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RESUMOS APROVADOS

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 1336 Resumo encontrados. Mostrando de 1261 a 1270


PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Ação Educativa em Saúde Oral: Integração Universidade e Sociedade
Carvalho AJD, Souza PAN, Pelloso AM, Galvão AM, Silva GR, Novais VR
Dentística e Materiais Dentários - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A integração Universidade e Sociedade impacta no desenvolvimento econômico, social e no progresso científico-tecnológico do país. Por meio das Disciplinas de Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Odontologia-UFU, realizou-se ação conjunta de discentes e docentes para a divulgação de estratégias de educação em saúde bucal, voltadas para alunos de graduação, pós-graduação, representantes da educação básica, serviço público de saúde e comunidade. Foram gerados e divulgados materiais didático-pedagógicos, permitindo que espaços socioeducativos voltados à saúde bucal fossem ampliados além dos muros da Universidade. A ação levou o conhecimento científico de forma prática, para representantes da comunidade que puderam ampliar as temáticas no contexto em que vivem: escolas, hospitais, unidades básicas de saúde e outros. Realizou-se palestras, distribuição de materiais didático-pedagógicos, vídeos educativos com as seguintes temáticas: traumatismo dentário, higiene bucal e prevenção da cárie, odontologia do sono, hipersensibilidade dentinária e lesão cervical não cariosa, saúde da gestante e bebê, dor orofacial, câncer bucal e terapias medicamentosas. A experiência com ação, indica que a Universidade deve ser protagonista na criação de estratégias de educação que dialoguem com demandas da comunidade.
Conclui-se que a integração dos diversos níveis do conhecimento (graduação, mestrado e doutorado) articulados com os recursos comunitários mostrou-se eficaz para a abordagem e enfrentamento das questões de saúde bucal na comunidade.
(Apoio: FAPs - FAPEMIG)
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Centro de Simulação Realística no curso Odontologia da Universidade São Francisco: relato de experiência em práticas pedagógicas ativas
Andrade AP, Fagundes ACG, Piera JS
Curso de Odontologia - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A metodologia de simulação clínica é uma estratégia pedagógica orientada pela aprendizagem experiencial que aplica-se aos profissionais e estudantes aos contextos reais simulados, favorecendo a auto-confiança e segurança para os envolvidos. Este trabalho objetiva relatar o impacto da inserção precoce de metodologias ativas com simulação realística no curso de Odontologia no centro de simulação realística da USF. Os acadêmicos do 1º ao 10º semestre do curso foram inseridos em atividades de pré-aula sobre o tema a ser abordado, preparando-os para as novas experiências. Após, participaram de atividades práticas com uso de simuladores de baixa, média e/ou alta fidelidade por meio da estratégia pedagógica de Briefing, Prática simulada e Debriefing. Observou-se melhora da aptidão manual e comportamental dos acadêmicos nas técnicas e situações abordadas bem como, melhora quantitativa e expressiva no rendimento individual de cada um. Além disso, foram protocolados pareceres individuais positivos por parte dos acadêmicos referindo sentirem-se melhor preparados para as rotinas práticas diárias.
A inserção precoce do acadêmico de odontologia em experiências práticas com cenários simulados da vida real proporciona ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que o nortearão durante todo o curso para sua formação profissional, proporcionando ao mercado de trabalho um profissional íntegro, ético e apto a desenvolver suas habilidades profissionais específicas
PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Impacto da metodologia ativa numa intervenção educativa sobre câncer de boca e orofaringe para cirurgiões-dentistas
Ferreira SMS, Barros ATOS, Silva CCC, Panjwani CMBRG, Barbosa KGN, Santos VCB, Brum EHM, Maia IAM
Mestrado Profissional Pesquisa Em Saúde - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o impacto da metodologia ativa no conhecimento dos Cirurgiões Dentistas (CDs) do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas durante intervenção educativa sobre Câncer de Boca e orofaringe (CBO). A metodologia foi um ensaio comunitário, com CDs do SUS do Estado de Alagoas, amostra censitária. Ofertado um curso nas cidades de Maceió e Arapiraca para os dentistas da macrorregião (macro) de saúde 1 e macro 2 respectivamente. Em cada cidade os CDs foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo 1 - grupo experimental (utilizado metodologia ativa, rotação por estações) e Grupo 2 - grupo controle (aula metodologia tradicional), e responderam a um questionário validado sobre conhecimento em CBO antes e após ser ministrada a aula. Como resultado, na macro 1, 196 CDs e na macro 2, 110 CDs assinaram o TCLE e devolveram os questionários respondidos. Para Macro 1, as médias das notas pós-intervenção foram 8,3 ±1,1 e 9,5 ±0,5, nos métodos Tradicional e Experimental, respectivamente (p<0,001). Para macro 2, as médias das notas pós-intervenção também foram significantemente superiores no grupo Experimental (9,0 ±0,6 vs. 8,1 ± 1,5 no grupo controle) (p=0,002). Avaliando o antes e o depois dentro dos grupos, houve melhora da média das notas pré-intervenção 7,6 vs. 8,1, no grupo Tradicional (p=0,005) e, no grupo Experimental, 7,9 vs. 9,0 (p<0,001).
