Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1342 Resumo encontrados. Mostrando de 791 a 800


PN1161 - Painel Aspirante
Área: 2 - Biologia pulpar

Utilização de esferoides de células-tronco da polpa dentária para reparo ósseo de cavidade de lesão periapical simulada por impressão em 3D
Ribeiro VL, Dernowsek JA, Fernandes RR, Pitol DL, Issa JPM, Mazzi-Chaves JF, Sousa-Neto MD, Passos GAS
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi estabelecer um sistema modelo de reparo biológico da cavidade de lesão periapical com células-tronco. Linhagem de células-tronco da polpa dental de dente decíduo esfoliado (shed cells) foi cultivada in vitro em monocamada (2D) e em esferoides multicelulares, através de culturas em 3D. Imagem de lesão periapical, obtida por tomografia computadorizada de um dente incisivo lateral superior, foi utilizada como modelo para imprimir em acrílico um molde negativo da lesão (impressão 3D). O modelo negativo serviu para preparo do modelo positivo da cavidade da lesão periapical em gel de agarose. As células em culturas 2D e esferoides foram semeadas no molde da lesão periapical antes e após à diferenciação osteoblástica em diferentes tempos. Foram realizados testes de viabilidade celular, histologia e análises temporais de parâmetros celulares e bioquímicos da diferenciação celular tais como formação de matriz óssea mineralizada, imunofluorescência de marcadores da diferenciação, atividade da fosfatase alcalina e expressão gênica transcricional. Os resultados mostraram alta viabilidade celular e morfologias dos esferoides, aumento dos marcadores osteoblásticos e nódulos de mineralização, queda da expressão dos genes expressos em células-tronco e aumento da expressão de genes envolvidos no processo de diferenciação osteoblástica nos diferentes tempos.
Conclui-se que o sistema modelo proposto é válido e abre perspectivas para a endodontia regenerativa no uso de células-tronco no reparo da lesão periapical.
(Apoio: CAPES  N° 33002029032P4  |  CNPq  N° 305787/2017-9  |  FAPESP  N° 17/10780-4)
PN1162 - Painel Aspirante
Área: 2 - Biologia pulpar

Avaliação in vitro de diferentes removedores químico mecânicos sobre o complexo dentino-pulpar
Guedes FR, Bonvicini JFS, Souza GL, Moura CCG, Paranhos LR, Turrioni AP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a citotoxicidade de removedores químico-mecânicos (Brix 3000® - BX e Papacárie Duo® - PD), aplicados diretamente sobre células pulpares de dentes decíduos, bem como avaliar a morfologia e composição química da dentina após a aplicação dos materiais. As células foram cultivadas (20.000 células/cm²) em meio de cultura (DMEM), sendo que os materiais foram aplicados após 24 horas, nas diluições de 1:20, 1:100 e 1:1000. Células sem contato com material foram consideradas como grupo controle (n=8). Após 24 h, foram realizados os testes de viabilidade (MTT), ensaio de azul de tripano (TB) e morfologia celular (MEV). Para a análise morfológica e química da dentina (EDS), discos dentinários foram obtidos (0,2mm, n=2) e divididos nos grupos: controle (sem tratamento), superfície tratada com ácido fosfórico, BX ou PD. Foram utilizados os testes one-way ANOVA e Tukey (p<0,05). Os resultados de MTT apontaram diminuição da viabilidade em 47,5%, 28,7% e 18,9% para BX e em 80,2%, 55,3% e 25,3% para PD, nas diluições de 1:20, 1:100 e 1:1000, respectivamente (p<0,05). Da mesma forma, o número de células viáveis diminuiu em 17,2%, 36,0%, 42,2% para BX e em 40,7%, 53,2%, 64,1% para PD. Nas imagens, observou-se alterações no número e forma das células, para ambos os materiais. BX e PD não alteraram a morfologia e composição da superfície dentinária (P<0,05).
