2499
Resumo encontrados. Mostrando de 1971 a
1980
PR0141 - Painel Iniciante
Área:
8 - Periodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7
Avaliação da adesão à terapia periodontal básica dos pacientes em uma clínica escola de odontologia
Carvalho ACH, Nicolau ACCM, Vaz ICO, Leite IF, Andrade NK, Nóbrega DF
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa avaliou de forma retrospectiva o nível cooperação dos pacientes submetidos à terapia periodontal básica. Foram coletados, através de prontuários, dados relacionados aos diagnósticos, consultas e parâmetros clínicos periodontais de pacientes diagnosticados com doença gengival e/ou periodontal; e que receberam a terapia periodontal básica como tratamento. Dentre os 404 pacientes, 66,1% eram do sexo feminino, 33,9% do sexo masculino, com média de 39,7 anos de idade. O principal diagnóstico inicial foi à gengivite (57,9%). Em relação ao nível de cooperação do paciente, 48,5% colaboraram de forma incompleta, 32,2% de forma completa e 19,3% não colaboraram; sendo importante destacar que 67,8% dos pacientes não fizeram reavaliação, abandonando a terapia ativa e de suporte, conduta esta que compromete sobremaneira a manutenção da saúde periodontal.
De acordo com os achados, a maioria dos pacientes mostram-se colaboradores incompletos, sugerindo um baixo grau de cooperação e comprometimento com o tratamento proposto.
PR0143 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7
Liberação dos fatores de crescimento TGF β1 e VEGF pós-condicionamento dentinário com agentes quelantes: análise ex vivo
Moreira JPPM, Tomaz MV, Colaço MV, Coelho B P, Tinoco JMM, Almeida MR, Sassone LM
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os fatores de crescimento (FC) armazenados na dentina têm papel fundamental no processo de reparo do complexo dentino pulpar. O presente estudo investigou a liberação dos fatores de crescimento TGFβ1 e VEGF após condicionamento com diferentes agentes quelantes além da remoção da smear layer (SL) e erosão dos túbulos dentinários (ETD) por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).Setenta e dois dentes permanentes, unirradiculares e hígidos foram cortados e padronizados em cilindros com 8mm de comprimento e 1mm de diâmetro interno. Posteriormente, foram irrigados com 20 mL de 1,5% NaOCl por 5 min e separadas aleatoriamente em 4 grupos com diferentes protocolos de irrigação final: EDTA 17%, Quitosana 0,2%, Ácido etidrônico 9% e solução salina. Um total de 36 dentes foram armazenados em tubos eppendorfs contendo meio de cultura α-MEM, 100 U/mL de penicilina e de estreptocimicina a 37°C por 24h.Os sobrenadantes foram então coletados e a liberação dos FC quantificada por meio do teste ELISA. Não foi detectada a liberação dos FC nos grupos testados. Os demais 36 dentes foram preparados para análise da remoção da SL e a ETD. Estes dados foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis e Dunn com um nível de significância = 0,05. A irrigação final com os agentes quelantes foi eficiente na remoção da SL e promoveu ETD
Diante dos resultados obtidos, conluiu-se que: não foi possível quantificar a liberação dos FC com o Kit ELISA utilizado; todos os agentes quelantes foram eficientes na remoção da SL e promoveram algum grau de ETD, sem diferença significativa entres os grupos.
PR0145 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7
Acurácia dos testes de sensibilidade e vitalidade pulpar no diagnóstico endodôntico: uma revisão de literatura
Marques RRPG, Tavares SJO, Ormiga F, Gusman H
DRE Departamento de Pós Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A revisão de literatura propôs avaliar a eficácia dos testes de sensibilidade/vitalidade pulpar frente ao diagnóstico endodôntico. Foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Google acadêmico e Cochrane. Os descritores foram "avaliação", "acurácia", "testes de vitalidade pulpar", empregando sinônimos e termos em inglês. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos que avaliassem o tema proposto. De 159 artigos encontrados, aplicando-se os critérios de elegibilidade, restaram 14 artigos, que lidos na íntegra resultaram na inclusão de 8 artigos. A avaliação mostrou que os testes de vitalidade pulpar são superiores aos testes de sensibilidade em avaliações de dentes com trauma. A taxa de acerto para os testes oximetria de pulso (OP) e testes pulpares térmicos foi de 100% e do teste elétrico foi de 90% em dentes permanentes, sendo este podendo ter sua resposta alterada de acordo com a condição pulpar. O teste de OP e a fluxometria por laser doppler foram considerados os testes com maiores precisão em relação ao estado real da polpa. Todavia, o diagnóstico baseado nesses testes permanece um desafio para o clínico devido às limitações e subjetividade de execução e resposta.
