03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Galeria Virtual dos Premiados da 41ª Reunião Anual

Este espaço reúne trabalhos de excelência apresentados por autores premiados na 41ª Reunião Anual da SBPqO que gentilmente aceitaram o convite para compartilhar suas pesquisas com a comunidade científica.

É proibido, sem autorização expressa do autor, nos termos da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo (inclusive por meio da mídia social), dos materiais cedidos e dos trabalhos apresentados na Galeria dos Premiados da 41a Reunião Anual da SBPqO. A violação da presente Cláusula acarretará em multa.


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 34 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PN-R0325 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 9)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em adolescentes: um estudo de coorte
Ana Paiva Leite, Fernando Jose Herkrath, Maria Augusta Bessa Rebelo, Mario Vianna Vettore, Adriana Corrêa de Queiroz, Juliana Vianna Pereira, Janete Maria Rebelo Vieira, Ana Paula Corrêa de Queiroz Herkrath
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB), considerando o papel das características demográficas e socioeconômicas nessa relação. Foi conduzida uma coorte prospectiva, incluindo 329 adolescentes com 12 anos de idade no início do seguimento, de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino de uma área urbana com indicadores sociais desfavoráveis, na cidade de Manaus, Amazonas. O seguimento envolveu quatro tempos: linha de base, 6 meses, 1 ano e 2 anos de acompanhamento. A cárie dentária foi avaliada por meio do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D) e a QVRSB pelo instrumento Child Perceptions Questionnaires (CPQ11-14). A renda familiar e a escolaridade dos pais foram avaliadas no baseline. A análise dos dados foi realizada utilizando-se modelagem de equações estruturais, com avaliação da evolução na QVRSB nos quatro tempos de estudo, por meio de um modelo de crescimento latente, utilizando-se os programas SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e AMOS 22.0. As variáveis sociodemográficas foram definidas como invariantes no modelo, enquanto a cárie dentária foi incluída como tempo-dependente. Maior número de elementos cariados no baseline foi associado a maiores escores do CPQ no baseline (β=0,131), e maior número de dentes acometidos por cárie no período entre um e dois anos de seguimento foi associado a maiores escores do CPQ aos dois anos (β=0,110). Ser do sexo feminino foi associado a maiores incrementos (piora) no escore do CPQ ao longo do seguimento (β=0,212).

À medida que os indivíduos ficaram mais velhos, observou-se piora na QVRSB. No decurso do tempo, maior ocorrência de cárie dentária foi preditora de uma pior evolução na QVRSB.

(Apoio: FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas  |  CAPES  |  PROEP-Labs ILMD Fiocruz Amazônia)

PN-R0586 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 7)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Avaliação da localização dos pontos cefalométricos utilizando a Inteligência Artificial em diferentes plataformas
Lucila Massu Yoshizaki Akinaga Moreira, Edna Alejandra Gallardo Lopez, Núbia Rafaelle Oliveira de Meneses, Suelen Cavalcante Ferreira Schumiski, Murilo Henrique Cruz, Alice Souza Villar Cassimiro Fonseca, Daniela Miranda Richarte de Andrade Salgado, Claudio Costa
Estomatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A análise cefalométrica é uma ferramenta diagnóstica, que permite estudar a anatomia do paciente e a terapêutica necessária para a correção ocluso-facial, determinando se o problema é esquelético ou dental. Embora no início fosse uma técnica realizada manualmente, atualmente é possível fazê-la com aplicativos, bem como plataformas online; limitando a participação do usuário à identificação do ponto cefalométrico ou delegando-o a uma inteligência artificial (IA). Dada a possibilidade de que a interface de trabalho seja fonte de erro no traçado, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a localização dos pontos nas análises cefalométricas geradas pela IA das plataformas RadioCef®, EasyCeph® e WebCeph®, em comparação com as modificações feitas pelo usuário. Foram analisadas 70 radiografias cefalométricas em norma lateral, utilizando a IA das plataformas. Posteriormente, 4 examinadores com diferentes áreas de formação e níveis de experiência avaliaram cada ponto, corrigindo a sua localização caso fosse necessário. Os resultados obtidos neste estudo mostraram que os pontos Pog, Iii, B e Go na RadioCef®; Prn, Me, Pog, Iis e Ls na EasyCeph®; e Pog, Me e B na WebCeph® apresentaram uma modificação igual ou superior a 90%. O teste ANOVA de medidas repetidas reportou diferenças estatisticamente significantes em relação aos ângulos SNA, SNB, ANB, SN-GoGn, FMIA, FMA e IMPA (p<0,05) para as análises totalmente automatizadas e semiautomatizadas.

