03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

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Resumos Aprovados 2025

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 2830 Resumo encontrados. Mostrando de 2631 a 2640


PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Utilizando bancos de dados "ômicos" para o aprendizado ativo de Odontólogos em Genética e Biologia Molecular
Raquel Mantuaneli Scarel-Caminaga, Renata Cristina Lima Silva, Francois Isnaldo Dias Caldeira
Morfologia e Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Infinitas informações acessíveis nos bancos de dados "ômicos" são úteis para estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia para auxiliar ou complementar a compreensão de aspectos das áreas básica e clínica, além da Genética e Biologia Molecular. Porém, são raras as oportunidades desses estudantes de receber formação nessa área. Os bancos de dados ômicos são repositórios vastos de informações biológicas acessíveis por meio da Bioinformática que reúne métodos e ferramentas para extrair conhecimento destes. Utilizar a Bioinformática é recurso didático valioso para assimilação de conceitos complexos e abstratos da Genética e da Biologia Molecular. Desenvolvemos a atividade pedagógica "Laboratório Interativo de Introdução à Bioinformática" para propiciar o aprendizado ativo e individual dos estudantes da seguinte forma: 1-Motivou-se a escolha de um gene a ser pesquisado, seguindo um Roteiro para acessar cada banco "ômico" e levantar informações importantes neste; 2 -Explicou-se a atividade em sala de aula navegando nos bancos ômicos, a partir de um gene como exemplo, projetando a tela do computador do docente; 3-Auxiliaram-se os estudantes continuamente nas dificuldades que iam surgindo durante realização da atividade em seus próprios celulares/ notebooks; 4-Orientou-se a salvarem no Gloogle Classroom a captura da tela com informações importantes interpretando e adicionando comentários críticos. Observou-se que os estudantes se surpreendem com a infinidade de informações que conseguem obter de um único gene, seguindo cada etapa do Roteiro.

Esta aprendizagem ativa de Bioinformática é transformadora para todos os estudantes, tornando a Genética e a Biologia Molecular mais reais, atrativas e interessantes.

(Apoio: CNPq  N° 306433/2023-0  |  CAPES  N° ROR identifier: 00x0ma614)
PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Cariogenicidade dos diferentes açúcares: abordagem interativa para ensino da estrutura química de carboidratos
Diogo Henrique Rabelo, Pedro Vandré Seraphim, Ana Cristina Morseli Polizello, Carolina Patrícia Aires
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A compreensão da bioquímica de carboidratos é fundamental para estudantes de Odontologia, pois o conhecimento da estrutura química dos diferentes açúcares (sacarose, glicose, frutose, lactose, amido) permite entender por que alguns são mais cariogênicos que outros. Neste contexto, o estudo dos carboidratos fornece aos futuros dentistas uma base sólida para compreender os mecanismos complexos que levam à formação da cárie dental. Entretanto, a bioquímica investiga a organização das biomoléculas em nível molecular e o entendimento de alguns conceitos pode exigir do estudante uma capacidade de abstração ainda não desenvolvida. Assim, a elaboração de diagramas, animações e modelos moleculares podem ajudar a tornar os conceitos mais concretos e visualizáveis, sendo este o objetivo do trabalho. Para superar a abstração inerente aos conceitos bioquímicos, o Google Forms foi empregado para coletar dados sobre o consumo alimentar cotidiano dos alunos, servindo como base para a elaboração de flashcards digitais. Estes, por sua vez, associavam visualmente alimentos comuns (exemplificados por seus rótulos de embalagens) à sua respectiva carga glicêmica e aos principais aspectos de sua estrutura química e cariogenicidade. Adicionalmente, a gamificação foi integrada ao processo de avaliação formativa através da plataforma Kahoot! com questões interativas focadas na identificação de açúcares redutores e sua correlação com métodos colorimétricos de análise de carboidratos.

Os materiais produzidos dão sustentação pedagógica para o aprendizado sobre carboidratos, conectando o estudante com o universo químico da Biologia de maneira lúdica e criativa, proporcionando um feedback imediato para o aprimoramento das estratégias de ensino.

