Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1331 Resumo encontrados. Mostrando de 1321 a 1330


TCC012 - TCC
Área: 4 - Odontopediatria

Efeito do consumo de açúcares de adição nos primeiros mil dias de vida da criança: produção de e-book para Agentes Comunitários De Saúde
Araujo VCMA, Araújo SMP, Ribeiro CCC
Program de Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudo realizado com objetivo de produzir um e-book para educação permanente de Agente Comunitários de Saúde (ACS) com as evidências dos malefícios do consumo de bebidas ricas em açúcares de adição (BRAA) nos primeiros mil dias de vida e da sua associação com o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) ao longo do ciclo vital. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados MEDLINE-Pubmed, Scielo, Web of Science, LILACS, Scopus e BIREME sobre o objeto de estudo. As evidencias coletadas foram organizadas em forma de revisão de literatura, a fim de descrever o conhecimento disponível sobre o tema. O e-book foi elaborado conforme recomendações do grupo SAITE Store da Universidade aberta do SUS (UNA-SUS) de São Luís- MA, seguindo um plano didático-pedagógico elaborado conforme instruções recebidas do grupo SAITE Store. A literatura científica sustenta evidencias da associação do consumo excessivo de BRAA a fatores de risco metabólicos como hipertensão e obesidade, ao aumento do risco de DCNT, como diabetes gestacional, asma na infância, e a fatores de nascimento, como nascimento pré-termo e bebês grandes para idade gestacional (GIG).
Portanto, é de extrema importância que os ACS conheçam e disseminem a comunidade este conhecimento inserido no e-book. Pois, ao multiplicar as práticas de saúde em toda uma comunidade, possibilita mudanças de hábitos, doenças e os gastos públicos tendem a diminuir, proporcionando uma maior expectativa de vida.
TCC015 - TCC
Área: 4 - Odontopediatria

Hipoplasia de esmalte na dentição decídua causada por citomegalovirose congênita e prematuridade: relato de caso
Motta MC, Ferreira SS, Moraes RR, Martins ML, Amorim CS, Rodrigues GF, Castro GFBA, Pomarico L
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi apresentar um caso clínico relatando o diagnóstico e tratamento de um caso raro de hipoplasia de esmalte decorrente de citomegalovirose congênita em uma criança nascida prematura. Paciente do gênero feminino, 3 anos de idade, compareceu à clinica de Pacientes Especiais da UFRJ com queixa principal de amarelamento dos dentes. Durante a anamnese, foi relatado que a criança havia nascido prematura de 33 semanas, com muito baixo peso (1.310 g) e com o diagnóstico de citomegalovirose congênita. A paciente apresentava comportamento completamente aversivo e após o exame clínico completo, foi verificado que a mesma apresentava hipoplasia de esmalte em todos os dentes decíduos e nenhuma alteração radiográfica que indicasse envolvimento pulpar. Como tratamento, optou-se por uma conduta minimamente invasiva e sem desgastes, tendo sido realizadas restaurações em resina composta com coroas de acetato em todos os dentes anteriores e restaurações com cimento de ionômero de vidro nos posteriores.
Conclui-se que um histórico médico detalhado e um exame clínico completo e abrangente são essenciais para um diagnóstico correto da hipoplasia causada pela citomegalovirose congênita associada à prematuridade. Um tratamento adequado deve ser fornecido de acordo com a idade do paciente e características clínicas e psicológicas.
TCC004 - TCC Caso Clínico
Área: 2 - Biologia pulpar

Tratamento endodôntico regenerativo de molares necróticos de jovens pacientes: uma série de casos
Melo AP, Oliveira LV, Soares PBF, Soares CJ, Moura CCG
Endodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Procedimentos endodônticos regenerativos foram realizados em dentes anteriores traumatizados como uma alternativa ao tratamento endodôntico convencional. No entanto, existem poucos relatos dessa terapia em molares. Esta série de casos descreve o uso da técnica de revascularização em molares em seis pacientes jovens, realizada na Clínica de Extensão Hebiátrica, realizada no Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia. Todos os pacientes receberam o mesmo protocolo de tratamento, realizado em três consultas. Na primeira consulta, a preparação química e mecânica foi realizada com solução salina e hipoclorito de sódio a 2,5% como soluções irrigantes. Para o preparo mecânico, a instrumentação manual leve foi realizada na primeira sessão. O medicamento intracanal de escolha foi a formulação pronta para uso de hidróxido de cálcio - Ultracal. Na segunda consulta, o medicamento foi removido, o preparo mecânico foi realizado com limas rotativas, seguido de irrigação final com EDTA, sob agitação ultrassônica e promoção de coágulos. Após o preenchimento do canal radicular com o coágulo,as embocaduras dos canais foram selados com mineral trióxido agregado (MTA) e restaurados provisoriamente com ionômero de vidro fotopolimerizável. Na última consulta, os pacientes receberam restauração definitiva e foram acompanhados, realizando avaliação clínica através da escala de dor e exame clínico para verificar dor, edema e fístula e exame radiográfico para avaliar reparo apical a cada três meses
Foi possível observar sucesso em cinco dos seis casos apresentados. Assim, é possível realizar procedimentos regenerativos em molares, mesmo com as dificuldades anatômicas apresentadas por esse dente.
TCC024 - TCC Caso Clínico
Área: 8 - Periodontia

