2499
Resumo encontrados. Mostrando de 1891 a
1900
PI0386 - Painel Iniciante
Área:
7 - Imaginologia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da presença do prolongamento estiloide em radiografias panorâmicas digitais
Lino AJGB, Tambosi E, Kovalik AC, Loguercio AD
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo descritivo-retrospectivo analisou a prevalência do alongamento do processo estiloide em radiografias panorâmicas digitais. Foram avaliadas 539 imagens de pacientes acima de 18 anos por dois pesquisadores treinados e calibrados. A mensuração foi realizada em duplicata com intervalo de 7 dias utilizando o software Sidexis 4. A calibração intra e interexaminador foi verificada pelo teste de Bland e Altman e t student. A classificação de Langlais em relação a idade e sexo, foi submetida ao teste qui-quadrado. Do total da amostra, 66 (12,2%) foram excluídas por erro de técnica e 74 (13,7%) por imagem parcial, totalizando n=399. A média de idade foi de 49,46 anos, 225 (56,4%) eram do sexo feminino e 174 (43,6%) masculino. O alongamento foi observado em 120 (30,1%) imagens com média de idade de 51,45 anos. Dos 75 (62,5%) prolongamentos bilaterais encontrados, 38 (50,8%) eram do sexo feminino e 37 (49,3%) masculino. Em relação à classificação, 35 (92,1%) femininos e 29 (78,4%) masculinos foram classificados como alongados. Em relação à idade, a presença bilateral ocorreu entre 40 a 69 (73,4%) anos; entre 20 a 39 (18,7%) e de 70 a 80 (8%). O alongamento unilateral ocorreu em 16 casos do lado direito e 29 do lado esquerdo. O comprimento mínimo foi de 30 mm e o máximo foi de 58 mm do lado direito e 54 mm do lado esquerdo.
A prevalência do alongamento do processo estiloide foi de 30,1%, sendo bilateral em 62,5% dos casos com predominância entre 40 a 69 anos. Mais estudos são necessários com maior n amostral, bem como a investigação da sua correlação clínica com a Síndrome de Eagle.
PI0387 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da incorporação de nanopartículas de óxido de grafeno sobre as propriedades de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina
Souza AKFM, Otsuka NDD, Abreu MAP, Ferreira AFA, Santos-Neto ACP, Rodrigues LBL, Frazão MCA, Carvalho EM
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da incorporação de diferentes concentrações de nanopartículas de óxido de grafeno (OG) sobre as propriedades mecânicas de um Cimento de Ionômero de Vidro Modificado por Resina (CIVMR). Um CIVMR comercial (Resiglass R, Biodinâmica) foi modificado através da incorporação de 0,1% e 0,5% (em peso) de nanopartículas de óxido de grafeno ao pó do material. Um CIVMR sem modificações foi utilizado como grupo controle. Em seguida, amostras do pó foram caracterizadas através de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS). Corpos de prova foram confeccionados e submetidos aos testes de resistência à flexão (Rf) (n = 15), módulo de elasticidade (Me) (n = 15), microdureza (Md) (n = 10) e rugosidade superficial (Rs) (n = 10). Os dados foram analisados pelos testes ANOVA para um fator e pós teste de Tukey, com nível de significância de 5%. As análises de caracterização do pó dos grupos experimentais demonstraram uma dispersão homogênea das nanopartículas de OG, com aumento expressivo da intensidade de picos de carbono. Não foi possível observar diferença estatisticamente significante entre os grupos controle e experimentais nos resultados dos testes de Rf (p = 0,067) e Me (p = 0,143). Os grupos contendo 0,1% e 0,5% de OG obtiveram valores significativamente maiores de Md e Rs (p < 0,001), quando comparados ao grupo controle.
A incorporação de nanopartículas de OG, nas concentrações de 0,1% e 0,5%, foi capaz de melhorar a Md e Rs, sem afetar negativamente a Rf e Me de um CIVMR.
