Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1343 Resumo encontrados. Mostrando de 851 a 860


PN1318 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Efeito do extrato da folha de spondias mombin sobre a superfície de dentes humanos - um estudo in vitro
Cordeiro TO, Borges BCD, Lins RDAU
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigou-se o efeito do extrato de Spondias mombin L. (cajá) sobre a superfície de dentes humanos. Os fragmentos foram divididos (n=10 por grupo): extrato hidroetanólico de S. mombin L., Digluconato de clorexidina 0,12% e água destilada. Cada fragmento foi imerso nas respectivas substâncias por 1 minuto, 2 vezes ao dia, durante 14 dias. Antes e após a imersão nas soluções, foram realizadas análises de cor, molhabilidade, rugosidade (Ra) e morfologia. O pH das substâncias também foi investigado. Os dados foram analisados no ANOVA (1 e 2 fatores) e teste de Tukey. Não houve diferença estatisticamente significativa em relação a cor entre os grupos. O extrato e clorexidina 0,12% apresentaram diferenças significativas (p<0,001), enquanto água destilada não apresentou diferenças estatísticas (p>0,005). Quanto a molhabilidade, entre extrato (p>0,005), clorexidina 0,12% (p>0,005) e água destilada (p>0,005). Para rugosidade (p>0,0005). Além disso, não houve diferença estatística entre as substâncias e o tempo de imersão (p <0,0001). O pH médio do extrato e clorexidina 0,12% foi 2,95 e 6,5.
O pH do extrato é ácido e da clorexidina é neutro. A molhabilidade do extrato foi bom tanto quanto a clorexidina. A cor dos fragmentos dentários foi alterada após o protocolo de imersão no extrato e clorexidina 0,12%. A rugosidade dos fragmentos dentários analisados se manteve inalterada após o protocolo de imersão nas diferentes soluções testadas. O exame de microscopia eletrônica de varredura mostrou que não houve diferença na superfície do esmalte entre as soluções testadas.
(Apoio: CAPES)
PN0011 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Diferença no proteoma salivar entre idosos ativos e sedentários
Bordallo V, Nery GB, Santana TV, Lopez MJ, Borges LS, Braga PLG, Silva SG, Heller D
Pós Graduação - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi identificar e comparar biomarcadores proteômicos salivares em 5 idosos ativos e 5 sedentários. Saliva total não estimulada foi coletada para análise proteômica, realizada por espectrometria de massas (LC-MS / MS). Foi avaliada a saúde bucal (CPO-D), condição periodontal, fluxo salivar (ml / min) e capacidade funcional (IGAF - Índice Geral de Aptidão Física) dos idosos. Foram encontradas 148 proteínas exclusivas no grupo ativo, 154 exclusivas no grupo sedentário, e 240 proteínas comuns aos dois grupos. Dez proteínas apresentaram diferença estatística significativa entre os grupos (p<0.05): Macroglobulina alfa 2, Componente 3 do complemento, Serotransferina e Proteína solúvel no ácido cerebral 1 (menos expressas nos idosos ativos); Lactotransferrina, alfa-amilase 1, S100-A8, S100-A9, lactoperoxidase e proteína de ligação à galectina-3 (mais expressas nos idosos ativos).
O proteoma salivar mostrou diferenças na presença de biomarcadores para doença de Alzheimer, câncer de tireóide e de ovário e um potencial biomarcador para prever metástases linfonodais de câncer de mama. Este estudo inovador pode resultar no desenvolvimento de um método melhor de tratamento de doenças relacionadas à idade.
(Apoio: CAPES)
PN0047 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação tomográfica dos estágios de maturação da sutura palatina mediana em adultos em diferentes padrões de crescimento facial
Oliveira RS, Panzarella FK, Junqueira JLC
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da idade, sexo e padrão de crescimento facial no estágio maturacional da sutura palatina mediana. Foram selecionados 90 TCFC total de crânio, sendo divididas em três grupos: braquifacial (n=30); mesofacial (n=30) e dolicofacial (n=30) anos, determinados a partir do índice VERT do traçado cefalométrico 3D de Ricketts, de pacientes com idade acima de 18 anos divididos em duas faixas etárias: <30 anos; >30 anos. O estágio maturacional de cada sutura palatina mediana foi determinado pela avaliação do corte axial central transversal na dimensão superior-inferior do palato classificando os estágios maturacionais em A, B, C, D e E. Das 90 imagens 55 (61,1%) foram de pacientes do sexo feminino e 35 do sexo masculino (38,9%). A idade dos pacientes variou de 18 a 59 anos sendo que 55 estavam na faixa etária < 30 anos (61,1%) e 35 estavam na faixa etária de >30anos (38,9%). Em relação as estágios maturacionais 3,3% dos braquifacias, 6,7% dos mesofaciais e 16,7% dos dolicofaciais foram classificados nos estágios B e C (suturas com possibilidade de aplicação da disjunção palatina), demonstrando uma associação estatisticamente significante entre os diferentes padrões faciais e os estágios de maturação da sutura palatina mediana (p=0,032).
