Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1336 Resumo encontrados. Mostrando de 1131 a 1140


PI0465 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Validação de genes expressos prospectados computacionalmente após transcriptoma de pacientes com Diabetes, Dislipidemia e Periodontite
Silva BR, Veroneze R, Corbi SCT, Maurer Morelli CV, Orrico SRP, Cirelli JA, Zuben FJ, Scarel-Caminaga RM
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A periodontite (P) é uma doença inflamatória multifatorial desencadeada por disbiose de periodontopatógenos, influenciada por doenças sistêmicas como o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e Dislipidemia (DisLip), assim como herança genética. O transcriptoma de linfócitos de 6 pacientes com combinações diferentes de DM2, DisLip e P foi analisado pelo método de análise de dados Association Rule Mining (ARM), que também considerou características clínicas dos pacientes. O objetivo deste estudo foi verificar se genes diferencialmente expressos (DEGs) que foram prospectados computacionalmente, são validados por RT-qPCR (transcriptase reversa-reação em cadeia da polimerase quantitativa) em maior número de pacientes. Nesta validação, foram submetidos a exames bioquímicos e periodontal completo 143 pacientes divididos em: Grupo 1 (n=28): DM2 descompensado + DisLip + P; Grupo 2 (n=29) DM2 compensado + DisLip + P; Grupo 3 (n=29) DisLip + P; Grupo 4 (n=29) somente P e Grupo 5 (n=28) controle saudável. RNA foi extraído de leucócitos circulantes e utilizado para sintetizar cDNA. O método ARM aplicado ao transcriptoma prévio identificou como super-expressos os genes: CDC42SE2 (para o Grupo 1), CFLAR (Grupo 2), PDPR (Grupo 3), CLECL1 (Grupo 4) e MEF2C (Grupo 5). A expressão destes genes foi investigada nos 143 pacientes por RT-qPCR (sistema TaqMan), normalizados pelo gene GAPDH.
Os resultados permitiram concluir que os genes CLECL1 e MEF2C foram validados conforme a avaliação computacional, enquanto que os genes CDC42SE2 e PDPR foram super-expressos no Controle.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2007/08362-8, 2009/16233-9, 2010/10882-2, 2014/16148-0, 2015/08678-1, 2016/25418-6, 2017/21174-8 )
PI0466 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Efeitos clínicos da utilização de ozoniotetapia no tratamento de periodontite crônica em pacientes com diabetes mellitus tipo 2
Carmo RA, Zuza EP, Cörner ACO, Borges LSES, Lins RX, Paula CP, Camargo GACG
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito da pesquisa foi avaliar os parâmetros clínicos e hematológicos em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, antes e após a terapia periodontal básica associada à utilização de óleo ozonizado em comparação com o placebo óleo mineral. Dezesseis participantes com periodontite crônica foram submetidos ao exame clínico e a verificação dos parâmetros hematológicos, glicemia em jejum e hemoglobina glicada (Hba1c); e parâmetros clínicos periodontais, Índice de Placa (IP), Índice Gengival (IG), Profundidade de Sondagem (PS), Recessão Gengival (RG) e Nível de Inserção Clínico (NIC). Após o periograma, foram selecionados os sítios de PS maior ou igual 5 milímetros, o tratamento realizado foi teste, raspagem associada a aplicação de óleo ozonizado, e controle, raspagem associada ao óleo mineral. Em seguida, os pacientes receberam orientação de higiene oral e profilaxia uma vez ao mês até completar três meses. Os parâmetros clínicos e hematológicos foram aferidos no tempo inicial e 3 meses após a terapia. Os resultados revelaram que houve diferença estatisticamente significativa (Wilcoxon Rank Sum Test, p menor ou igual a 0,05) entre tempo inicial e final para IG, PS e NIC no grupo óleo ozonizado, para IG no grupo controle e os parâmetros hematológicos apresentaram melhora após o tratamento.
Conclui-se que o tratamento periodontal com a utilização do óleo ozonizado foi efetivo no tratamento da doença periodontal.
