Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2476 Resumo encontrados. Mostrando de 2411 a 2420


COL005 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Avaliação in situ do efeito da quitosana na modificação da película salivar contra a erosão dental
Sakae LO, Kairalla CA, Borges AB, Niemeyer SH, Carvalho TS, Scaramucci T
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo in situ avaliou o efeito de uma solução contendo quitosana associada ao fluoreto de sódio na modificação da película salivar (PS) contra a erosão no esmalte. Doze voluntários participaram deste estudo in situ, duplo cego, cruzado, de 4 fases. Os grupos foram: 1. Controle negativo (C - água destilada); 2. Controle positivo (F/Sn - 225 ppm F- + 800 ppm Sn2+); 3. Fluoreto de sódio (NaF - 225 ppm F-); 4. Quitosana + NaF (F/Chi - 0,5% Quitosana + 225 ppm F-). Os voluntários usaram um dispositivo mandibular contendo espécimes de esmalte (n=2/fase). Cada fase consistiu em 10 ciclos de: formação inicial da PS (1 min), bochecho com as soluções (1 min), formação da PS (28 min), desafio erosivo extra-oral (ácido cítrico 1%, pH natural) por 1 min nos primeiros 5 ciclos e por 2 min a partir do 6º, totalizando 15 min de erosão. Ao final, a perda superficial dos espécimes (em µm) foi avaliada por perfilometria óptica. Os dados foram analisados com ANOVA de medidas repetidas e Tukey (α=0,05). A quitosana associada ao NaF [média (DP): 1,66 (0,59)]b apresentou significativamente menor perda superficial em comparação ao C [4,78 (1,31)]a, sem diferença significativa do NaF [1,83 (0,42)]b. F/Sn apresentou significativamente a menor perda superficial em comparação aos demais grupos [0,22 (0,09)]c.

A associação da quitosana com o NaF foi capaz de modificar a película salivar, aumentando a proteção do esmalte contra a erosão, mas esse efeito não foi superior ao do F/Sn.

COL006 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Tendência temporal da Cárie na Primeira Infância em 204 países no Global Burden of Disease Study 2019
Costa CM, Hugo FN, Alves-Costa S, Cury JA, Ribeiro CCC
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando que o consumo de açúcares de adição ao redor do mundo permanece aumentando e o possível impacto negativo de fakes news pelas redes sociais contra o uso de fluoretos, nossa hipótese é que houve uma tendência de aumento global nas taxas de prevalência da Cárie na Primeira Infância (CPI) na última década. Este trabalho objetiva analisar a tendência temporal das taxas de prevalência da cárie em dentes decíduos em 204 países e em sete super-regiões (2010-2019). Taxas de prevalência (/100 mil habitantes) da cárie em dentes decíduos de crianças <5 anos, utilizando estimativas do Global Burden of Disease Study 2019, foram baixadas do Global Health Data Exchange e analisadas por Regressão Linear de Prais-Winsten, com cálculo da Mudança Percentual Anual (APC) através do R, e apresentados em mapas coropléticos. Na última década, para a CPI, houve tendências de aumento global (APC= 0,91%) e nas super-regiões Alta Renda (APC=5,72%), América Latina e Caribe (APC=1,98%), e Norte da África e Oriente Médio (APC= 1,15%), bem como tendência estacionária na África Subsaariana e Sudeste da Ásia, Leste da Ásia e Oceania. No Brasil, houve tendência de aumento (APC=5,90%).

Nossos achados confirmam a hipótese de tendência de aumento das taxas de prevalência global da CPI na última década, impulsionado especialmente por países de Alta Renda e América Latina e Caribe. Há uma necessidade urgente de revisão das políticas para enfrentamento da CPI no mundo, com foco na redução à exposição de fatores de risco a nível populacional.

COL007 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Influência da renda familiar, cor da pele e risco à cárie na abordagem de lesões de cárie em dentes decíduos por estudantes de graduação
Silva PS, Fidelis ABMG, Assunção CM, Ortiz FR, Lenzi TL, Rodrigues JA, Bendo CB, Ferreira FM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou se a decisão de tratamento diante de lesões cariosas em dentes decíduos varia em função da renda, cor da pele ou risco à cárie da criança e se características do estudante e da instituição de ensino superior (IES) interferem nessa decisão. Alunos de graduação (n=341) de IES públicas e privadas responderam um questionário online sobre suas características e da IES, além casos clínicos com diferentes lesões de cárie e características das crianças. Para comparação da mudança na decisão de tratamento, foi utilizado teste de McNemar. Para avaliar se características do estudante e da IES interferiram na decisão de tratamento, foram construídos modelos multinomiais (não-ajustado e ajustado). Houve associação significante entre decisão de tratamento e características da criança, com os alunos sendo mais invasivos em crianças brancas e de alta renda, e menos invasivos em crianças com baixo risco à cárie (p<0,001). Estudar em IES privada foi fator de proteção para ser mais invasivo em criança de renda alta (OR: 0,38; IC 95% 0,24-0,61). Estudantes de IES privadas foram mais estáveis na decisão de tratamento entre crianças com diferentes cores da pele, comparado aos de IES públicas. O tipo de IES não interferiu na decisão de tratamento quanto a diferentes riscos de cárie. As características demográficas do estudante não influenciaram a decisão de tratamento, independente da característica da criança.

