Fatores socio-demográficos associados ao traumatismo dentário em crianças e adolescentes brasileiros: Uma revisão sistemática
Macedo PAS, Vieira WA, Pecorari VGA, Marciano MA, Ferraz CCR, Frozoni M, Almeida JFA, Soares AJ
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente trabalho foi investigar a associação entre características sócio-demográficas e a prevalência de traumatismos dentários em crianças e adolescentes brasileiros, por meio de uma revisão sistemática e meta-análise. A revisão sistemática foi registrada no PROSPERO. A busca foi realizada em oito bases de dados. Foram incluídos apenas estudos transversais de prevalência realizados no Brasil. O risco de viés dos estudos foi avaliado pela ferramenta "JBI Critical Appraisal Tools for Systematic Reviews". Uma meta-análise de efeito randômico foi realizada. A heterogeneidade entre os estudos foi calculada por meio do teste I². A certeza da evidência foi avaliada pelo GRADE. Ao todo, setenta e sete artigos foram incluídos na revisão. A maioria dos estudos (70%) apresentou baixo risco de viés. O efeito sumarizado demonstrou que o sexo masculino (PR:1,42; 95% IC: 1,35-1,51) e crianças que moram com pais solteiros(PR: 1,25; IC95%: 1,03 - 1,53) estão associadas a uma prevalência maior de traumatismo dentário. O tipo de escola e escolaridade da mãe não influenciaram a prevalência de TD. A certeza de evidência foi classificada como muito baixa para todos os desfechos. Dessa forma, pode-se concluir que crianças brasileiras do sexo masculino e que moram com pais solteiros estão associados a uma maior prevalência de traumatismos dentários.RS112 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Fotofuncionalização mediada pela luz ultravioleta melhora a osseointegração de implantes in vivo: Revisão sistemática e metanálise
Dini C, Nagay BE, Magno MB, Maia LC, Barão VAR
Diagnóstico Oral - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática e metanálise foi determinar se a fotofuncionalização influencia na osseointegração dos implantes dentários. Realizou-se buscas eletrônicas sistemáticas, seguindo critérios do PRISMA. Os dados sobre a taxa de osseointegração foram extraídos, considerando o contato osso-implante (BIC) e push-out. A validade interna foi avaliada através da ferramenta SYRCLE. Metanálises foram realizadas com intervalo de confiança de 95%. A certeza da evidência foi testada utilizando GRADE. Foram identificados 34 registros e 10 foram incluídos na metanálise. Implantes fotofuncionalizados apresentaram valores médios mais altos de BIC em coelhos (MD 6,92 [1,01; 12,82], p = 0,02), cães (MD 23,70 [10,23; 37,16], p = 0,001), ratos (MD 20,93 [12,91; 28,95], p<0,0001 e na análise de BIC combinada (MD 14,23 [7,80; 20,66], p<0,0001) em comparação com os implantes controle. Por outro lado, em períodos de cicatrização tardia, a metanálise de BIC combinada não mostrou diferença estatística (p>0,05) após 12 semanas de acompanhamento. Para análise de push-out, os implantes fotofuncionalizados apresentaram maior força de integração óssea (MD 19.92 [13,88; 25,96], p <0,0001) comparado aos implantes controle. A heterogeneidade entre os estudos variou de não importante a moderada para as metanálises de BIC, enquanto heterogeneidade considerável foi observada para a metanálise de push-out. A fotofuncionalização apresenta-se como alternativa promissora para melhorar a osseointegração no período inicial de cicatrização dos implantes dentários. (Apoio: CAPES N° 001)RS114 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Alergia ao titânio causada por implantes dentários: revisão sistemática da literatura
Baccaro GC, Lima-Neto TJ, Miranda FV, Polo TOB, Santos AMS, Silva WPP, Ervolino E, Faverani LP
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho objetiva revisar sistematicamente as manifestações alérgicas ao titânio (Ti) em pacientes tratados com implantes dentários e relatar um breve caso clínico. Dessa forma, foi realizada uma busca eletrônica sistemática nas bases de dados PubMed / MEDLINE, EMBASE e The Cochrane Library para todos artigos publicados até março de 2020. Os estudos foram selecionados de acordo com uma adaptação do PICO, a saber, o PEO (população, exposição e resultado). Os seguintes critérios de elegibilidade foram adotados: 1) População: indivíduos submetidos a reabilitações apoiadas por implantes de Ti e/ou ligas de Ti; 2) Exposição: reações dos tecidos moles peri-implantes atribuíveis à inserção do implante; 3) Desfecho: evidência de alergia ao