O trabalho submetido para apresentação na 40ª Reunião Anual da SBPqO deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho de pesquisa que não tenha os resultados publicados (nem mesmo como resumo) ou apresentados em encontro científico nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais). Excepcionalmente, este ano serão aceitos os resumos de trabalhos que serão apresentados na 101st IADR/APR General Session & Exhibition 2023 IX Meeting of IADR Latin American Region - XVII Reunión de la División Colômbia em junho de 2023. IDIOMA DO RESUMO Para as demais modalidades, são aceitos resumos nos idiomas português, espanhol e inglês. Recomendamos fortemente que o resumo e apresentação estejam no mesmo idioma. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS Os resumos enviados serão avaliados pela Comissão Nacional de Doutores Associados Efetivos da Sociedade. Cada resumo receberá um conceito de 0 a 5 por até seis avaliadores distintos de maneira cegada, gerando média classificatória não passível de recurso. - Assuntos pobremente organizados. Todo projeto de pesquisa que envolva Seres Humanos, Animais, Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou parte deles, incluindo casos clínicos, questionários, levantamento de fichas, arquivos e protocolos com dados de pacientes, deverá ser avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Instituição onde está vinculada a pesquisa. Em caso do trabalho compreender o acesso ao patrimônio genético e/ou ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), ter registro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) (consultar itens 4, 5 e 6 das diretrizes éticas e de integridade em pesquisa científica – SBPqO) Os comprovantes deverão ser carregados obrigatoriamente, ficando disponíveis para a Comissão de Ética da SBPqO e também de Avaliação Local, que os validarão no momento da apresentação na 40ª Reunião Anual da SBPqO. Vale ressaltar que o autor é o responsável por todas as informações e documentações enviadas. É mandatório que todos os autores ajam eticamente, evitando o conflito de interesse no que se refere ao processo de decisão, à publicação dos resultados e à responsabilização após publicação. Uma suposta presença de conflito de interesse, seja por possível ganho financeiro e/ou pessoal, pode ser tão prejudicial quanto a real existência do conflito de interesse em si. Deste modo, os autores deverão manifestar sobre qualquer conflito de interesse em potencial, envolvendo a si mesmos ou a instituição/empresa a qual se encontram vinculados. Compromisso com a adoção de políticas saudáveis A SBPqO tem um sério compromisso com a saúde e bem-estar de populações, estimulando a adoção de comportamentos saudáveis. Assim, a SBPqO não apoia estudos que estimulem escolhas prejudiciais a saúde individual e coletiva. PREPARAÇÃO DO PAINEL IMPRESSO PARA APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS DIMENSÕES Nº DO PAINEL E TÍTULO AUTORES E AFILIAÇÕES DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES CORPO DO PAINEL * Todas essas informações podem ser visualizadas de forma ilustrativa no link http://www.sbpqo.org.br/hotsite2023/painel.asp PREPARAÇÃO DO ARQUIVO PARA APRESENTAÇÃO REMOTA Os trabalhos submetidos e selecionados nas modalidades remotas, serão apresentados em plataforma específica. Faça sua apresentação no tamanho 16:9, na posição paisagem, e deverá ser salvo em PDF. O tamanho máximo do arquivo permitido será de 5Mb. A primeira página será de identificação do trabalho (página de capa) contendo a sigla do trabalho, título (em letras maiúsculas) e autores com nome por extenso e afiliações, bem como a declaração de conflito de interesse e agências de fomento (se houver). No período de 02/08 a 09/08/2023, estarão disponíveis na área de associado do autor, os links para upload dos arquivos nas especificações corretas, juntamente com o link para upload de uma foto do autor/apresentador (formato JPEG com tamanho máximo de 5Mb). PAINEL INICIANTE – APRESENTAÇÃO REMOTA - Página de capa + 2 (DUAS) páginas. PAINEL ASPIRANTE e EFETIVO – APRESENTAÇÃO REMOTA – Página de capa + 2 (DUAS) páginas. A instalação do painel obedecerá à numeração definida pela Comissão Organizadora, cujo critério será a área do trabalho, dentro de cada categoria do quadro associativo e modalidade indicada pelos autores. Fique atento à definição da área de inscrição da sua pesquisa, pois ela implica o local de instalação do seu painel. No final de cada sessão de apresentações dos Painéis Aspirantes e Efetivos, acontecerão as Reuniões de Grupo de cada área. A Reunião de Grupos de Painéis Aspirantes e Efetivos na SBPqO é organizada por área de conhecimento, sendo um diferencial das atividades de apresentação de trabalhos científicos. Trata-se de um momento que reúne os autores das mais diferentes instituições e favorece uma discussão descontraída sobre objetivos, metodologias, resultados e conclusões. Esta atividade é aberta a todos os inscritos na Reunião Anual, mas é de fundamental importância a participação dos autores das modalidades Painéis Aspirantes e Efetivos nessa atividade. ATENÇÃO - Apenas os trabalhos SELECIONADOS e APRESENTADOS na 40ª Reunião Anual terão seus resumos publicados nos ANAIS, no Suplemento Especial da BOR. SESSÃO DE PREMIAÇÃO Os trabalhos que se destacarem durante a 40ª Reunião Anual da SBPqO, nas diversas modalidades, serão divulgados e premiados a partir das 20h do dia 05 de setembro de 2023, em ambiente de festa e descontração. Sua presença na Sessão de Premiação é imprescindível para o brilhantismo das atividades. IMPORTANTE: O autor do trabalho premiado, tem conhecimento, anui e esta ciente de que para receber o prêmio, deverá OBRIGATORIAMENTE, estar presente na sessão da premiação, que ocorrerá às 20:00 do dia 05 de setembro de 2023. A ausência do autor do trabalho premiado, implicará na perda automática do direito ao prêmio em dinheiro, sendo certo que os trabalhos apresentados, serão reordenados na ordem de classificação previamente realizada. Caso o trabalho premiado tenha mais de um autor, basta de que um deles esteja presente na sessão da premiação. Esta regra não se aplica às modalidade de apresentações remotas. O certificado referente a classificação por mérito do trabalho será disponibilizado na área de associado do autor do trabalho, mesmo se houver ausência dos autores no ato da premiação. Os pagamentos dos prêmios em dinheiro serão realizados em até 60 dias após o término do evento. Os prêmios em dinheiro serão depositados na conta do PRIMEIRO autor do trabalho premiado, mesmo que o trabalho ganhador tenha sido apresentado por um dos co-autores. CERTIFICADOS Os certificados estarão disponíveis online a partir de 30/09/2023.
