03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2830 Resumo encontrados. Mostrando de 2351 a 2360


RCR037 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Procedimentos endodônticos regenerativos: uma análise bibliométrica
Vinicius Gonçalves Guimarães, Juliana Trindade Clemente-napimoga, Luciana Butini Oliveira
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi realizar uma análise bibliométrica acerca do tema endodontia regenerativa, obtendo-se um mapeamento das produções científicas a respeito do tema. Realizou-se pesquisas nas bases de dados: PubMed Scopus, Embase, Web of Science e Dimension. O período de busca compreendeu a primeira publicação deste tema até 31 de dezembro de 2023. Inicialmente foram recuperados 17.757 registros. Após a aplicação de filtros, obteve-se o total de 6.654 artigos. Foram identificadas e retiradas 2.805 duplicatas a partir de avaliação manual e leitura individual. Assim, foram analisados quanti e qualitativamente 3.849 artigos relacionados aos procedimentos endodônticos regenerativos. O periódico "Journal of Endodontics", com 16,22% (n=625) do total de publicações, é o canal mais utilizado para a divulgação de resultados de pesquisas relacionadas aos procedimentos endodônticos regenerativos. "Nakashima M" é o autor com maior ocorrência de trabalhos (n=43), seguido por "Zhang C" (n=42) e "Wang Y" (n=40). A China é o país com maior ocorrência de artigos sobre a temática com 20% do total entre os países. Há diversidade quanto aos procedimentos de endodontia regenerativa, refletindo uma base de pesquisa focada em procedimentos e estrutura dentária (cluster 1); integração da endodontia regenerativa com termos da biologia celular (cluster 2); foco em biologia celular e pesquisas de células-tronco dentro do contexto da endodontia regenerativa (cluster 3).

Pode-se concluir que a temática reflete um crescente interesse acadêmico com pico de atividade intensa nos últimos 13 anos, distribuída de maneira representativa entre 5 revistas científicas, revelando uma tendência ascendente e significativa sobre endodontia regenerativa.

RCR038 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Estudo da bibliometria sobre informação espacial e cárie dentária
Marina Bos de Vasconcellos Duarte, Lívia Azeredo Alves Antunes, Luiz Maurício Nogueira Nunes, Thais Vilalba Paniagua Machado do Nascimento, Ammar Ahmed Siddiqui, Patrick Calvano Kuchler, Erika Calvano Kuchler, Flares Baratto Filho
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Mei UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie dentária é uma doença crônica prevalente com impacto na saúde bucal e qualidade de vida. A compreensão da sua distribuição espacial pode apoiar estratégias de prevenção mais eficaz. Nos últimos anos , tem aumentado o interesse pelo uso de sistemas de informação geográfica (SIG) e análises espaciais na área da saúde, especialmente para investigar padrões geográficos de doenças, como a cárie. Este estudo realizou análise bibliométrica sobre cárie e uso de SIG , via busca na Web of Science (16/04/2025), sem restrição de idioma ou ano. Foram incluídos estudos sobre distribuição espacial da cárie; 138 artigos foram identificados e 20 incluídos. Utilizou-se o VOSviewer® para analisar coocorrência de palavras-chave, coautoria e densidade temática. A primeira publicação relevante data de 1996 e a mais recente, de 2024. Identificaram-se 19 clusters de autores, sendo três mais ativos recentemente. Os autores mais citados têm até duas publicações. As áreas com mais artigos foram Odontologia (55%) e Saúde Pública/Ambiental (40%). O Brasil lidera em publicações (7) e citações (143), com pouca colaboração internacional. Os temas mais frequentes foram cárie, prevalência, saúde bucal e análise espacial. Estudos recentes focam no uso de SIG. O artigo mais citado teve 91 citações (2003). Com isso evidencia-se que há crescimento gradual do tema, com destaque para o Brasil e maior uso de SIG. Os temas variam entre prevalência da cárie e análise espacial de fatores associados, com uso crescente de SIG nas publicações mais recentes.

