Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1291 a 1300


PN0318 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia de antioxidantes na neutralização de H2O2 e sua influência nas características superficiais do esmalte e na interface adesiva
Sahyon HBS, Maluly-Proni AT, Bonfante EA, Fagundes TC, Briso ALF, Dos-Santos PH
Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito de agentes antioxidantes (AA) após o clareamento dentário (CD) na morfologia da interface adesiva (MIA) da cimentação de laminados cerâmicos. Ademais, foi avaliado o efeito destes AA sobre a neutralização do peróxido de hidrogênio (NPH) e propriedades superficiais do esmalte, tais como molhabilidade (MO), energia de superfície (ES), energia total livre de interação (Delta G), morfologia (M) e composição química (CQ). 71 blocos de esmalte (7x8x4 mm) foram divididos em 11 grupos de acordo com os procedimentos (não clareado, clareado), tipos de AA (controle; ácido ascórbico 10% e α-tocoferol 10% [αT]) e os tempos de cimentação (mediato e após 14 dias). Para a análise da MIA foram cimentados 33 laminados de dissilicato de lítio (7x8x0,6 mm) sobre o esmalte sendo analisados em confocal a laser (n=3). A NPH foi mensurada em espectrofotômetro (n=5). A MO (n=10), ES e Delta G (n=10) foram analisados em um goniômetro automático. A M e CQ do esmalte foram avaliadas em microscopia eletrônica de varredura (n=3). As médias foram submetidas à ANOVA e teste de Tukey (α = 0,05). A MIA foi avaliada pelo teste Kappa inter-examinadores e submetida ao teste de Kruskal Wallis e Dunn (α = 0,05). A solução de αT foi capaz de reverter o efeito oxidante do CD preservando a integridade da MIA (P<0,05). Além disso, o αT promoveu maior NPH (P<0,05). O CD influenciou a superfície do esmalte, diminuindo os valores de ES e Delta G (P<0,05).

O αT foi capaz de reverter os efeitos oxidantes do CD melhorando as propriedades da superfície do esmalte, bem como a adesão e MIA dos laminados cerâmicos.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/27114-7)
PN0388 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Índices radiomorfométricos e dimensão fractal da mandíbula de indivíduos com osteogênese imperfeita
Prado HV, Teixeira SA, Abreu LG, Brasileiro CB, Vargas-Ferreira F, Borges-Oliveira AC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou analisar, por meio de radiografias panorâmicas, dois índices radiomorfométricos e a dimensão fractal (DF) do osso mandibular de indivíduos com osteogênese imperfeita (OI) e comparar com indivíduos normotípicos. Foi realizado um estudo transversal, com grupo de comparação, com uma amostra pareada de 60 indivíduos (20 com OI e 40 normotípicos), entre dois e 36 anos. O grupo com OI foi selecionado em um hospital público do município de Belo Horizonte. Os exames radiográficos foram realizados na Faculdade de Odontologia da UFMG. Foram analisados o índice mentual (IM) e o índice cortical mandibular (ICM), bem como a DF do trabeculado ósseo mandibular em três regiões de interesse (côndilo, ângulo e região de pré-molares). O valor médio (DP) do IM foi de 2,08 (+0,79) nos indivíduos com OI e 2,91 (+0.60) entre os normotípicos (p<0,001 / teste t pareado). O valor médio de DF do grupo OI (0,3248 /+0,7240) foi inferior ao do grupo sem OI (0,3814 /+0,5587) na região do côndilo mandibular (p=0,002 / teste t pareado). O grau C3 do ICM foi mais frequente no grupo com OI (p <0,001 / teste X2).

O grupo com OI apresentou valores menores de espessura de cortical e de DF do trabeculado ósseo, além de pior morfologia da cortical mandibular quando comparado com o grupo de normotípicos.

(Apoio: CAPES)
PN0394 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do osso cortical mandibular no hiperparatireoidismo primário e hipoparatireoidismo
Costa FWG, Cavalcante DS, Cid AMPL, Vieira AF, Quidute ARP, D'alva CB, Kurita LM, Silva PGB
CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente investigação inédita objetivou avaliar o osso mandibular cortical, por meio de radiografias panorâmicas, de indivíduos com hiperparatireoidismo primário (HPTP) e hipoparatireoidismo primário (hipoPT). Foi realizado um estudo observacional que incluiu pacientes com HPTP (n=25) e hipoPT (n=25), comparados a indivíduos controle (n=50). As seguintes variáveis imaginológicas foram avaliadas nos lados direito (D) e esquerdo (E): índices mandibulares (cortical [IMC], goníaco [IG], antegoníaco, [IA], mentual [IM] e panorâmico mandibular [IPM]). Os grupos hipoPT e HPTP apresentaram menores valores em relação ao grupo controle, sendo estatisticamente significantes: IG D (p<0,001), IG E (p=0,006), IG média (p<0,001), IA D (p<0,001), IA E (p<0,001), IA média (p<0,001), IM D (p=0,011), IM E (p=0,002), IM média (p=0,002). Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos caso e controle em relação ao IMC em ambos os lados da mandíbula (p<0,05). Em relação à discriminação entre indivíduos com densidade mineral (DMO) normal e baixa, o grupo HPTP exibiu a melhor acurácia (72%) com o IA (ponto de corte 1,75mm). A maior sensibilidade foi observada no grupo hipoPT com o IM (83,3%; ponto de corte 2,6mm) e a melhor especificidade foi encontrada no grupo HPTP com o IPM (77,8%; ponto de corte 0,3mm).

