2476
Resumo encontrados. Mostrando de 1461 a
1470
PN0288 - Painel Efetivo
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Câncer bucal: análise da clareza das publicações realizadas em perfis do Instagram de órgãos oficiais de saúde do Brasil
Sousa JP, Nunes WB, Firmino RT, Marinho AMCL, Sousa MLC, Costa EMMB, Perazzo MF, Granville-Garcia AF
Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi analisar a clareza das publicações sobre câncer bucal nos perfis do Instagram dos órgãos oficiais de saúde no Brasil. Realizou-se um estudo infodemiológico com 81 perfis. Foram coletados dados sobre classificação do conteúdo, conta e mídia, abordagem do tema, número de postagens, curtidas, comentários, visualizações e hashtags. A clareza das publicações foi avaliada pela versão brasileira do Clear Communication Index (BR-CDC-CCI). A análise dos dados envolveu a correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney (α=5%). Foram encontradas 775 publicações sobre câncer bucal entre 2011 e 2021. O escore médio do BR-CDC-CCI foi 69,8 (DP=15,5). A clareza das informações foi adequada em 9,5% das publicações educativas. Correlações positivas foram encontradas entre o número de curtidas e engajamento (comentários [r=0,49], visualizações [r=0,96]), número de hashtags (r=0,13) e ano de publicação (r=0,21). As publicações do Ministério da Saúde apresentaram escore do BR-CDC-CCI significativamente maior do que os demais perfis (p=0,01).
As publicações sobre câncer bucal foram correlacionadas com engajamento, ano de publicação e número de hashtags. Os órgãos públicos realizaram esforços para aumentar as publicações para atingir a população, mas a clareza do conteúdo foi baixa.
PN0317 - Painel Efetivo
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Mel orgânico brasileiro reduz o biofilme subgengival e perda óssea relacionados à doença periodontal: estudo in vitro e in vivo
Rosalen PL, Romario-Silva D, Franchin M, Bueno-Silva B, Saliba AS, Alencar SM
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Neste estudo avaliamos o efeito do mel orgânico brasileiro (MOB) na microbiota oral e na perda óssea em um modelo de doença periodontal (DP). Oito amostras de MOB georreferenciadas e quimicamente caracterizadas por HPLC-MS/MS foram submetidas ao método de microdiluição para definir as concentrações inibitória e bactericida mínimas (CIM e CBM) contra Porphyromonas gingivalis W83. Atividade antibiofilme in vitro foi estudada em biofilme (BF) subgengival de 34 bactérias periodontais em dispositivo Calgary. Os BF foram tratados com os MOB (2 e 10x MIC), por 1min/2x/dia/7 dias, e controles +/-. Um modelo experimental de DP foi induzido por ligadura e P. gingivalis em camundongos SPF C57BL (CEUA/UNICAMP 5348-1/2019). As mandíbulas foram tratadas e a perda óssea medida por estereomicroscopia e software ImageJ. As bactérias foram identificadas por hibridização DNA-DNA. Os MOB mostraram atividades antimicrobiana e antiBF (MIC 2-7% e MBC 3-11%). O MOB nº 7 teve a melhor atividade antiBF, reduzindo a perda óssea (34%, p<0,05 ), o crescimento bacteriano in vitro e in vivo, e variando as cores dos complexos de bactérias amarelo, laranja e vermelho da DP. Quatro bioativos fenólicos foram identificados: ácidos ferúlico e cafeico, rutina e hesperidina. Altos teores dos flavonoides rutina e hesperidina foram identificados nos MOB-3 (33,4 e 32,5mg/100g), MOB-4 (31,4 e 29,8mg/100g) e MOB-5 (36,1 e 35,6mg/100g), respectivamente.
Os resultados podem abrir caminhos para o consumo racional de MOB como alternativa para a prevenção e/ou tratamento adjuvante da DP biofilme dependente.
