Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1343 Resumo encontrados. Mostrando de 181 a 190


PN0036 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Efeito de aplicações sucessivas de terapia fotodinâmica mediada por Curcumina em biofilmes de Candida albicans
Bellini A, Dias LM, Medeiros KS, Klein MI, Pavarina AC
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) é um tratamento alternativo com potencial de inativação de Candida ssp. A resistência antifúngica de Candida albicans a fármacos convencionais foi comprovada, porém não há evidências se esse fungo pode ser resistente à aPDT. Este estudo investigou o efeito de aplicações sucessivas de aPDT mediada por Curcumina (CUR) (concentração sub-letal: 40 µg/mL) associada a luz LED (dose sub-letal: 18 J/cm2; 455 nm) no desenvolvimento de resistência, susceptibilidade ou tolerância em C. albicans (ATCC 90028). Biofilmes maduros (48 h) de C. albicans foram cultivados (~7 log10) e submetidos a 10 aplicações sucessivas dos tratamentos (n = 12). Os grupos experimentais foram: aPDT (C+L+), somente CUR (C+L-), somente luz LED (C-L+) e grupo controle do experimento (C-L-). Após os tratamentos, as amostras foram submetidas à diluição seriada e plaqueamento em meio de SDA (Ágar Sabourand Dextrose) sem antifúngico Fluconazol (FLU) e SDA com FLU (sub-MIC: 8 µg/mL). Após 48 h, o número de unidades formadoras de colônias por mililitro (UFC/mL) foi determinado. Os dados foram analisados com nível de significância de 5%. Os biofilmes que foram submetidos à aPDT (C+L+) e plaqueados em meio com FLU e sem FLU demonstraram diferença estatística entre a Aplicação 1 e a Aplicação 10, com aumento de viabilidade de 1,39 log10 e 1,38 log10, respectivamente.
Os resultados demonstram uma possível tolerância do fungo à aPDT. Sucessivas aplicações de aPDT mediada por CUR foi capaz de aumentar a viabilidade de C. albicans em modelo de biofilme.
(Apoio: CNPq  N° 52686-2019)
PN0037 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Febre induzida por levedura de cerveja em camundongos: um modelo para estudos de alterações craniofaciais e dentárias
Americano GCA, Rodrigues MDP, Soviero VM, Mengele JO
Odontologia Preventiva e Comunitária - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No momento do desenvolvimento craniofacial, a febre pode causar fissuras labiopalatinas e alterações dentárias. Na odontologia, os roedores são muito utilizados para testar hipóteses. Sendo assim, este estudo propôs-se a descrever um protocolo de indução de febre em camundongos usando levedura de cerveja. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Uso Animal da FMP-FASE. Os camundongos fêmeas adultos da linhagem C57Bl/6 foram divididos em dois grupos, sendo 12 no grupo controle e 12 no experimental. Uma dose de 12 ml/ Kg de 15 % w/v de levedura de cerveja foi injetada subcutaneamente em cada camundongo do grupo experimental. Cada camundongo do grupo controle recebeu 12 ml/ Kg de salina (0.9 % NaCl) do mesmo modo. As temperaturas corporais dos animais foram registradas antes do experimento, imediatamente antes das injeções e 3, 6 e 10 horas depois das injeções ao longo de três dias consecutivos, usando um termômetro apropriado. As temperaturas médias antes do experimento entre os grupos controle e experimental não foram diferentes (p = 0.3). A temperatura média do grupo experimental durante o período de febre foi significativamente maior que do grupo controle (p < 0.001).
Portanto, o protocolo sugerido se apresentou como um método efetivo e fácil de reproduzir.