O estudo concluiu que houve melhora do conhecimento dos CDs sobre CBO após a intervenção educativa, independente da metodologia utilizada, porém a melhora foi estatisticamente superior com o uso da metodologia ativa.
(Apoio: 60030000897/2016  N° PPSUS)
PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Avaliação do uso de jogo didático interativo no ensino prático de radiologia odontológica
Alves TKC, Silva FE, Khouri MS, Francisco LAA, Carmelo JC, Santos RPM, Silva AIV, Manzi FR
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O avanço da tecnologia gerou uma mudança social, assim, na educação algumas práticas tradicionais de ensino deram espaço às metodologias ativas de ensino, em que o estudante atua ativamente no seu aprendizado. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um jogo interativo como método auxiliar no ensino de radiologia em uma turma de graduação em Odontologia. O jogo consiste em um Quiz dinâmico de interpretação radiográfica com recursos de interatividade como desafios de perguntas e respostas em dupla, cartas de "ajuda ou bloqueio", tempo para resposta e outros. Avaliamos a evolução acadêmica dos alunos por um exercício de interpretação radiográfica com notas de 0 a 10, as notas foram submetidas à análise de variância (1-Way ANOVA-Tukey, p<0.01), e o nível de satisfação dos alunos foi medido por um questionário. O estudo se deu em duas etapas, a Etapa 1 foi a análise das notas dos alunos com emprego apenas do método tradicional de ensino. A Etapa 2 foi a análise das notas após o uso do jogo interativo como método auxiliar de estudo e do questionário de satisfação. Na etapa 1, a média das notas foi de 5,49. Na etapa 2, as notas foram estatisticamente maiores, média de 8,56. No questionário, 94,6% dos alunos aprovaram o jogo como um recurso didático, enquanto 2,9% alegaram que talvez, 1,7% disseram que não e 0,8% não responderam.
Portanto, o jogo interativo foi eficaz no ensino de radiologia, incentivando os alunos no estudo, melhorando seu desempenho acadêmico, facilitando o aprendizado e possibilitando maior socialização em um ambiente educacional mais divertido e interativo.
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Patologia Oral

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão da odontologia hospitalar na graduação: a experiência na UFMG
Martins PS, Lanza CRM, Silva TA, Ferreira FM, Vieira-Andrade RG, Campos FEB, Castro WH, Travassos DV
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O reconhecimento da importância do dentista na saúde sistêmica do paciente e na redução de custos com internações ampliou a visibilidade da Odontologia Hospitalar (OH) e tornou seu ensino indispensável em cursos de graduação. A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG) incentiva mecanismos de ensino, pesquisa e extensão de OH na graduação e na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Hospital Universitário. Objetiva-se relatar oportunidades de pesquisa, ensino e extensão sobre OH na FAO-UFMG, bem como apresentar suas atividades. A Disciplina Optativa OH é ofertada continuamente, com carga teórica-prática de 60 horas, é vinculada a dois projetos de extensão que realizam atendimentos ambulatoriais e nos leitos, educativos, preventivos e terapêuticos. Pacientes infantis e adultos pré-transplantes e portadores de doenças oncohematológicas, cardiológicas, renais e autoimunes são os mais beneficiados, representando média de 5.000 atendimentos anuais pelo SUS. Recentemente, as atividades foram ampliadas com a RMS e a "Liga Acadêmica". O envolvimento com a pesquisa resultou em 13 TCCs, 2 dissertações e teses, 21 apresentações em congressos e 6 artigos completos em revistas.
