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 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1191 a 1200


PR0348 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na vigilância do câncer bucal na Saúde da Família
Zure NSB, Gontijo LPT, Elias MA, Herval AM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo buscou compreender o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na capacitação profissional e educação sobre o câncer bucal em comunidades rurais. Desenvolveu-se um estudo com aporte da Pesquisa-Ação em três etapas: 1) identificação do perfil socioprofissional, demográfico e interação com câncer bucal, 2) formação dos profissionais das equipes de Saúde Bucal da Família com metodologias ativas; e 3) realização de atividade de educação em saúde com a comunidade rural. O material produzido foi analisado por meio da Análise Temática de Conteúdo com referencial teórico do pensamento construtivista das metodologias ativas. Participaram do estudo 44 profissionais de saúde e 10 usuários da Saúde da Família da zona rural de um município mineiro. Os trabalhadores eram principalmente mulheres, entre 20 e 59 anos de idade, com menos de 10 anos de trabalho na rede pública de saúde, que relataram conhecimento básico do câncer bucal e abordagem infrequente sobre a temática. Foram elaboradas categorias relacionadas aos elementos fundantes das metodologias ativas: 1) Valorização das comunidades de aprendizagem; 2) Espaços para a reflexão crítica; 3) Respeito ao educando (profissional ou paciente); 4) Protagonismo e autonomia do educando; e (5) Aprendizagem significativa.

O emprego das metodologias ativas possibilitou reconhecer recursos educacionais (estratégias, técnicas e tecnologias) e difundir o conhecimento pela sensibilização e problematização a respeito do tema, demonstrando potencial para ações de vigilância do câncer bucal.

PR0349 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Programa de desenvolvimento de destreza manual: percepção de estudantes de odontologia
Hallak JC, Silveira FL, Neves TC, Pazos JM, Garcia PPNS
Odontologia Social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou, de forma qualitativa, a percepção de estudantes de Odontologia sobre um programa de desenvolvimento de destreza manual aplicado previamente ao treinamento pré-clínico. Para isso foram selecionados estudantes do 2º ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP (N=64). O programa consistiu em 8 sessões de treinamento com exercícios para desenvolver a destreza manual no trabalho com visão direta e indireta. O instrumento utilizado para avaliar a percepção dos estudantes foi um questionário. A análise dos dados baseou-se na técnica quali-quantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. Para todos os estudantes avaliados (100,0%) o programa colaborou com o desenvolvimento de sua destreza manual percebido como maior controle/firmeza das mãos (65,5%), maior confiança e segurança (50,0%) e maior percepção visual e de profundidade (17,2%). Os principais pontos positivos relatados foram o contato com os motores e atividades práticas antes do treinamento pré-clínico (39,1%) e o aumento da confiança/segurança (21,9%) e os pontos negativos foram sessões cansativas e longas (7,8%) e a curta duração do programa (6,3%). O medo e a insegurança foram os principais sentimentos relatados (60,9%) no início do treinamento com o micromotor. A maior parte dos estudantes (98,9%) percebeu que houve diferença na utilização do micromotor entre o pré-treinamento e o pós-treinamento.

Concluiu-se que o programa de desenvolvimento de destreza manual proposto foi percebido positivamente pelos estudantes avaliados.

(Apoio: CNPq  N° #594)
PR0350 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Associação entre configurações dentárias reduzidas e desfechos em saúde: uma revisão de escopo
Campos FL, Rodrigues LG, Campos JR, Rhodes GAC, Morais GF, Chalub LLFH, Ferreira RC
Saúde Coletiva CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mapearam-se as definições de configurações dentárias reduzidas (exposição) e os desfechos em saúde em estudos de associação, com busca nas bases PubMed/Medline, Scopus, Web of Science e Scielo. Os desfechos em saúde foram clínicos (de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e Classificação Internacional de Doenças), centrados na pessoa referentes à saúde geral e bucal, dieta e mortalidade. Configurações dentárias reduzidas basearam-se na contagem (> 20/21) ou na posição dos dentes (estética, oclusão dentária) ou outras definições. 400 estudos foram incluídos, sendo maior parte de desenho transversal (n=237) e amostragem não-probabilística (n= 204). Saúde geral (n=186) e bucal (n=192) foram desfechos com número semelhante de estudos. Desfechos de saúde geral foram na maioria clínicos(n=169), sendo doenças endócrinas, nutricionais ou metabólicas (n=55) e as funções mentais (n=22) mais frequentes. A maioria das medidas centradas na pessoa (n=144) foram referentes à saúde bucal, maior parte qualidade de vida relacionada à saúde bucal (n=60). Desfechos clínicos de saúde bucal foram mais frequentemente referentes às funções de ingestão (n=42) e doenças do complexo orofacial (n=23). Padrões de dieta (n=39) e mortalidade (n=34) foram estudados. Configurações reduzidas baseadas no número de dentes foram as mais adotadas(n=181).