(Apoio: CAPES  N° 88887.986623/2024-00  |  CAPES  N° 88887.986623/2024-00  |  CAPES  N° 88887.986623/2024-00)
PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Pesquisa com dor experimental como um método eficaz de aprendizagem ativa para a educação em dor
Rhayane da Conceição Monteiro, Soraya Salmanzadeh Ardestani, Isadora Alves Lorenzo, Ana Clara Hecker de Carvalho, Leonardo Rigoldi Bonjardim, Fernanda Klein Marcondes, Peter Svensson, Yuri Martins Costa
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a percepção de estudantes de graduação em Odontologia quanto à eficácia de uma atividade prática de aprendizagem envolvendo pesquisa em dor experimental. Setenta e seis estudantes do primeiro semestre participaram de uma atividade de 40 minutos composta por quatro etapas: demonstração, avaliação basal, intervenção e pós-intervenção. As intensidades de dor e desconforto foram mensuradas por meio de estímulos mecânicos aplicados na face e no antebraço, avaliados com uma escala visual analógica de 0 a 100 mm. A intervenção consistiu na apresentação de pistas visuais e verbais sugerindo analgesia de um lado e hiperalgesia do outro, seguida da aplicação, por 10 minutos, de creme anestésico tópico em ambos os lados. Os estudantes preencheram um questionário avaliando a eficácia da atividade em uma escala numérica de 0 a 10 e realizaram uma prova teórica. Foram aplicados ANOVA, teste de Wilcoxon e correlação de Spearman aos dados (p<0,050). A média (DP) da pontuação de eficácia para facilitar a aprendizagem foi de 8,75 (1,26), e para aumentar o interesse e a curiosidade pelo tema foi de 8,89 (1,18). Não houve relação significativa entre a percepção dos estudantes e o desempenho na prova teórica (p>0,050). Observou-se uma redução na dor e no desconforto com a sugestão de analgesia, -0,70 (14,70) e -2,94 (16,23), e um aumento na dor e no desconforto com a sugestão de hiperalgesia, 5,85 (12,85) e 1,70 (14,74) (p<0,001).

É possível replicar resultados de pesquisas em dor experimental em um ambiente de ensino. Assim, a incorporação de experimentos como método de ensino é valiosa e eficaz para a educação em dor.

PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Avaliação da eficácia de um cartaz para adolescentes sobre prevenção de traumatismos dentoalveolares em ambiente escolar: estudo piloto
Sheyla Maria Almeida Herrera-Freire, Francine Gusmão Freire, Raphaella Silva de Souza, Lucas Alves Jural, Mariana Pires da Costa, Marcela Baraúna Magno, Raildo Silva Coqueiro, Lucianne Cople Maia
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo piloto objetivou avaliar a eficácia na transmissão de conhecimento de um material educativo (ME) em formato de cartaz, previamente validado, para o público adolescente e contendo 10 situações relacionadas à prevenção de traumatismos dentoalveolares (TDs) em ambiente escolar. Tratou-se de uma pesquisa do tipo antes e depois da aplicação do ME, com a comparação entre as respostas dentro do mesmo grupo, levando-se em consideração fatores sociodemográficos, comportamento e rotina escolar, história prévia de TDs, autoconhecimento sobre prevenção de TDs e uso de protetores bucais em atividades esportivas. A investigação foi realizada com uma amostra de conveniência composta por adolescentes (n = 60) de 10 a 19 anos, de ambos os gêneros, atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outubro e dezembro de 2024. O questionário no Google Forms foi estruturado em quatro seções, com perguntas abertas e fechadas. Sua aplicação foi realizada, por meio de entrevista individual, nas salas de espera. Verificou-se um valor médio de acertos de 14,35 ± 1,90 antes e 14,67 ± 2,41 após a leitura do ME (p>0,05), com diferença média de 0,32 ± 2,02 e tamanho de efeito de 0,16. Não houve diferença estatisticamente significante para nenhum dos parâmetros considerados (p>0,05).

Embora a leitura do cartaz tenha promovido leve aumento nos conhecimentos sobre prevenção de TDs, a amostra foi insuficiente para se observar diferenças antes e depois da sua aplicação. Com base nos parâmetros estudados calcula-se uma amostra de 389 indivíduos para o estudo principal, visando aumentar a confiabilidade e a possibilidade de recomendar a disseminação do material educativo, por meio de ações de educação em saúde.