Abaixo alguns critérios que serão observados pela Comissão Avaliadora na análise dos trabalhos submetidos:
- Vernáculo inadequado para os resumos.
- Informações ausentes no trabalho: Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões.
- Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
- Tipo e relevância do estudo.
- Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.
- Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.
- Métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição.
- Metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento.
- Delineamento inadequado de pesquisa.
- Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis.
- Escolha questionável de controles. Nenhum grupo controle relatado.
- Falta de critérios de definição da amostra.
- Falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo.
- Conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados.
- Conclusões não suportadas pelos resultados.
- Confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios.
- Falta do registro na Plataforma Brasil dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa com humanos ou na CEUA (Comissão de Ética em Estudos com Animais).
- Trabalho sem resultados e conclusão – Projeto de Pesquisa (submetido como trabalho concluído).
- O resumo não se enquadra na modalidade selecionada.
- Resumo já apresentado em outros encontros ou já publicado.
- Pesquisas que incentivem o consumo de produtos prejudiciais a saúde individual e coletiva.
A Comissão Científica Nacional (CCN) para avaliação dos resumos, será formada por associados efetivos doutores, com as anuidades em dia no momento das avaliações. Após o término da Reunião, será disponibilizado um certificado na sua área restrita do associado como partícipe da CCN. Para isso, é necessário que as avaliações sejam feitas dentro do prazo estipulado e sejam avaliados 15 trabalhos, no mínimo.
COMITÊ DE ÉTICA
No ato de submissão do resumo, os autores deverão preencher o quadro que pergunta sobre a necessidade de aprovação do CEP/CEUA/CIBio ou registro SisGen. Se a resposta for SIM, abrir-se-á uma nova janela, que exigirá o upload do certificado de APROVAÇÃO pelo CEP/CEUA/CIBio ou registro SISGen. Em atendimento a carta circular nº 166/2018, CONEP/SECNS/MS de 12 de junho de 2018, os trabalhos da modalidade de Relatos de Casos deverão, obrigatoriamente, fazer upload do certificado de APROVAÇÃO pelo CEP.
CONFLITO DE INTERESSE
O espaço destinado ao painel será de 1,70 m de altura por 0,90 m de largura (este é o espaço máximo para colocar o painel).
Antes do título, insira o número do seu painel que está informado em sua área de associado. O título deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas.
Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, do departamento, da instituição, da cidade e do estado. O apresentador obrigatoriamente deverá ser o primeiro autor do trabalho e o sobrenome e iniciais deverão ser identificados pelo asterisco e foto no canto superior direito.
Abaixo das afiliações informar se houve ou não conflito de interesse na pesquisa.
Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de abstract e nem de referências (exceção para os casos clínicos da modalidade TCC).
Limitações de páginas por modalidade:
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.
IMPORTANTE: O não envio dos arquivos até a data limite (09/08) ou o não cumprimento das especificações corretas do arquivo (formato PDF e número máximo de páginas respectivo a cada modalidade) impedirá a apresentação do trabalho durante o evento.
APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS E REUNIÕES DE GRUPO
Os painéis deverão ser apresentados nos períodos e horários determinados pela Comissão Organizadora, devendo o autor ficar junto ao seu painel durante todo o período. O cronograma de apresentação será disponibilizado na página da SBPqO a partir de 02 de agosto de 2023 e não poderá ser alterado.
No caso do apresentador do trabalho não poder comparecer no dia programado para sua apresentação, apenas um co-autor do trabalho ( que conste no resumo enviado) poderá substituí-lo (com exceção nas modalidades Fórum Científico, Prêmio Colgate Odontologia Preventiva, Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva, Apresentação Oral, Prêmio Plenum de Inovação Tecnológica em Biomateriais, Prêmio Oral Science de Divulgação Científica, Prêmio Whiteness - FGM de Incentivo à Pesquisa em Clareamento e os Prêmios LAOHA-Colgate, nestes casos, a apresentação só poderá ser realizada pelo autor principal). A não presença do autor ou de um co-autor implicarão em desclassificação do painel e não será emitido certificado ou declaração de apresentação do trabalho.
A sessão de premiação está se transformando em um grande momento, repleto de emoção e alegria, dos grupos de pesquisa e das instituições presentes na Reunião.
Não serão permitidas alterações de nomes e/ou de título do trabalho.
Não serão emitidos certificados com declaração de horas.