
2105 Resumo encontrados. Mostrando de 1841 a 1850
RCR087 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
O uso do isolamento absoluto como fator de qualidade às terapias odontológicas: Revisão da literatura
Silva GCL, Turini NK, Santos BBG, Lopes IC, Lopes MB, Berger SB, Guiraldo RD
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Em 1864, o Dr. Sanford C. Barnum apresentou o dique de borracha para o isolamento absoluto dentário. A disseminação de aerossóis e gotículas contendo bactérias e sangue é constante na prática clínica odontológica, sendo uma potencial rota de transmissão à doenças; o isolamento absoluto é um eficaz artifício na contenção de tais bioaerossóis. A proposição foi realizar um estudo referente ao isolamento absoluto, com o intuito de descrever suas inúmeras vantagens e influência para atingir o sucesso clínico em procedimentos endodônticos e restauradores e, na promoção da biossegurança; ainda, relatar a falta de sua devida utilização pelos integrantes da área odontológica e, com tal estudo, orientar os graduandos, bem como os cirurgiões dentistas, sobre sua importância. Para tal, foi realizada uma minuciosa revisão da literatura pela plataforma de pesquisas online, PubMed. O isolamento absoluto possui vantagens como: promover proteção, controle de infecção cruzada, controle da umidade do meio oral e melhoria da eficiência do tratamento, entretanto, seu uso ainda é ignorado por fatores como: falta de habilidade técnica do profissional, tempo de trabalho e custo.
Ainda é significativamente baixo o uso apropriado do isolamento absoluto na área odontológica; não utilizá-lo pode ocasionar riscos e o insucesso de tratamentos endodônticos e/ou restauradores; é de suma importância encorajar os profissionais e graduandos da área quanto a sua importância.
(Apoio: CAPES N° 001)
RCR088 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Fotobiomodulação local e sistêmica para o tratamento da disfunção temporomandibular: relato de casos clínicos
Costa FKA, Guglielminetti JA, Ribeiro LMMG, Carone LG, Cardoso SM, Beltrão TC, Pinheiro SL
Periodontia e Prótese Dental FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar a terapia de Fotobiomodulação local e sistêmica no tratamento da mialgia provocada pela disfunção temporomandibular. Foram incluídos 6 pacientes que foram divididos em 2 grupos: Sham (S, n=4) e Fotobiomodulação (FTB, n=2). FTB: os pacientes foram submetidos a um tratamento com placa oclusal, termoterapia, exercícios de alongamento de abertura bucal e aplicação do laser de baixa intensidade. Na Fotobiomodulação local, foram irradiados 4 pontos bilateralmente (total de 8 pontos), com os seguintes parâmetros: 810 nm, 100 mW e 2 J, aplicados por 20 segundos em cada ponto. A FTB sistêmica foi feita na artéria radial: 660 nm de comprimento de onda, 100 mW de potência e 60 J de energia total de irradiação, durante 10 minutos. S: os pacientes foram submetidos aos mesmos tratamentos do grupo da FTB, porém foi feita uma simulação da aplicação do laser. O instrumento de avaliação utilizado para os dois grupos foi a escala visual analógica no início do tratamento, após 5 aplicações e após 10 aplicações. Foi aplicado o teste de ANOVA (Tukey) com nível de significância de 5%. Houve redução significativa da dor após a aplicação da escala visual analógica em ambos os grupos S (p<0.05) e FTB (p<0.01). Avaliando as diferenças entre as médias dos grupos S (3.25) e FTB (3.84), e a significância estatística, foi possível observar após as 10 aplicações, maior redução da dor no grupo FTB.
Foi possível concluir que a Fotobiomodulação local e sistêmica, pode ser um coadjuvante no controle da dor em pacientes com disfunção temporomandibular.