Conclui-se que características da criança e da IES foram capazes de influenciar a decisão de tratamento dos estudantes para lesões cariosas em dentes decíduos.

(Apoio: CNPq)
COL008 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Efeito mecânico, antibiofilme e citotóxico de um cimento ortodôntico contendo nanopartículas de fosfato e quitosana fosforilada
Fernandes GLP, Delbem ACB, Vanim MM, Castro-Raucci LMS, Martorano AS, Brighenti FL, Oliveira AB, Danelon M
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar in vitro o efeito da adição de nanopartículas de trimetafosfato de sódio (TMPnano) e quitosana fosforilada (Qui-Ph) em cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) ortodôntico sobre as propriedades físico-mecânicas, microbiológicas e citotóxicas. Os grupos experimentais foram: 1) CIVMR-Fuji Ortho LC; 2) CIVMR-14%TMPnano; 3) CIVMR-0,25%Qui-Ph; 4) CIVMR-0,5%Qui-Ph; 5) CIVMR-14%TMPnano-0,25%Qui-Ph e 6) CIVMR-14%TMPnano-0,5%Qui-Ph. Após 24 horas/7 dias e 15 dias determinou-se a Dureza de Superfície (DS) e liberação de fluoreto (F). A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo teste de adesão, crescimento de biofilme e metabolismo do biofilme (XTT), respectivamente. A Citotoxicidade foi determinada pelo método da resazurina. Os resultados foram submetidos à análise de variância, seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). CIVMR-14%TMPnano, CIVMR-14%TMPnano-0,25%Qui-Ph, CIVMR-14%TMPnano-0,5%Qui-Ph apresentaram maior e similar liberação de F (p > 0,001). Já para DS os grupos CIVMR-0,25%Qui-Ph; CIVMR-0,5%Qui-Ph; CIVMR-14%TMPnano-0,5%Qui-Ph foram similares entre si (p < 0,001). A incorporação de 14%TMPnano-0,25%Qui-Ph ao CIVMR levou ao maior efeito inibitório sobre os microrganismos (p < 0,001), maior eficácia sobre a viabilidade celular e citocompatibilidade em relação aos demais grupos (p < 0,001).

Conclui-se que a incorporação de 14%TMPnano e 0,25%Qui-Ph ao CIVMR melhorou suas propriedades, podendo ser uma estratégia clínica para pacientes com alto risco à cárie.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/05532-7  |  FAPESP  N° 2021/14835-3)
COL009 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Desenvolvimento de sistemas nanoemulsionados contendo carvacrol para controle de biofilme cariogênico
Gimenes MS, Sales LS, Lobato JD, Chorilli M, Meneguin AB, Brighenti FL
Morfologia e Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo desenvolver, caracterizar e testar uma nanoemulsão contendo carvacrol como uma alternativa para a prevenção da cárie dentária. A nanoemulsão foi preparada utilizando o método óleo em água e caracterizada quanto aos aspectos visuais, tamanho médio da gotícula, índice de polidispersão e potencial zeta. A atividade antimicrobiana e anticárie da nanoemulsão foram avaliadas em biofilmes polimicrobianos obtidos a partir da saliva de um voluntário, cultivados em blocos de esmalte por 96 h. Os sistemas foram analisados quanto à capacidade em interferir na maturação do biofilme (viabilidade de bactérias e acidogenicidade) e capacidade de impedir a desmineralização do esmalte (microdureza de superfície). As nanoemulsões desenvolvidas apresentaram características visuais satisfatórias e estabilidade durante todo o período analisado. O sistema contendo carvacrol reduziu significativamente a viabilidade microbiana e a acidogenicidade do biofilme em comparação ao sistema sem carvacrol e ao grupo controle. Além disso, os blocos de esmalte expostos ao sistema contendo carvacrol apresentaram uma perda significativamente menor de microdureza de superfície.

Em conclusão, a nanoemulsão desenvolvida contendo carvacrol apresentou-se estável durante o período analisado e controlou importantes fatores de virulência do biofilme, mostrando ser uma opção viável para o desenvolvimento de novas formulações para a prevenção da cárie dentária.

