Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2464 Resumo encontrados. Mostrando de 2121 a 2130


RCR041 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A importância do Odontopediatra na resposta ao estresse infantil: uma revisão de literatura
Ribeiro MEDR, Orlandi LE, Rodrigues R, Domingues CAM, Oliveira DSB, Fernandes LA, Lima DC, Gomes HS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estresse presente desde a infância, dependendo da intensidade e frequência, pode ter efeito ao longo da vida e causar diversas consequências orgânicas e mentais. No presente estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Pubmed, Medline e Scielo, utilizando as palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Experiências Adversas na Infância, Sistema Hipotálamo-Hipofisário e Odontologia Pediátrica. Sem restrição de data e idioma. Dessa forma, a revisão de literatura englobou artigos científicos relacionados a resposta ao estresse durante o atendimento odontopediátrico bem como o impacto causado no neurodesenvolvimento infantil. As pesquisas mostraram o tratamento odontológico como um estímulo estressor para as crianças. Além disso, observou-se a relação do estresse, na infância, com o surgimento de efeitos adversos futuros, como a alteração na função neural, impacto negativo no aprendizado, na memória, no desenvolvimento cognitivo e no sistema imunológico.

Embora o estresse seja classificado como positivo, tolerável ou tóxico, os profissionais da saúde que atendem crianças necessitam conhecer os fatores de risco ao estresse que seu paciente está exposto e entender quais estratégias precisam ser usadas para minimizar os efeitos ao longo da vida daquela criança. Sendo assim, o odontopediatra deve estar apto a ajudar as crianças a lidarem com este tipo de estímulo e entender como poderá afetar ainda mais o nível de estresse a fim de que a criança tenha uma resposta adequada durante o atendimento odontológico.

RCR042 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Odontopediatria UFMG ao alcance de todos: divulgação de ciência e informação em saúde nas plataformas digitais
Assunção CM, Silva PS, Bittencourt JM, Procopio SW, Vieira-Andrade RG, Fernandes IB, Bendo CB, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do projeto é disponibilizar conteúdo científico relevante na área de Odontopediatria, promovendo a atualização de estudantes e profissionais através das redes sociais, além de levar informação em linguagem acessível para a população leiga. A equipe é composta por 12 estudantes de graduação, 4 de pós-graduação e 12 docentes. Para divulgação dos conteúdos, estratégias como publicações semanais de artigos científicos, dicas clínicas, temas polêmicos e que geram dúvidas na população são realizadas. Realizou-se um levantamento das postagens realizadas pelo projeto no perfil @odontopediatria_ufmg, além de uma análise sobre a relação dos insights com as características das publicações. Desde o início das ações, em maio de 2020, foram realizadas 30 lives, 64 artigos científicos foram divulgados, 55 publicações sobre temas polêmicos e 33 dicas clínicas foram postadas. Até o final de abril de 2023, o perfil possuía 5090 seguidores, 83,6% mulheres, 40,8% entre 25-34 anos. Em média de 13,4 mil contas foram alcançadas nos últimos 3 meses. Os maiores alcances foram observados nas publicações "Acondicionamento e limpeza de escovas de dente", "Colar de âmbar alivia desconfortos na erupção dentária?" e "Tratamento endodôntico não instrumental". O vídeo do Reels mais visto tratava da quantidade de açúcar dos alimentos.

Conclui-se que publicações com assuntos voltados para esclarecimento de temas controversos na Odontopediatria apresentaram os maiores insights, ressaltando a importância da divulgação de informações baseadas em evidências científicas.

RCR043 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Terapia fotodinâmica antimicrobiana em pulpectomia de dentes decíduos: revisão de escopo
Perin MLC, Machado NKS, Duarte ML, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar por meio de uma revisão de escopo a eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) na redução microbiana em tratamentos endodônticos de dentes decíduos. Foi realizada busca em 5 bases de dados eletrônicas (PubMed, Web of Science, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO) e na literatura cinzenta, utilizando chave de busca com termos MESH e seus sinônimos. Foram incluídos ensaios clínicos e laboratoriais, relatos de casos, estudos ex vivo e estudos observacionais que utilizassem terapia fotodinâmica em pulpectomia de dentes decíduos, sem restrição de data ou idioma, a fim de avaliar idioma, ano de publicação, desenho do estudo, idade dos pacientes, dente estudado, protocolo empregado. Foram recuperados 1213 artigos, 18 selecionados para leitura completa e 10 incluídos na revisão. Todos eram de língua inglesa, publicados entre 2014 e 2021. Os desenhos de estudo foram: 4 estudos ex vivo, 3 ensaios clínicos e 3 relatos de caso. Nos ensaios clínicos, os pacientes tinham entre 3 e 8 anos de idade. Quanto à amostra, 5 utilizaram apenas incisivos e 3, molares. Os estudos não mencionaram padrão de protocolo, empregando diferentes potências de laser e fotossensibilizantes. Apesar da falta de padrão, todos os estudos mostram resultados significativos para redução de microrganismos tendo fácil aplicação e bom custo-benefício em Odontopediatria.

