Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2469 Resumo encontrados. Mostrando de 1971 a 1980


PR0288 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Impactos da COVID-19 no Estágio Obrigatório da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
Santos RMM, Passos AS, Silva MG, Rodrigues VP, Pereira CAA, Casanovas RC, Pinelli LAP, Feitosa MAL
Departamento de Odontologia I - CCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia da COVID-19 impactou a vida em sociedade e, consequentemente, o ensino superior. A adaptação temporária ao ensino remoto devido o distanciamento social possui pontos positivos e negativos experienciados por docentes e discentes do Curso de Odontologia, que é eminentemente prático. Esta pesquisa se propôs a verificar o impacto da pandemia da COVID-19 nas atividades do Estágio Obrigatório do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr) da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Foi realizado um estudo descritivo e prospectivo com abordagem quantitativa , utilizando questionários estruturados no Google FormsT, aplicados a docentes e discentes em Estágio Obrigatório na FOAr. A maioria dos docentes considerou que, apesar da rápida adaptação (46,66%), não foi fácil transferir seus conhecimentos no método didático remoto (63,33%). Dos discentes 50% afirma que a assimilação de informações é melhor no ensino presencial, assim como considera, com o ensino híbrido, não estar preparada para a parte prática (54,17%). A maioria dos docentes (80%) e discentes (75%) considerou o ensino presencial como a melhor maneira de transferência de conhecimento.

A pandemia da COVID-19 afetou o processo de ensino-aprendizagem no Curso de Odontologia, especialmente na adaptação do modelo presencial para o remoto. A identificação desses impactos ajuda a compreender os desafios passados e as novas possibilidades nos campos do Estágio Obrigatório no Curso de Odontologia.

PR0290 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Influência do plasma sanguíneo na virulência de biofilmes uniespécie: análise do metabolismo celular
Lima MBS, Borges-Grisi MHS, Gomes Filho FN, Bastos CFB, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência do plasma sanguíneo no desenvolvimento de biofilmes uniespécie de Candida albicans. Os inóculos foram padronizados em 106 para C. albicans (SC5314). Foram utilizados espécimes de resina acrílica (n=8/grupo) como substrato para a formação do biofilme. Os grupos foram divididos de acordo com a suplementação ou ausência de plasma sanguíneo. Inicialmente, induziu-se a formação da película salivar, com saliva humana, adicionada de 5% de plasma sanguíneo para os grupos na presença de plasma. Posteriormente, os biofilmes foram semeados utilizando-se BHI com 1% sacarose, 10% de saliva e 1% de plasma sanguíneo, de acordo com os grupos correspondentes. Os biofilmes foram incubados durantes 24h e 96h à 37°C em microaerofilia e posteriormente foi realizada a análise do metabolismo celular por meio do teste de MTT. Os dados da absorbância foram analisados pelo teste de Mann-Whitney (α=5%). Maior metabolismo celular foi observado no biofilme com suplementação de plasma sanguíneo no tempo de 24h (p<0,05). Não houve diferença estatisticamente significante para o metabolismo celular dos biofilmes em 96h (p>0,05).

O plasma sanguíneo aumenta o metabolismo celular de biofilmes uniespécie de C. albicans no tempo de 24 horas.

PR0298 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15

Efeitos esqueléticos e dentoalveolares após ERM dento-suportada e dento-ósseo suportada MARPE em pacientes pós-surto de crescimento
Moura MSS, Fernandes LQP, Capelli Júnior J, Almeida RCC
Odontologia preventiva e comunitaria UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A (ERM) visa o aumento no sentido transversal da maxila, proporcionando um movimento de rotação do complexo zigomático-maxilar. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos na base óssea, no processo alveolar da maxila e nos primeiros molares superiores, através de medidas angulares, após ERM com expansor dento-suportado do tipo hyrax e com expansor dento-ósseo suportado (MARPE), e identificar o fulcro de rotação após tratamento com as duas técnicas. Foram selecionados 31 pacientes (HYRAX: n = 17, média de idade de 14,7 + 0,8 anos; grupo MARPE: n = 14, média de idade de 16,2 + 2 anos) com indicação de ERM, submetidos a tomografia computadorizada de feixe cônico em três tempos: antes da ERM (T1), após ERM (T2) e após seis meses de contenção (T3). As tomografias foram orientadas e sobrepostas na base do crânio utilizando o Dolphin, para que as medidas de interesse fossem realizadas pelo mesmo examinador de forma aleatória. Em relação à fase de contenção, o grupo HYRAX apresentou recidiva de 50% na região esquelética, 53% na região alveolar e 32% na região dentária, enquanto o grupo MARPE apresentou recidiva de 41% na região esquelética, 27% na região alveolar e 28% na região dentária, não havendo diferença estatisticamente significativa.

