Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1342 Resumo encontrados. Mostrando de 1171 a 1180


PI0538 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Treinamento odontológico pré-clínico: associação entre a habilidade motora fina e a adesão aos requisitos de postura ergonômica
Hallak JC, Neves TC, Pazos JM, Genaro LE, Garcia PPNS
Odontologia Social - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Observou-se a adesão aos requisitos de postura ergonômica e a habilidade motora fina de estudantes de Odontologia ao longo do treinamento pré-clínico e estudou-se a sua correlação. A adesão de estudantes do 2º ano de graduação (N=62) aos requisitos de postura ergonômica foi avaliada pelo CADEP (Compliance Assessment of Dental Ergonomic Posture Requirements). A adesão inicial foi calculada nos dois primeiros meses de treinamento e a final nos últimos 2 meses. A habilidade motora fina foi avaliada pelo DMDA (Dental Manual Dexterity Assesment) aplicado no início do treinamento e no final do ano letivo. Realizou-se o teste t Student para amostras pareadas e estimou-se a correlação dos fatores pelo Coeficiente de Correlação de Pearson (r) sendo sua significância testada pelo teste t Student. (α=0,05). Observou-se diferença estatisticamente significativa na adesão aos requisitos de postura ergonômica (p<0,001; t=-5,300), sendo maiores os valores na avaliação final. Não houve diferença estatistica significativa para a habilidade motora fina entre a avaliação inicial e final (p= 0,235; t=1,199). Observou-se correlação não significativa entre a habilidade motora fina e a adesão dos estudantes aos requisitos de postura ergonômica tanto no início (r=0,051; p=0,692) quanto no final do treinamento (r=-0,011; p=0,930).
Concluiu-se que a adesão aos requisitos de postura ergonômica dos estudantes avaliados aumentou com o treinamento pré-clínico e que a correlação entre a adesão aos requisitos de postura ergonômica e a habilidade motora fina foi não significativa.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/05765-1)
PI0541 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Prevenção e manejo de lesões bucais na Atenção Primária à Saúde: Comparação entre regiões brasileiras
Schemberger GK, Pacheco EC, Bittarello F, Núgoli VZ, Baldani MH, Silva-Junior MF
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar as atividades de prevenção e manejo de lesões bucais na Atenção Primária à Saúde e comparar entre regiões brasileiras. Os dados foram extraídos do II Módulo do 1º Ciclo (2012) e do VI Módulo do 2º (2014) e 3º ciclo (2017) da avaliação externa do Programa Nacional do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Houve comparação das proporções entre as regiões e os ciclos pelo teste Qui-quadrado com uso do teste z ajustado pelo método Bonferroni (p<0,05). A proporção de atividades de prevenção e detecção de lesões bucais pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB) aumentou entre 2012 (72,6%), 2014 (80,4%) e 2017 (96,6%) (p<0,001), com mesma tendência nas regiões brasileiras (p<0,001). Em 2017 foi maior a proporção no Nordeste (97,4%) e menor no Centro-Oeste (94,8%). A oferta de biópsia pela ESB aumentou entre 2014 (9,6%) e 2017 (12,7%) (p<0,001), com redução apenas na região Sul (17,1% para 14,3%; p=0,009). Em 2017, a biópsia foi mais ofertada no Centro-Oeste (17,1%) e menos no Norte (10,8%). A disponibilidade de referência especializada em Estomatologia aumentou entre 2012 (35,2%), 2014 (60,9%) e 2017 (75,9%) (p<0,001), com mesma tendência nas regiões brasileiras (p<0,001). Em 2017, a referência foi maior no Sudeste (82,2%) e menor no Norte (53,7%).
Conclui-se que houve aumento de atividades de prevenção e detecção de lesões bucais, oferta de biópsia entre as ESB e disponibilidade de referência especializada no tempo avaliado entre todas as regiões brasileira. No entanto, ainda persistem desigualdades regionais com menores proporções nas regiões Centro-Oeste e Norte.