(Apoio: CAPES)
PN0038 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Avaliação do efeito fototóxico de diferentes comprimentos de onda de luz LED sobre a expressão gênica de Candida albicans
Sousa TV, Carmello JC, Jordão CC, Dias LM, Pavarina AC
Reabitação Oral - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Candida albicans é a espécie mais associada a formas disseminadas de infecção (candidemia) resultando em altos índices de morbidade e mortalidade. O mecanismo de ação da fototerapia baseia-se na produção de espécies reativas de oxigênio, podendo causar danos oxidativos no DNA, o que contribui para a instabilidade genética e possível mutação. Anteriormente, foi observado que a aplicação de LED azul causou danos no DNA de C. albicans. A enzima topoisomerase II (topo II) é essencial para replicação, transcrição, recombinação e condensação cromossômica do DNA, além de reparar possíveis danos causados no DNA. Dessa forma, o presente estudo avaliou a ação da fototerapia mediada por LED nos diferentes comprimentos de onda e doses de luz sobre a expressão gênica da topo II em C. albicans. Suspensões padronizadas de C. albicans foram submetidas aos tratamentos com luz LED: para o LED azul (455 nm): 15 e 50 J/cm 2 ; vermelho (660 nm): 5 e 50 J/cm 2 ; amarelo (590 nm): 0,1 e 10 J/cm 2 e branco (multicromático): 300 lux e 500 lux. Então foi realizada a extração e purificação de RNA, conversão para cDNA e qPCR. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA a um critério fixo, seguido pelo pós-teste de Tukey (p≤0.05) e foram comparados com as células sem tratamento. Os resultados demonstraram que as duas doses de luz azul e luz vermelha diminuíram a expressão de topo II (p≤0.0001). As luzes amarela e branca, promoveram aumento significativo na expressão da enzima.
Podemos concluir que a expressão da enzima Topoisomerase II em C. albicans depende comprimentos de onda da luz LED utilizado para o tratamento.
(Apoio: CNPq  N° 47721  |  FAPESP  N° 2017/02559-6   |  FAPESP  N° 2016/13868-7)
PN0039 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Ação do hipoclorito de sódio 2,5% e da clorexidina 0,12% e 2% sobre a cândida albicans de origem bucal
Bione FTSC, Camelo RS, Melo GTM, Paz ESL, Souza GFM
Pós Graduação - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a atividade antifúngica do hipoclorito de sódio 2,5%, da clorexidina 0,12% e 2% sobre a Candida albicans bucal. Amostras de voluntários com estomatite protética foram coletadas e transportadas em solução de cloranfenicol 25mg/L. Obteve-se 8 amostras, que foram semeadas em meio Ágar Sabouraud Dextrose (SBD) com cloranfenicol (50mg/L) e incubadas à 28 ± 2°C / 48h. Das que cresceram foram retiradas alíquotas e semeadas em meio CHROMagar Candida e incubadas a 37ºC / 48h para identificação das espécies. Após, alíquotas de C. albicans foram semeadas em meio SBD e depositados discos de papel com clorexidina 2% e 0,12% e hipoclorito Marcas Dragão e Brilux e incubadas por 48h à temperatura ambiente. Seguiu-se a leitura dos halos de inibição em triplicata. Constatou-se crescimento em 87,5% das amostras, sendo verificada a C. albicans em todas. Os quatro produtos testados exibiram atividade antimicrobiana, porém os halos de inibição do hipoclorito 2,5% foram, em média, maiores que os da Clorexidina 0,12% e Clorexidina 2%.
Os produtos testados podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento e controle tópicos da estomatite protética. A Clorexidina 0,12% e Clorexidina 2% podem ser utilizadas para bochecho e o Hipoclorito de sódio 2,5% para higienização das próteses.
