Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1921 a 1930


PI0417 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Desenho digital de modelos articulados para a substituição de próteses totais: Técnica abreviada em 3 sessões clínicas
Ferreira EDF, Pereira ALC, Ribeiro AKC, Sousa LC, Freitas RFCP, Aquino LMM, Carreiro AFP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse relato de caso descreve uma técnica abreviada para a determinação das relações maxilomandibulares e reestabelecimento da estética na reabilitação com próteses totais. Paciente do sexo feminino, 56 anos, usuária de prótese total bimaxilar com pigmentação, desgaste dentário e retenção inadequada, foi submetida a 3 sessões clínicas para substituição das próteses. Na primeira sessão, foi realizado o registro maxilomandibular com restabelecimento da dimensão vertical de oclusão. Imagens digitalizadas do conjunto próteses/registro foram obtidas e utilizadas para o desenho dos modelos articulados (rebordos maxilares) com o auxílio dos programas Meshmixer (Autodesk) e Dental Wings (DWOS). Para isso, considerou-se como referência a face vestibular dos dentes das próteses antigas. Então, bases de prova e planos de cera foram confeccionados viabilizando a montagem dos dentes. Na segunda sessão, foi realizada prova clínica dos dentes, seguida da moldagem funcional e um novo registro maxilomandibular. Após vazamento dos moldes funcionais, o conjunto modelos/bases de prova com os dentes em cera foram montados em articulador convencional, permitindo remontagem dos modelos para ajuste oclusal dos dentes após o processamento convencional da base da prótese. Na terceira sessão, as próteses foram instaladas e instruções de higienização/uso foram fornecidas a paciente.

O método proposto permitiu a simplificação de etapas convencionais e manutenção da referência das próteses antigas, aumentando a possibilidade de adaptação e satisfação estética da paciente.

PI0418 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Mudança de resposta relacionada à repriorização de benefícios antes e após tratamento com overdenture mandibular: estudo prospectivo
Jaime LM, Curado TFF, Nascimento LN, Silva JR, Mckenna G, Leles CR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Mudança de Resposta (Response Shift) refere-se à ideia de que um indivíduo pode sofrer alterações em sua qualidade de vida (QdV) relacionada à saúde se o padrão interno, os valores (prioridades) ou a reconceitualização da QdV mudarem ao longo do tempo, sendo que estas respostas aos mesmos itens pelos mesmos indivíduos podem não ser comparáveis ao longo do tempo. Assim, o objetivo deste estudo prospectivo foi avaliar a mudança de prioridade em relação ao tratamento com implante de pacientes desdentados antes e após (1 ano) tratamento com overdenture mandibular. Indivíduos edêntulos (n=74) receberam overdenture mandibular retida por 4 mini-implantes (Straumann® Mini Implant System) em oposição a prótese convencional. Foi avaliada a mudança de resposta (repriorização -importância relativa de diferentes domínios da qualidade de vida) após tratamento, considerando cinco aspectos: (1) convívio social - CS, (2) conforto - CF, (3) evitar alimentos - EA, (4) mastigação - MA, e (5) confiança - CO. Os participantes ordenaram a sequência de prioridade as cinco dimensões antes e após o tratamento. De acordo com os escores médios obtidos foram definidas as seguintes prioridades: Inicial - MA>CF>CO>CS>EA; Depois - CF>MA>CO>CS>EA. Na comparação da mudança de resposta (Wilcoxon signed-rank test), houve redução de prioridade para MA (p=0,006) e maior priorização de CO (p=0,050).

Mudança de resposta (repriorização) foi observada após 1 ano pós-tratamento em relação aos benefícios percebidos com a mastigação, sendo este um efeito a ser considerado em estudos longitudinais

PI0419 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da imersão em soluções alimentícias nas propriedades físicas de uma Vitrocerâmica e um Compósito para Cad/Cam
Sales ALV, Santos TEO, Rodrigues LM, Menezes JMF, Regis RR, Alencar-E-silva FJ, Lima RA
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de soluções alimentícias na rugosidade superficial e estabilidade de cor (ΔE) de uma vitrocerâmica reforçada com leucita (IPS Empress®CAD) e um compósito de cadeia cruzada de dimetacrilato com carga inorgânica (Tetric®CAD). As amostras de cerâmica e compósito (40 amostras cada) foram obtidas e distribuídas aleatoriamente em cada grupo, de acordo com as soluções de imersão (n = 8): Água destilada (grupo controle); Café; Vinho tinto; Coca-Cola; Chá preto. Os parâmetros foram avaliados antes (T1) e após (T2) imersão, por um período de 60 dias (37°C). As soluções foram trocadas diariamente. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk, expressos em média e desvio padrão, e comparados pelo teste T ou Mann-Whitney. Comparando os dois materiais (porcelana versus compósito), observou-se mudança de cor (ΔE) significativamente maior para o grupo compósito após imersão em café (1,79±0,37 versus 4,61±1,60; p=0,0003), chá (2,70 ±1,59 versus 7,37±0,77; p<0,0001), e vinho (3,60±1,78 versus 14,87±3,58; p<0,0001). A análise de rugosidade não demonstrou diferença significativa entre os momentos experimentais (antes e após a imersão), bem como entre os materiais (porcelana versus compósito).

