Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1342 Resumo encontrados. Mostrando de 871 a 880


PN0528 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito antimicrobiano de novas substâncias sobre biofilmes mono- e dual espécies e potencial antigênico em macrófagos estimulados por LPS
Chávez-Andrade GM, Rodrigues EM, Cirelli JA, Faria G, Tanomaru-Filho M, Guerreiro-Tanomaru JM
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Substâncias com ação antimicrobiana são propostas no tratamento endodôntico. Atividade antibiofilme sobre biofilme mono- e dual-espécies de Enterococcus faecalis e/ou Candida albicans, citocompatibilidade e potencial antigênico (IL-1, IL-6 e TNF-α) foram avaliados para as soluções de hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2); octenidina (OCT); Octenisept® (OCTS); e N-Acetilcisteína (NAC) em comparação com NaOCl. Teste de contato direto (10 minutos) foi realizado sobre biofilme formado em blocos de dentina radicular bovina com análise em microscopia confocal. Citocompatibilidade e potencial antigênico foram avaliadas em macrófagos RAW 264.7 estimulados por LPS de E. Coli pelos ensaios MTT/vermelho neutro e por qRT-PCR. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos apropriados (α = 0,05). Todas as substâncias mostraram efeito antibiofilme em comparação ao controle-salina (p < 0,05). Maior ação foi observada para NaOCl e Ca(OCl)2 sem diferença entre eles (p > 0,05), seguido do OCT. NaOCl foi mais citotóxica e NAC mais citocompatível (p < 0,05). Todas as soluções mostraram efeito inibitório sobre a expressão gênica de TNF-α no período de 12h, em comparação às células tratadas com LPS (p < 0,05). CaOCl2 mostrou efeito inibitório para IL-6 nos três períodos avaliados, e para IL-1 em 24h (p < 0,05). OCT e OCTS mostraram potencial antigênico (IL-6 e TNF-α) em 24h (p < 0,05).
Conclui-se que as novas substâncias apresentam eficácia antibiofilme, citocompatibilidade e potencial antigênico/anti-inflamatório em macrófagos estimulados por LPS bacteriano.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/14305-9   |  CAPES  N° 001)
PN0555 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Efeito do laser infravermelho na periodontite induzida por ligadura em ratos. Análise histológica, Micro CT e celular
Camargo GACG, Barbosa LMO, Stumbo MB, Thurler-Júnior JC, Pascoal V, Robbs BK, Lopes RT, Capelo LP
Formação Específica - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do laser infravermelho na periodontite induzida por ligaduras em ratos, utilizando-se análise histológica, micro TC, migração e viabilidade celular. 45 ratos foram divididos em 3 grupos: NDP, sem tratamento, DP, tratado por ligadura para indução da doença periodontal e sem laserterapia e Laser, tratado por ligadura e tratado com laser infravermelho. Mandíbulas dos primeiros molares inferiores foram analisadas por micro CT e histologia. O ensaio de migração e viabilidade celular utilizou fibroblastos para testar a dose de radiação, viabilidade e migração celular após a aplicação do laser infravermelho. A análise histológica da distancia COA-JCE demonstrou que o grupo laser não apresentou alteração após 30 dias quando comparado ao grupo DP. Quanto a analise de polimorfonucleares (PMN) no epitélio, o grupo laser apresentou diminuição estatisticamente significativa comparado ao grupo DP. A análise de Micro CT demonstrou que o grupo laser apresentou melhores resultados para a relação volume ósseo / volume total, espessura trabecular e grau de anisotropia quando comparado ao grupo DP, 30 dias após a terapia. O ensaio de migração e viabilidade celular mostrou que o laser infravermelho manteve a viabilidade celular dos fibroblastos e a dosagem de 4 joules mostrou 100% de cicatrização. O nível de significância estatística foi estabelecido em 5%.
Conclui-se que a utilização do laser infravermelho associado ao tratamento da doença periodontal contribuiu para melhora na cicatrização dos tecidos periodontais.
