2469
Resumo encontrados. Mostrando de 2181 a
2190
RCR098 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
7 - Patologia Oral
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Adenoma Pleomórfico: Uma série de 08 casos clínicos
Gontijo BA, Araújo MS, Henrique PR, Barbosa BMC, Servato JPS
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os tumores de glândulas salivares correspondem a 3% de todas as neoplasias nos seres humanos. A grande maioria é de tumores benignos, dos quais 40%-70% correspondem ao adenoma pleomórfico (AP). Este distúrbio acomete com maior frequência as glândulas salivares maiores (62,1%), com predileção pela parótida, por sua vez, as glândulas salivares menores são raramente acometidas (37,9%). Tal doença ocorre frequentemente no sexo feminino (60%), entre 4º e a 6ª década de vida, com idade média de aproximadamente 45 anos. Dessa forma, o presente estudo tem como propósito descrever e analisar uma série de casos diagnosticados retrospectivamente como AP, procedente do Serviço de Estomatologia/Patologia Oral da Universidade de Uberaba - UNIUBE. Os dados coletados dos prontuários odontológicos incluíram: idade, sexo, cor/etnia, tamanho, sintomatologia e tempo de evolução. Foram encontrados nesses arquivos um total de oito casos com diagnóstico clínico e histológico de AP. Tais lesões foram frequentemente encontradas nas regiões palatinas, de mulheres entre a 4ª e 5ª década de vida, sem clara predileção por raça. Sendo comumente descritos como tumorações, assintomáticas, bem delimitada, séssil, indolor, firme, não ulcerada e de longa duração. Atualmente, existem apenas 07 trabalhos abordando as características clínicas e patológicas dos AP em populações brasileiras.
Os dados apresentados por esses trabalhos são muito semelhantes aos descritos em nossa casuística, confirmando assim as predileções do AP na população brasileira.
RCR099 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Estado da arte sobre mediadores inflamatórios na doença falciforme e sua relação com a doença periodontal
Martins RC, Conceição GASG, Monteiro GM, Lima JE, Santos MPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Há uma lacuna de conhecimento sobre a relação entre a Doença Falciforme (DF) e Doença Periodontal (DP). Em comum, ambas doenças são inflamatórias e evoluem em severidade que podem ser medidas por biomarcadores salivares. Revisar amplamente a literatura para mapear os mediadores inflamatórios mais estudados para a DF e para a DP a fim de estabelecer uma relação entre eles. As bases de dados Medline-PubMed, Scopus, Cochrane Library, Schielo, Lilacs e Google Scholar foram revisadas com a chave de busca ((Periodontal Diseases) AND ((Sickle Cell Disease) OR (Sickle Cell Anemia))) OR (((Sickle Cell Disease) OR (Sickle Cell Anemia)) AND ((Inflammation Mediators) OR (Biomarkers))) entre Janeiro 2013 até Abril de 2023. Dos 2956 estudos obtidos, foram selecionados 21 artigos para a leitura do título e abstract, sendo 15 excluídos, restando 6 artigos com informações sobre mediadores inflamatórios em pessoas com DF e DP. Um artigo apresentou análises sanguíneas sobre Interferon Gama, Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α), Interleucinas (IL): IL- 4, IL-5, IL-8, IL-10, IL-13 em crianças com gengivite. Outros 3 artigos versaram sobre níveis de ferritina e saturação de transferrina para a DF através de exame hematológicos na periodontite. Os estudos em saliva analisaram IL-10, IL-12, IL-1β, IL-6,IL-8, TNF-α. Estudos mais recentes analisaram Proteína C-Reativa e Óxido Nitroso, com grupo controle em sangue em crianças com gengivite.
Os estudos em geral, analisam os mediadores inflamatórios por sangue e ou saliva. Não foi possível correlacionar os biomarcadores para ambas doenças.
