03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

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Resumos Aprovados 2025

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 2830 Resumo encontrados. Mostrando de 2621 a 2630


RS125 - Painel Revisão Sistemática
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Guias específicos para pacientes versus mão livre na regeneração horizontal do rebordo em áreas estéticas: Revisão sistemática
Mohamed Ahmed Hassan, Robert Lucas Correia, Marcelo Munhóes Romano, Eduardo Perissinotto, Giuseppe Alexandre Romito, Roger Nishyama
estomatologia UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo comparou a eficácia de guias cirúrgicos específicos para pacientes com técnicas convencionais de mão livre na regeneração horizontal do rebordo alveolar em áreas estéticas. Seguindo as diretrizes PRISMA 2020 e registrado no PROSPERO, realizamos busca eletrônica em MEDLINE/PubMed, Scopus, Cochrane Central e Web of Science até março /2025. Os critérios de inclusão abrangeram ensaios clínicos prospectivos comparando fluxo de trabalho digital com abordagens convencionais em pacientes adultos necessitando aumento horizontal do rebordo. Dois revisores independentes realizaram seleção, extração de dados e avaliação do risco de viés. Foram incluídos três ensaios clínicos randomizados e um estudo coorte. Os resultados demonstraram maior precisão com técnicas guiadas para contorno do bloco ósseo (RMSE: 0.37±0.16mm vs 0.72±0.29mm, p=0.0007), precisão do contorno interno (0.35±0.15mm vs 0.48±0.17mm, p=0.043) e menor perda óssea marginal percentual (10.99±4.76% vs 19.12±4.53%, p=0.001). O tempo cirúrgico foi reduzido no grupo guiado particularmente na fase de adaptação do bloco (401.51±97.60s vs 602.36±160.57s, p=0.0005). As complicações neurossensoriais foram significativamente menores nos procedimentos guiados. Limitações incluem o tamanho amostral reduzido, períodos curtos de acompanhamento (máximo 6 meses) e a necessidade de tecnologia específica e treinamento, que podem limitar a aplicabilidade clínica ampla.

Conclui-se que o uso de guias cirúrgicos específicos proporciona resultados mais previsíveis na regeneração horizontal do rebordo em áreas estéticas.

RS126 - Painel Revisão Sistemática
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Indivíduos com Transtorno Do Espectro Autista (TEA) têm mais Traumatismos Alvéolo-Dentários? Revisão Sistemática e Metanálise
Ana Clara Valadares da Silveira, Gustavo Lottermann Lorenz, Thiago Peixoto da Motta, Debora Guedes da Mota, Lucas Guimarães Abreu, Fabiana Vargas-ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas interações sociais e na comunicação. Os Traumatismos Alvéolo-Dentários (TAD) são um problema de Saúde Pública. Em relação a TAD em indivíduos com TEA, a literatura ainda é controversa. O objetivo deste estudo foi analisar se indivíduos com TEA apresentam maior frequência de TAD do que os neurotípicos. Esta revisão foi registrada no PROSPERO. Foram incluídos estudos que avaliaram a presença/ausência de TAD em indivíduos com e sem TEA. A busca foi realizada nas bases PubMed, Embase, Web of Science, LILACS, Ovid, PsycINFO, Scopus, Google Scholar e OpenGrey. Os estudos identificados foram selecionados e avaliados por dois pesquisadores de forma independente. Para a metanálise, dados da frequência de TAD foram extraídos, para o cálculo de odds ratio (OR) e intervalo de confiança de 95%. A qualidade metodológica foi avaliada pela escala "Newcastle-Ottawa" que inclui três domínios (seleção, comparabilidade e desfecho). 140 resumos fizeram parte da análise preliminar. Foram incluídos 10 estudos para a metanálise. O índice mais usado para diagnóstico de TAD foi Andreasen & Andreasen. A frequência de TAD entre os indivíduos com TEA variou de 4,7% até 52,0%. Para os indivíduos sem TEA, a frequência variou de 1,0% até 58,8%. Metade dos estudos apresentaram qualidade satisfatória; entre os insatisfatórios, os aspectos negativos observados foram em relação à mensuração da exposição e à avaliação do desfecho. A metanálise mostrou que não houve diferença estatística em relação à ocorrência de TAD entre indivíduos com e sem TEA (OR 1,67; IC95% 0,78-3,99).

