Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2476 Resumo encontrados. Mostrando de 1321 a 1330


PR0546 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 8

Estado nutricional e perda de peso em pacientes submetidos à cirurgia ortognática: um estudo prospectivo
Benato LS, Schieferdecker MEM, Rebellato NLB, Klüppel LE, Scariot R
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo comparou o estado nutricional e a perda de peso de pacientes com deformidades dentofaciais após cirurgia ortognática mono e bimaxilar. Foi realizado um estudo prospectivo longitudinal de 69 pacientes com deformidade dentofacial em tratamento ortodôntico-cirúrgico. Os pacientes foram divididos em dois grupos: procedimento monomaxilar (um osso) e procedimento bimaxilar (maxila e mandíbula). Foi realizada avaliação nutricional pré-operatória de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC). Também foi realizado o percentual de perda involuntária de peso (PP) de acordo com a fórmula proposta por Blackburn. A coleta de dados foi realizada no pré-operatório e no pós-operatório (PO) aos 10, 40 e 90 dias. A análise estatística foi realizada no software SPSS versão 17.0, com intervalo de confiança de 95%. De acordo com o IMC, entre os indivíduos submetidos à cirurgia monomaxilar, encontramos baixo peso (2,6%), peso normal (51,3%), sobrepeso (35,9%) e obesidade (10,3%). Entre os sujeitos submetidos à cirurgia bimaxilar, 43,3% eram eutróficos, 36,7% tinham sobrepeso e 20% eram obesos. O IMC foi semelhante em todos os períodos (pré-operatório, p = 0,237; PO 10 dias, p = 0,325; PO 40 dias, p = 0,430; e PO 90 dias, p = 0,609) entre os grupos mono e bimaxilar. Todos os pacientes tiveram perda de peso pós-operatória. PP foi semelhante entre os tempos de PO (p = 0,163) entre os grupos.

Não houve diferença estatística tanto no IMC quanto na PP entre os grupos em diferentes momentos quando comparados os grupos mono e bimaxilar.

PR0547 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 8

Análise de parâmetros morfológicos e métricos do seio frontal na determinação do dimorfismo sexual em imagens de TCFC
Sukar RSN, Borella NR, Ramos-Perez FMM, Pontual AA, Freitas HWF, Almeida LFM, Oliveira JA, Pontual MLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da determinação do sexo por meio da avaliação métrica e morfológica do seio frontal em tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC), utilizando o método de Tatlisumak et al. (2007). Foram selecionadas 550 aquisições da região de seios paranasais, de pacientes de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 20 anos, de um serviço privado de Otorrinolaringologia de João Pessoa - PB. Por meio do programa OnDemand Software 3D® (Seul, Coréia) foram realizadas 11 avaliações métricas e 12 morfológicas. Foi aplicado o teste Qui-quadrado para avaliação das variáveis categóricas em relação ao sexo e para as variáveis numéricas, teste T de Student e Mann-Whitney. Em seguida, as variáveis que apresentaram valor de p ≤ 0,2, foram submetidas a uma regressão logística binária. Não houve diferença significativa dos fatores morfológicos qualitativos em relação ao sexo. Os parâmetros morfológicos quantitativos e métricos significativos demonstraram valores de média/mediana maiores para o sexo masculino. O modelo final da regressão mostrou que as mensurações comprimento póstero-anterior do seio frontal direito e esquerdo, distância entre os pontos mais altos dos seios, distância entre o ponto mais alto e o limite lateral máximo do seio direito e esquerdo e largura total do seio frontal são dimórficas.

Concluiu-se a eficácia da determinação do sexo através da análise métrica e morfológica do seio frontal em TCFC, utilizando o método de Tatlisumak et al. (2007), em uma população do nordeste brasileiro.