Sabe-se que os testes de sensibilidade e vitalidade pulpar continuam sendo instrumentos valiosos como adjuvante no estabelecimento do diagnóstico pulpar, porém a evidência disponível não aponta para diferenças significativas entre os diversos testes. Logo, são necessários mais estudos que auxiliem na robustez da evidência e auxilie no processo de tomada de decisão clínica.
PR0152 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8
Determinantes individuais e do contexto escolar associadas ao bullying em escolares de 8 a 10 anos
Araújo LJS, Granja GL, Leal TR, Lima LCM, Gomes MNC, Paiva SM, Granville-Garcia AF
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Investigar determinantes individuais e contextuais associados ao bullying em escolares. Realizou-se um estudo transversal com amostra aleatória representativa de 769 crianças de 8 a 10 anos. As crianças responderam uma pergunta sobre episódios de bullying relacionado a saúde bucal, um questionário sobre ansiedade infantil (The Revised Children's Manifest Anxiety Scale) e disfunção orofacial (Nordic Orofacial Test). Os pais forneceram informações sobre características sociodemográficas, distúrbios do sono (Sleep Disturbance Scale for Children) e alfabetismo em saúde bucal (Oral Health Literacy-Adults Questionnaire). Examinadores calibrados avaliaram as crianças para diagnóstico de cárie dentária, má oclusão e traumatismo dentário (Kappa>0,80). As variáveis contextuais foram tipo de escola e renda do bairro escolar. Foram usados modelos de regressão de Poisson multinível não ajustados e ajustados. A prevalência do bullying relacionado à saúde bucal foi 13,3% entre as crianças. Na análise ajustada, após inserção de determinantes individuais e de contexto, a má oclusão (RP = 1.59; IC95%: 1.03-2.44) e a ansiedade (RP = 1.79; IC95%: 1.10-2.93) permaneceram associados ao bullying. Em relação ao contexto, renda mensal do bairro da escola foi associada ao bullying (RP = 1.75; IC95%: 1.12-2.72).
A ansiedade e má oclusão influenciaram a presença do bullying. A menor renda familiar do bairro da escola foi um determinante contextual importante para o aumento da prevalência de bullying.
PR0155 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8
Avulsão e reimplante imediato: mecanismos envolvidos no reparo pulpar e periodontal
Silva CA, Almeida-Junior LA, Arnez MFM, Rizzato EVCS, Silva LAB, Paula-Silva FWG
DCI-Departamento de Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de reparo tecidual pulpar e periodontal após avulsão dentária e reimplante imediato. Ratos da linhagem Wistar machos (CEUA/FORP Nº 2021.1.321.58.6) foram submetidos a extração dos incisivos superiores direitos, seguido de reimplante imediato. Os dentes do lado esquerdo foram mantidos hígidos como controle. Decorridos os períodos experimentais de 15 e 60 dias, os animais foram eutanasiados e foi realizado o processamento histotécnico para avaliação histopatológica, marcação por imunohistoquímica (neurotrofina-4 - NT-4, molécula-1 de adesão celular endotelial a plaquetas - PECAM-1 e sialofosfoproteína dentinária - DSPP) e quantificação de células apoptóticas pelo método de TUNEL. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância de duas vias, seguido pelo pós-teste de Sidak´s (α= 5%). Foi observada intensa marcação para NT-4, DSPP e PECAM-1 na polpa dentária dos dentes reimplantados, diferentemente do grupo controle (dentes hígidos) (p = 0,0439, p = 0,0389 e p < 0,01, respectivamente). Da mesma forma, maior número de células apoptóticas foram observadas no ligamento periodontal de dentes reimplantados aos 15 dias, comparado com o grupo controle (p < 0,001).
Os resultados mostraram presença de marcadores neuronais, vasculares e de neoformação dentinária no tecido pulpar de dentes reimplantados, enquanto que no ligamento periodontal foram observados indícios de apoptose demonstrando que mecanismos de reparo pulpar e periodontal são ativados após avulsão e reimplante imediato.