(Apoio: CNPq N° 310522/2015-3; 408509/2016-3 e 306673/2019-3 | FAPs - FAPESP N° 2017/09898-0 e 2015/26864-7)
PN0324 - Painel Efetivo
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Deleção de genes específicos de Streptococcus mutans altera a hidrofobicidade e a parede celular das células bacterianas
Klein MI, Mariano FS
Diagnóstico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O entendimento de como potenciais alvos (genes e seus produtos) alteram as células microbianas pode auxiliar na formulação de estratégias para o controle de biofilmes. A cepa parental S. mutans UA159 e as cepas com deleção de genes associados à síntese de glucanos (▲gtfB, ▲gtfC, ▲gtfBC), metabolismo de ácidos lipoteicóicos (▲dltA, ▲dltD) e remodelagem da membrana citoplasmática (▲lytT, ▲lytS) foram cultivadas em meio TY+1% glicose até o meio da fase de crescimento logarítmico (DO550nm=0,5) e início da fase estacionária (DO550nm=1,0). Após, as células foram lavadas para testar a hidrofilicalidade via método com hidrocarboneto para separação de fases aquosa (hidrofílicas) e oleosa (hidrofóbicas). As leituras (DO550nm) ocorreram em 0, 1, 2 e 3 h. As culturas foram quantificadas por semeadura em ágar e avaliadas por microscopia eletrônica de transmissão. As células com DO=0,5 foram menos hidrofóbicas que as com DO=1,0, pois demoraram mais tempo para exibir diferenças. A cepa UA159 e as cepas ▲gtfB, ▲gtfC e ▲gtfBC mostraram diferença entre 0 e 2 h, as cepas ▲lytT e ▲lytS exibiram diferença apenas entre 0 e 3 h enquanto as cepas ▲dltA e ▲dltD mostraram diferença entre 0 e 1h (aumento da diferença com o tempo). A microscopia mostrou o aumento da espessura da parede celular da cepa ▲dltD e diminuição da espessura da parede para ▲gtfBC (versus a cepa parental).
Portanto, a fase de crescimento afeta a hidrofobicidade. A deleção de dltD tornou as células mais hidrofóbicas e com parede celular mais espessa. A deleção de gtfBC não afetou a hidrofobicidade, mas diminuiu a espessura da parede.
PN0332 - Painel Efetivo
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Matricaria chamomilla 30 CH no controle de sono, humor e dor em DTMs pós Covid
Nardy RO, Henrique VN, Barroso LS, Nunes AM, Mourao LCS
Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O SARS-CoV-2 identificado em dezembro de 2019, contribuiu nas alterações nos ciclos do sono, humor e percepção da dor, desencadeantes de diversas formas de dores orofaciais e bruxismo. O objetivo desse estudo observacional retrospectivo foi a análise de dados de 129 fichas de pacientes atendidos no período de maio de 2020 a maio de 2021 com diagnóstico de Disfunção Temporomandibular e atendidos na Clínica Núcleo Endo de Odontologia e atendimento à dores orofaciais. Destes 35 pacientes com diagnóstico de DTM e acompanhamento clínico por ficha e questionário de qualidade de sono de Pittsburgh, receberam prescrição do medicamento homeopático Matricaria Chamomilla 30CH (gotas) na dose de 5 gotas diárias para avaliar a eficácia da utilização do medicamento, no controle de dor e alterações do sono e humor, com e sem a instalação da placa estabilizadora interoclusal. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico de Wilcoxon. A redução dos níveis de dor foram em média de 2,21 (73,6%), já o estresse e ansiedade reduziram em média de 1,43 (47,6%), e em relação à média de melhora na qualidade de sono foi de 1,88 (62,6%).
Os resultados foram estatisticamente significantes em 0,049 para dor, 0,044 para ansiedade e de 0,047 em relação ao sono.