Concluiu-se que o material de base compósito, in vitro, é mais suscetível à alteração de cor quando imerso em substâncias comumente presentes na dieta regular, como café e vinho.

PI0420 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da linha de cimentação de próteses confeccionadas pelo fluxo digital
Souza MM, Borges MSN, Freitas BN, Macedo AP, Cardoso L, Tirapelli C
Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo é avaliar a influência do método de digitalização da superfície na adaptação marginal (linha de cimentação) de coroas fresadas em dissilicato de lítio. Um scanner intraoral (IOS) e um scanner extraoral (EOS) foram usados para o registro da superfície do preparo de uma coroa total em um pré molar (n=10 por grupo). Os arquivos obtidos foram usados para fresar 20 coroas em dissilicato de lítio. Essas coroas foram cimentadas sobre os 20 corpos de prova com cimento autoadesivo dual seguindo as instruções do fabricante e de forma padronizada sob uma força de 2,5 N usando uma máquina de teste universal. Após a cimentação, os corpos de prova foram analisados com um microscópio óptico nas faces vestibular, palatina, mesial e distal sendo mensurados nos seguintes pontos: um na direção do centro da marcação de referência da respectiva face e outras duas na direção tangente à margem direita e esquerda da marcação de referência, ao todos foram obtidas 240 medidas. Os dados foram analisados quanto a normalidade (Shapiro Wilk) e homogeneidade de Variância (Levene) e uma vez que essas condições foram atendidas foi realizado Teste t de Student. Não foi observada diferença significante entre a adaptação marginal de coroas cujos preparo foram digitalizados usando EOS ou IOS (p=0,171).

Assim, pode se concluir que não há diferença quanto a adaptação marginal de coroas obtidas considerando os métodos de digitalização testados.

(Apoio: CNPq - PIBIC  N° 143875/2021-3)
PI0421 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise dos perfis públicos do Instagram do Estado de São Paulo sobre o uso da toxina botulínica no controle do bruxismo do sono e vigília
Souza HO, Mélo AM, Melchior MO, Lopes-Olhê FC, Mazzi-Chaves JF, Magri LV
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O bruxismo é a atividade dos músculos mastigatórios, classificado como bruxismo do sono e da vigília. O uso da toxina botulínica no controle do bruxismo tem controvérsias sobre sua eficácia. Atualmente, as redes sociais, principalmente o Instagram, são utilizadas pelos profissionais dentistas como uma ferramenta de trabalho para divulgar informações e atrair potenciais pacientes. O objetivo deste estudo foi analisar as informações disponíveis em perfis públicos do Instagram de São Paulo sobre o uso da toxina botulínica no controle do bruxismo do sono e da vigília. Foi realizada uma análise quantitativa da quantidade de perfis públicos do Estado de São Paulo que abordam esse assunto. Os dados foram analisados de forma descritiva quantitativamente, com base em um Documento Oficial da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF). A partir dos resultados, observa-se que dos 50 perfis públicos analisados, a média total de publicações por perfil foi de 409, sendo que a média de publicações relacionadas ao bruxismo foi de 4,6. Em relação às publicações sobre o uso da toxina botulínica para bruxismo, 61% não estavam de acordo com as evidências científicas atuais. A qualidade média do conteúdo foi próxima a "qualidade ruim" (GQS = 2).

Concluiu-se que os temas "bruxismo" e "toxina botulínica" são abordados em conteúdo de perfis públicos do Instagram, principalmente em temas relacionados ao diagnóstico e tratamento, mas os conteúdos que associam os dois temas não estão de acordo com as evidências científicas atuais (61%).