As pesquisas têm adotado majoritariamente desfechos de saúde geral clínicos e de saúde bucal centrados na pessoa para avaliar as associações com configurações dentárias reduzidas.

PR0351 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Sistema de Pré-Triagem Odontológico: design e desenvolvimento
Melo TS, Pacheco GA, Teixeira MKS, Telles DM, Figueiredo K, Souza MIC
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A dificuldade de acesso ao tratamento odontológico ainda é um desafio no Brasil. No contexto da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FOUERJ), identificou-se dois problemas centrais durante o acesso dos pacientes aos serviços oferecidos. O primeiro é a triagem por livre demanda e o segundo é o gasto de tempo e recurso financeiro bilateral. Para melhorar o atendimento à demanda espontânea de indivíduos que procuram a FOUERJ foi desenvolvido e testado o Sistema de Pré-Triagem Odontológico (STO), visando a avaliação inicial desses pacientes por um cirurgião-dentista à distância. A ferramenta foi criada por uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de Odontologia, design e ciência de dados. Na elaboração dois aspectos foram priorizados: fácil acesso, sendo o sistema responsivo capaz de se adaptar aos diferentes dispositivos, e compreensão, adequando a linguagem técnica para leigo. Foi utilizado o modelo de Design Centrado no Usuário ao logo do processo, o JavaScript para a construção do código e o Cascading Style Sheets (CSS) na elaboração do design (aparência). Além disso, foram empregados frameworks como React e Express.js, que funcionam como peças de quebra cabeça na estruturação de um sistema. O React trabalha como uma biblioteca e facilita a exibição dos elementos gráficos na tela e o Express.js organiza as telas.

O STO se mostrou uma alternativa viável para o recebimento remoto de informações iniciais e pode ser útil no atendimento à demanda espontânea, reduzindo deslocamentos desnecessários e economizando dinheiro.

PR0352 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Caracterização epidemiológica e bucal de crianças com epidermólise bolhosa: série de casos
Duailibe LRF, Arruda AB, Garcia PP, Costa CPS, Ferreira MC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar as alterações bucais em crianças com Epidermólise Bolhosa (EB) e a percepção global dos responsáveis sobre a saúde geral e bucal das crianças. Trata-se de uma série de casos de crianças assistidas no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (NINAR). Foram coletados dados demográficos e socioeconômicos, de alterações bucais e quanto a percepção global do responsável sobre a saúde geral e bucal das crianças. Os dados foram submetidos a análise descritiva. O sexo feminino foi o mais acometido por EB (69,2%) assim como a faixa etária entre 6 e 10 anos (61,5%). A maioria dos acompanhantes das crianças foram as mães (92,3%) e o nível de escolaridade mais prevalente foi o ensino médio (76,9%). Das crianças com EB, 76,9% apresentavam lesões bucais, sendo que as mais frequentes foram úlcera (53,8%), bolha (46,2%) e pseudomembrana (15,4%). Quanto ao local dessas lesões, 23,1% das crianças com EB tinham lesões na mucosa jugal e no palato, 61,5% na língua e nos lábios e 38,5% na gengiva. Cárie em dentina de dentes decíduos foi observada em 46,2% das crianças. Em relação à percepção dos responsáveis sobre a saúde das crianças, 46,2% consideraram que o bem estar geral da criança é "um pouco" afetado pela condição bucal e 61,5% consideraram que a saúde bucal das crianças é regular.

Com base nos achados, conclui-se que a saúde bucal das crianças é principalmente afetada por lesões em tecidos moles e que os responsáveis percebem a saúde bucal das crianças como regular.