Assim, a terapia fotodinâmica mostrou ser uma boa opção adjuvante na desinfecção de canais radiculares de dentes decíduos, podendo melhorar o prognóstico dos tratamentos.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPERJ  N° 26/204.607/2021  |  FAPs - FAPERJ APQ1   N° 2010.352/2019)
RCR044 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Alteração no irrompimento dentário como consequência de luxação intrusiva completa na dentição decídua: relato de caso
Arias-Guillén CJ, Guimaraes SH, Calvo AFB, Andrade APRCB, Imparato JCP, Moro BLP
ODONTOLOGIA INFANTIL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi descrever o tratamento de ulectomia realizado em um paciente infantil com atraso no irrompimento do elemento 11 como consequência de luxação intrusiva completa durante a primeira infância. Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, compareceu à clínica de Pós-graduação do curso de Especialização em Odontopediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic. A queixa principal da responsável era que o dente permanente ainda não estava em boca. Após a realização do exame clínico e avaliação dos exames radiográficos e tomográficos correspondentes ao elemento 11, observou-se um atraso no irrompimento do elemento 11 com presença de tecido denso e fibroso na região incisal. Assim, o tratamento proposto foi a cirurgia de ulectomia. Inicialmente, foi feito o condicionamento anestésico do paciente, seguido do procedimento cirúrgico. Iniciou-se com anestesia tópica, anestesia infiltrava, realização de incisão em formato de meia lua na região correspondente ao elemento, e remoção do tecido gengival que foi armazenado em formol para o exame anatomopatológico. Obteve-se o diagnóstico de hiperplasia fibrosa. Foram realizadas consultas periódicas de 1, 4 e 7 meses para acompanhar o irrompimento do elemento 11, e foi observada uma alteração no esmalte compatível com hipomineralização.

Conclui-se que é necessária a avaliação dos traumatismos dentários na primeira infância, com a realização e interpretação correta dos achados clínicos e radiográficos, seguindo as diretrizes propostas a fim de intervir no momento adequado caso seja necessário.

RCR045 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Quais são os tratamentos para anquiloglossia em neonatos, descritos na literatura mundial? - Uma revisão de escopo
Cerqueira AGS, Silva CA, Pintor AVB, Barja-Fidalgo F
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo mapear, por meio de uma revisão de escopo, os tipos de tratamento para anquiloglossia neonatal. Realizou-se uma busca eletrônica em 6 bases de dados, até abril de 2023, sem restrições de idioma ou data de publicação. Considerando a estratégia população-P (recém-nascidos / neonatos), conceito-C (tratamento para anquiloglossia), contexto-C (mundial), os critérios de elegibilidade foram definidos. Foram incluídos estudos clínicos experimentais ou observacionais, que reportaram tratamento cirúrgico ou não para anquiloglossia em neonatos. Dados bibliométricos e acerca das intervenções realizadas, profissionais envolvidos e desfechos foram coletados e uma síntese descritiva foi realizada. Quatorze estudos, realizados em nove países diferentes entre 2006 e 2022 foram incluídos - 3 ensaios clínicos randomizados e 11 estudos observacionais. Os estudos incluíram de 10 a 2333 neonatos. Todos os estudos incluíram intervenção cirúrgica, sendo a frenotomia a mais citada (8/14 - 57%), realizada principalmente com tesoura (7/14 - 50%), por médicos ou dentistas, sem relato de efeitos adversos. A melhora nos escores de amamentação (14/14 - 100%) e a diminuição da dor mamilar materna (9/14 - 62%) foram os desfechos mais referidos. Nenhum estudo avaliou tratamentos não cirúrgicos ou apresentou acompanhamento a longo prazo.

