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Resumo encontrados. Mostrando de 1971 a
1980
PR0256 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13
Impacto da utilização de máscaras de proteção na percepção da estética da face
Oliveira AC, Holz IS, Cunha AS, Almeida RCC
ORTODONTIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As máscaras tornaram-se importantes aliadas durante a pandemia do SARS-CoV-2. No entanto, por cobrir grande parte da face, inclusive a área perioral, estima-se que exista uma influência na mensuração da atratividade e estética facial. Por meio deste trabalho, objetivou-se verificar se a utilização de máscara influencia na percepção estética da face. As percepções estéticas das faces de de 10 homens e 10 mulheres, em três momentos distintos: foto frontal em repouso, sorrindo e utilizando a máscara foram avaliadas por 100 ortodontistas e 100 leigos por meio do aplicativo "Google Forms". Os resultados foram analisados no software Statistical package for the social sciences. As fotografias em que os modelos estavam sorrindo receberam notas superiores, seguidas das fotos frontais em repouso e das fotos dos modelos utilizando as máscaras. Não houve diferença estatisticamente significativa na avaliação de ortodontistas e leigos nas fotografias com o uso da máscara. As notas dos ortodontistas foram maiores do que as dos leigos nas fotos sorrindo e sem sorrir. O grupo das mulheres receberam notas maiores do que as dos homens nos três momentos.
Portanto, as máscaras apresentam impacto na percepção estética da face. As fotos frontais sorrindo foram consideradas as mais atrativas comparadas às frontais em repouso e frontais utilizando máscara. Os avaliadores leigos e ortodontistas divergiram apenas nas notas dos modelos sem máscara. O resultado sugere que a área perioral apresenta importância na avaliação da percepção estética da face.
PR0258 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13
Análise 3D do movimento dentário na correção da biprotrusão com exodontias e fechamento em massa ou em duas fases: ensaio clínico randomizado
Rosa BSPA, Caetano SRO, Miguel JAM, Artese F
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se com esta pesquisa analisar tridimensionalmente a movimentação dentária nas mecânicas de retração em massa e em duas fases. A amostra constou de 32 adultos Classe I, com biprotrusão, tratados com aparelho ortodôntico fixo, alinhamento e nivelamento e extração dos quatro primeiros pré-molares. Foram, então, alocados aleatoriamente no Grupo 1, de retração em massa (n = 16) e Grupo 2, retração em duas fases (n = 16). Para sobreposição de imagens tomográficas iniciais e finais e análise da movimentação dentária utilizou-se os programas de acesso livre ITK-SNAP e 3D-Slicer. A estatística foi realizada com os testes t de Student e Mann-Whitney. Observou-se movimento de inclinação controlada distal dos dentes anteriores e mesial de corpo dos dentes posteriores em ambos os grupos. A maior perda de ancoragem no Grupo 2 e maior retração anterior no Grupo 1 não se mostrou estatisticamente significativa. As médias de ambos os grupos mostraram que os incisivos superiores inclinaram lingualmente 5,4 mm (13,5°) e os incisivos inferiores 5,6 mm (14,72°). Os molares superiores mesializaram 2,4 mm (0,7° de inclinação e 1,5° de torque), 5,6° de rotação mesial, ocupando 1/3 do espaço do primeiro pré-molar. Os molares inferiores mesializaram 1/4 desse espaço, com 1,8 mm de perda de ancoragem (2,1° de inclinação e 2,0° de torque) e 4,5° de rotação mesial. Os segundos pré-molares apresentaram valores de perda de ancoragem equivalentes aos dos primeiros molares.
As duas mecânicas foram semelhantes quanto a retração dos dentes anteriores e perda de ancoragem dos dentes posteriores.
PR0261 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13
Agenesia em pacientes submetidos à quimioterapia durante a infância: análise de relação causal
Nascimento AC, Biz MT
Departamento de Ciências Morfológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A odontogênese inicia, para a maioria dos dentes, na gestação e finaliza após o nascimento. Estudos de observação clínica demonstram que crianças submetidas à quimioterapia durante a infância possuem maior incidência de alterações dentárias em decorrência do tratamento. Assim, este trabalho buscou, baseando-se na literatura de observação clínica, discutir a relação causal quimioterapia-agenesia. Para isso, foi utilizado como fonte de busca as bases de dados PubMed e Scielo. Critérios de elegibilidade incluíram artigos de observação clínica de alterações dentárias em pacientes submetidos à quimioterapia na infância. Foram excluídos artigos de revisão e aqueles em que houve tratamento concomitante com radioterapia. Com estes critérios, 9 artigos foram selecionados, sendo 8 os que incluíram agenesia como observação. Destes, 4 apresentaram a agenesia como tendo correlação com a quimioterapia. Ao passo que pareça relevante, é preciso ter cautela, visto que em um artigo o terceiro molar consta como observação (com 38 agenesias das 48 relatadas); e, em outros não fica claro se o terceiro molar foi incluído/excluído da observação.