(Apoio: FAPs - FAPEMA  N° 02103/20)
PR0353 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Influência da educação à distância no capital psicológico no trabalho em profissionais da atenção primária à saúde bucal no Norte do RS
Taufer JC, Gonçalves J, Girotto C, Cericato GO, Agostini BA
ATITUS EDUCAÇÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a influência de um curso de Educação à Distância (EaD) no Capital Psicológico no Trabalho (CPT) dos Cirurgiões-Dentistas (CD's) da 6ª Coordenaria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (6ªCRS-RS). Participaram do baseline do estudo 41 CD's (25,6% de taxa de resposta) a qual consistiu na coleta do Inventário de Capital Psicológico no Trabalho (ICPT) pré intervenção. Após, foi aplicada a intervenção educacional, sendo elaborado um curso EaD composto de vídeo-aulas e questões. A intervenção teve 4 módulos com temas escolhidos pelos participantes na pré aplicação, sendo eles odontopediatria, psicologia do trabalho, gestão e estomatologia. Pós-intervenção, reaplicamos o ICPT e um questionário de Efetividade da Formação Profissional. A taxa de retenção do estudo foi de 50%. Ao comparar os escores do ICPT obteve-se que o domínio resiliência passou de um escore baixo (2,83) para um escore médio (3,14), apresentando significância estatística. Para os outros domínios, esperança, autoeficácia e otimismo, não tivemos significância e eles permaneceram em manutenção com altos escores desde a avaliação inicial. Já o questionário de Efetividade Profissional, mostrou que 70% concordaram sobre a intervenção ter melhorado a efetividade profissional. Ainda, 87% se sentiram mais motivados a participar de outros cursos EaD.

É possível atestar que o curso EaD melhorou o CPT, apesar de não haver melhora em todos os domínios. Sendo assim, pode-se considerar o formato online como uma boa alternativa de melhora do trabalho para os CD's da Atenção Primária à Saúde.

PR0355 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Análise do ambiente e currículo sobre as questões LGBTQIA+ em cursos de odontologia no Brasil: a visão dos estudantes
Oliveira JC, Lins CHNL, Bezerra HKF, Ramos-Perez FMM, Pontual MLA, Carvalho EJA, Feitosa DS, Perez DEC
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou investigar a percepção dos estudantes de Odontologia em relação ao ambiente educacional e currículo nas faculdades brasileiras sobre questões LGBTQIA+. Este foi um estudo transversal, de abrangência nacional, no qual se utilizou como instrumento de pesquisa um questionário virtual autoaplicável e anônimo, com questões sobre dados demográficos dos alunos, percepções dos estudantes quanto a sua formação sobre temas LGBTQIA+, ambiente acadêmico em relação às pessoas LGBTQIA+ e comportamentos/experiências para este grupo de pessoas. Os dados foram descritos em números absolutos e percentuais. Testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fischer foram aplicados, considerando significância de 5%. Ao total, 123 voluntários de 67 faculdades de Odontologia de todas as regiões brasileiras participaram do estudo. Entre eles, 45 (36,6%) se identificaram como LGBTQIA+. A maioria dos alunos (79,7%) concordou que falta capacitação durante o curso para o cuidado em saúde de pacientes LGBTQIA+, e 46,3% se sentem incapazes de atendê-los. A comunidade LGBTQIA+ entre os entrevistados relatou mais comumente um ambiente hostil em relação à diversidade sexual e identidade de gênero na faculdade de Odontologia (p<0,05).

Conclui-se que orientação sexual e questões de identidade de gênero são pouco discutidas nas escolas de odontologia brasileiras e a formação para atendimento inclusivo e respeitoso de pacientes LGBTQIA+ é limitada. Este tema deve ser incluído no currículo, bem como na formação continuada de professores e técnicos-administrativos.

PR0356 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Significados produzidos pelos cuidadores de crianças com Doenças Raras na trajetória de cuidado: um estudo qualitativo
Paiva AGM, Bulgareli JV, Oliveira FS, Herval AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo buscou compreender os significados produzidos pelos cuidadores de crianças com Doenças Raras desde o diagnóstico até o acesso ao cuidado em saúde bucal. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa realizada no Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando significados referentes ao diagnóstico, ao tratamento e aos desafios do acesso aos cuidados gerais e odontológicos das crianças. As entrevistas foram transcritas e analisadas através da Teoria Fundamentada dos Dados. Foram produzidas quatro categorias secundárias: desconhecimento sobre a condição da criança; falta de preparo da equipe de saúde para lidar com as Doenças Raras; relatividade do tempo para início do tratamento e uma perspectiva de insuficiência quanto ao SUS; saúde bucal desconexa dos demais cuidados. A categoria central produzida indica que a sensação de impotência resultante do desconhecimento com relação ao diagnóstico dispara no cuidador a sensação de urgência e eficiência em relação ao cuidado. A partir disso, o tempo de espera para o cuidado, ainda que curto, gera sensação de demora da rede de cuidados (gerais e de saúde bucal) que passa a ser compreendida como despreparada e desorganizada.