Os grupos HPTP e hipoPT exibiram sinais de deterioração do osso cortical mandibular em radiografias panorâmicas, ressaltando a importância desse exame como ferramenta de rastreio em tais pacientes.

(Apoio: CNPq  N° 315479/2021-3)
PN0417 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo retrospectivo da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: características epidemiológicas e sociodemográficas
Martins RJ, Souza BV, Dias ASP, Garbin AJI, Garbin CAS
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi levantar as características epidemiológicas da doença e os aspectos sociodemográficos dos pacientes diagnosticados com Síndrome da Imunodeficiência Humana no município de Araçatuba, São Paulo, no período de 2011 a 2021. Realizou-se a pesquisa no Departamento de IST, AIDS e Hepatites virais. Verificaram-se às variáveis presentes nas notificações compulsórias de pacientes com 13 anos ou mais e menores que 13 anos: dados gerais, notificação individual, dados de residência, dados complementares do caso e investigação de AIDS em menores de 13 anos. No período analisado, foram observadas 706 notificações compulsórias, sendo o maior índice no ano de 2020 com 111 casos (15,83%). Observou-se a predominância do sexo masculino (77,62%), a faixa etária de 21 a 30 anos (32,7%), raça/cor autorreferida branca (55,59%), ensino médio completo (18,56%). A provável forma de transmissão foi a relação sexual com homens. Em relação ao critério de definição RJ/Caracas e CDC adaptado a maior prevalência foi assintomático em ambos.

Houve um aumento no número de casos notificados de AIDS no município nos últimos anos, após acentuado declínio. Foram observadas informações não preenchidas nas notificações, o que pode comprometer a realização de políticas públicas com a finalidade de combater a doença.

PN0425 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Construção e validação de um instrumento sobre conformidade do processo de trabalho em Odontologia para o enfrentamento da COVID-19
Silva-Junior MF, Palma LZ, Warmling CM, Castro RG, Carcereri DL, Costa TRF, Pecharki GD, Baldani MH
Saúde I UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou validar um instrumento para aferir a conformidade às medidas de boas práticas para o controle da disseminação da COVID-19 nos serviços de saúde bucal segundo as diretrizes publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A primeira etapa constou de validação de face e conteúdo com oito experts e estudo piloto com 35 cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. A versão resultou em 37 questões com escala do tipo likert de frequência de 5 pontos. A segunda etapa constou de validação das propriedades psicométricas, com amostra de 1824 profissionais de saúde bucal obtida a partir de estudo transversal on-line realizado na região Sul. Dessa amostra, 52 profissionais responderam ao reteste. A concordância foi substancial a quase completa para 34 itens (coeficiente de correlação intraclasse > 0,60). A reprodutibilidade foi adequada (gráfico de Bland Altman, p = 0,45). A análise de confiabilidade indicou a exclusão de seis por correlação item-total < 0,20 e um por apresentar carga fatorial < 0,30. O instrumento com 30 itens apresentou boa consistência interna (Alfa de Cronbach = 0,86). A análise de componentes principais mostrou cinco dimensões que explicam 51,1% da variância (Kaiser-Meyer-Olkin = 0,86 e esfericidade de Bartlett com p < 0,001). A validade de critério convergente teve correlação positiva moderada (p<0,001).

A versão final do instrumento apresentou propriedades psicométricas adequadas para medir a conformidade às medidas de boas práticas para o controle da disseminação da COVID-19 nos serviços de saúde bucal.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0431 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

COVID-19 em cirurgiões-dentistas do Brasil
Apolonio ACM, Souza VGC, Rodrigues LO, Oliveira MS, Laxe LAC
Parasitologia, Microbiologia e Imunologi UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Diante do cenário pandêmico vivido nos últimos tempos, objetivou-se comparar a contaminação dos cirurgiões-dentistas por COVID-19, a professores de vários níveis da educação. O estudo foi transversal quali-quantitativo, com participantes recrutados aleatoriamente pela estratégia de bola de neve. Cirurgiões-dentistas (n=133) foram pareados com professores do ensino fundamental, médio e superior (n=68) de todo Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável (maio a agosto de 2021). O estudo identificou que os profissionais mais afetados pertenciam à região sudeste, eram do sexo feminino e apresentavam sintomas relacionados à doença. Dos cirurgiões-dentistas, 70% atendiam em clínicas e 68% dos professores estavam em atividade remota exclusiva. Comparando-se as profissões, para as variáveis tipo de exame realizado, resultado do teste e dias de afastamento detectou-se associação estatística (p<0,05).