Por ser alta a frequência de agenesia do terceiro molar na população em geral sua inclusão na análise pode gerar inconsistência no estabelecimento da relação causal quimioterapia-agenesia. No mais, há concordância de que quanto mais jovem for o paciente ao início da quimioterapia, maior a possibilidade de alterações como a agenesia e esta tende a incidir, com maior frequência, nos segundos pré-molares e segundos molares.
PR0264 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13
Efetividade de programas de educação em saúde bucal, durante o pré-natal, na melhora da condição odontológica de mães e bebês
Helde NM, Martins ML, Motta MC, Souza TF, Maia LC, Fonseca-Gonçalves A
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Analisou-se, por meio de uma revisão sistemática, a efetividade de Programas de Educação em Saúde Bucal (PESB), durante o pré-natal, na melhora da condição odontológica de mães e bebês. Realizaram-se buscas em 5 bases eletrônicas e literatura cinza, sem restrições. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados (ECR) e não randomizados (EC) que incluíram mães expostas ou não a PESB durante o pré-natal, cujo estado de saúde bucal, em período pré ou pós-natal, ou o dos seus bebês foram averiguados. Instrumentos educacionais (IE), desfechos clínicos e resultados (sucesso/insucesso) foram as variáveis extraídas. O risco de viés foi avaliado pelo ROBINS-I e RoB 2.0. Dos 9 estudos incluídos, os IE utilizados foram material didático (apresentações, folders, panfletos e apostilas), material digital (mensagens de texto, rede social, DVD e áudios) e orientação verbal (entrevista motivacional, discussão em grupo e conversas). A maioria utilizou mais de um IE (n=8), sendo orientação verbal o mais frequente (n=8). Mães apresentaram queda nos índices de biofilme (n=3), cárie (n=4) e periodontite (n=4). Todos os estudos que analisaram o resultado nos bebês (n=3) obtiveram sucesso na prevenção de cárie. Os ECR foram classificados com baixo risco de viés (n=1), com preocupações (n=1) e com alto risco de viés (n=1). Quanto aos EC (n=6), o risco de viés variou de baixo a muito alto.
Sugere-se que PESB, utilizando diferentes IE, podem ser efetivos na melhora da higiene bucal, dos índices de cárie e da condição gengival das mães, além de prevenir a cárie dentária em bebês.
(Apoio: CNPq)
PR0269 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13
Uso de treinamento teórico-prático para melhora da capacidade de diagnóstico da Hipomineralização Molar-Incisivo
Ferreira AM, Tosta-Junior W, Caracho RA, Martins DS, Braga MM, Lourenço-Neto N, Rios D, Honório HM
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa teve como objetivo comparar a efetividade da aprendizagem baseada em problema e do método de ensino tradicional, na capacidade de diagnóstico da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) e avaliar a percepção dos alunos frente a atividade. Este estudo foi desenvolvido com alunos de graduação e envolveu dois grupos: grupo controle (GC)(n=22), que recebeu apenas conteúdo teórico (aula teórica); e grupo teste (GT) (n=25), no qual além da aula teórica foi aplicado um treinamento teórico-prático (TTP). A aula teórica abordou os conceitos atuais de HMI e seu diagnóstico utilizando o índice EAPD. O TTP envolveu a exposição de fotos de dentes afetados por HMI em diferentes níveis de severidade e discussão acerca do diagnóstico de cada um. Após as atividades ambos os grupos responderam uma avaliação para classificar os dentes de acordo com o índice e foi aplicado um questionário de satisfação. Os dados referentes a capacidade de diagnóstico foram comparados através do Teste Anova e houve diferença estatisticamente significativa na porcentagem de acertos (%A) entre os grupos (p<0.001), sendo que GT apresentou maior %A. Na análise de satisfação com a atividade, os dados foram avaliados pelo Teste Mann Whitney. Constatou-se que nas questões de caráter positivo o GT se sentiu melhor, enquanto nas questões de caráter negativo, não houve diferença entre os grupos.