RCR089 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Uso da toxina botulínica como tratamento complementar para trismo pós-radioterapia de câncer de faringe: relato de caso clinico
Dezanetti JMP, Nascimento BL, Kirsten GA, Souza PHC, Azevedo-Alanis LR, Souza EM
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O trismo bucal é um efeito comumente observado após o tratamento radioterápico para o câncer de cabeça e pescoço. A toxina botulínica tem sido utilizada para fins terapêuticos por promover a diminuição da contração muscular e possibilitando assim o seu relaxamento. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de tratamento complementar com o uso da toxina botulínica pós-radioterapia em paciente com tumor de faringe. Paciente do gênero feminino, M.B.O., 42 anos, procurou atendimento na Clínica de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com queixa de sensibilidade dental, trismo e dores musculares região auricular, cervical e escapular, após um ano de tratamento radioterápico. O exame físico extrabucal revelou abertura bucal de 20 mm e enrijecimento dos músculos masseter, temporal e trapézio. O exame intrabucal mostrou ausência de múltiplos dentes e necessidade de prótese parcial, o que seria dificultada pela abertura bucal limitada. Como tratamento complementar à fisioterapia, foi aplicado Botulim® 100U via intramuscular nos músculos temporal, masseter, esplênio da cabeça e trapézio, com reforço após uma semana. Após 15 dias, a paciente relatou redução do quadro doloroso e apresentou aumento bucal de 5mm, possibilitando o tratamento restaurador e a moldagem para a confecção das próteses dentárias.
O uso da toxina se mostrou clinicamente eficaz como tratamento complementar para trismo e dores musculares, possibilitando o tratamento odontológico de paciente pós-radioterapia região de cabeça e pescoço.
RCR090 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Odontologia digital - abordagem histórica e conceitual: uma Revisão de Literatura
Medina M, Ferreira BC, Tavares HAV, Silva LAL, Gonçalves LAC, Goyatá FR
PPGCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Nas últimas décadas, a Odontologia digital tem se destacado, abordando desde os planejamentos restauradores de forma virtual, as impressões de modelos em impressora 3D e os métodos de confecção de próteses em fresadoras auxiliadas por computadores. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura abordando o escaneamento intraoral e da confecção laboratorial das restaurações indiretas por meio dos sistemas CAD/CAM. Os estudos avaliados demonstraram grandes avanços nas técnicas de moldagem com o escaneamento intraoral permitindo a obtenção de imagens fidedignas dos dentes e estruturas adjacentes de forma precisa, otimizando o tempo clínico. Além disto, o desenvolvimento de novos métodos e materiais dentários tem possibilitado a elaboração de modelos de trabalho, restaurações indiretas e infraestruturas de próteses por meio de um processo totalmente digital. Podemos concluir que os estudos reportam resultados promissores com os métodos de trabalho por meio do fluxo digital.
O escaneamento intraoral e o planejamento virtual (CAD) podem ser realizados de diferentes formas. Estas tecnologias possibilitam agilidade no processo de confecção de restaurações indiretas e proporcionam maior conforto ao paciente. Os resultados clínicos otimizam a biomecânica e o comportamento estético nas restaurações indiretas parciais, totais e nas próteses sobre implantes. Os avanços tecnológicos da Odontologia digital na última década são evidentes e instituíram mudanças significativas no dia a dia clínico dos cirurgiões dentistas.
RCR091 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Interação da cirurgia e prótese bucomaxilofacial na reabilitação de paciente com afundamento de osso frontal: relato de caso
Pinto HG, Elchin CB, Cometti GF, Berard LT, Gomes B, Mazzon JPP, Coto NP
Odontologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O tratamento de traumas no crânio associado à deformidades ósseas visa reduzir os riscos de complicações e manter a estética da face. A prototipagem rápida tem sido utilizada como auxílio no planejamento da reabilitação protética com a finalidade de confeccionar uma prótese customizada ao paciente em casos os quais há necessidade de reparar a falta de volume. O Poli (metacrilato de metila) (PMMA) é uma excelente opção de escolha para confecção de próteses internas por sua biocompatibilidade, resistência e baixo peso. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente com afundamento de osso frontal associado a trauma, com sequela estética como queixa principal, em que foi realizada a reabilitação cirúrgico protética com prótese de PMMA e com o auxílio da prototipagem rápida.
Concluímos que o uso desta técnica foi eficaz na reabilitação do paciente e a prototipagem rápida demonstrou ser uma ferramenta valiosa no alcance dos resultados satisfatórios e previsíveis.