PR0167 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 9
Avaliação da eficácia e aceitação de um processo de educação em saúde na infância em um ecossistema digital
Ferreira LG, Ribeiro YJS, Nelson-Filho P, Carvalho FK, Paula-Silva FWG
Departamento de clínica infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Estratégias de educação em saúde iniciadas na infância podem impactar positivamente a saúde bucal e qualidade de vida da população. O objetivo desse estudo foi investigar a eficácia e aceitação de um processo de educação em saúde voltado para crianças e realizado em um ecossistema digital. Trata- se de um ensaio clínico randomizado, com uma amostra de 100 pares de mãe-filho, com crianças de 6 a 12 anos idade. Os participantes foram divididos em Grupo 1 - Controle (receberam exame clínico, profilaxia e orientação de higiene bucal no consultório odontológico) e Grupo 2 - Experimental (receberam exame clínico, profilaxia, orientação de higiene bucal e vídeos educativos por WhatsApp, 2 vezes por semana ao longo de 30 dias). As avaliações realizadas incluíram o Índice de Placa Visível (IPV) e de Índice de Sangramento Gengival (ISG). Os dados foram analisados utilizando os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon (α= 5%). Para o grupo de indivíduos que recebeu informações por mídias digitais, o IPV e ISG da mãe e dos filhos foram significativamente menores do que no grupo que recebeu orientação convencional somente no consultório odontológico (p=0.0001). Dentre o conteúdo enviado, a maior parte das mães (63,2%) e das crianças (81,6%) preferiu temas relacionados à higienização bucal. Informaram, ainda, que a linguagem foi adequada para o entendimento da criança (93,8%).
O processo de educação em saúde voltado para crianças e realizado em um ecossistema digital mostrou-se eficaz e apresentou boa aceitação pelas mães.
PR0170 - Painel Iniciante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 9
Atividade antimicrobiana de méis orgânicos da Mata Atlântica brasileira contra bactérias causadores de infecções nosocomiais
Silva KCRGSE, Araújo TO, Barrozo EJS, Alencar SM, Rosalen PL, Homem MA, Silva PV, Romario-Silva D
FACULDADE FAIPE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Mel é um alimento funcional presente na dieta humana desde os tempos antigos. Mais recentemente foi reintroduzido em ambientes hospitalares para o tratamento de infecções em feridas cutâneas. Com o aumento da resistência microbiana novas estratégias terapêuticas como esta devem ser incentivada. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a atividade antimicrobiana de duas amostras de méis orgânicos da Mata Atlântica brasileira, denominados OH-1 e OH-2, contra os microrganismos Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 (P. aeruginosa), Staphylococcus aureus ATCC 25923 (S. aureus) e Staphylococcus aureus MRSA ATCC 33591 (MRSA) causadores de infecções nosocomiais. A susceptibilidade microbiana foi determinada pelo método da microdiluição em caldo para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CBM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM). Os resultados demonstraram uma atividade antimicrobiana promissora das duas amostras de méis, com valores de CIM e CBM variando entre 6 e 8% (p/v).
Com base nos resultados promissores de atividade antimicrobiana e comparado mel de Manuka, que é o padrão ouro dos méis para essa atividade biológica, os méis da Mata Atlântica brasileira são fortes candidatos para se tornarem méis de grau médico no Brasil. Estudos de mecanismo de ação, posologia e ensaios pré-clínicos são necessários para melhor caracterizar o potencial terapêutico desses méis.
PR0173 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 9
Comparação 3D dos movimentos ortodônticos de rotação, inclinação e angulação em dentes anteriores com alinhadores transparentes
Bank DZ, Casagrande CPM, Alencar DS, Almeida RCC, Miguel JAM, Carvalho FAR
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os alinhadores ortodônticos transparentes estão sendo cada vez mais utilizados, sendo importante avaliar a acurácia da movimentação obtida por esses. Objetivou-se comparar tridimensionalmente os movimentos ortodônticos de rotação, inclinação e angulação planejados em relação aos movimentos efetivamente obtidos em dentes anteriores com alinhadores transparentes (Smart Aligner®).O cálculo amostral demonstrou a necessidade de 28 pacientes. Pôde-se observar que para movimentos de angulação na arcada superior, o erro médio entre o planejado e o obtido de cada grupo variou de 5,04° a 7,62°; na arcada inferior, de 5,63° a 7,47°. Para movimentos de rotação na arcada superior, variou de 4,5° a 6,63° e na inferior, de 5,84° a 6,56°. Para movimentos de inclinação, na arcada superior variou de 2,81° a 3,01° e na inferior, de 2,55° a 3,58°. O Teste de Kuskal-Wallis com correção de Bonferroni, encontrou diferença estatisticamente significativa entre os movimentos planejados e os efetivamente obtidos nesta amostra. Quando foi realizada a avaliação par a par (entre o planejado versus resultado obtido), observou-se diferença estatisticamente significativa somente na comparação de inclinação com rotação e entre inclinação e angulação. Não houve diferença significativa quando comparada a angulação com a rotação.
