2476
Resumo encontrados. Mostrando de 1351 a
1360
PR0592 - Painel Aspirante
Área:
7 - Patologia Oral
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 10
Expressão CXCR4 em carcinomas de células escamosas de língua oral em indivíduos jovens e idosos
Morais DL, Sena LSB, Souza DN, Cunha JLS, Alves PM, Nonaka CFW
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou a imunoexpressão do receptor CXCR4 em carcinomas de células escamosas de língua oral (CCELOs) em indivíduos jovens (≤ 45 anos) e idosos (≥ 60 anos) e a relação com o grau histopatológico de malignidade dessas lesões. Quarenta e dois casos de CCELO (21 diagnosticados em indivíduos jovens e 21 em indivíduos idosos) foram selecionados para o estudo. Sob microscopia de luz (400x), foram estabelecidos os percentuais de células neoplásicas positivas citoplasmática e nuclear (CXCR4) em 10 áreas do front de invasão tumoral. A expressões nucleares e citoplasmáticas do CXCR4 foram mais frequentemente observadas em idosos. Quando comparados a indivíduos jovens, os pacientes idosos exibiram maior expressão de CXCR4 no núcleo (p= 0,001) e tendência a uma maior expressão citoplasmática (p = 0,052). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na imunoexpressão de CXCR4 em relação ao grau histopatológico e os parâmetros isolados da gradação histopatológica de malignidade (p > 0,05). Observou-se uma correlação positiva entre as expressões citoplasmáticas e nucleares do CXCR4 em indivíduos jovens (r = 0,495; p = 0,023) e idosos (r = 0,507; p = 0,019).
Os resultados sugerem um potencial envolvimento de CXCR4 na patogênese dos casos de CCELO. Adicionalmente, a maior expressão citoplasmática e nuclear no parênquima dos idosos, pode-se sugerir um provável envolvimento de outras vias de sinalização, relacionadas na progressão desses tumores.
PR0593 - Painel Aspirante
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 10
Desenvolvimento de um aplicativo baseado em Machine Learning para o diagnóstico precoce do câncer de boca
Silva IAP, França G, Oliveira CRR, Oliveira JMS, Lessa-Filho CAC, Valente-Filho ELC, Barbosa ACS, Ferreira SMS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Carcinoma de Células Escamosas (CCE) representa cerca de 40% das lesões malignas de cabeça e pescoço. Este acomete principalmente lábios, língua, assoalho bucal e palato. Sabe-se que o prognóstico favorável está associado ao diagnóstico precoce, visto que, a taxa de sobrevida aumenta em função do diagnóstico nas fases iniciais da doença. Para auxiliar no diagnóstico do câncer de boca foi desenvolvido e treinado um aplicativo de Machine Learning. Por meio do ramo de Redes Neurais (RN) em Inteligência Artificial, torna-se possível realizar uma triagem de imagens de lesões, visando identificar a presença ou não do câncer de boca. Para realizar o treinamento de RN, foram coletadas imagens clínicas de CCE e imagens não malignas, que serviram como base no desenvolvimento de um modelo para o reconhecimento dos padrões de lesões, gerando um modelo capaz de predizer se novos pacientes podem possuir a referida patologia. A estrutura de RN está baseada na estrutura de Redes Neurais Convolucionais usando as camadas de MobileNet, que separam as imagens em fragmentos aplicando efeitos que auxiliam a encontrar as principais características das imagens. Durante o treinamento, o modelo encontrou uma acurácia para classificação de imagens de câncer em 91% e de Leucoplasia, Eritroplasia e Queilite Actínica em 84%, 86% e 87%, respectivamente.
Os resultados apresentados demonstram que o modelo desenvolvido pode ser uma ferramenta acessível para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de boca e de lesões potencialmente malignas.
