
2105 Resumo encontrados. Mostrando de 1861 a 1870
RCR107 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Impressão 3D e fotogrametria na confecção de próteses totais: série de casos
Zatt FP, Soto AF, Badaró MM, Caldas RA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A aplicação de tecnologias digitais é uma realidade na prática Clínica Odontológica, contudo, parte dos profissionais e pacientes permanecem sem acesso devido ao custo elevado de tais tecnologias. O objetivo da presente série de casos é relatar três reabilitações com prótese total convencional realizados com o auxílio de tecnologias gratuitas de código aberto em Impressão 3D e fotogrametria. Com a aprovação do comitê de ética em pesquisa (CAAE: 28171420.8.0000.0121), três pacientes foram selecionados para a confecção de prótese total convencional dupla. Em seguida, modelos iniciais foram confeccionados em gesso pedra tipo III. Para confecção das moldeiras individuais, vídeos à 60fps foram realizados em torno dos modelos iniciais e importados para o software AliceVision Meshroom (v.2021.1.0) para a etapa de fotogrametria e reconstrução dos modelos tridimensionais (3D) digitais. Para confecção das moldeiras individuais, os modelos 3D foram transferidos para o software Blender em arquivo STL e impressas por meio de uma impressora FDM (Fused Deposition Modeling). As próximas etapas de confecção das próteses totais seguiram o modo convencional.
Concluiu-se que a utilização de impressão 3D e fotogrametria são métodos viáveis e com potencial de aplicabilidade no cotidiano clínico para confecção de próteses totais, reduzindo custo e tempo de trabalho do cirurgião-dentista. Ainda, o uso de tecnologias digitais de código aberto apresentam menor custo, e consequentemente, maior acessibilidade ao paciente.
RCR108 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Reabilitação Oral com restabelecimento da DVO planejada através de um JIG estético: Relato de caso com 5 anos de acompanhamento
Silva NCS, Reis ALG, Chaves-Junior E
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A perda de elementos dentais posteriores ocasiona a falta de estabilidade oclusal, podendo modificar a posição da mandíbula em relação à maxila. Condição esta que origina algumas alterações no padrão funcional e estético, principalmente quando há alteração na Dimensão Vertical de Oclusão (DVO). Neste contexto o objetivo deste trabalho é relatar através de um caso clínico como realizar um planejamento correto e sua importância na condução de execução do tratamento clínico. Paciente do sexo masculino com 64 anos, apresentando desgastes severos dos dentes anteriores devido à falta de contenção posterior associado ao hábito parafuncional de bruxismo e com necessidade de restabelecer a DVO. Foi realizada a confecção de um dispositivo removível e estético com resina acrílica que nos permitiu avaliar através de testes fonéticos e visual, a viabilidade de execução do trabalho reabilitador na nova posição oclusal e alteração de aumento da DVO que foi proposta. Após a fase de planejamento o tratamento iniciou-se com a reabilitação da região posterior com próteses metalocerâmicas sobre implantes, obtendo então espaço interoclusal adequado para a realização das restaurações cerâmicas dos dentes anteriores.
O conhecimento e aplicação de conceitos oclusais através deste caso clínico, com cinco anos de acompanhamento, demonstrou resultados excelentes no desempenho clínico e satisfação com o tratamento protético relatado pelo paciente. Além da correta execução dos passos clínicos o equilíbrio oclusal é primordial para o sucesso e longevidade do trabalho reabilitador.
(Apoio: CAPES N° 001)
RCR109 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Carcinoma Odontogênico de Células Claras: Relato de Caso Raro com ênfase no diagnóstico diferencial
Silva FPFB, Guimarães MRFSG, Cintra LTA, Cavalcante LS, Rosa FG, Rodrigues GWL, Santos PC, Guimarães G
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Carcinoma Odontogênico de Células Claras (COCC) foi descrito como tumor odontogênico de células claras e como ameloblastoma de células claras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2017, classificou o COCC como um Carcinoma Odontogênico pertencente ao grupo dos tumores ósseos odontogênico e maxilofaciais. Trata-se de uma neoplasia rara de baixo grau, às vezes se comporta de forma agressiva com relatos de metástases pulmonares e nos nódulos linfáticos regionais. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de COCC em paciente de 48 anos do sexo feminino. No exame físico notou-se assimetria na região de lábio inferior devido a presença de nódulo único pedicular, fixo e não infiltrado, bordas elevadas e formato irregular, porém com limites nítidos. Foi realizado a biopsia excisional cujo laudo histopatológico indicou fragmentos de mucosa bucal revestido parcialmente por epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado hiperplásico. Subjacente o tecido conjuntivo apresentou-se desorganizado por células claras pleomórficas, hipercromáticas com mitoses atípicas arranjadas formando lençóis, notando-se ainda, áreas de matriz conjuntiva mais densamente colagenizada, áreas mais mixóides e margens cistúrgicas profundas e periféricas comprometidas, caracterizando o diagnóstico de COCC. Após diagnóstico foi realizado a linfadenectomia radical cervical bilateral.