Com isso evidencia-se que há crescimento gradual do tema, com destaque para o Brasil e maior uso de SIG, Os temas variam entre prevalência da cárie e análise espacial de fatores associados.

RCR039 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise dos estudos de modelos animais para indução de desnutrição proteica em ratos Wistar: Uma revisão de escopo
Karol Marçal Dos Santos Souza, Daniele Fernanda Costa, Lara Cancella de Arantes, Soraia Macari, Isabella Faria da Cunha Peixoto, Carlos Roberto Emerenciano Bueno, Leopoldo Cosme-Silva, Francine Benetti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo realizou uma revisão de escopo para analisar os protocolos utilizados para indução da desnutrição proteica (DP) em ratos Wistar. Para tanto, pesquisas eletrônicas foram conduzidas na base de dados PubMed/MEDLINE, até novembro de 2023. Foram incluídos estudos realizados com animais onde houve ao menos um grupo com indução da DP, em comparação a outros grupos controle sem a indução da DP. Os critérios de exclusão foram estudos que não descreveram como a indução da DP foi realizada; estudos in vitro; e aqueles em que não foi possível obter o texto completo. Após a busca, dezoito estudos foram incluídos. Doze destes estudos induziram a DP nas ratas mães, e em outros seis estudos, a DP foi induzida diretamente nos animais que seriam avaliados no estudo. O tempo médio de duração experimental nos estudos foi de 84 dias. A desnutrição dos animais, das ratas mães e/ou dos filhotes, foi induzida, majoritariamente, por meio de rações modificadas que apresentavam como principal característica a diminuição da porcentagem de proteína (dieta hipoproteica com 5-8% de proteína). Uma pequena parcela dos estudos, por sua vez, utilizou como método de desnutrição nos animais a restrição alimentar, por meio da limitação da quantidade de ração comercial padrão que seria ingerida pelos animais.

A redução da porcentagem de proteína na ração e a indução da desnutrição diretamente nas ratas mães, durante o período gestacional e/ou durante a amamentação, foram os principais protocolos para a indução da desnutrição proteica em ratos Wistar.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 310683/2022-0)
RCR040 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Uso da terapia fotodinâmica no pós operatório imediato de exodontia: um relato de caso
Gabriel Casemiro Quicoli, Matheus Rigo Ribeiro, Caio Paulino Laporta, Guilherme Pires de Campos Cardoso, Wagner dos Santos e Santos, Viviane Balero Cosse de Sousa, Júlia de Jesus Capez, Elcio Magdalena Giovani
Odontologia UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia fotodinâmica (PDT), que associa laser de baixa intensidade ao Azul de Metileno, é utilizada para reduzir a atividade bacteriana e favorecer a recuperação no pós-operatório de exodontias. O paciente L.S.A., 50 anos, compareceu à clínica da Universidade Paulista (UNIP), na disciplina de Clínica Integrada, apresentando o elemento 44 com mobilidade acentuada, sendo este retentor direto de uma prótese parcial removível. A anamnese e o exame radiográfico periapical evidenciaram a presença de uma lesão endodôntico-periodontal avançada, associada à perda óssea significativa e à presença de lesão cariosa na região mesial, o que indicou a necessidade de exodontia e planejamento reabilitador subsequente. Todos os protocolos de biossegurança foram rigorosamente seguidos, com realização de assepsia extraoral com Riolex a 0,2% e intraoral com Digluconato de Clorexidina a 0,12%. O procedimento cirúrgico foi conduzido sob anestesia local com Mepivacaína a 2% associada à epinefrina. Após a exodontia e a obtenção da hemostasia, aplicou-se Azul de Metileno a 0,001% no alvéolo por três minutos, seguido de irradiação com laser de baixa intensidade (660 nm, 90 J/cm²) por 90 segundos sobre o alvéolo e na face vestibular. Posteriormente, realizou-se sutura com fio de nylon 4.0 (Shalon) e nova aplicação de laser. A paciente recebeu todas as orientações pós-operatórias e foi agendado retorno em sete dias para a remoção dos pontos.