Ti, métodos de diagnóstico e formas de resolução. No total, 246 estudos foram selecionados, porém apenas 6 estudos estavam disponíveis para a análise qualitativa. Os estudos incluídos, em resumo, apresentaram evidências de que o Ti não deve ser considerado um material inerte, capaz de desencadear reações alérgicas e pode ser responsável pela falha do implante. Ainda ilustramos por meio de um caso de paciente do sexo masculino, 55 anos, foi submetido a implantes na região posterior da mandíbula e apresentou lesão tipo epulide desenvolvida a partir da mucosa peri-implantar. A análise imuno-histoquímica da biópsia confirmou o diagnóstico inicial de reação alérgica ao Ti. Apesar do baixo nível de evidência e da incidência, a alergia ao Ti não deve ser subestimada.RS117 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Existe associação entre o uso de antidepressivos e complicações de implantes dentários? - uma revisão sistemática e metanalise
Silva CCG, Santos MS, Monteiro JLGC, Gonçalves KKN, Diniz DA, Carneiro SCAS, Laureano Filho JR, Vasconcelos BE
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacia - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo da presente revisão sistemática foi avaliar evidências publicadas sobre a associação entre o uso de antidepressivos e complicações de implantes dentários. Dois revisores independentes realizaram pesquisas nas bases de dados eletrônicas Medline / PubMed, Cochrane Library e Scopus para artigos relevantes publicados até 30 de maio de 2019. A pesquisa foi estruturada conforme os protocolos para relatar revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA) e utilizou a escala Newcastle-Ottawa para avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos. A meta-análise foi realizada para determinar o risco de falhas de implantes dentários em usuários de antidepressivos. Cinco estudos observacionais comparativos foram selecionados para a presente revisão e envolveram um total de 2056 participantes com 5302 implantes. Os resultados sugerem uma taxa de risco de 3,75 (IC95% 2,51-5,62, P <0,00001) para falha do implante em usuários de antidepressivos submetidos à reabilitação oral quando comparados a não usuários. No entanto, esses estudos não apresentam rigidez metodológica nem padronização dos medicamentos utilizados. Não há evidências suficientes para uma associação entre o uso de antidepressivos e as complicações dos implantes dentários.RS118 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia - clínica protética
Reabilitações unitárias sobre sistemas de implante com conexão cone morse friccional: uma revisão sistemática
Ribeiro MCO, Vargas-Moreno VF, Gomes RS, Cury AAB, Machado RMM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O sistema de implante cone morse friccional (I-CMF) foi desenvolvido com o intuito de proporcionar maior segurança à reabilitação, visto que a maior parte das complicações protéticas do sistema cone morse convencional se dá pela soltura do parafuso. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar o desempenho clínico, biológico e as principais complicações de reabilitações unitárias suportadas por sistema I-CMF. Uma busca por estudos clínicos que avaliaram restaurações unitárias sobre sistemas I-CMF foi realizada nas bases de dados Medline (Pubmed), Scopus, Web of Science e Cochrane. Dados sobre o sucesso e sobrevivência do implante e da prótese e complicações foram coletados. Foram incluídos 24 estudos: 12 prospectivos, 10 retrospectivos e 2 estudos clínicos randomizados, sendo 5248 implantes instalados. A taxa de sobrevivência dos implantes variou de 90,9% a 100%, enquanto a taxa de sucesso, de 72,7% a 100%. Do total de reabilitações avaliadas, a fratura da coroa (0,85%), descimentação da coroa (0,82%) e soltura do abutment (0,6%) foram as principais complicações protéticas descritas. Já as principais complicações biológicas foram perda óssea marginal progressiva sem sinais de infecção (0,51%), mucosite peri-implantar (0,51%) e peri-implantite (0,45%). A taxa de sucesso da prótese relatada nos estudos variou entre 92,4% e 100%. Conclui-se que os sistemas de I-CMF apresentam bom desempenho quando associados a coroas unitárias, mostrando boa previsibilidade para este tipo de reabilitação devido aos baixos índices de complicações encontrados. (Apoio: CAPES N° 001)RS119 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia - clínica protética
Efeito das próteses sobre implante sobre a mastigação e a nutrição: revisão sistemática e meta-análise