Conclui-se que a análise cefalométrica totalmente automatizada apresenta variações segundo as modificações feitas pelos examinadores. Assim, sugerimos a análise cefalométrica semiautomatizada e recomenda-se conferir a localização dos pontos baseados nos resultados obtidos em cada plataforma.

(Apoio: CAPES)

PN-R0692 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 6)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Protocolo CAD/CAM para Próteses Faciais em Pacientes Oncológicos de Cabeça e Pescoço
Henrique da Graça Pinto, Cintia Baena Elchin, Marina Favrin , Lucas Thomazotti Berard, Neide Pena Coto, Reinaldo Brito E. Dias
Odontologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento oncológico para tumores de cabeça e pescoço pode incluir diversas terapias, que tem como consequência efeitos adversos agudos e tardios. Frequentemente, a cirurgia de exérese destes tumores resulta em uma mutilação irreversível para a estética e harmonia facial, além de gerar consequências psicossociais. As próteses faciais são uma alternativa para devolver este indivíduo à sociedade, porém o tempo de confecção pode gerar ansiedade e reclusão. Quando há oportunidade de incorporar o uso da tecnologia Computer Aided Design/Computer Aided Manufactured (CAD/CAM), o processo pode ser otimizado e o paciente é devolvido ao convívio social mais rapidamente. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi de expor um protocolo de confecção e otimização do fluxo digital para confecção de próteses faciais. Materiais e Métodos: A aquisição de dados é realizada através do escaneamento facial (Done 3D) e obtido um arquivo digital. Após esta etapa é realizado o tratamento do arquivo e a modelagem digital no software Meshmixer. Nesta etapa conseguimos realizar a transferência das proporções faciais do lado são para o lado onde há a perda. Após um processo de adaptação, tendo em vista que não somos proporcionais e simétricos, a modelagem espelhada é adaptada sobre a região a ser reparada. A sequência é realizada com a impressão da prótese por manufatura aditiva em resina fotopolimerizável por luz UV e a prova no paciente é realizada. Podendo assim seguir com a impressão da mufla para realizar o processo de siliconização da peça final.

o processo de confecção de próteses faciais foi otimizado com o uso do escaneamento facial e reduzindo o tempo de reabilitação do paciente.

(Apoio: CAPES  N° 0001)

PNa0150 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 9)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Aumento de doenças crônicas não transmissíveis e piora da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal em pessoas idosas após 15 anos
Reyce Santos Koga, Doralice Severo da Cruz, Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, Gizelton Pereira Alencar, Paulo Frazão
Política, Gestão e Saúde FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O conhecimento sobre mudanças nas condições de saúde é de fundamental importância para o entendimento do processo de envelhecimento. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre aumento do número de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e a piora na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB), na presença de variáveis socioeconômicas, clínicas e funcionais, em uma coorte de pessoas idosas. Foi realizado um estudo longitudinal com dados do Estudo SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento). A amostra final foi de 240 participantes que responderam os questionários no ano 2000 e foram reexaminados no ano de 2015, composta predominantemente de mulheres (67,5%) e média de idade de 82,5 anos. Os participantes também foram submetidos a exames clínicos. A QVRSB foi avaliada por meio do Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI). Foram criadas variáveis de mudança, e partir destas, escores de mudança padronizados. Modelagem Equação Estrutural baseada em variância avaliou as relações diretas e indiretas entre variáveis orientadas por um modelo teórico. Aumento do número de DCNT foi preditor direto e significativo do aumento de incapacidades instrumentais, do aumento de dentes perdidos e de piora da QVRSB. Aumento na renda foi preditor direto e significativo de retenção de dentes presentes.

Concluiu-se que o aumento do número de DCNT ocupa um papel central nas relações estudadas no modelo, caracterizando um importante fator de risco tanto para piora da QVRSB, como para aumento de dentes perdidos e aumento de incapacidade funcional.