O uso da PDT demonstrou-se eficaz na redução da carga bacteriana, contribuindo para a cicatrização e melhora clínica do pós-operatório.

(Apoio: CAPES  N° 6.988.463)
RCR041 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

O IMPACTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NA ETIOLOGIA DO BRUXISMO: uma revisão da literatura
Guilherme Pires de Campos Cardoso, Júlia de Jesus Capez, Gabriel Casemiro Quicoli, Matheus Rigo Ribeiro, Wagner dos Santos e Santos, Caio Paulino Laporta, Elcio Magdalena Giovani
Vice Reitoria de Pós Graduação UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Bruxismo do Sono é um distúrbio cuja etiologia permanece controversa, em grande parte devido às variações na definição conceitual e aos diferentes critérios metodológicos empregados nas pesquisas científicas. Ainda assim, há um consenso crescente de que sua origem é multifatorial, envolvendo fatores periféricos (morfológicos), centrais (fisiopatológicos) e psicológicos. Durante muitos anos, fatores morfológicos, como discrepâncias oclusais e características anatômicas da região orofacial, foram considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento do distúrbio. No entanto, evidências mais recentes indicam que esses fatores possuem impacto limitado. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para compreender o papel do sistema nervoso central (SNC), com ênfase no sistema dopaminérgico, e sua relevância na etiologia do Bruxismo do Sono. Foi realizado um levantamento da literatura dos últimos 15 anos, com os termos: bruxismo e estresse; distúrbios do sono e sistema dopaminérgico; dopamina e estresse; sistema dopaminérgico e distúrbios de movimento. A análise integrada da literatura atual sugere que os mecanismos centrais, tanto de natureza neurofisiológica quanto psicológica, desempenham papel predominante na gênese do distúrbio, enquanto os fatores periféricos são considerados de menor relevância etiológica.

Conclui-se são necessários mais estudos clínicos, com maior rigor metodológico através de testes laboratoriais e questionários validados, elevando o nível de evidência disponível para direcionar o entendimento da etiologia do distúrbio e a assertividade das condutas terapêuticas preconizadas.

RCR042 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Como diagnosticar disfunção salivar e/ou boca seca? Uma revisão de escopo
Fernanda de Paula E. Silva Nunes, Bruna Leis Endres, Letícia Gonçalves Reis, Joana Rodrigues da Silva, Debora Heller, Nailê Damé-teixeira
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A falta de padronização de protocolos para diagnóstico salivar pode comprometer a eficácia de seus tratamentos. Este estudo mapeou métodos diagnósticos viáveis para identificar boca seca (xerostomia e hipossalivação). O protocolo PRISMA-ScR foi usado para relato da revisão. Foram incluídos estudos em adultos e idosos com hipossalivação/xerostomia, diagnosticados clinicamente. Excluíram-se estudos com crianças, adolescentes e indivíduos com condições sistêmicas que comprometessem a comparabilidade dos dados. A busca foi feita em cinco bases de dados e literatura cinzenta. A ferramenta de inteligência artificial Systematic Review Accelerator foi utilizada para buscas e seleção dos estudos. A coleta de dados incluiu presença e causa da boca seca, tipo e estímulo salivar, tempo e horário da coleta, posição do paciente, uso de questionários, inspeção clínica e sialometria. Dos 2.264 títulos, 221 estudos foram incluídos (123 transversais), avaliando 31.178 indivíduos (18-80 anos). A expectoração foi o método mais comum de mensuração do fluxo salivar (n=133). O estímulo com parafilme foi o mais utilizado (n=43), seguido do ácido cítrico (n=25). A coleta matinal predominou (n=87), mas muitos estudos não informaram o horário (n=118) nem o posicionamento dos pacientes (n=159). Apenas 35 estudos usaram questionários validados.

