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 2464 Resumo encontrados. Mostrando de 2361 a 2370


PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Atendimento Odontológico a Pacientes com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis: aperfeiçoamento na modalidade Massive Open Online Course
Carmo CDS, Ladeira LLC, Ferreira EB, Ribeiro CCC, Costa SA, Garcia PT, Haddad AE, Oliveira AEF
PPGO/UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Descrever o alcance de um curso de aperfeiçoamento intitulado "Atendimento Odontológico em Pacientes com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS) na modalidade MOOC (Massive Open Online Course). Pesquisa descritiva, sobre curso com 180 horas, produzido pela Universidade Aberta do SUS, da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), composto por 04 módulos e 66 recursos educacionais. Cada módulo abordou uma das principais DCNT de acordo com a Organização Mundial da Saúde: Doenças Cardiovasculares; Cânceres; Doenças Respiratórias Crônicas e Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica. Total de 6537 inscrições, distribuídas por todas as regiões brasileiras, especialmente nordeste (32.35%) e sudeste (31.75%). A maioria dos alunos era de profissionais de nível superior (39.13%), da área da saúde (58.56%) e trabalhadores do SUS (36.69%). O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foi considerada muito boa por 48.14% dos alunos, refletindo o sucesso no emprego de metodologias ativas e na promoção de aprendizagens mais significativas; 84.79% dos alunos avaliaram o curso com nota máxima.

O curso apresentou alcance em diversas regiões brasileiras, contribuindo com a formação de profissionais e acadêmicos de Odontologia em temática emergente, de forma flexível em tempo e espaço, sobre a epidemiologia das doenças crônicas de maior mortalidade, diagnóstico, tratamento e manejo odontológico, contribuindo para um melhor atendimento, respeitando as especificidades e necessidades dessa linha de cuidado.

(Apoio: FAPs - FAPEMA  |  Ministério da Saúde)
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Abordagem interseccional na análise de experiências discriminatórias por estudantes de Odontologia brasileiros
Lopes-Silva J, Oliveira PAD, Paiva SM, Bendo CB
Saúde bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou as experiências discriminatórias de estudantes de graduação em Odontologia brasileiros em uma análise interseccional. A seleção dos participantes desse estudo multicêntrico transversal aconteceu pela amostragem por bola de neve. O escore total da Escala de Discriminação Explícita (EDE) mediu as experiências discriminatórias. Um questionário para coletar as características sociodemográficas e econômicas da amostra foi criado pela equipe e testado através de entrevistas cognitivas. A coleta de dados foi realizada pelo compartilhamento online do questionário e da EDE. Foi realizada regressão de Poisson com variância robusta para a análise interseccional (p<0,05). Os 531 estudantes eram de 15 diferentes instituições de ensino superior, com média de idade de 25,4(±6,3) anos. Na análise interseccional, estudantes do sexo feminino (RP=1,227; 95%IC:1,030-1,462), negros (RP=1,484; 95%IC:1,291-1,705), com menor renda mensal (RP=1,212; 95%IC:1,043-1,409) e LGBTQIAP+ (RP=1,466; 95%IC:1,238-1,735) foram associados com maiores experiências discriminatórias quando comparados aos homens, de raça branca, com maior renda mensal e heterossexuais (p<0,05).

Conclui-se que estudantes mulheres, negras, com menor renda mensal e LGBTQIAP+ apresentaram maior probabilidade de terem vivenciado experiências discriminatórias.

PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Produção Científica vs. Experiência no Exterior: Análise dos Docentes de uma Faculdade de Odontologia do Sul do Brasil
Cavagni J, Ribeiro BP, Rotta IS, Balbinot GS, Collares FM, Rosing CK
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar a associação entre a experiência no exterior e indicadores de produção científica de docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). O presente estudo observacional, transversal, retrospectivo e analítico, avaliou uma amostra de 98 docentes da FO-UFRGS. Foram coletadas informações do Scopus e do currículo Lattes a respeito dos indicadores produção intelectual e experiência no exterior por 2 examinadores treinados. Foram consideradas experiências no exterior: realização de mestrado/doutorado pleno, doutorado sanduíche, ou pós-doutorado pelo período mínimo de 6 meses. Para confirmação das informações sobre estágio pós-doutoral, buscas foram feitas no Diário Oficial da União. Para análise da produção intelectual foram avaliados: número de artigos científicos nas Plataformas Lattes e Scopus. O índice h e número de citações foram coletados da base de dados Scopus. Observou-se que 41,8% dos docentes apresentaram experiência no exterior e 62,2% foram ou são vinculados a algum Programa de Pós-graduação (PPG). Adicionalmente, 51% são do sexo feminino, e a média de tempo de conclusão do doutorado foi de 13,5 anos. Observou-se diferenças significativas entre experiência no exterior e produção intelectual para todos os indicadores avaliados. Docentes já vinculados a algum PPG exibiram maiores indicadores de produção intelectual.

Conclui-se que houve associação significativa entre experiência no exterior com indicadores de produção científica dos docentes da FO-UFRGS.

PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Satisfação e impacto na carreira: experiências de egressos de um programa de pós-graduação em odontologia de excelência no Brasil
Rotta IS, Bitencourt FV, Rosing CK, Collares FM, Junges R, Toassi RFC
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O acompanhamento de egressos envolve diferentes dimensões, sendo essas relacionadas ao mercado de trabalho, escolhas de carreira, competências, pontos fortes e fracos no processo educacional. Este estudo observacional transversal objetivou avaliar as percepções relacionadas à satisfação e ao impacto na carreira, assim como a inserção no mercado de trabalho de egressos de um Programa de Pós-Graduação em Odontologia de excelência do Brasil. Um questionário semiestruturado, pré-testado, hospedado em plataforma online foi usado. Egressos titulados até outubro de 2020 foram incluídos. E-mail e mídias sociais foram utilizados para convite. O questionário compreendeu 5 dimensões, sendo elas: contexto do egresso, experiências de trabalho e percepções quanto à formação, impactos da formação, produção científica e perspectivas futuras. Foi utilizada escala Likert de 5 pontos para avaliação de parâmetros de satisfação e impacto na carreira. Dentre os 528 egressos titulados, 71,2% participaram do estudo. A maioria era mulheres (69,9%), egressos de mestrado (58,5%). O envolvimento em atividades de ensino/pesquisa aumentou significativamente após a formação (3,4% vs. 21,5%, p<001). Níveis de satisfação relacionados ao Programa, impactos na carreira e vida pessoal foram superiores para egressos que obtiveram a formação de doutorado.

De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que a formação em um programa acadêmico, voltado para o ensino/pesquisa, em nível de mestrado e doutorado, possibilitou alto impacto na carreira e na vida dos egressos.

PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Impactos da pandemia da covid-19 na percepção e conhecimentos de estratégias de gestão em acadêmicos de odontologia da USP
Azevedo CL, Mota JMS, Biazevic MGH, Michel-Crosato E
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O ensino da Odontologia foi extremamente desafiador durante a pandemia da COVID-19. A pandemia fechou as instituições educacionais em todo o mundo e forçou os institutos de ensino superior a mudar abruptamente suas práticas de ensino. O objetivo desse estudo foi avaliar a auto percepção e conhecimento dos alunos após a disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia da FOUSP. A análise foi realizada através da comparação de um questionário composto por 63 questões, coletados nos anos de 2014 e 2022. A população foi de 107 em 2014 e 118 em 2022, com média de idade de 25 anos, sendo 70% e 75% do sexo feminino, respectivamente. Os resultados foram analisados no pacote estatístico JASP 0.17.1. As perguntas foram divididas em 13 domínios, validados através da análise fatorial confirmatória. Utilizamos o teste T de Student para amostras independentes para comparar as médias de cada domínio. Somente o domínio "Empreendedor" apresentou diferença estatística (p=0.005). Houve uma melhora na experiência profissional, na percepção do mercado de trabalho e na aceitação de convênio odontológico, sendo que 39% em 2014 e 63% em 2022, aceitariam atender através de convênios. Apesar disso, o ano de 2022 apresentou indicativos negativos em três questões relacionadas com insegurança pessoal.

