Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2366 Resumo encontrados. Mostrando de 1451 a 1460


PN0450 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Células-tronco mesenquimais com sobre-expressão de BMP-9 aumentam a formação óssea em defeitos de calvária de ratos
Freitas GP, Santos IC, Lopes HB, Souza ATP, Almeida ALG, Beloti MM, Rosa AL
Ctbmf - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando que a terapia celular com células-tronco mesenquimais (CTMs) induz formação óssea, mas sem resultar em completa regeneração do defeito ósseo, nós testamos a hipótese de que o uso de CTMs geneticamente editadas para sobre-expressar BMP-9 resulta em maior formação óssea. Então, CTMs de camundongo foram editadas com vetor lentiviral dCas9-VPR-puro e um RNA guia, tendo como alvo o gene BMP-9 (CTMsBMP-9) e a sobre-expressão foi avaliada pela expressão dos genes Bmp-9, Alk2, Bmpr1, Bmpr2, Hey1 e Dlx-5. Além disso, foi avaliada a via de sinalização das BMPs por PCR array. Defeitos ósseos com 5 mm de diâmetro foram criados em calvária de ratos e após 2 semanas, foram tratados com injeção local de CTMsBMP-9 ou CTMs (5x106 células em 50uL de PBS/defeito), sob aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais. Quatro semanas após a injeção, o tecido ósseo neoformado foi avaliado por microtomografia computadorizada. Os dados foram comparados pelo teste t de Student (p<0.05, n=12). As CTMsBMP-9 mostraram aumento na expressão de Bmp-9 e dos genes alvos, Alk2, Bmpr1, Bmpr2, Hey1 e Dlx-5, bem como a maioria dos genes relacionados a via das BMPs, quando comparadas às CTMs. Os parâmetros morfométricos volume ósseo, porcentagem de volume ósseo, superfície óssea e número de trabéculas foram maiores nos defeitos injetados com CTMsBMP-9 comparados aos injetados com CTMs.
Esses resultados indicam que empregar CTMs geneticamente editadas para sobre-expressar BMP-9 aumenta o reparo ósseo, abrindo novas possibilidades para o uso da terapia celular no tratamento de defeitos ósseos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2016/23850-8 )
PN0476 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

AVALIAÇÃO EX VIVO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES LOCALIZADORES APICAIS ELETRÔNICOS USADOS PARA O TRATAMENTO ENDODÔNTICO
Scaini F, Vargas CAS, Baratto-Filho F, Madeira L, Vavassori FS, Leonardi DP, Miguel LCM
Odontologia - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo tem como objetivo testar e comparar a precisão de dois diferentes Localizadores Apicais Eletrônicos de 4ª geração, na obtenção do comprimento de canais radiculares ex vivo. Material e métodos: No presente estudo foram utilizados 122 dentes pré molares unirradiculares humanos extraídos, os quais tiveram seus comprimentos de trabalho testados com o uso de dois Localizadores Apicais Eletrônicos (LAEs), o ROOT ZX II (J Morita, Tóquio - Japão) e o Raypex 6 (VDW GmbH, Munique - Alemanha). Os dentes foram submetidos as seguintes aferições: 1) Da sua cúspide vestibular até o ápice radicular (CRD); 2) De sua cúspide vestibular até a visualização da lima no forame (CVC); 3) De sua cúspide vestibular até o Apex no visor do LAE ROOT ZX II; 4) De sua cúspide vestibular até o Apex no visor do LAE Raypex 6. Os dados foram submetidos análise estatística por testes de concordância. Resultados: CRD X CVC = ICC = 0,995 (0,992-0,996); CVC X Raypex = ICC= 0,998 (0,997-0,998); CVC X ROOT= ICC=0,762 (0,659-0,833; ROOT X Raypex = ICC=0,764 (0,662-0,834).
Conclusões: ambos os LAEs mostraram-se eficientes e seguros quando comparadas as medidas obtidas por eles com o CRD, com o CVC e entre si, porém os resultados obtidos pelo LAE Raypex 6 se mostraram um pouco melhores que os obtidos pelo LAE ROOT ZX II.