Assim, este estudo evidenciou que os dentistas se contaminam pouco por COVID-19 comparativamente aos professores, mesmo aqueles estando altamente expostos aos meios de transmissão da doença e estes atuando profissionalmente de forma remota. Entretanto, observou-se que a contaminação pelo vírus ocorreu, possivelmente, durante a vida social de ambos, visto que o contato com familiares diagnosticado para o vírus como positivos ocorreu para a maior parte de ambos os profissionais. Este estudo demonstra que o compromisso para o controle de transmissão do SARS-Cov-2 deve ser levado também para o âmbito social, além do profissional.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0448 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da técnica de confecção (Tibase vs. cad cam) no comportamento mecânico e biológico de próteses unitárias sobre implantes
Gomes JML, Limírio JPJO, Santos VR, Santiago-Junior JF, Duque C, Moraes SLD, Rosa CDRD, Pellizzer EP
Disciplina de Prótese Dentária UNIVERSIDADE E FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento mecânico (desadaptação marginal vertical (DMV), horizontal (DMH) e torque) e microbiológico (quantificação de microrganismos (CFU), microscopia confocal e microscopia eletrônica de varredura). Foram confeccionados 50 corpos de prova (n=10 por grupo) sendo: UCOCR (Ucla com cinta de Cr-Co); CADIN abutment customizado (escâner intraoral));CADEX (abutment customizado (escâner extraoral); TIBASEIN (Tibase (intraoral));TIBASEEX (Tibase (extroral)), os quais foram submetidos à ciclagem mecânica em uma angulação de 30°, a 37°C, 5 x 10⁶ ciclos, 150N e 2,0Hz. Antes (Ti) e após a ciclagem (Tf) foi verificado a perda de torque, a DMV e DMH e os corpos de prova foram imersos a um biofilme multi-espécie, incluindo três cepas de bactérias (Fusobacterium nucleatum Streptococcus mutans e Streptococcus oralis) e uma cepa de levedura (Candida albicans). Uma maior DMV no grupo UCoCr na Ti. O grupo UCoCr apresentou menores valores de DMV comparado ao CadEX e CadIN (p<0,05). Quanto à DMH, UCoCr, TibaseIN e TibaseEX apresentaram subcontorno. Houve diferença significativa entre os grupos UCoCr (subcontorno) e CadEX e CadIN (sobrecontorno). Quanto ao CFU foi possível observar maior adesão no grupo UCoCr comparado ao CadIN. (p<0,05). Não houve uma diferença significativa na comparação dos grupos analisados (p>0,05) na Tf. Quanto CFU foi possível observar uma diferença significativa para o grupo UCoCr (p<0,05) com maior adesão.

Os TiBaseIn ou TiBaseEx apresentam o melhor comportamento mecânico e microbiológico.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP  N° 2018/13179-2)
PN0503 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do diabete na expressão de enzimas relacionadas ao metabolismo energético em glândulas submandibulares de ratos
Nogueira FN, Sipert CR, Santos CF, Dionísio TJ, Pedrosa MS
Biomateriais e Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito do diabete induzido por estreptozotocina na expressão gênica de diversas enzimas chaves do metabolismo energético nas glândulas submandibulares (SM) de ratos. Ratos Wistar machos (n=12) foram divididos em 2 grupos: controle e diabético. Após 30 dias de indução, o RNA total das glândulas foi extraído e submetido a RT-qPCR para detecção da expressão gênica das enzimas Hexoquinase, Fosfofrutoquinase-1, Piruvato Quinase, Glicogênio Sintase, Glicogênio Fosforilase, Lactato Desidrogenase, Glicose-6-Fosfato Desidrogenase, Piruvato Desidrogenase, Citrato Sintase, α-Cetoglutarato Desidrogenase, Succinil-CoA Sintetase, Sucinato Desidrogenase, Acetil-CoA Carboxilase, Acil-CoA Desidrogenase, ATP Citrato Liase, Acil-CoA Sintetase e Carinitina Palmitoiltransferase. β-Actina foi utilizado como gene de referência. Com exceção dos genes da isoforma PFKL da enzima Piruvato Quinase e o componente X da enzima Piruvato Desidrogenase (PDHX), todos os demais 23 genes propostos estavam expressos. Um aumento (p<0,05) na expressão gênicas das enzimas Fosfofrutoquinase-1 (somente gene PFKP), Glicogênio Sintase (somente gene GYS1), Glicogênio Fosforilase (genes PYGL e PYGM), ATP Citrato Liase (gene ACLY) e Carinitina Palmitoiltransferase (genes CPT1A e CPT1B) foi observado no grupo diabético.