PR0548 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 8

Avaliação do uso de Passiflora incarnatta e Valeriana officinalis no controle da ansiedade em exodontias de terceiros molares
Fanderuff M, Velasquez ACA, Tsuji M, Olsson B, Costa DJ, Rebellato NLB, Sebastiani AM, Scariot R
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo é avaliar terapias alternativas no controle da ansiedade em pacientes submetidos a exodontia de terceiros molares. Participaram do ensaio clínico randomizado duplo cego, 51 pacientes submetidos à remoção de dois terceiros molares, divididos em três grupos (Passiflora Incarnatta L. 590 mg, Valeriana Officinalis L. 400 mg ou placebo). Esses compostos foram administrados uma hora antes da cirurgia. Foram avaliados dados sociodemográficos, níveis de ansiedade traço/estado (IDATE-T, IDATE-E), desconforto cirúrgico (QCirDental) e sinais vitais (saturação de oxigênio, frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória). A coleta de dados foi realizada no pré-cirúrgico - 60 minutos antes da cirurgia (T0), pré-operatório imediato - antes da anestesia (T1) e pós-operatório imediato - ao fim do procedimento (T2). O IDATE-T foi avaliado no T0, IDATE-E em T0 e T2, QCirDental em T2, e os sinais vitais em todos os tempos. Os dados foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. A Valeriana officinalis L. e a Passiflora Incarnata L. reduziram os scores de IDATE-E entre T0 e T2 (p<0,05). Não houve associação entre o desconforto cirúrgico e os grupos. A saturação de oxigênio aumentou ao longo do tempo apenas no grupo Valeriana Officinalis L. (p<0,05). A frequência cardíaca diminuiu do T0 ao T1 nos grupos Valeriana officinalis L. e placebo (p<0,05). A pressão arterial diastólica aumentou de T0 ao T2 apenas no grupo placebo (p<0,05).

A Valeriana officinalis L. e Passiflora Incarnata L. mostraram ser eficazes na redução de ansiedade.

PR0549 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 8

Eficácia de diferentes protocolos de fotobiomodulação na mucosite oral em crianças e adolescentes submetidos à quimioterapia
Melo MCF, Macêdo TS, Ferreira AKA, Araújo MMS, Lins-Filho PC, Selva ELMSS, Caldas-Junior AF, Godoy GP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a eficácia de diferentes protocolos de fotobiomodulação no tratamento da Mucosite oral (MO) em crianças e adolescentes submetidos à quimioterapia. Trata-se de um ensaio clínico randomizado de superioridade, duplo cego, aberto e controlado com indivíduos de faixa etária de 3 a 18 anos que estavam internados em um hospital público de referência de Pernambuco. A amostra foi constituída de 31 que foram randomizados e alocados em um dos três grupos. Os participantes do grupo controle (n=11) receberam a fotobiomodulação com laser vermelho, o grupo experimental A (n=10) com laser infravermelho e por fim, grupo experimental B (n=10) com o laser vermelho e infravermelho simultâneos. A MO foi avaliada segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde. Foi realizado a análise descritiva e testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Mann-whitney foram utilizados, com erro máximo de 5%. Calculou-se o Número Necessário a Tratar (NNT) das intervenções. Os resultados da amostra evidenciam que a maioria dos participantes eram do sexo masculino (67,7%) na faixa etária de 3 a 12 anos (58,1%), diagnosticados com leucemia (61,3%) e que receberam Metotrexato em altas doses (58,1%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre o grau de severidade de MO e as variáveis estudadas.

Pode-se sugerir a eficácia da fotobiomodulação dos espectros de ação estudados no tratamento da MO, com boa aceitação das terapias por crianças e adolescentes destacando-se no período de realização deste estudo o laser infravermelho com soberania frente às outras terapias.

PR0550 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 8

Efeito da osteopontina sobre a expressão de proteínas associadas com autofagia em células de carcinoma epidermoide oral
Melo JVBC, Soares AB, Martinez EF, Araujo VC, Teixeira LN
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo in vitro foi avaliar o efeito da osteopontina recombinante humana (rhOPN) sobre a expressão de proteínas envolvidas com autofagia em carcinoma epidermoide oral (CEO) humano. Células de CEO (linhagem SCC-9) foram cultivadas em placas de 6 poços, na densidade de 1x105 células/poço. No momento em que as culturas atingiram 70% de confluência, o meio de cultura foi removido e acrescentado solução salina de Earl contendo rhOPN na concentração de 200 ng/mL ou 500 ng/mL. Culturas não expostas à rhOPN foram utilizadas como controle. Após 6 h de exposição, o meio foi removido e conteúdo de proteína total foi extraído para quantificação das proteínas LC3-II e Beclin-1 por Western Blotting. Os dados foram analisados pelo teste estatístico de Kruskal-Wallis, considerando o nível de significância de 5%. Em 6 h, os níveis de LC3-II em células SCC-9 expostas à rhOPN na concentração de 200 ng/mL foram semelhantes aos observados no controle (p>0,05). Células SCC-9 expostas à rhOPN na concentração de 500 ng/mL apresentaram maior expressão de LC3-II em comparação aos demais grupos experimentais (p<0,05). Culturas de células SCC-9 expostas à rhOPN nas concentrações de 200 ng/mL e 500 ng/mL exibiram maior expressão de Beclin-1 em comparação ao grupo controle (p<0,05). Não foram observadas diferenças nos níveis de expressão de Beclin-1 entre as duas concentrações utilizadas de rhOPN (p>0,05).

