e câncer oral. Ações de promoção de saúde para controle e redução de doenças crônicas são importantes, incluindo o câncer de lábio.

(Apoio: CAPES)
PR0340 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças e adolescentes com anemia falciforme: estudo caso-controle
Mattos GML, Costa CM, Jesus ASM, Pinto PA, Pinheiro-Neto SM, Maia Filho EM, Ferreira MC, Tavarez RRJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou a condição de saúde bucal e seu impacto na qualidade de vida de crianças e adolescentes com Anemia Falciforme (AF). A amostra foi composta por 171 crianças e adolescentes de 8-14 anos (57 casos e 114 controles). Investigaram-se aspectos de higiene bucal como placa visível, sangramento gengival, cárie, maloclusão e qualidade de vida. Aplicou-se o Child Perceptions Questionnaire (CPQ8-10) para crianças de 8-10 anos e o CPQ11-14 para adolescentes de 11-14 anos para medir o impacto da condição bucal na qualidade de vida. Estatística descritiva, testes qui-quadrado de McNemar, Mann-Whitney e regressão logística condicional foram realizados. Crianças de 8-10 anos com AF apresentaram maior sangramento gengival (p<0,001). Os casos apresentaram maior prevalência de dentes cariados (86,8% para crianças e 68,4% para adolescentes) e de maloclusão (23,7% em crianças e 47,4% em adolescentes). Os casos também explicaram o impacto na qualidade de vida (Odds Ratio - ORajust=10,866; Intervalo de Confiança - IC95%=2,865-41,205; ORajust=9,036; IC95%=1,439-56,752), assim como o comprometimento da saúde bucal pelos adolescentes (ORajust=9,317; IC95%=1,496-58,039).

Conclui-se que o comprometimento da saúde bucal impactou negativamente a qualidade de vida de crianças e adolescentes com AF.

PR0345 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Análise temporal da evolução dos serviços ortodônticos no âmbito do Sistema Único de Saúde
Silva DT, Ávila NF, Bulgareli JV, Herval AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou analisar a evolução da oferta de procedimentos ortodônticos a partir da inclusão formal da Ortodontia no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi realizado estudo observacional transversal com base dos dados secundários coletados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde, abrangendo o período de 2011 a 2019. Foram realizadas análises descritivas e teste de Wilcoxon com a produção de 201 municípios brasileiros. Observou-se que a maior parte dos municípios que ofertam serviços ortodônticos (n = 132; 65,67%) já realizavam esses procedimentos previamente a inclusão formal da ortodontia no SUS, sendo que apenas a Região Nordeste apresentou uma expansão consistente de municípios ofertantes desses procedimentos no período analisado. Aumentos estatisticamente significativos do volume de procedimentos ortodônticos foram observados de 2012 a 2015, caracterizando uma expansão inicial da oferta. Diferenças significantes não foram observadas em 2011 e de 2016 a 2019.

A inclusão da Ortodontia no serviço público de saúde não representou uma expansão consistente da especialidade entre os municípios brasileiros, o que pode estar relacionado a falta de incentivo para essa ampliação. Por outro lado, os primeiros anos analisados demonstraram que houve um incremento do volume de procedimentos realizados, o que estabilizou nos anos seguintes.

PR0346 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Revisão de escopo sobre a população LGBTQIAP+ na literatura odontológica
Diniz TC, Silva EMM, Félix TR, Zina LG, Drummond AMA, Mattos FF
Departamento de Odontologia - OSP UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Profissionais de saúde bucal devem fundamentar na literatura científica seus conhecimentos sobre sexualidade, identidade de gênero, necessidades em saúde geral e bucal e disparidades de tratamento entre pessoas LGBTQIAP+. Essa revisão de escopo retratou o estágio atual da literatura científica indexada sobre a saúde bucal dessa população. Na busca, utilizou-se combinações de descritores, em dois blocos: pessoas LGBTQIAP+ e saúde bucal. A literatura internacional foi acessada por meio do PUBMED, Web of Science, Embase, Lilacs e Scopus, sem restrições de idioma ou data. Os registros foram selecionados e avaliados por dois revisores independentes, sob supervisão de três revisores seniores. Os critérios de inclusão resultaram em 189 artigos elegíveis. Desde o primeiro em 1974, o número de estudos aumentou ao longo das décadas, chegando a 67 (35.4%) em 2010-2019. As populações mais estudadas foram a norte-americana (42.9%) e a europeia (19.0%) e o idioma de publicação mais frequente foi o inglês (99.0%). Predominaram os periódicos médicos (57.7%) e odontológicos (20.1%). Houve 38 (20.1%) artigos em acesso aberto. Os estudos transversais foram mais frequentes (65.1%), seguidos dos de coorte (11.1%). A manifestação oral das infecções sexualmente transmissíveis foi o tema mais abordado (58.7%).

A literatura científica sobre a saúde bucal de pessoas LGBTQIAP+ é restrita quanto às populações estudadas, nível de evidência científica e disponibilidade. É preciso estimular maior diversidade temática dos artigos sobre pessoas LGBTQIAP+.

PR0347 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

E-book Carreiras na Odontologia: ferramenta de orientação para o mercado de trabalho
Wanderley ML, Silveira CO, Tavares TSC, Nunes EFXA, Matos MWS, Ferreira LDO, Celestino-Júnior AF, Rodrigues PA
Dentística UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi produzir um material instrutivo para estudantes de graduação em odontologia sobre as oportunidades da profissão no mercado de trabalho. Foi elaborado um e-book pela facilidade de acesso e possibilidade de uso por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones); custo reduzido, pois dispensa a impressão; facilidade atualização de dados e de estabelecer links com páginas da web. Foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Organização Mundial da Saúde (OMS), Site Nacional de Empregos (SINE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para gerar mais empatia dos usuários foram utilizados assistentes virtuais, em forma de avatar, que abordaram os seguintes conteúdos: estatística de profissionais atuantes no Brasil e na Região Norte; as especialidades odontológicas; especialidades com menor registro de profissionais no Brasil; oportunidades de trabalho na iniciativa pública, privada e no terceiro setor; média salarial por especialidade; importância da educação continuada; características que destacam um profissional; Após a diagramação procedeu-se o registro no ISBN (Internacional Standard Book Number).

A importância da elaboração deste conteúdo está no seu potencial de orientar discentes, diminuindo o grau de ansiedade sobre as oportunidades de postos de trabalho e assim, ampliar a visão dos acadêmicos quanto a escolha das atividades a seguir após a graduação.