Deste forma, o padrão de crescimento facial pode ser um fator preditivo do estágio de maturação da sutura palatina mediana, com os adultos dolicofaciais apresentando maior probabilidade de se apresentarem nos estágios B e C.
PN0197 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Análise radiográfica de alterações dentárias e maxilomandibulares em indivíduos com Mucopolissacaridoses: um estudo comparativo
Silva LVO, Carneiro NCR, Abreu LG, Pordeus IA, Borges-Oliveira AC
Cirurgia e Patologia Oral - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou verificar as alterações radiográficas dentárias e maxilomandibulares de indivíduos com Mucopolissacaridoses (MPS) comparando com indivíduos normotípicos. Por meio de um estudo observacional transversal, foi realizada com análise radiográfica de 14 indivíduos com MPS e 28 sem MPS, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A presença de anomalias maxilomandibulares e dentárias foi identificada por meio de radiografias panorâmicas e a calibração da examinadora mostrou valores kappa entre 0,76-0,85. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Foi realizada a análise descritiva dos dados. O grupo com MPS apresentou maior percentual de anomalias de posição [10 (71,4%)] quando comparados ao grupo sem MPS [12 (42,9%)], sendo a impacção dentária a mais frequente [MPS=10 (71,4%)/ sem MPS=6 (21,4%)]. A presença de anomalias de forma foi identificada com maior frequência no grupo com MPS [10 (71,4%)] quando comparados ao grupo sem MPS [11 (39,3%)] e a dilaceração radicular foi a mais encontrada [MPS=9 (64,3%); sem MPS=9 (32,1%)]. Em relação às alterações maxilomandibulares, foi observado um maior percentual de lesões ósseas radiolúcidas em indivíduos com MPS [9 (64,3%)], quando comparados aos indivíduos normotípicos [3 (10,7%)]. Também foram identificadas a presença de radiopacidade sinusal [MPS= 7 (50%)/ sem MPS=10 (35,7%)] e hipoplasia condilar [MPS= 14 (100%)/ sem MPS=1 (3,6%)].
A presença de alterações dentárias e maxilomandibulares foi mais frequente em indivíduos com MPS, quando comparadas ao grupo de indivíduos normotípicos.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PN0200 - Painel Efetivo
Área: 7 - Patologia Oral

Mucosite oral induzida: potencial preventivo, número de leucócitos e processo de caquexia em ratos Wistar tratados com atorvastatina
Vieira WDA, Vieira BJ, Aarestrup FM, Campos MIC
Clínica Odontológica - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mucosite oral (MO) é caracterizada por lesões ulcerativas que acometem a cavidade bucal de pacientes em tratamento antineoplásico, promovendo ainda baixo número de leucócitos e caquexia. A Atorvastatina é prescrita para hipercolesterolemia, sendo pesquisada para tratamento de diversas doenças. Objetivou-se estudar o efeito deste fármaco, em diferentes dosagens na prevenção da MO, leucometria e caquexia. Foram utilizados 36 ratos Wistar, divididos em 4 grupos com 9 animais, com MO quimioinduzida. O Grupo I: Controle - recebeu solução salina 0,9%; Grupo II: tratado com atorvastatina 1 mg, Grupo III: 5 mg e Grupo IV: 10 mg durante 15 dias. Os animais receberam aplicação de 5-Fluorouracil (dias 16 e 17) e as mucosas jugais foram escarificadas (dias 18 e 19) sob contenção física. Os mesmos foram eutanasiados (dias 23, 27 e 30) com sobredose anestésica para remoção do sangue e bochechas para confecção das lâminas histológicas. O Grupo I apresentou lesões ulcerativas menores, baixo número de leucócitos e caquexia exacerbada; Grupo II não apresentou lesões ulcerativas, apresentou leucopenia e caquexia exacerbada; no Grupo III o leucograma mostrou-se próximo dos valores de normalidade, pouca caquexia e ausência de lesões ulcerativas; Grupo IV apresentou leucograma dentro dos padrões de normalidade, ausência de lesões ulcerativas e pouca caquexia.
