Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1271 a 1280


PN0101 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação clínica de 24 meses de resinas compostas com diferentes viscosidades: ensaio clínico randomizado
Kunz PVM, Nuñez A, Bauer MLM, Ñaupari-Villasante R, Barceleiro MO, Duarte LJF, Reis A, Loguercio AD
Odontolo UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o desempenho clínico de duas resinas compostas fluidas à base de metacrilato e outra a base de Ormocer em lesões cervicais não cariosas (LCNCs). Cento e oitenta e três restaurações foram realizadas em LCNCs. Após aplicação do sistema adesivo universal no modo condicionamento seletivo do esmalte em todas as cavidades, elas foram restauradas com um dos três compósitos fluidos (n = 61): compósito à base de metacrilato de baixa viscosidade (BV), compósito à base de metacrilato de alta viscosidade (AV) e um compósito fluido à base de Ormocer (ORM). Após 24 meses de acompanhamento clínico, essas restaurações foram avaliadas usando os critérios FDI e USPHS. A análise de classificação de variância de Kruskall Wallis (α = 0,05) foi usada para análise estatística. Dezesseis restaurações foram perdidas após 24 meses de avaliação clínica (BV = 3, AV = 10, ORM = 3). As taxas de retenção em 24 meses (intervalo de confiança de 95%) foram de 95% para BV, 82,2% para AV e 95% para ORM, com diferenças estatísticas entre AV e BV, assim como AV e ORM (p < 0,05). Trinta e três restaurações (GF = 8, AV = 13, ORM = 12) apresentaram pequenas manchas marginais, setenta e uma restaurações (BV = 26, AV = 20, ORM = 25) apresentaram pequenos defeitos de adaptação marginal e uma restauração para AV apresentou recorrência de cárie.

O desempenho clínico do adesivo universal associado a resina fluida à base de Ormocer e à base de metacrilato mostrou-se promissor após 24 meses de avaliação clínica. No entanto, as restaurações de resina fluida de alta viscosidade apresentaram significativamente mais falhas.

PN0104 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A umidade da dentina não influencia na sensibilidade pós-operatória em restaurações posteriores: ensaio clínico randomizado
Castro AS, Maran BM, Gutierrez MF, Martini EC, Bauer MLM, Reis A, Araujo FO, Loguercio AD
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência da umidade da dentina na sensibilidade pós-operatória (SPO) em restaurações posteriores usando um adesivo convencional simplificado após 12 meses. Noventa restaurações foram inseridas em 45 pacientes para tratar lesões cariosas ou substituir restaurações posteriores existentes com profundidade ≥ 3 mm. Após o preparo cavitário, o adesivo convencional simplificado (Adper Single Bond 2) foi aplicado na dentina seca ou úmida, seguido de uma resina composta bulk-fill (Filtek Bulk Fill) sob isolamento absoluto. A SPO espontânea e estimulada do paciente foi avaliada no início e após 7 dias, 6 meses e 12 meses de avaliação clínica. Os parâmetros secundários (descoloração marginal, adaptação marginal, fratura e recorrência de cárie) foram avaliados pelos critérios FDI após 7 dias, 6 e 12 meses de avaliação clínica. Não foi observada SPO espontânea e estimulada significativa quando comparada a dentina seca e úmida (P>0,05). Um risco significativo e maior de SPO espontânea (18,6%; IC 95% 9,7 a 32,6) ocorreu até 48 horas após a colocação da restauração para ambos os grupos quando comparado a todos os tempos de avaliação (P < 0,03). No entanto, a intensidade do SPO foi leve em até 48 horas com diferença entre os grupos de dentina seca e úmida (P>0,79). Quando os parâmetros secundários foram avaliados, não foi observada diferença significativa entre os grupos (P>0,05).

A umidade da dentina em restaurações posteriores não influencia na SPO em restaurações Bulk Fill associadas ao adesivo convencional.