Conclui-se que a atividade prática associada à aula teórica aumenta a aprendizagem para o diagnóstico da HMI, além de promover maior satisfação dos alunos.
PR0272 - Painel Iniciante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Contaminação bacteriana em equipamentos de proteção individual após atendimento odontológico em uma clínica escola
Rosa TS, Costa MVC, Silva MA, Angelo TC, Ribeiro RSP, Ribeiro ALR
Diagnóstico Bucal UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetiva-se avaliar a contaminação bacteriana de máscara e óculos utilizados por acadêmicos de Odontologia durante atendimento, assim como as regiões mais contaminadas, afinidade tintorial, formas e arranjos. O projeto tem a aprovação do CEP/UNITPAC através do CAAE 57319522.5.0000.0014. Foram utilizados dois equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo: 10 máscaras tripla descartáveis (M) e 5 óculos de proteção (O). O grupo M foi dividido em seis quadrantes, sendo quadrante: superior (A1), mediano (A2), inferior (A3), superior (B1), mediano (B2) e inferior (B3) sendo esses quadrantes da parte externa (A) e interna (B). O grupo O dividiu-se em: lente direita (LD) e lente esquerda (LE). Todos os EPIs foram entregues no início do atendimento, recolhidos após 1 hora e acondicionados em graus cirúrgicos estéreis. Os materiais foram inspecionados e as amostras foram coletadas com swab embebido a solução salina e inoculado em meio de cultura líquido. Com todos os meios turvados, as amostras passaram por diluição seriada a 10-5 e inoculadas em meio de cultura sólido. As coletas foram feitas em triplicatas semanais. Todos as amostras ficaram armazenados em estufa a 37ºC por 48 horas. Os grupos de máscaras e óculos apresentaram contaminação. De forma decrescente, os grupos mais contaminados foram: A1, A3, A2, B2, B3, LD e LE. Bactérias Gram positivas e negativas foram visualizadas. Os gêneros Staphylococcussp, Streptococcussp, Bacillussp e Diplococcussp foram os mais presentes.
Conclui-se que as máscaras e óculos pós atendimento apresentam alto grau de contaminação.
PR0274 - Painel Iniciante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
O ensino odontológico em meio aos entraves da Covid-19: Reflexos nos Estágios Obrigatórios
Passos AS, Santos RMM, Rodrigues VP, Pinelli LAP, Silva MG, Feitosa MAL
CCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Como consequência das medidas de contenção do vírus SARS-CoV-2, necessárias em virtude da pandemia da Covid-19, faculdades de Odontologia de todo o mundo tiveram as atividades presenciais modificadas. Este fato repercutiu diretamente na formação profissional em Odontologia, pois essa combina conceitos teóricos ao desenvolvimento de habilidades práticas. Esta pesquisa se propôs a investigar os impactos da pandemia da Covid-19 nas atividades do Estágio Obrigatório do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, a fim de listar os pontos críticos ante ao ensino remoto no Curso. Para tanto, foi conduzido um estudo descritivo com abordagem quantitativa, baseado na aplicação de questionários estruturados a docentes e discentes em Estágios. Um grupo de 108 discentes e 36 docentes participou da pesquisa. Dentre os discentes, 65,74% vivenciaram apenas atividades remotas e 30,56% tiveram atividades organizadas de forma híbrida. 60,48% dos estagiários afirmaram não se sentirem bem preparados para as práticas, com a aplicação da metodologia híbrida; e para 69,44% dos discentes e 55,26% dos docentes, o ensino presencial é a forma de ensino que apresenta melhor troca de conhecimento.
Evidenciou-se, portanto, que diante do cenário da pandemia de Covid-19, na percepção dos discentes, o conteúdo das aulas online não ofereceu o preparo necessário para as atividades práticas, e por conseguinte, estes não se sentiam confiantes para realiza-las. Nesse sentido, discentes e docentes indicaram o ensino tradicional como o método mais enriquecedor para o aprendizado.