Como conclusão, apesar de ambas as técnicas terem sido eficientes na correção da deficiência transversa inicial, sem diferença em relação à estabilidade dos resultados, a diferença encontrada entre os grupos sugere que a técnica MARPE deve ser indicada para casos limítrofes, em que se deseja o mínimo de movimentação dentária compensatória.

PR0302 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 15

Efeito da hiperglicemia na expressão de IL-1β, TNF-α e MMP8 em fibroblastos de ligamento periodontal em simulação de força ortodôntica
Oliveira FGNA, Gama JAL, Balbinot KM, Guimarães LHS, Alves-Junior SM, Normando D, Kataoka MSS, Pinheiro JJV
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Forças aplicadas na movimentação ortodôntica iniciam uma resposta inflamatória local, entretanto, a literatura não esclarece se essa resposta é alterada no periodonto de pacientes diabéticos. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da hiperglicemia e de uma força compressiva na expressão dos mediadores inflamatórios interleucina 1 beta (IL-1β), fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e metaloproteinase da matriz extracelular-8 (MMP8), em fibroblastos de ligamento periodontal humano (FLP). Para isso, uma linhagem de FLP foi cultivada por 48h nas seguintes condições: G0 ou controle, meio de cultivo normal; G1, meio hiperglicêmico; G2, meio hiperglicêmico e aplicação de força e G3, meio normal e aplicação de força. A força compressiva foi simulada com aposição de um cilindro de vidro sobre a camada de células confluentes. A viabilidade celular foi avaliada pelo ensaio do MTT e a expressão das proteínas de interesse por imunofluorescência. Observou-se tendência de diminuição da viabilidade nos grupos G2 e G3, sem diferença estatística entre os grupos. A expressão de IL-1β foi maior em G1 e G2, em relação a G0 e G3. A expressão de TNF-α foi maior no G2 comparada aos demais grupos. Já a expressão de MMP8 foi maior no G1em relação a G0, G2 e G3. Em síntese, a expressão das proteínas avaliadas foi maior nos grupos com meio hiperglicêmico quando comparadas ao controle.

Conforme os resultados obtidos, a hiperglicemia e a força compressiva influenciam na expressão de mediadores inflamatórios, o que pode potencializar os efeitos da remodelação do periodonto nessas condições.

PR0303 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 15

Prevalência de lesões cervicais não cariosas em um centro universitário particular de Teresina - PI
Carvalho ACS, Oliveira IRS, Silva VRC, Melo JVBC, Bezerra JVM, Dantas-Neta NB, Martins GAS
Graduação CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Realizar a verificação da relação dos hábitos deletérios, estilo de vida e lesões cervicais não cariosas (LCNCs) em pacientes adultos em uma clínica escola de um Centro Universitário de Teresina - PI. É um estudo aplicado a clínica, de levantamento de dados e descritiva de uma tabulação em coleta de dados do paciente e exame clínico de presença ou não das lesões cervicais não cariosas, com 82 pacientes em 2022.2, os dados foram organizados em tabelas do Excel e a analisados no programa SPss statistics 22.0, com o teste teste do Qui-quadrado. A amostra constou prevalência de 20,7% de atrição, 12,2% de abfração o que mostrou relação com os fatores foram baixo com a presença da lesão. 12,8% de abrasão com presença em todos os que escovavam com escova dura e 92% possuíam hábito de ranger ou apertar os dentes e a maior parte dos pacientes havia a presença de sensibilidade pelo desgaste em dentina, frequência de 3,7% de erosão com baixa relevância com os hábitos, logo 100% apresentavam sensibilidade, porém sem presença da lesão. Portanto, quando relacionados aos hábitos deletérios não houve constância de P < 0,05 mostrando correlação com os fatores, porém observou uma relação desses hábitos pela baixa amostra de paciente, sugerindo a partir disso que se faça uma pesquisa com uma amostra maior e restrições dos indivíduos.

É perspectivo uma intima relação com os hábitos e estilo de vida dos pacientes com lesões cervicais não cariosas, para melhorar essa relação com estudos, pesquisas e orientações a população sobre a correlação com seu dia a dia e sua saúde bucal e geral.