Em conjunto, os resultados sugerem que a rhOPN pode modular positivamente a expressão de LC3-II e Beclin e, consequentemente, afetar o processo autofágico de células de CEO.

PR0557 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9

Características dos pacientes internados com infecções de origem odontogênica em um Hospital Público de Belo Horizonte
Almeida LCS, Dantas LS, Moura RNV, Silva CJP, Pinto RS
PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Conhecer a epidemiologia das Infecções Odontogênicas (IO) é importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e formulação de protocolos de tratamentos eficazes. Este trabalho analisou as IO de pacientes internados no Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB) em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Trata-se de um estudo transversal com coleta de dados secundários de prontuários dos pacientes atendidos com infecções odontogênicas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2022. As variáveis coletadas foram: idade, sexo, lado e hemiarcada afetados, etiologia, período de ocorrência, tempo de internação e município de residência do paciente. Foram avaliados os prontuários de 529 pacientes. A idade média dos pacientes foi de 34,6 (DP 17,8) anos. A maioria das pessoas assistidas eram do sexo feminino (51,8%) e moradoras da cidade de Belo Horizonte (66,7%). O lado direito foi o mais afetado (42,3%) e as principais causas foram infecções decorrentes de agravamento de cárie (56%) e complicações pós exodontia (22,1%). Os dentes mais acometidos foram o 48 (14,9%), 38 (13,0%) e mais de um dente (14,2%). Os anos que tiveram maior procura foram 2019 (23,4%) e 2022 (24,2%), sendo que se deram majoritariamente nos meses de janeiro (12,1%) e fevereiro (10,0%) e tiveram um tempo médio de internação de 6,5 dias (DP 5,03).

A Infecção Odontogênica é um problema de saúde pública, que pode atingir indivíduos e se agravar de forma súbita levando às internações. A prevenção e abordagem precoce é a melhor estratégia de tratamento.

PR0558 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9

Associação entre situação bucal e necessidade de internação de mulheres em unidade hospitalar de alta complexidade
Leite HLA, Lima KM, Lopes FF
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A manutenção da saúde bucal é importante para os pacientes hospitalizados. Há uma causalidade bidirecional entre algumas doenças da cavidade bucal e morbidades sistêmicas. A pesquisa analisou a associação entre condição bucal e necessidades de internação. Estudo observacional transversal com dados secundários referentes ao momento da primeira consulta odontológica após admissão hospitalar, no período de julho de 2017 a julho de 2019. Para análise das associações entre as variáveis categóricas, foi aplicado o teste qui-quadrado de partição, com nível de significância de 5%. Foram analisadas 1683 pacientes, sendo que apenas 1,12% (N=19) não apresentou necessidade de tratamento odontológico. Verificou-se associação significativa entre a presença de lesão bucal e pacientes internadas por motivos cardiológicos.

Algumas das alterações bucais encontradas são descritas como fatores de risco para a piora do estado sistêmico, portanto a condição bucal pode ter um impacto significativo na saúde geral do paciente.

PR0559 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9

Espectroscopia salivar ATR-FTIR associada à inteligênia artificial para triagem de distúrbios das paratireoides
Silva SM, Costa FWG, Quidute ARP, D'alva CB, Vega MFG, Carneiro MG, Sabino-Silva R, Ribeiro TR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Autodeclarado "Expectativa de depósito de um pedido de patente."

O diagnóstico de endocrinopatias nas paratireoides é realizado por ensaios imunológicos invasivos de alto custo. O objetivo do presente estudo foi utilizar o perfil espectral infravermelho da saliva para desenvolvimento de uma plataforma biofotônica de triagem não-invasiva e sustentável em pacientes com hipoparatireoidismo (HipoPT), hiperparatireoidismo primário (HPTp) e neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (NEM-1) em comparação com indivíduos saudáveis (controle). Para isto, a saliva não-estimulada foi coletada de pacientes HipoPT (n=15), HPTp (n=12), NEM-1(n=12) e controles (N=9). A saliva foi analisada por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier associada à reflectância total atenuada (ATR-FTIR) acoplada aos algoritmos de aprendizado de máquinas: Linear Discriminant Analysis (LDA) e Support Vector Machine (SVM). Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob o protocolo #3.512.183. As melhores performances de discriminação foram: sensibilidade 78%, especificidade 59% e acurácia 70% para HPTp baseado em algoritmo SVM; sensibilidade 81%, especificidade 51% e acurácia 68% para NEM1 baseado em algoritmo LDA; e sensibilidade 88%, especificidade 44% e acurácia 72% para HipoPT baseado em algoritmo LDA.