RCR100 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Associação entre periodontite e câncer de mama: Uma revisão de escopo
Peixoto RK, Agnese CC´, Antoniazzi RP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Estudos demonstram que a periodontite tem sido associada com diversos tipos de câncer incluindo o câncer de mama (CM). O CM é a neoplasia mais frequente diagnosticada em mulheres mundialmente. O objetivo do estudo foi mapear a literatura sobre a associação entre periodontite e CM. Está revisão de escopo seguiu as diretrizes PRISMA- ScR. Os estudos foram pesquisados nas bases de dados Medline (Pubmed), Embase e Web of Science. Foram incluídos estudos longitudinais e caso-controle. Dois revisores independentes selecionaram e analisaram os artigos. Foram incluídos 15 estudos, publicados desde 2003. Uma associação entre periodontite e a maior ocorrência de CM tem sido evidenciada na maioria dos estudos publicados. A periodontite não tratada induz uma inflamação crônica de baixo grau persistente identificada como um facilitador para ocorrência da alteração maligna do CM. Porém, a associação não é claramente observada em alguns estudos que definiram periodontite por meio de exame bucal. Portanto, são resultados ainda controversos devido a características metodológicas divergentes. O CM e a periodontite são doenças que demandam cada vez mais de pesquisas para compreender seus fatores de risco. Uma melhor compreensão desta associação pode ter importantes implicações clínicas e de saúde pública, dada a possibilidade de que a prevenção e o tratamento da periodontite podem influenciar o aparecimento ou avanço do CM.
Pode-se concluir que a periodontite parece estar associada ao CM. Porém, estudos de melhor qualidade são necessários para confirmar esses achados.
RCR101 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Mecanismos fisiopatológicos envolvidos na Hipertensão Arterial Sistêmica e Doença Periodontal: Uma revisão da literatura
Provinciali LS, Correa JEJ, Celles CAS, Feyo VB, Fabri GMC, Chaves MGAM, Macedo PFN, Miranda DA
Clínica odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura científica sobre os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na doença periodontal (DP) junto à hipertensão arterial sistêmica (HAS), além dos fatores envolvidos nesta interação e seus possíveis efeitos sinérgicos. Após a confecção de uma estratégia de busca com os termos doença periodontal, gengivite, periodontite, hipertensão arterial sistêmica e doença cardiovascular, fez-se uma busca ativa na literatura científica nas bases de dados PubMed, LILACS e Scielo, a contemplar artigos que abordassem a provável interação entre DP e HAS. A busca incluiu artigos publicados entre os anos de 2007 e 2023 e como critérios de elegibilidade considerou-se estudos clínicos controlados, revisões sistemáticas e estudos experimentais. Estudos clínicos não controlados e metodologias mal delineadas foram excluídos. 230 artigos foram encontrados e após leitura de título e resumo, 42 foram selecionados para leitura na íntegra e destes, 5 foram eleitos. A análise e compreensão demonstraram forte inter-relação entre DP e HAS, na qual pacientes com alto índice de bolsa periodontal, inflamação e quadro de periodontite apresentam dificuldades no controle da HAS, além da exacerbação do quadro periodontal desfavorável.
A falta de consenso sobre os mecanismos fisiopatológicos inerentes motivou a realização dessa revisão e pode concluir a importância e necessidade da orientação aos pacientes quanto aos cuidados com a saúde bucal e sistêmica, além de motivar uma pesquisa clínica com o objetivo de resultados ainda mais pertinentes.
RCR102 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação clínica e radiográfica da eficácia da sinvastatina na terapia regenerativa da peri-implantite: relato de caso
Purisaca JEV, Sánchez-Puetate JC, Fernandes L, Zandim-Barcelos DL, Vaz LG
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Defeitos peri-implantares (DEFPI) são um risco para a perda de implantes dentários e a progressão da peri-implantite (PI). O gel de metilcelulose (GELM) carreado com sinvastatina (SIM) tem mostrado resultados significantes, obtendo ganho de inserção clínica e ganho ósseo radiográfico em defeitos infra- ósseos causados pela periodontite. Atualmente não existe evidência científica sobre o uso de sinvastatina em DEFPI. Porém, o objetivo deste relato de caso será avaliar a eficácia do GELM carreado com SIM em DEF- PI. Foi selecionado 1 participante, portador de PI com um DEFPI em exame radiográfico, com dimensão de ≥3mm de profundidade, associado a uma profundidade de sondagem (PS) de 7mm. Foi tratado com acesso cirúrgico (AC), implantoplastia (IP), colocação de enxerto de tecido conjuntivo (ETC) e aplicação de GELM/SIM no DEFPI. Avaliações clínicas foram realizadas no baseline, 3, 6 e 12 meses. Foram ainda realizadas radiografias no baseline, 6 e 12 meses após. Apos 12 meses de tratamento em comparação com o baseline, os resultados mostraram um perda de profundade de sondagem e um ganho de inserção clinica de ate 5mm, um ganho de preenchimento ósseo radiográfico de até 2mm, um ganho de espessura de tecido mole de 1mm, uma diminuição no índice de placa de 14,27%, uma diminuição de índice gengival de 2% e uma diminuição no sangramento a sondagem de 15%.
