2467
Resumo encontrados. Mostrando de 1321 a
1330
PR0558 - Painel Aspirante
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9
Associação entre situação bucal e necessidade de internação de mulheres em unidade hospitalar de alta complexidade
Leite HLA, Lima KM, Lopes FF
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A manutenção da saúde bucal é importante para os pacientes hospitalizados. Há uma causalidade bidirecional entre algumas doenças da cavidade bucal e morbidades sistêmicas. A pesquisa analisou a associação entre condição bucal e necessidades de internação. Estudo observacional transversal com dados secundários referentes ao momento da primeira consulta odontológica após admissão hospitalar, no período de julho de 2017 a julho de 2019. Para análise das associações entre as variáveis categóricas, foi aplicado o teste qui-quadrado de partição, com nível de significância de 5%. Foram analisadas 1683 pacientes, sendo que apenas 1,12% (N=19) não apresentou necessidade de tratamento odontológico. Verificou-se associação significativa entre a presença de lesão bucal e pacientes internadas por motivos cardiológicos.
Algumas das alterações bucais encontradas são descritas como fatores de risco para a piora do estado sistêmico, portanto a condição bucal pode ter um impacto significativo na saúde geral do paciente.
PR0559 - Painel Aspirante
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9
Espectroscopia salivar ATR-FTIR associada à inteligênia artificial para triagem de distúrbios das paratireoides
Silva SM, Costa FWG, Quidute ARP, D'alva CB, Vega MFG, Carneiro MG, Sabino-Silva R, Ribeiro TR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Autodeclarado "
Expectativa de depósito de um pedido de patente."
O diagnóstico de endocrinopatias nas paratireoides é realizado por ensaios imunológicos invasivos de alto custo. O objetivo do presente estudo foi utilizar o perfil espectral infravermelho da saliva para desenvolvimento de uma plataforma biofotônica de triagem não-invasiva e sustentável em pacientes com hipoparatireoidismo (HipoPT), hiperparatireoidismo primário (HPTp) e neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (NEM-1) em comparação com indivíduos saudáveis (controle). Para isto, a saliva não-estimulada foi coletada de pacientes HipoPT (n=15), HPTp (n=12), NEM-1(n=12) e controles (N=9). A saliva foi analisada por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier associada à reflectância total atenuada (ATR-FTIR) acoplada aos algoritmos de aprendizado de máquinas: Linear Discriminant Analysis (LDA) e Support Vector Machine (SVM). Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob o protocolo #3.512.183. As melhores performances de discriminação foram: sensibilidade 78%, especificidade 59% e acurácia 70% para HPTp baseado em algoritmo SVM; sensibilidade 81%, especificidade 51% e acurácia 68% para NEM1 baseado em algoritmo LDA; e sensibilidade 88%, especificidade 44% e acurácia 72% para HipoPT baseado em algoritmo LDA.
O presente estudo mostrou resultados promissores da aplicação desta plataforma biofotônica sustentável, livre de reagentes e de baixo custo para detecção não-invasiva de distúrbios endócrinos das paratireoides pela saliva.
PR0560 - Painel Aspirante
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9
Análise do efeito terapia de fotobiomodulação no reparo das fraturas de fêmur em ratas osteoporóticas
Panigali OA, Fonseca-Santos JM, Stuque RS, Costa MG, Rios BR, Theodoro LH, Ervolino E, Faverani LP
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o potencial da terapia de fotobiomodulação utilizando laser de diodo infra-vermelho no reparo ósseo de fraturas femorais, por meio de estudo experimental em ratas ovariectomizadas. 18 ratas com 6 meses de idade, foram submetidas à ovariectomia para indução de osteoporose e, após 90 dias, submetidas a fraturas femorais e fixação com placas e parafusos do sistema 1,5 mm. As ratas foram divididas aleatoriamente em fotobiomodulação (n=9), que foram irradiadas no trans-cirúrgico com laser de baixa potência, e experimental (n=9), que não foram irradiadas. Nos animais do grupo fotobiomodulação, foi utilizado laser de baixa potência com comprimento de onda de 808nm, área do spot de 0,0283cm2 , potência de 100mW durante 60 segundos, energia de 6 J/ponto, densidade de energia de 212 J/cm2 , de modo pontual em 5 pontos ao redor de todo o "gap" reparacional, seguindo as aplicações uma vez ao dia, durante 8 dias de pós-operatório com um intervalo de 24 horas. Os animais foram eutanasiados aos 14 e 42 dias pós-operatórios, e as amostras foram encaminhadas para análises. Os dados foram submetidos a análise estatística (p<0,05). A análise microtomográfica não demonstrou diferenças estatísticas entre os grupos (p>0,05). A histometria evidenciou maior área de tecido ósseo neoformado no grupo fotobiomodulação (p<0,05), corroborando com o parecer imuno-histoquímico.