Bezerra AP, Gama LT, Duarte L, Pereira LJ, Bilt A, Rodrigues Garcia RCM, Gonçalves TMSV
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A relação entre mastigação e risco nutricional é ainda controversa. Essa revisão sistemática teve por objetivo avaliar se a melhora na função mastigatória, após o tratamento com implantes, tem impacto direto no estado nutricional. A busca (até Maio 2019) incluiu 10 bases de dados, sem restrições de idioma, tempo de publicação ou acompanhamento. Apenas estudos avaliando simultaneamente mastigação e nutrição foram incluídos. O risco de viés foi avaliado e meta-análises aplicadas (α=0.05). Treze artigos foram selecionados (718 próteses, 606 pacientes (± 66.6 anos)). A função mastigatória melhorou após a conversão da prótese total convencional (PT) em overdenture (IODs) (P<0,05), porém as meta-análises não revelaram diferenças no nível sérico dos nutrientes (P>0.05). Apenas o folato reduziu nos usuários de IOD após 1 ano de uso (3.55 nmol/L, P=0,001). Houve redução nos níveis séricos de albumina e vitamina B12 em ambas as próteses após 12 meses (P<0,05). Nos pacientes parcialmente edêntulos, a conversão da prótese parcial removível (PPR) em PPR implanto-retida aumentou a mastigação, com reflexos no consumo energético e ingesta de carboidratos, proteína, cálcio, fibras e ferro (P<0,05). O uso de próteses fixas implanto-suportadas também aumentou o consumo de fibras, cálcio e ferro com redução nos níveis de colesterol (P<0,05). Em relação aos níveis séricos, poucas alterações foram relatadas O uso de próteses sobre implantes aumenta significativamente a função mastigatória. Entretanto, o estado nutricional parece ser pouco afetado. (Apoio: CAPES)PE002 - Pesquisa em Ensino
Área:
1 - Anatomia
Antropologia em realidade virtual: ambiente digital de pesquisa, perícia e ensino
Beaini TL, Curi JP, Melani RFH
Odontologia Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Odontologia e as demais ciências da saúde utilizam material humano nas práticas de ensino e pesquisa. A anatomia do crânio humano representa fonte importante de conhecimento para várias áreas. Nos últimos anos, houve avanço significativo nas técnicas e aplicação da tecnologia para substituir e complementar a análise anatômica direta, por abordagens digitais. Nesse contexto, a antropologia física, ramo que estuda as características humanas, pode ser especialmente beneficiada. O Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLAB-USP) mantém um biobanco de crânios humanos e possui responsabilidades sobre seu acervo, de acordo com as leis e normativas vigentes. O objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente virtual que possibilite a visualização remota do acervo, de maneira controlada e sob os preceitos bioéticos. Modelos dos crânios, obtidos por processo de fotogrametria, foram reconstruídos nos programas Photoscan® e Meshlab®, gerando objetos tridimensionais em escala real no formato wavefront (.obj). A ferramenta Unity®, foi utilizada para criar uma versão digital do laboratório e permitir a interação do usuário com os modelos 3D e suas informações antropológicas previamente coletadas. A programação permite a expansão, possibilitando adaptar à disponibilidade de crânios. A implementação do ambiente de realidade virtual criado possibilitará a interação com crânios e suas características de maneira ética, ágil e intuitiva. Isso permitirá ampliar o acesso seguro ao acervo do OFLAB-USP, favorecendo ensino e pesquisaPE005 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
O desenvolvimento na primeira infância como tópico de abordagem interdisciplinar no curso de odontologia: relato de experiência
Silva AMFS, Costa PSS, Corrêa-Faria P, D´Almeida PVB, Machado GCM, Tavares NO, Costa LRRS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os seis primeiros anos de vida (primeira infância) marcam o desenvolvimento físico, psicológico e social das pessoas. Nessa fase, várias áreas do conhecimento devem se articular para proporcionar o cuidado adequado à saúde. Este trabalho apresenta a experiência de uma disciplina de graduação ministrada para favorecer a integração de conhecimentos sobre o desenvolvimento na primeira infância (DPI). A disciplina ocorreu no segundo semestre/2019, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, com 16 horas teóricas e 48 horas práticas, estas constituídas por atendimento a menores de até 6 anos e respectivas famílias, e discussão de casos. Participaram: 5 professores da odontologia, 