PR0309 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 15

Influência da radiografia na detecção de cárie em dentes decíduos e tomada de decisão clínica por estudantes de Odontologia
Ribeiro LLC, Takeshita EM, Rocha CT
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da radiografia na detecção de cárie em dentes decíduos e tomada de decisão clínica por estudantes de Odontologia. Trata-se de estudo transversal com estudantes do 5º ao 10º semestre pela aplicação de questionário eletrônico validado, com questões sobre a amostra e opiniões dos estudantes sobre detecção de cárie em dentes decíduos e tomada de decisão clínica com base em imagens clínicas e, posteriormente, radiográficas. Uma estatística descritiva foi realizada. As respostas, antes e após a análise radiográfica, foram comparadas pelo Teste Wilcoxon e associações feitas pelo Teste Exato de Fisher e McNemar, com nível de significância de 5%. Cerca de 76 estudantes responderam o questionário, sendo 72,4% do sexo feminino. Houve diferença estatisticamente significante antes e após a interpretação radiográfica, para os casos de cárie interproximal, já que foram propostas condutas mais invasivas após esta interpretação. Uma diferença estatística também foi observada para o caso de cárie oclusal, entretanto, foi proposto um tratamento mais conservador após examinar a radiografia. Houve associação estatisticamente significante entre necessidade de visualização da radiografia e mudança de opinião após interpretação radiográfica nos casos de cárie interproximal.

Conclui-se que a radiografia influenciou na detecção de cárie em dentes decíduos e na tomada de decisão clínica pelos estudantes de Odontologia, propondo condutas mais invasivas para lesões de cárie interproximal e mais conservadoras para oclusais.

PR0316 - Painel Iniciante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Efeitos do ácido gálico sobre alterações induzidas pela radiação ionizante em osteoblastos
Martins MLS, Leite RS, Rodrigues DC, Guimarães FAD, Tabosa ATL, Guimarães ALS, Farias LC, de Paula, AMB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Ácido Gálico (AG) é um polifenol presente em diversas plantas do Cerrado brasileiro. Possui propriedades antioxidante, antineoplásico e radioproteção em células hematopoiéticas; sua ação é pouco conhecido em células ósseas. Apesar do efeito terapêutico da radioterapia, tal tratamento pode causar danos em células normais. Nesse contexto, esse estudo investigou o efeito citoprotetor do AG em osteoblastos expostos à radiação ionizante, com enfoque no estresse oxidativo. A linhagem de células osteoblásticas MC3T3-E1, adquirida comercialmente em banco de células, foi tratada com AG 10 μM, seguida pela exposição a 6 Gy de radiação, em um acelerador linear. A dose de AG e de irradiação foram estabelecidas através de curvas dose-resposta. Foi realizado ensaio de formação espécie reativa de oxigênio (EROs) induzida por radiação, nas células tratadas com AG. Para as análises, utilizou-se o software SPSS 20.0 e o testes Anova One-Way e Two-Way, com significância p<0,05. O tratamento concomitante do AG e radiação mostrou que, apesar do efeito prejudicial induzido pela radiação, o AG aumentou a proliferação celular, exercendo efeito citoprotetor. Além disso, o AG reduziu significativamente o percentual de EROs nas células irradiadas, desempenhando um papel protetor contra o estresse oxidativo.

Este estudo destaca o efeito potencial do AG para reduzir as injúrias promovidas pela radiação em osteoblastos, podendo ser uma substância terapêutica promissora para minimizar a necrose óssea radioinduzida, que ocorre em pacientes com câncer sob tratamento radioterápico.

PR0317 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Inserção no mercado de trabalho dos ex-alunos da Faculdade de Odontologia da UERJ
Lourenço MES, Henrique SC, Almeida RCC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O aumento de oportunidade de inserção no ensino superior e a mudança no mercado de trabalho geram consequências para muitas profissões. Com isso, o presente estudo pesquisou avaliou, por meio de um questionário no Google Forms com 16 questões, como os ex-alunos formados na Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 1970-2021, estão lidando com o mercado de trabalho, percepções e vivências. Nesta pesquisa qualitativa obtivemos 387 respostas onde 71,6% dos ex-alunos é do sexo feminino, sendo 88,9% especialista em alguma área. No campo de atuação profissional, a maioria, 57,1%, atua em consultório particular como autônomo. A carga horária de trabalho de 26,9% dos egressos é de 30 horas/semanais. O impacto de filhos na jornada de trabalho foi questionada, onde os homens aumentaram a jornada e as mulheres diminuíram. Apesar das respostas quanto a qualidade de vida na profissão não ser a mais positiva, a maioria relata que se pudesse voltar no tempo faria Odontologia novamente. Os ex alunos apresentam alta carga horária semanal de trabalho, nível de satisfação com o mercado de trabalho mediano e apesar do mercado se mostrar adverso, fariam novamente Odontologia.