(Apoio: CNPq)
PN0042 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Fluoreto solúvel em HCl 0,01 N como indicador da biodisponibilidade sistêmica de fluoreto de dentifrícios à base de Na2FPO3/CaCO3
Rocha-Gaspar DRC, Ricomini-Filho AP, Cury JA
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nós hipotetizamos que o fluoreto solúvel (FST=FPO32-+F-) em HCl 0,01 N, e não o FT (FT=FST+Fins), de dentifrício à base de Na2FPO3/CaCO3 seria um indicador da biodisponibilidade sistêmica ao fluoreto (F). Foi conduzido um estudo in vivo, cruzado em 4 fases, nas quais 10 voluntários foram submetidos sequencialmente a quatro grupos de tratamento com o dentifrício Sorriso Dentes Brancos® (Na2FPO3/CaCO3 1450 μg F de FT/g) fresco e envelhecido. Grupo I-Dentifrício fresco (1332,5 μg FST/g), grupo II ao IV: dentifrício envelhecido tendo 1113,5; 796,6 e 684,3 μg de FST/g, respectivamente. Antes e por 180 min após a ingestão, amostras de sangue e saliva foram coletadas para determinação da concentração de F. Urina de 24 h do dia anterior (baseline) e do dia do experimento também foram coletadas para análise de F excretado. A concentração de F no plasma, saliva e urina foi determinada com EIE para F. A concentração de FT e FST dos dentifrícios foi determinada pelo protocolo de Cury et al. com as amostras preparadas em HCl 0,01 N e água. A área sob a curva da concentração de F no plasma e na saliva vs o tempo (ASC=ngF/mlxmin) e a concentração máxima de F no plasma (CMax) foram calculadas. A quantidade de F excretada (mg F) foi calculada por subtração. Os dados foram analisados por correlação (p<0.05). Foi encontrada uma correlação significativa entre o FST ingerido e a ASC de F no plasma, CMax, ASC de F na saliva e F excretado (r=0,68 p<0,0001; r=0,72 p<0,0001; r=0,47 p=0,0185; r=0,62 p<0,0001, respectivamente), mas não para o FT ingerido (p>0,05).
Os resultados dão sustentação à hipótese formulada.
(Apoio: CNPq  N° 435955/2018-7  |  CAPES  N° 001)
PN0043 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Dentifrícios fluoretados comercializados para crianças no Brasil e México
Leite-Filho AM, Valdivia-Tapia AC, Costa RCNP, Miranda LFB, Espinoza EV, Cury JA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dentifrícios encontrados no México são produzidos por multinacionais, mas, no Brasil também são por fabricantes locais. O objetivo foi comparar a composição (sal fluoretado / abrasivo) de dentifrícios infantis comercializados no Brasil e no México, e avaliar a concentração (ppm F; mg F / kg) do fluoreto potencialmente biodisponível para possuir benefício anticárie (fluoreto solúvel total, FST). Vinte e quatro marcas foram encontradas no Brasil, e de acordo com o fabricante: 19 formuladas com NaF / SiO2 (16 com 1100, uma com 1000, uma com 995 e outra com 500 ppm F); 3 com Na2FPO3 / CaCO3 (900, 1100 e 1179 ppm F) e duas com Na2FPO3 / SiO2 (um com 1000 e outro com 1100 ppm F). No México, foram encontradas seis marcas, todas formuladas com NaF / SiO2 (uma com 995, uma com 1085, três com 1100 e uma com 1450 ppm F). De cada marca foram adquiridos 2-3 tubos, analisados em duplicata seguindo protocolo validado (Cury et al., 2010). O fluoreto foi determinado com eletrodo íon específico por técnica direta, e os resultados expressos em ppm F (mg F / kg). As concentrações de fluoreto total (FT) foram próximas às declaradas pelos fabricantes do Brasil e México. O FST, foi próximo ao FT em dentifrícios com SiO2 como abrasivo, vendidos em ambos países. Dentifrícios com CaCO3 como abrasivo foram encontrados apenas no Brasil, e cerca de 21% do fluoreto total destas formulações apresentava-se insolúvel.
Conclui-se que dentifrícios infantis vendidos no Brasil e no México são diferentes, em termos de marcas, composição ou concentração de fluoreto e biodisponibilidade (FST) para eficácia no controle de cárie.