Conclui-se que há lacunas importantes acerca do manejo da anquiloglossia neonatal, em especial no que tange os riscos e benefícios a longo prazo. Ensaios clínicos randomizados adequados precisam ser conduzidos.

RCR046 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Distúrbios de linguagem infantojuvenil na interface multidisciplinar: top 100 artigos numa análise bibliométrica
Nogueira RF, Paiva SM, Rocha IA, Castro-Braga MF, Borges-Oliveira AC, Martins-Júnior PA, Serra-Negra JMC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A linguagem envolve a comunicação e o equilíbrio do sistema estomatognático sendo o trabalho multidisciplinar muito importante. O objetivo deste trabalho foi analisar os 100 artigos mais citados na área de linguagem infantojuvenil e verificar a existência de interface com a área odontológica. Realizou-se uma busca dos artigos mais citados na área de linguagem, incluídos na base de dados Web of Science Core Collection até o mês de dezembro de 2021. Quatro pesquisadores realizaram a extração dos dados que incluÍram: número de citações, título, autores, país, ano, periódicos, desenho do estudo e área temática. Redes bibliográficas foram criadas usando o VOSviewer. O número total de citações de cada artigo incluído no top 100 variou de 251 a 1431. Quatro artigos foram citados mais de 1000 vezes. A maioria dos 100 artigos mais citados foi publicada por países da América do Norte (61 artigos; 27.101citações), seguida pela Europa (37 artigos; 13.695 citações). Os desenhos de estudo mais publicados foram estudos observacionais (77%). As condições clínicas mais abordadas foram Transtorno de Espectro Autista (TEA) (18%) e dislexia (14%). As áreas que mais publicaram os distúrbios estudados foram a fonoaudiologia (32%) e a psicologia (27%). Nenhum artigo apresentou interface com a odontologia.

Concluiu-se que houve destaque das áreas da fonoaudiologia e da psicologia, com maior número de trabalhos na América do Norte. TEA e dislexia foram as condições clínicas mais estudadas. Não foi observada interface com a odontologia na análise deste estudo bibliométrico.

RCR047 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ação do diamino fluoreto de prata e verniz fluoretado no controle da cárie de estabelecimento precoce - Revisão Integrativa
Fadini ACS, Fernandes LB, Teixeira DA, Tesch FC, Silva LAH, Oliveira LMC, Miasato JM
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar a produção científica sobre a ação do diamino fluoreto de prata (DFP) e verniz fluoretado (VF) no controle da cárie de estabelecimento precoce. Para tal, na construção da estratégia de busca utilizou-se os descritores "diammine silver fluoride AND fluoride varnishes" na base de dados eletrônica Medline (via PubMed) e filtros, "textos completos", "anos de publicação - 5 anos", "estudo clínico", "estudo clínico randomizado" e "pré-escolar 2-5anos") em 13/04/2023. A busca resultou um total de 378 artigos, e após a aplicação dos filtros, 4. Assim, 4 estudos foram incluídos na revisão, 2(2020) China e Tailândia, 1(2022)Tailândia e 1(2023) Estados Unidos. Os estudos apontam a aplicação semestral do DFP e VF como eficazes na prevenção e controle da cárie. Quando associados, em relação à paralização e prevenção, não apresentam resultados inferiores aos selantes e VF com restaurações atraumáticas.

Conclui-se que a aplicação do DFP associado ou não ao VF se apresenta eficaz no controle e prevenção da cárie de estabelecimento precoce.