Apesar dos TAD serem considerado um problema de Saúde Pública, não houve diferença de frequência de TAD entre indivíduos com e sem TEA.

(Apoio: CNPq - PBEXT Ações Afirmativas - UFMG  N° PIBIC)
RS127 - Painel Revisão Sistemática
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Estratégias Não Farmacológicas para Controle do Comportamento Não Colaborador em Odontologia: Revisão Guarda-Chuva
Raí Figueiredo Valadares, Djessyca Miranda e Paulo, Maisa Costa Tavares, Letícia Fernanda Moreira Dos Santos, Carlos Flores Mir, Luiz Renato Paranhos
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão foi identificar técnicas não farmacológicas utilizadas em odontologia voltadas a indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento e/ou deficiência intelectual que apresentam comportamento não colaborativo. A busca foi realizada sem restrições de idioma ou data de publicação, nas bases EMBASE, LILACS, BBO, MedLine/PubMed, SCOPUS, Cochrane Library, Web of Science e CINAHL, além da literatura cinzenta via OATD e WorldCat. Das 1.221 referências identificadas, oito revisões atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos analisados evidenciaram ausência de padronização de mensuração e coleta de dados, dificultando a comparação entre resultados e impedindo conclusões definitivas sobre a eficácia das intervenções. Entretanto, técnicas como distração audiovisual, dizer-mostrar-fazer e o sistema de comunicação por troca de figuras mostraram potencial na redução da ansiedade e na promoção de cooperação dos indivíduos. A pedagogia visual teve resultados variáveis, mas mostrou maior eficácia quando associada a outras estratégias de gerenciamento. Os recursos visuais digitais superaram métodos tradicionais em crianças com TEA, e a adaptação sensorial dos ambientes também demonstrou impacto positivo.

Considerando a diversidade de perfis neurocomportamentais, as abordagens devem ser individualizadas para atender as necessidades específicas de cada paciente. As técnicas apresentam resultados positivos, mas são necessários mais estudos para validação de sua efetividade.

RS128 - Painel Revisão Sistemática
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Alterações oclusais em indivíduos com paralisia cerebral: uma revisão sistemática e metanálise
Anna Carolina Rye Sato Kimura, Victor Zanetti Drumond, Mariana Gomes Oliveira, José Alcides Almeida de Arruda, Ricardo Alves de Mesquita, Lucas Guimarães Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática e metanálise teve como objetivo avaliar as principais alterações oclusais em indivíduos com paralisia cerebral (PC). Este estudo foi desenvolvido de acordo com as diretrizes do MOOSE e seu registro foi feito no PROSPERO (CRD42024551180). Estudos observacionais comparando indivíduos com e sem PC que avaliaram alterações oclusais foram incluídos. A busca foi realizada em cinco bases de dados: Embase, PubMed, Web of Science, Ovid e Scopus; além disso, buscas foram realizadas no Google Scholar e OpenGrey. A escala de Newcastle-Ottawa foi utilizada para avaliar o risco de viés. Os desfechos quantitativos dicotômicos foram sintetizados por meio de metanálises de efeitos aleatórios, com os resultados expressos em razões de chances (OR) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%). A presença de viés de publicação foi avaliada por meio do teste de Egger e gráficos em funil. A certeza da evidência foi avaliada com o GRADE. Incialmente foram identificados 584 registros. Após a remoção de 84 duplicatas, 500 referências passaram pelas etapas de seleção dos estudos. Ao final, 24 estudos foram incluídos. Os resultados das metanálises mostraram que indivíduos com PC apresentaram uma maior probabilidade de má oclusão Classe II (OR = 2,56, IC 95%: 1,49-4,38) e mordida aberta (OR = 4,27, IC 95%: 1,95-9,37). A força das evidências das meta-análises foi classificada como muito baixa para ambos os desfechos. A avaliação do risco de viés destacou, em vários estudos, problemas na análise da exposição, na taxa de não resposta e na comparabilidade dos grupos nos estudos.