O tratamento de AC+SIM parece ser eficaz para a resolução da peri-implantite. Contudo, estudos com uma maior amostra e tempo de acompanhamento precisam ser realizados para melhores conclusões sobre seu uso.
(Apoio: CNPq N° 141166/2020-7)
RCR103 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efeitos periodontais associadas a expansão rápida de maxila assistida cirurgicamente: uma revisão integrativa
Coelho RMF, Anjos LM, Rocha AO, Amelunge S, Francisconi NS, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Essa revisão integrativa teve como objetivo avaliar os efeitos periodontais associadas à expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente (ERMAC). Em março de 2023, uma busca foi realizada nas bases Web of Science, PubMed e Scopus utilizando uma chave específica de busca composta por palavras-chave e operadores booleanos. A busca foi realizada por dois pesquisadores, sendo realizada leitura do título, resumo ou texto completo. Após seleção seguindo os critérios de elegibilidade, foram recuperados 190 artigos dos quais 25 foram incluídos para análise. O tamanho da amostra variou de 9 a 262 pacientes por estudo. O desenho de estudos mais prevalente foi relato de caso (64%). A técnica ERMAC convencional (bipartida) foi a mais utilizada (84%), seguida da técnica modificada, ou tripartida (36%). Os estudos indicaram a ocorrência de sequelas periodontais da ERMAC por meio da sondagem periodontal (88%) e tomografia computadorizada (68%), avaliando a presença de recessão gengival e perda óssea alveolar, respectivamente. Apenas 3 estudos indicaram a expansão em milímetros, variando de 0,95 a 6,20 mm. A maioria dos estudos relacionaram as sequelas periodontais a região de ostectomia (56%). Apenas 2 estudos não reportaram associação entre a ERMAC e sequelas periodontais.
Com isso, essa revisão integrativa, apesar da heterogeneidade das metodologias de avaliação dos estudos incluídos, evidenciou que os pacientes submetidos à ERMAC apresentam sequelas periodontais variadas, em diferentes graus de severidade, principalmente associada a região de osteotomia.
RCR104 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Um panorama atual sobre endocardite infecciosa e doença periodontal - uma revisão integrativa
Silva FM, Anjos LM, Rocha AO, Effting GO, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão integrativa analisou a ocorrência de endocardite infecciosa (EI) associada à doença periodontal (DP). Em abril de 2023, uma busca foi realizada nas bases Web of Science, PubMed e Scopus utilizando palavras-chaves e operadores booleanos. Considerou-se estudos publicados entre 2018 e 2023. A busca foi realizada por dois pesquisadores. Para seleção, foi realizada leitura do título, resumo ou texto completo. Foram recuperados 88 artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade, dos quais 7 foram incluídos para análise, sendo 4 estudos observacionais e 3 relatos de caso. Soma-se a presença de EI e de DP a valvulopatias, cardiopatias reumáticas, cardiomiopatia, acidente vascular cerebral e angiomiolipoma. A ocorrência de EI foi creditada às seguintes bactérias: Rothia dentocariosa, Streptococcus mitis, Streptococcus oralis, Streptococcus sanguinis, Streptococcus viridans; Streptococcus intermedius; Staphylococcus aureus; Haemophilus parainfluenzae; Streptococcus mutans e Parvimonas micra. Todos estudos incluídos associaram diferentes antibióticos, sendo eles: penicilina G, vancomicina e ceftriaxona; vancomicina, gentamicina e rifampicina; ceftriaxona e gentamicina; clindamicina e penicilina; ceftriaxona e rifampicina. Apenas 1 estudo associou a amoxicilina a outros antibióticos não mencionados.
Logo, essa revisão integrativa evidenciou o vínculo entre EI e DP, sendo essa ligada a diferentes condições cardiovasculares prévias. Os estudos sugerem combinação de diferentes antibióticos para tratamento da EI causada por DP.