PI0468 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Influência dos extratos de camomila e tansagem sobre OPG e RANKL no tratamento da doença periodontal. Estudo em ratos
Neves BEL, Caldeira ML, Velasques BD, Ganzaroli VF, Monteiro DR, Martins CM, Martins TM, Santinoni CS
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a influência da irrigação subgengival com os fitoterápicos Camomila e Tansagem coadjuvantes à raspagem e alisamento radicular (RAR) sobre o tratamento da doença periodontal experimental (DP) em ratos. DP foi induzida em 72 ratos e, após 7 dias, os animais foram aleatoriamente distribuídos em 3 grupos para realização dos tratamentos: Controle - RAR e irrigação com 1 ml de soro fisiológico; CAM - RAR e irrigação com 100 µg de camomila por ml de solução aquosa; e TAN - RAR e irrigação com 100 µg de Tansagem por ml de solução aquosa. Cada grupo foi subdividido em 3 subgrupos (n=8) para eutanásia ser realizada aos 7, 15 e 30 dias pós-tratamentos. Foram realizadas reações imunoistoquímicas para detecção do ligante do receptor ativador do fator nuclear kappa B (RANKL) e da osteoprotegerina (OPG). Os dados foram analisados estatisticamente (p<0,05). O Grupo CAM apresentou imunomarcações para RANKL e OPG significativamente maiores que o Grupo TAN aos 15 e 7 dias, respectivamente.
Concluiu-se que a irrigação subgengival com fitoterápicos coadjuvantes à RAR pode influenciar os resultados do tratamento da DP em ratos. Palavras-chave: Doença Periodontal; Fitoterapia; Imunohistoquímica.
(Apoio: Unoeste  N° 4496)
PI0470 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Avaliação dos efeitos do Açaí (Euterpe oleracea Mart.) sobre a indução de periodontite experimental em ratos
Santos VRN, Frazão DR, Bittencourt LO, Motta JVS, Souza-Monteiro D, Collares FM, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Euterpe oleracea Mart., conhecida como açaí ou açaizeiro, é uma palmeira típica da região norte do Brasil, possui um conjunto de polifenóis bioativos presentes dentre os quais se destacam as antocianinas por sua capacidade antioxidante que inibe a ação de radicais livres. Este estudo objetivou avaliar os efeitos do consumo sistêmico do açaí em ratos submetidos à periodontite experimental (PE). Para isso, ratos Wistar adultos foram utilizados, sendo divididos nos grupos: Controle, Grupo Açaí, Grupo PE e Grupo PE + Açaí. O açaí foi administrado na dose de 10µL/g durante 14 dias por gavagem intragástrica. O grupo PE permaneceu com a ligadura durante os 14 dias. Encerrado esse período, os animais foram eutanasiados e as mandíbulas destinadas para análise microtomográfica da microestrutura óssea e da perda óssea alveolar. Nossos resultados mostraram que o grupo PE + Açaí apresentou menor perda óssea alveolar quando comparado ao grupo PE, aliado a menor perda de densidade óssea, e maior preservação do número e espessura de trabéculas. Além disso, o grupo Açaí promoveu maior espessura das trabéculas ósseas e densidade óssea quando comparado ao grupo controle.
O açaí quando consumido concomitante à indução de periodontite experimental em ratos é capaz de minimizar os danos microestruturais e perda óssea alveolar, mostrando também efeitos indutores de aumento de densidade óssea e espessura de trabéculas quando consumido por ratos saudáveis.
PI0472 - Painel Iniciante
Área: 2 - Biologia pulpar

Reabsorção óssea e expressão de interleucinas-1alfa e -1beta na periodontite apical experimental
Leme RD, Arnez MFM, Almeida-Junior LA, Paula-Silva FWG
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi investigar a reabsorção óssea e a expressão das interleucinas-1𝛼 (IL-1𝛼) e -1β (IL-1β) e dos receptores (IL1R1 e IL1R2) durante o desenvolvimento da periodontite apical experimental. Para indução da periodontite apical foram utilizados camundongos da linhagem 129 (n= 24 animais). Os primeiros molares foram submetidos a exposição pulpar e contaminação dos canais radiculares por micro-organismos do meio bucal enquanto os dentes homólogos contralaterais foram mantidos hígidos (controle). Após os períodos de 7, 14, 21 e 28 dias, os animais foram submetidos à eutanásia e os blocos contendo dente e osso foram submetidos a avaliação da expressão gênica por qRT-PCR(n= 6 dentes por período) ou processados para avaliação histométrica. Os dados obtidos foram analisados por meio do teste ANOVA (α= 0,05). A contaminação dos canais radiculares resultou na reabsorção óssea periapical, iniciada 14 dias após a contaminação dos canais radiculares (p<0,05). Aos 7 e 21 dias, a produção do gene que codifica a IL-1𝛼 foi maior nos dentes expostos do que no grupo controle (p<0,05). Por outro lado, IL-1β estava aumentada em todos os períodos (p<0,05). Com relação à síntese dos receptores IL1R1 e IL1R2, foi observado um aumento de IL1R1 aos 21 dias após a exposição (p<0,05), enquanto IL1R2 esteve aumentado em todos os períodos (p<0,05).