Avalia-se que a vivência na Odontologia Hospitalar e o aprendizado inter- multidisciplinar do cuidado de pacientes sistêmicos contribuem para uma formação em saúde integral e humanizada, oferecem missão social ao estudante universitário e constituem um campo ascendente da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão nos cursos de Odontologia.
PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

A utilização de redes sociais para ensino/aprendizagem na Odontologia: relato de caso
Cezário ES, Oliveira AL, Bueno AC
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nos últimos anos a utilização de redes sociais tem aumentado significativamente, disseminando amplamente as informações entre a população. Devido ao seu largo alcance, diversos campos do conhecimento vêm utilizando esses recursos para atingir um grande número de pessoas, inclusive na Odontologia. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência da utilização de redes sociais para fins de ensino/aprendizagem no curso de Odontologia do Unileste. Um programa de entrevistas mensal (OdontoLive), com transmissão ao vivo pelas redes sociais Facebook e Instagram, foi criado com o objetivo de discutir assuntos de interesse de alunos e profissionais relacionados a Odontologia. Resultados: Em 3 edições realizadas, o número de visualização foi de 613 (média de 204 visualizações por episódio), 2304 pessoas alcançadas (média de 768 por episódio) e 238 envolvimentos.
Apesar do número ainda restrito de episódios veiculados, percebeu-se que as redes sociais apresentam um grande potencial para a disseminação de informações na área odontológica. Entretanto, uma maior quantidade de episódios transmitidos faz-se necessária para obter-se dados mais robustos da utilização das redes sociais para ensino/aprendizagem na Odontologia.
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Análise do perfil de egressos do grupo PET Odontologia da UFPel
Morel LL, Silva HG, Chaves ET, Ferreira NB, Altmam JG, Martos J
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil profissional dos egressos da Faculdade de Odontologia (FO) da UFPel participantes do Programa de Educação Tutorial (PET). Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta e enviado, via correspondência eletrônica, à todos os egressos da FO que participaram efetivamente do grupo PET e aceitaram participar desta pesquisa aprovada pelo CEP. Atividade profissional, níveis de formação e objetivos propostos pelo programa foram avaliados. O total de egressos foi de 89, desde a criação do grupo, em 1992, até o ano de 2019. Com as respostas obtidas (n=59), verificou-se que maior parte dos egressos que aderiram a pesquisa concluíram o curso entre os anos de 2004 até 2018 (59.5%), e apenas 24 (40.6%) em período anterior a 2004. Verificou-se que 25% atuam no serviço público, 44% no setor privado e 22% atuam em ambos. Em relação a titulação, apenas 4 (6,8%) não possuem nenhuma pós-graduação, e 53 (98.8%) atuam na região Sul do país, 39 (66%) são do sexo feminino e 20 (34%) do sexo masculino. Ao final do questionário, foi perguntado à respeito da influência da participação no grupo sobre a trajetória profissional, com intensidade progressiva de 1 a 5, gerando 19 respostas com nível 4, e 32 respostas com nível 5.
Os resultados evidenciaram uma influência muito positiva da participação no grupo na vida profissional de seus ex-participantes, tanto no mercado de trabalho, quanto na vivência de pós graduação.
PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Práticas integrativas e complementares na graduação de odontologia: a experiência na UFMG
Costa AA, Bretz YPM, Rocha IR, Moura RNV, Vale MPP, Lanza CRM, Santos VR, Paula JS
Odontologia Clinica e Infantil - ACADEMIA JUINENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAOUFMG) incentiva mecanismos de ensino para conhecimento e valorização das aplicações das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Odontologia. Nesse contexto,objetivou-se relatar as oportunidades de pesquisa, ensino e extensão sobre as PICS previstas na graduação da FAOUFMG, bem como apresentar os resultados encontrados à luz da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. A FAOUFMG oferta anualmente a disciplina optativa "Práticas Integrativas e Complementares na Odontologia", com carga horária teórico-prática de 45H. Em 2018, foi fundada a "Liga Acadêmica de Odontologia em Práticas Integrativas e Complementares (LAOPIC)" e as atividades como palestras, rodas de conversa, seminários e aulas práticas sobre as PICS acontecem quinzenalmente. Os graduandos da FAOUFMG também têm a oportunidade de participar do projeto de extensão "PICS: Acupuntura na Odontologia" com aulas teórico-práticas, atendimento clínico e atividades de educação em saúde sobre os benefícios das PICS. O envolvimento com a pesquisa resultou em 12 Iniciações científicas/Trabalhos de Conclusão de Curso, entre 2016 e 2019. Em junho de 2019 realizou-se um evento científico aberto ao público, com objetivo de divulgar as aplicações das PICS na Odontologia.