Conclui-se que indivíduos com PC têm uma chance aumentada para má oclusão Classe II e mordida aberta.

(Apoio: CAPES  N° 88887.005535/2024-00  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PE001 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Capacitação em Técnicas Cirúrgicas para Pesquisa e Clínica: Um treinamento Ético e Sustentável sem o Uso de animais
Valdeci Ferreira de Lima, Larissa Slivka Moreira, Luciane Portas Capelo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pesquisa e o desenvolvimento na área da saúde ainda dependem amplamente do uso de animais. Este estudo propõe uma abordagem ética e inovadora para o treinamento de pesquisadores e estudantes em técnicas cirúrgicas, com foco na simulação de defeitos calvariais. A proposta busca reduzir o uso de animais, alinhando-se à legislação vigente, como a Lei Arouca, e aos princípios dos 3Rs (Redução, Substituição e Refinamento), oferecendo alternativa escalável para instituições acadêmicas e do setor biomédico, promovendo a formação técnica com responsabilidade ética e sustentabilidade. A metodologia foi dividida em duas etapas: a primeira abordou o contexto legal do uso de animais, com ênfase na legislação brasileira; a segunda envolveu práticas cirúrgicas com materiais alternativos. Os treinandos participaram de uma sequência pedagógica estruturada, que incluiu incisões em uvas, suturas em EVA e perfurações em ovos de codorna. As uvas simularam a resistência da pele; EVA e cortiça, a estabilidade para diferentes tipos de sutura; e os ovos, com casca calcificada, reproduziram o desafio da perfuração óssea, exigindo controle motor preciso e sensibilidade tátil.

Essa estratégia proporciona experiência prática segura, promove o aprendizado técnico, minimiza custos operacionais e reforça o compromisso com o bem-estar animal. O modelo apresentado representa um avanço na capacitação em saúde e biotecnologia, destacando os impactos positivos da substituição de animais por materiais éticos e sustentáveis no ensino e na pesquisa científica e tecnológica.

PE002 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

INFLUÊNCIAS DAS CARACTERÍSTICAS FACIAIS E DA PROFUNDIDADE DO PALATO NA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA APNEIA DO SONO EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA
Bruno Aleixo Venturi, Gustavo Guarda, Maria Eduarda Schiestl Melo, Sheila Cristina Stolf, Ana Paula Varela Brown Martins, Elena Riet Correa Rivero, Patricia Dos Santos cé
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Distúrbios respiratórios do sono, como o ronco e a apneia obstrutiva (AOS), comprometem a qualidade do sono e impactam negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade de vida. Esses distúrbios subdiagnosticados podem ter consequências importantes a longo prazo. Este estudo piloto teve como objetivo investigar a associação entre o padrão esquelético facial, a profundidade do palato e a presença de queixas relacionadas a distúrbios respiratórios do sono em estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram avaliados 18 estudantes do último ano do curso por meio de análise fotográfica lateral para classificação esquelética, escaneamento intraoral digital para mensuração da profundidade palatal e exame do sono tipo IV utilizando o dispositivo portátil BiologixT para avaliação do Índice de Distúrbios do Sono (IDO). Todos os participantes apresentaram IDO inferior a 5, valor considerado dentro da normalidade. No entanto, 27,8% relataram a presença de ronco, sendo 80% destes indivíduos classificados como Classe II esquelética. Entre os avaliados, 72,2% apresentaram palato alto, 27,8% palato de altura normal/média e 5,6% palato raso. A queixa de ronco foi observada em todos os tipos de palato, sem associação isolada com sua profundidade. O padrão Classe II esteve presente em 66,7% dos indivíduos que relataram sintomas respiratórios, sugerindo uma possível influência anatômica em relação as manifestações clínicas.

Os resultados indicam que características craniofaciais podem contribuir para manifestações respiratórias do sono mesmo na ausência de alterações significativas no IDO. Estudos adicionais com amostras maiores são necessários para confirmar e expandir essas observações.