(Apoio: CAPES  N° 88887.341996-00  |  CAPES  N° 88882.445799/2019-01  |  CNPq  N° 131732/2019-6)
PN0044 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Terpineol induz menor metabolismo celular de biofilmes de Candida albicans e Streptococcus mutans
Martorano-Fernandes L, Lacerda MC, Borges-Grisi MHS, Almeida LFD
Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o metabolismo celular de biofilmes uni-espécie de Candida albicans e Streptococcus mutans, e biofilmes duo-espécie expostos ao fitoconstituinte alfa-terpineol. Foram desenvolvidos biofilmes nas concentrações celulares de 1x106 UFC/mL para C. albicans (ATCC 90028) e 1x108 UFC/mL para S. mutans (UA 159) (37ºC em microaerofilia). Uma solução de alfa-terpineol foi utilizada nas concentrações de 80 mg/ mL (Terp 80) e 60 mg/ mL (Terp 60). Clorexidina 1% (CHX) e NaCl 0,9% foram utilizados como controles negativo e positivo, respectivamente. O tratamento foi realizado 24, 72 e 96 horas após a adesão celular e amostras dos biofilmes foram coletadas para análise 24h após a exposição às substâncias. Avaliou-se o metabolismo celular dos biofilmes por meio do ensaio de MTT (n=8/grupo). Os dados foram analisados por Mann Whitney (α = 5%). Quando expostos a Terp 80, Terp 60 e CHX, o metabolismo celular de biofilmes uni-espécie de S. mutans foi menor ao de biofilmes uni-espécie de C. abicans e duo-espécie em todos os tempos de avaliação (p < 0,05). Biofilmes que foram desenvolvidos por 24h e tratados com Terp 80, Terp 60 e CHX obtiveram menor metabolismo celular quando comparado ao controle positivo (p < 0,05). Similarmente, biofilmes de 72h e 96h expostos as duas concentrações de alfa-terpineol também obtiveram menor metabolismo celular em relação ao NaCl 0,9% (p < 0,05), entretanto, não diferiram da CHX.
As soluções de alfa-terpineol nas concentrações de 80 mg/ mL e 60 mg/ mL diminuíram o metabolismo celular de biofilmes uni-espécie e duo-espécie de C. albicans e S. mutans.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0045 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Efeito do pH na reatividade do fluoreto com esmalte e dentina hígidos e desmineralizados
Ferreira RS, Valdivia-Tapia AC, Soares-Yoshikawa AL, Leite-Filho AM, Tabchoury CPM, Cury JA
Biociências - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Fluoreto total (FT) formado no esmalte/dentina pode ser usado como indicador do potencial anticárie da aplicação profissional de F (ATF) ao invés de CaF2, mas isso não foi explorado. Assim, FT, CaF2 e FAp formados em blocos de esmalte (E) e dentina (D) bovinos, hígidos (H) e desmineralizados (C) foram avaliados. Blocos de EH, EC, DH e DC (n=16/grupo) foram randomizados para soluções fluoretadas neutra ou acidulada (FFA) com 10000 μg F/mL. Blocos foram divididos ao meio; 16 hemiblocos submetidos aos tratamentos, por 4 min, e outros 16 como controle. FT foi determinado em 8 hemiblocos controle e 8 tratados, e CaF2 e FAp nos outros 8 hemiblocos. Para determinação do FT, os hemiblocos foram submetidos a 6 extrações consecutivas em HCl 0,5 M e subsequente adição de TISAB II com NaOH. Os hemiblocos foram imersos em KOH 1 M por 24 h para extração de CaF2, seguido de adição de TISAB II em HCl 1 M. Em seguida, FAp foi extraída como descrito para FT. F formado foi determinado em eletrodo íon-específico. Os resultados encontrados para os hemiblocos controle foram subtraídos dos tratamentos e expressos em µg F/cm2 (CaF2) e µg F/cm3 (FT e FAp). Dados foram analisados por ANOVA 2 fatores e teste de Tukey (α=5%). F reagiu até 30 μm da superfície dos substratos. Maiores valores de FT, CaF2 e FAp foram observados na DC tratada com FFA (0,71±0,34, 493,5±318,9 e 0,10±0,06; p<0,05). Correlação linear positiva foi observada entre FT e CaF2 apenas para DH (r=0,711, p=0,002) e DC (r=0,815, p<0,01).