Crescimento gengival na infância: um relato de caso
Silva GIL, Cota LOM, Borges-Oliveira AC, Costa AA, Carneiro NCR, Milagres RMC, Matoso BSM, Cyrino RM
Cpc - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Um menino com Paralisia Cerebral, oito anos, compareceu à clínica de pacientes especiais da Faculdade de Odontologia da UFMG. Os pais apresentaram o encaminhamento médico para tratamento de crescimento gengival com o objetivo de melhorar a condição respiratória da criança.Segundo relato, o paciente apresentava quadro de síndrome hipóxico-isquêmica, dificuldade respiratória, secreção brônquica e salivar abundantes e nutrição administrada via enteral. Após exame periodontal, a criança foi diagnosticada com crescimento gengival grau III, apresentando hipotonia muscular e anatomia dos rebordos modificada pelo excessivo crescimento gengival,que a impossibilitava de fechar a boca. A tomografia mostrou a presença exclusiva de tecido mole cobrindo os elementos dentais. Foram realizadas duas intervenções cirúrgicas gengivais ressectivas, uma para cada arco, com intervalo de cinco meses entre elas, sob anestesia local, sedação oral e acompanhamento da equipe de enfermagem da UFMG, para monitoramento da resposta da dor, sinais vitais e aspiração.
Os exames histopatológicos da arcada superior apresentaram diagnóstico de hiperplasia fibrosa e aqueles obtidos na arcada inferior diagnosticaram lesão hemartomatosa, sugerindo alguma síndrome genética associada, ainda em avaliação com a equipe médica. Os pais relataram melhora do quadro respiratório do filho, com redução da secreção pulmonar.
TCC033 - TCC Caso Clínico
Área: 9 - Odontogeriatria

Tratamentos minimamente invasivos de harmonização orofacial em paciente idosa com baixa autoestima
Almeida AP, Navarro RS, Santos-Neto AV, Nunez SC
UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Odontologia há um crescimento da procura pelos pacientes, na realização de procedimentos de harmonização orofacial (HOF), e por profissionais, na capacitação e treinamento para o adequado exercício. O objetivo desse relato de caso clinico é apresentar diferentes tratamentos minimamente invasivos de HOF em paciente idosa. Em paciente OMA, 72 anos, feminino, caucasiana, com histórico de câncer de mama, problemas respiratórios, cardíacos moderados, glaucoma, queixa de envelhecimento facial e baixa autoestima. Exame clinico facial detectou manchas cutâneas, desidratação excessiva, ptose de bochecha, rugas ao redor dos lábios e olhos, sorriso gengival. Devido ao histórico de saúde frágil e idade optou-se por tratamentos minimamente invasivos de HOF, individualizado com as necessidades da paciente, com diferentes recursos como estímulo de colágeno e elastina, regeneração tecidual, fios de tração de PDO para efeito lifting, fios de PDO monofilamento lisos para reparação tecidual, ácido hialurônico para reposição de volume e remodelação de áreas que perderam suporte, aplicações de toxina botulínica para relaxamento da musculatura facial. Após total de 5 sessões pode-se observar satisfatória resolução estética e harmonização orofacial da paciente, com aumento da sua autoestima, satisfação do resultado final no convívio social.
Pode-se concluir que os tratamentos individualizados e minimamente invasivos de harmonização orofacial com diferentes recursos por profissional capacitado podem ser efetivos em pacientes idosos.
TCC034 - TCC Caso Clínico
Área: 7 - Estomatologia