PE003 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Realidade virtual no ensino da Endodontia: validação de método em óculos 3D
Mary Caroline Skelton-Macedo, Laila Gonzales Freire, Thalya Fernanda Horsth Maltarollo, Izabela Marina Ferreira da Silva, Emilly da Silva Arcanjo, Lucas Ramos, Romero Tori, Ricardo Nakamura
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A realidade virtual (RV) pode ser uma importante aliada na educação em saúde, por possibilitar a criação de situações realistas, com segurança e repetibilidade. Na Endodontia, especialidade desenvolvida em um campo no qual a compreensão da tridimensionalidade acontece por meio de imagens e sensação táctil, é importante que se utilizem modelos simulados com a ajuda da realidade virtual e que possibilitem a imersão para o aprendizado. Nesse sentido, em uma parceria entre a FOUSP e POLI/USP envolvendo uma disciplina de projeto de aplicações de realidade virtual, um grupo de três alunos desenvolveu a visualização de dentes microtomografados com a possibilidade de se averiguar achatamentos, canais acessórios e laterais, zonas de perigo e segurança da raiz, sob supervisão de professores de Endodontia. A tecnologia utilizada foi a dos Óculos de RV Meta Quest 3, que possibilita mobilidade pelo ambiente e efeitos de realidade mista. A validação foi realizada por 05 professores e 10 alunos de pós-graduação das áreas de Endodontia, Dentística e Anatomia Odontológica. Seis (40%) já haviam utilizado algum equipamento de RV. Foram coletados dados em escalas likert sobre domínio da ferramenta (93% tiveram facilidade); apoio pedagógico (94% aprovaram); substituição do método de ensino (62,2% manifestaram o interesse em complementar o método utilizado na disciplina de origem); e, interação com os objetos (96% considerou a imersão em RV como uma interação com o objeto real).

Conclui-se que o óculos de RV, dotado de produtos educacionais desenvolvidos para a visualização de estruturas anatômicas odontológicas validados por professores e alunos de pós-graduação, pode contribuir positivamente no aprendizado de ocorrências anatômicas na Endodontia.

PE004 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Impacto da quilovoltagem em aparelhos de raios X portáteis na dose ocupacional: uma abordagem para o ensino da biossegurança em endodontia
Jéssica Oliveira-aguiar, Jardel Francisco Mazzi-Chaves, Cassiana Viccari, Patricia Nicolucci, Ricardo Gariba Silva, Manoel Damião Sousa-neto, Amanda Pelegrin Candemil
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da quilovoltagem (kV) de dois aparelhos de raios X portáteis na exposição ocupacional de endodontistas, com enfoque na formação crítica sobre biossegurança radiológica. Utilizaram-se dois aparelhos de raios X portáteis com disparador móvel fixados em um tripé, um fantoma antropomórfico (cabeça, pescoço e tronco) Rando, simuladores de mamas e mãos e cem dosímetros termoluminescentes posicionados em regiões anatômicas estratégicas (cristalinos, tireoide, mamas, dedos, ovários, testículos e glândulas parótida, submandibulares, sublingual e pituitária e fora da sala de exposição). 60 exposições consecutivas de 60 segundos foram realizadas com dois aparelhos (Port-X IV - Genorey, 70 kV, 2 mA, ponto focal 0,5 mm; DioX - Microimagem, 60 kV, 2 mA, ponto focal 0,8 mm) em duas posições: escudo protetor do aparelho centralizado nas regiões de glândula tireoide (1) e cristalino (2) do fantoma), que simulou um operador endodontista. As doses absorvidas mensuradas foram multiplicadas pelo fator de raios X e de cada respectivo tecido/órgão. Por fim, uma correção proporcional ao tempo de exposição de uma radiografia periapical de molares inferiores (0,32s.) e cenário de 4800 exposições anuais (4 sessões únicas endodônticas diárias) foi realizada. Em geral, o aparelho Port-X IV e a posição do escudo protetor do aparelho centralizado na região da glândula tireoide demonstrou menor radiação espalhada e sensibilizou menos as regiões do fantoma, simulador de mamas e mãos.