COL010 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Efeito antierosivo de soluções fluoretadas associadas ao copolimero aminometacrilato: estudo in situ randomizado cruzado
Prado TP, Santos KC, Torres CRG, Scaramucci T, Aoki IV, Borges AB
Odontologia Restauradora INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o potencial antierosivo de soluções fluoretadas associadas ao aminometacrilato (AMC) na presença da película adquirida sobre o esmalte e dentina. Doze voluntários instalaram um dispositivo intraoral contendo espécimes de esmalte e dentina bovino. Após, realizaram o bochecho (1 min) com uma das soluções: Água (C); Flúor (F, 225ppm F-); Cloreto Estanhoso (S, 800ppm Sn+2); AMC (2%); FS; AMC+F; AMC+FS e permaneceram com o dispositivo para maturação da película (30 min). Os espécimes foram imersos em HCl 0,03%, pH 2,3, 3 min extra oralmente. Esses passos foram repetidos 6 vezes. Cada solução foi testada em uma fase com os mesmos voluntários (intervalo de 2 dias). Ao término da ciclagem, realizou-se a microbiópsia para leitura da concentração de cálcio e fósforo no ácido coletado por método colorimétrico em espectrofotômetro. Os dados obtidos foram convertidos em valores de perda erosiva (μm) considerando a fórmula estequiométrica da hidroxiapatita. Determinou-se também a concentração de flúor solúvel em KOH (µg/cm²) da superfície dos espécimes. Os dados foram analisados com RM-ANOVA e Tukey (5%). Considerando a perda erosiva calculada em esmalte a solução de AMC+F apresentou o melhor desempenho (p < 0,001). Em dentina, as soluções AMC+F e AMC+FS foram estatisticamente superiores (p < 0,001). Os resultados de concentração de flúor solúvel em KOH no esmalte foram: C = S = AMC < F < AMC+F ≤ AMC+FS ≤ FS e na dentina: C = S = AMC < F = AMC+F = AMC+FS < FS.

Conclui-se que o AMC foi capaz de aumentar o potencial antierosivo de soluções fluoretadas na presença da película adquirida.

(Apoio: CAPES  |  FAPESP  N° 2020/10284-0)
COL011 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Aprendizado de máquina para previsão de adolescentes que usam serviços de saúde bucal para urgência
Bomfim RA
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de prever adolescentes que usam serviços de saúde bucal para urgência por meio de abordagem de aprendizado de máquina com diferentes algoritmos. Foram analisados dados de um levantamento epidemiológico nas cinco maiores cidades (> 80.000 habitantes) de um Estado Brasileiro (n=615) aos 12 anos. Foram coletados dados de características demográficas, consumo de alimentos não-saudáveis e comportamentos de saúde. O modelo teórico de Sisson sobre os determinantes de iniquidades em saúde foi usado. Para o aprendizado de máquina, foram usados 3 algoritmos: 1) XGboost; 2) Random forest e 3) LightGBM. A base epidemiológica foi usada para treinar e testar previsões para detectar indivíduos que usam serviços para urgência, por meio de nove variáveis preditoras (sem conter preditor clínico). As análises foram realizadas no software Python. A função Boruta foi usada para definir as principais preditoras. Entre os adolescentes, 43% usaram os serviços para tratamento/urgência. O Lightgbm teve melhor performance com área sob a curva (AUC) de 78% contra 74% do algoritmo RF e 72% do Xgboost. Porém, após uso da função boruta, 2 variáveis preditoras foram excluídas (sexo e raça), e o lightGBM teve AUC de 76%, e o RF e Xgboost de 75%. Todos tiveram a mesma acurácia (78%). O consumo inadequado foi a preditora mais importante.

Os algoritmos tiveram bom desempenho (acertando 8 em cada 10) para prever adolescentes que usam serviços para urgência e podem ser usados e retreinados no contexto da atenção primária à saúde. Políticas de saúde devem priorizar estes adolescentes

(Apoio: Secretaria Estadual de Saúde de MS  N° 001)
COL012 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Análise do plano municipal e metas no âmbito da saúde bucal
Cunha V, Moimaz SAS, Saliba NA, Saliba TA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O plano de saúde é um documento importante na gestão de serviços em saúde. O objetivo neste trabalho foi analisar o plano, no âmbito da saúde bucal, trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa de análise documental. Foram analisados: os aspectos de estrutura, metas e diretrizes voltadas ao atendimento odontológico. A estrutura física da Assistência Básica está organizada em 20 Unidades Básicas de Saúde. Atuam 45 equipes de Estratégia Saúde da Família, compostas por médicos, dentistas, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde. São 25 Equipes de Saúde Bucal, com cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. O Pronto Atendimento Odontológico possui 02 consultórios odontológicos. Na média complexidade tem-se o Centro de Especialidades Odontológicas, o Serviço Ambulatorial Especializado composto por 02 Ambulatórios. O Centro de Assistência Odontológico à Pessoa com Deficiência, e o Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Unesp. A Rede de Atenção Hospitalar com 02 leitos de cirurgia. A meta foi a reforma do Pronto Atendimento Odontológico, a nova estrutura para o Centro Odontológico e a ampliação das Equipes de Saúde Bucal foram as diretrizes estabelecidas. Conclui-se que o plano municipal de saúde contempla a descrição da infraestrutura e propõe metas, relacionadas à saúde bucal.

