03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2830 Resumo encontrados. Mostrando de 1571 a 1580


PNb0273 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Associação entre o Traço de Carabelli em Molares Decíduos e a Suscetibilidade à Cárie Dentária em Crianças de Manaus-AM
Silvane E. Silva Evangelista, Jandira Karen Mota Abecassis, Erika Calvano Kuchler, Bianca Lopes Cavalcante-leão, Lucas Folador de Carvalho, Ammar Ahmed Siddiqui, Thais Vilalba Paniagua Machado do Nascimento, Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira
PÓS-GRADUAÇÃO ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo investigar a associação entre a presença do traço de Carabelli em segundos molares decíduos superiores e a suscetibilidade à cárie dentária. A amostra foi composta por 145 crianças com dentição decídua e mista, atendidas no Centro de Especialidade Odontológico em uma instituição de saúde pública em Manaus, Amazonas. A experiência de cárie foi avaliada por meio do índice ceo-d, seguindo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), após remoção do biofilme dental. Utilizaram-se espelho clínico e sonda exploradora de ponta inativa para a detecção de lesões de cárie, restaurações e dentes ausentes. Informações sociodemográficas e sobre saúde bucal foram obtidas por meio de questionário aplicado aos pais ou responsáveis. A avaliação do traço de Carabelli considerou tanto manifestações negativas (sulcos e fissuras) quanto positivas (tubérculos ou cúspides). O teste t de Student foi utilizado para comparação das médias, adotando-se nível de significância de 5%. Das 145 crianças avaliadas, 56 apresentaram pelo menos um molar com traço de Carabelli - 28 com traço positivo e 28 com traço negativo. Crianças com traço negativo apresentaram média de ceo-d significativamente maior (4,39 ± 3,60) em comparação àquelas sem nenhum traço (2,55 ± 3,13; p = 0,010). Já o grupo com traço positivo apresentou média de ceo-d inferior, porém sem diferença estatisticamente significativa em relação ao grupo controle (p = 0,064).

A presença do traço negativo de Carabelli mostrou associação significativa com maior prevalência de cárie dentária na dentição decídua, sugerindo que este traço morfológico pode representar um fator anatômico de risco para o desenvolvimento de lesões cariosas em crianças de Manaus.

PNb0288 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação dos efeitos transversais na arcada inferior após expansão rápida da maxila dento-suportada e dento-ósseo suportada (MARPE)
Luciana Quintanilha Pires Fernandes, Marian Vilardo Moutinho, Rafaella Barreto de sá, Jonas Capelli Júnior, José Augusto Mendes Miguel
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A expansão rápida da maxila (ERM) visa o aumento transversal da maxila, podendo afetar também a arcada inferior. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos transversais dentários na arcada inferior e superior, após ERM dento-suportada e dento-ósseo suportada (MARPE), e avaliar a estabilidade destas alterações. Foram selecionados 31 pacientes (grupo MARPE: n = 14, média de 16 anos; grupo HYRAX: n = 17, média de 14 anos) com indicação de ERM, submetidos ao escaneamento digital intra-oral antes (T1) e após ERM (T2) e após seis meses de contenção (T3). Um único examinador, previamente calibrado, mediu as distâncias entre caninos superiores (DCS) e inferiores (DCI), primeiros pré-molares superiores (DPS) e inferiores (DPI) e primeiros molares superiores (DMS) e inferiores (DMI). Tanto no grupo HYRAX (0,38 mm) quanto no grupo MARPE (0,57 mm), apenas a DMI apresentou uma expansão estatisticamente significativa na arcada inferior, porém clinicamente irrelevante, enquanto todas as medidas na arcada superior apresentaram expansão estatisticamente significativa (DCS = 3,55 mm e 3,79 mm; DPS = 6,34 mm e 4,07 mm; DMS = 6,67 mm e 6,57 mm nos grupos HYRAX e MARPE, respectivamente). Após contenção, houve recidiva estatisticamente significativa na DPS (0,49 mm) e DMS (0,61 mm) no grupo HYRAX, e na DCS (1,76 mm), DPS (0,63 mm), DMS (0,54 mm) e DMI (0,55 mm) no grupo MARPE, porém todas clinicamente irrelevantes. Ao comparar os grupos, houve diferença estatisticamente significativa da expansão na DPS e da recidiva na DCS.

