40ª Reunião Anual da SBPqO - 02 a 05 de setembro de 2023
Programação sujeita a alterações
Lunch & Learn
Workshops
LUNCH & LEARN
As atividades de Lunch & Learn são pagas e é necessário inscrição prévia.
O valor da atividade e incluem o almoço, que será servido ao longo do período.
A taxa de inscrição é intransferível. No caso de desistência da atividade, o pagamento será reembolsado de acordo com a política de devolução -
03 de Setembro - Domingo
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 01 - ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS"
Curriculo
Mestre e Doutor em Periodontia - Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP
Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Periodontia da Universidade de Oslo - Noruega
Professor Titular de Periodontia da UFRGS
Ministrador: Prof. Cassiano Rosing (UFRGS)
Resumo: ensaios clínicos randomizados são desenhos experimentais que provêem evidências de alto potencial para aplicabilidade prática. Muitas dúvidas existem no planejamento, leitura, interpretação e aplicabilidade clínica dos ensaios clínicos randomizados. É necessário, também, desmistificar conceitos que afastam alguns profissionais da Odontologia da realização de pesquisa clínica, o que limita o suporte científico para a profissão. O objetivo dessa atividade é apresentar e discutir aspectos relevantes em termos metodológicos para a realização e interpretação de ensaios clínicos randomizados.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 02 - SAÚDE BUCAL NA INFÂNCIA: DA CIÊNCIA À CLÍNICA"
Curriculo
Especialista em Odontopediatria e Doutor em Epidemiologia, desde 1992 é professor de Graduação e Pós-Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil. É Consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e compôs o Grupo de Experts da Consulta Global sobre Cárie na Primeira Infância e o Grupo de Experts da International Association of Paediatric Dentistry (IAPD) que produziu a Declaração de Bangkok. É autor de 3 livros, 130 artigos científicos e Organizador das Diretrizes para Prática Clínica em Odontopediatria do Brasil. Atualmente faz parte do Comitê Executivo do Global Consortium of Oral Health Birth Cohort Studies.
Ministrador: Prof. Carlos Alberto Feldens (ULBRA)
Resumo: a habilidade de falar, sorrir, experimentar gostos, mastigar, engolir e expressar emoções com confiança e sem dor é o que define saúde bucal na atualidade. Nas últimas décadas, a Ciência tem contribuído fortemente para a promoção, prevenção e reabilitação de saúde bucal na infância, especialmente com a identificação de fatores de risco e estratégias de intervenção. Este Lunch & Learning vai proporcionar a abordagem e discussão de como a Clínica pode se beneficiar do avanço no conhecimento científico em relação aos principais agravos que atingem a infância: cárie dentária, traumatismos dentários e maloclusão.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 03 - APLICAÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA ODONTOLOGIA: FOCO IMPRESSSÃO 3D"
Curriculo
- Professor Associado do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista - UNESP;
- Professor livre-docente da Especialidade de Prótese Dentária do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Restauradora do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista - UNESP;
- Professor Visitante da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Portugal - FMDUL.
Atualmente atuo como dentista clínico da Saavedra Odontologia e ministro aulas, em tempo parcial, na UNESP e na Faculdade de Odontologia da Universidade de Lisboa. O Mestrado e o Doutorado foram obtidos em 2006 e 2008, respectivamente, ambos pela UNESP. Também terminei meu pós-doutorado e livre - docência na UNESP em 2020.