Conclui-se que o uso de 70 kV pode reduzir a dose ocupacional de endodontistas, promovendo o uso mais seguro e consciente de aparelhos de raios X intraorais portáteis.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2024/09883-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2021/01623-8  |  CAPES  N° 33002029032P4)
PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Quanto custa transformar uma aula teórica convencional em um jogo autoinstrucional? - achados no ensino sobre detecção de lesões de cárie
Vitória Isabel Santos Escandon Sanchez, Jhandira Daibelis Yampa-vargas, Laura Regina Antunes Pontes, Mariana Paes Muro, Pedro Matos de Camargo, Mariana Minatel Braga
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os autores afirmam não haver conflito de interesse. Alguns contribuíram nas estratégias educacionais, mas os resultados foram relatados com imparcialidade. "

A busca por metodologias de ensino mais eficazes na formação odontológica tem impulsionado a adoção de estratégias que integram tecnologia e aprendizagem ativa. Este trabalho propõe uma análise comparativa entre os custos de uma aula teórica convencional e um jogo autoinstrucional com foco no ensino sobre avaliação de lesões de cárie para alunos de graduação. A análise foi realizada na perspectiva da instituição de ensino. Foram medidos os recursos gastos no desenvolvimento e aplicação de cada uma das atividades para uma sala de 80 alunos e o custo por aluno estimado em reais (R$). Os custos foram separados em recursos humanos, materiais e infraestruturais. O jogo autoinstrucional teve um custo final estimado de R$89,59 por aluno, enquanto a aula convencional, não considerando todo o a formação do conhecimento adquirido do professor, ficou em R$1,69 por aluno. Em ambas as estratégias, o maior aporte foi para recurso humanos (jogo:96% e aula:77%). Por outro lado, por não considerar a formação do background profissional do docente, necessário para ambas as estratégias, o custo do jogo foi mais direcionado ao desenvolvimento (94%), ao passo que a aula concentrou-se exclusivamente na aplicação (100%).

Conclui-se que a criação de um jogo agrega valores monetários significativos à instituição, mas que podem ser justificáveis diante de um efeito favorável alcançado. Esse incremento está fortemente associados ao esforço humano no desenvolvimento dessa nova metodologia.

(Apoio: CNPq  N° 400736/2014 - 4  |  CAPES  N° 88887.014908/2024-00  |  CNPq  N° PIBIC 2024-2565)
PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Escape Room odontológico: o misterioso consultório das emergências
Maria Júlia Fontes Pavanello, Roberta Priscilla Gonçalves Monteiro, Josilanny Araujo de Souza Alencar, Luiza Cristina Rodrigues, Michael Henrique Araújo Monteiro, Camila Batista da Silva de Araujo Candido
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo propôs desenvolver uma ferramenta educacional em formato de Escape Room para a disciplina de emergências médicas na graduação em Odontologia, promovendo ensino dinâmico e estímulo à tomada de decisões rápidas. Foi realizada revisão da literatura sobre emergências médicas comuns em consultórios odontológicos para embasar o desenvolvimento de quebra-cabeças físicos e mentais baseados em situações clínicas reais. O design do jogo seguiu os seis elementos da gamificação significativa propostos por Nicholson (2015): brincar, exposição, escolha, informação, envolvimento e reflexão. A estrutura foi organizada de forma sequencial, com estações temáticas e títulos definidos conforme a narrativa da sala de fuga. A presença de um game master foi incluída como facilitador da experiência, oferecendo orientações e feedbacks em tempo real, e sua função foi definida como suporte interativo. A narrativa do jogo foi estruturada com desafios, enigmas e pistas em sequência lógica, sendo que as estações abordaram temas como maleta de emergência, síncope, hipoglicemia, convulsão, crise de ansiedade, manobra de Heimlich, crise hipertensiva e RCP. Com isso, foram elaborados fluxogramas clínicos e simulações organizadas por afinidade e complexidade dos casos clínicos. Ademais, para validar os conteúdos e vídeos lúdicos foram criados questionários via Google Forms, e equipamentos de emergência contribuíram para um ambiente mais dinâmico e realista.

Assim, a metodologia carrega o potencial de incentivar o aprendizado dinâmico, o raciocínio lógico e a tomada de ações eficazes diante de uma emergência médica por parte dos estudantes de Odontologia, podendo se tornar uma ferramenta educacional motivadora aos docentes e discentes.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2024/11950-4)



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