O presente estudo mostrou resultados promissores da aplicação desta plataforma biofotônica sustentável, livre de reagentes e de baixo custo para detecção não-invasiva de distúrbios endócrinos das paratireoides pela saliva.

PR0560 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9

Análise do efeito terapia de fotobiomodulação no reparo das fraturas de fêmur em ratas osteoporóticas
Panigali OA, Fonseca-Santos JM, Stuque RS, Costa MG, Rios BR, Theodoro LH, Ervolino E, Faverani LP
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o potencial da terapia de fotobiomodulação utilizando laser de diodo infra-vermelho no reparo ósseo de fraturas femorais, por meio de estudo experimental em ratas ovariectomizadas. 18 ratas com 6 meses de idade, foram submetidas à ovariectomia para indução de osteoporose e, após 90 dias, submetidas a fraturas femorais e fixação com placas e parafusos do sistema 1,5 mm. As ratas foram divididas aleatoriamente em fotobiomodulação (n=9), que foram irradiadas no trans-cirúrgico com laser de baixa potência, e experimental (n=9), que não foram irradiadas. Nos animais do grupo fotobiomodulação, foi utilizado laser de baixa potência com comprimento de onda de 808nm, área do spot de 0,0283cm2 , potência de 100mW durante 60 segundos, energia de 6 J/ponto, densidade de energia de 212 J/cm2 , de modo pontual em 5 pontos ao redor de todo o "gap" reparacional, seguindo as aplicações uma vez ao dia, durante 8 dias de pós-operatório com um intervalo de 24 horas. Os animais foram eutanasiados aos 14 e 42 dias pós-operatórios, e as amostras foram encaminhadas para análises. Os dados foram submetidos a análise estatística (p<0,05). A análise microtomográfica não demonstrou diferenças estatísticas entre os grupos (p>0,05). A histometria evidenciou maior área de tecido ósseo neoformado no grupo fotobiomodulação (p<0,05), corroborando com o parecer imuno-histoquímico.

Houve melhora no reparo de fraturas em fêmures de ratas osteoporóticas quando utizada a terapia de fotobiomodulação por irradiação com laser de diodo infra-vermelho.

PR0561 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9

Interação entre as vias Wnt/ß-catenina e BMP4/TGF-ß na etiopatogenia dos odontomas
França G, Pires HF, Carlan LM, Silva IAP, Souza LB, Oliveira CN, Freitas RA, Galvão HC
Departamento de Odontologia CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O desenvolvimento de hamartomas e tumores odontogênicos mistos em cavidade oral depende de interações recíprocas entre o epitélio oral e o ectomesênquima. O objetivo deste estudo foi investigar o sinergismo de algumas proteínas das vias WNT/beta-catenina e BMP4/TGF-beta no desenvolvimento de tumores odontogênicos mistos benignos. Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo e imuno-histoquímico analisando uma amostra de 23 odontomas compostos, 21 odontomas complexos, 5 fibro-odontomas ameloblásticos, 1 fibroma ameloblástico e 17 germes dentários. A via Wnt/beta-catenina apresentou maior imunoexpressão de proteínas no epitélio de germes dentários (p < 0,001), bem como no ectomesênquima de odontomas (p < 0,001) e fibro-odontomas ameloblásticos. A via Wnt/beta-catenina apresentou correlação moderada e significativa com a CK14 no epitélio reduzido do órgão do esmalte nos odontomas (p = 0,007). A BMP4 foi imunoexpressa especificamente no ectomesênquima de odontomas complexos (mediana = 33,7; p < 0,001). Da mesma forma, TGF-beta apresentou maior imunoexpressão no epitélio dos germes dentários (p < 0,001) e no ectomesênquima de odontomas complexos (p = 0,002).

Conclui-se que, no dente em desenvolvimento, as maiores concentrações dessas proteínas foram observadas no epitélio odontogênico nos estágios de botão e capuz. enquanto que, a imunoexpressão diferencial ocorreu principalmente no ectomesênquima dos tumores odontogênicos mistos e odontomas, indicando que o ectomesênquima é o componente mais proliferativo.