Ministrador: Prof. Guilherme Saavedra (ICT-SJC/UNESP)
Resumo: a atividade terá por objetivo informar e apresentar, aos interessados, estes novos horizontes determinados pelos avanços tecnológicos na manufatura aditiva. Será realizado uma demonstração, ao vivo, do potencial desta tecnologia para simplificar e mudar os horizontes do profissional.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 04 - PROTOCOLOS CLÍNICOS PARA COMUNICAR NOTÍCIAS RUINS NA ODONTOLOGIA: DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, DOENÇAS INCURÁVEIS, FALHAS DE TRATAMENTO E IATEOGENIAS"
Curriculo
Cirurgião-Dentista graduado com láurea acadêmica na FOA-UNESP. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP-UNICAMP em parceria com o Department of Oral and Maxillofacial Pathology, School of Clinical Dentistry, University of Sheffield, Inglaterra (PDSE/CAPES). Exerceu a função de Cirurgião-Dentista do Serviço de Odontologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP-FMUSP) e desde 2011 integra o corpo docente do Departamento de Diagnóstico Oral da FOP-UNICAMP. É membro do Working Group da International Agency for Research on Cancer (IARC/WHO) para elaboração do Handbook on Oral Cancer Prevention.
Ministrador: Prof. Alan Roger Santos Silva (FOP/UNICAMP)
Resumo: a sessão Lunch & Learning intitulada "Protocolos clínicos para comunicar notícias ruins na Odontologia: diagnóstico de câncer, doenças incuráveis, falhas de tratamento e iateogenias" é motivada pelas demandas das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e abordará a relevância do desenvolvimento de competências clínicas no campo das habilidades de comunicação de notícias ruins. A tônica do curso será o tratamento odontológico baseado nos valores dos pacientes e o conteúdo abordará também os seguintes tópicos: 1. Aspectos históricos e idiossincrasias que tornam a prática da Odontologia indissociável de uma rotina de notícias ruins; 2. Principais dificuldades de comunicacão por parte de graduandos e cirurgiões-dentistas; 3. Apresentação e aplicacão cotidiana do protocolos clínico SPIKES validado para a comunicacão de notícias ruins em Odontologia; 4. Modos, maneiras e etiqueta profissional (the hidden curriculum) aplicadas à clínica odontológica; e 5. Modelos de ensino e pesquisa de estratégias de comunicação de notícias ruins no ambiente clínico dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 05 - DECISÃO DE TRATAMENTO EM LESÕES CARIOSAS: NÍVEIS DE INTERVENÇÃO"
Curriculo
- Professor de Dentística da Universidade de Brasília (UnB) - Especialista, Mestre e Doutor em Dentística pela Universidade Federal de Santa Catarina - PhD em Ciências Médicas (Odontologia/Cariologia) pela Universidade Radboud de Nijmegen, Holanda - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnB
Ministrador: Prof. Leandro Augusto Hilgert (UnB)
Resumo: lesões cariosas ativas devem receber intervenções para seu controle. Essas intervenções podem ser exclusivamente não-invasivas, microinvaisvas ou invasivas, as últimas sempre associadas às medidas de promoção de saúde focadas na atuação frente a fatores etiológicos. Quando realizar uma intervenção microinvasiva como selante ou infiltração resinosa? Quando é realmente indicada a intervenção invasiva com remoção de tecido cariado e restauração? Atualmente, há abundante evidência que suporta a prática de uma filosofia de Odontologia de Mínima Intervenção no manejo das lesões cariosas. O objetivo do presente Lunch & Learning é discutir a ciência, o ensino e a prática clínica sobre decisão de tratamento em lesões cariosas nos seus distintos níveis de intervenção com enfoque em dentes permanentes.
04 de Setembro - Segunda-feira
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 06 - TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA NA ODONTOLOGIA"
Curriculo
Possui graduação em Odontologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialização em Radiologia Odontológica pelo Centro Baiano de Estudos Odontológicos em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (CEBEO/UFBA), Mestrado e Doutorado em Radiologia Odontológica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fulbright Research Scholar na Oregon Health & Science University (OHSU). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (2018-2022). Atualmente é Professora Associada de Radiologia e Imaginologia Oral na Universidade Estadual da Paraíba, com expertise em Termografia Infravermelha, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, Ressonância Magnética e Inteligência Artificial.