(Apoio: FAPEAM  N° 53783.850.73954.06092021)

PNb0174 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 1)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Avaliação da imunoexpressão de fosfatase alcalina e da formação óssea em ratos com periodontite tratados com diacereína
Gabriella de Oliveira, Lays Cristina Gouvea, Lucas de Andrade Rodrigues, Estela Sasso Cerri, Paulo Sérgio Cerri
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A periodontite (P) é uma doença imunoinflamatória mediada por várias citocinas, dentre elas a interleucina-1β (IL-1β) e fator de necrose tumoral-α (TNF-α), as quais estimulam osteoclastos e inibem a atividade de osteoblastos, resultando na reabsorção do osso alveolar. Considerando que a diacereína (D) é um anti-inflamatório com ação anti-TNF-α e anti-IL-1β, foi proposto avaliar se a D estimula a diferenciação de osteoblastos e o reparo ósseo após perda óssea induzida pela P em molares de ratos. A P foi induzida com a colocação de ligadura (L) no 1º molar superior. Após 7 dias, a L foi removida e iniciou-se o tratamento diário com 100mg/Kg de D (GPD; n=18 ratos) ou solução fisiológica (GPS; n=18 ratos) por 7, 15 e 30 dias. Molares hígidos foram usados como controle (GC; n=18 ratos). As maxilas foram removidas e processadas para inclusão em parafina. A área óssea do processo interradicular (AOI) foi estimada nos cortes corados com HE. Cortes foram também submetidos as reações para detecção imuno- histoquímica de TNF-α, IL-1β e fosfatase alcalina (ALP), um marcador de diferenciação de osteoblastos. Os dados foram submetidos ao two-way ANOVA e teste de Tukey (p˂0,05). Em todos os períodos, a imunoexpressão de TNF-α e IL-1β foi menor no GPD em comparação ao GPS (p˂0,0001), enquanto o nº de osteoblastos ALP-positivos foi maior no GPD em comparação ao GPS (p˂0,0001). Em todos os períodos, a AOI no GPS foi significantemente menor em comparação ao GC, enquanto aos 30 dias, não houve diferença significante entre GPD e GC (p=0,7635).

Os resultados mostraram que a D inibiu a produção de TNF-α e IL-1β favorecendo a diferenciação de osteoblastos e, consequentemente, estimulou a formação óssea no processo alveolar interradicular em molares de ratos.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPESP   N° 2022/07682-9  |  FAPESP  N° 2021/05968-0)

PNb0272 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 5)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Scaffolds bioimpressos de gelatina metacrilada associada à matriz óssea bovina: avaliação biológica em modelo de câmara pulpar artificial
Matheus de Castro Costa, Isabela Sanches Pompeo da Silva, Ester Alves Ferreira Bordini, Vitor de Toledo Stuani, Erika Soares Bronze-uhle, Carlos Alberto de Souza Costa, Diana Gabriela Soares
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver scaffolds de gelatina metacrilada (GelMA) associados a matriz óssea bovina descelularizada (BMdc) como uma estratégia cell-homing para regeneração da dentina. O GelMA puro ou incorporado com 1% de BMdc foi submetido a bioimpressão por extrusão para obtenção de scaffolds com arquitetura grid com 50 ou 60% de infill. Inicialmente avaliou-se a arquitetura e porosidade dos scaffolds por fluorescência (rodamina B), sendo células pulpares humanas (HDPC) semeadas na sua estrutura para avaliação do espalhamento celular (F-actina), e diferenciação odontogênica (atividade de ALP e matriz mineralizada) (ANOVA/Tukey; n=6. a=5%). O potencial cell-homing foi avaliado em modelo de câmara pulpar artificial, onde os biomateriais permaneceram em íntimo contato com uma cultura 3D das HDPCs sob pressão intra-pulpar simulada, sendo avaliada a viabilidade (live/dead) e proliferação (alamar blue) da cultura 3D, e a migração de células viáveis (live/dead) para a superfície os scaffolds. A arquitetura grid de 60% gerou scaffold macroporoso estruturado, que resultou em maior expressão de ALP e deposição de matriz mineralizada quando associado a BMdc em comparação com as demais formulações. As células da cultura 3D mantiveram-se viáveis em contato com todas as formulações testadas, porém, na presença de BMdc houve maior proliferação celular aos 14 dias.

O scaffold bioimpresso de GelMA-BMdc 60% infill proporcionou maior migração celular, havendo um grande aglomerado de células em sua superfície aos 14 dias. A incorporação de BMdc ao GelMA permitiu a bioimpressão de um scaffold poroso capaz de bioestimular o fenótipo odontoblástico de células pulpares, induzindo a migração intensa das células para sua superfície.