PI0422 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das propriedades mecânicas de uma resina de impressão 3D nanohíbrida pós envelhecimento térmico
Prata JM, Chahin VS, Siqueira JRCS, Souza KB, Bottino MA, Ramos NC
Materiais Dentários UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A finalidade do estudo foi o de avaliar as propriedades mecânicas de uma resina de impressão 3D nanohíbrida, antes e após o envelhecimento térmico (Nanolab - Wilcos do Brasil). As amostras foram desenhadas no software Rhinoceros 6.0 e exportado em .stl para determinar os padrões de impressão no software W3D sendo sequencialmente impressas as amostras na impressora W3D em formato de disco (10x10x2mm) e barra (60x10x5mm). Após a limpeza em cuba ultrassônica (1minuto) foi realizado o pós processamento por 1hora na fotopolimerizadora Anycubic.Os testes mecânicos realizados foram o de microdureza de Vickers (microdurômetro -Shimadzu HMV-G21DT),o qual foram feitas 3 endentações em diferentes pontos do disco aplicando uma carga de 300gr por 15 segundos (n=5) e o módulo elástico com o equipamento pulse receiver (MOD 5900 PR, Olympus, EUA) ligado a um osciloscópio (TDS 1002, Tektronix, EUA), pelo método do pulso-eco ,para os cálculos do módulo elástico foi necessário calcular a densidade das amostras; sendo a mesma mensurada pelo método de Arquimedes em uma balança de precisão. Após a mensuração da massa seca das amostras, o teste foi aplicado; ambos os testes aplicados antes e após o envelhecimento. Os dados obtidos foram avaliados por Anova 1 fator e Tukey 95%; havendo diferença significativa entre os grupos imediato e envelhecido para a microdureza de vickers e para o módulo elástico.

A partir dos valores obtidos podemos dizer que a microdureza e o modulo elástico influenciam as propriedades mecânicas do material uma vez que tiveram seu valor reduzido com o envelhecimento.

PI0423 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise das propriedades ópticas de uma resina de impressão nanohíbrida após o manchamento
Chahin VS, Souza KB, Prata JM, Siqueira JRCS, Bottino MA, Ramos NC
Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é avaliar as propriedades ópticas (translucidez e cor) de uma resina de impressão nanohíbrida após o manchamento. Para isso, foram fabricados 12 blocos de resina nanohíbrida (7 mm x 7 mm x 2 mm), desenhadas no Software Rhinoceros 7 e impressas em uma impressora 3D pelo método digital de processamento de luz (LCD). Após sua impressão, os suportes dos espécimes foram removidos, as amostras foram limpas em álcool isopropílico por 4 minutos em limpador ultrassônico e secas com ar comprimido isento de óleo por 20 segundos. Em seguida os espécimes foram levados à uma polimerizadora por 60 minutos. Os espécimes foram imersos em café na proporção de 250 ml de água fervente para 25 g de café solúvel, trocadas a cada 2 dias. O registro da cor e translucidez foi realizado em 0, 7, 14, 21 e 30 dias utilizando um espectrofotômetro (Vita EasyShade® -Vident -Brea, CA, EUA) com leituras sob fundo preto, branco e cinza. Os dados obtidos utilizando a fórmula CIEDE2000 foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis One Way seguido do teste Dunn para translucidez e ANOVA-1 fator seguido de Tukey 5% para cor. Os resultados mostraram que houve diminuição de translucidez a partir de 21 dias de imersão (p = 0,003). Para a mensuração de cor, foi observado que todos os grupos foram estatisticamente diferentes (p < 0,05), com exceção dos grupos 21 e 30 dias que apresentaram semelhança estatística.

Desse modo, podemos concluir que a resina nanohíbrida após imersão em café durante 30 dias, apresenta alteração de cor a partir de 07 dias e a translucidez é afetada a partir de 21 dias.

PI0424 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de diferentes acabamentos superficiais nas propriedades ópticas e textura superficial da cerâmica a base de dissilicato de lítio
Armaroli ACR, Souza HO, Almeida ALP, Pupin FC, Faria ACL, Gomes EA, Moris ICM, Silva-Sousa YTC
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes acabamentos superficiais na cor e textura da cerâmica a base de dissilicato de lítio antes e após envelhecimento térmico artificial. Neste estudo 40 blocos cerâmicos de dissilicato de lítio 10x10x1,5mm foram divididos em 4 grupos (n=10): controle (sem tratamento), glaze, polimento, glaze + polimento. As amostras foram submetidas à análise de alteração de cor, rugosidade superficial e avaliação qualitativa da superfície por microscopia eletrônica de varredura antes e após envelhecimento térmico acelerado. O envelhecimento das amostras foi realizado em autoclave, à temperatura de 134ºC, sob pressão de 2 bars por 5 horas. Após análise estatística, observou-se que para a alteração de cor, os grupos que tiveram como tratamento superficial glaze e glaze + polimento, apresentaram maiores resultados. Para a rugosidade superficial o grupo polimento apresentou maior lisura superficial e menores resultados quando comparado aos demais. Já a análise qualitativa de MEV demonstrou que para o grupo glaze e glaze + polimento houve maior irregularidade na superfície com a presença de muitas bolhas, o grupo controle intermediário e o grupo polimento o que apresentou maior lisura superficial com ausência de bolhas.