RCR048 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de medo e ansiedade na odontopediatria por meio do uso de escalas: uma revisão bibliométrica
Galdino FF, Bendo CB, Maia LC, Fidalgo TKS
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar as tendências mundiais em publicações científicas sobre a utilização de escalas para avaliação dos sentimentos de medo e ansiedade no atendimento odontopediátrico. Foi realizada uma busca eletrônica na base de dados Pubmed utilizando os termos relacionados a medo, ansiedade, escalas e odontopediatria. Foram selecionados todos os artigos que tivessem no título ou resumo, avaliação de ansiedade ou medo por meio do uso de escalas. Ano de publicação, autores, periódicos, países e as palavras-chave foram analisadas por meio do programa VOSviewer 1.6.19. A pesquisa recuperou 566 estudos e 250 foram selecionados. O primeiro artigo foi publicado em 1980 nos Estados Unidos. Um aumento no número de publicações relacionados ao tema ocorreu em 2011, sendo 2021 o ano com maior número de publicações (n=26). O país que mais publica sobre o assunto é a Índia (n= 59), seguida do Reino Unido (n=30) e Brasil (n=24). O mapa de palavras demonstrou que a palavra mais frequente foi "child" seguida de "female", "male", "child,preschool" e "dental anxiety". Os autores com maior número de publicações foram Aminabadi N (n=8), Jamali Z (n=7) e Oskouei S G (n=5). Entre as revistas, a "Int J Paediatr Dent" apresentou o maior número de publicações (n=24), seguido do "Eur Arch Paediatr Dent" (n=18), "J Indian Soc Pedod Prev Dent" (n=15), "Eur J Paediatr Dent" (n=12) e "Br Dent J" (n=11).

Conclui-se que há um crescente interesse pelo tema e que a maioria dos estudos analisados foram publicados em diferentes continentes e em revistas de Odontopediatria.

(Apoio: CAPES)
RCR049 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Associação de diamino fluoreto de prata (SDF) com a Hall Technique: uma revisão de literatura
Brenner C, Silva GAV, Alves NM, Zettermann J
Odontopediatria CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie é uma doença complexa, multifatorial e comportamental que desmineraliza os tecidos dentários, podendo causar extensa destruição coronária ou perda precoce dos dentes decíduos. A Hall Technique (HT) foi criada como método de tratamento restaurador para pacientes de difícil manejo e é utilizada para o selamento de cáries em molares decíduos. O diamino fluoreto de prata (SDF), também conhecido como cariostático, é um material dentário usado em odontopediatria para controlar a progressão das lesões de cárie. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a associação da técnica restauradora Hall Technique em dentes decíduos com o uso do cariostático, abordando os principais protocolos clínicos relacionados ao tema. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, com os mesh terms (Hall Technique; Silver diamine fluoride; diamine silver fluoride; silver ammonia fluoride; deciduos teeth; dental caries; pediatric dentistry) e Google Scholar com os termos: Hall Technique e silver diamine fluoride. Foram selecionados 5 artigos que falavam da relação de Hall Technique com SDF. Resultados evidenciaram que a HT modificada em combinação com SDF mostra desfechos clínicos e radiográficos favoráveis em lesões cariosas em dentes decíduos em comparação com apenas a HT.

Conclui-se que a associação de HT e SDF garante resultados satisfatórios para o tratamento de lesões cariosas em molares decíduos e é uma opção viável para pacientes de difícil manejo.

RCR050 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise de tendência dos artigos sobre vídeos do YouTube e odontologia
Simões MSS, Rocha AO, Anjos LM, Bolan M, Santana CM, Cardoso M
odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar as principais características dos artigos relacionados aos vídeos do YouTube e odontologia. A busca foi realizada em abril de 2023 na Web of Science. Foram incluídos artigos relacionados a vídeos do YouTube e odontologia e excluídos editoriais. Dois pesquisadores selecionaram os artigos e extraíram: número de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; país e continente. Mapas bibliométricos foram gerados com o VOSviewer. O Google Trends foi usado para investigar a popularidade global da pesquisa sobre vídeos de YouTube e odontologia. A busca resultou em 185 artigos, sendo incluídos 136. O artigo mais citado somou 103 citações. Os artigos foram publicados entre 2011 e 2023. O periódico mais prevalente foi o Journal of Dental Education (n=7). O desenho de estudo mais comum foi o observacional (n=128). A temática mais prevalente foi ortodontia (n=21), seguida por odontopediatria (n=18). Buyuk SK foi o autor com mais artigos (n=6), seguido por Gas S (n=5). A Universidade de Beykent e Universidade de Ege destacaram-se (n=7 e 5). O país com mais artigos foi a Turquia (n=48) e o continente foi a Ásia (n=90). O VOSviewer demonstrou colaboração entre autores. Para o Google Trends o Reino Unido foi o país que mais pesquisou vídeos do Youtube e odontologia.

A presente análise de tendência demonstrou as principais características dos artigos relacionados aos vídeos do YouTube que aborda assuntos voltados à odontologia, tendo como temática prevalente ortodontia com a maioria dos estudos publicados na Turquia.

(Apoio: CAPES)