(Apoio: CNPq  N° 310225/2020-5)
PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Acessibilidade, autonomia e inclusão: a educação em saúde bucal em multi-formatos para crianças com deficiência visual
Laura Silva Bertoqui, Sara Cristina da Silva Passos, Marina Celani Guedes, Carolina Borio Dode, Patrícia de Andrade Risso
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A educação em saúde bucal (SB) que proporciona acessibilidade, autonomia e inclusão é essencial para desenvolver uma boa SB em crianças com deficiência visual (CDV). Objetivou-se descrever o processo de criação e aplicação de um material educativo em multi-formatos voltado para CDVs sobre SB e a inserção do estudante de Odontologia em ação de diversidade e inclusão. Inicialmente, foi feito estudo teórico sobre educação, promoção de SB e as especificidades da DV, seguido de vivência clínica no atendimento odontológico de CDV em ambiente escolar. Diante do cenário de higiene bucal observado, construiu-se um material educativo em formato de obra literária de ficção infantil do gênero fantasia com temas relacionados à higiene bucal (HB), ao controle do consumo da sacarose e da cárie dentária. O material foi adaptado para os formatos: (1) livro ilustrado confeccionado com os aplicativos "Procreare" e "Canva" com ilustrações adaptadas para CDVs com baixa visão; (2) livro adaptado em braille e figuras em alto relevo, (3) audiolivro gravado pelo aplicativo "Gravador". Os materiais foram aplicados em sala de aula com a participação ativa dos professores da escola por meio de atividades dinâmicas, incluindo jogos de caça ao tesouro e de perguntas e respostas relacionadas aos temas de SB da história e instrução de HB guiada em manequins. As CDVs (5 a 8 anos) mostraram-se participativas e interessadas nos temas relacionados à SB, respondendo corretamente às perguntas feitas.

As ações permitiram ensinar as CDVs, fomentando a autonomia e a acessibilidade, bem como treinaram os futuros profissionais para uma Odontologia mais inclusiva, menos tecnicista, destacando o papel de educadores em saúde.

(Apoio: FAPERJ  N° 210.933/2024)
PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

INFLUÊNCIA DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS SOBRE RESTAURAÇÕES ATRAUMÁTICAS: RESULTADOS IMEDIATOS E APÓS UM ANO
Ellen Gaspar, Mayara Vitorino Gevert, Natalia Vanuza Contente Rosa, Bruna Therly Ferreira Cunha, Marcia Helena Baldani, Denise Stadler Wambier, Ana Claudia Rodrigues Chibinski
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo experimental autocontrolado avaliou 3 estratégias pedagógicas (aula expositiva dialogada, ensino socializado-individualizante com cartilha e aula prática) na capacitação de acadêmicos (2º ano - Odontologia) para realização de restaurações atraumáticas (n=60). As estratégias foram avaliadas por questionário pré-testado, detectando mudanças no aprendizado a partir de 4 domínios (conceitos gerais, protocolo clínico, indicações, instrumentais/materiais); grupos focais investigaram a percepção dos acadêmicos frente às estratégias. Verificou-se melhor assimilação com aula prática nos 4 domínios (>80%). Após aula expositiva, conceitos como "tratamento minimamente invasivo" e "indicação para classe I" foram imediatamente assimilados. Outros tópicos melhoraram assimilação após ensino socializado-individualizante. Aula prática foi a estratégia mais estimulante, mas as outras foram julgadas fundamentais. Um ano depois, os mesmos sujeitos responderam ao questionário/grupo focal. Mudanças significativas ocorreram apenas nos tópicos sobre indicação e utilização de matriz/cunha, com índices melhores de assimilação. Os resultados mostraram aprendizagem efetiva (>80%) nos 4 domínios. Aula prática continuou como a mais efetiva para aprendizado, porém ensino socializado-individualizante foi a estratégia mais lembrada e a necessidade da combinação dos métodos permaneceu.

Concluiu-se que as 3 estratégias foram eficazes; conceitos teóricos foram bem assimilados em aulas expositivas-dialogadas; questões práticas precisaram de abordagens com participação ativa, como o ensino socializado-individualizante e aulas práticas; a melhor situação se deu com a associação dos métodos pedagógicos.