PR0288 - Painel Iniciante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Impactos da COVID-19 no Estágio Obrigatório da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
Santos RMM, Passos AS, Silva MG, Rodrigues VP, Pereira CAA, Casanovas RC, Pinelli LAP, Feitosa MAL
Departamento de Odontologia I - CCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A pandemia da COVID-19 impactou a vida em sociedade e, consequentemente, o ensino superior. A adaptação temporária ao ensino remoto devido o distanciamento social possui pontos positivos e negativos experienciados por docentes e discentes do Curso de Odontologia, que é eminentemente prático. Esta pesquisa se propôs a verificar o impacto da pandemia da COVID-19 nas atividades do Estágio Obrigatório do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr) da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Foi realizado um estudo descritivo e prospectivo com abordagem quantitativa , utilizando questionários estruturados no Google FormsT, aplicados a docentes e discentes em Estágio Obrigatório na FOAr. A maioria dos docentes considerou que, apesar da rápida adaptação (46,66%), não foi fácil transferir seus conhecimentos no método didático remoto (63,33%). Dos discentes 50% afirma que a assimilação de informações é melhor no ensino presencial, assim como considera, com o ensino híbrido, não estar preparada para a parte prática (54,17%). A maioria dos docentes (80%) e discentes (75%) considerou o ensino presencial como a melhor maneira de transferência de conhecimento.
A pandemia da COVID-19 afetou o processo de ensino-aprendizagem no Curso de Odontologia, especialmente na adaptação do modelo presencial para o remoto. A identificação desses impactos ajuda a compreender os desafios passados e as novas possibilidades nos campos do Estágio Obrigatório no Curso de Odontologia.
PR0290 - Painel Iniciante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Influência do plasma sanguíneo na virulência de biofilmes uniespécie: análise do metabolismo celular
Lima MBS, Borges-Grisi MHS, Gomes Filho FN, Bastos CFB, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a influência do plasma sanguíneo no desenvolvimento de biofilmes uniespécie de Candida albicans. Os inóculos foram padronizados em 106 para C. albicans (SC5314). Foram utilizados espécimes de resina acrílica (n=8/grupo) como substrato para a formação do biofilme. Os grupos foram divididos de acordo com a suplementação ou ausência de plasma sanguíneo. Inicialmente, induziu-se a formação da película salivar, com saliva humana, adicionada de 5% de plasma sanguíneo para os grupos na presença de plasma. Posteriormente, os biofilmes foram semeados utilizando-se BHI com 1% sacarose, 10% de saliva e 1% de plasma sanguíneo, de acordo com os grupos correspondentes. Os biofilmes foram incubados durantes 24h e 96h à 37°C em microaerofilia e posteriormente foi realizada a análise do metabolismo celular por meio do teste de MTT. Os dados da absorbância foram analisados pelo teste de Mann-Whitney (α=5%). Maior metabolismo celular foi observado no biofilme com suplementação de plasma sanguíneo no tempo de 24h (p<0,05). Não houve diferença estatisticamente significante para o metabolismo celular dos biofilmes em 96h (p>0,05).
O plasma sanguíneo aumenta o metabolismo celular de biofilmes uniespécie de C. albicans no tempo de 24 horas.
PR0298 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Efeitos esqueléticos e dentoalveolares após ERM dento-suportada e dento-ósseo suportada MARPE em pacientes pós-surto de crescimento
Moura MSS, Fernandes LQP, Capelli Júnior J, Almeida RCC
Odontologia preventiva e comunitaria UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A (ERM) visa o aumento no sentido transversal da maxila, proporcionando um movimento de rotação do complexo zigomático-maxilar. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos na base óssea, no processo alveolar da maxila e nos primeiros molares superiores, através de medidas angulares, após ERM com expansor dento-suportado do tipo hyrax e com expansor dento-ósseo suportado (MARPE), e identificar o fulcro de rotação após tratamento com as duas técnicas. Foram selecionados 31 pacientes (HYRAX: n = 17, média de idade de 14,7 + 0,8 anos; grupo MARPE: n = 14, média de idade de 16,2 + 2 anos) com indicação de ERM, submetidos a tomografia computadorizada de feixe cônico em três tempos: antes da ERM (T1), após ERM (T2) e após seis meses de contenção (T3). As tomografias foram orientadas e sobrepostas na base do crânio utilizando o Dolphin, para que as medidas de interesse fossem realizadas pelo mesmo examinador de forma aleatória. Em relação à fase de contenção, o grupo HYRAX apresentou recidiva de 50% na região esquelética, 53% na região alveolar e 32% na região dentária, enquanto o grupo MARPE apresentou recidiva de 41% na região esquelética, 27% na região alveolar e 28% na região dentária, não havendo diferença estatisticamente significativa.
Como conclusão, apesar de ambas as técnicas terem sido eficientes na correção da deficiência transversa inicial, sem diferença em relação à estabilidade dos resultados, a diferença encontrada entre os grupos sugere que a técnica MARPE deve ser indicada para casos limítrofes, em que se deseja o mínimo de movimentação dentária compensatória.