PI0388 - Painel Iniciante
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise das propriedades físico-químicas e resistência de união de um adesivo de uso especifico para esmalte
Menezes ARS, Chaves ET, Peña CLD, Lauer FM, Barboza AS, Moraes RR, Lima GS, Lund RG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar propriedades físico-químicas de um adesivo para esmalte. Os adesivos utilizaram foram ScotchBond (SB-3M ESPE) e Magic Bond (MB-Coltene). A resistência ao cisalhamento (RUC) ao esmalte foi avaliada em 20 amostras (n=10/ per grupo) às 24h e 6 meses. Os adesivos foram randomizados, aplicados e fotoativados conforme ao fabricante. Seguido, foram restaurados com a Resina Filtek Z350XT (3M ESPE) e fotoativados com Valo (1000 mV/cm 2 ). As amostras foram estouradas numa máquina de ensaios universais (EMIC) a 1mm/min. As falhas foram avaliadas num esteromicroscópio de 40x e classificadas em adesiva, coesiva e mista. Os adesivos também foram caracterizados por grau de conversão (n=3), índice de refração (n=3) e ângulo de contato (n=3). Na análise estatística foi realizada ANOVA de duas vias para RUC com teste pos hoc Tukey e teste t student para as variáveis grau de conversão e ângulo de contato, com α=0,05. Os valores da RUC do SB e MB foram semelhantes às 24h e 6 meses (p=0,869). No entanto, apresente-se a diminuição dos valores de RUC no tempo (p<0,001). O modo de falha foi predominantemente adesivo em ambos tempos. O grau de conversão (p=0,199) e os ângulos de contato foram similares (p=0,473) em ambos adesivos. O índice de refração foi 1,44 em SB e 1,41 em MB ao ser comparados com água.
Os valores obtidos são promissores, visto que MB e SB se equiparam nos ensaios realizados. Novos desenhos laboratoriais são necessários para justificar ensaios clínicos futuros.
PI0389 - Painel Iniciante
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efeito do gel experimental de chá verde nanoencapsulado com quitosana na dentina desmineralizada previamente ao procedimento restaurador
Vischi HR, Paschoini-Costa VL, Cortez TV, Tedesco AC, Corona SAM, Souza-Gabriel AE
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo tem por objetivo avaliar as propriedades fisico-químicas da interface adesiva após a aplicação do gel experimental de chá verde nanoencapsulado com quitosana (CV+Nqui) na dentina hígida e desmineralizada. Trinta molares humanos hígidos foram divididos em dois grupos conforme o substrato: hígido e desmineralizado. Cada dente forneceu dois fragmentos, um da face vestibular e outro da lingual, nos quais foram aplicados os géis: experimental CV+Nqui e placebo (controle), totalizando 60 fragmentos. A desmineralização foi feita pelo método de ciclagem de pH, durante 14 dias. Os géis foram aplicados previamente à restauração, por 2 minutos, seguido de lavagem e secagem com papel absorvente. Os corpos-de-prova foram destinados aos ensaios de resistência ao cisalhamento (MPa) (n=10) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) (n=5). Os dados foram avaliados por ANOVA e teste de Tukey (α=0,05). Os espécimes de dentina hígida obtiveram valores superiores aos de dentina desmineralizada (p<0,05). A dentina tratada com o gel experimental CV+Nqui apresentou valores superiores à tratada com o gel placebo (p<0,05). Os resultados da MEV mostraram interface adesiva satisfatória, com presença de tags e ausência de gaps. Nos espécimes desmineralizados não houve camada híbrida. Palavras-chave: Quitosana, chá verde, dentina, resistência ao cisalhamento.
Concluiu-se que o gel experimental CV+Nqui contribuiu para a melhora da resistência de união da resina composta na dentina hígida e desmineralizada.
PI0390 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da resistência à flexão de diferentes materiais restauradores bioativos
Viana MA, González JAC, Hilgert LA, Zanatta RF
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à flexão (RF) de diferentes compósitos bioativos de baixa viscosidade. Foram feitas 35 barras (25 mm x 2 mm x 2 mm) dos seguintes materiais (n = 7): Alkasite (Cention N - CN, Ivoclar), Cimento de ionômero de vidro (Riva Light Cure - RLC, SDI), e três resinas compostas fluidas (Beautifil Flow Plus F03 - B03, Shofu; Beautifil Flow Plus F00 - B00, Shofu; e Beautifil Injectable X - BIX, Shofu). Uma matriz de silicone foi utilizada na confecção das amostras, os materiais foram inseridos em incremento único, e fotoativados com luz LED (Bluephase, Ivoclar). As amostras foram armazenadas em estufa (37°C) por 7 dias e o teste de flexão de três pontos realizado com máquina de ensaios universal, com força de compressão e velocidade de 1mm/min. Os dados de RF em foram calculados em MPa e analisados com os testes ANOVA (um fator) e Tukey (α = 0,05). Os valores médios e de desvio padrão (MPa) foram: CN 154,97 (±22,59)a; RLC 101,77 (±8,95)b; B03 126,45 (±18,90)b; B00 100,58 (±7,38)b; BIX 125,84 (±10,64)b.
Pode-se concluir que o compósito CN apresentou maior resistência à flexão imediata comparada às demais resinas fluidas e cimento de ionômero de vidro testados.
