Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2464 Resumo encontrados. Mostrando de 2351 a 2360


PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

"Memoriza Dente", um jogo educativo para a prevenção de traumatismos dentoalveolares: desenvolvimento e validação de conteúdo
Andrade ML, Rodrigues EJT, Gomes VS, Jural LA, Costa MP, Maia LC, Magno MB
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver e validar o conteúdo de um jogo da memória educativo ("Memoriza Dente") sobre prevenção de traumatismos dentoalveolares (TD) para crianças entre 6 e 12 anos. Foi realizada uma busca bibliográfica das evidências científicas relacionadas aos principais fatores etiológicos dos TD em crianças, em artigos científicos, diretrizes e recomendações de entidades de classe, a fim de definir o conteúdo abordado no jogo. Dez pares idênticos de cartas medindo 14x14cm foram criadas na ferramenta Canva®, com frases objetivas, curtas e com linguagem adaptada para o público infantil. Imagens relacionadas à mensagem de cada carta foram inseridas, a fim de estimular memória visual e imaginativa. Dez professores universitários e/ou alunos de pós-graduação em odontopediatria foram selecionados como juízes e avaliaram o conteúdo das cartas quanto à relevância e/ou representatividade, através de uma escala Likert de 4 pontos. O índice de validade de conteúdo (IVC) foi calculado para cada carta (C-IVC), através da média entre as respostas, e para o jogo completo (J-IVC), através da variância média extraída e da concordância universal. Tanto o C-IVC quanto o J-IVC alcançaram pontuação 1,0, demonstrando relevância e representatividade do jogo.

O "Memoriza Dente" apresentou conteúdo validado e pode ser considerado uma ferramenta lúdica auxiliar de ensino sobre medidas preventivas de TD para crianças.

PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Urgência Odontopediátrica no ensino da Odontologia: perfil dos atendimentos e percepção dos pacientes
Guedes FR, Silva WHT, Cantarelli LRN, Herval AM, Turrioni AP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi analisar o perfil dos atendimentos de urgência realizados na Odontopediatria, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes na execução de atendimentos durante a Graduação em uma Universidade Federal brasileira. Trata-se de um estudo transversal com duas vertentes, retrospectiva e prospectiva. Na vertente retrospectiva, foram analisadas fichas de atendimento a crianças menores de 12 entre os anos de 2016 e 2019. Na vertente prospectiva, foram avaliadas as dificuldades dos discentes durante os procedimentos odontopediátricos de urgência, por meio da aplicação de questionário. Foram incluídas 4.785 fichas de atendimento. Observou-se que o procedimento mais realizado pelos alunos na urgência foi a exodontia simples (31,0%). Em relação à percepção dos discentes, constatou-se alto grau de dificuldade para os alunos de 7º, 8º e 9º períodos, especialmente nos procedimentos de endodontia e manejo do traumatismo dentário.

Concluiu-se que houve uma grande demanda de atendimentos de urgência em Odontopediatria, envolvendo procedimentos de alto grau de dificuldade para os alunos, sendo evidenciada uma necessidade de maior acompanhamento e apoio aos alunos nos atendimentos em Odontopediatria.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Higiene bucal em unidade de terapia intensiva pediátrica: produção de material didático audiovisual
Marques VO, Salles JT, Kort-Kamp LM, Castro GFBA
odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A higiene bucal (HB) em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) é uma tarefa da equipe de enfermagem que deve ser bem treinada e preparada. O objetivo foi desenvolver um material didático audiovisual para enfermeiros e técnicos de enfermagem de UTIP de hospitais da rede pública sobre os cuidados de HB em crianças hospitalizados. Previamente fez-se uma busca na base de dados PubMed utilizando as palavras chaves "higiene bucal", "saúde oral", "unidade de terapia intensiva pediátrica" e truncagens dos termos para embasamento teórico. As vídeoaulas foram criadas com elaboração de slides (Power Point versão 2013) em 4 módulos: (1) importância dos cuidados bucais em UTIP em pacientes sob ventilação mecânica; (2) princípios básicos de anatomia e fisiologia da cavidade bucal; (3) HB x PAV - fatores de rico e prevenção; (4) HB em UTIP - como realizar? Quando realizar? Quais materiais utilizados? Após fez-se a conversão dos slides em vídeos de alta definição (1280x720). Em estúdio musical fez-se a gravação de voz (Programa Vegas 18; microfone AKG c3000b; 196 kbps) e renderização dos vídeos. Para sua validação utilizou-se Método Delphi, sendo avaliados por 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem, 1 odontopediatria e 2 fisioterapeutas de UTI, sendo 1 pediátrico em relação a clareza, pertinência e abrangência do conteúdo. Após consenso e adequação, os vídeos foram finalizados e um vídeo no Powtoon foi criado para sua divulgação.