PR0594 - Painel Aspirante
Área:
7 - Imaginologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 10
Defeito Ósseo de Desenvolvimento da Mandíbula avaliado em tomografia computadorizada de feixe cônico: Relato de Caso
Albuquerque CB, Munhoz L, Moreira LMYA, Arita ES, Meneses NRO, Goto CE, Carneiro ALE, Costa C
DIAGNÓSTICO BUCAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O defeito ósseo de desenvolvimento da mandíbula (DODM), anteriormente conhecido como cisto ósseo de Stafne, costuma ser um achado incidental em exames de imagem devido à sua falta de sintomatologia. Frequentemente é observada como uma lesão radiolúcida com limites bem definidos. Neste relato é demonstrado um caso de DODM próximo ao ângulo da mandíbula, do lado esquerdo, em um paciente jovem de 16 anos, do sexo feminino, assintomática, que não apresentava alterações clínicas intra e extra-orais, com histórico médico sem informações relevantes. A paciente realizou o exame de tomografia computadorizada de feixe cônico para verificar a proximidade do terceiro molar inferior ao canal da mandíbula, com indicação de procedimento cirúrgico. Neste caso, verificou-se que o defeito era hipodenso, com formato oval, contínuo até a borda da mandíbula, localizado posterior ao terceiro molar e abaixo do canal da Mandíbula, apresentando margem esclerótica espessa estando associado a glândula submandibular. Nenhum tratamento foi necessário para defeitos ósseos mandibulares, mas acompanhamentos regulares são fortemente recomendados.
O defeito de desenvolvimento ósseo da mandíbula não requer tratamento cirúrgico, podendo ser diagnóstico diferencial de lesões ósseas na mandíbula, sendo considerado um achado radiográfico.
PR0595 - Painel Aspirante
Área:
7 - Imaginologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 10
Impacto da educação continuada na solicitação de exames de tomografia computadorizada por ortodontistas: estudo piloto
Brugnaroto A, Rossetto CP, Oenning ACC, Nascimento MCC, Panzarella FK, Rosário Junior AF, Soares MQS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo piloto foi investigar o perfil dos ortodontistas em relação à educação continuada e conhecimento em tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Foram enviados questionários online para especialistas em ortodontia. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de Qui-quadrado com nível de significância de 5%. Vinte e sete respostas foram obtidas. A idade média dos especialistas foi 43,19 anos. Os respondentes haviam concluído a graduação em média há 19,06 anos e a especialização há 13,05 anos. Dez (37%) apresentavam outra especialidade, sendo a radiologia a mais frequente (4) seguida por disfunção temporomandibular (2) e harmonização orofacial (2). A maioria (55,6%) relatou ter realizado algum curso ou treinamento específico para interpretação das imagens de TCFC, sendo ele capacitação (5), treinamento hands on (5) ou aula em congresso (5). Seu conhecimento em TCFC foi avaliado como muito bom ou bom (15) e regular ou insuficiente (12). Em relação a frequência de solicitação dos exames de TCFC a maioria relatou utilizá-los em alguns casos (17) e raramente (8). A maioria (22) relatou o uso da TCFC para avaliação de caninos impactados. Os especialistas que relataram ter realizado algum treinamento em TCFC relataram maior frequência de solicitação desses exames (p=0,01). Não houve associação entre o treinamento e a percepção de conhecimento do ortodontista em relação a TCFC.
Este estudo preliminar demonstra que o treinamento pode influenciar a decisão do ortodontista em relação a prescrição da TCFC.
PR0596 - Painel Aspirante
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 10
Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças e adolescentes no início do tratamento oncológico: estudo piloto
Barbosa MGL, Veras SRA, Mello MJG, Flor TMA, Diniz GRT, Lins MM, Silveira FMM, Godoy GP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Buscou-se avaliar o impacto do comprometimento da saúde bucal na qualidade de vida do paciente pediátrico em tratamento contra o câncer. Estudo transversal piloto realizado de 2021 a 2022. A amostra foi não probabilística, de conveniência e envolveu menores de 8 a 14 anos em tratamento contra o câncer. 34 responderam à versão brasileira dos questionários validados Child Perceptions Questionnaire (CPQ 8-10) e (CPQ 11-14), totalizando escores que variam, respectivamente de 0 a 100 e 0 a 103. No grupo de 8 a 10 anos, com 20 pacientes que responderam ao questionário CPQ, 13 (65%) eram do sexo masculino e 7 (35%) procediam do agreste. Das 16 crianças com avaliação odontológica, a média do CPO-D foi de 0,06 (DP: 0,250). Quanto ao CEO-d, relevante no estudo da dentição decídua, a média foi de 1,6 (DP: 2,354) e a mediana 1,00. No grupo de 11 a 14 anos, composto por 14 pacientes que responderam ao questionário, 9 (64,3%) eram do sexo masculino e 7 (50%) procediam do agreste. . Sabe-se que quanto maior o escore maior é o impacto negativo sobre a QV. 27 dessas crianças realizaram exame odontológico para avaliar a saúde bucal através do índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD)/(CEO-d). Para comparação entre os dois grupos etários realizou-se Teste t Student e Mann-Whitney.
