Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2366 Resumo encontrados. Mostrando de 1141 a 1150


PN0998 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Avaliação da influência dos métodos de limpeza da superfície da cerâmica vítrea após contaminação com saliva ou sangue humano
Fagan-Junior J, Vesselovcz-Junior J, Ferruzzi F, Pini NIP, Freitas KMS, Correr-Sobrinho L, Puppin-Rontani J, Sundfeld-Neto D
Programa de Mestrado Em Odontologia - ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar técnicas de limpeza da superfície cerâmica previamente silanizadas após contato com saliva ou sangue na resistência de união pelo microcisalhamento (RUµC) do cimento resinoso à cerâmica. Blocos da cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio foram condicionadas com ácido fluorídrico 5% por 20 segundos e silanizadas. Três grupos controle foram criados (n=10): controle sem contaminação, controle positivo saliva e controle positivo sangue. Amostras foram contaminadas com saliva e a outra metade com sangue (n=40). Após a contaminação, as amostras foram distribuídas em quatro grupos de acordo com o método de limpeza (n=10): spray de ar/água, ácido fosfórico 35%, álcool 70% e Ivoclean. Todas as amostras receberam uma fina camada de adesivo, e posteriormente três cilindros de cimento resinoso fotoativado foram confeccionados para o teste de RUµC. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico ANOVA seguido pelo teste de Tukey (p<0,05). Os contaminantes influenciaram negativamente na RUµC (p<0,05). Para contaminação por saliva, todos os métodos de limpeza foram eficazes e não apresentaram diferença estatística em relação ao grupo controle (p>0,05). Somente o Ivoclean mostrou-se eficiente em restabelecer a RUµC após contaminação com sangue (p<0,05).
Os métodos de limpeza foram eficazes para remover a saliva da superfície da cerâmica vítrea; no entanto, somente o produto comercial Ivoclean foi capaz de restaurar a qualidade da adesão quando a superfície da cerâmica fora contaminada com sangue.
PN0999 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Avaliação de diferentes revestimentos confeccionados por prototipagem rápida para inclusão e polimerização de próteses maxilofaciais
Corrêa RO, Silva PLC, Arruda JAA, Leite WO, Vieira LMG, Magalhães CS, Rubio JCC, Moreno A
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar mecanicamente seis grupos de revestimentos impressos por prototipagem rápida em relação a polimerização e dureza de amostras protéticas maxilofaciais. Para isso foram desenhados protótipos simulando muflas protéticas em formatos diametral e retangular com auxílio do software Z-print 7.1, e as suas impressões 3D em material em pó (ZPTM150), com auxílio de impressora Z-Printer. Os protótipos foram diferenciados em seis grupos (n= 5) de acordo com o uso do infiltrante: verniz vitral (V), verniz acrílico acetinado (VAA), verniz álcool (VA), cianoacrilato (C), cianoacrilato associado a verniz vitral (CVV) e cianoacrilato associado a verniz álcool (CVA). O elastômero maxilofacial MDX4-4210 foi utilizado para inclusão, polimerização (72 h a 25℃) e obtenção das amostras protéticas. Os protótipos impressos foram avaliados por teste de flexão e compressão; e as amostras protéticas avaliadas quanto a dureza Shore A. Os protótipos dos grupos CVV e CVA apresentaram maiores valores em relação a flexão e compressão. Verificou-se maior valor da força empregada e deslocamento até a sua ruptura (P<0,05) para os protótipos infiltrados com cianoacrilato em relação aqueles infiltrados apenas com verniz. A dureza das amostras protéticas para todos os grupos apresentou-se dentro da normalidade informada pelo fabricante.
Concluiu-se que os grupos com revestimento e infiltrante de cianoacrilato associado ao verniz vitral apresentaram ser a melhor opção para a confecção de muflas protéticas maxilofaciais impressas por prototipagem rápida.