Pode-se concluir que há diferença entre os movimentos ortodônticos de rotação, inclinação e angulação planejados e os obtidos, através de alinhadores transparentes. Dentre os movimentos estudados, a inclinação foi o movimento que apresentou maior acurácia.
PR0174 - Painel Iniciante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 9
Atividade antimicrobiana de microrganismos probióticos contra bactérias causadoras de infecções nosocomiais
Backes LG, Junqueira JC, Santos ELS, Vieira FC, Ferreira TA, Silva PV, Silva ACB, Romario-Silva D
Beira Rio UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Investigou-se três Lactobacilos nomeados de 28.4 (Lactobacillus paracasei), 20.4 (Lactobacillus fermentum) e 5.2 (Lactobacillus rhamnosus) contra as bactérias causadoras de infecções nosocominais: Staphylococcus aureus (S. aureus) ATCC 25923, Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (S. aureus - MRSA) ATCC 33591 e Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) ATCC 27853. As três cepas de Lactobacillus foram cultivadas em caldo Rogosa na densidade 1x108 células durante 24 h. Na susceptibilidade microbiana os patógenos, na concentração final de 5x105, foram colocados em contato com os extratos dos Lactobacillus, esterilizados por filtração, durante 24 horas. Posteriormente, alíquotas das amostras foram diluídas e plaqueadas em meio ágar seletivo para cada patógeno e, em seguida, foi realizada a contagem de Unidades Formadoras de Colônias por mL (UFC/mL). Na análise estatística foi utilizado Anova One-way mais pós teste de Tukey (α: 5%). Os três microrganismos reduziram acima de 70% e acima de 40% a viabilidade das cepas de S. aureus e P. aeruginosa, respectivamente (p<0,05).
Os microrganismos probióticos aqui testados são uma alternativa promissora para o controle de microrganismos relacionados a infecções hospitalares. Análises de atividade antibiofilme e identificação química dos componentes liberados no extrato dos probióticos são necessárias para extrapolação desses resultados para ensaios pré-clínicos.
PR0192 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 10
A autopercepção da estética dental pode estar associada ao bullying entre escolares do sul do Brasil?
Peres ABC, Medeiros DC, Rigo DCA, Santos PS, Soares JP, Bolan M, Cardoso M, Santana CM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo verificou a associação da autopercepção da estética dental e o bullying autorreferido em 204 escolares de 7 a 15 anos, alfabetizados e matriculados na rede municipal de ensino de Florianópolis. Trata-se de um estudo transversal realizado entre 2019 e 2020. A variável dependente foi a autopercepção da estética dos dentes, mensurada através do Child's and Parent's Questionnaire about Teeth Appearance. Fatores sociodemográficos, odontológicos e relativos ao autorrelato de bullying foram as variáveis independentes. Para a coleta dos dados subjetivos a equipe foi previamente treinada e para os dados objetivos, calibrada. Todas as variáveis foram dicotomizadas. A maioria das crianças era de idade igual ou inferior a 11 anos (51,5%), do sexo feminino (60,3%), com baixa prevalência de fluorose (24%), HMI (23,5%), lesão de cárie (20,1%), trauma em dentes anteriores (10,3%), overjet (33,3%), overbite (2,5%) e mordida aberta anterior (4,4%). A autopercepção negativa da estética dental foi observada em quase metade dos participantes (49%), enquanto a prevalência de bullying foi baixa (20,1%). Na análise bivariada, a única variável associada estatisticamente com a autopercepção da aparência dos dentes foi o autorrelato de bullying (p=0,029). A maioria dos escolares que perceberam mais negativamente a estética dos seus dentes, relataram ter sido vítimas de bullying nos últimos dois meses (63,4%).
Os resultados deste estudo sugerem que a autopercepção negativa da aparência dos dentes pode estar associada ao relato de bullying pelos escolares.