Ministradora: Profa. Daniela Pita de Melo (UEPB)
Resumo: a termografia infravermelha (TI) é um exame de imagem complementar que permite a avaliação da temperatura corporal com base na detecção da radiação infravermelha emitida pela pele. Como a temperatura corporal é considerada um fator indicativo de saúde, esse método de imagem pode auxiliar no diagnóstico e monitoramento do paciente, fornecendo dados qualitativos e quantitativos referentes a temperatura da área de interesse. A TI é um método de imagem não ionizante e não invasivo que capta e registra a distribuição térmica da superfície cutânea, detectando alterações na microcirculação dos pacientes frente a diferentes condições patológicas. Dentre suas aplicações na Odontologia, a TI pode auxiliar no diagnóstico, planejamento do tratamento de alterações orofaciais e no acompanhamento pós-cirúrgico do paciente. Apesar da TI ainda ser é pouco utilizada na Odontologia, esse método de imagem possui um grande potencial a ser explorado mostrando ser um exame complementar de boa performance na detecção de pontos gatilho da dor, detecção de DTM, acompanhamento de pacientes de forma não invasiva e como documentação médico-legal, especialmente com o auxílio da inteligência artificial. Nesse lunch and learning, vamos discutir o uso da termografia em diferentes áreas da odontologia, sua aplicabilidade clínica e seu potencial para pesquisas científicas futuras.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 07 - ENDODONTIA DE ALTA PERFORMANCE"
Curriculo
Professor Titular de Endodontia da FO-UFG
Doutor e Livre-Docente em Endodontia pela Universidade de São Paulo
Autor de 15 livros e pesquisador do Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Ministrador: Prof. Carlos Estrela (UFG)
Resumo: a revolução científica dos últimos anos trouxe inovações expressivas em muitos procedimentos operatórios na prática clínica. O desenvolvimento de uma endodontia de alta performance se estrutura com um planejamento integrado e sistêmico. Adiciona-se a este essencial alicerce uma boa base científica, respaldado por princípios biológicos, treinamento, incorporação e domínio de novas tecnologias. Assim, pode-se obter orientações para a resolução de casos clínicos complexos, com resultados mais previsíveis e maior índice de sucesso dos tratamentos endodônticos. Este caminho pode ser sinalizar a direção para uma endodontia moderna e de alta performance.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 08 - META-ANÁLISES EM REDE: COMO FAZER?"
Curriculo
Profa. Alessandra Reis é graduada em Odontologia pela FOUSP, doutora em Materiais Dentários pela FOUSP com estágio de pós-doutorado em Revisões Sistemáticas da Literatura pela UFRJ. Atualmente é Professora Associada da UEPG (PR) e bolsista de produtividade do CNPq nível 1B. Tem experiência na condução de ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas da literatura. Faz parte do corpo editorial do J Adhes Dent, J Dent e J Esthet Restor Dent. É autora do livro Materiais Dentários Diretos: dos fundamentos à prática clínica. Já publicou mais de 400 artigos em periódicos internacionais indexados no PubMed e possui um fator h=56 (JCR).
Ministradora: Profa. Alessandra Reis (UEPG)
Resumo: nesta atividade de Lunch&Learning sobre meta-análises em rede, exploraremos os passos fundamentais para realizar essa técnica de forma eficiente. Abordaremos quando esse método é mais adequado que a meta-análise tradicional, a forma de organização dos dados e a aplicação dos métodos estatísticos apropriados. Discutiremos também o uso de software especializado para facilitar o processo e analisar os resultados. Além disso, apresentaremos exemplos reais e dicas práticas para condução de meta-análises em rede.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 09 - CARGA DE DOENÇAS BUCAIS CRÔNICAS: AGRUPANDO INDICADORES DA CÁRIE E DA DOENÇA PERIODONTAL NUMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR EM SAÚDE."