Conclui-se que heterogeneidade nos métodos de diagnóstico pode comprometer o diagnóstico de boca seca, além de tornar os resultados das pesquisas incomparáveis, reduzir a confiabilidade dos dados e dificultar o avanço na pesquisa de biomarcadores salivares.

(Apoio: CAPES  N° 88887.968968/2024-00)
RCR043 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Uso de máscara calmante com extratos naturais e exossomos após laser ablativo de CO
Thais Suzigan Dagnoni, Rui Barbosa de Brito Junior
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O laser ablativo de COé amplamente utilizado para rejuvenescimento e correções cicatriciais, porém associa-se a desconforto, eritema e descamação no pós-procedimento. Este trabalho relata o caso de um paciente masculino, 46 anos, fototipo III, submetido a laser de CO₂ para resurfacing facial (10W, 2,5 ms, distância entre pontos de 1,0 mm). Após a aplicação do laser, foi utilizada uma máscara calmante contendo 25 ml de extratos naturais (gergelim, batata-doce, raiz de cenoura, geleia real, brócolis, beterraba, Atractylodes japonica, espinafre, açaí, calêndula e girassol) e 15 milhões de nanovesículas (exossomos) derivadas de Centella asiática, aplicada uniformemente por 20 minutos em toda a face. Após a remoção da máscara a face mostrou uma redução imediata do eritema e do desconforto nas áreas tratadas. Após 7 dias, regiões que receberam a máscara apresentaram regeneração completa e ausência de descamação residual. Contudo, áreas não tratadas, como próximas ao couro cabeludo e pálpebras, apresentaram descamação tardia

Este caso demonstra que o uso de uma máscara regeneradora com extratos calmantes e exossomos pode contribuir significativamente para acelerar a recuperação cutânea, reduzir efeitos adversos e melhorar a experiência do paciente nos tratamentos com laser ablativo de CO.

RCR044 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DAS PROPRIEDADES MEDICINAIS E DOS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DA ANDIROBA: ANÁLISE DOS ESTUDOS ANTERIORES À COP 30
Ivaniro Rodrigues da Costa Neto, Andrew Silva Pinheiro, Rinala Manoeli Moreira Dos Santos, Yuri da Silva Ribeiro, Nalanda Moreira Dos Santos, Yuri Alefh Saraiva Dias, William de Souza Ferreira, Fabrício Mesquita Tuji
Ciências biológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Andiroba (Carapa guianensis) é amplamente utilizada na medicina popular amazônica devido às suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e inseticidas. Este estudo bibliométrico revisou 30 artigos sobre suas propriedades medicinais e impactos socioeconômicos. A pesquisa teve como finalidade revisar a literatura científica sobre as propriedades medicinais e os impactos socioeconômicos da Andiroba, identificando lacunas e oportunidades para futuras investigações. Para isso, foi realizada uma análise de 30 artigos publicados entre 2012 e 2018. A revisão incluiu a identificação de padrões de publicação, instituições envolvidas e áreas de aplicação dos estudos. Os achados mostraram uma concentração de publicações entre 2012 e 2018, com destaque para estudos sobre as aplicações terapêuticas e industriais da Andiroba. A maioria dos artigos foi publicada por instituições brasileiras, refletindo a importância da planta para o país.

Apesar dos benefícios conhecidos da Andiroba, há uma escassez de pesquisas aprofundadas sobre suas aplicações clínicas e impactos sociais. Este estudo visa preencher essa lacuna, fornecendo uma base para futuras investigações e políticas públicas que promovam o uso sustentável da Andiroba. A análise foi realizada antes da COP 30, evento que pode aumentar a visibilidade e o interesse científico na biodiversidade amazônica.