A atorvastatina de 10 mg apresentou melhor potencial preventivo para a Mucosite Oral, com o leucograma dentro dos padrões de normalidade e rápida recuperação da caquexia em comparação com os demais grupos.
(Apoio: UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
PN0202 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Mensuração da densidade óssea de maneira digital na odontologia: proposta de um novo protocolo
Miguel LCM, Inacio LL, Nakashima AS, Cotter HM, Seberino VF, Andrades KMR, Cruz GV, Gonçalves JM
Odontologia - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O conhecimento prévio da densidade dos ossos gnáticos dos pacientes pelo cirurgião-dentista é indispensável em diversos procedimentos odontológicos. Levando em consideração que a intensidade dos pixels é capaz de representar a densidade óssea, métodos de mensuração da expressividade de pixels nas radiografias tornam-se cada vez mais viáveis. No entanto, as metodologias de análise existentes ainda são pouco padronizadas, gerando grande variabilidade dos resultados. O objetivo desse estudo é apresentar um novo protocolo para mensurar a densidade óssea de radiografias panorâmicas. Quinze radiografias panorâmicas digitais foram obtidas a partir do equipamento Instrumentarium (Orthopantomograph® OP300) e submetidas à mensuração de intensidade de pixels (Δ0 = preto e Δ255= branco) através do software ImageJ por pesquisadores distintos e calibrados. No software, cada radiografia foi dividida em quatro regiões e em cada região foi selecionado um local específico na cortical óssea na base mandibular e outro local na região medular da mandíbula, na mesma altura da cortical. Preconizou-se a manutenção da mesma altura e largura das áreas selecionadas. As áreas eleitas para análise não possuíam artefatos e nem estruturas anatômicas que pudessem interferir na expressividade de pixels. Os resultados foram submetidos ao teste Kappa que demonstrou coeficiente substancial (0,69) com 82.5% de concordância.
Embora haja carência de estudos e técnicas de densitometrias digitais por meio de radiografias, o presente método demonstra-se fidedigno e acessível.
PN0219 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Influência da tomografia computadorizada de feixe cônico no tratamento de terceiros molares inferiores impactados
Ayres G, Mendonça LM, Gaêta-Araujo H, Cruvinel PB, Tosin IW, Ferraz EP, Oliveira Santos C, Tirapelli C
Materiais Dentários e Prótese - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo observou se alterações no diagnóstico inicial após visualização de imagens tridimensionais podem levar a alterações no plano de tratamento de terceiro molar inferior impactado (TMII). Conjuntos de panorâmicas (PAN) - tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) de 218 pacientes foram avaliados quanto à classificação de TMII, contato com canal mandibular, contato e reabsorção do segundo molar inferior (SMI), planejamento intraoperatório e expectativas pós-operatórias. Os dados foram analisados com teste de Cohen Kappa e o teste de McNemar para comparar as avaliações entre PAN e TCFC. A regressão logística analisou a dependência da mudança no planejamento cirúrgico, considerando as alterações no diagnóstico. Estatística descritiva foi usada para observar a expectativa pós-operatória de dor e parestesia. Foram encontradas diferenças entre PAN e TCFC para classificação de impactação e posicionamento, relação com SMI, escolha de secção da coroa e da raiz e expectativa de dor (todas com p<0,001). A regressão logística indicou que as alterações no diagnóstico causadas pelo exame de TCFC não alteraram a decisão clínica de extração do TMII, mas alterou o planejamento de etapas intraoperatórias, como osteotomia, secção da coroa e incisão relaxante. A expectativa de dor diminuiu quando os profissionais planejaram a remoção de TMII usando imagens 3D.
Concluiu-se que alterações no diagnóstico inicial feito com PAN após avaliação do caso com TCFC podem levar a modificações no plano de tratamento de terceiros molares inferiores impactados.