PE013 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Museu Chryso Fontes: Memórias e Vivências da Odontologia - A Extensão como Método de Incentivo à Ciência
Gabrielle Cardoso Ribeiro, Carolina Gama Campbell, Ana Beatriz Dos Reis Paolino, Maria Clara Frias Lobo Marinho, Maria Vitória de Jesus Dos Santos, Elson Braga de Mello, Ivete Pomarico Ribeiro de Souza, Luciana Pomarico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Para Paulo Freire, a consciência histórica é essencial para que o indivíduo escape da ignorância completa. O Museu Chryso Fontes: Memórias e Vivências da Odontologia é um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da UFRJ, que visa a recuperação e catalogação do acervo do Museu, aberto em 1953, e fechado quando a faculdade foi transferida para a Ilha do Fundão. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever as ações dos alunos extensionistas para o avanço do projeto. São realizados encontros semanais para o desbravamento do acervo, reuniões para a definição dos posts do Instagram do projeto e para o desenvolvimento de material científico, com apresentações em congressos, artigos e outros. Essas ações têm a finalidade de melhor compreender e divulgar todo o arsenal odontológico utilizado anteriormente. O projeto de extensão é oferecido para discentes de Odontologia da UFRJ, de diversos períodos, e busca contribuir para o desenvolvimento do saber científico e base curricular dos alunos. Houve a participação de 6 alunos, divididos em grupos para o desenvolvimento das atividades, além da equipe de docentes e funcionários da instituição.

Conclui-se que a revitalização do antigo Museu Chryso Fontes é de extrema importância para a valorização da história da Odontologia no Brasil e no mundo, e para o incentivo à pesquisa neste campo durante a graduação.

PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Quanto custa para incorporar estratégias educacionais gamificadas e co-criadas para ensino de diagnóstico de cárie no curso de graduação?
Mariana Paes Muro, Pedro Matos de Camargo, Vitória Isabel Santos Escandon Sanchez, Laura Regina Antunes Pontes, Jhandira Daibelis Yampa-vargas, Mariana Minatel Braga
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Não há conflito de interesse comercial. Alguns autores participaram da elaboração das estratégias educacionais, mas os resultados foram relatados de forma imparcial."

O uso de metodologias ativas no ensino de diagnóstico de cárie tem favorecido o engajamento dos alunos, e estratégias complementares como gamificação e co-criação vêm sendo consideradas. Neste trabalho, buscou-se estimar o custo incremental para implementar metodologias com recurso gamificado e/ou de cocriação em relação ao modelo tradicionalmente usado (Yampa-Vargas et al.2024) . Foram considerados a perspectiva da instituição de ensino e um horizonte temporal imediato. Para isso, foram considerados diferentes fases de desenvolvimento da nova atividade: 1- inclusão da gamificação, 2- inclusão da gamificação + co-criação; 3 e 4 - versões reduzidas da atividade e comparados ao controle (custo incremental = nova estratégia - controle). Foram medidos os recursos gastos no desenvolvimento e aplicação da atividade para uma sala de 80 alunos e o custo por aluno estimado em dólares ($). Simulações de Monte Carlo foram usadas para estimar incertezas ao redor dos valores calculados. O custo incremental para qualquer das estratégias de engajamento incluídas não superou $2 por aluno. Um aumento de menos de 5% no custo da estratégia tradicional, permitiu a inclusão dos recursos gamificados (controle: $42,53. custo incremental - gamificada: $1,6 [95%IC: 1,5, 1,85]; co-criada: $1,9 [95%IC: 1,7; 2,0). Versões reduzidas da atividade, visando atender demandas logísticas, permitiram a redução no custo de até 1% comparado às versões completas.

A inclusão de estratégias inovadoras de gamificação e co-criação não representam um grande acréscimo ao serem incorporadas em atividades já formatadas pelo ensino-aprendizagem em diagnóstico de cárie.