PN1000 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Potencial antifúngico de dentifrícios associados a quitosana na desinfecção de próteses acrílicas
Theodorovicz KV, Gobbi LPS, Dias-Filho BP, Ferruzzi F, Sundfeld-Neto D, Vieira-Junior WF, Pini NIP
Odontologia - ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a associação de quitosana a dentifrícios comerciais em relação ao seu potencial antifúngico na desinfecção de próteses acrílicas. Dez discos de resina acrílica termopolimerizável (diâmetro de 6 mm) foram submetidos a ciclos de abrasividade (maquina de escovação simulada - 10000 ciclos) com os diferentes dentifrícios (n=2): CT - Colgate Total 12; CTQ - CT + 0,5% quitosana; EX - Elmex e EXQ - EX + 0,5% quitosana. Os dentifrícios foram utilizados na forma de slurry proporcionado com água destilada (1:3). Um grupo controle negativo (CN) foi incluído e tratado com água destilada. Após os tratamentos, os discos foram colocados em meio de cultura contendo a Candida albicans (ATCC 10231), incubados sob agitação por 24h a 37ºC, sendo esse processo repetido por duas vezes. O produto foi dispensado em placa de ágar (estrias continuadas). As placas foram também armazenadas em estufa a 37ºC, por um período de incubação de 24h. A análise das placas permitiu visualizar que nos espécimes do CN e CT, houve crescimento expressivo de Candida albicans, não sendo detectada ação antifúngica. No grupo CTQ, verifica-se a potencial ação da quitosana em inibir o crescimento do fungo. O dentifrício Elmex (EX) demonstrou uma alta atividade antifúngica, sendo visualizada apenas uma microcolônia de fungo, que não persistiu no grupo que associa a combinação desse produto com a quitosana (EXQ).
A associação de quitosana a dentifrícios promoveu um potencial antifúngico, independente da formulação comercial testada.
PN1001 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Compósitos experimentais 80%ZrO2-20%AL2O3: caracterização microestrutural e óptica, antes e após do envelhecimento
Lino LFO, Cardoso KB, Bergamo E, Benalcázar-Jalkh EB, Campos TMB, Monteiro KN, Cesar PF, Bonfante EA
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo promover caracterização óptica e microestrutural de um compósito experimental com 80% de zircônia e 20% de alumina, zircônia reforçada por alumina (ATZ), antes e após envelhecimento acelerado, e tendo como controle um grupo experimental de zircônia 3-YTZP. O conteúdo cristalino e a microestrutura foram caracterizados através de difração de Raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As propriedades ópticas foram caracterizadas através de testes de refletância para determinar a razão de contraste (RC) e o parâmetro de translucidez (PT), antes e após envelhecimento em autoclave (20h, 134ºC e 2,2bar). Para análise dos dados, utilizou-se análise de variância de medidas repetidas e teste de Tukey (p<0,05). MEV mostrou uma matriz policristalina densa e homogênea para ambos os materiais, com grãos de alumina homogeneamente distribuídos na zircônia para o ATZ. DRX revelou um conteúdo cristalino típico de sistemas à base de zircônia (fase tetragonal) e alumina. No entanto, houve um aumento do conteúdo monoclínico após envelhecimento para os dois sistemas. Os resultados das propriedades ópticas indicaram que o ATZ obteve maior RC (0.96) e menor PT (1,413) em relação à zircônia (RC de 0.79 e PT de 10.00), indicando uma maior capacidade de mascaramento. Ambos os materiais apresentaram um aumento na translucidez após envelhecimento, significativamente maior para a zircônia 3-YTZP.
Os dados obtidos indicam que a ATZ é mais resistente ao envelhecimento e poderia ser indicado como infraestrutura alternativa à zircônia 3-YTZP.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/19094-9   |  FAPESP  N° 2012/19078-7   |  FAPESP  N° 2019/00452-5   |  FAPESP  N° 2018/03072-6  |  FAPESP  N° 2019/08693-1)
PN1003 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Influência dos métodos de remoção da saliva ou sangue humano da superfície de uma cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio
Marchioro RR, Fagan-Junior J, Vesselovcz-Junior J, Puppin-Rontani J, Correr-Sobrinho L, Freitas KMS, Pini NIP, Sundfeld-Neto D
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivos: Avaliar a eficácia de diferentes técnicas de limpeza da superfície cerâmica previamente silanizadas após contato com fluídos orgânicos (saliva ou sangue) por meio da análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Métodos: Blocos da cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio foram condicionadas com ácido fluorídrico 5% por 20 segundos e silanizadas. Três grupos controle foram criados (n=1): controle sem contaminação, controle positivo saliva e controle positivo sangue. As amostras foram contaminadas com saliva e a outra metade com sangue (n=4). Após a contaminação, as amostras foram distribuídas em quatro grupos de acordo com o método de limpeza (n=1): spray de ar/água, ácido fosfórico 35%, álcool 70% e Ivoclean; em seguida, foram lavadas com spray de ar/água e secadas. Amostras representativas de cada grupo foram recobertas com uma liga de ouro-paládio durante 120 segundos a 40 mA. Em seguida, os espécimes foram posicionados em dispositivos de alumínio identificáveis e analisados em microscopia eletrônica de varredura operado à 15 Kv por uma única operadora com aumento de 2000x. Resultados: As imagens de MEV mostraram saliva e sangue humano na superfície da cerâmica quando não submetidos à nenhum método de limpeza. Outras imagens ilustraram uma superfície limpa e sem resíduos dos contaminantes após os métodos de limpeza, sendo que todos foram eficazes.