PI0391 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Percolação de compósitos gengivais fotopolimerizáveis aplicados em dentes artificiais - estudo piloto
Kaminscki LM, Bezerra AP, Meurer EL, Feldmann A, Reginaldo I, Copetti LCB, Drummond LB, Gonçalves TMSV
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A microinfiltração de fluídos na interface entre dentes artificiais e a resina de base é um problema recorrente das próteses removíveis. Este estudo piloto avaliou a influência da aplicação indireta de compósitos gengivais fotopolimerizáveis (CGF) na microinfiltração de corante na interface dente/resina de base. Foram confeccionados espécimes com um dente artificial inserido na resina acrílica (Ondacryl, Clássico) (RAAT). Após randomização, os espécimes foram divididos em grupos: Controle (margem inteira em CGF) e experimental (aplicação indireta do CGF com manutenção de 1mm de RAAT na margem cervical e o restante em CGF) (n=9 cada). Foram comparadas três marcas de CGFs (Nexco (Ivoclar Vivadent); Pala Cre-active (Heraus Kulzer); e Gradia Plus Gum (GC America)). O tempo de imersão no corante azul de metileno 3% variou em 1, 7 e 14 dias (n=3 cada). Para mensuração do grau de percolação, os espécimes foram seccionados e analisados em estereomicroscópio. Os dados foram analisados com ANOVA dois fatores seguido de Bonferroni (α=0.05). A aplicação direta do Pala-Creactive apresentou a maior percolação (1.4±0.4 mm) (p<0.01). Nos demais grupos, não houve diferença entre a aplicação direta ou indireta do CGF. Em relação ao tempo de imersão, a maior percolação foi observada após 7 dias (p<0.01) e se manteve após 14 dias.
A aplicação indireta do CGF não influenciou o grau de percolação da interface, exceto para o Pala-Creactive em que a aplicação indireta reduziu a infiltração do corante na interface.
PI0392 - Painel Iniciante
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Busca por restaurações estéticas em dentes anteriores na plataforma Google e sua correlação com fatores socioeconômicos
Sousa HDA, Nogueira ABD, Silva MB, Brito ACM, Câmara-Souza MB, Pinheiro MA
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O crescente uso das redes sociais tem levado a maior busca por padrões de beleza, como um sorriso ideal, branco e alinhado. Logo, o objetivo deste trabalhar é avaliar a busca no Google por termos relacionados à restaurações estéticas em dentes anteriores. Este estudo longitudinal retrospectivo analisou, qualitativamente, dados computacionais relacionados aos procedimentos restauradores estéticos em dentes anteriores, gerados a partir da atividade de usuários do Google dos estados brasileiros. Utilizou-se a plataforma Google Trends, e cinco termos foram eleitos para recuperar o volume relativo de busca (VRB): facetas de porcelana, facetas de resina, lente de contato dental, dente de resina e dente de porcelana, entre janeiro de 2013 a janeiro de 2023. Incluiu-se todas as categorias e fontes de busca. Após obtenção dos dados, foi realizada correlação Spearman entre o VRB dos termos e índices sociodemográficos e de saúde (produto interno bruto - PIB, escolaridade e CPO-D). Observa-se aumento exponencial da busca por informações relacionadas a restaurações estéticas em dentes anteriores ao longo do tempo. Observou-se uma correlação positiva (p<0,05) entre o VRB com o PIB, exceto para "facetas de resina". Uma correlação negativa entre o VRB dos termos "facetas de resina" e "dente de resina" e o componente "perdido" do CPO-D foi encontrada (p<0,05).
A busca por restaurações em dentes anteriores aumentou ao longo do tempo, e está positivamente correlacionado com o PIB e negativamente ao componente perdido do CPO-D.
PI0393 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Influência da temperatura de sinterização e envelhecimento térmico na cor de zircônias brancas e coloridas para uso em próteses monolíticas
Medeiros MCS, Engler MLPD, Mueller B, Silva J, Rafael CF, Kauling AEC, Volpato CAM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho avaliou a influência do envelhecimento térmico acelerado e da variação da temperatura de sinterização na cor de zircônias. Foram confeccionados 180 discos (2,5mm de espessura) a partir de 4 blocos de zircônias translúcidas (DD cubeX2 White; DD cubeX2 A2; DD Bio ZX2 White; Lava Plus White). Confeccionou-se 30 discos na cor A2 e 30 discos na cor branca, para cada material. Os discos coloridos de Lava Plus e DD Bio ZX2 foram obtidos pela imersão em líquido de cor A2. A sinterização dos discos foi realizada em forno, sendo os grupos divididos em 3 subgrupos (n=10) de acordo com a temperatura: 1400ºC, 1450ºC e 1500ºC. Os discos foram submetidos ao envelhecimento térmico acelerado em autoclave (134°C; 3 bar), durante 5 ciclos de uma hora (T1). Adicionalmente, mais 15 ciclos em autoclave foram executados (T2=20h). Espectrofotômetro (Minolta CM 3600d) foi utilizado para avaliar a cor (ΔE) das amostras antes (T0) e após o envelhecimento (T1 e T2). Diferenças de cor foram calculadas por CIEDE2000 e analisadas por ANOVA 2 critérios (material x temperatura / material x envelhecimento). ∆L', ∆C' e ∆H' foram avaliadas por ANOVA de medidas repetidas (α=0.05). A temperatura de sinterização de 1400ºC produziu maior ΔE00, enquanto a temperatura de 1450ºC resultou nas menores ΔE00 (p<0,001), em todos os grupos. Amostras com maior ΔL' foram obtidas em 1400ºC (p<0,001). Envelhecimento de 20 horas (T2) resultou no escurecimento das amostras (p<0,001).