Ambos os materiais apresentaram redução da viabilidade celular no contato direto, entretanto não promoveram alteração da estrutura dentinária.
PN1163 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação do uso da fluoxetina e propanolol na progressão da lesão periapical em ratos submetidos a estresse crônico
Guerrero GG, Khoury RD, Minhoto GB, Corazza BJM, Toia CC, Prado RF, Carvalho CAT, Valera MC
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve por objetivo avaliar a progressão da lesão periapical (LP) sob condições de estresse crônico e avaliar a modulação infamatória através da utilização de medicamento inibidor da receptação da serotonina e bloqueador adrenérgico. Foram utilizados 40 ratos Wistar divididos em 5 grupos: Não-estressado (NS); Stress + Soro fisiológico (SS); Stress + Fluoxetina (SF); Stress + Propranolol (SP); Stress + Fluoxetina + Propranolol (SFP). Após 14 dias de stress a LP foi induzida em todos os grupos e os animais foram eutanasiados 21 dias após a indução da LP. As mandíbulas foram coletadas e submetidas as análises de microtomografia computadorizada e histológica. Os dados foram avaliados por testes estatísticos descritivos e inferenciais. Houve diferença significativa no volume da LP entre o grupo NS com os grupos: SS (p<0,05), SF (p<0,001) e SFP (p<0,0001). O grupo NS apresentou um volume médio de LP significativamente menor que os animais estressados do grupo SS (p<0,05). Não houve diferença no tamanho da lesão entre os animais que receberam as medicações respectivas. Quanto a intensidade do infiltrado inflamatório verificou-se que o grupo SP apresentou infiltrado mais leve, mas não houve diferenças neste infiltrado entre os grupos (p>0,05).
Os animais estressados sem medicação apresentaram maiores LP avaliadas volumetricamente comparado aos animais não estressados. Os parâmetros histológicos foram semelhantes entre os grupos, mas observou-se uma tendência de modulação inflamatória pelo uso do bloqueador adrenérgico propranolol.
(Apoio: CNPq  N° 431807/2016)
PN1164 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Eficácia de protocolos de instrumentação minimamente invasivos na capacidade de modelagem dos canais radiculares de molares inferiores
Ferreira CMA, Lima CO, Augusto CM, Moura SG, Sassone LM, Silva EJNL
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a capacidade de modelagem de molares inferiores preparados com instrumentos Bassi Logic .03, XP-endo Shaper e Reciproc. Vinte e quatro (24) dentes foram escaneados por microtomografia computadorizada, pareados e distribuídos em 3 grupos (n=8), de acordo com o sistema de instrumentação. Os dentes foram montados em manequim odontológico e acessados. Nos grupos Bassi Logic e Reciproc, os canais mesiais e distais foram preparados por instrumentos 25/0.03 e R25 (25/0.08v), respectivamente e nos canais distais foi realizado um preparo adicional com 40/0.03 e R40 (40/0.06v). No grupo XP, todos os canais foram preparados com o instrumento XP-endo Shaper (30/0.04v). Após a instrumentação, os dentes foram reescaneados e o percentual de área não preparada e de dentina removida foram avaliadas. A análise estatística foi realizada com os testes ANOVA e Tukey (P<0,05). Os instrumentos Bassi Logic .03 demonstraram maior percentual de área não preparada quando comparados aos instrumentos Reciproc e XP-endo Shaper (P<0,05). Não houve diferença estatística entre os grupos com relação ao volume de dentina removida (P>0,05).