Curriculo
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Odontologia (Cariologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão. Visiting Associate Professor in the Department Oral Health Sciences, University British of Columbia, Canadá (maio-julho 2019). Atua nas áreas área da Odontologia e Saúde Coletiva -Epidemiologia, especialmente nos temas: Doenças Não Transmissíveis, Bucais e Sistêmicas com foco nos seus fatores de risco comuns ao longo do ciclo vital . Desenvolve pesquisas nos fatores de risco comportamentais nos Primeiros Mil dias de Vida, dentro da perspectiva DoHAD. Bolsista de Produtividade CNPq 2022-2025 nível 2
Ministradora: Profa. Cecília Claudia Costa Ribeiro (UFMA)
Resumo: a cárie e a doença periodontal são as doenças não-transmissíveis (DNT) mais prevalentes globalmente. Nas três últimas décadas as taxas de lesões de cárie não tratadas reduziram de forma tímida, enquanto as taxas da doença periodontal aumentaram no mesmo período. Embora sejam estudadas em componentes curriculares completamente distintos nos Cursos de Graduação em Odontologia, as duas doenças compartilham fatores de risco comuns com outras DNT, e nosso grupo de pesquisa tem mostrado de forma muito consistente que os indicadores da cárie e a doença periodontal estão agrupados em todo ciclo da vida, como o fenômeno Carga de Doenças Bucais Crônicas. Integrar conhecimento da cárie e doença periodontal está em consonância com a atenção integral à saúde, que é um dos objetivos de formação do cirurgião-dentista nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Odontologia (2021). Assim, nosso objetivo será discutir as evidências científicas que suportam a Carga de Doenças Bucais Crônicas e seus fatores de risco, integrando conhecimento entre cárie e doença periodontal de forma transdisciplinar.
11:45 - 13:00
"LUNCH & LEARN 10 - INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES"
Curriculo
Profa. Cristina Cunha Villar é docente e pesquisadora do programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), obteve os títulos de Mestre em Estomatopatologia e Mestre em Clínica Odontológica, com ênfase em Periodontia, pela mesma instituição. Completou seu doutorado em Biologia Esquelética Craniofacial e Oral, com enfoque em Microbiologia, além de possuir especialização em Periodontia pela Universidade de Connecticut (UCONN - EUA). Sua trajetória acadêmica e suas contribuições científicas têm fortalecido a área odontológica, especialmente no campo da Periodontia.
Ministradora: Profa. Cristina Cunha Villar (FOUSP)
Resumo: a atividade "Introdução ao Método Científico: Princípios e Aplicações" fornecerá uma visão abrangente dos princípios fundamentais do método científico, com o objetivo de capacitar os participantes a compreender e aplicar esses princípios em suas pesquisas e atividades acadêmicas. Esta atividade abordará conceitos como observação, formulação de hipóteses, design experimental, coleta e análise de dados, interpretação de resultados e comunicação científica. Serão apresentados exemplos práticos de como aplicar esses princípios em pesquisas odontológicas, visando aprimorar a qualidade e a confiabilidade dos estudos realizados na área.
WORKSHOPS
As inscrições são gratuitas e com reserva prévia. A reservas estarão garantidas até 10 minutos do início da atividade, após esse prazo as vagas serão liberadas aos participantes por ordem de chegada na sala.
03 de Setembro - Domingo
14:00 - 17:00
"WORKSHOP - ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS (ECR): DO ZERO AO BÁSICO"
Coordenadora: Profa. Alessandra Reis (UEPG)
Curriculo
Profa. Alessandra Reis é graduada em Odontologia pela FOUSP, doutora em Materiais Dentários pela FOUSP com estágio de pós-doutorado em Revisões Sistemáticas da Literatura pela UFRJ. Atualmente é Professora Associada da UEPG (PR) e bolsista de produtividade do CNPq nível 1B. Tem experiência na condução de ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas da literatura. Faz parte do corpo editorial do J Adhes Dent, J Dent e J Esthet Restor Dent. É autora do livro Materiais Dentários Diretos: dos fundamentos à prática clínica. Já publicou mais de 400 artigos em periódicos internacionais indexados no PubMed e possui um fator h igual a 56 (JCR).