Os vídeos permitem aprimoração dos conhecimentos técnico-científicos da equipe de enfermagem acerca da HB em pacientes hospitalizados em UTIP.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PE017 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Pesquisa e Ensino Odontológico no Brasil durante a pandemia da Covid-19: Avaliação bibliométrica dos trabalhos da 38ª reunião da SBPqO
Carvalho KRJ, Gatti-Reis L, Silva-Sousa AC, Mattos FF, Pordeus IA, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal objetivou identificar os impactos da pandemia da infecção causada pelo novo coronavírus (COVID-19) na pesquisa odontológica brasileira, com repercussão no ensino. Foi realizada uma análise dos 3088 resumos apresentados e publicados nos anais da 38ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) realizada em 2021. Todos os resumos que apresentavam o termo "COVID-19" no título, no corpo e nas palavras-chave foram incluídos na análise (n= 180). As variáveis coletadas incluíram categoria do apresentador, número de autores, método de coleta de dados, área, desenho, população e origem do estudo, e sexo dos autores. Estatísticas descritivas e teste Qui-quadrado de Pearson foram realizados (p<0,05). A maioria dos trabalhos foram apresentados por pesquisadores na categoria aspirantes/associados (67,8%), sendo saúde pública odontológica a área mais abordada (56,1%). Desenhos epidemiológicos de estudos foram os mais prevalentes (77,9%) e o meio digital foi o método de coleta de dados predominante (65%). Os resumos foram desenvolvidos com maior frequência por mulheres (68,8%), entre os segundos autores 84,5% eram do sexo feminino originários do Sudeste. Houve associação entre a categoria do apresentador e o desenho de estudo (p=0,012).

Pesquisadoras mulheres de instituições do Sudeste abordaram aspectos odontológicos relacionados a pandemia com mais frequência. O uso da tecnologia digital para coleta de dados durante o período pode ter impactos duradouros no ensino e publicação da pesquisa odontológica brasileira.

PE018 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relação de cor de restaurações cerâmicas após aplicação de pastas try-in e cimentação com diferentes agentes resinosos
Deus IS, Queiroz ME, Silva MHT, Sahyon HBS, Briso ALF, Santos PH, Maluly-Proni AT
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do material cerâmico, cimento e tipo de substrato na qualidade estética de restaurações indiretas. Foi analisada a estabilidade cromática de restaurações cerâmicas à base de dissilicato de lítio (e.max CAD) sobrepostas em diferentes substratos (esmalte bovino, metal e zircônia), após aplicação de pastas de prova "try-in" e após cimentação com 2 cimentos resinosos (RelyX Veneer e Variolink Esthetic LC). As análises foram realizadas em espectrofotômetro de reflexão UV-Visível (n=6). No esmalte bovino, os resultados mostraram estabilidade cromática das pastas de prova e cimento resinoso após a cimentação, para todos os grupos testados excluindo o RelyX Venner A1, que apresentou maior alteração cromática nas duas etapas testadas (ΔE 9.14 ± 5.11 e 16.67 ± 4.61), apresentando incompatibilidade de cor entre as etapas. Na liga metálica, não houve diferença estatisticamente significante entre as cores bem como as etapas testadas. Na zircônia, os resultados mostraram que as pastas de prova apresentaram relação direta com seus respectivos cimentos resinosos, mas houve diferença estatisticamente significante entre a pasta warm e light (ΔE 1.94 ± 1.26 e 5.58 ± 1.36) para o Variolink Esthetic LC. Após a cimentação, houve diferença estatisticamente significante entre as cores A1 e WO do RelyX Venner (ΔE 2.30 ± 0.86 e 6.97 ± 3.70, respectivamente).