O diagnóstico diferencial foi de hiperplasia inflamatória, fibroma e lipoma. Apesar de ocorrência rara o COCC, deve ser considerado o diagnóstico diferencial
RCR111 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Carcinoma de Células Escamosas Oral em pacientes jovens: Revisão Narrativa da Literatura
Silva MVZP, Jesus EBL, Barroso DRC, Barros LAP, de-Azevedo-Vaz SL
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O carcinoma de células escamosas oral (CCEO), incide, majoritariamente, no gênero masculino entre 50 e 80 anos de idade, tendo tabagismo como principal fator de risco, associado ou não ao alcoolismo. Tem sido contabilizado crescente índice de CCEO em pacientes com idade inferior a 45 anos, entretanto, os fatores de risco, características clinicopatológicas e prognóstico permanecem pouco elucidados, contudo, amplamente estudados. Objetivou-se traçar perfil sociodemográfico, fatores de risco, aspectos clinicopatológicos e prognóstico dessa população. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura construída de estudos sobre carcinoma de células escamosas, publicados no período de 2005-2020. Foram acessados Pubmed, LILACS, Medline e Google Acadêmico por meio de estratégia de busca, levantados 2.093 resumos, exportados para o Rayyan, sendo selecionados e analisados 34 artigos após aplicação de critérios de elegibilidade.
Os dados mais relevantes dos estudos de CCEO abaixo de 45 anos de idade foram: maior prevalência entre mulheres, grande variabilidade na definição de pacientes jovens entre <35 e <45 anos, fatores de risco tradicionais menos ativos e hipóteses como infecção por HPV, predisposição hereditária, síndromes, má nutrição, imunossupressão, alta taxa de história familiar e a carcinogênese ambiental, a língua como principal sítio e, por fim, avaliação histopatológica do front da lesão com valor prognóstico significativo, independente da faixa etária. Palavras chave: Epidemiologia. Carcinoma de Células Escamosas. Fatores de Risco
RCR112 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Ewing sarcoma of the head and neck: a systematic review
Schuch LF, Spiguel MH, Silveira FM, Só BB, Kovalski LNS, Ribeiro JT, Wagner VP, Martins MD
DIAGNÓSTICO ORAL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
The purpose of this study was to examine published cases of Ewing sarcoma (ES) of the head and neck region to have a better understanding of this entity's clinicodemographic features, histological profile, treatment, and follow-up. A systematic review was conducted based on PRISMA 2020 statement. Electronic searches were undertaken in February 2022 in four databases. Only cases that presented at least positivity for immunohistochemistry marker (i.e., CD99 or NSE) and/or molecular translocation described for ES were included. The search yielded 186 studies describing 227 cases. Males with a mean mean age at the diagnosis of 20.5 years were more affected. Respiratory tract represented the most reported site, followed by jawbones. Clinically, symptomatic swelling was usually described, with a mean evolution duration of 4 months. In general, histopathological features were composed of a distinctively monomorphic round cell population, showing vesicular nuclei with finely dispersed chromatin, and scant cytoplasm. The management involves multimodal treatment regime. Local recurrence, lymph node and distant metastasis were observed in 10.7%, 12.6% and 20.3% cases, respectively. The mean follow-up was 27.5 months. Of the 227 cases described, 159 reported the survival status, and 81.1% (n=129) of the patients were alive.
This systematic review provides useful knowledge that could help dentistry, surgeons, oncologists, otorhinolaryngologists as well as oral and maxillofacial pathologists with the diagnosis and management of ES.