1 da psicologia, 1 da medicina, 1 da educação e 1 da nutrição; 2 pós-graduandos e 34 estudantes de graduação das áreas da saúde (n=24), humanas (n=9) e exatas (n=1). Foram atendidas 7 famílias por meio de consultas individuais e grupos de cuidadores. Avaliou-se: da criança - estado nutricional, situação vacinal, condição bucal, dificuldades e capacidades; dos cuidadores - estilos parentais. As famílias foram aconselhadas para promoção do DPI. Os alunos compreenderam a complexidade do desenvolvimento na primeira infância, a importância do apoio à família e de uma abordagem interdisciplinar. A abordagem interdisciplinar sobre o DPI permitiu a formação ampliada dos futuros profissionais da Odontologia e de outras áreas, além de promover o entendimento sobre o desenvolvimento e os fatores de risco e proteção para a primeira infância saudável.PE007 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Despertando o interesse para a pesquisa científica: um olhar do Ensino Superior voltado para a Educação Básica
Araujo LDC, Vieira HAO, Almeida LKY, Silva RAB, Paula-Silva FWG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Demonstrar atividades de pesquisa científica a alunos da rede básica de ensino é uma forma de aproximar essa temática do jovem e de despertar o interesse para a Ciência. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP nesta área, por meio do projeto de investigação "Nossos amigos experimentais: a importância dos animais na pesquisa científica", desenvolvido na Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Recursos audiovisuais e lúdicos foram utilizados a fim de estabelecer um diálogo adequado à faixa etária do grupo, composto por 10 alunos do Ensino Fundamental. As análises foram realizadas qualitativamente, por meio de um formulário estruturado preenchido semanalmente, ao longo de 10 encontros. Após a primeira avaliação qualitativa sobre o conhecimento prévio dos alunos, aulas teóricas foram realizadas, permeadas por dinâmicas de grupo, demonstrações e atividades práticas. Nesse contexto, aos alunos foram apresentados os espaços destinados à pesquisa, com visita guiada ao biotério de animais de pequeno porte e aos laboratórios de histologia, microscopia, cultura de células e biologia molecular. Ao longo do tempo foi possível evidenciar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e, na avaliação final, demonstraram compreender a relevância do modelo animal para estudo dos fenômenos biológicos. Este projeto despertou o interesse dos estudantes para a pesquisa científica, o que pode representar uma ferramenta importante para aproximação com a Ciência. (Apoio: CAPES N° 88882.328524/2015-01)PE008 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Ortodontia
Avaliação de Recursos Online no Ensino da Disciplina de Ortodontia
Baliza J, Barreto LSC, Marañón-Vásquez G, Lima RL, Bolognese AM, De Souza MMG
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho objetivou obter informações sobre as preferências de graduandos em Odontologia e Fonoaudiologia e Fonoaudiólogos, sobre os tipos de ferramentas de ensino online, e testar a efetividade destes recursos sobre as qualificações de alunos da Disciplina de Ortodontia da graduação em Fonoaudiologia da UFRJ. Para identificar as preferências, foi aplicado formulário online para graduandos em Odontologia e Fonoaudiologia e Fonoaudiólogos de diferentes instituições educativas. Com base nas respostas, foram desenvolvidos recursos online em uma plataforma, contendo vídeos educativos, fórum de discussão, questionários para fixação do aprendizado e relatórios de feedback individual. Para testar efetividade da plataforma, 88 graduandos em Fonoaudiologia da UFRJ foram recrutados, sendo que 34 participaram da pesquisa. Foram alocados aleatoriamente em dois grupos para realização de prova presencial: (A) sem acesso, (B) com acesso à plataforma. Os dados foram analisados por teste t, Chi-quadrado e exato de Fisher. O total de 533 participantes responderam ao formulário sobre preferências de ferramentas de ensino online, sendo a opção dos vídeos educativos que obteve maior frequência de respostas. Após a atividade avaliativa dos graduandos em Fonoaudiologia, o grupo B teve média maior (6,45) em relação ao grupo A (5,44). Ao final da pesquisa, foi possível afirmar que o uso da tecnologia foi efetiva como método potencializador do ensino, reduzindo as dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem de Ortodontia para Fonoaudiologia. (Apoio: CAPES N° DS 001)