Podemos concluir que a pandemia da covid-19 não afetou negativamente o conhecimento relacionado às estratégias de gestão dos acadêmicos de Odontologia, embora as questões de autoconfiança observadas nesse estudo podem relacionar-se com disciplinas práticas que não foram o alvo dessa pesquisa.

PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ferramenta audiovisual para capacitação de cirurgiões-dentistas na notificação de violência interpessoal
Silva GN, Santos LV, Melani RFH
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A falta de informação dos cirurgiões-dentistas (CDs) em relação à violência interpessoal (VI) pode resultar na subnotificação dos casos. No entanto, devido ao contato frequente e a relação de confiança que se estabelece com os pacientes, esses profissionais estão mais propensos a ter contato com lesões decorrentes de VI e sinais de abuso e agressão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta audiovisual que apresenta informações atualizadas sobre as normas e procedimentos para a notificação compulsória, dados sobre grupos vulneráveis, o mapa da violência e as implicações legais aplicadas aos profissionais. Para a elaboração desse material, foram consultados artigos científicos publicados em periódicos, sites governamentais e legislações a fim de obter informações sobre a reponsabilidade e atuação do CD perante situações de VI. O conteúdo é apresentado com linguagem acessível e duração de 4 minutos.

Trata-se de um projeto de ensino e extensão significativo para a comunidade. A capacitação dos CDs para notificar casos de VI e fornecer um adequado atendimento às vítimas é uma forma efetiva de promoção da saúde.

PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da saúde mental autorrelatada no desempenho acadêmico de estudantes de odontologia: estudo transversal
Juarez HAB, Lima BD, Casarin M, Muniz FWMG
Programa de Pós-Graduação en Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisou-se a associação entre o desempenho acadêmico e sintomas de saúde mental em alunos de graduação em Odontologia de uma Universidade do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, o qual incluiu variáveis exploratórias, como idade, orientação sexual, cor da pele, uso de ansiolíticos ou antidepressivos e atividades remuneradas. A escala traduzida e adaptada "Depression, Anxiety and Stress Scale-21" (DASS-21) foi utilizada para aferir o autorrelato de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. O desempenho acadêmico (desfecho) foi quantificado como baixo (<7 pontos) e bom (≥7 pontos), considerando a média geral. Regressões logísticas foram realizadas para verificar a razão de chance (RC) entre desempenho acadêmico e os domínios da escala DASS-21. Foram feitas também análises de subgrupo comparando o sexo dos estudantes (p<0,05). Incluiu-se 244 estudantes. Foi observado que os estudantes com pelo menos depressão moderada apresentaram maior RC de terem baixo rendimento acadêmico quando comparados com aqueles com depressão normal ou leve (RC:2,41; IC95%:1,10-5,29). Na análise de subgrupo, foi demonstrado que, somente ao se considerar o sexo masculino, aqueles com depressão pelo menos moderada apresentaram maior chance de terem baixo rendimento acadêmico (RC:4,10; IC95%:1,19-14,19).

Associações com estresse ou ansiedade não foram identificadas (p>0,05). O baixo rendimento acadêmico esteve significativamente associado somente depressão pelo menos moderada. Esse achado foi identificado somente em homens.

PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Perfil dos ingressantes do curso de Odontologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul: expectativas individuais e contexto social
Pereira BDF, Garcia RR, Rodrigues MC
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e suas expectativas para o mercado de trabalho no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais e integração com o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um estudo observacional transversal que utilizou um questionário online para conhecer os dados sociodemográficos e a percepção dos alunos sobre o SUS, como campo futuro para sua atuação. Participaram do estudo 61 alunos que ingressaram em Agosto de 2022 e Janeiro de 2023.

O perfil sociodemográfico demonstrou que 87% dos estudantes é do sexo feminino, com idade entre 18 e 44 anos, dos quais pouco mais da metade dos estudantes trabalha enquanto faz o curso de graduação. Dentre as principais motivações dos estudantes para a escolha do curso, destacam-se a vocação e influência familiar. Após a formação acadêmica a grande maioria dos estudantes considera fazer especialização e montar seu próprio consultório. Em relação a percepção dos estudantes sobre o trabalho como dentista no SUS observamos 5 categorias na análise qualitativa das respostas: o SUS ajuda a cuidar das pessoas; o SUS não paga bem; trabalhar no SUS pode aumentar a experiência profissional; falta de conhecimento ou curiosidade em conhecer sobre o SUS; preferência em atuar em clínica privada como especialista ou outros serviços. Esses dados podem auxiliar no aprimoramento da formação dos alunos e das políticas públicas de saúde voltadas para o trabalho de dentistas no SUS.