RCR045 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Panorama da produção científica sobre plantas medicinais e doenças bucais: uma análise cientométrica de estudos clínicos randomizados
Cristian Kallahan Silva Chagas, Beatriz Rodrigues Risuenho Peinado, Renata Duarte de Souza-rodrigues, Luiz Renato Paranhos, Rafael Rodrigues Lima
Instituto de Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente, a busca por novas alternativas terapêuticas tem impactado no aumento da produção cientifica sobre plantas medicinais. O objetivo deste estudo foi avaliar, através de uma análise bibliométrica, o panorama global da literatura científica sobre o uso de plantas medicinais no tratamento de doenças bucais em estudos clínicos controlados randomizados (ECCR). Para isso, foi feita uma busca na base de dados Web of Science, resultando em 3033 artigos iniciais, que após seleção dos ECCR resultaram em 65 artigos finais, sendo realizada uma análise de métricas e o mapeamento do conhecimento. Nesse sentido, os 65 ECCRs totalizaram 874 citações, e as revistas mais citadas são o Journal of Periodontology (13,5% das citações) e a Phytotherapy Research (10,4%). Além disso, os países que mais publicaram sobre o tema são Irã (25%), Índia (18%) e Brasil (11%). Dentre esses estudos, foram investigados 102 gêneros botânicos e os mais investigados foram Glycyrrhiza spp. (6%), Zingiber spp. (4%), Terminalia spp. (4%), e Aloe spp. (2%), além disso, as formas farmacêuticas mais utilizadas são enxaguantes bucais (29%), gel dental (23%) e dentifrícios (11%). As condições clínicas mais estudadas foram gengivite (21%), periodontite (15%), estomatite aftosa (13%) e mucosite oral (13%), sendo estas de natureza inflamatória e/ou infecciosa. De forma geral, os extratos vegetais demonstraram ser eficazes na modulação de parâmetros da saúde oral, como inflamação da mucosa gengival e jugal, profundidade de sondagem e sangramento à sondagem, podendo sua eficácia estar relacionada a sua atividade antiinflamatória e antimicrobiana.

Conclui-se que os extratos vegetais apresentam elevado potencial como estratégia terapêutica adjuvante na medicina oral.

(Apoio: CNPq  N° 312275/2021-8  |  CNPq  N° 141184/2024-8)
RCR046 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise das Propriedades Terapêuticas de Acmella oleracea na Odontologia: Revisão de Escopo
Edith Camila Pereira Lima, Bruna Tavares Carneiro, Bianca de Bem Prunes, Josilanny Araujo de Souza Alencar, Roberta Priscilla Gonçalves Monteiro, Carolina Bosso André, Matheus Kury Rodrigues, Camila Batista da Silva de Araujo Candido
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O interesse por fitoterápicos na área da saúde tem crescido, e a Acmella oleracea, conhecida como jambu ou "planta da dor de dente", destaca-se por seu princípio ativo, o espilantol, que apresenta atividades analgésicas, anestésicas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, demonstrando grande potencial terapêutico para a Odontologia. Esta revisão de escopo teve como objetivo mapear os achados disponíveis na literatura científica sobre o uso da Acmella oleracea e suas propriedades terapêuticas aplicadas à odontologia. Seguindo um protocolo previamente registrado, foi desenvolvida uma estratégia de busca com termos específicos em sete bases de dados, além da análise das listas de referências dos estudos incluídos. Dos 529 estudos inicialmente identificados, 23 atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados mostraram que a Acmella oleracea apresenta diversas propriedades farmacológicas relevantes para a prática odontológica, destacando-se pelos efeitos analgésico, anestésico, antibacteriano, anti-inflamatório e antioxidante. Essas ações foram avaliadas em modelos clínicos e laboratoriais aplicados a diferentes condições, como formação de biofilme dental, gengivite, cárie dentária, periodontite e Síndrome da Boca Ardente.

A revisão ressalta tanto o potencial terapêutico promissor da planta quanto os desafios relacionados à sua padronização e manipulação, aspectos essenciais para garantir sua eficácia e segurança clínica. Diante disso, reforça-se a necessidade de estudos adicionais bem delineados, que contribuam para consolidar o uso da Acmella oleracea como uma alternativa inovadora e eficaz nos tratamentos odontológicos.

(Apoio: CAPES  N° 88887.962354/2024- 00)



.