PN0105 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uma nova resina termoviscosa para restauração de lesões cervicais não cariosas: ensaio clínico randomizado - 6 meses
Matos TP, Favoreto MW, Carneiro TS, Bernardi LG, Kunz PVM, Bandéca MC, Reis A, Loguercio AD
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste ensaio clínico randomizado, duplo-cego e boca dividida foi avaliar o desempenho clínico de um compósito termoviscoso de pré-aquecimento (TPA) em comparação com um sem aquecimento (TSA) em restaurações de lesões cervicais não cariosas (NCCLs) durante um período de 6 meses. 120 restaurações foram realizadas em LCNCs com dois materiais restauradores (n = 60). Um adesivo universal foi aplicado na estratégia de condicionamento seletivo do esmalte. Para o grupo TPA será realizado a 68°C utilizando uma bancada de aquecimento por 3 min. Por outro lado, para o grupo TSA, nenhum aquecimento foi aplicado. Ambos os materiais restauradores foram colocados no dispensador e inseridos nos LCNCs. Após 6 meses, o desempenho clínico das restaurações foi avaliado de acordo com todos os critérios do FDI. Três restaurações apenas no grupo TSA foram perdidas/fraturadas após seis meses de acompanhamento. As taxas de retenção (intervalo confidencial de 95%) por seis meses foram de 97,5% (88,6% - 99,0%) para o grupo TSA e 100% (93,9% - 100%) para o grupo TPA (p > 0,05). Vinte e duas restaurações (8 para TSA e 14 para TPA) apresentaram pequenos defeitos de adaptação marginal aos seis meses de seguimento (p > 0,05). Em relação a todos os outros parâmetros de FDI avaliados, todas as restaurações foram consideradas clinicamente aceitáveis.

O desempenho clínico do novo bulk-fill termoviscoso mostrou-se promissor após 6 meses de avaliação clínica quando aplicado em LCNCs.

PN0116 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da polidopamina na resistência adesiva do poli-eter-cetona-cetona (PEKK)
Gonçalves TMSV, Diamantino PS, Duarte L, Bezerra AP, Sakurada MA, Wanghon ZML, Saavedra GSFA, Philippi AG
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A polidopamina (PD) é um potente adesivo natural, aplicado em diferentes materiais, e resulta em filmes adesivos finos e fortes. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o potencial adesivo da PD em superfícies de Poli-éter-cetona-cetona (PEKK) e compará-lo aos protocolos adesivos convencionais. Filmes de PD com diferentes concentrações (1, 2 e 4 mg/mL) foram aplicadas à superfície do PEKK por 7 e 14 horas. Grupo controle negativo (sem tratamento) e positivo (abrasão a ar com óxido de alumínio e/ou adesivo convencional (PEKKBond (AnaxDent)) foram usados para comparação (n=36 cada). A topografia morfológica foi analisada e cilindros de compósito gengival fluido (AnaxGum, Anaxdent) foram aderidos à superfície do PEKK. A resistência de união ao cisalhamento (SBS) foi avaliada em máquina de ensaio universal (MPa) após envelhecimento em água (37 o C, 24hs). Os dados foram analisados por ANOVA dois fatores seguida de Tukey (α=0,05). A PD reduziu a resistência de união do PEKK (P<0,001) para todas as concentrações e tempos de aplicação (P>0,05). Os maiores valores de SBS foram encontrados no grupo do adesivo convencional, independentemente da abrasão a ar prévia.

A PD é contraindicada como adesivo para PEKK pois reduz a resistência de união entre o PEKK e o compósito gengival.

PN0128 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Como diferentes sistemas adesivos autocondicionantes interagem com dentina alterada por radiação e/ou desafio cariogênico
Giacomini MC, Costa MP, Justo AP, Souza IF, Zabeu GS, Santos PSS, Wang L
Dentística, Endodontia e Materiais Dentá UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radioterapia promove alterações químicas e estruturais na dentina que devem ser consideradas no processo adesivo, de forma que os sistemas adesivos (SA) com diferentes monômeros funcionais podem promover variação na qualidade da interface adesiva. O objetivo desse trabalho foi de avaliar a interação de diferentes estratégias adesivas com dentina irradiada submetida ou não à desafio cariogênico através da resistência de união (μTBS). 144 (n=12) molares hígidos foram distribuídos de forma aleatorizada em 4 grupos de acordo a condição da dentina: H: hígida, C: cariada (6hDES/18hRE para indução da lesão de cárie artificial), I: irradiada (dose total 70Gy) e I+C: irradiada seguida do protocolo DES/RE. Após os protocolos, os espécimes foram redistribuídos de acordo com os SA: CSE: ClearFil SE Bond, SU: Adper Single Bond Universal e FB: FL Bond II e restaurados de acordo com a instrução do fabricante. Após 24h, palitos (0,64mm2) foram obtidos e submetidos ao teste de microtração (500N/0,5mm/min). Os dados foram analisados por ANOVA a dois critérios e teste de Tukey (p< 0,05). As fraturas foram predominantes do tipo adesiva e mista. Todos os sistemas adesivos reduziram a RU da condição H para as alteradas sendo a condição I+C a mais afetada. O sistema FB mostrou-se mais estável entre os diferentes substratos.

Conclui-se que as alterações dentinárias são determinantes no comportamento dos sistemas adesivos e que a natureza do monômero funcional exerce comportamentos distintos.