Concluiu-se que diferentes temperaturas de sinterização e protocolos de envelhecimento geraram alterações na cor das zircônias.
PI0394 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tensão superficial de polímeros utilizados para confecção de placas oclusais por meio da tecnologia CAD/CAM
Santos BVM, Bonato RL, Oliveira RS, Oliveira MS, Oliveira WS, Apolonio ACM, Laxe LAC
Departamento de Odontologia Social e Inf UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A adesão de microrganismos à superfície dos materiais pode ser influenciada pela sua tensão superficial. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi comparar a tensão superficial de resinas utilizadas para a confecção de placas estabilizadoras oclusais: resina impressa (RAI), resina fresada (RAF) e resina acrílica termopolimerizável (RAT-controle). Para isso o ângulo de contato formado entre uma gota séssil de água destilada sobre as superfícies polidas e não polidas de 5 amostras de cada grupo foi medido por meio do programa ImageJ. As imagens de cada amostra foram obtidas a partir de configuração e posicionamento padronizados da câmera fotográfica Canon T3i, acoplada à lente macro de 100x. Os dados foram submetidos à ANOVA e ao teste Tukey. Pelos resultados encontrados observou-se maiores ângulos na superfície não polida do grupo RAT (93,9 ± 3,60) quando comparados aos do RAF (75,5 ± 6,65) e aos do RAI (68,3 ± 11,1), caracterizando uma diferença estatisticamente significante entre RAT e RAF e entre RAT e RAI (p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significante entre RAF e RAI (p = 0,061). Para as superfícies polidas, observou-se maiores ângulos de contato no grupo RAF (70,7 ± 8,76), sendo significativamente diferente do RAI (55,1 ± 5,82; p < 0,001) e do RAT (58,2 ± 5,96; p = 0,001).
Não se observou diferença estatisticamente significante entre os grupos RAI e RAT (p = 0,585). Assim, foi possível identificar uma menor energia de superfície livre disponível na superfície RAT não polida, bem como, na superfície da RAF polida.
(Apoio: PROPP BIC UFJF)
PI0395 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da efetividade de géis potencialmente clareadores a base de bromelina e papaína
Silva MGR, Pinto LM, Hall KC, Barboza AS, Andrade JSR, Duque TM, Badaró MM, Lund RG
CCS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo foi avaliar de forma in vitro o potencial de clareamento de géis contendo bromelina e papaína como agentes ativos em dentes pigmentados por sangue, simulando a pigmentação de dentes tratados endodonticamente. Três géis experimentais contendo papaína, bromelina e papaína + bromelina foram preparados. Discos de esmalte bovino foram armazenados em solução de sangue por 1 semana a 37°C. As amostras foram lavadas e colocadas em placas de 24 poços com água destilada e mantidas a 37°C por 24h e alocadas em quatro grupos (G) (n=10): G1, gel de bromelina; G2, gel de papaína; G3, gel de bromelina + papaína; G4, controle comercial - peróxido de carbamida 37%. Os géis foram aplicados 3 vezes por 15 minutos nos espécimes. Após cada aplicação, os grupos foram mantidos em saliva artificial, este protocolo foi repetido por 8 vezes, 1 vez por semana, totalizando 60 dias. Para avaliar a alteração de cor, foi utilizado um espectrofotômetro. Os resultados foram analisados com o pacote estatístico IBM SPSS. Nível de significância de α=0,05. Após o protocolo total de clareamento, todos os géis experimentais apresentaram alteração de cor, mostrando-se eficazes na remoção de manchas da superfície do esmalte. Géis à base bromelina + papaína resultaram em maior alteração, estatisticamente semelhante ao controle comercial.
O gel de bromelina + papaína demonstrou eficácia no clareamento dental podendo ser clinicamente promissor.