PN0345 - Painel Efetivo
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da calcinação nas propriedades superficiais, mecânicas e ópticas de uma zircônia minimamente reciclada e infiltrada por vidro
Sahyon HBS, Campos TMB, Tebcherani SM, Piza MMT, Alves LMM, Benalcázar-Jalkh EB, Bergamo E, Bonfante EA
Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a influência do processo de calcinação na rota de reciclagem do pó 3Y-TZP com gradiente elástico estabelecendo um protocolo de obtenção de cerâmicas com melhores propriedades superficiais, mecânicas e ópticas. 128 discos de zircônia 3Y-TZP (3Y) reciclada foram obtidos por prensagem uniaxial e sinterizados a 1550ºC por 1h, sendo metade das amostras infiltradas com vidro. O efeito da calcinação foi avaliado nas propriedades microestrutural e cristalina por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX). As propriedades mecânicas foram avaliadas por testes de dureza e resistência à flexão biaxial para obter os parâmetros de Weibull. Exame fractográfico buscou a origem das fraturas. Propriedades ópticas avaliou os parâmetros de translucidez (PT) e razão de contraste (RC). As MEVs mostraram microestruturas semelhantes entre os grupos, porém os grupos calcinados exibiram um substrato mais homogêneo e sem impurezas. DRX demonstrou uma predominância de 3Y tetragonal para todos os grupos. A 3Y calcinada obteve maior resistência característica em relação ao grupo não calcinado, sem diferenças significantes no módulo de Weibull e dureza. A origem das fraturas foi o lado de tração em defeitos. A infiltração com vidro aumentou valores de RC e reduziu RT em comparação aos grupos não infiltrados.
O processo de calcinação melhorou a microestrutura, assim como as propriedades mecânicas da 3Y-TZP sem modificar a estrutura cristalina da 3Y reciclada.
(Apoio: FAPs - Fapesp N° 2017/27114-7)
PN0361 - Painel Efetivo
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Terapia fotodinâmica com Bixa Orellana e LED nas propriedades fisico-mecânicas da dentina afetada por cárie
Barbosa-Martins LF, Borges CR, Mesquita Ferrari RA, Fernandes KPS, Horliana ACRT, Motta LJ, Gonçalves MLL, Bussadori SK
ODONTOLOGIA INFANTIL FACULDADE PAULO PICANÇO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da Bixa Orellana sobre as propriedades físico-mecânicas da Dentina Afetada por Cárie (DAC). 60 blocos de dentina foram distribuídos em três grupos (N=20): G1: Dentina hígida (DH); G2: DAC; e G3: DAC + Bixa Orellana 20%/LED(aPDT)+Papacarie®. Quarenta superfícies de dentina foram utilizadas para produção de cárie por meio de biofilme de S. mutans. Os blocos foram avaliados quanto ao ângulo de contato entre a água e a superfície de dentina em 3 tempos: antes, após o condicionamento com ácido fosfórico a 37% e após o tratamento biomodificador (Bixa Orellana 20%/LED (aPDT)+Papacarie®). O teste de flexão de três pontos foi usado para obter o módulo de elasticidade de palitos de dentina totalmente desmineralizados antes e depois da biomodificação, e a variação de massa foi avaliada após quatro semanas de biodegradação em água. Foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk, ANOVA two-way, one-way e de medidas repetidas e Tukey (p<0,05). Observou-se aumento da hidrofilia da superfície dos grupos quando utilizado biomodificador e quando o condicionamento da superfície foi aplicado. Quando as amostras foram tratadas com o agente biomodificador e então condicionadas, favoreceu-se o espalhamento do adesivo utilizado. Após quatro semanas, o agente mais hidrofóbico (Bixa Orellana) induziu maior resistência contra biodegradação da água, não havendo diferença com a dentina hígida.
A Bixa Orellana como agente biomodificador da dentina, antes do procedimento adesivo, poderia favorecer o embricamento mecânico e a união do adesivo a dentina.