(Apoio: PIBIC  N° 177733  |  PIBIC  N° 166773  |  155767  N° PIBIC)
PN0568 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Avaliação clínica de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica na redução do sorriso gengival
Costa AB, Romansina D, Ramalho JAS, Pereira PA, Tedesco TK, Morimoto S, Ramalho KM
Odontologia - UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico randomizado comparou o efeito de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica tipo A (BTX-A) na redução do sorriso gengival (SG) e atividade muscular em 2, 8, 12, 16, 21 e 25 semanas. O objetivo foi avaliar se o aumento do número de pontos tem efeito na eficácia, durabilidade do tratamento e na atividade muscular. O estudo incluiu pacientes com SG maior ou igual a 3mm. Grupo 1: um total de 4 pontos de aplicação de BTX-A (2 unidades de BTX-A por ponto) para relaxamento dos músculos elevador do lábio superior e asa do nariz e elevador do lábio superior foi realizado; Grupo 2: um total de 2 pontos de BTX-A (2 unidades por ponto) para relaxamento do músculo elevador do lábio superior foi realizado. A Atividade muscular foi avaliada através de eletromiografia de superfície (EMGs) por avaliador cego e a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso foi mensurada com uso de paquímetro por avaliador cego. Após 2 semanas, houve diferença estatisticamente significante entre as medidas basal e final nos dois grupos em relação à redução do SG e redução da atividade muscular (p<0.05). Não houve diferença quando os dois grupos foram comparados entre si (p>0.05). Em 8 semanas, não houve mais redução estatisticamente significativa na atividade muscular. A duração do tratamento para redução significante do SG foi de 12 semanas no G1 e 16 semanas no G2, mas sem diferença significante entre eles em nenhum momento
Não houve diferença entre os dois protocolos testados em nenhum tempo avaliado. Aumentar o número de pontos de injeção não aumenta a eficácia e durabilidade do resultado.
PN0639 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Análise histomorfométrica da perfuração do leito receptor no processo de neoformação óssea do enxerto autógeno onlay corticomedular
Gusmão PS, Fabri GMC, Chaves MGAM, Nunes FD, Netto BP, Netto HDMC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou, por histomorfometria, em humanos, se existe influência do método de perfurar o leito receptor no processo de neoformação óssea do enxerto autógeno onlay corticomedular. Após exames clínicos e radiográficos, foram selecionados nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, oito pacientes (2 homens, 6 mulheres; média de 56,9 anos), que apresentavam rebordos alveolares atróficos, em região de maxila, com indicação de enxerto ósseo autógeno onlay, sendo a área doadora de eleição a sínfise. Os pacientes passaram por dois procedimentos cirúrgicos, sendo a primeira fase de enxertia e a segunda, após seis meses, coleta de material para análise histomorfométrica e instalação dos implantes. Cada paciente participou, simultaneamente, dos dois grupos de estudo, ou seja, grupo teste (GT) em que o leito receptor foi perfurado e grupo controle (GC), em que o leito receptor não recebeu perfuração para inserção do enxerto em bloco.As características microscópicas de ambos os grupos evidenciaram presença de neoformação óssea, observando-se que houve diferença estatística entre os grupos (p = 0,046), em que uma média de 5,74% (±1,82) foi atribuída a GT e 3,68 (± 1,82), a GC.
No grupo de pacientes analisados, a perfuração do leito receptor demonstrou influência no processo de neoformação óssea do enxerto autógeno onlay corticomedular.
PN0646 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Reprodutibilidade da aferição de perda óssea peri-implantar em tomografia computadorizada de feixe cônico
Villarinho EA, Coltro MPL, Cunha KS, Ozkomur A, Teixeira ER, Shinkai RSA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tomografia computadorizada de feixe cônico (TC) permite a visualização do osso peri-implantar em vários planos. Este trabalho avaliou a reprodutibilidade intra e inter examinador para aferição de perda óssea em implantes de próteses totais fixas implantossuportadas. Este estudo avaliou 22 exames TC de 22 próteses com 111 implantes. As imagens TC foram obtidas após a instalação da prótese (T0) e um ano (T1). Os arquivos Dicom foram processados no software Mimics®, com filtros específicos para a visualização óssea. No corte axial foram identificados o centro do implante e as faces mesial (M), distal (D), vestibular (V) e lingual/palatina (P). O nível ósseo foi medido nas quatro faces do implante nos cortes sagital e coronal, totalizando 1332 mensurações. A perda óssea foi calculada pela diferença T1-T0. Dois examinadores realizaram as mensurações, e um dos examinadores repetiu a aferição após 30 dias. Para análise da concordância inter e intra examinador foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A perda óssea foi de 0,94 ± 1,47, 0,92 ± 0,91, 0,96 ± 1,06, 1,25 ± 1,20 e 1,02 ± 0,87mm nas faces V, P, M, D e média VPMD, respectivamente. O CCI inter-examinador foi de 0,98; 0,95; 0,97 e 0,96 (IC 95% 0,97 - 0,98; 0,92 - 0,96; 0,96 - 0,98 e 0,95 - 0,97) nas faces V, P, M e D, respectivamente, e o CCI intra-examinador foi de 0,99 (IC 95% 0,99- 0,99) em todas as faces.