Os significados identificados nas entrevistas permitiram compreender que o diagnóstico de uma doença desconhecida gera senso de urgência, que é incompatível com a organização e integração incipientes da rede de cuidados à essas pessoas com Doenças Raras no âmbito do SUS.

PR0358 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Atuação das Equipes de Saúde Bucal no Processo de Trabalho em Equipe na Atenção Primária em Saúde no Brasil
Silva ET, Diniz FC, Ribeiro BA, Gomes MR, Pinto RS, Chalub LLFH, Ferreira RC, Senna MIB
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se descrever a atuação das equipes de Saúde Bucal (eSB) no processo de trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS). Estudo ecológico com dados extraídos do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica para cada município brasileiro, referentes ao ano de 2022. Os indicadores, de uma matriz avaliativa previamente validada, calculados a partir dos registros na Ficha de Atividade Coletiva foram: Grau de protagonismo das eSB nas reuniões de equipe e Grau de organização das eSB em relação às pautas das reuniões de equipe. As eSB atuaram como responsáveis em 3,9% de todas as reuniões (reuniões de equipe, com outras equipes e reuniões intersetoriais) realizadas no ano. Dentre as reuniões de equipe e/ou outras reuniões com outras equipes sob responsabilidade do membro da eSB, os temas mais abordados foram questões administrativas/funcionamento (42,1%), diagnóstico e monitoramento do território (41,2%). Discussão de caso e de projeto terapêutico singular e educação permanente foram pautados em 10,4% e 20,4% das reuniões sob responsabilidade da eSB, respectivamente.

Os resultados indicam pequena participação das eSB como responsáveis pelo planejamento e organização da atenção à saúde na APS e, quando participam, priorizam-se pautas relativas a aspectos administrativos e ao diagnóstico/monitoramento do território.

PR0360 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Indicadores de provimento de serviços de saúde bucal no Brasil: análise do desempenho nas macrorregiões e nos períodos pré e pós-pandêmico
Ribeiro BA, Nunes LCS, Diniz FC, Pinto RS, Pinheiro EL, Senna MIB, Ferreira RC, Chalub LLFH
Odontologia- Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar o desempenho de indicadores de provimento de serviços de saúde bucal nas macrorregiões brasileiras nos anos 2016-2022. Trata-se de estudo ecológico com dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Os indicadores proporção de atendimentos odontológicos de urgência (ind1), proporção de procedimentos odontológicos clínico-cirúrgicos (ind2), proporção de procedimentos odontológicos restauradores (ind3), proporção de exodontias de dentes permanentes nos procedimentos odontológicos (ind4) e proporção de procedimentos preventivos individuais em saúde bucal (ind5) compõem as subdimensões diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde bucal e promoção e prevenção, da matriz avaliativa dos serviços de saúde bucal desenvolvida a partir de fichas do SISAB. Foi realizada análise descritiva das medidas de tendência central para as macrorregiões e Brasil, ao longo de quadrimestres (QD). O valor médio do ind1 teve um aumento no QD 2/2020 (38,0% [dp=32,0%]). Já o ind2 oscilou pouco nos primeiros QD e aumentou no QD 1/2021 (25,8% [dp=14,4%]). O valor médio do ind3 foi próximo a 30% nos anos pré-pandemia e teve maior queda no QD 2/2020 (24,7% [dp=18,6%]). O valor médio do ind4 aumentou no QD 2/2020 (12,0% [dp=13,0%]). O valor médio do ind5 nos QD anteriores à pandemia era cerca de 40% e a partir do QD 2/2020 há uma leve queda (39,1% [dp=26,3]).

Houve diferenças no desempenho dos indicadores entre as macrorregiões. Foram observadas diferenças regionais e nos períodos pré e pós pandemia nos valores dos indicadores analisados.