O diabete aumenta a expressão de enzimas relacionadas ao metabolismo de glicose, além de uma elevação tanto da síntese quanto da degradação de lipídeos.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/14556-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2020/07903-0)
PN0509 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Terapia fotodinâmica com urucum e LED e probióticos na redução da halitose: ensaio clínico controlado e randomizado
Gonçalves MLL, Motta PB, Gallo JMAS, Horliana ACRT, Motta LJ, Deana AM, Santos EM, Bussadori SK
Odontologia UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico tem como objetivo verificar se o tratamento com terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) e o tratamento com uso de probióticos são eficazes na redução da halitose. Foram selecionados 52 pacientes, de 18 a 25 anos, com diagnóstico de halitose, apresentando na cromatografia gasosa o sulfidreto (SH2) ≥ 112 ppb. Os participantes foram divididos aleatoriamente em 4 grupos (n=13), que receberam tratamentos distintos: Grupo 1: tratamento com escovação, fio dental e raspador lingual; Grupo 2: escovação, fio dental e aPDT com urucum e LED azul, aplicada na região de dorso e terço médio da língua; Grupo 3: escovação, fio dental e probióticos (cápsulas manipuladas em farmácia contendo cepas de Lactobacillus salivarius WB21 (6,7 x 108 UFC) e xilitol (280mg). Foram entregues 42 cápsulas para cada paciente, que ingeriram 1 cápsula, 3 vezes ao dia após as refeições, durante 14 dias); Grupo 4: escovação, fio dental, aPDT e probióticos. Comparamos os resultados da halimetria antes, imediatamente após o tratamento, sete dias após, 14 dias (para os grupos que ingeriram probióticos) e trinta dias após o tratamento. Foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis ANOVA (medidas independentes) e Friedman ANOVA (medidas dependentes), seguidos dos testes post-hoc adequados, quando necessário. Nos grupos 1, 2 e 4, o tempo imediatamente após difere significantemente de todos os demais tempos. No grupo 3, houve ausência de diferença significante nos tempos estudados.

Conclui-se que os tratamentos foram eficazes apenas numa redução imediata da halitose.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/14229-6)
PN0512 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo in vitro e in silico da atividade anti-NF-кB da Giberelina A4 - um hormônio vegetal natural
Rosalen PL, Nani BD, Lazarini JG, Araújo LP, Reis MSB, Breseghello I, Alencar SM, Franchin M
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As giberelinas (GA) são terpenóides que atuam como hormônios vegetais modulando o crescimento e a resposta das plantas contra intempéries naturais e parasitismo. Recentemente, identificamos a presença de GA na própolis brasileira orgânica, o que sugeriu serem as responsáveis pela atividade biológica deste produto natural. No presente estudo, investigou-se a atividade anti-NF-кB in vitro e in silico da GA tipo A4 (GA4; Sigma-Aldrich). A atividade anti-NF-кB in vitro foi determinada em cultura de macrófagos RAW 264.7 transfectados com o gene repórter de luciferase NF-κB (CQB 022/97). Para avaliação da atividade anti-NF-κB, as células foram pré-tratadas com GA4 (3-30 µM), estimuladas com LPS 10 ng/mL e a ativação foi aferida por emissão de luminescência. A citotoxicidade da GA4 (30 µM) foi determinada pelo método do MTT. Em complementação aos estudos in vitro, a afinidade de ligação do GA4 com as subunidades p65 e p50 (NF-кB) foi determinada por docking molecular. De acordo com os resultados, a GA4 a 30 µM reduziu significativamente a ativação do NF-кB em macrófagos ativados (P < 0,05). Foi verificado que a GA4 foi atóxica para as células na concentração de 30 µM (P > 0,05). Por fim, o estudo in silico demonstrou que a molécula de GA4 apresentou relevante afinidade de ligação com as subunidades p65 (-7,0) e p50 (-6,5) do NF-кB.

Conclui-se que a GA4 apresenta um efeito promissor na modulação do NF-κB (in vitro e in silico) e com potencial atividade anti-inflamatória. Estudo futuros devem ser conduzidos para comprovar a atividade biológica da GA4 em modelos de inflamação in vivo.

(Apoio: CNPq  N° 310522/2015-3; 408509/2016-3 e 306673/2019-3  |  FAPs - FAPESP  N° 2017/09898-0 e 2015/26864-7)