PE033 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ações intersetoriais de saúde bucal no contexto do programa saúde na escola no Distrito Federal, relato de experiência, 2023
Barbosa CPA, Sales RHS, Silva EB
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Relatar a execução do Programa Saúde na Escola (PSE) por estudantes de Odontologia em parceria com Equipe de Saúde da Família da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF). Metodologia: Plataforma Brasil, CAAE: 98483118.5.0000.5650, Parecer nº 3.619.975. Levantamento da prevalência de cárie em crianças de 6 a 12 anos de idade, de uma escola pública do DF, entre março e abril de 2023. Exame da condição dentária e avaliação de estratificação de risco pela Linha Guia de Saúde Bucal da SES-DF, com classificação de Gravidade 1 Atividade de doença bucal e sequelas da cárie em até 4 dentes, Gravidade 2 Atividade de doença bucal e sequelas da cárie em até 7 dentes e Gravidade 3 Atividade de doença bucal e sequelas da cárie em 8 ou mais dentes. Crianças com Gravidade 2 e 3 tinham tratamento prioritário. Tratamentos indicados; aplicação de verniz fluoretado, selantes de fóssulas e fissuras e restauração pela técnica Atraumática (ART). Resultados: Participaram do estudo 85,1% dos 530 alunos matriculados, com prevalência de cárie de 31,9% e Gravidade 2 em 45% delas. Foram atendidas 67 crianças, das quais 35 receberam fluorterapia e/ou orientação dietética, selantes em 63 dentes, e ART em 108. Foram feitos encaminhamentos para UBS ou Clínica Escola da Instituição de Ensino Superior envolvida.

A ação estimulou habilidades e competências dos discentes, com visão ampla da atuação do Cirurgião-Dentista dentro do princípio da intersetorialidade, um dos pilares do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária à Saúde, além de ter melhorado a condição bucal dos participantes da pesquisa.

PE034 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre o desempenho acadêmico clínico e pré-clínico em estudantes de odontologia: uma coorte retrospectiva
Oliveira LV, Tambara GB, Freitas BO, Casarin M, Cenci MS, Muniz FWMG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a associação entre o desempenho acadêmico nas disciplinas clínicas com aquele das disciplinas pré-clínicas de estudantes de graduação em Odontologia de uma universidade brasileira. Foram incluídos apenas estudantes que tivessem finalizado pelo menos uma disciplina clínica do curso. As disciplinas pré-clínicas têm caráter laboratorial de aprendizagem, possuindo conteúdos de periodontia, dentística, cariologia, materiais odontológicos e endodontia. Nas disciplinas clínicas, ocorrem os atendimentos integrados dessas especialidades. O desempenho acadêmico foi obtido por meio do histórico escolar. Realizou-se médias das disciplinas pré-clínicas e clínicas finalizadas. Um questionário estruturado coletou dados sociodemográficos, de renda familiar e uso de medicamentos para ansiedade/depressão. Regressão linear ajustada foi realizada para verificar a associação entre rendimento acadêmico clínico (desfecho) e as variáveis independentes (α<0,05). Foram incluídos 146 estudantes, e o rendimento acadêmico médio (± desvio padrão) foi de 7,55±0,73. Associações significativas foram observadas com o uso de medicamentos para ansiedade/depressão (β: -0,134; intervalo de confiança de 95% [IC95%]: -0,416 - -0,013) e desempenho nas disciplinas pré-clínicas (β: 0,625; IC95%: 0,393 - 0,607).

Concluiu-se que a não utilização de medicamentos para ansiedade/depressão e melhor desempenho pré-clínico estão associados com maior rendimento nas disciplinas clínicas de graduação em Odontologia.