Houve melhora no reparo de fraturas em fêmures de ratas osteoporóticas quando utizada a terapia de fotobiomodulação por irradiação com laser de diodo infra-vermelho.
PR0561 - Painel Aspirante
Área:
7 - Patologia Oral
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9
Interação entre as vias Wnt/ß-catenina e BMP4/TGF-ß na etiopatogenia dos odontomas
França G, Pires HF, Carlan LM, Silva IAP, Souza LB, Oliveira CN, Freitas RA, Galvão HC
Departamento de Odontologia CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O desenvolvimento de hamartomas e tumores odontogênicos mistos em cavidade oral depende de interações recíprocas entre o epitélio oral e o ectomesênquima. O objetivo deste estudo foi investigar o sinergismo de algumas proteínas das vias WNT/beta-catenina e BMP4/TGF-beta no desenvolvimento de tumores odontogênicos mistos benignos. Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo e imuno-histoquímico analisando uma amostra de 23 odontomas compostos, 21 odontomas complexos, 5 fibro-odontomas ameloblásticos, 1 fibroma ameloblástico e 17 germes dentários. A via Wnt/beta-catenina apresentou maior imunoexpressão de proteínas no epitélio de germes dentários (p < 0,001), bem como no ectomesênquima de odontomas (p < 0,001) e fibro-odontomas ameloblásticos. A via Wnt/beta-catenina apresentou correlação moderada e significativa com a CK14 no epitélio reduzido do órgão do esmalte nos odontomas (p = 0,007). A BMP4 foi imunoexpressa especificamente no ectomesênquima de odontomas complexos (mediana = 33,7; p < 0,001). Da mesma forma, TGF-beta apresentou maior imunoexpressão no epitélio dos germes dentários (p < 0,001) e no ectomesênquima de odontomas complexos (p = 0,002).
Conclui-se que, no dente em desenvolvimento, as maiores concentrações dessas proteínas foram observadas no epitélio odontogênico nos estágios de botão e capuz. enquanto que, a imunoexpressão diferencial ocorreu principalmente no ectomesênquima dos tumores odontogênicos mistos e odontomas, indicando que o ectomesênquima é o componente mais proliferativo.
PR0562 - Painel Aspirante
Área:
7 - Imaginologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 9
Determinação do dimorfismo sexual por meio das características morfológicas do seio frontal em tomografia computadorizada
Silva ADL, Pontual AA, Ramos-Perez FMM, Freitas HWF, Almeida LFM, Oliveira JA, Borella NR, Pontual MLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o dimorfismo sexual pela análise subjetiva do seio frontal utilizando o método de Tatlisumak et al.(2007). A amostra foi de 550 tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) de brasileiros acima dos 20 anos de idade de ambos os sexos atendidos num serviço privado de Otorrinolaringologia da cidade de João Pessoa - PB, entre maio de 2017 e maio de 2022. As avaliações das TCFC ocorreram em ambiente escurecido, com um computador de monitor de 21 polegadas, software OnDemand3DTM (Cybermed, Coréia do Sul), os dados categóricos e numéricos registrados no Microsoft Excel (2016) e exportados para o software SPSS®(Statistical Package for Social Sciences - International Business Machines, Armonk, Nova Iorque, EUA) versão 21. Para variáveis qualitativas foi utilizado o teste Qui-quadrado e para as quantitativas, Mann-Whitney (p≤0,05) e realizou-se um modelo de uma regressão logística binária. Todos os resultados foram de 5% de nível de significância. Não houve diferença significativa entre as variáveis qualitativas dos seios frontais em relação ao sexo, bem como do número de festonamento do seio frontal esquerdo (p=0,514) e do número de septo intra-seio do seio frontal esquerdo (p=0,099). O número de septo intra-seio completo direito e número de festonamentos do seio frontal direito são preditores do sexo.
Pode-se inferir, quanto a discordância desses resultados com os encontrados na literatura, que o tipo de imagem e a metodologia para a análise dos parâmetros morfológicos possam ser determinantes na identificação do dimorfismo sexual por meio do seio frontal.