O estudo dos ex-aluno de Odontologia da UERJ evidencia a feminização do mercado de trabalho; Atuação é predominantemente como autônomo no consultório particular; maioria com título de especialista e carga horária de trabalho alta. Apesar das queixas em relação a satisfação com a profissão grande parte faria Odontologia novamente.

PR0320 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Análise bibliométrica da produção científica publicada nos anais do SBPqO entre 2017-2022 sobre Oncologia Pediátrica
Feitosa RR, Queiroz RG, Serpa EBM
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil da produção científica sobre Oncologia Pediátrica com base nos Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) entre os anos de 2017-2022. A busca empregou as seguintes palavras-chaves: "câncer", "neoplasia", "oncologia", "oncológico", "quimioterápico", "quimioterapia", "radioterapia", "antineoplásico", "crianças", "adolescentes", "pediátrico" e "pediatria", sendo os trabalhos categorizados por ano de publicação, tipos de estudo, instituição de ensino, estado de origem e temática. Foram encontrados 64 resumos, sendo 65,7% publicados entre o período de 2017-2019 e apenas 34,3% entre o período de 2020-2022. O tipo de estudo mais comum foi o transversal (n= 22, 34,4%). Das instituições de ensino, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) destacou-se na quantidade de resumos publicados (n=24, 37,5%), sendo o estado da Paraíba responsável pelo maior número de publicações (n= 24, 37,5%). Além disso, dentre os trabalhos, à Mucosite Oral foi a principal temática pesquisada (n=27, 42,2%).

Notou-se que a COVID-19 interferiu nas publicações acerca da Oncologia Pediátrica, havendo redução entre o período pré-pandêmico e pandêmico. Quanto ao perfil das publicações, houve predomínio dos estudos transversais, ocorrendo uma maior concentração do número de trabalhos realizados pela UFPB, tendo as pesquisas como foco principal a discussão sobre a Mucosite Oral.

PR0325 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Efeito antimicrobiano e citotóxico de dentifrícios à base de fluoreto de sódio, fluoreto de amina, citrato de zinco, arginina e clorexidina
Amancio BH, Pires JR, Cassiano AFB, Jeremias F, Faria G
Endodontia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a ação antimicrobiana e a citotoxicidade de dentifrícios à base de fluoreto de sódio, fluoreto de amina, citrato de zinco, arginina e clorexidina. Foram avaliados os dentifrícios: Kin Cariax Gengival® (KCG), Colgate Periograd® (CP), Colgate Sensitive Pró-Alívio Imediato® (CSPI), Curaprox Enzycal 1450® (CE), Elmex Anticaries® (EA). Para a análise de citotoxicidade foram utilizadas culturas de queratinócitos bucais humanos de linhagem imortalizada NOK-SI, a viabilidade celular foi avaliada por meio dos ensaios de metil-tiazol-tetrazólio (MTT) e de vermelho neutro (VN). Para a análise antimicrobiana foi realizado o teste de formação de halo de inibição em ágar para os microrganismos (MO): S. mutans, S. aureus e C. albicans. Para ambas as análises, os testes ANOVA e Tukey foram aplicados (α=0,05). Os ensaios de MTT e VN mostraram que o dentifrício KCG não apresentou citotoxicidade, o dentifrício EA foi menos citotóxico que CE (p<0,05), e ambas apresentaram menor citotoxicidade que CSPI e CP (p<0,05), estes dois últimos apresentaram maior citotoxicidade que os demais dentifrícios avaliados (p<0,05), exceto na maior diluição (1:64), na qual a CSPI não apresentou citotoxicidade. Os dentifrícios CP, CSPI e KCG apresentaram formação de halo de inibição em todos os microrganismos avaliados, o EA apresentou apenas para S. aureus e o CE não apresentou halo de inibição em nenhum ensaio realizado.

O dentifrício KCG não foi citotóxico às células NOK-SI e apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos avaliados.