RCR105 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tratamento de hipersensibilidade dentinária com gel dental regenerativo contendo cálcio: relato de caso em paciente com periodontite
Mazzola T, Reis ALM, Pegoraro JVC, Teodoro MCR, Lima DC, Vilhena FV, Fernandes LA
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A hipersensibilidade dentinária (HD) é definida como dor causada pela exposição da dentina em resposta a vários estímulos. Pacientes com doença periodontal (DP) frequentemente relatam HD devido à exposição da superfície radicular ou após tratamento. Agentes bioativos derivados do cálcio e/ou sistemas baseados em silício, como a tecnologia REFIX, têm sido utilizados para promover a regeneração dentária, com foco no tratamento de sensibilidade dentária. Com base nisso, a eficácia do gel dental REFIX combinado com cálcio no tratamento da HD foi avaliada em um paciente com DP de 45 anos de idade. Os lados direito e esquerdo do paciente foram selecionados aleatoriamente utilizando um dos protocolos odontológicos de profilaxia: Gel dental REFIX associada ao Cálcio - aplicado na vestibular dos dentes 13, 14 e 15 ou Pedra Pomes - aplicado na vestibular dos dentes 23, 24, 25. Os produtos foram aplicados com escova de Robson durante 10 segundos em cada superfície dentária. A escala de Schiff para dentes sensíveis (0-3) foram realizados aplicando jato de ar na superfície vestibular de cada dente por 5 segundos antes e depois das profilaxias. O paciente relatou dor e interrompeu o estímulo antes e após a profilaxia com Pedra Pomes. Houve uma redução na dor quando o protocolo Gel Dental REFIX associada ao Cálcio foi usado (3 antes e 1 depois). Nesse caso, o paciente sentiu o estímulo, mas não pediu para ser interrompido.
Podemos concluir que o Gel Dental Refix associada ao Cálcio reduziu a HD no paciente com DP.
RCR106 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Reconstrução de papila interdental utilizando ácido hialurônico: Uma revisão integrativa
Leal GM, Anjos LM, Rocha AO, Nogueira MAC, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão integrativa foi analisar a utilização de ácido hialurônico para reconstrução de papila interdental. Em março de 2023, uma busca foi realizada nas bases Web of Science, PubMed e Scopus utilizando uma chave específica de busca composta por palavras-chave e operadores booleanos. A busca foi realizada por dois pesquisadores. Para seleção foi realizada leitura do título, resumo ou texto completo. Após seleção seguindo os critérios de elegibilidade, foram recuperados 97 artigos, dos quais 21 foram incluídos para análise. O tamanho da amostra variou de 1 a 86 papilas por estudo. Todos os estudos realizaram a aplicação de ácido hialurônico em papilas da região anterior. A maioria dos estudos (n=13) analisaram o ganho de papila com ácido hialurônico por meio do fechamento do espaço correspondente ao "black space", sendo realizadas fotografias e mensuração do espaço restante após aplicação do ácido hialurônico em softwares específicos. A redução do black space variou de 0,20 a 4mm2. A concentração do ácido hialurônico mais utilizada foi de 20 mg/mL, sendo utilizado normalmente de 0,1 a 0,2 mL de produto por papila (n=14). Os estudos reportaram de 1 a 5 sessões de reaplicação. A maioria dos estudos realizaram acompanhamento de até 6 meses (n=11).
Com isso, essa revisão integrativa evidenciou que a reconstrução de papila interdental utilizando ácido hialurônico é uma técnica eficaz e segura, sendo utilizada principalmente para reconstruções em áreas estéticas.
RCR107 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Plasma rico em fibrina em odontologia: uma análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados
Francisco A, Anjos LM, Rocha AO, Bagatim L, Souza JCM, Cardoso M, Henriques BAPC, Cruz ACC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo dessa revisão foi analisar as principais características dos 100 artigos mais citados sobre Plasma Rico em Fibrina (PRF) em odontologia. Foi utilizada uma chave específica de busca elaborada com palavras-chaves e operadores booleanos na base Web of Science em março de 2023. Os artigos foram organizados por ordem decrescente de citações. O número de citações foi comparado nas bases Scopus e Google Scholar. Dois pesquisadores extraiam os seguintes dados: número e densidade de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; palavras-chave; país e continente. Mapas bibliométricos foram gerados com o VOSviewer. O número de citações variou de 30 a 1.145 (média:83,5), sendo que 20 estudos tiveram pelo menos 100 citações. Os artigos foram publicados entre 2006 e 2021, com destaque para o ano de 2017 (12%). O periódico mais prevalente foi o Journal of Periodontology (17%). Estudos de intervenção foram os mais comuns (55%). A temática mais frequente foi o uso do PRF em defeitos periodontais (22%). Miron RJ e Pradeep AR foram os autores com mais artigos publicados (8%, cada). A Universidade de Berna destacou-se (10%). Os países com mais artigos publicados foram: Coréia do Sul (16%), Estados Unidos e Índia (13%, cada), enquanto o continente foi a Ásia (53%). Os mapas do VOSviewer demonstraram confluência entre os autores.
Os 100 artigos mais citados sobre PRF foram publicados em sua maioria por autores asiáticos e europeus, com destaque de publicações no ano de 2017, abordando principalmente defeitos periodontais.
(Apoio: CNPq)