PI0542 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Comparação de dois critérios para identificação de pares de oclusão posterior no contexto de exames epidemiológicos
Rhodes GAC, Campos FL, Soares ARS, Carvalho LRA, Campos JR, Sampaio AA, Ferreira RC, Chalub LLFH
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Pares de oclusão posterior (POP) em estudos epidemiológicos são definidos pela presença de dentes antagonistas, que podem não ter contato oclusal. Objetivou-se calcular e comparar a frequência de POP e de dentição funcional (DF) considerando dois critérios de avaliação. Estudo transversal realizado com adultos de 30-49 anos em Rio Acima/MG (2018/2019). Quatro examinadoras calibradas (K≥0,6) realizaram exames bucais nos domicílios dos 197 participantes. POP foram identificados pelo registro de contatos oclusais em máxima intercuspidação habitual usando carbono (padrão-ouro) e pela presença do par de dentes antagonistas, com ou sem contatos oclusais. DF foi definida pela presença concomitante de ≥1 dente em cada arco, 10 dentes em cada arco, 12 dentes anteriores, ≥3 POP pré-molares e ≥1 POP molares bilateral na dentição. Sensibilidade (s), especificidade (e), valor preditivo positivo (VPP) e negativo (VPN) e acurácia foram calculados para comparar os critérios de identificação de POP. A prevalência de DF foi de 51,9% (IC 95%:45,3-58,4) quando POP foi definido pelo critério clínico e de 54,3% (IC 95%:46,8-61,7), quando se baseou em par de antagonistas. Os valores de s, e, VPP e VPN foram 96,4, 80,0, 91,7 e 90,6%, respectivamente, para POP de pré-molares, e 93,4, 84,8, 95,3, 79,6%, respectivamente, para POP de molares. A acurácia do critério de antagonistas foi 91,4%, tanto para pré-molares quanto molares.
A prevalência de DF foi semelhante se POP foi identificado com ou sem análise dos contatos oclusais. Par de dentes antagonistas mostrou acurácia para definir POP.
PI0547 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Gênero, fase do curso e qualidade de vida de estudantes de odontologia de uma Universidade pública do Estado Rio de Janeiro
Bastos MVS, Silva AN, Nascimento TQ, Lucietto DA
Saúde e Sociedade - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A vida universitária apresenta importantes desafios de ordem emocional, psicológica, social e financeira que podem afetar a qualidade de vida dos estudantes. Compreender a qualidade de vida dos estudantes de Odontologia a partir de uma perspectiva voltada à rotina acadêmica é fundamental para subsidiar estratégias de promoção da saúde. O presente estudo teve por objetivo avaliar a relação entre gênero, fase do curso e qualidade de vida de estudantes de graduação de Odontologia. Através de questionários foram coletados dados sociodemográficos dos estudantes de Odontologia de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. A qualidade de vida (QV) foi avaliada através do Questionário Avaliação da Qualidade de Vida do Estudante e do Residente na Área da Saúde (VERAS-q) que aborda 4 domínios: gestão do tempo, psicológico, físico e ambiente de ensino. Foram utilizados os testes Mann Whitney e Kruskal- Wallis para análise dos dados. Participaram do estudo 233 estudantes (92% dos matriculados), sendo 82,5% do gênero feminino. O escore total da QV dos estudantes foi 123,19. Estudantes do gênero feminino apresentaram menores escores de QV em todos os domínios do VERAS-q (físico, psicológico, gestão do tempo ambiente acadêmico) (p<0,05).Estudantes no meio do curso de graduação avaliaram pior a QV no tocante aos domínios psicológico, gestão do tempo e ambiente acadêmico (p<0,05).
Conclui-se que o gênero feminino e estar no meio do curso de graduação de odontologia foram associados à uma pior avaliação da qualidade de vida entre os estudantes.
(Apoio: CNPq  N° PIBIC UFF 2019/202O)
PI0549 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Condição de saúde bucal de idosos restritos ao domicílio em Florianópolis (SC)
Oliveira TFS, Embaló B, Pereira MC, Borges SC, Mello ALSF
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Descrever a condição de saúde bucal de idosos restritos ao domicílio, cadastrados pelas equipes de atenção primária, em Florianópolis (SC). Método: Estudo epidemiológico transversal, exploratório, de base domiciliar com amostra aleatória. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, respondido pelo idoso ou cuidador, e exame clínico, e incluiu informações sociodemográficas, número de dentes presentes e restos radiculares, presença de lesão de cárie, mobilidade dental, placa visível, lesões na mucosa, auto-percepção de boca seca, dificuldade de comer alimentos duros e auxílio para higiene bucal. Resultados: Participaram 123 idosos, idade entre 61 e 107 anos, 62,6% mulheres; 60% restrito por até 5 anos; cuidador presente em 87% dos domicílios e 89,4% considerados frágeis. Em relação à presença de dentes, 56,1% era edêntulo e 70% possuía até 6 dentes. Restos radiculares foram observados em 12,8%, lesões de cárie não tratada em 25,2%, placa visível em 69,9%, mobilidade dental em 57,7% e lesões na mucosa em 8,9% dos idosos. O desconforto com boca seca foi relatado por 50,4% e 56% não conseguiam comer alimentos duros, quando comparado aos 6 últimos meses; 45,5% necessitava de auxílio para higiene bucal diária.