(Apoio: CAPES  N° 88887.014908/2024-00  |  CNPq  N° PIBIC 2024-2565  |  CNPq  N° 400736/2014 - 4)
PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

PrevTrauma em casa: validação e aplicação de um quiz virtual abordando a prevenção de Traumatismos Dentários no ambiente domiciliar
Priscila Batista do Nascimento Trambaioli de Oliveira, Lucas Alves Jural, Marcela Baraúna Magno, Andréa Vaz Braga Pintor, Lucianne Cople Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se validar e aplicar um jogo no formato de quiz virtual e uma peça gráfica abordando a prevenção de Traumatismo Dentário (TD) em domicílio. Na Etapa 1, 6 juízes especialistas em Odontopediatria avaliaram a validade de conteúdo, e 6 juízes especialistas em Educação e Design avaliaram, ainda, a qualidade visual do material. Em seguida, 6 responsáveis/cuidadores avaliaram o conteúdo e o objetivo. Organizaram-se os dados no software Excel, com valores >0,83 considerados válidos para o índice de validade de conteúdo para cada item (I-IVC) e superiores a 0,80 para o índice de validade total do conteúdo (F-IVC). Na Etapa 2 (aplicação do jogo), maiores de 18 anos responderam ao quiz contendo 10 itens e, ao final, a questões sobre dados pessoais. Os acertos parciais (<10) ou totais (10) e o tempo de jogo (TJ) foram tabulados e analisados por meio do Qui-quadrado (p<0,05). Os itens e a peça gráfica foram considerados válidos, com valores de I-IVC variando de 0,83-1 e F-IVC de 0,96 para ambos os grupos de especialistas, e I-IVC e F-IVC igual =1 para responsáveis e cuidadores. Participantes (n=226) de ambos os sexos foram incluídos na Etapa 2 e 40,5% acertaram parcialmente o quiz (escore <10). O TJ ao quiz apresentou associação significativa com as variáveis faixa etária (p<0,001) e escolaridade (p<0001). Tanto o TJ, quanto os acertos parciais foram associados aos cuidadores de crianças (p<0,05).

O quiz educativo validado pode ser considerado uma ferramenta importante para estudos envolvendo prevenção ao TD no ambiente domiciliar, demonstrando que a idade, a escolaridade dos participantes e ser cuidador de crianças influenciaram nos acertos e tempo de resposta.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 310225/2020-5  |  CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 310225/2020-5)
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Gamificação no ensino odontológico: potencializando o diagnóstico da HMI em graduandos
Daiana da Silva Martins, Rafaela Aparecida Caracho, Franciny Querobim Ionta, Letícia Maria Pereira Teixeira Fitipaldi, Giovanna Demarquis Pinto, Bianca Longo Polo, Mariana Minatel Braga, Daniela Rios
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Col. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o impacto da gamificação no ensino do diagnóstico da Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI), bem como comparar a eficácia de 2 índices diagnósticos desse defeito de desenvolvimento do esmalte (DDE) entre alunos de graduação. Trata-se de um estudo controlado, randomizado, com 2 grupos paralelos: grupo de ensino convencional (GC, n=19), que recebeu apenas conteúdo teórico, e grupo com abordagem gamificada (GG, n=17), que participou de atividades teórico-práticas mediadas por tutores. A aula teórica abordou conceitos atuais sobre HMI, incluindo etiologia, diagnóstico, tratamento e os índices EAPD e MIH-SSS. A atividade prática, aplicada apenas ao GG, consistiu em exercícios gamificados e discussões em relação aos escores dos índices com base em fotografias clínicas de dentes sem e com HMI em diferentes níveis e outros DDEs. Ao final, ambos grupos realizaram a avaliação prática para realizar o diagnóstico clínico da HMI utilizando os 2 índices através da análise de 50 fotografias clínicas. O desfecho analisado foi a porcentagem (%) de respostas corretas. Os grupos foram comparados por meio de ANOVA a 2 critérios, considerando tipo de índice e método de ensino (p<0,05). Houve diferença estatisticamente significativa para método de ensino (p=0.003) e tipo de índice (p=0.003) em relação a capacidade diagnóstica. Os alunos do GG obtiveram uma maior % de acertos na avaliação e a % de acertos foi superior com o índice EAPD, sendo: 72,1% (GG, EAPD), 55,9% (GC, EAPD), 59,9% (GG, MIH-SSS) e 50% (GC, MIH-SSS).

Conclui-se que a gamificação, quando associada ao ensino teórico, mostra-se uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho dos graduandos no diagnóstico da HMI, sendo que o índice EAPD resulta em melhor performance.

(Apoio: CAPES  N° 001)



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