Avaliação dos efeitos da ozonioterapia no tratamento de necrose cutânea após utilização de ácido hialurônico em harmonização facial
Ficher E, Nunez SC, Saleh MAK, Navarro RS
Bioengenharia - UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Medicina e Odontologia, há um aumento na procura pelos pacientes na realização de procedimentos de harmonização orofacial (HOF), porém como em todas as áreas ocorrem intercorrências, e o profissional deve estar capacitado para resolução ou minimizar o dano. A ozonioterapia é uma terapêutica com crescente aplicação nas áreas da saúde, com ações antimicrobiana, anti-inflamatória e reparação tecidual. O objetivo desse relato de caso clinico é apresentar os efeitos da ozonioterapia para tratamento de necrose cutânea após HOF. Paciente ASS, masculino, 34 anos, sem doenças de base, foi submetido a HOF por dermatologista com aplicação de ácido hialurônico no mento e resultou em necrose, não foi observado efeito da aplicação da hialuronidase em reverter a lesão. O paciente após 2 dias foi encaminhado ao cirurgião dentista apresentando lesão cutânea com necrose e dor. Foram realizadas sessões diárias de ozonioterapia (gás ozônio 20 mcg/ml) (Ozone & Life, Brasil) ao redor da ferida, o paciente utilizou óleo de girassol ozonizado 3 vezes ao dia, 7 dias (1 L óleo, fluxo 2 L/min gás ozônio 30 mg/L, 6 h gerando óleo ozonizado com 87,3 mEq/Kg de peróxido) (Ozone & Life, Brasil). Outra terapêutica proposta é a aplicação da água ozonizada (gás ozônio 60 mcg/ml em água destilada 5 min- 8 mcg/ml ozônio) para lavar a ferida antes da aplicação do gás. Após as sete sessões foi observada cicatrização da ferida e ausência de desconforto.
Pode-se concluir a efetividade da ozonioterapia para tratamento de necrose cutânea após harmonização orofacial com aplicação de ácido hialurônico no mento.
TCC006 - TCC Revisão de Literatura
Área: 2 - Terapia endodôntica

Alterações pulpares causadas pela radiação ionizante: uma revisão de literatura
Czornobay LFM, Dotto MEP, Duque TM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum no mundo e tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes afetados. A radioterapia é um dos possíveis tratamentos de escolha para essa patologia. No entanto, apresenta uma série de efeitos colaterais. A polpa dental é um tecido conjuntivo frouxo altamente especializado, vascularizado e inervado. Também apresenta células tronco totipotentes e frequentemente está dentro do campo de radiação durante o tratamento. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito das alterações pulpares que podem ocorrer após o contato com a radiação ionizante. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2004 a 2019 nas bases de dados Pubmed, MedLine, Lilacs e Science direct, utilizando as palavras-chave "pulp", "root canal", "radiotherapy" e "radiation". Foram encontrados 210 trabalhos e dez artigos foram incluídos na revisão com base nos critérios de elegibilidade. Os critérios de inclusão foram: estudos em animais e seres humanos que foram publicados nos últimos quinze anos. Os critérios de exclusão foram artigos que não estivessem redigidos em inglês ou português e que não estivessem disponíveis para leitura completa.
Apesar da escassez de estudos mais específicos, ficou evidente que as células pulpares são modificadas após radioterapia. Todavia, este parece ser um evento transitório. Assim, sugere-se que a morfologia celular, condutibilidade sanguínea e o potencial de reparo pulpar não é afetada a longo prazo pela radiação devido a presença de células tronco.
TCC007 - TCC Revisão de Literatura
Área: 2 - Terapia endodôntica