Conclusão: A saúde bucal dos idosos estudados é precária pela presença de problemas bucais que demandam intervenção. O estudo aponta a necessidade de atendimento odontológico no domicílio no âmbito dos serviços públicos de saúde.
(Apoio: CNPq)
PI0550 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Knowledge, conduct and management of dental avulsion situation by sport educators: a pilot-study
Veiga P, Figueiredo-de-Almeida R, Ferraz CCR, Marciano MA, Gomes BPC, Almeida JFA, Soares YO, Soares AJ
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Traumatic dental injuries (TDI) are arising from acute transmission of energy or strength to the tooth and structures that support it. Sport injuries are majority causes in teenagers (6 to 14-years old), phase where there is mixed dentition and incomplete dental roots. TDI are time-dependent of dentistry attendance. Including avulsion situations and the missing teeth storage mode. In order to conducting and manage the situation, several educatives programs and control methods have been applied aiming support young sportsmen and sport educators. This study purpose to investigate knowledge of prevalence, prevention and previously manage in dental avulsion situations by sport educators and analyze their conduct. Thirty-three sport educators from public school answered a 4-session questionnaire: professional, TDI knowledge, conduct against avulsion and mouthguards using. 50% respondents have 10 to 20 professional-experience-years, 42.4% post-graduate and 81.8% did first-aid course. 76% responders knew what TDI is but 89% could not define avulsion. 42.4% experienced 1 or 2 TDI-situation during their work. Despite 82% affirm that would have not reimplant an avulsed tooth by their own, 73% would have took to the dentist. All responder had informations about mouthguards. Indeed, all of them would indicate it for young sportsmen.
Low knowledge about what to do in avulsion-situation was observed among sport educators. Due to it, we might suggest continuing education to prevent and conduct TDI-situations.
PI0555 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Estudo comparativo de um substituto ósseo aloplástico em grânulos vs pasta: análise microtomográfica em seios maxilares de coelhos
Piola AL, Guimarães GF, Balan VF, Godoy EP, Costa MM, Silva ER, Xavier SP
Ctbmfp - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do atual experimento foi analisar através de medidas microtomográficas o processo de reparo ósseo após a realização de cirurgia de levantamento de seios maxilares de coelhos com enxertia de substituto ósseo aloplástico, sendo de um lado grânulos (Maxresorb®, Botiss Biomaterials, Zossen, Alemanha) e, contralateralmente, pasta (Maxresorb® inject, Botiss Biomaterials, Zossen, Alemanha). Neste estudo, randomizado, do tipo split mouth , 10 coelhos machos da raça New Zealand , foram divididos em 2 grupos com 5 coelhos cada e submetidos à cirurgia de levantamento de seio maxilar bilateral com eutanásia realiazada em 2 e 10 semanas, respectivamente. Após eutanásia os espécimes removidos foram encaminhados para escaneamento microtomográfico Skyscan 1172 (Bruker, Kontich, Bélgica), com o auxílio do software CTAn® (Bruker, Kontich, Bélgica) foram avaliadas porcentagem de osso novo e enxerto residual. A porcentagem de osso novo foi de 17,4±0,69% e 23,0± 0,41% para o grupo grânulos e de 16,7±3,71% e 22,3± 2,18% para o grupo pasta em 2 e 10 semanas, respectivamente, não apresentando diferença entre os grupos (p<0,05). Para a porcentagem de enxerto residual, obteve-se 19,7±1,90 e 24,2±4,77 para o grupo grânulos, e 10,3±1,67 e 18,6±0,55 para o grupo pasta em 2 e 10 semanas, respectivamente e observou-se diferença estatística entre os grupos nos 2 períodos (p<0,05) com maior quantidade de enxerto residual no grupo grânulos.
Um padrão similar de neoformação óssea foi observado em ambos os grupos.
PI0556 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Losartan e reparo ósseo peri-implantar entre duas texturizações de superfície em ratos normotensos e espontaneamente hipertensos
Santos JS, Santos GM, Gomes-Ferreira PHS, De-Souza-batista FR, Silva CA, Okamoto R
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a superfície óssea peri-implantar, entre duas superfícies diferentes (Neoporos e Acqua), em ratos normotensos (Wistar) e espontaneamente hipertensos (SHR). Quarenta e oito ratos machos (24 Wistar e 24 SHR) foram divididos em 8 subgrupos: COA NEO (controle absoluto Neroporos), COA ACQ (controle absoluto Acqua), COL NEO (controle Losartan Neoporos), COL ACQ (controle Losartan Acqua), SHR NEO (SHR absoluto Neoporos), SHR ACQ (SHR absoluto Acqua), SHRL NEO (SHR Losartan Neoporos) e SHRL ACQ (SHR Losartan Acqua), sendo os correspondentes ao fármaco medicados diariamente. Foi realizada a cirurgia de instalação dos implantes Neoporos e Acqua nas tíbias dos animais. A eutanásia foi 67 dias após o início tratamento medicamentoso. As amostras coletadas foram destinadas para a análise de descacificados, através da imunoistoquímica, para a análise de biomecânica, através do torque reverso e para a análise de calcificados, pela microscopia confocal a laser. As proteínas Osteocalcina (OC) e Fator de Crescimento do Endotélio Vascular (VEGF) tiveram expressão moderada no subgrupo SHRL ACQ, sendo o maior torque de remoção dos implantes também para este subgrupo (10,15 N.cm) (p<0,05); quanto a atividade de mineralização óssea, observou-se que a superfície Acqua desencadeou maiores valores para a MAR nos grupos COA, COL e SHRL (p<0,05).