Na faixa etária de 8 a 10 anos, pode-se sugerir que houve impacto positivo na qualidade de vida das crianças que apresentam menores índices de cárie, enquanto que, entre aquelas de 11 a 14 anos, a experiência de cárie não apresentou influência na qualidade de vida.
PR0599 - Painel Aspirante
Área:
6 - Oclusão / ATM
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 11
Qualidade de vida e bruxismo em vigília em indivíduos com bruxismo do sono
ANDREIS, PKDS, Oppitz LR, Garanhani RR, Hartmann GC, Ignácio SA, Guariza Filho O, Tanaka OM, Camargo ES
PPGO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida (QV) e o bruxismo em vigília (BV), em portadores de bruxismo do sono (BS), usuários de placa oclusal. Foi realizado estudo observacional longitudinal em 50 adultos com BS Possível, de ambos os sexos, antes (T0) e durante a pandemia da COVID-19 (T1). A QV foi avaliada pelo questionário WHOQOL-Abreviado e o BV por meio do auto-relato. Análise estatística foi realizada (p<0,05). A média de idade da amostra era de 35,95 anos (± 10,35). Em ambos os tempos os indivíduos apresentaram QV regular; os domínios físico, psicológico e QV média pioraram no T1 (p<0,05); a frequência de participantes com resposta positiva ao BV foi 78% em T0 e 70% em T1, sem diferença entre os tempos (p>0,05). Os demais domínios de QV não apresentaram diferença entre os tempos (p>0,05).
Durante a pandemia da COVID-19, os indivíduos portadores de bruxismo do sono, usuários de placa oclusal, apresentaram piora na qualidade de vida e manutenção de alta frequência de bruxismo em vigília.
PR0600 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 11
Avaliação in vitro da influência do desgaste de fresas do sistema CAD/CAM na adaptação cervical de um material a base de resina composta
Maia RLF, Ramos GG
Prótese Dentária FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo laboratorial teve como objetivo avaliar o efeito do desgaste das brocas na adaptação cervical de coroas totais em sucessivas fresagens, a partir de um conjunto de brocas novo. Foram utilizados 22 troqueis do elemento 36 com preparo coroa total totalmente padronizado de fábrica, em seguida foi realizado o escaneamento dos troqueis e desenho da coroa pelo software do ceramill. Um material a base de resina composta (Brava Block) foi utilizado para as fresagens e um conjunto de 3 brocas foram posicionadas na fresadora ceramill. As peças foram posicionadas sobre os troqueis e a possível desadaptação foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística e sugerem que a desadaptação foi significativamente afetada pelo número de fresagens no intervalo de algumas fresagens. No entanto, ainda que tenha sido observada desadaptação cervical significativa em alguns elementos, o espaçamento encontrado está dentro dos parâmetros aceitáveis.
De acordo com a proposição e a metodologia desenvolvida neste estudo e com base na análise dos resultados, podemos concluir que: a) Coroas CAD/CAM de resina composta demonstraram desadaptação cervical significativa entre a 16ª e 19ª fresagens; b) A broca T1 é capaz de realizar 22 fresagens antes de ser devidamente interrompida pela fresadora. c) A desadaptação marginal encontrada nas coroas CAD/CAM de resina composta está dentro dos parâmetros clinicamente aceitáveis, segundo a literatura.