Ministradora: Profa. Alessandra Reis (UEPG)
Curriculo
Profa. Greyce Lousana é bióloga, médica veterinária e Diretora-Presidente da Invitare. É Presidente Executiva da SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica), Coordenadora do FOCEP (Fórum Permanente de Comitês de Ética e Profissionais de Pesquisa, da Câmara Municipal de São Paulo), Coordenadora do FECEP (Fórum Estadual de Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa Clínica, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de SP); Presidente da Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária e membro do Grupo de Trabalho sobre cannabis do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, membro do Conselho Científico e Tecnológico da ABIHPEC, Conselheira Científica da empresa SutureSim Simuladores Cirúrgicos, autora de vários livros no setor da pesquisa clínica, responsável pela estruturação de dezenas de centros de pesquisa no Brasil e no exterior, auditora líder em auditorias com foco em BPC no setor da saúde humana e animal.
Ministradora: Profa. Greyce Lousana (SBPPC)
Curriculo
Profa. Leticia Helena Theodoro é graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP), especialista em Periodontia (FOA-UNESP), mestrado em Lasers em Odontologia (IPEN/FOUSP), doutorado em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr-UNESP). Atualmente é livre-docente pela FOA-UNESP e professora Associada da disciplina de Periodontia do departamento de Diagnóstico e Cirurgia da FOA-UNESP. É professora visitante da Faculty of Dentistry, University of Toronto, Canadá e bolsista Produtividade de Pesquisa do CNPq. É supervisora do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) da UNESP, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Lasers em Odontologia (UNESP) e autora do Livro "Lasers na Odontologia - Uma visão clínica baseada em evidências científicas".
Ministradora: Profa. Leticia Helena Theodoro (FOA-UNESP)
Curriculo
Profa. Sheila Cavalca Cortelli é cirurgiã-dentista, especialista e mestre em Periododntia (Unitau), doutora em Biopatologia Bucal (Unesp). Possui residência pós-doutoral em pesquisa clínica (UFMG). Atualmente é professora Adjunta na Unitau e professora convidada na SL Mandic e faz parte da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica. É editora-chefe da Brazilian J Periodontology (Sociedade Brasileira de Periodontologia), além de coordenadora e proprietária do Centro de Pesquisa Clínica Cavalca & Cortelli Ltda. Autora de capítulos de livros e artigos científicos com experiência na condução de ensaios clínicos randomizados subsidiados por instituições públicas e privadas.
Ministradora: Profa. Sheila Cavalca Cortelli (UNITAU)
Resumo: em uma sequência de quatro apresentações serão abordados os fundamentos e as diretrizes necessárias para a condução de ECR, desde a fase inicial de planejamento até a redação do projeto de pesquisa tendo como público-alvo pessoas com pouca experiência no assunto. Nas aulas serão discutidos aspectos essenciais, como as questões éticas, a importância da descrição detalhada do tipo do estudo, elaboração de uma pergunta de pesquisa, a definição de uma metodologia robusta e a importância de registro prévio do projeto. Os critérios de elegibilidade dos participantes, a randomização e o sigilo da alocação serão discutidos, destacando a importância de se evitar viés de seleção. A intervenção a ser testada, as medidas de desfecho e a análise estatística apropriada serão também apresentadas. Os conceitos serão ilustrados com exemplos, além do destaque a sites e recursos de pesquisa que podem auxiliar na execução de diferentes tarefas relacionadas aos ECR. Ao final da palestra haverá uma discussão aberta aos participantes com foco na elaboração de projetos de pesquisa clínica, seguindo as diretrizes do guia SPIRIT (Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials).