Pode-se concluir que a mensuração de perda óssea peri-implantar em imagens TC apresenta excelente reprodutibilidade com uso do método proposto.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0657 - Painel Efetivo
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Desenvolvimento de sistemas de liberação controlada mucoadesivos contendo morina para uso odontológico
Brighenti FL, Farias AL, Meneguin AB, Barud HS
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de fármacos tem como objetivo gerar um efeito terapêutico prolongado. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar sistemas de liberação controlada mucoadesivos contendo morina e avaliar as suas atividades antimicrobiana e antibiofilme. Foram desenvolvidos micropartículas (MP), filmes (F) e comprimidos liofilizados (CL) à base de biopolímeros (alginato e goma gelana). Os sistemas foram caracterizados quanto à eficiência de encapsulação (MP), perfil de liberação e mucoadesão (MP, F, CL). A capacidade dos sistemas em interferir na maturação dos biofilmes foi avaliada utilizando Actinomyces naeslundii ATCC 19039 e Streptococcus mutans UA159. Os biofilmes foram analisados quanto à sua acidogenicidade, peso seco e composição microbiana e bioquímica. A eficiência de encapsulação das MP foi de 95,16%. As MP controlaram melhor a liberação (39,6%), seguida do F (41,1%) e C (91,4%). F e CL apresentaram maior mucoadesividade em comparação às MP. A morina liberada reduziu a acidogenicidade, o peso seco, a viabilidade microbiana e a concentração de polissacarídeos insolúveis dos biofilmes quando comparados ao grupo controle.
Os sistemas F e CL controlaram as taxas de liberação e apresentaram mucoadesividade, atividade antimicrobiana e antibiofilme relevante contra micro-organismos cariogênicos.
(Apoio: CAPES  N° 01  |  CNPq  N° 304383/2016-3)
PN0666 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Mel orgânico brasileiro interfere na microbiota e na modulação do processo inflamatório da doença periodontal
Rosalen PL, Lazarini JG, Bueno-Silva B, Pingueiro JMS, Alencar SM, Schattner M, Charó N, Romario-Silva D
Biociências - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, as atividades antimicrobiana e anti-inflamatória de méis orgânicos (MOs) da Mata Atlântica brasileira nos componentes da doença periodontal. Oito MOs (MO-1 a MO-8) georreferenciados e certificados foram esterilizados por filtração e diluídos em diferentes porcentagens (p/v). Atividade antimicrobiana foi avaliada por microdiluição para obtenção da CIM contra Porphyromonas gingivalis W83 e a atividade antibiofilme subgengival multiespécie (34) maduro por hibridização DNA-DNA e viabilidade por TTC. Atividade anti-inflamatória foi avaliada por análise da inibição da ativação de NF-κB e liberação de TNF-α em macrófagos Raw 264.7 (ATCC TIB-71), e formação de NET (neutrophil extracellular traps). Análise estatística: ANOVA one-way e Tukey. Os MOs apresentaram atividade antimicrobiana contra P. gingivalis com CIM variando entre 2% (MO-2) e 7% (MO-6). Todos os MOs apresentaram atividade antibiofilme (p<0,05), com destaque para MO-7 a 8% e 40%. Todos os MOs na concentração 4% reduziram a ativação do NF-κB (p<0,05). Os MOs 2, 3, 4 e 7 diminuíram os níveis de TNF-α em mais de 50% nos macrófagos. Para o NET, os neutrófilos tratados com MO-7 (0,4%), reduziram a formação de NET em comparação com o controle (PMA/ionomicina) (p<0,05).
Concluímos que os MOs brasileiros, especialmente a variedade MO-7, diminuem a viabilidade de biofilme multiespécie e a resposta inflamatória relacionadas aos componentes da doença periodontal, podendo predispor a melhor condição de saúde geral e oral.
(Apoio: CNPq  N° 306673/2019-3)
PN0694 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Piper arboreum as a new potential source of anti-Candida albicans compounds
Suffredini IB, Rudiger EC, Brandão VR, Frana SA, Silva JS, Paciencia MLB
Núcleo de Pesquisas Em Biodiversidade - UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Candida albicans plays a pivotal role in the percentage of diseases requiring clinical care in Dentistry Office. New alternatives of therapeutic drugs need to be introduced and the Brazilian biodiversity plays an important role as source of new lead compounds to treat Candida diseases. Piper arborerum (Piperaceae) extracts were selected from a high-throughput screening made with more than 2,000 plant extracts in a high-throughput screening based on disk diffusion assay (DDA), subsequently resting active-extracts in microdilution broth assay (MDA). Two out of 2,240 aqueous and organic plant extracts obtained by maceration were selected as active against C. albicans by DDA. Inhibition zone diameters were registered for the two extracts named N1259 and N1305. After that, the minimum bactericidal concentrations (MBC) of two extracts were obtained using MDA. The extracts, named N1259 and N1305, gave a diameter of growth inhibition zone of 8.84 mm and 8.32 mm, respectively, and MBC of 2.5 mg/mL and 63 μg/mL, respectively. Amphotericin B was used as control.The active extracts were also analyzed by bioautography in order to have their active chemicals investigated, which are being made.