PR0563 - Painel Aspirante
Área:
7 - Imaginologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 9
Influência do afastador labial e do valor de emissividade na aquisição de imagens de termografia infravermelha intraoral
Lacerda-Santos JT, Lopes LKMO, Sousa RPR, Lima ED, Bento PM, Melo DP
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo foi avaliar a influência do afastador labial e da emissividade utilizados durante o exame de termografia infravermelha (TI) intraoral. A amostra foi composta por 30 voluntários com dentes anteriores hígidos. Três tipos de afastadores foram testados visando o isolamento térmico dos dentes anteriores: afastador convencional para clareamento (AC), afastador convencional para clareamento adaptado com dispositivo isolante (ACI) e afastador labial tipo U (ATU). Um termograma foi obtido para cada afastador, respeitando um intervalo de 15min entre cada aquisição, utilizando a câmera portátil de sensor infravermelho FLIR T650 com dois valores de emissividade: 0,98 (pele) e 0,91 (esmalte/dentina). As temperaturas médias da coroa dos dentes incisivos centrais e laterais superiores foram analisados utilizando o software FLIR Thermal Studio. Os testes de Shapiro-Wilk, ANOVA e pós-teste de Tukey foram utilizados na análise de dados, com nível de confiança de 95% (α<0,05). O afastador ATU apresentou maior temperatura média, diferindo estatisticamente do afastador ACI para todos os dentes avaliados (p<0,05). Quanto a emissividade, observamos que os termogramas adquiridos com 0,91 apresentaram maiores valores médios de temperatura para todos os dentes avaliados (p<0,05).
O tipo de afastador labial e a emissividade utilizados durante a aquisição da TI influem nos resultados de temperatura obtidos. Afastadores próprios para a realização de exames de TI intraorais são necessários para impedir a interferência do calor emitido pela respiração.
PR0564 - Painel Aspirante
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 9
Uso dos Agregados Leucoplaquetários para rejuvenescimento das pálpebras inferiores: Relato de caso
Morais RPL, Teixeira JA, Barros AMS, Leao JC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A utilização dos agregados leucoplaquetários em procedimentos de harmonização orofacial têm mostrado notável sucesso na atualidade. O presente estudo tem como objetivo relatar um caso de tratamento de flacidez e rugas nas pálpebras inferiores, proporcionando rejuvenescimento através da utilização da fibrina rica em plaquetas injetável e do plasma rico em plaquetas. Paciente J.A.T., sexo masculino, 49 anos, compareceu à clínica de Especialização em Harmonização Orofacial da ABO Pernambuco, com queixa estética de rugas e flacidez nas pálpebras inferiores. Durante o exame físico, foram observadas rugas estáticas bilaterais e flacidez ao teste de tracionamento, com retorno da pele por volta dos 5 minutos, na região relatada. Foi proposta a injeção do i-PRF e PRP para o tratamento. Para a obtenção do i-PRF, o sangue foi centrifugado a 700rpm durante 3 minutos, e para o PRP foram realizados dois ciclos, um de 1200 rpm por 10 minutos e outro de 1600rpm por 10 minutos. Os produtos foram retirados com uma seringa de insulina e aplicados nas pálpebras inferiores por via intradérmica. Após 30 dias observou-se visualmente a melhora na qualidade da pele, com redução de rugas e melhora na sua textura. O teste de tracionamento foi reduzido para 1 minuto, indicando diminuição na flacidez. Porém a porção lateral da pálpebra inferior, obteve um resultado mais positivo do que a porção medial em ambas as pálpebras.
O i-PRF e o PRP demonstraram serem efetivos no rejuvenescimento da região palpebral inferior. A pele apresentou melhora na textura, na elasticidade, e reduziu a aparência das rugas.
PR0565 - Painel Aspirante
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 9
Avaliação da relação dos valores médios da pressão arterial em um ambulatório odontológico de urgência
Resende JC, Pallos D, Kim YJ, Pereira JEO, Miziara LNB, Oliveira LC, Rocha N, Martins F
Odontologia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada pela elevação crônica e sustentação dos níveis da pressão arterial (PA) a um valor maior ou igual a pressão sistólica 140 mmHg e diastólica 90 mmHg de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). O objetivo deste trabalho foi aferir a pressão arterial dos pacientes antes e após procedimentos odontológicos de urgência, da Universidade Santo Amaro (UNISA), sendo eles hipertensos ou não e analisar o quanto a PA desses pacientes varia de acordo com a ansiedade ou medo sentido antes e durante o procedimento odontológico. Resultados: Entre todos os pacientes avaliados na clínica de urgências odontológicas da UNISA (n=74), 50 pacientes eram do sexo feminino (67,5%), 24 masculino (32,4%), idade média de 44,7%, as comorbidades conhecidas referidas mais prevalentes foram a HAS (18,9%), diabetes (8,1%) e gastrite (8,1%). Em relação ao atendimento de urgência, os valores médios da Escala Visual Analógica em 57 pacientes que relataram dor foi de 5,24; 30 tomaram analgésicos. Entre dados relativos a HAS, 52,7% pacientes tinham histórico de HAS familiar e 7 usavam medicações anti-hipertensivas.