RCR113 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Cortisol salivar em pacientes com dermatite atópica: uma revisão sistemática da literatura
Ferreira DC, Guimarães LC, Vieira MS, Sodré CS, Cavalcante FS
Endodontia UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica de caráter inflamatório que as manifestações clínicas podem promover impactos psicológicos, afetando a qualidade de vida e relações sociais dos pacientes. Outros aspectos como distúrbios do ciclo do sono e estigmatização podem ser identificados nos individuos acometidos. Sendo assim, uma das formas de se avaliar estresse é através da dosagem de cortisol salivar. Porém, pouco se sabe sobre como a sua dosagem pode contribuir para o monitoramento do estresse nesses pacientes. Deste modo, o objetivo desse estudo foi descrever os níveis de cortisol salivar em indivíduos com dermatite atópica e sua possível relação com o agravamento da doença por meio de uma revisão sistemática da literatura, de artigos científicos publicados nos últimos 15 anos utilizando o cruzamento dos descritores: "Salivary Cortisol", "Saliva", "Atopic Dermatitis", "Stress" abordando a relação entre cortisol salivar e dermatite atópica. Como resultado foram selecionados 9 artigos para a revisão. A maioria dos estudos (6/9) observou que o nível de cortisol salivar encontrava-se alterado nos pacientes com DA. No entanto, não foi observada uma relação clara entre o nível de cortisol e a gravidade da doença. Nesta revisão foi identificada alteração no perfil de estresse e ansiedade em condições basais ou após indução de estresse em ambos os grupos avaliados, DA e Controle.
A avaliação do estresse em pacientes com DA através da dosagem do cortisol salivar pode ser útil para auxiliar em uma abordagem efetiva no manejo da doença
(Apoio: FAPs - Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) N° E-26/203,296/2017 (234317))
RCR114 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Aspectos etiológicos, morfológicos e clínicos da cárie de radiação e uma proposta de protocolo de prevenção e tratamento
Tornier SC, Dezanetti JMP, Souza EM
Estomatologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O tratamento radioterápico consiste na utilização de radiação ionizante que danifica de forma semi-seletiva o conteúdo genético das células malignas, levando à morte celular. Porém, durante o manejo dos tumores da cavidade oral, estruturas saudáveis podem receber inadvertidamente doses de radiação e ocasionar diversos efeitos colaterais, entre eles a cárie de radiação. Sua formação está relacionada a efeitos diretos e indiretos do tratamento radioterápico, como a hipossalivação e alterações na microbiota oral, aliada à higiene oral precária e ao aumento da ingestão de carboidratos. As lesões cariogênicas apresentam rápida evolução e características clínicas atípicas, com um elevado potencial de destruição, ocasionando frequentemente a amputação coronária e até a perda completa da dentição em curto período de tempo. O acompanhamento odontológico durante e após o tratamento radioterápico é necessário para a prevenção e diagnóstico precoce da cárie de radiação. Os protocolos preventivos para a cárie de radiação têm sido recomendados. Porém, as diretrizes para o tratamento restaurador ainda carecem de confirmação e evidências de longo prazo.
O presente estudo apresenta uma proposta de protocolo clínico de acompanhamento para prevenção e tratamento da cárie de radiação na forma de um guia para o clínico geral ou especialista, abordando estratégias de prevenção, assim como intervenções restauradoras.
RCR116 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Imaginologia
Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Achados imaginológicos de atm e conduta clínica em paciente com esclerodermia sistêmica: Relato de Caso
Santos LAR, Torquato LC, Maciel CCM, Pereira KA, Oliveira W, Jardini MAN, Lopes SLPC, Marco AC
Diagnóstico e Cirurgia INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A esclerodermia sistêmica (ES) é uma doença autoimune que afeta a produção de colágeno no tecido conjuntivo, podendo apresentar manifestações bucais e peribucais. Este relato de caso visa alertar quanto aos achados radiográficos da ES, assim como demonstrar a necessidade de uma equipe multidisciplinar para o planejamento adequado visando a qualidade de vida do paciente a longo prazo. A paciente em questão se encontrava em atendimento odontológico no ICT/Unesp quando uma radiografia panorâmica mostrou acentuada reabsorção óssea no côndilo esquerdo; a mesma foi transferida para o Centro de Oclusão e Articulação Temporomandibular. Na TCFC observou-se extensa erosão condilar, no lado esquerdo comprometimento subcondral e no lado direito solução de descontinuidade da fossa, sugerindo comunicação com fossa média do crânio. Na ressonância magnética, bilateralmente, observou-se deslocamento anterior de disco com alteração completa morfológica, funcional e alteração de sinal, redução do espaço articular, irregularidade da fossa e esclerose subcondral. Foi confeccionada uma placa estabilizadora para alívio da pressão interna das articulações, o cirurgião bucomaxilofacial recomendou proservação do caso pela condição sistêmica da paciente.