Brazilian biodiversity has proven to be a source of new tools to treat oral diseases.
(Apoio: )
PN0695 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Uso de solução probiótica no controle de biofilme de Candida albicans em superfície de resina acrílica
Straioto FG, Meireles TA, Gonçalo CF, Poleto LL, Monteiro DR, Maia LP, Amaral COF
Prótese Dentária e Odontogeriatria - UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A estomatite oral causada pela Candida albicans possui alta incidência em portadores de prótese sendo necessário o controle de biofilme. O objetivo foi avaliar a eficácia do uso diário de probiótico no controle de biofilme de Candida albicans formado na superfície de resina termopolimerizável. Discos de resina foram confeccionados (n= 12) e a rugosidade superficial analisada e esterilizados. Os espécimes foram inseridos em microplacas para a formação de biofilme por 48 horas. Foram tratados com diferentes limpadores durante 10 minutos: G1 - controle negativo (água destilada), G2- solução de Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019, G3 - controle positivo (hipoclorito de sódio 0,5%). A quantificação do biofilme foi realizada por meio da contagem de Unidades Formadoras de Colônia após 3, 5 e 7 dias de tratamento. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey com nível de significância de 5%. O grupo G3 apresentou valores menores (p<0,05) quando comparado ao grupo controle negativo (G1) e ao experimental (G2) após 3 dias de tratamento (p<0,05). O grupo experimental (G2) apresentou redução de número de células viáveis igual o controle negativo (hipoclorito de sódio) (p>0,05) após 5 e 7 dias de tratamentos.
O tratamento com solução probiótica contendo Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 não foi capaz reduzir totalmente o número de células viáveis. Entretanto, após 5 e 7 dias consecutivos de tratamento do biofilme formado na superfície de espécimes de resina acrílica houve apenas redução do número de células Candida albicans viáveis.
(Apoio: Unoeste  N° 4813 /2018)
PN0699 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Toxicidade do flúor em linhagens celulares do sistema nervoso central de humanos: análise citotóxica, transcriptômica e proteômica
Lima RR, Bittencourt LO, Lima LAO, Dionizio A, Buzalaf MAR, Oliveira EHC, Puty B
Instituto de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou investigar os efeitos da exposição ao flúor (F) em cultura de células de linhagens neuronais (IMR-32) e gliais (U87) do sistema nervoso (SN). Para isso, as células foram expostas por 3,5 e 10 dias ao meio DMEM+10% FBS contendo F a 0, 0.095, 0.19 ou 0.22μg/mL. Após, avaliou-se a viabilidade e metabolismo celular, produção de ATP, apoptose/necrose, peroxidação lipídica (PL), espécies reativas de oxigênio (ERO), razão de glutationa reduzida/oxidada (GSH/GSSG), danos ao DNA, análise diferencial de genes (DEG) por micoarray e proteoma por espectrometria de massas. O proteoma foi analisado pelos softwares ProteinLynx Global SERVER e Cytoscape, e o transcriptoma pelo GeneSpring; os demais resultados foram analisados por ANOVA e pós-teste Tukey (p<0,05). Os resultados não apontam efeitos deletérios do F sobre as células IMR-32 nos tempos e concentrações avaliados; No entanto, as células U87 foram suscetíveis aos efeitos do F na concentração de 0.22µg/mL após 10 dias de exposição, diminuindo a viabilidade e produção de ATP, aumentando o metabolismo e morte por necrose. Houve diminuição dos níveis de GSH/GSSG, sem modulação nos níveis de ERO e PL, e aumento na fragmentação do DNA. A análise DEG apontou modulação em vários genes das vias TNF-alfa e NFK-B, além de processos mitocondriais. O proteoma apontou alterações em proteínas do citoesquelo e na formação dos nucleossomos em comparação ao controle.
Conclui-se que entre as células do SN, as gliais se mostraram mais suscetíveis aos efeitos toxicológicos do F em comparação às neuronais.
(Apoio: CNPq  N° 435093/2018-5 )