A PA média previamente a consulta foi de 131,8 x 90,4 mm/hg e após o atendimento a média passou a ser de 135,6 x 90,9 mm/hg. Este resultado parcial já demonstra uma tendência dos pacientes exibirem valores da PA elevados durante tratamentos odontológicos de urgência, o que pode sugerir que o estresse ou a HAS mascarada possam influenciar nestes valores.
PR0566 - Painel Aspirante
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 9
Correlação entre achados artroscópicos e sinais e sintomas clínicos dos desarranjos internos da articulação temporomandibular
Murai MK, Marchiolli CL, Sanches NS, Garcia-Junior IR, Sato FRL
DIANGÓSTICO E CIRURGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As disfunções temporomandibulares são relativamente comuns, afetando 30% da população, e os desarranjos intra-articulares são definidos pelo mau posicionamento entre côndilo, disco e fossa articular. Atualmente, acredita-se que os deslocamentos discais são uma consequência das alterações fisiológicas dos sinoviócitos e presença de inflamação, contudo, a real patogênese permanece controvérsia. Os tratamentos variam de abordagens conservadoras a cirurgias abertas ou artroscopia, que se tornou uma opção diagnóstica de alta sensibilidade e especificidade, mas há poucos estudos correlacionando dados artroscópicos e clínicos. A presente pesquisa procurou combinar achados artoscópicos com sinais e sintomas clínicos das disfunções da ATM como dor, por meio da escala de VAS, abertura máxima bucal, e classificação de Wilkes, em uma amostra de 67 pacientes submetidos a artroscopia da ATM, tomando como variáveis estudadas os achados artroscópicos de sinovite, aderências e condromalácia. Por meio do índice de correlação de Spearman, relacionou-se as variáveis com os sinais e sintomas clínicos das disfunções articulares da ATM, obtendo-se resultados estatisticamente significativos entre dor e sinovite (P = 0,0029, r = 0,3508), abertura bucal e aderências (P = 0,0004, r = - 0,4084), estágios avançados de Wilkes com níveis avançados de condromalácia (P = 0,001, r = 0,374).
Portanto há corelação significativa entre dor e sinovite, limitação de abertura bucal e aderências e, quanto mais avançados os níveis de condromalácia mais grave o estágio de Wilkes.
PR0570 - Painel Aspirante
Área:
7 - Imaginologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 9
Segmentação automática de canais ósseos em imagens histológicas por meio de redes neurais convolucionais
Linhares CRB, Limirio PHJO, Silva IGR, Travençolo BAN, Dechichi P
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi treinar uma rede neural convolucional utilizando um conjunto de imagens histológicas de tecido ósseo, visando automatizar a segmentação de canais ósseos, provendo melhor performance e precisão. Nesse estudo, foram utilizadas 100 imagens histológicas digitalizadas de fêmur de um rato da linhagem Wistar. Para análise, foi realizado o treinamento da rede, que é feito apresentando à rede as imagens originais e suas respectivas marcações manuais. O intuito do treinamento é que a rede consiga, por meio de cálculos matriciais, encontrar padrões que tornem possível gerar imagens segmentadas a partir de novas imagens de entrada. O treinamento é um processo iterativo onde a cada repetição o erro é calculado. Em seguida, os cálculos são ajustados para diminuir o erro e deixar a segmentação automatizada mais precisa. Após o treinamento, avaliou-se o resultado das segmentações realizadas pela rede. O desempenho do método proposto foi medido calculando as regiões sobrepostas da segmentação resultante e as regiões de uma imagem de referência segmentada pelo especialista (padrão-ouro). Através de cálculos matemáticos mediu-se o erro e a acurácia da rede. Os resultados parciais, com imagens reduzidas em tamanho e quantidade, apresentaram erro inferior a 15% e acurácia acima de 85%.
Conclui-se que o treinamento da rede neural foi bem sucedido e que o método proposto é capaz de realizar a segmentação desejada. Ainda é necessário reproduzir o experimento com imagens de maior resolução e em maior número para avaliar a robustez do método e problemas de overfitting.
(Apoio: CAPES | FAPEMIG | REBIR-UFU)