(Apoio: CNPq  N° 163902/2020-8  |  CAPES  N° 001  |  FAPESP   N° 2019/ 20970-0)
PN0130 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Grau de conversão e tenacidade à fratura de compósitos experimentais com diferentes conteúdos de fosfato de cálcio e vidro de bário
Trinca RB, Vela BF, Campos AL, Braga RR
Departamento de Biomateriais e Biologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do conteúdo inorgânico e da proporção entre partículas de DCPD (fosfato dicálcico dihidratado) e de vidro de bário sobre o grau de conversão (GC) e a tenacidade à fratura (K1c) de compósitos experimentais. Foram formulados compósitos contendo BisGMA e TEGDMA (1:1 em mols), canforoquinona e EDMAB (0,5%), com conteúdo inorgânico entre 0 - 50 vol% e diferentes proporções entre vidro de bário (0,4 μm, 6 % de silano) e DCPD (2,7 µm): 40/10, 30/20, 25/25, 20/30, 10/40, 30/10, 20/20, 10/30, 20/10, 10/20, 10/10. Foram formuladas também materiais contendo somente vidro ou somente DCPD (10, 20, 30, 40 e 50 vol%), totalizando 22 grupos experimentais. O grau de conversão foi avaliado após 24 h da fotoativação (n=3, NIR-FTIR). Corpos de prova (n=10, 25 x 5 x 2 mm³, entalhe 0,5 x 2,5 mm²) foram submetidos ao ensaio de carregamento em três pontos após 24 h de imersão em água (37 °C). Os dados foram analisados por ANOVA/Tukey (p>0,05). O GC variou entre 76,5 e 90,5 %, sendo que GC tende a aumentar com uma maior proporção de DCPD. Os valores de K1c variam entre 0,46 e 1,30 MPa/m0,5. K1c aumentou com o conteúdo inorgânico total, até o limite de 40 % de DCPD. Foi observado um efeito sinérgico entre DCPD e vidro, evidente nos materiais com 20-50 vol% de conteúdo inorgânico. Compósitos contendo entre 10 e 30% de DCPD e um volume inorgânico total de 50 vol% apresentaram os melhores resultados de K1C.

A tenacidade à fratura e grau de conversão dos compósitos são dependentes do teor de carga inorgânica e da proporção entre DCPD e vidro.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 19/04737-4  |  FAPs - FAPESP  N° 20/13983-6  |  FAPs - FAPESP  N° 21/09297-2)
PN0139 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Denture-Related Stomatitis degree is associated with increased cardiovascular risk evaluated by Heart Rate Variability
Ribeiro AB, Clemente LM, Fortes CV, Paranhos HFO, Fazan-Junior R, Watanabe E, Salgado HC, Silva-Lovato CH
Materiais dentários e prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

To evaluate if Denture-Related Stomatitis (DRS) increases the cardiovascular risk (CVR) by comparing individuals with and without stomatitis (Control). The degree of DRS was diagnosed from the modified Newton classification. The CVR was evaluated for blood pressure (BP) and heart rate variability (HRV) from the electrocardiogram recorded for 15 min. The HRV evaluated time domain, frequency variability (spectral analysis), and non-linear methods. The levels of Total Cholesterol, LDL, VLDL, Triglycerides, and HDL (mg/dL) were evaluated by blood tests. The body composition was performed by bioimpedance. The data were evaluated for ANOVA and Tukey's post-test, with a significance level of p<0.05. A total of 55 participants were included, 21 without DRS and 34 with DRS; among participants with DRS, the intermediate degree (IB) was the most frequent (n=15; 30%), followed by degrees IA and II (n=8; 16%) and degree III (n=3; 8.6%). Both groups had stage 1 arterial hypertension. Hemodynamic changes were observed in the time domain (Median Mean p=0.01; RMSSD p=0.01) and in the spectral analysis (LF/HF p=0.01) of individuals with degrees, IB and II compared to control. The lipid and body composition of both groups were similar (triglycerides DRS: 140 mg/dl; C: 162 mg/dl and HDL DRS: 47.9 mg/dl; C: 45.1 mg/dl).