Conclusões: Os métodos de limpeza avaliados foram eficazes para remover a saliva e sangue humano da superfície da cerâmica vítrea.
PN1004 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Efeito do ácido fluorídrico aplicado previamente à um silano autocondicionante na resistência de união à uma cerâmica vítrea
Vesselovcz-Junior J, Mori AA, Freitas KMS, Hortkoff D, Pini NIP, Gomes GM, Fagan-Junior J, Sundfeld-Neto D
ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência da aplicação do ácido fluorídrico (AF) previamente à um silano autocondicionante (MBEP) na resistência de união pelo microcisalhamento (RUμC) entre o cimento resinoso e uma cerâmica vítrea. Amostras de uma cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio foram distribuídas em 5 grupos (n=20) de acordo com o seu condicionamento de superfície: G1 - Monobond Etch & Prime (MBEP); G2 - Ácido fluorídrico (AF) 1% + MBEP; G3 - AF 2,5% + MBEP; G4 - AF 5% + MBEP e G5 - AF 10% + MBEP, sendo o grupo controle AF 5%, seguido da aplicação de um silano e adesivo. Cada grupo distribuiu-se novamente em 2 subgrupos (n=10) conforme seu tratamento subsequente: aplicação somente do silano; aplicação do silano seguido do adesivo. O cimento resinoso fotopolimerizavel foi inserido em uma matriz de elastômero de modo à formar cilindros de cimento resinoso com 1 mm de diâmetro, sendo posteriormente submetidos ao teste de RUμC. O grupo controle apresentou valores de resistência de união estatisticamente semelhante ao grupo em que somente o MBEP foi aplicado (p>0,05). A aplicação de qualquer concentração de ácido fluorídrico previamente à aplicação do MBEP não resultou em maiores valores de união em comparação ao grupo controle. Não houve efeito positivo da aplicação do silano e adesivo na resistência de união (p>0,05).
A aplicação do ácido fluorídrico previamente à aplicação do MBEP não resultou em maiores valores de união em comparação ao grupo controle. A aplicação de silano e adesivo após o MBEP não resultou em maiores valores de união.
PN1005 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Avaliação do potencial de adaptação de próteses múltiplas implanto suportadas obtidas por fluxo digital
Traczinski A, Tassi-Junior PA, Manfrinato JPL, Sartori IAM
INSTITUTO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ENSINO ODONTOLÓGICO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do fluxo de trabalho totalmente digital na confecção de próteses múltiplas implanto suportadas do tipo parafusadas em relação à passividade das mesmas. Esta série de casos, faz parte do projeto aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário José Campos Andrade- UNIANDRADE sob número 3.367.320. A amostra foi constituída na Faculdade ILAPEO, 32 implantes serviram de suporte para 15 PPF em 9 pacientes, que preencheram os critérios de inclusão e assinaram o TCLE. Foram instalados intermediários selecionados de acordo com os tecidos peri implantares. O escaneamento intraoral realizado com oclusão registrada em MIH. As imagens formam processadas, infraestruturas fresadas em CoCr quando posteriores e em Zr quando anterior, e modelos de trabalho impressos. Todas mostraram resultado positivo do assentamento passivo através do Teste de Shefield. As peças receberam a camada de cerâmica de cobertura, depois ajustadas e instaladas.
O fluxo de trabalho aplicado, produziu peças com adaptação clínica e radiográfica aceitáveis. Assim podemos concluir: o escaneamento intraoral é um grande aliado do sistema CAD/CAM para a confecção deste tipo de próteses; este fluxo de trabalho produziu estruturas com assentamento passivo aceitáveis de acordo com a avaliação aplicada; próteses multicamadas confeccionadas por este fluxo, necessitam de ajustes intraorais semelhantes as confeccionadas por fluxo convencional.
PN1006 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

A qualidade do tecido de suporte para a prótese pode influenciar a função mastigatória e a qualidade da prótese total?