Sendo assim, com os resultados do presente estudo conclui-se que o acabamento superficial realizado apenas com polimento, mostrou-se muito mais promissor, pois proporciona maior lisura superficial e menor acúmulo de pigmentos na superfície cerâmica no decorrer do tempo.

PI0425 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Experiência do operador e tipo de escâner no tempo de escaneamento e geração de arquivos de arco completo
Silva E, Dolenkei KK, Soares AG, Rocha NAB, Moreira RS, Silva RF, Tavares LN, Raposo LHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vivo avaliou a influência da experiência do operador e tipo de escâner no tempo de escaneamento e geração de arquivos de arco completo de maxila e mandíbula. Indivíduos (n=15) foram escaneados com dois escâneres intraorais (Trios 3 e Virtuo Vivo) por dois operadores (baixa e alta experiência) obtendo modelos digitais e o tempo de cada escaneamento. Os modelos obtidos foram processados e exportados em formato STL. O tamanho dos arquivos e os tempos de escaneamento foram analisados de forma individual e associada por análises de variância e teste de Tukey (α=0.05). Não houve diferenças significantes entre os arquivos resultantes de maxila e mandíbula para cada escâner isolado, analisados de forma individual ou associada. Diferenças significantes foram observadas comparando os arquivos de maxila, de mandíbula e arquivos associados obtidos pelos dois operadores entre os dois sistemas de escâneres (p<.001), com maiores arquivos para Trios 3 (p<.001). Para a variável tempo total de escaneamento e escaneamento da maxila, houve diferença significativa, com Trios 3 exibindo menor tempo de escaneamento e o operador de menor experiência, maior tempo de escaneamento (p=.001).

A experiência do operador não afetou o tamanho dos arquivos obtidos na maxila ou mandíbula, porém, afetou o tempo de escaneamento. O tipo de escâner intraoral influenciou o tamanho dos arquivos e tempo de escaneamento, com Trios 3 produzindo arquivos maiores e escaneamentos mais rápidos. Virtuo Vivo produziu arquivos menores, porém com maior dispersão, além de escaneamentos mais longos.

PI0426 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Distribuição de tensão de diferentes retentores intrarradiculares em incisivos superiores sem férula: análise por elementos finitos
Conceição SP, Grassi EDA, Andrade GS, Tribst JPM, Augusto MG, Saavedra GSFA, Gomes APA, Borges ALS
Prótese Dentária INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tipo de retentor intrarradicular em incisivos centrais superiores tratados endodonticamente sem férula por meio da análise de elementos finitos (FEA). Sete modelos de incisivos centrais superiores foram elaborados em um software de modelamento tridimensional. Os tipos de pinos avaliados são: Pino de fibra de vidro (PFV) duplo cônico (Grupo DC); PFV duplo cônico reembasado com resina composta (Grupo DC-R); PFV serrilhado (Grupo SE); PFV serrilhado reembasado com resina composta (Grupo SE-R); PFV universal de duas peças (SAP); PFV customizado por CAD/CAM (CTM); e núcleo metálico fundido (NMF). Todos os modelos receberam coroas totais de cerâmica reforçada por cristais dissilicato de lítio. Os modelos foram importados para o software de análise por elementos finitos utilizando como critério de falha a tensão principal máxima. Foi aplicada carga de 200 N na região de cíngulo com inclinação de 45° em relação ao longo eixo do dente. As geometrias foram consideradas homogêneas, linearmente elásticas, com contatos perfeitamente colados e isotrópicas. Tanto para a restauração, quanto para a estrutura dentária, o grupo NMF apresentou o pior comportamento biomecânico, enquanto o grupo DC-R apresentou o os menores picos de tensão de tração. Qualitativamente os demais grupos não apresentaram diferença, tanto para a restauração quanto para a estrutura dentária.

Dessa forma, o grupo DC-R teve um comportamento biomecânico mais favorável tanto para o dente quanto para a restauração.