PN0506 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação radiográfica da obturação endodôntica realizada por alunos da graduação: um estudo ex vivo
Freitas JV, Corrêa IC, Kormann GW, Miguel LCM, Cruz GV, Madeira L, Baratto-Filho F, Scaini F
Odontologia - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi avaliar radiograficamente a qualidade da obturação endodôntica realizada por alunos de graduação com diferentes cimentos endodônticos. Quarenta e oito pré-molares inferiores foram selecionados e instrumentados com o sistema reciprocante WaveOne Large (Dentsply Sirona, Ballaigues, Suíça). Após, os dentes foram aleatoriamente divididos em grupos conforme o tipo de cimento endodôntico utilizado na obturação: MTA Fillapex (Angelus, Lindóia-SP, Brasil) ou AH Plus (Dentsply Sirona, Ballaigues, Suíça); e a experiência do operador: aluno de graduação e especialista em endodontia (n=12). Após a instrumentação, irrigação final e radiografia de prova do cone, os canais foram secos com cones de papel absorvente. A técnica de obturação realizada foi do cone único com guta percha WaveOne Large (Dentsply Sirona, Ballaigues, Suíça). As amostras foram radiografadas com sensor digital em três tomadas radiográficas (ortorradial, mesioradial e distoradial). A qualidade da obturação foi analisada por dois endodontistas treinados, ao qual avaliaram a densidade da obturação como adequada ou inadequada. Os dados foram tabulados e analisados pelo teste Qui-Quadrado. O MTA Fillapex apresentou melhor qualidade de obturação (p<0.05). Não houve diferença estatística quando avaliado o nível de experiência do operador (p>0.05)
A qualidade radiográfica da obturação quando utilizada a técnica de obturação de cone único não é influenciada pelo nível de experiência do operador, mas sim pelo cimento endodôntico, sendo MTA Fillapex superior ao AH Plus.
PN0524 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação da precisão da técnica de cirurgia de acesso endodôntico guiada
Rodrigues CH, Guiguer Pinto VA, Dantas BCK, Gomes B, Berard LT, Coto NP, Ballester RY, Caldeira CL
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de guias cirúrgicos na cirurgia de acesso endodôntico é usado para melhorar o prognóstico do acesso cirúrgico em casos de calcificação ou variação anatômica que se apresentem com um grau elevado de dificuldade para o clínico. Este trabalho usou um método inovador para avaliação da influência de fatores relacionados ao guia metálico do guia cirúrgico na precisão da técnica. Foi feito o planejamento e acesso simulado em um conjunto de dentes artificiais, em seguida de sua impressão e execução real. A precisão do acesso foi avaliada comparando o resultado virtual ao resultado real em imagens de CAD 2D, e foram feitos testes de correlação entre o desvio obtido com as medidas de tolerância (ou espaço) entre o guia metálico, a broca e seu nicho correspondente do guia cirúrgico, bem como com dois comprimentos diferentes de guias metálicos usados, 8 e 12mm. Também foi comparado o desvio real de trajetória da broca ao esperado com base no guia cirúrgico impresso antes da execução do procedimento. Em 36,67% dos acessos guiados o desvio real foi maior do que o desvio previsto. Os testes de correlação sugerem que os valores de tolerância entre nicho, guia metálico e broca são capazes de influenciar o desvio da trajetória da broca em cirurgia de acesso guiada. O aumento do comprimento do guia metálico não promoveu melhoria da precisão da técnica.
Para tornar a técnica mais confiável e previsível é necessário investigar melhor formas de fixação e preparo dos guias cirúrgicos impressos.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0528 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito antimicrobiano de novas substâncias sobre biofilmes mono- e dual espécies e potencial antigênico em macrófagos estimulados por LPS
Chávez-Andrade GM, Rodrigues EM, Cirelli JA, Faria G, Tanomaru-Filho M, Guerreiro-Tanomaru JM
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Substâncias com ação antimicrobiana são propostas no tratamento endodôntico. Atividade antibiofilme sobre biofilme mono- e dual-espécies de Enterococcus faecalis e/ou Candida albicans, citocompatibilidade e potencial antigênico (IL-1, IL-6 e TNF-α) foram avaliados para as soluções de hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2); octenidina (OCT); Octenisept® (OCTS); e N-Acetilcisteína (NAC) em comparação com NaOCl. Teste de contato direto (10 minutos) foi realizado sobre biofilme formado em blocos de dentina radicular bovina com análise em microscopia confocal. Citocompatibilidade e potencial antigênico foram avaliadas em macrófagos RAW 264.7 estimulados por LPS de E. Coli pelos ensaios MTT/vermelho neutro e por qRT-PCR. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos apropriados (α = 0,05). Todas as substâncias mostraram efeito antibiofilme em comparação ao controle-salina (p < 0,05). Maior ação foi observada para NaOCl e Ca(OCl)2 sem diferença entre eles (p > 0,05), seguido do OCT. NaOCl foi mais citotóxica e NAC mais citocompatível (p < 0,05). Todas as soluções mostraram efeito inibitório sobre a expressão gênica de TNF-α no período de 12h, em comparação às células tratadas com LPS (p < 0,05). CaOCl2 mostrou efeito inibitório para IL-6 nos três períodos avaliados, e para IL-1 em 24h (p < 0,05). OCT e OCTS mostraram potencial antigênico (IL-6 e TNF-α) em 24h (p < 0,05).