Durante o desenvolvimento da periodontite apical experimental houve aumento da síntese de IL-1𝛼 e IL-1β. A síntese do receptor IL1R1 foi pouco modulada, enquanto IL1R2 estava aumentado em todos os períodos experimentais.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/00204-1)
PI0478 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Insertos ultrassônicos na desobstrução de canais com pinos de fibra de vidro: estudo in vitro
Moreira NR, Louzada LM, Arruda-Vasconcelos R, Silva EGA, Lemos BIN, Dametto FR, Gadê Neto CR, Gomes BPFA
Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho, in vitro, foi comparar duas técnicas de desgaste de pino de fibra de vidro para desobstrução de canais radiculares (CR). Foi avaliado o tempo de trabalho (TDT) e o desgaste interno dentinário (DID). Foram selecionados 26 dentes unirradiculares. As coroas foram seccionadas padronizando o remanescente radicular em 16 mm e o comprimento real de trabalho em 15 mm. O preparo químico-mecânico foi realizado com o sistema Protaper e a obturação dos CR pela técnica de compressão hidráulica vertical. A seguir os CR foram desobturados em 10 mm, deixando 5 mm de material remanescente no terço apical. Os pinos foram cimentados de acordo com as orientações do fabricante. Os dentes foram divididos em dois grupos para verificar o desgaste do pino: No Grupo 01 (n=13), o desgaste de até 7 mm do pino foi feito com broca esférica multilaminada nº 1 (LN), em baixa rotação, associada ao inserto ultrassônico (IU) tronco-cônico TRI 01 DA3, em potência máxima, sob refrigeração. No Grupo 02 (n=13) o desgaste foi feito utilizando somente o IU tronco-cônico liso PERIOSUB, sob refrigeração, em potência máxima. Realizou-se a cronometragem do TDT e o exame radiográfico para avaliar o DID. A análise dos resultados (Test t não pareado p ˂ 0,05), demostrou que gastou-se maior TDT na desobturação do grupo G2 comparado ao grupo G1. Em relação ao DID, o grupo G1 apresentou maior desgaste em relação ao grupo G2.
Concluiu- se que o uso de IU possibilita menor desgaste da dentina intrarradicular, apesar do seu maior TDT em relação as brocas esféricas multilaminadas na remoção de pinos de fibra de vidro
(Apoio: FAPESP  N° 2019/19300-0, 2017/25242-8, 2015/23479-5  |  CNPq  N° 308162/2014-5, 303852/2019-4  |  CAPES  N° 001)
PI0481 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise de superfície de dois sistemas reciprocantes tratados termicamente (blue) através de microscopia eletrônica de varredura
Martins ICF, Lana WB, Mockdeci HR, Tonelli SQ, Raposo NRB, Silveira GAB, Duarte G
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar comparativamente a presença de sujidades e alterações de superfície nos instrumentos Reciproc®️ Blue (VDW, Alemanha) (RB) e X1 Blue®️ (MKLife, Brasil) (X1) através de microscopia eletrônica de varredura, assim como analisar os elementos químicos presentes, com auxílio de energia dispersiva de raios X. Os sistemas foram divididos em dois grupos (n=5). As fotomicrografias obtidas foram avaliadas quanto à presença de detritos e em relação às falhas de fabricação (borda irregular, ranhura, microcavidade e rebarba) por um sistema de escores em magnificações de 20X, 90X e 400X. Todos os instrumentos apresentaram ranhuras, 20% das amostras de RB e 80% das amostras de X1 apresentaram rebarbas. No aumento de 90X, 80% das amostras de RB apresentaram borda irregular e X1, por sua vez, 100%. No aumento de 400X, a borda irregular foi encontrada em 100% das amostras de ambas marcas comerciais. No que tange à presença de microcavidades, 100% das amostras apresentaram algum defeito. Em relação à presença de detritos, foram encontradas sujidades em 100% das amostras. Houve diferença estatisticamente significativa (p<0,05) em relação à presença de microcavidades nos aumentos de 90X e 400X, bem como à presença de rebarbas no aumento de 90X.
Conclui-se que todos os instrumentos analisados apresentaram algum tipo de defeito/ falha e que estes podem apresentar detritos em sua superfície. Acerca da análise de composição química, os instrumentos apresentaram composições químicas similares, aproximadamente equiatômicas, de níquel e titânio.