RCR092 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Métodos para remoção de restaurações cerâmicas: uma revisão de escopo
Pereira AKHC, Costa RTF, Casado BGS, Moraes SLD
Departamento de Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão de escopo foi mapear a literatura sobre os métodos de remoção de restaurações cerâmicas. Este estudo foi estruturado com base na metodologia proposta por Arksey e O'Malley; no Manual JBI para Síntese de Evidências; e na extensão Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses check-list para revisões de escopo. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Web of Science e Cochrane Library, sem restrições do ano de publicação. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos, in vitro e relatos de caso que avaliassem e/ou descrevessem métodos de remoção de restaurações cerâmicas cimentadas sobre dentes e sobre implantes. No total foram incluídos 26 estudos: 24 in vitro e 2 relatos de caso. Destes, 24 estudos analisaram a remoção com uso do laser de érbio e avaliaram parâmetros de operação do laser, resistência de união, tempo, temperatura intrapulpar, integridade da restauração e do tecido dentário, 1 estudo comparou o tempo gasto para a remoção com laser de érbio e instrumentos rotatórios e 1 estudo avaliou a integridade do tecido dentário e facilidade de remoção com instrumentos rotatórios ao utilizar um cimento fluorescente modificado.
Em todos os estudos as restaurações cerâmicas puderam ser removidas de forma satisfatória, com a vantagem da possibilidade de reutilização da peça cerâmica quando o laser de érbio é utilizado. Entretanto, apesar da remoção de restaurações cerâmicas à laser ser um método promissor, mais estudos que comparem os métodos de remoção existentes devem ser realizados.
(Apoio: CAPES N° 001)
RCR093 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Reabilitação Bucomaxilofacial após tratamento de Mucormicose Rinocerebral: Relato de caso
Elchin CB, Pinto HG, Gomes B, Liporaci ER, Favrin M, Cometti GF, Berard LT, Coto NP
Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A mucormicose é uma infecção fúngica oportunista rara, agressiva e com alta taxa de mortalidade. É uma doença angioinvasiva, causada na maioria das vezes por fungos do gênero Rhizopus. A via de contaminação pode ser por alimentos contaminados, por meio da inalação de esporos fúngicos ou ainda a entrada por regiões da pele abrasadas. Esse trabalho apresenta a reabilitação bucomaxilofacial de um homem de 62 anos, diabético, insulino dependente, portando hiperalgesia e odor fétido em região intraoral, com a intenção de demonstrar a melhora na função oral e qualidade de vida. Ao exame físico foi observado grande área de perda óssea maxilar com vasta comunicação bucosinusal e buconasal. O paciente foi diagnosticado com Mucormicose rinocerebral em quadro de tratamento paliativo, quando encaminhado ao ambulatório de reabilitação. O tratamento da infecção foi realizado com terapia antifúngica com Anfotericina B. Após o término da medicação o paciente foi reabilitado com prótese obturadora palatina na intenção primária de promover o fechamento do defeito da comunicação e separação da cavidade oral das aberturas nasossinusais. Foram duas etapas reabilitadoras, sendo uma reabilitação com placa obturadora palatina temporária e uma prótese obturadora palatina reparadora.
A prótese obturadora de palato quando bem planejada e confeccionada é eficaz na devolução da função mastigatória e qualidade de vida dos pacientes com sobrevida de mucormicose rinocerebral.
RCR094 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Financiamento à pesquisa e produtividade global na área de overdentures sobre implante: Uma análise bibliométrica de 35 anos
Matias LFS, Borges GA, Dini C, Medeiros MMD, Rodrigues Garcia RCM, Barão VAR, Mesquita MF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Overdentures sobre implantes (OSI) são amplamente utilizadas como opção de tratamento para pacientes edêntulos. Contudo, o desenvolvimento na implantodontia, além da expansão comercial, requer financiamento para determinar a confiabilidade científica e aplicabilidade clínica das publicações. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência do financiamento e a associação de parâmetros bibliométricos em publicações na área de OSI. Avaliou-se 1.369 estudos, publicados entre 1986 e 2021, em 6 bases de dados. A razão de prevalência foi aplicada, usando um modelo de regressão de Poisson (α=0,05) para analisar a associação entre financiamento e cada parâmetro bibliométrico. A prevalência de estudos financiados foi de 34,8% (n=477). A renda do país (P<0,01) apresentou associação com o financiamento, sendo os de renda alta e média-alta mais financiados do que média-baixa e baixa. Oceania e América do Sul foram os continentes mais financiados (P<0,05), enquanto a África, o menos. Estudos randomizados, não-randomizados, in vitro e in silico foram mais financiados (P <0,001) do que relatos de casos e séries de casos. Estudos com sistemas de retenção stud e bola foram mais financiados (P <0,01) do que os com mais de um sistema. Ao longo do tempo, o auxílio financeiro aumentou (P<0,01) e autores de correspondência com maior h-index apresentaram mais estudos financiados (P<0,05).