Os resultados mostraram que o tipo de substrato influenciou de maneira mais significante a estabilidade de cor das cerâmicas, independente da cor e tipo de material de cimentação.

PE019 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de uma metodologia ativa através de gamificação - TESC - Testando seus conhecimentos: relato de experiência
Castro AS, Schirm JA, Péret ACA, Miranda DA, Seraidarian PI
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Um grande desafio no processo ensino-aprendizagem é a avaliação. A escolha de estratégias possíveis para verificar se o aluno atingiu os objetivos de aprendizagem é difícil. É necessário aproveitar o momento para torná-la uma experiência formativa, fornecendo feedback ao aprendiz e propiciando motivação para a busca de novos conhecimentos. O uso de metodologia ativas, como por exemplo a gamificação, tem mostrado contribuição para que a avaliação seja também experiência de aprendizado. Diante disto, foi desenvolvida uma estratégia de avaliação gamificada denominada Testando seus Conhecimentos -TESC-, que vem sendo aplicada nas disciplinas de Dentística da Graduação em Odontologia da PUC Minas. O TESC é estruturado na forma de um jogo composto de 32 cartas (26 de situação clínica e 6 de ação colaborativa),32 cartas numeradas, banco de perguntas, fichas de feedback (recompensa: pontuação) e painel de coleta de dados. A atividade é iniciada a partir da carta que o aluno recebeu no sorteio e à resposta elaborada de forma colaborativa e com feedback do professor. O resultado dessa atividade após 3 anos revelou que a estratégia gamificada possibilitou verificação do conhecimento com reforço de aprendizado devido à motivação e engajamento dos alunos.

O TESC como instrumento de avaliação é uma forma lúdica, dinâmica e divertida de avaliação, promovendo aprendizagem, discussão e entrosamento de todos os discentes que participam de maneira ativa.

PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Teodoro-Junior RS, Souza AKM, Barbosa LS, Pêgo SML, Silva LDA, Gonçalves PF, Flecha OD, Douglas-De-Oliveira DW
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil do egresso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi realizado um estudo transversal de março a maio de 2020. Um questionário com 21 itens sobre aspectos da formação acadêmica e atuação profissional foi enviado, por e-mail, aos participantes. Questionários incompletos foram excluídos. Os dados foram submetidos à análise descritiva. A amostra foi composta por 103 participantes; 17,2% formou-se em 2017. A maioria (53,4%) está inserido no serviço autônomo. As áreas de maior demanda foram Dentística 56,8% e Prótese 50%; 45,9% dos entrevistados consideraram a grade curricular do curso como ótima. O conteúdo apontado como de maior necessidade de uma formação complementar foi Prótese (45,2%). A percepção dos ex-alunos em relação à matriz curricular e à formação acadêmica, em geral, foram satisfatórias.

O presente estudo discute a formação do cirurgião-dentista da UFVJM e permite expandir o diálogo para melhorias no currículo do curso.

PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Alternativa estética para espaços interdentários em dentes anteriores
Angonese CL, Franco AM, Araldi EC, Losekann AP, Scaravonatti M, Franco MA, Rottoli I, Busato ALS
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presença de espaços interdentários na região mediana do arco superior desfavorece a beleza do sorriso e a harmonia do conjunto dento facial. Diante disso, pesquisa-se neste trabalho sobre a reabilitação de diastema com resina composta, a fim de discutir as formas de tratamento para o fechamento de diastemas anteriores, para tanto, é necessário compreendê-las, suas principais etiologias, além da importância do planejamento, acabamento, polimento e técnicas de confecção das restaurações em resinas compostas, bem como, as principais vantagens, desvantagens e longevidade do tratamento. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos em língua inglesa e portuguesa, consultados, nas bases de dados: PubMed, Scielo, Google Acadêmico e livros. Diante disso, verifica-se que a correção de diastemas, por meio de restaurações com resinas compostas possui benefícios como: estética, adesão, preservação da estrutura dental e baixo custo. Por isso, essa técnica tem ganhado destaque e aumentado sua implementação nos consultórios odontológicos, e aceitação tanto pelos profissionais, quanto pelos pacientes. Sem dúvida esta alternativa faz com que a autoestima do paciente seja melhorada, alterando inclusive o comportamento social e psicológico do paciente.