PI0482 - Painel Iniciante
Área: 2 - Biologia pulpar

Caracterização física e biológica de um scaffold hidrogel de quitosana injetável sob influência de terapia de fotobiomodulação
Silva LSRG, Sarra G, Marques MM, Carvalho GL, Pedroni ACF, Caballero Flores H, Gonçalves F, Moreira MSNA
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Procedimentos endodônticos regenerativos (REPs) tem por objetivo a regeneração da polpa dentária. REPs são baseados no conceito de engenharia de tecidos (e.g. células-tronco, scaffolds e moléculas bioativas). A terapia de fotobiomodulação (TFBM) mostrou melhorar a regeneração da polpa dentária em estudos pré-clínicos. Entretanto, esses estudos mostraram limitações, principalmente quanto à organização do tecido neoformado. Então, para contornar esse problema, um novo scaffold foi desenvolvido para ser aplicado junto com coágulo sanguíneo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um scaffold experimental constituído por hidrogel de quitosana injetável (HQI) e avaliar seu efeito sobre células tronco da papila dentária (SCAPs) submetidas ou não à TFBM. As propriedades físicas e biológicas deste HQI foram testadas in vitro por análise da viscosidade e da morfologia em imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV). As SCAPs foram isoladas, caracterizadas, cultivadas tridimensionalmente no HQI e submetidas ou não à TFBM (660 nm; 20mW; 3 ou 5 J/cm²). A adesão celular foi avaliada em imagens de MEV, a viabilidade e proliferação em ensaio de redução do MTT e a migração celular em placas tipo transwell. O HQI testado permitiu viabilidade, proliferação e migração significativamente maiores de SCAPs quando influenciadas pelo PBMT.
Assim, com base nessas propriedades, o hidrogel de quitosana, quando aplicado com coágulo sanguíneo, poderia melhorar no futuro os resultados anteriores da regeneração da polpa dentária com REPs com abordagens de homing celular.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/146948 )
PI0483 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação da adaptação do material restaurador em cavidades de acesso tradicionais e ultraconservadoras
Pacheco LP, Oliveira VB, Silva AA, Belladonna FG, Antunes HS, De Deus G, Silva EJNL, Prado M

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a adaptação do material restaurador em cavidades de acesso tradicionais e ultraconservadoras por microtomografia computadorizada (micro-CT).Foram pré selecionados 32 pré-molares superiores hígidos. Após escaneamento microtomográfico inicial, os dentes tiveram suas imagens reconstruídas e o pareamento foi realizado levando em consideração as similaridades anatômicas. A amostra final foi composta por 20 dentes alocados em 2 grupos (n=10):Acesso endodôntico tradicional (AET) e Acesso endodôntico ultraconservador (AEU). Os canais radiculares foram preparados, obturados e a câmara pulpar restaurada com resina composta. Foi realizado um novo escaneamento em micro-CT para verificar a adaptação do material restaurador, através da análise de formação de gaps e formação de voids. O teste t de Student foi utilizado para a comparação dos diferentes parâmetros entre os grupos AET e AEU. Foram encontradas diferenças significativas entre as duas modalidades de cavidades de acesso para formações de voids(P<0,05), enquanto as formações de gaps não diferiram significativamente (P> 0,05).
Conclui-se que a modalidade de acesso endodôntico pode interferir na adaptação do material restaurador, uma vez que o acesso ultraconservador esteve associado a um maior número de falhas no interior da restauração.
(Apoio: Faperj  N° E-26/202.784/2019  |  Funadesp  N° 1700473)
PI0484 - Painel Iniciante
Área: 2 - Biologia pulpar

Avaliação da fibronectina como agente de sinalização para células da papila apical humana
Peruchi V, Leite MLAS, Soares DG, Hebling J, de-Souza-Costa CA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial bioativo de diferentes concentrações de fibronectina, visando sua aplicação como agente de sinalização para células da papila apical humana (CPAh). Para isso, concentrações de 1, 5 ou 10 µg/mL de fibronectina foram aplicadas no fundo de placas de 96 compartimentos não pré-tratados para cultivo celular. Como controle negativo (CN) e positivo (CP), placas de 96 compartimentos não pré-tratadas e pré-tratadas para cultivo celular foram utilizadas, respectivamente. Então, CPAh foram cultivadas (5x103/compartimento) nessas placas para avaliação da quimiotaxia (Violeta cristal; 24 h), viabilidade (MTT; 1, 3 e 5 dias), adesão e espalhamento (F-actina; 1, 3 e 5 dias) celular, bem como síntese de colágeno (Sirius red; 5 dias) (ANOVA/Tukey; p<0,05). O potencial quimiotático da fibronectina mostrou-se concentração-dependente, com valores superiores ao CP (p<0,05). Aumento significativo da viabilidade celular em relação ao CP (p<0,05) e melhor adesão e espalhamento foram observados para os grupos tratados com 5 ou 10 µg/mL de fibronectina em todos os períodos de análise. Maior síntese de colágeno ocorreu no grupo tratado com 10 µg/mL de fibronectina (p<0,05).
Conclui-se que a fibronectina, particularmente na concentração de 10 µg/mL, atua como potente agente de sinalização para CPAh.
(Apoio: CNPq  N° 153799/2019-6)