Concluiu-se que análise de FT é capaz de diferenciar tanto profundidade da reação como reatividade de produtos para ATF.
(Apoio: CNPq  N° 141407/2018-2  |  CAPES  N° 001)
PN0046 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Metaboloma salivar e diabetes melito: dados de repositório público como oportunidade de estudar biomarcadores
Bem JSP, Paiva NF, Gardinassi LG, Faccioli LH, Aires CP
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dados de pesquisa provenientes de repositórios públicos, como o Metabolomics Workbench (MW), apresentam uma infinidade de possibilidades de análise que, quando bem organizadas, podem subsidiar novos estudos, expandindo o conhecimento científico. Considerando que doenças sistêmicas podem gerar uma descarga de metabólitos e esta pode ser refletida na saliva, o objetivo deste trabalho foi coletar dados metabolômicos salivares disponíveis na plataforma MW e avaliar sua relação com Diabetes Melito (DM). Dados de espectrometria de massas e cromatografia líquida do metaboloma salivar de 40 pacientes foram coletados da plataforma MW e organizados em 4 grupos, conforme o tipo de DM (tipo 1 e tipo 2): DM1 com glicemia controlada; DM2 com glicemia não controlada; DM1 com glicemia controlada e DM2 com glicemia não controlada. Após análise de 6218 dados por linguagem computacional R, as vias metabólicas foram identificadas pelo programa de análise funcional Mummichog©. Os metabólitos ácido metilimidazolacético, paraxantina, metilxantina, prolina e esfingosina apresentaram concentrações estatisticamente diferentes entre os grupos, com destaque para esfingosina marcante em pacientes DM2 controlados. Esta é precursora de esfingolipídeos associados à resistência à insulina, estado pró-inflamatório diabético e indução da morte celular.
Os resultados sugerem que o estudo de dados de repositório público pode revelar associação entre saliva e diabetes trazendo, no futuro, grande contribuição científica ao estudo de biomarcadores desta importante doença.
(Apoio: PIBIC-USP)
PN0051 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Análise tomográfica da proporção entre alturas de cúspides vestibulares e profundidades de cristas marginais de pré-molares superiores
Cruz MH, Rino-Neto J, Sendyk M, Mendes FM, Chilvarquer I, Paiva JB
Ortodontia e Odontopediatria - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em várias situações observa-se que mesmo com um rigoroso protocolo de colagem de bráquetes, as cristas marginais dos dentes posteriores, principalmente dos pré-molares, não coincidem ao final da fase de nivelamento. O objetivo desse trabalho foi analisar se há uma proporção anatômica entre a altura de cúspide vestibular e a profundidade das cristas marginais nos pré-molares superiores utilizando como referência o ponto de maior convexidade da face vestibular. Tomografias de face total de 40 pacientes sem desgaste de cúspides aparentes foram analisadas através de um software 3D (eVolDx 4.0.1.19). Após a demarcação de 3 pontos de interesse, medidas lineares foram registradas e comparadas em todos os pré-molares superiores separadamente, através de análises de regressão linear. Apesar de existir uma tendência de correlação positiva entre as medidas registradas, houve um grande nível de dispersão entre pontos, e um alto intervalo de confiança entre valores máximos e mínimos. Os coeficientes de regressão linear dos dentes 14, 15, 24 e 25 foram: 0.6527(0.508-0.797); 0.7426(0.521-0.964); 0.6205(0.436-0.805) e 0.7558(0.562-0.949), respectivamente.
O grande nível de variação das proporções anatômicas deixa clara a necessidade de individualização das alturas de colagem de bráquetes em pré-molares superiores para uma coincidência de cristas marginais ao final da fase de nivelamento ortodôntico, e sugere que o centro de coroa clínica pode não ser um indicador preciso do nivelamento de cristas marginais.
(Apoio: CAPES)