Conclui-se que o plano municipal de saúde contempla a descrição da infraestrutura e propõe metas, relacionadas à saúde bucal.

PMI001 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos da terapia de fotobiomodulação em cavidades profundas de cárie dentária: estudo clínico randomizado duplo cego
Santana ALP, Petta TM, Nunes AKO, Silva RNFG, Pinheiro HHC, Marques MM, Silva CM, D'Almeida-Couto RS
Departamento de Dentística UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os efeitos da terapia de fotobiomodulação (FMB) em cavidades profundas de cárie dentária em pacientes submetidos a tratamento minimamente invasivo (TMI) de remoção seletiva de tecido cariado. Foram avaliados 33 dentes, randomizados em três grupos. G1: TMI remoção seletiva de cárie e simulação de aplicação de laser (placebo); G2: TMI remoção seletiva de cárie associado ao laser infravermelho de baixa potência (808nm); e G3: TMI remoção seletiva de cárie associado ao laser vermelho de baixa potência (660nm). Os efeitos da FBM foram avaliados pela sensibilidade dolorosa imediata não estimulada nos tempos de 12 horas, 7 dias e 14 dias. E a sensibilidade dolorosa estimulada pelo frio e pela percussão vertical e horizontal em 14 dias, através da escala visual analógica de dor (EVA). O TMI laser infravermelho apresentou superioridade no controle da sensibilidade dolorosa pós-operatória nos tempos 7 e 14 dias (p=0,042 e p=0,020, respectivamente). Os picos álgicos foram observados no grupo TMI (placebo) em 12 horas e 7 dias. Em 14 dias, a dor estimulada estava ausente nos grupos TMI com e sem laser.

Conclui-se os TMI remoção seletiva de cárie reduz a sensibilidade pós-operatória e ao ser associado a terapia de fotobiomodulação (FBM) laser infravermelho, a redução da sensibilidade pós-operatória em cavidades profundas de cárie dentária é superior.

PMI002 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Liberação de fluoreto do verniz mantido aplicado por 24 h e sua reatividade com a superfície do esmalte próxima ao local da aplicação
Assunção MG, Cury JA, Pagotto LL, Rocha-Gaspar DRC, Tabchoury CPM
Cariologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Como parte do fluoreto do verniz fluoretado (VF) reage com a superfície dentária onde foi aplicado e parte é liberado para a saliva, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do fluxo salivar na liberação do F do VF aplicado e sua reatividade com a superfície do esmalte adjacente ao local da aplicação. VF foi aplicado a hemiblocos de esmalte cariado, que foram posicionados lado a lado (adjacentes) aos respectivos hemiblocos não tratados. Os conjuntos (n=10/grupo) foram submetidos por 24h a fluxos de saliva de: Grupo I=0,5; II=0,25 e III=0,125 mL/min. Alíquotas de saliva foram coletadas em função do tempo para análise de F. A concentração de F tipo "CaF2" e fluorapatita (FAp) foi determinada em todos hemiblocos. Os dados foram estatisticamente analisados (ANOVA, Tukey, α=5%). Um pico de concentração de F foi observado após 3h da imersão dos blocos em saliva (grupo I=0,395; II= 0,474 e III= 0,550 µg F/mL). Nos hemiblocos adjacentes foi encontrada maior concentração (média±dp;n=10) de "CaF2" no grupo III (11,3±1,9 µg F/cm2), a qual diferiu significativamente dos demais grupos (I=6,6±1,4 e II=6,9±1,5). Alta concentração de "CaF2" (média de 69,7 µg F/cm2) foi encontrada no esmalte sobre o qual o VF foi aplicado, mas os grupos não diferiram estatisticamente. Os grupos não diferiram quanto à FAp, tanto para o esmalte onde o VF foi aplicado, quanto no adjacente.

Os resultados sugerem que um fluxo salivar reduzido possibilitaria que o F que é liberado do VF, nas primeiras 24h que é mantido aplicado ao esmalte, reaja mais eficazmente com superfícies adjacentes ao local da aplicação.

(Apoio: CAPES  N° 001)