(Apoio: CAPES  N° 88887.877799/2023-00)

PNc0465 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 6)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Mastigação e estado nutricional de idosos obesos após reabilitação oral com próteses removíveis
Guilherme Fantini Ferreira, Talita Malini Carletti, Ingrid Andrade Meira, Mayara Abreu Pinheiro, Ana Carolina Pero, Thaís Marques Simek Vega Gonçalves, Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar a função mastigatória, estado nutricional e preferência alimentar de idosos obesos reabilitados com novas próteses removíveis. Trinta e seis idosos usuários de próteses removíveis foram selecionados e divididos em: obesos e não-obesos (controle). A obesidade foi identificada por meio do Índice de Massa Corporal e Análise de Bioimpedância. A performance mastigatória (PM) foi avaliada por fracionamento em peneiras, a força máxima de mordida (FMM) por meio de sensores de pressão, e a espessura do masseter (EM) por ultrassonografia. O estado nutricional foi avaliado por verificação dos níveis séricos de macro e micronutrientes; e por fim, a preferência alimentar pelo questionário Food Craving Inventory-Br. Todos os voluntários receberam novas próteses totais e parciais, e foram avaliados antes e após 6 meses da reabilitação. Comparações entre grupos em cada período, e entre períodos em cada grupo foram realizadas por meio de ANOVA de medidas repetidas. Comparações entre períodos evidenciaram que a PM (P<0,001), FMM (P=0,001) e EM (P=0,004) de ambos os grupos melhoraram após a reabilitação. Entretanto, não houve diferença para as demais variáveis. Comparações entre grupos antes e após a reabilitação revelou que idosos não obesos apresentaram melhor PM (P<0,001) e maiores níveis séricos de caroteno (P<0,001) e albumina (P=0,017). No entanto, idosos obesos apresentaram maiores valores para EM e FMM (P<0,001) em ambos os períodos avaliados.

Portanto, idosos obesos usuários de próteses removíveis apresentaram menores valores de PM e de ingestão de albumina e caroteno. Ainda, idosos obesos apresentaram maior desejo alimentar e estes foram os que mais cederam a este desejo.

(Apoio: CAPES  N° 001)

PNd0561 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 2)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Citotoxicidade e liberação de mediadores inflamatórios por cimentos endodônticos resinosos e biocerâmicos em modelo de cultura celular 3D
Sandro Junio de Oliveira Tavares, Gabriel da Silva Ramos, Lilian Rachel de Lima Aboud, Lucila Piasecki, Pantaleo Scelza Neto, Gutemberg Gomes Alves, Sheila Coelho Soares Lima, Miriam Fatima Zaccaro Scelza
Odontoclínica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos dos cimentos endodônticos à base de resina epóxi AH Plus Jet (Dentsply De Trey, Konstanz, Alemanha), Sealer Plus (MK Life, Porto Alegre, Brasil) e à base de silicato de cálcio Bio-C Sealer (Angelus, Londrina, PR, Brasil), Sealer Plus BC (MK Life) e AH Plus BC (Dentsply) na viabilidade celular e na produção de mediadores inflamatórios. Para o teste de citotoxidade foram usados osteoblastos da linhagem MG-63 cultivadas em modelos tridimensionais empregando a técnica de "self-assembly". Foram produzidos extratos dos cimentos endodônticos em meio de cultura na proporção 0,2g/ml mantidos em estufa 37 °C por 24 horas. Os extratos foram então colocados em contato com as células e mantidos por 24 horas, seguidos da realização do teste Lactato Desidrogenase (LDH). Os mediadores inflamatórios secretados foram detectados no sobrenadante celular com teste multiparamétrico usando microesferas magnéticas XMap Luminex. Os dados mostraram que os cimentos endodônticos AH Plus Jet, AH Plus BC, Sealer Plus BC e Bio-C Sealer apresentaram altas taxas de viabilidade celular, enquanto o Sealer Plus resultou em uma queda significativa da viabilidade. O extrato de AH Plus BC foi associado à baixas expressões das citocinas pró-inflamatórias interleucinas (IL) IL-5, IL-7, IP-10 e RANTES, e ainda mostrou menor secreção de IL-1beta comparada ao cimento AH Plus Jet.

Dessa forma, o novo cimento endodôntico AH Plus BC demonstrou alta viabilidade celular e baixa expressão de mediadores pró-inflamatórias, parecendo confiável para uso clínico.