(Apoio: FAPESP  N° #2018/13718-0   |  CAPES  N° #001)
PN0222 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Adesividade em dentes preparados com ultra-som
Mariano JR, Oliveira AA, Freitas BLR
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta desta pesquisa foi comparar a adesão, utilizando o teste de microtração, de resina composta em superfícies preparadas com pontas de diamante montadas em um aparelho de ultra-som, com e sem utilização de ácido fosfórico a 37% para tratamento da superfície dentinária a ser restaurada e preparos tradicionais realizadas em superfícies com pontas diamantadas convencionais montadas em turbinas de alta-rotação e com condicionamento ácido fosfórico a 37%. Os produtos utilizados foram avaliados após serem aplicados de acordo com as recomendações dos fabricantes. Após armazenados em solução aquosa de Timol 0,1%, cada dente foi seccionado no sentido e perpendicularmente à interface de união para obtenção dos corpos-de-prova em forma de palito com secção transversal quadrangular e área aproximada de 1 mm². Cada corpo-de-prova foi submetido ao teste de microtração em máquina de ensaio universal a uma velocidade de 0,5 mm/min.
De acordo com a metodologia utilizada, pode-se concluir que não houve diferença de resistência à microtração de resina composta em superfícies, podendo-se concluir que quando utilizamos as pontas de diamante o condicionamento ácido da superfície preparada pode ser suprimido.
PN0229 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Efeito da temperatura de secagem e presença de um monômero ácido na síntese de partículas de ortofosfato de cálcio
Fronza BM, Braga RR
Odontologia - UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da adição de um agente funcionalizante e da temperatura de secagem sobre a fase de CaP formada e morfologia de partículas. Partículas foram sintetizadas por co-precipitação utilizando nitrato de cálcio e dihidrogenofosfato de amônio, com ou sem a adição de metacriloxietil fosfato (1 CaP : 2 MOEP, em mols). As sínteses foram realizadas a 23 oC e pH 6, e as partículas foram mantidas por 15 dias em dessecador à vácuo nas temperaturas de 23, 40 ou 60 oC. As partículas foram caracterizadas por difratometria de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Fosfato dicálcico dihidratado (DCPD) foi a fase predominante na síntese realizada sem MOEP após secagem a 23 oC, com partículas em forma de placas (~20 micrometros). As secagens a 40 oC e 60 oC resultaram em misturas de fosfato dicálcico anidro (DCPA) e fosfato octacálcico (OCP) e partículas irregulares de menor tamanho. A síntese realizadas com a adição de MOEP resultaram na formação de DCPD (23 oC e 40 oC) ou DCPA+OCP (60 oC). A morfologia das partículas não alterou em função da temperatura de secagem, com a formação de placas estreitas com extremidades arredondadas (~15 micrometros).
Pode-se concluir que a temperatura de secagem interferiu na fase formada. A adição de MOEP também interferiu no processo de cristalização, afetando a morfologia dos cristais e interagindo com a temperatura de secagem na definição do produto final.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/0701-9)
PN0266 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Experimental agent containing different concentrations of TiF4 combined with highly concentrated hydrogen peroxide
Lins RBE, Rosalen PL, Romario-Silva D, Martins LRM, Cavalli V
Faculdade de Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

This study evaluated color, mineral content, morphology and cytotoxicity promoted by 35% hydrogen peroxide (HP) combined with experimental gels containing titanium tetrafluoride (TiF4). Bovine enamel blocks were treated with (n=10): HP or HP combined with TiF4-gels in different concentrations: 0.05g (HPT.05), 0.1g (HPT1), 0.2g (HPT2), 0.3g (HPT3) and 0.4g (HPT4). Bleaching was performed in 3x15-min applications in three sessions, with 72-h intervals. Color (digital spectrometer) and enamel microhardness (KHN) were evaluated 24 h after bleaching sessions. Color change (CIELAB-ΔEab, CIEDE-ΔE00), whiteness index (ΔWID), enamel morphology (scanning electron microscopy) and composition (energy dispersive X-Ray spectroscopy) were evaluated. MTT assay determined the viability of Keratinocyte cells (HaCat) treated with the gels. Data were analyzed by one-way ANOVA (ΔEab, ΔE00, ΔWID, cell viability) and LSD or two-way repeated measures ANOVA (L*, a*, b*, KHN) and Bonferroni tests (α=5%). Lightness (L*) increased, a* and b* decreased, but HP promoted the lowest b* values (p<0.05). HPT.05, HPT1, HPT2 displayed ΔWID and ΔEab similar to HP, but no differences in ΔE00 were found among groups (p>0.05). HP, HPT.05, HPT1 promoted higher KHN (p<0.05), HPT.05 exhibited no morphology alterations, and Ti was detected on TiF4-gel treated surfaces. HaCat cells were > 80% viable for 0.05 g TiF4, but HP reduced the cell viability.
HPT0.5 promoted bleaching and maintained enamel microhardness, without changing morphology or promoting cytotoxicity effects to HaCat cells.
(Apoio: CAPES  N° 001)