PN0372 - Painel Efetivo
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência da fonte de luz e de diferentes materiais resinosos fluidos na resistência de união de pinos de fibra de vidro à dentina
Faria NS, Rached-Junior FJA, Silva SRC, Alfredo E, Messias DCF, Silva-Sousa YTC
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou o efeito de diferentes materiais resinosos fluidos e fontes de luz na resistência de união (RU) de pinos de fibra de vidro à dentina por meio do teste de push-out. Raízes bovinas foram submetidas ao tratamento endodôntico e ao preparo protético para, então, serem distribuídas em 5 grupos (n=100) de acordo com o material de cimentação utilizado: cimento resinoso autoadesivo (CA), cimento resinoso dual (CD), Filtek Supreme Flowable (FSF), bulk-fill/canforoquinona (BFC), bulk-fill/ivocerin (BFI). Os espécimes foram distribuídos em subgrupos de acordo com as fontes de luz: LED de único comprimento de onda (Radii Plus) e LED de múltiplos comprimentos de onda (Valo Cordless), ambos com 1000 mW/cm2. As raízes foram seccionadas em slices de 2,1 mm de espessura. Um slice de cada terço radicular foi submetido ao teste de push-out. Os dados (MPa) foram submetidos à análise estatística. ANOVA e Tukey (α=0,05) demonstraram que LED Valo Cordless (6,08±1,86) propiciou os maiores médios de RU, diferente (p<0,05) do Radii Plus (5,51±1,75). O CD (6,39±2,12) e BFC (6,12±1,81) apresentaram os maiores valores, sendo diferente (p<0,05) da BFI (5,76±1,72). O CA (5,52±1,09) e FSF (5,18±2,06), obtiveram os menores valores, independente do LED utilizado. Os terços cervical (7,32±1,81) e médio (5,64±1,43) obtiveram os maiores valores, sendo semelhantes entre si (p>0,01) e diferentes (p<0,01) do apical (4,38±0,69).
Concluiu-se que o cimento resinoso dual e a bulk-fill/canforoquinona associados à fonte de luz Valo propiciaram maior RU do pino de fibra de vidro à dentina.
PN0403 - Painel Efetivo
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Validação da versão brasileira do Perfil de Impacto da saúde bucal aplicado à doença periodontal (OHIP 14 PD)
Martins-Cruz TM, Douglas-De-Oliveira DW, Leal JHG, Flecha OD, Gonçalves PF
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Apesar de ser reconhecido que a doença periodontal pode causar impacto negativo na qualidade de vida, não existe nenhum questionário validado no Brasil para avaliar esta repercussão em especial. O objetivo deste estudo foi o de traduzir, adaptar transculturalmente e validar o OHIP 14 PD (Oral Health Impact Profile Applied to Periodontal Disease) para a aplicação entre os pacientes brasileiros. O instrumento original foi traduzido e validado para o português do Brasil em um estudo transversal com 110 participantes recrutados numa clínica escola de Odontologia. A amostra foi dividida em dois grupos: 55 com doença periodontal e 55 sem doença periodontal. O instrumento foi autoaplicado duas vezes num intervalo de 7 a 10 dias para os pacientes com doença periodontal. As propriedades psicométricas foram verificadas por meio da consistência interna (α de Cronbach) e da confiabilidade do método teste-reteste (ICC, coeficiente de correlação intraclasse), validade convergente (correlação de Spearman) e validade discriminante (teste de Mann-Whitney), com p <0,05. A maioria da amostra foi composta por mulheres (n=69; ±40,65 anos). O OHIP 14 DP - Br apresentou excelente consistência interna (α=0,997) e confiabilidade muito boa do método teste-reteste (ICC=0,945, p<0,001). Houve correlação significativa entre as pontuações obtidas em todos os 7 domínios entre este questionário e a autopercepção da saúde gengival (p=0,023).