PNf1031 - Painel Aspirante (Primeiro Lugar - Área 10)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Revestimento de superfície multifuncional dopado com zinco para aprimoramento de implantes dentários: estudo in vitro e ex vivo
Samuel Santana Malheiros, Maria Helena Rossy Borges, Carlos Alberto Fortulan, Nilson C Cruz, Elidiane Cipriano Rangel, Valentim Adelino Ricardo Barão, Bruna Egumi Nagay
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Embora os tratamentos de superfície contribuam para melhorias biológicas em implantes dentários, ainda apresentam limitações quanto às suas propriedades antibacterianas e mecânicas. Este estudo objetivou desenvolver um revestimento de superfície funcionalizado com zinco (Zn) - um elemento antimicrobiano - por meio de plasma eletrolítico de oxidação (PEO), visando aprimorar as propriedades mecânicas, eletroquímicas, antibacterianas e biológicas de implantes dentários. Titânio polido e PEO sem adição de Zn foram utilizados como controles. Caracterizações físico-químicas, tribológicas, eletroquímicas, microbiológicas e biológicas in vitro foram realizadas. A resistência do revestimento à inserção ao osso e sua estabilidade foram avaliadas ex vivo em costelas bovinas. Os resultados mostraram uma incorporação homogênea de Zn ao revestimento, resultando em superfícies porosas, hidrofílicas e com rugosidade moderada. A adição de Zn melhorou a resistência eletroquímica e reduziu a taxa de corrosão da superfície, bem como promoveu uma maior resistência ao desgaste e menor perda de massa. Ainda, o revestimento dopado de Zn reduziu significativamente a viabilidade, biomassa e metabolismo de biofilmes bacterianos, enquanto se mostrou citocompatível às células mesenquimais ósseas e promoveu maior adsorção proteica e formação de hidroxiapatita na superfície. Por fim, o revestimento de Zn apresentou resistência ao processo de instalação do implante e promoveu maior coeficiente de estabilidade do implante ao osso.

O revestimento de Zn desenvolvido é um recurso promissor para superar as limitações dos tratamentos de superfície convencionais, podendo contribuir para a longevidade e taxa de sucesso dos implantes dentários.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPESP  N° 2022/15677-5  |  FAPs - FAPESP  N° 2022/16267-5)

PNe0699 - Painel Efetivo (Primeiro Lugar - Área 1)


Painel Digital - Clique aqui para abrir

Fluoreto e osso alveolar: análise integrada de estudos in vitro e in vivo das interações físico-químicas, gênicas, proteicas e estruturais
Rafael Rodrigues Lima, Maria Karolina Martins Ferreira, Deiweson de Souza Monteiro, Vladimir Galdino Sabino, Carlos Augusto Galvão Barboza, Fabricio Mezzomo Collares, Gustavo Pompermaier Garlet, Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Instituto de Ciências Biológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os efeitos do fluoreto nos tecidos mineralizados são investigados, no entanto há poucos estudos sobre o tecido ósseo alveolar. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos in vitro em células pré-osteoblásticas M3CT3-E1 e in vivo analisando modulações moleculares, físico-químicas, microestruturais e histológicas em diferentes fases da vida, na prole e fase adulta do osso alveolar de roedores. No estudo in vitro, as células foram cultivadas durante 24h, 3, 5 e 7 dias em concentrações 0,1,10,100 μg/mL. Foram realizados ensaios de viabilidade celular, apoptose, ciclo celular, potencial de membrana mitocondrial e ROS. Para as análises in vivo, os animais da prole e adultos foram expostos a 0, 10 e 50 mg F/L a longo prazo e avaliados quanto aos níveis de flúor no plasma e osso alveolar, análises espectrometria FTIR-Raman, microtomografia, análise tecidual, proteômica e PCRarray do osso alveolar. A estatística foi realizada com one-way ANOVA com post-hoc de Tukey, p<0,05. Na etapa in vitro, o flúor em 100 μg/mL modulou a viabilidade celular de modo tempo-dose-dependente, induziu apoptose celular em estágio inicial e tardio, alterou o ciclo celular, atividade mitocondrial e parâmetros oxidativos. Nas etapas in vivo, a exposição prolongada e em alta dose ao F aumentou os níveis F sistêmico em animais adultos e no osso alveolar na prole.

Na fase adulta, houve modulações na expressão de proteínas e de genes importantes para o metabolismo ósseo. Em ambas as fases, desencadeou alterações físico-químicas, que repercutiu na cristalinidade da apatita do osso alveolar, na absorbância de fosfato, carbonato e amida, as quais modularam as dimensões e consequentemente na qualidade óssea e no conteúdo de colágeno no grupo de maior concentração de F.

(Apoio: CNPq  N° 312275/2021-8  |  CNPq  N° 408329/2022-0)



.