A utilização de um protocolo de instrumentação com instrumentos minimamente invasivos não apresentou vantagens em relação a porcentagem de dentina removida. Além disso, os instrumentos de conicidade reduzida promoveram uma maior porcentagem de áreas não preparadas em comparação aos grupos Reciproc e XP-endo Shaper.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1167 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação da qualidade do tratamento endodôntico realizado com diferentes tipos de instrumentação
Oliveira MLB, Aragão MLS, Xavier GL, Rocha JM, Matos LO, Maia BGO, Junqueira RB, Verner FS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo no presente estudo foi avaliar, por meio de radiografias periapicais digitais, a qualidade da obturação em dentes multirradiculares instrumentados com diferentes técnicas por alunos de Odontologia. Foram selecionados 80 molares superiores (1º e 2º) que foram instrumentados por quatro alunos de Odontologia. Metade dos dentes (n=40) foram instrumentados com limas manuais de aço inoxidável e a outra metade (n=40) com limas rotatórias de Níquel-Titânio (Ni-Ti). Todos os dentes foram obturados pela técnica de condensação lateral e submetidos a exames de radiografia periapical, pelo sistema de aquisição digital semidireto com placas de fósforo fotoestimuláveis (PSP). As imagens foram avaliadas por três examinadores, classificando a qualidade da obturação, e verificando a presença de complicações. A concordância intra- e inter-avaliador foi verificada pelo teste Kappa. Para comparar a qualidade da obturação entre as diferentes técnicas de instrumentação foi utilizado o teste qui-quadrado (p<0,05). Quanto ao comprimento e a homogeneidade do material obturador, não houve diferença significante para as duas formas de instrumentação. Ao se comparar as duas técnicas quanto à presença de complicações, os resultados foram semelhantes. (p>0,05).
Concluiu-se que a qualidade do tratamento endodôntico realizado em molares superiores foi semelhante, independente se utilizadas limas manuais de aço inoxidável ou rotatórias de Ni-Ti, possibilitando que os estudantes tenham liberdade de escolher a que julgar mais vantajosa, sem que haja perda de qualidade.
PN1170 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito das técnicas ativadas por ultrassom na redução de bactérias, endotoxinas e expressão de MMP-8 na infecção endodôntica primária
Khoury RD, Orozco EIF, Corazza BJM, Toia CC, Minhoto GB, Carvalho CAT, Valera MC
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a eficácia de diferentes protocolos de irrigação final na remoção de bactérias cultiváveis, lipopolissacarídeos (LPS) e verificou a influência dessas técnicas na expressão da MMP-8. Quarenta e cinco dentes de pacientes com infecção endodôntica primária tiveram seus canais preparados (PBM) com sistema reciprocante associado a solução de NaOCl a 2,5% e foram divididos aleatoriamente 3 grupos, de acordo com o protocolo de irrigação final: irrigação convencional (IC); ativação ultrassônica passiva (AUP) e ativação ultrassônica contínua (AUC). Após o PBM, os dentes receberam medicação intracanal (MIC) com Ca(OH)2 por 14 dias. Amostras do canal radicular foram coletadas antes do PBM (s1), após protocolo de irrigação final (s2) e após a remoção da MIC (s3). Amostras de MMP-8 foram coletadas do fluido intersticial periapical somente em (s2) e (s3). As bactérias cultiváveis e os níveis de LPS foram quantificadas pela técnica de cultura e ensaio Limulus Amebocyte Lysate, respectivamente. O nível de MMP-8 foi mensurado através do ensaio imunoabsorção enzimática. A análise intra-grupo mostrou que todos os protocolos foram eficazes na redução de bactérias e LPS. O grupo AUP foi o mais eficaz na redução de bactérias, enquanto o grupo AUC foi o mais eficaz na redução do LPS. Não foram observadas diferenças significantes entre os grupos nos níveis de MMP-8 antes e após a MIC.