Fatores de influência nos desfechos da avulsão dentária - revisão de literatura e relatos de casos clínicos
Costa VC, Mesquita GC, Almeida GA, Soares CJ, Soares PBF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A avulsão dentária é uma lesão grave com prognóstico dependente de fatores do paciente e manejo do dente avulsionado. O objetivo deste estudo foi investigar fatores de influência no desfecho de avulsão e demonstrar protocolos de tratamento por meio de relatos de casos. Foram avaliados artigos entre 2008 e 2018. Quanto mais jovem o paciente, a substituição é mais rápida, com reabsorções inflamatórias progridem devido à rápida taxa de renovação óssea e aos túbulos dentinários amplos. A permanência por 15 min seco é associada a aumento da reabsorção. O leite é descrito como meio de armazenamento mais acessível e eficaz. Lesões no dente avulsionado podem facilitar o fluxo de bactérias contribuído para reabsorção. Antibióticos sistêmicos não podem impedir ou interromper reabsorção inflamatória, mas podem melhorar a condição geral do paciente. O hidróxido de cálcio é indicado para evitar reabsorção de reposição, mas não por mais de 20 dias, caso contrário pode ocorrer reabsorção inflamatória. Contenções semirrígidas são recomendadas por até 14 dias quando não há fratura óssea. Características imunológicas influenciam a ocorrência de reabsorção. Os 3 casos de reabsorção, 1 adulto e 2 crianças, todos dentes mantidos em meios de armazenamento não ideais até 1 hora.
Quanto mais jovem o paciente, a anquilose se torna mais impactante no desenvolvimento maxilar. Reabsorção radicular pode ocorrer em casos de reimplante. Pais e profissionais devem ter expectativas realistas em relação aos casos de reimplante em pacientes mais jovens.
(Apoio: CAPES  N° 001)
TCC011 - TCC Revisão de Literatura
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Transtorno dismórfico corporal: a importância do conhecimento por profissionais na área de harmonização orofacial
Borba CS, Muknickas DP, Rendohl ES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno que acomete a percepção que um indivíduo tem com seu próprio corpo. E, a partir de uma percepção errada, o indivíduo passa a ter uma preocupação exorbitante com determinada parte do seu corpo em que ele acredita ter um defeito. Diante disto, esses pacientes buscam tratamentos estéticos, o que reflete na incidência de 6% a 12 % de pacientes portadores de TDC em tratamento estético. Considerando a alta prevalência do TDC, em pacientes dermatológicos e clínicas de cirurgia plástica, e que os tratamentos cosméticos raramente melhoram seus sintomas, a revisão da incidência, prevalência, evolução e tratamento do TDC foi proposto. Desse modo, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos obtidos nas bases de dados Scielo, Bireme, Pubmed (Medline) e Google Acadêmico referentes aos anos de 1990 até 2019 na língua portuguesa e inglesa. Diante dos resultados obtidos fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC.
É de fundamental importância que o profissional da área estética e médica tenham conhecimento e seja treinado para identificar os pacientes que tenham queixas que sinalizem a presença do TDC, pois estão em uma posição estratégica para reconhecer os sintomas dos pacientes e conduzi-los ao tratamento apropriado. O encaminhamento desses pacientes para o psiquiatra é delicado, visto que, pacientes com TDC possuem o senso crítico prejudicado, e não reconhecem que sua visão pode estar distorcida e que as queixas com a aparência podem estar relacionadas com um transtorno psiquiátrico. Os profissionais da área estética e médica devem adquirir a consciência de que os procedimentos estéticos não são capazes de diminuir os sintomas do TDC, bem como diminuição dos níveis de insatisfação desses pacientes, o que faz desses pacientes não elegíveis para o tratamento estético, sendo fundamental o encaminhamento para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico e posterior acompanhamento. Diante do exposto, fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC e também ao treinamento dos profissionais que atuam na área de estética e médica para o diagnóstico e encaminhamento desses pacientes.
TCC020 - TCC Revisão de Literatura
Área: 5 - Dentística

Influência do adesivo autocondicionante no desempenho de restaurações em dentes com cárie relacionada à radiação
Wanghon ZML, Pereira RP, Grando LJ, Camargo AR, Lisboa ML, Gondo R
Odt - Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie relacionada à radiação apresenta comportamento biológico atípico e agressivo, com danos na microdureza e mineralização dos tecidos dentais duros, sendo considerada um dos efeitos adversos tardios da radioterapia. Falhas adesivas são frequentes em restaurações realizadas após a radioterapia. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o desempenho de adesivos autocondicionantes em procedimentos restauradores de dentes com cárie relacionada à radiação. A busca de artigos foi realizada no site PubMed, com as palavras-chave: "Radiotherapy"; "Adhesive"; "Composite Resins". Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2009-2019, estudos laboratoriais, revisões literárias e sistemática. Foram selecionados 5 artigos. Estudos apontaram que os adesivos autocondicionantes quando aplicados em dentes irradiados apresentam o mesmo desempenho de dentes não irradiados, fato este que pode estar associado à forte ligação entre os monômeros funcionais do material com os íons cálcio da hidroxiapatita dental, o que favorece uma maior coesão da resina infiltrada após a polimerização e melhor resistência durante a hidrólise. Ainda, as resinas compostas permaneceram estáveis por seu alto potencial adesivo, sua capacidade de vedação, suas propriedades ópticas e sua insolubilidade.
Concluiu-se que os adesivos autocondicionantes apresentam um bom desempenho em restaurações de dentes acometidos por cárie relacionada à radiação. Todavia, mais pesquisas são necessárias neste campo.