O conhecimento sobre as PICS encontra-se em ascendência nas práticas de ensino da graduação em odontologia da FAOUFMG, com disseminação desse tema nas ações de ensino-pesquisa-extensão da instituição, por um novo modelo de formação em saúde.
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Educação Interprofissional em Saúde Pública: avaliação e prontidão para a aprendizagem entre estudantes da UFMG
Rocha NB, Palmier AC, Freitas GL, Oliveira HN, Senna MIB, Castro PMMA, Gontijo ED
Odontologia Social e Preventiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar a aplicação de sistema de avaliação de aprendizagem (ITOSCE - exame clínico objetivo estruturado em equipe interprofissional) em estudantes dos Estágios em Saúde Pública de quatro cursos da área de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia e sua prontidão para aprendizagem interprofissional. Foram utilizados questionários estruturados auto-aplicados sobre condução e satisfação do ITOSCE e a prontidão para aprendizagem interprofissional (Readiness Interprofessional Learning Scale - RIPLS). Para análise da diferença estatística significante, calculou-se teste t e Anova e o teste Qui-Quadrado para a concordância das assertivas isoladamente, considerando o nível de significância de 5%. Os questionários foram respondidos por 40 estudantes com idade média de 26,1 anos (±5,26). A pontuação média do ITOSCE foi alta, totalizando 90% dos pontos distribuídos, com associação ao curso (p˂0,01), sendo menores médias da Odontologia e Enfermagem. Foi verificada alta pontuação do RIPLS (87% dos pontos distribuídos), com maiores médias da Medicina e Fisioterapia. O estudante de Odontologia mostrou médias significativamente mais baixas em itens do RIPLS.
Concluiu-se que o ITOSCE é uma ferramenta útil para avaliar competências desenvolvidas pelo ensino interprofissional e estimula o trabalho em equipe, bem como os estudantes apresentaram alta disponibilidade para ensino interprofissional. Evidenciou-se dificuldade ao trabalho em equipe pelos discentes da Odontologia.
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Influência das redes sociais no desempenho acadêmico de estudantes universitários de odontologia
Santos LFN, Carneiro DPA, Santos PR, Meneghim MC, Vedovello-Filho M, Vedovello SAS
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do uso das redes sociais na nota média de estudantes universitários de odontologia. Estudo observacional transversal realizado com 297 estudantes universitários de um Curso de Graduação em Odontologia. Foram incluídos no estudo indivíduos que faziam uso de pelo menos uma rede social. A percepção acerca da utilização das redes sociais e o desempenho escolar foram avaliados por meio de um questionário estruturado e auto administrado. Para caracterização dos participantes, foram incluídas questões sociodemográficas. Estudantes com questionários incompletos foram excluídos do estudo. Foram estimados modelos de regressão logística simples entre cada variável e o desfecho. As variáveis com p<0.20 nas análises simples foram levadas para o modelo múltiplo, permanecendo no modelo final as variáveis com p≤0.05. A diferença entre os grupos em relação as notas foram analisadas pelo test t de student. Não foi possível observar associação significativa entre o uso das redes sociais e a média das notas (p>0.05). No entanto, o grupo que usava as redes sociais por até 5 horas diárias apresentou média aritmética significativamente maior do que o grupo que fazia uso por mais de 5 horas (p<0.05).
Concluiu-se que estudantes universitários que utilizam as redes sociais por um tempo superior a 5 horas diárias apresentaram pior desempenho acadêmico.
(Apoio: Programa de Inicação Científica)