As decisões tomadas têm grande impacto na saúde e qualidade de vida do paciente portador de ES, portanto há necessidade de envolvimento multidisciplinar a fim de alcançar o melhor plano de tratamento. Após dois anos de uso noturno da placa estabilizadora, a paciente relata maior conforto e relaxamento muscular ao acordar.
RCR118 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística
Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Abordagem Minimamente Invasiva para tratamento de Fluorose Moderada - Relato de caso clínico
Serrão BQ, Beaini TL, Silva JS, Simamoto-Júnior PC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Paciente, sexo feminino, 34 anos, apresentou queixa na cor dos dentes. Ao exame clínico, constatou-se manchas brancas generalizadas, caracterizando Fluorose Moderada. O tratamento consistiu no Clareamento Combinado e Microabrasão (MA). Para o Clareamento de Consultório (CC) e caseiro supervisionado (CCS), utilizou-se peróxido de hidrogênio 38% e peróxido de carbamida 10%, respectivamente. A MA foi realizada com a pasta OpalustreT 6,6% (Ultradent, São Paulo, Brasil). Após registro da cor, realizou-se a moldagem das arcadas dentárias e confecção das moldeiras individuais para o CCS, que durou 60 dias. Realizou-se 3 sessões de CC. Após duas semanas do CC, iniciou-se a MA. Sob isolamento absoluto foi realizada profilaxia com pedra pomes; aplicou-se a pasta sobre as manchas, friccionando com a taça de polimento 10 segundos por dente, lavou-se com jato de ar/água, totalizando duas aplicações por dente. Seguiu-se com polimento com discos de feltro e pasta para polimento, visando a remoção da opacidade do tecido adamantino. Para reduzir o risco de sensibilidade pós-operatória, aplicou-se o dessensibilizante por 10 minutos. O intuito deste caso clínico foi apontar a eficácia da associação do clareamento e microabrasão no tratamento da fluorose moderada, evidenciando-se como uma ótima alternativa para o manejo de manchas brancas.
Assim, as técnicas foram efetivas e o resultado foi satisfatório no caso proposto.
(Apoio: CAPES)
RCR119 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Patologia Oral
Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde oral em pacientes com câncer oral e orofaríngeo: comparação sistemática de instrumentos
Alves N, Deana NF, Ulloa C, Zaror C
Facultad de Odontología UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo foi realizar uma avaliação sistemática e padronizada das evidências atuais sobre o processo de desenvolvimento, propriedades métricas e questões de administração de instrumentos de qualidade de vida relacionados à saúde oral (QVRSO) disponíveis para pacientes com câncer oral e orofaríngeo (COO). Foi realizada uma busca sistemática até abril/2021 nas bases MEDLINE, EMBASE e LILACS. Dois pesquisadores avaliaram de forma independente cada instrumento utilizando a ferramenta EMPRO (Evaluating Measures of Patient-Reported Outcomes). Sete atributos específicos e um atributo geral foram analisados. As pontuações EMPRO foram calculadas (intervalo de 0 a 100, do pior ao melhor): modelo de medição, confiabilidade, validez, capacidade de resposta, interpretabilidade e carga. Identificamos 6 instrumentos avaliados em 28 estudos, sendo 1 instrumento específico para COO, 3 específicos para câncer de cabeça e pescoço e 2 para câncer em geral. Os instrumentos EORTC-QOL-30 e FACT-HN foram os que apresentaram maior pontuação global, com 67.6 e 57.8, respectivamente. Todos os instrumentos específicos para COO e câncer de cabeça e pescoço apresentaram pontuação global abaixo de 50, principalmente devido a baixa pontuação relacionada à validez e confiabilidade.
Nossos resultados mostram a necessidade de instrumentos específicos para COO com melhor desempenho, que possam detectar adequadamente todos os aspectos da QVRSO destes pacientes. No entanto, vale ressaltar que alguns instrumentos apresentaram melhor pontuação dependendo da dimensão analisada.
(Apoio: Dirección de Investigación- Universidad de La Frontera N° DI20-0054)