Ocorre maior redução de bactérias e LPS quando as soluções irrigadoras são ativadas com ultrassom na limpeza final mas esta ativação não interfere nos níveis de MMP-8.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/01703-9)
PN1173 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação da qualidade e o tempo da instrumentação do conduto em molares decíduos com diferentes tipos de limas e técnicas de instrumentação
Paiva SAF, Meira LP, Castaldelli MM, Saguchi AH, Cardoso CAB, Machado MHB, Navarro RS, Araki AT
Endodontia - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Odontopediatria o atendimento clinico deve aliar rapidez e qualidade técnica visando minimizar o estresse dos pacientes. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade e o tempo da instrumentação do conduto em molares decíduos com diferentes tipos de limas e técnicas de instrumentação. Foram utilizados 30 molares decíduos de acrílico preenchidos com hidróxido de cálcio (CaOH), radiografia inicial, divididos em 3 grupos (n= 10), tratamentos por endodontista: G1 instrumentação manual com limas tipo Flex seguindo do sistema Crown Down, irrigação e aspiração até o CRT, G2 instrumentação com limas Easy Prodesign M® (Easy) com movimentos rotatórios, irrigação e aspiração até o CRT, G3 instrumentação com limas Endo Eze Tilos® (Ultradent) com contra ângulo, irrigação e aspiração até o CRT. Posteriormente os dentes foram preenchidos com CaOH e radiografia final. As imagens foram avaliadas por três endodontistas, calibrados, cegos e realizados testes Kappa e Kruskal-Wallis. O tempo da instrumentação foi cronometrado e os dados submetidos ao testes de Anova e Tukey. Avaliando a qualidade do preparo não houve diferença estatística entre os grupos (p> 0,05) apesar do G2 apresentar resultados mais favoráveis. Os tempos (min) não apresentam diferença significativa entre G1 (8,10) e G3 (6,63) (p> 0,05), houve diferença significativa entre G2 (15,11) e G3 (p< 0,05).
Pode-se concluir que a qualidade dos preparos dos condutos não sofre alteração com os diferentes tipos de instrumentos, o limas Endo Eze Tilos® com motor promoveu menor tempo de atendimento
(Apoio: CAPES  N° 1798137)
PN1178 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito da aplicação do agente clareador sobre propriedades físico-químicas de materiais empregados na confecção da barreira cervical
Lemos PBB, Tavella-Silva NC, Silva-Sousa AC, Barbosa AFS, Macedo LMD, Amaral MCA, Messias DCF, Silva-Sousa YTC
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito da aplicação do agente clareador sobre microdureza, porosidade e ultraestrutura superficial dos cimentos de ionômero de vidro convencional (CIV) e modificado por resina (CIVR) e da resina composta fluida (RF), empregados na confecção da barreira cervical em dentes tratados endodonticamente. Corpos de prova (6 mm de diâmetro e 2 mm de espessura) foram confeccionados com os cimentos manipulados de acordo com orientação dos fabricantes. O protocolo de clareamento consistiu de 3 aplicações de peróxido de hidrogênio 35% gel por 15 min, em 2 sessões com intervalo de 7 dias. A microdureza Vickers foi aferida com carga de 100 g, por 30s, com 3 impressões; a porosidade foi analisada em microCT e a ultraestrutura superficial por meio de MEV. ANOVA e Tukey (α=5%) evidenciaram que para o CIV a microdureza inicial foi estatisticamente maior (p<0,05) que após a 1ª e 2ª sessões de clareamento, não havendo diferença entre essas (p>0,05), e para a RF a microdureza inicial foi menor (p<0,05) que após as sessões de clareamento. Para o CIVR não houve diferença na microdureza nos períodos estudados. Em relação à porosidade, observou-se qualitativamente aumento de poros fechados no CIVR após as sessões de clareamento e que a quantidade de poros da RF foi sensivelmente menor que nos cimentos CIV e CIVR, independentemente do período experimental. A MEV evidenciou que a superfície ficou irregular no CIV e CIVR conforme aumento do número de sessões, enquanto que a RF manteve-se regular.
Concluiu-se que a RF apresentou melhor comportamento quando exposta ao clareamento dental.