Girundi ALG, Girundi FMS, Machado RMM, Gonçalves TMSV, Cury AAB, Silva WJ
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A qualidade dos tecidos de suporte para próteses totais (PT) influencia a retenção e a estabilidade das próteses, o que pode afetar a função mastigatória (FM) e satisfação dos pacientes. Assim, este estudo clínico transversal avaliou a influência da qualidade dos tecidos de suporte para PT na FM, satisfação, qualidade das próteses e qualidade de vida relacionada à Saúde Bucal (QVRSB). Sessenta voluntários foram selecionados e alocados, segundo a classificação do American College of Prosthesis (ACP), em dois grupos, A (n=24), voluntários com melhor condição do rebordo (Classe I-II), e B (n=36), voluntários com pior condição do rebordo (Classe III-IV). Todos os voluntários receberam novas próteses, e após 4 meses foram avaliados quanto a satisfação, QVRSB, qualidade da prótese, FM avaliada por meio da performance mastigatória (PM) e limiar de deglutição (LD). Os dados foram analisados por análise univariada. A satisfação (p=0,181), a qualidade das próteses (p=0,103) e a QVRSB (p=0,343) não foram influenciadas pela qualidade do tecido de suporte da PT. A PM apresentou maiores valores no grupo B (4,21±0,14) do que no grupo A (3,15±0,21) (p<0,001), assim como o LD, que foi de 3,27±0,13 para o grupo B e 2,40±0,18 para o grupo A (p<0,001).
A qualidade do tecido de suporte para a prótese influenciou a função mastigatória dos pacientes desdentados totais, entretanto não foi capaz de influenciar a satisfação, qualidade das próteses e QVRBS.
(Apoio: CNPq  N° 03348/2012 -9)
PN1008 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Análise clínica, microbiológica e microscópica de laminados cerâmicos cimentados sobre dentes sem término cervical
Oliveira D, de Souza FI, Cláudio MM, Oliveira SHP, Duque C, Rocha EP
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi quantificar bactérias colonizadoras do sulco gengival em paralelo à verificação do comportamento clínico periodontal e da adaptação marginal de 73 laminados cerâmicos cimentados sobre dentes sem término cervical. Para todos os dentes foi feita a coleta do fluido gengival crevicular antes da cimentação (baseline) e em 7, 180 e 365 dias após a cimentação para a quantificação de Streptococcus mitis, Prevotella intermedia e Porphyromonas gingivalis por RT-PCR. Avaliou-se o índice de placa visível (IPV), sangramento à sondagem (SS), profundidade de sondagem (PS), perda de inserção clínica (PIC), recessão gengival (RG) e adaptação marginal da restauração em baseline, 7, 15, 30, 60, 180 e 365 dias. Foram obtidas réplicas das restaurações para análise em microscópio eletrônico de varredura. Não houve diferença estatisticamente significante para o IPV, PS, SS em todos os tempos analisados (Anova, p>0,05). Não houve registro de PIC e RG. Houve diferença estatisticamente significante para S. mitis na comparação entre 180 e 365 dias (Dunn, p=0,03). Não foi detectado P. intermedia em nenhum dos sítios. Não houve diferença estatisticamente significante para P. gingivalis em todos os tempos do estudo (Friedman, p>0,05). Todas as restaurações receberam "alfa" para a adaptação marginal nas análises clínica e microscópica.
O sobrecontorno do laminado cerâmico não contribuiu para o acúmulo de placa na região cervical e para alterações no comportamento clínico, microbiológico e microscópico em relação aos mesmos dentes antes do tratamento restaurador.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/27188-0)
PN1009 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Associação entre severidade do desgaste dentário e disfunção temporomandibular
Câmara-Souza MB, Nardini LG, Rodrigues Garcia RCM, Manfredini D
ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi verificar a severidade de possíveis desgastes dentários (DD) em pacientes com deslocamento de disco com e sem redução, e osteoartrite, avaliados por meio de imagens de ressonância magnética (RM). Voluntários (n = 141, média de idade = 31,8 ± 13,7 anos) com dor ou desconforto na articulação temporomandibular (ATM) foram submetidos a exame de RM bilateral para avaliar a posição do disco articular e alterações ósseas da ATM. Todos os participantes tiveram as arcadas dentárias moldadas para avaliação do DD em modelos de gesso. O grau de DD foi considerado como segue: 0, sem DD; 1, leve desgaste na ponta de cúspide/borda incisal; 2, desgaste perceptível, em forma de achatamento, em relação ao contorno normal da cúspide/borda incisal; 3, acentuado achatamento da cúspide/borda incisal; 4, perda total do contorno das cúspide/borda incisal e exposição moderada de dentina; e 5, DD grave com exposição acentuada de dentina. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA e post-hoc Tukey-Kramer, sendo a idade considerada covariável (α = 0,05). Foram considerados 3.779 dentes para classificar o grau de DD. O escore 1 foi o diagnóstico mais prevalente, seguido de 'sem DD' e do escore 2. A RM mostrou que o deslocamento do disco com redução foi o diagnóstico mais prevalente (53,9%). O status da ATM não foi associado ao grau de DD (P > 0,05). Por outro lado, a idade foi significativamente correlacionada com o DD (P < 0,001).
A severidade do DD não está associada com os diferentes diagnósticos da ATM em pacientes com disfunção temporomandibular.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/23429-3)