The results suggest that complete edentulous, regardless of DRS, presents risk factors for cardiovascular diseases (blood pressure, lipid and body composition). Still, the degree of DRS may be significantly harmful to denture users, increasing cardiovascular risk.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/06988-4  |  2020/06043-7  N° FAPESP)
PN0163 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Identificando parâmetros metabólicos relacionados à gravidade e extensão da periodontite em pacientes com síndrome de Down
Benatti BB, Mouchrek MMM, Franco MM, Ribeiro CCC, Alves CMC, Rodrigues VP
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A condição metabólica sistêmica e a periodontite podem estar relacionadas em pacientes com síndrome de Down (SD). O objetivo deste estudo foi identificar parâmetros metabólicos (medidas antropométricas, pressão arterial e marcadores séricos) relacionados à gravidade e extensão da periodontite em pacientes com SD. Foi realizado um estudo transversal com 49 pacientes com SD. A avaliação periodontal incluiu a profundidade de sondagem (PS), nível clínico de inserção (NIC), índice de sangramento gengival (IS) e índice de placa (IP). A gravidade da periodontite foi classificada pelo sistema de estágios. A extensão da periodontite foi avaliada como a porcentagem de sítios com NIC ≥ 3 mm, NIC ≥ 4 mm, PS ≥ 4 mm e PS ≥ 5 mm. A condição metabólica dos participantes foi determinada pela análise de parâmetros antropométricos, pressão arterial e marcadores séricos. Os dados foram analisados ​​por meio do teste de Mann-Whitney, coeficiente de correlação de Spearman e análise de regressão multivariada. A periodontite estágio 3/4 foi detectada em 32,7% dos pacientes, com valores elevados de IP (54,6 ± 35,8) e IS (42,4 ± 33,3). A gravidade da periodontite foi relacionada a valores mais elevados de hemoglobina corpuscular média (Beta = 0,291, P = 0,028) e volume corpuscular médio (Beta = 0,293, P = 0,046). As medições da circunferência do braço foram inversamente relacionadas a NIC ≥3 mm (Beta = -.408, P = .023), PS ≥4 mm (Beta = -.475, P = .006) e PS ≥5 mm (Beta = - 0,443, P = 0,010).

A gravidade e a extensão da periodontite podem estar relacionadas a alguns parâmetros metabólicos em pacientes com SD.

(Apoio: FAPs - Fapema  N° 00907/17)
PN0169 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Effect of FOXO1 deletion expressed by epithelium on periodontal disease
Camargo GACG, Vieira GHA, Alimperti S, Graves DT
Departamento de Formação Específica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Forkhead box-O (FOXO) transcription factors have a fundamental role in the development and differentiation of immune cells. FOXO1 is activated by bacteria that can challenge in dendritic cells (DCs). Deletion of FOXO1 enhances susceptibility to bacteria-induced periodontal disease. The objective of this study was to verify the response of periodontal disease of mice with or without FOXO1 deletion in keratinocytes by histology and micro CT analyses. The mice were previously distributed in two groups FOXO1 deletion and control and then were analyzed in two times: 2 and 6 weeks. Periodontal disease were induced by P. gingivalis + F.nucleatum, during 2 and 6 weeks and then animals were euthanasia. The percentage of means of remaining bone (H&E staining) and micro CT were statistically significant (p<0.01) after 6 weeks between FOXO1 deletion and control. Attachment levels were not statistically significant (p<0.01). Although Erode bone surface, PMN and Osteoclast were statistically significant (p<0.01) different after 2 weeks between FOXO1 deletion and control.

The results reveal that FOXO1 deletion group expressed more bone disruption and inflammatory cells, that suggest that FOXO1 deletion can contribute the entry of bacteria into the underlying connective tissues and aggravated periodontal disease.

(Apoio: CNPq  N° 248388/2013-4)
PN0191 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores relacionados com a cárie da primeira infância na díade mãe-filho no ambiente familiar
Costa EL, Praseres MF, Campos HRSS, Monteiro RPG, Lima GQT, Aguiar-da-Silva LD, Costa JF
Odontologia II UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou como os hábitos alimentares maternos exercem influência nos fatores de risco à Cárie da Primeira Infância (CPI) no ambiente familiar. Participaram 200 crianças de 2 a 5 anos de idade matriculadas em uma Creche Pública de São Luí-MA. As mães responderam um questionário específico de hábitos de saúde e um de Frequência Alimentar da díade. Para avaliação das condições bucais na díade foram realizados exame clínico de placa visível e sangramento gengival à sondagem nas superfícies dentais e após escovação dos dentes um exame clínico bucal. 70,1%das mães receberam informações pelo dentista sobre higiene bucal; 41,4% das crianças nunca visitaram um dentista, 11,8% amamentavam seus filhos; 67,4% realizavam a higiene bucal após amamentação; 99,2% das crianças possuíam escovas 55% escovavam seus dentes três vezes ao dia; nenhuma variável relacionada aos hábitos de higiene bucal apresentou associação significativa com a presença de cárie em crianças. A presença de placa e sangramento gengival foram frequentes em indivíduos com cárie e mães com histórico de cárie tendem a apresentar filhos com cárie.

A exposição frequente do consumo de açúcar no ambiente familiar e a presença de biofilme constituem risco expressivos para a CPI na população estudada