Os dois tipos de texturizações de superfície apresentaram respostas semelhantes quanto às características do tecido ósseo peri-implantar, ainda que a superfície Acqua pareça melhorar as etapas iniciais da osseointegração.
(Apoio: FAPESP  N° 2017/16912-0)
PI0557 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Cirurgia guiada x convencional realizada por indivíduos não experientes: ensaio clínico controlado e randomizado de boca dividida
Calazans NNN, Frizzera F, Pascoal CH, Martins MES, Mendonça G, Marcantonio-Junior E, Zandim-Barcelos DL
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Softwares específicos que avaliam a tomografia computadorizada permitem um diagnóstico e planejamento preciso para a execução da cirurgia de maneira guiada sem a elevação de retalho. Foi avaliado os resultados relacionados ao paciente da cirurgia guiada sem retalho comparando-a com a cirurgia convencional com retalho realizadas por alunos de graduação que nunca haviam instalado implantes em pacientes. Foi realizado um ensaio clínico controlado e randomizado de boca dividida. Dez pacientes com perda de dentes posteriores mandibulares bilateralmente receberam a instalação de um implante de cada lado com uma cirurgia com retalho ou guiada sem a realização de retalho. As cirurgias convencionais apresentaram respectivamente resultados piores quando comparadas às cirurgias guiadas nos quesitos: tempo de procedimento (56±8min, 30±6min), consumo de medicações analgésicas e anti-inflamatórias (49comp., 15comp.), dor trans (1.75±1.56, 0.65±0.64), e pós-operatória (4.62±2.17, 1.17±0.72), ansiedade do operador (4.76±1.66, 3.47±1.50). A instalação de implantes de maneira guiada por indivíduos sem experiência clínica prévia apresentaram melhores resultados relacionados aos pacientes tanto no trans como no pós-operatório.
A cirurgia guiada sem retalho realizada por indivíduos não experientes apresentou uma redução do tempo cirúrgico e beneficiou os pacientes com um melhor trans e pós-operatório levando a uma diminuição considerável de fármacos utilizados após o procedimento.
(Apoio: FAPs - FAPES  |  CEPE - FAESA)
PI0558 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Avaliação comparativa dos efeitos de bifosfonatos orais no reparo ósseo periimplantar em ratas ovariectomizadas. Análise biomecânica
Moura J, Oliveira D, Ervolino-Silva AC, Hassumi JS, De-Souza-batista FR, Pitol-Palin L, Gomes-Ferreira PHS, Okamoto R
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo tem como objetivo analisar comparativamente o efeito de bifosfonatos orais sobre o reparo ósseo periimplantar em ratas ovariectomizadas. 24 ratas foram divididas em quatro grupos experimentais: SHAM: cirurgia fictícia, OVX: ovariectomia, sem tratamento medicamentoso, OVXRIS, ovariectomia, tratados com risedronato (0,7 MG/kg/dia) e OVXALE, ovariectomia, tratados com alendronato (0.1 MG/kg/dia). 30 dias após a cirurgia fictícia e de ovariectomia, cada animal recebeu dois implantes sendo um em cada metáfise tibial. A eutanásia ocorreu aos 60 dias após a instalação dos implantes. Foi realizada análise biomecânica para avaliação do pico máximo de torque de remoção do implante instalado. Para analise estatística foi considerado nível de significância para p<0,05. Para o parâmetro de torque de remoção (N.cm), o grupo OVXRIS apresentou os maiores valores em relação aos demais grupos seguidos pelo SHAM, OVXALE e OVX, com diferença estatística significante (p>0,05).
Sendo assim, foi possível concluir que o tratamento com risedronato resultou em uma arquitetura e rigidez trabecular potencialmente melhores quando comparado ao alendronato, sugerindo efeito preferencial do risedronato na qualidade óssea.
(Apoio: FAPs - Juliana de Moura  N° 2019/26380-0)