Este estudo fornece evidências psicométricas que sustentam a validade transcultural da versão OHIP 14 DP - Br para sua utilização no Brasil.
PN0407 - Painel Efetivo
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Correlação entre índice de placa e índice gengival em indivíduos apresentando gengivite autorreportada
Rosing CK, Fagundes HH, Rotta IS, Sossai LL, Friedrich SA, Pedroni G, Cavagni J
Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou avaliar a correlação entre Índice de Placa de Quigley e Hein (IP/QH) e Índice Gengival (IG) em indivíduos que reportam ter gengivite. O estudo consistiu na análise secundária de dados base de um ensaio clínico randomizado abordando placa e gengivite em 76 indivíduos. A análise foi feita a partir de coeficientes de correlação de Pearson entre as médias dos índices de placa e gengival na análise inicial do estudo. Também se calculou o coeficiente de regressão linear entre esses índices e o R2 resultante do modelo. Correlacionou-se, também a média do índice de placa com a ocorrência de sangramento gengival e a severidade de placa com o Índice de Sangramento Gengival. Para descrição do padrão de associação entre as variáveis, gráficos de dispersão também foram gerados e reportados. Para a análise do presente estudo, utilizou-se o pacote estatístico Stata e considerou-se como significativo valores de p<0,05. Demonstrou-se uma correlação positiva entre o IP/QH e IG, média do índice de placa com a presença de sangramento gengival e a severidade da placa com a presença de sangramento gengival. Demonstrou-se que a mudança de 1 escore na média de placa está associado a aumento de 0,09 na média de índice gengival e de índice de sangramento gengival. Além disso, um aumento 1% na placa resulta em apenas de 0,26% de aumento no sangramento gengival.
De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que existe uma correlação positiva entre o índice Quigley & Hein e o índice gengival. A associação é estatisticamente significativa, porém, varia de fraca a moderada.
(Apoio: Colgate Palmolive N° CRO-2021-06-SEN-ETB-BZ-BS)
PN0433 - Painel Efetivo
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Complicações pulpares em primeiros molares permanentes de pacientes com hipomineralização molar inicisivo (HMI)
Jorge RC, Guerra BMS, Reis PPG, Machado GF, Fidalgo TKS, Soviero VM
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de complicações pulpares em primeiros molares permanentes (PMP) de pacientes com HMI. Para a realização do estudo, foram visitadas 9 escolas municipais nas áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família, em Petrópolis, RJ. O critério de inclusão foi a presença de HMI. Foram excluídas crianças com necessidades especiais e com aparelho ortodôntico. Três examinadores calibrados (kappa 0,80) realizaram os exames, utilizando o critério Ghanin para HMI, CPO-D para cárie dentária e PUFA para complicações pulpares. Os dados foram submetidos à análise descritiva e ao teste de Mann-Whitney (p<0,05) utilizando o SPSS V.29 (SPSS IL, Chicago, EUA). A amostra foi composta de 236 crianças com HMI, sendo 126 (53,4%) meninas e 110 (46,6%) meninos, com idade média 8,95 (DP=1,84). Quanto à severidade da HMI, 84 (35,6%) crianças apresentavam HMI leve (opacidades brancas), 32 (13,6%) apresentavam HMI moderada (opacidade amarelo-marrom), 120 (50,8%) apresentavam HMI grave (fratura pós-eruptiva/cárie atípica/restauração atípica). O CPO-D variou de 0 a 6 com média 0,96 (DP=1,31), tendo sido significativamente mais alto em pacientes com HMI grave (p<0,001). O índice PUFA considerando apenas os PMP, variou de 0 a 2 com média 0,08 (DP=0,31), afetando 18 (7,6%) pacientes, todos com HMI grave (p<0,001). Dos 20 PMP com complicação pulpar, 17 apresentavam polpa exposta e 3, fístula.
A prevalência de complicações pulpares foi 7,6% e esteve associada a HMI grave.