Finalmente, parâmetros como a renda do país e continente, delineamento do estudo, sistema de retenção e h-index foram associados à frequência de estudos com financiamento publicados.
(Apoio: FAPs - FAPESP N° 2020/05234-3 | CNPq N° 304853/2018-6 | CAPES N° 88887.609944/2021-00)
RCR095 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Materiais de reforço para o PMMA utilizados em base de prótese: Uma análise bibliométrica
Neves BR, Costa RTF, Freitas RFCP, Leao RS, Aguiar DJM, Cintho OM, Carreiro AFP, Moraes SLD
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O propósito deste estudo foi sintetizar a produção científica e a evolução dos materiais disponíveis para reforço do polimetilmetacrilato usado em bases de próteses. A busca foi realizada na base de dados Web of Science em outubro de 2021 com uma combinação de termos livres e descritores MeSH e um mapeamento bibliométrico foi realizado no software VOSviewer. Os dados dos artigos incluídos foram termos do título e resumo, tipo de documento, periódico de publicação, artigos mais citados e o ano de publicação. As variáveis tipo e tamanho de partícula, propriedades e tipo de estudo foram incluídos manualmente.Foram identificados 629 estudos, dos quais 338 foram selecionados para análise. Os anos mais produtivos foram entre 2016 e 2021 (60,05%), se destacando o ano de 2021 com 46 artigos publicados. Foram encontrados 315 estudos in vitro (93,19%) e 314 artigos testando partículas inorgânicas (92,89%). A maioria das propriedades avaliadas foram mecânicas e 150 estudos usaram partículas nanométricas (44,38%). A Turquia foi o país mais producente com 33 estudos, seguido por Brasil e Arábia Saudita com 25 estudos cada um. O periódico com o maior número de publicações foi o Journal of Prosthetic Dentistry com 22 estudos, seguido pelo Dental Materials Journal com 17 estudos.
Houve um aumento global nos últimos 5 anos predominantemente de estudos in vitro com partículas inorgânicas e nanométricas dos materiais de preenchimento ao PMMA.
(Apoio: CAPES)
RCR096 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Reabilitação protética em paciente glossectomizado total: relato de caso
Oliveira AR, Nascimento VA, Oliveira JA, Munhoz MFV, Haddad MF, Almeida DAF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Carcinoma Espinocelular, tipo de câncer que mais acomete a cavidade bucal, está relacionado, principalmente, a homens com mais de 50 anos de idade. A língua é uma das principais regiões afetadas e o tratamento envolve a remoção parcial ou total do órgão, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. O objetivo deste relato de caso é apresentar o tratamento reabilitador protético após glossectomia total por meio de uma prótese de língua. O paciente de 56 anos, gênero masculino, glossectomizado total há 1 ano e 3 meses, possuía dificuldade na fala e deglutição, com consequente perda de peso. O tratamento proposto foi uma prótese de língua retida por grampos ortodônticos aos dentes inferiores. Foi realizada moldagem das arcadas superior e inferior para confecção de modelo de estudo e planejamento da prótese. Em seguida, confeccionou-se uma placa acrílica que serviu de suporte para os três protótipos de língua que foram feitos com silicona de condensação. Posteriormente, realizou-se prova e ajustes da base acrílica e testes fonéticos, estéticos e funcionais com os protótipos para a escolha da prótese com que o paciente melhor se adaptasse. Optou-se por acrilizar dois modelos de língua, um destinado a alimentação e outro a fonação. Após a acrilização e polimento, as próteses foram provadas e ajustadas. Foi realizada instrução para o acompanhamento fonoaudiológico, buscando melhor adaptação à prótese.
O paciente se mostrou satisfeito e com capacidade satisfatória das funções de mastigação, deglutição e fala, levando a melhora da sua qualidade de vida.