Conclui-se que as novas substâncias apresentam eficácia antibiofilme, citocompatibilidade e potencial antigênico/anti-inflamatório em macrófagos estimulados por LPS bacteriano.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/14305-9   |  CAPES  N° 001)
PN0555 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Efeito do laser infravermelho na periodontite induzida por ligadura em ratos. Análise histológica, Micro CT e celular
Camargo GACG, Barbosa LMO, Stumbo MB, Thurler-Júnior JC, Pascoal V, Robbs BK, Lopes RT, Capelo LP
Formação Específica - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do laser infravermelho na periodontite induzida por ligaduras em ratos, utilizando-se análise histológica, micro TC, migração e viabilidade celular. 45 ratos foram divididos em 3 grupos: NDP, sem tratamento, DP, tratado por ligadura para indução da doença periodontal e sem laserterapia e Laser, tratado por ligadura e tratado com laser infravermelho. Mandíbulas dos primeiros molares inferiores foram analisadas por micro CT e histologia. O ensaio de migração e viabilidade celular utilizou fibroblastos para testar a dose de radiação, viabilidade e migração celular após a aplicação do laser infravermelho. A análise histológica da distancia COA-JCE demonstrou que o grupo laser não apresentou alteração após 30 dias quando comparado ao grupo DP. Quanto a analise de polimorfonucleares (PMN) no epitélio, o grupo laser apresentou diminuição estatisticamente significativa comparado ao grupo DP. A análise de Micro CT demonstrou que o grupo laser apresentou melhores resultados para a relação volume ósseo / volume total, espessura trabecular e grau de anisotropia quando comparado ao grupo DP, 30 dias após a terapia. O ensaio de migração e viabilidade celular mostrou que o laser infravermelho manteve a viabilidade celular dos fibroblastos e a dosagem de 4 joules mostrou 100% de cicatrização. O nível de significância estatística foi estabelecido em 5%.
Conclui-se que a utilização do laser infravermelho associado ao tratamento da doença periodontal contribuiu para melhora na cicatrização dos tecidos periodontais.
(Apoio: PIBIC  N° 177733  |  PIBIC  N° 166773  |  155767  N° PIBIC)
PN0568 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Avaliação clínica de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica na redução do sorriso gengival
Costa AB, Romansina D, Ramalho JAS, Pereira PA, Tedesco TK, Morimoto S, Ramalho KM
Odontologia - UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico randomizado comparou o efeito de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica tipo A (BTX-A) na redução do sorriso gengival (SG) e atividade muscular em 2, 8, 12, 16, 21 e 25 semanas. O objetivo foi avaliar se o aumento do número de pontos tem efeito na eficácia, durabilidade do tratamento e na atividade muscular. O estudo incluiu pacientes com SG maior ou igual a 3mm. Grupo 1: um total de 4 pontos de aplicação de BTX-A (2 unidades de BTX-A por ponto) para relaxamento dos músculos elevador do lábio superior e asa do nariz e elevador do lábio superior foi realizado; Grupo 2: um total de 2 pontos de BTX-A (2 unidades por ponto) para relaxamento do músculo elevador do lábio superior foi realizado. A Atividade muscular foi avaliada através de eletromiografia de superfície (EMGs) por avaliador cego e a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso foi mensurada com uso de paquímetro por avaliador cego. Após 2 semanas, houve diferença estatisticamente significante entre as medidas basal e final nos dois grupos em relação à redução do SG e redução da atividade muscular (p<0.05). Não houve diferença quando os dois grupos foram comparados entre si (p>0.05). Em 8 semanas, não houve mais redução estatisticamente significativa na atividade muscular. A duração do tratamento para redução significante do SG foi de 12 semanas no G1 e 16 semanas no G2, mas sem diferença significante entre eles em nenhum momento
Não houve diferença entre os dois protocolos testados em nenhum tempo avaliado. Aumentar o número de pontos de injeção não aumenta a eficácia e durabilidade do resultado.