Portanto, a reabilitação funcional e estética do fechamento de diastema com procedimentos adesivos diretos pode ser uma excelente opção restauradora quando realizada, com adequado planejamento, técnicas e materiais corretos, além de acompanhamento longitudinal e polimentos periódicos.

PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

PROJETO DE EXTENSÃO REABILITAR: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS EM AMBULATÓRIO DE PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL
Almeida GS, Gremski FS, Moura PO, Corso PFCL, Stramandinoli-Zanicotti RT, Pupo YM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Prótese Bucomaxilofacial (PBMF), especialidade pouco conhecida por acadêmicos de odontologia, visa reabilitar malformações congênitas, distúrbios do desenvolvimento e mutilações patológicas da face. Em janeiro de 2020, foi inaugurado o Serviço de Prótese Facial Reconstrutiva, desenvolvido 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba, PR. Vinculado ao serviço, o PET Odontologia UFPR, criou o projeto de extensão Reabilitar que possibilita a divulgação da especialidade entre os acadêmicos, capacitando-os em técnicas de PBMF e no manejo de pacientes. O ambulatório funciona semanalmente, onde 2 cirurgiãs-dentistas supervisionam a atuação dos acadêmicos. Em 3 anos, 10 discentes já participaram e foram 185 pacientes atendidos e 74 próteses entregues. Inclui-se próteses extraorais (nasal, auricular, óculo-palpebral e lente escleral) e intra-orais (obturadora de palato e grandes perdas maxilares). Os discentes acompanham casos abrangentes e auxiliam no planejamento protético facial, moldagens extra e intraorais, pintura de íris, escultura em cera e caracterização de partes faciais.

O serviço promove uma assistência integral ao paciente mutilado possibilitando sua reabilitação e reinserção na sociedade. O Projeto Reabilitar, em sua abrangência e complexidade de âmbito hospitalar, explora a amplitude da atuação do dentista na PBMF e colabora com a criação de um espaço de treinamento multidisciplinar na técnica e manejo do usuário, construindo uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade.

PE024 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Grupo de Estudos e Debate de Artigos em Inglês (GEDAI): discussão de uma atividade inovadora do grupo PET Odontologia UFRJ
Santiago SBS, Silva ET, Silva NS, Cabral JLOA, Tuñas ITC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A língua inglesa possui um papel central na comunicação científica, inclusive na área da saúde. Diante disso, o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de odontologia da UFRJ criou, no ano de 2020, o Grupo de Estudos de Debate de Artigos em Inglês (GEDAI). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever e quantificar as atividades realizadas desde a criação do grupo de estudos, bem como discorrer sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizado. Esta ferramenta de ensino envolve reuniões quinzenais, nos quais artigos odontológicos escritos na língua inglesa são discutidos, também nesse idioma. Previamente, foi enviado, pelas alunas organizadoras, um glossário de termos técnicos e perguntas norteadoras da discussão. Aplica-se o aprendizado baseado em problemas (PBL), uma vez que os alunos preparam as suas considerações de forma autônoma, além de apresentações curtas sobre temas do seu interesse. O GEDAI é oferecido para os discentes de Odontologia da UFRJ e busca contribuir para os seus conhecimentos de inglês, com foco no vocabulário odontológico. Após três anos consecutivos do início da atividade, foram realizados 39 encontros, divididos em 10 módulos temáticos referentes à especialidades odontológicas. Houve a participação de um total de 41 alunos, além de 8 professores especialistas convidados e a tutora do grupo.

Conclui-se que o GEDAI pôde aumentar a familiaridade com o inglês dos graduandos, além de aprimorar o seu repertório científico e representa uma iniciativa interessante que pode ser replicada em outras universidades.