04 de Setembro - Segunda-feira
14:00 - 17:00
"WORKSHOP: METODOLOGIAS PARA EXPERIMENTOS LABORATORIAIS"
Coordenador: Prof. Carlos José Soares (UFU)
Curriculo
Professor Titular de Dentistica e Materiais Odontológicos da UFU
Graduado em Odontologia pela UFU
Mestrado e Doutorado em Dentistica pela FOP-UNICAMP
Pos-doutorado pela University of Minnesota, USA
Professor do Programa de Pós-Graduação em odontologia da UFU
Diretor do Hospital Odontológico UFU
Pesquisador 1B do CNPq
Ministrador: Prof. Carlos José Soares (UFU)
Curriculo
Professor de Materiais Dentários da UFRGS, Mestre e Doutor em Odontologia - Materiais Dentários, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Vice-presidente do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários, Vice-coordenador do INCT 3D-Saúde, Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 1C. Possui experiência em formulação, desenvolvimento e avaliação de materiais resinosos, com ênfase em nanopartículas e monômeros com propriedades remineralizantes e antimicrobianas.
Ministrador: Prof. Fabrício Mezzomo Collares (UFRGS)
Curriculo
Graduado em Odontologia pela USP-Bauru (1989), mestre em Ciências/Bioquímica (1994) e doutor em Ciências/Química pela UNICAMP (1998); pós-doutor em biologia molecular e celular pelo Instituto de Química da USP (2000). Atualmente é Especialista Sênior do Inmetro e professor Associado da Faculdade de Odontologia da UFF. Atua nas áreas de Bioengenharia Tecidual, biomateriais, toxicologia, métodos alternativos e segurança de nanomateriais. Participou do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) entre 2012 e 2016, tendo sido seu coordenador em entre 2014 e 2016. Coordenou o grupo brasileiro do NanoReg (EU/FP7), coordena o projeto de Certificação de Nanoprodutos (MCTI/CNPq), coordena o grupo de fosfatos de cálcio na Rede Nano.Saúde.
Ministrador: Prof. José Mauro Granjeiro (INMETRO e UFF)
Resumo: você já comparou resultados de mesmas metodologias de laboratórios diferentes e encontrou resultados antagônicos? Quanto as diferenças em protocolos laboratoriais levam a desfechos diferentes? Essas diferenças podem incluir variações na escolha dos materiais, equipamentos utilizados, métodos de medição, interpretação dos resultados e até mesmo na experiência e habilidade dos pesquisadores. A padronização de ensaios laboratoriais é de extrema importância para garantir a consistência e a confiabilidade dos resultados obtidos, bem como para minimizar os vieses. Neste workshop, os ministrantes abordarão normas e padronizações de ensaios laboratoriais em Odontologia levando em consideração o risco de vieses existentes. Serão abordados ensaios de avaliação laboratorial de propriedades físico-químicas até biológicas. Ao final, pretende-se trazer luz para esta questão de forma a incrementar o planejamento, o relato e a qualidade das pesquisas geradas.
05 de Setembro - Terça-feira
08:00 - 11:00
" WORKSHOP: BUSCA PELA QUALIDADE NO PROCESSO DE REVISÃO POR PARES DE REVISTAS"
Coordenador: Prof. Saul Martins Paiva (Editor Científico da Revista Brazilian Oral Research - BOR) (UFMG)
Curriculo
Professor Titular da FOB/USP, Graduado em Odontologia (UEPG), Mestrado e Doutorado em Imunologia (FMRP/USP), Pós-Doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP/USP e School of Dental Medicine, University of Pittsburgh. Editor-Associado do Journal of Dental Research (JDR) e do Journal of Applied Oral Science (JAOS; ex Editor-Chefe); apresenta fator h=43 (ISI-Web of Science=43), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B), figura entres os pesquisadores mais influentes (ranking de Standford, Ioannidis et al, PlosBiol 2020) da área de Odontologia. Tem experiência nas áreas de Imunologia e Histologia, com ênfase na osteoimunologia e resposta a biomateriais.