PN0573 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Análise do conhecimento de pacientes e profissionais da saúde sobre a inter-relação da doença periodontal e doença renal crônica
Lages JPSB, Saba-Chujfi E, Santos-Pereira SA
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A doença renal crônica é crescente em todo o mundo e pode ocorrer complicações bucais e sistêmicas resultantes tanto dessa doença quanto de seu tratamento, com isso, é importante examinar a necessidade de educação interprofissional. O objetivo desse estudo foi de identificar o grau de conhecimento dos pacientes com doença renal crônica e profissionais de saúde sobre essas duas doenças. Esse estudo foi realizado utilizando um questionário estruturado para médicos e enfermeiros que trabalham em hospitais públicos e privados. Foram avaliados 200 pacientes com doença renal crônica em hemodiálise e 180 médicos e enfermeiros. A maioria dos médicos e enfermeiros, relataram ter conhecimento sobre doença periodontal, porém não informava ao paciente a necessidade de um acompanhamento odontológico, concordando com a resposta dos pacientes quando relataram que os médicos não informavam sobre a necessidade de um tratamento periodontal. Além disso, os pacientes também desconheciam sobre a doença periodontal e como ela pode ser deletéria para sua saúde geral.
Conclui-se que seja necessário a implementação de um programa preventivo e terapêutico multidisciplinar, levando a uma completa abordagem de manutenção oral reforçada para os pacientes com doença renal crônica, já que os resultados da avaliação dos pacientes demonstraram uma alta porcentagem de alguma forma de doença periodontal (92%) e o total desconhecimento por parte dos pacientes e profissionais da saúde.
PN0601 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Quantificação do fator de crescimento epidermal (EGF) em membranas de fibrinas autólogas de pacientes usuários de varfarina
Amorim BC, Joly JC, Napimoga MH, Peruzzo DC, Oliveira AM, Felizardo LE, Dias BM, Martinez EF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi quantificar o fator de crescimento epidermal (EGF) em membranas de fibrina autóloga de pacientes cardiopatas usuários de Varfarina, em relação a pacientes ASA I. As amostras sanguíneas foram coletadas de 20 voluntários, sendo 10 pacientes saudáveis (ASA I), e 10 pacientes cardiopatas que fazem uso constante de varfarina sódica, com idades entre 28 a 79 anos. Foram coletados 2 tubos de vidro e centrifugados com força de 750 g, durante 12 minutos, segundo protocolo de Choukroun. As amostras foram processadas e submetidas ao imunoensaio enzimático (ELISA) para quantificação do EGF. Os dados foram tabulados e submetidos a análise t de Student com nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram maior quantidade do EGF nos pacientes ASA I comparado aos cardiopatas usuários de Varfarina (p<00,5). Os pacientes ASA I apresentaram níveis de EGF de 214,73 (23,70) pg/ml, enquanto os cardiopatas apresentaram média de 145,10 (50,32) pg/ml
Os resultados obtidos no presente estudo sugerem que os anticoagulantes podem interferir na formação da malha de fibrina e, consequentemente na qualidade e capacidade regenerativa da mesma, evidenciado no presente estudo pela menor quantidade de EGF na fibrina autóloga obtida.
PN0624 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Estudo in vitro da adaptação na interface longitudinal de um sistema implante pilar protético indexado de conexão interna cônica 11,5 graus
Andrade FN, Aranha LC, Joly JC, Martinez EF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As principais causas do seu insucesso dos implantes, a contaminação bacteriana, pode ser externa ou interna. Estudos comprovam um maior sucesso no quesito estabilidade e desadaptação do conjunto implante pilar e sua contaminação é isenta ou nao, denominado conexão interna do tipo conica. O estudo tem como objetivo comprovar eficiência do sistema cone morse e o pilar protético no gap de adaptação.Implantes do modelo UNITITE da empresa SIN implantes e conexões, do modelo cone morse. Foram utilizadas 9 amostras sendo as mesmas divididas em três grupos com diferentes torques de fixação, preconizado de fábrica 20Ncm, 15Ncm e 30Ncm. Submetidos a um corte denominado eletroerosão e observados em um microscópio eletrônico de varredura, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), no aumento de 50, 200, 500 e 1000 vezes. Aplicamos teste paramétrico de variância um parâmetro (ANOVA one-Way), post test de Bonferroni, considerando-se nível de significância de 5% (p<0,05). O programa estatístico utilizado foi GraphPad Prisma 5.0, demonstrou, não houve diferença estatisticamente significativa no gap interno do implante e pilar protético, aplicando o torque de 15, 20 ou 30 Ncm. A adaptação do conjunto, do sistema cônica mostrou eficiência no vedamento favorecendo sua estabilidade mecânica evitando assim o risco de, garantindo uma maior longevidade à proposta reabilitadora.
Conclui-se que não houve diferença estatística significante nos valores de gap na interface interna do pilar protético e implante de 11,5o de conicidade, para os diferentes torques aplicados.