(Apoio: CAPES  N° 33032017004P0)
PN1179 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Influência do estresse crônico no desenvolvimento da periodontite apical: avaliação em diferentes períodos
Minhoto GB, Khoury RD, Orozco EIF, Prado RF, Corazza BJM, Toia CC, Valera MC
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do estresse durante o desenvolvimento da periodontite apical através da análise em três diferentes períodos, utilizando o modelo de estresse crônico imprevisível. Quarenta e oito ratos Wistar machos foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: Estressado (S) e Não Estressado (NS). Os animais do grupo S foram estressados diariamente, duas vezes ao dia até o final do experimento, enquanto os animais do grupo NS não foram submetidos as condições estressantes. Após 21 dias de início do experimento, a periodontite apical (PA) foi induzida em ambos os grupos, expondo o tecido pulpar dos primeiros molares inferiores ao ambiente oral. Para avaliar a progressão da lesão periapical, cada grupo foi subdividido em 3 subgrupos de acordo com o período de eutanásia: 14, 21 e 28 dias após a exposição pulpar. Os animais foram pesados no início e no final do experimento e o sangue coletado para dosagem sérica de corticosterona por radioimunoensaio a fim de comprovar o estresse gerado nos animais. As mandíbulas foram removidas e coletadas para análise microtomográfica e histológica. Observou-se que o grupo S apresentou menor ganho de peso em relação ao grupo NS (p<0,05). Os resultados da micro-CT e histometria mostraram aumento da perda óssea periapical e maior grau de infiltrado inflamatório no grupo S (21 dias de PA) em comparação ao NS (21 dias de PA) (p < 0,05).
Concluiu-se que o estresse crônico exerce influência no desenvolvimento da lesão periapical e que 21 dias é o melhor período para avaliar este desenvolvimento
(Apoio: CNPq  N° 431807/2016-7  |  FAPESP  N° 2018/12438-4)
PN1181 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Impacto dos tratamentos endodôntico e periodontal na inflamação sistêmica e perfil metabólico de ratos obesos e não-obesos
Koppe BTF, Jara CM, Pereira KKY, Haas AN, Gomes MS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou o impacto do tratamento da periodontite apical (PA) e da periodontite (PE) nos níveis séricos de marcadores inflamatórios e no perfil metabólico de ratos obesos e não-obesos. Cem ratos Wistar foram divididos em dois grupos diferenciados pela dieta administrada: dieta padrão (-n) e dieta de cafeteria, com obesidade induzida (-c). Estes foram divididos em 5 subgrupos, seguindo os seguintes protocolos experimentais: controle sem lesão (SL); PA; PA com tratamento (PAt); PA e PE (PAPE); e PA e PE com tratamento (PAPEt). PA e PE foram induzidas por 4 semanas. Um mês após os tratamentos, os animais foram eutanasiados. Após, foram medidos os valores de IL-10, IL-6, IL-1β, TNF-α e IL-17a, níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos. O teste de Kruskall-Wallis foi usado para comparações entre grupos. Os resultados que apresentaram diferença significativa (p<0.05) foram: níveis de triglicerídeos maiores nos grupos com dieta de cafeteria, em comparação com dieta normal; níveis de colesterol do grupo PAPE-n mais altos que em PA-c e PAPE-c; valores de glicose com aumento no grupo PAPE-c em comparação com SL-n; valores de IL-10 maiores nos grupos PAt-n e PAt-c em comparação com SL-n, e no PAt-c em relação ao SL-c; aumento da IL-17a nos grupos PAt-n, PAt-c e PAPEt-c quando comparados ao grupo SL-n. Não foram encontradas diferenças significativas nas concentrações de IL-6, IL-1β e TNF-α entre os grupos.
O impacto sistêmico da PA e da PE pôde ser observado em ratos obesos e não-obesos. Os tratamentos da PA e da PE não produziram impacto positivo nos desfechos sistêmicos.
(Apoio: CNPq  N° 141710/2018-7  |  CAPES  N° 88887.500994/2020-00)