Ministrador: Prof. Gustavo Pompermaier Garlet (Editor Associado da Revista Journal Dental Research - JDR) (FOB-USP)
Curriculo
- Especialista em Endodontia
- Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP/USP)
- Chefe o Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP/USP)
- Pesquisador Bolsista Produtividade 1A - CNPq
- Coordenador da Área de Odontologia da CAPES
- Editor-chefe da Brazilian Dental Journal
Ministrador: Prof. Manoel Damião Sousa Neto (Editor da Revista Brazilian Dental Journal - BDJ) (FORP-USP)
Curriculo
Professora Titular Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos
Bolsista Produtividade CNPq
Editora-Chefe do Journal Applied of Oral Science
Coordenadora Local do Centro de Pesquisa Clínica-FOB-USP
Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo- FOB-USP
Ministradora: Profa. Linda Wang (Co-editora-chefe da Revista Journal of Applied Oral Science - JAOS) (FOB-USP)
Resumo: o processo de “peer review”, ou revisão por pares em português, é o método de avaliação de um trabalho científico realizado por especialistas da mesma área do conhecimento e conhecedores do método científico do trabalho submetido para avaliação. Estes especialistas pareceristas são denominados de “pares”. Os pareceristas são responsáveis por avaliar o artigo científico submetidos às revistas e apresentar um parecer crítico ao editor, indicando se o artigo deve ser aceito, recusado ou se precisa revisto para seu aprimoramento. A revisão feita pelos pares é essencial para que os Editores possam selecionar os artigos a serem publicados com base na qualidade. Neste workshop Editores experientes em revistas odontológicas de impacto internacional orientarão a discussão, a fim de buscar a formação de pareceristas e futuros Editores dos periódicos da área odontológica.
14:00 - 17:00
"WORKSHOP - PLANO DE GESTÃO DE DADOS: COMO FAZER?"
Curriculo
Claudia Bauzer Medeiros (PhD Computer Science - University of Waterloo, Canadá) é professora titular do Instituto de Computação da Unicamp. Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos, particularmente com desafios associados à heterogeneidade, volume e complexidade de dados, para vários tipos de aplicações do mundo real. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computacao de 2003 a 2007. Já foi membro (incluindo coordenação) de muitas comissões e comitês, incluindo CNPq e Capes. Hoje é Membro da Coordenação do programa eScience e Data Science da FAPESP. Também dentro da FAPESP, foi responsável pela implantação de Planos de Gestão de Dados e cuida das ações associadas a políticas de Ciência Aberta e, principalmente, Dados Abertos, o que incluiu a coordenação da implementação da Rede de Repositórios de Dados de Pesquisa do Estado de SP. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por atividades de ensino, pesquisa, e iniciativas para atrair mulheres para a Computação. É membro do conselho da RDA (Research Data Alliance) e vice-coordenadora do conselho da WDS (World Data System, um dos braços do ISC - International Science Council - dedicado a repositórios de dados). Membro da Academia Brasileira de Ciencias e da World Academy of Sciences.
Ministradora: Profa. Claudia Bauzer Medeiros (Instituto de Computação - UNICAMP)
O curso irá oferecer um treinamento rápido sobre os principais aspectos de um Plano de Gestão de Dados, dentro da perspectiva de boas práticas de pesquisa e Ciência Aberta. Será dividido em duas partes – exposição dos pontos principais sobre Ciência Aberta e Gestão de Dados, e um exercício para criação de um PGD, usando a ferramenta online dmptool. Espera-se que os participantes tragam seus notebooks (não é possivel fazer um plano usando celulares) e, idealmente, a especificação de algum arquivo de dados de pesquisa que queiram documentar e para o qual queiram descrever as etapas de Criação - Curadoria – Gerenciamento – Manutenção. O arquivo irá motivar a escrita do plano, mas não será armazenado em nenhum lugar. A professora irá utilizar um ou dois exemplos de dados de pesquisa para exemplificar a criação do plano. Espera-se que, ao final, os participantes entendam quais os principais itens para redigir um plano, os objetivos do plano, e como utiliza-lo em projetos de pesquisa.