PR0601 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 11
Comparação entre próteses totais removíveis confeccionadas pelos métodos convencionais e através do método digital: revisão sistemática
Mesquita VT, Godoy I, Maior JRS, Silva-Sobrinho ED, Matias LB, Pontes KMF, Kimura RN, Vajgel BCF
Clínica Integrada UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo comparou o desempenho das próteses totais removíveis confeccionadas pelo método digital com as pelas técnicas convencionais, através de uma revisão sistemática. Foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados BVS, Medline/Pubmed, EMBASE e Cochrane, de 1946 à janeiro de 2022, complementada por busca manual. Foram incluídos estudos com pacientes desdentados total, o qual obtiveram confecção de prótese totais confeccionadas pelo método digital e analógico e que apresentaram pelo menos um dos desfechos primários (grau de satisfação, qualidade de acabamento da prótese e desempenho clínico das próteses). A pesquisa inicial resultou em 914 artigos, onde apenas 6 estudos foram considerados elegíveis para a pesquisa. Foram reportados um total de 400 próteses totais instaladas em 193 pacientes, sendo 160 portadores de próteses convencionais e 240 de digitais. A idade dos participantes variou entre 58 à 69 anos, com um tempo médio de acompanhamento de 12 meses. Quanto ao desempenho, a prótese total digital apresentou maiores vantagens em comparação com a convencional em relação: ao grau de satisfação dos pacientes; ao tempo médio de execução das próteses totais, onde foi reportado um acréscimo de 3,5 horas a mais para as totais convencionais; quanto ao custo, sendo também superior para a confecção das próteses convencionais.
Estudos sugerem que o desempenho da prótese total digital parece ser superior quanto à satisfação dos pacientes, número reduzido de sessões clínicas e menores custos laboratoriais quando comparada às próteses convencionais.
PR0603 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 11
Avaliação da ação antimicrobiana da lisozima em biofilme formado em diferentes superfícies: estudo in vitro
Facchina JFL, Gonçalves TMSV, Joly JC, Peruzzo DC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O aumento da resistência bacteriana aos antibióticos tem estimulado a pesquisa de novos agentes antimicrobianos. Proteínas que agem nas membranas de micro-organismos como a Lisozima (LSZ) podem ser uma alternativa. Estudos demonstraram que a LSZ pode ser eficaz contra algumas espécies de micro-organismos, promovendo a ruptura das membranas externas e citoplasmáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar in vitro o efeito da LSZ, na atividade antimicrobiana, em diferentes micro-organismos utilizando diferentes superfícies. Para isso foram utilizados discos de porcelana (Emax), resina e titânio que foram contaminados com micro-organismos Candida albicans e Escherichia coli, obtidos da ATCC (American Type Culture Collection, EUA). As análises do experimento foram realizadas em triplicata biológica. Para cada disco foram realizadas fotografias padronizadas para análise de imagem por microscopia e análise da viabilidade dos micro-organismos por meio da utilização do kit BacLight LIVE/DEAD, para a diferenciação de micro-organismos vivos e mortos, além da contagem das unidades formadoras de colônia (UFC).
Após análise dos dados conclui-se que a lisozima apresentou efeito antimicrobiano em todos os micro-organismos estudados, independente do biomaterial utilizado.
PR0604 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 11
Análise do comportamento mecânico do sistema peri-mplantar sob coroas provisórias em resina acrílica polimerizada e fresada por CAD/CAM
Rossini BNM, Dias SC, Carvalho GAP, Lopes PAB, Silva-Junior EV, Franco ABG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo avaliará a resistência mecânica entre duas resinas acrílicas de polimetilmetacrilato (PMMA) provisórias sobre implante: a resina acrílica termopolimerizada TermoPlastic PMMA (Heraeus Kulzer) e a resina acrílica fresada em CAD/CAM Tizian Blank PMMA (Schuetz Dental). Com a metodologia de Elementos Finitos será avaliado o módulo de elasticidade e a razão de Poisson, a fim de interpretar qual foi a diferença entre a transmissão e absorção de carga, para o osso peri-implantar, implante, parafuso protético e coroa entre as duas resinas estudadas. Os resultados mostraram que o dente e o munhão da resina CAD/CAM foram mais resistente frente a cargas axiais e oblíquas. A cortical óssea, trabecular e implante não tiveram diferenças entre uma resina e outra, tendo a mesma absorção de carga axial e oblíqua.
Concluiu-se próteses provisórias sobre implantes fabricadas a base de CAD/CAM exibem maior resistência mecânica que as próteses fabricadas com resina termo-polimerizada.