Apesar de ambas as técnicas terem sido eficientes na correção da deficiência transversa maxilar, sem diferença na estabilidade dos resultados, os efeitos dentários transversais na arcada inferior foram clinicamente irrelevantes após ERM.

(Apoio: FAPERJ)
PNb0297 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Associações entre o tempo de tela de crianças e sua experiência de cárie, sobrepeso e possíveis fatores contribuintes: um estudo transversal
Gabriella Fernandes Rodrigues, Karen Cassano, Fernanda Bello Kneitz, Ísis Midlej Carneiro Oliveira, Andréa Fonseca-gonçalves
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se investigar associações entre o tempo de tela (TT) de crianças e sua experiência de cárie, sobrepeso e possíveis fatores contribuintes. Para avaliação clínica da experiência de cárie foi usado o índice de dentes cariados, perdidos e obturados para dentição decídua (ceod) e permanente (CPOD), enquanto o índice de massa corporal (IMC) e o percentil foram calculados com base em medidas antropométricas como parâmetros para avaliação de sobrepeso. O TT (≤2h/dia e >2h/dia), hábitos alimentares, fatores socioeconômicos e o tempo de comportamento sedentário (TCS) foram coletados por meio de questionários. O percentil foi classificado em baixo peso, eutrófico e sobrepeso. O teste X2 associou o TT com variáveis categóricas e o teste t de Student comparou as médias entre os grupos de TT em relação à ingestão diária de bebidas e alimentos açucarados, consumo semanal de alimentos não saudáveis (CSAN), TCS, IMC, ceod e CPOD. Foram incluídas 223 crianças, com idade média de 6,60±1,94 anos. A maioria era do sexo feminino (52,9%), parda (48,0%) e com experiência de cárie (73,1%). Além disso, 69,5% das famílias foram classificadas como de baixa renda, 68,5% das crianças frequentavam escolas públicas e 27,3% estavam com sobrepeso. Não houve diferenças nos valores médios de ceod, CPOD e IMC entre crianças com TT ≤2h e >2h/dia; entretanto, maior TCS (p<0,001) e maior CANS (p=0,024) foram associados ao TT >2h/dia. Crianças com TT >2h/dia também apresentaram maior ingestão de bebidas açucaradas (p=0,014).

Embora não tenha sido observado associação do tempo de tela com ceod/CPOD e sobrepeso, crianças com maior tempo de tela foram mais propensas a consumir alimentos não saudáveis e apresentar maior tempo de comportamentos sedentários.

(Apoio: CAPES  N° DS 001)
PNb0301 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Relação entre hábitos do sono e provável bruxismo do sono em crianças
Taís de Souza Barbosa, Maria Eduarda Fernandes Carvalho, Joyce Beatriz Dantas Luiz, Brenda Soares Ribeiro
Odontologia Social e Clínica Infantil INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os hábitos do sono em crianças com e sem provável bruxismo do sono (PBS). A amostra consistiu de 75 pares de pais/crianças, de 6 a 9 anos (♀=72%), selecionados da clínica de Odontopediatria da Universidade. O PBS foi avaliado por 3 perguntas, aplicadas aos pais, sobre a presença e a frequência do hábito de ranger os dentes a noite, e a presença de travamento/dor na mandíbula ao acordar. A resposta positiva a uma pergunta determinou a presença do PBS. O diário do sono foi autopreenchido pelos pais, durante 7 dias consecutivos, com 7 perguntas sobre quantidade e qualidade do sono, despertar e ranger os dentes durante o sono, alimentação antes de dormir, disposição ao acordar, e apertamento dos dentes em vigília (bruxismo em vigília, BV). Os dados foram analisados pelos testes Shapiro-Wilk, Qui-quadrado independência/partição, Exato de Fisher, e t não pareado (α=5%). O PBS foi relatado em 46,7% das crianças, sendo 71,4% com frequência "às vezes" (1 a 2 vezes/semana) e 28,6% "frequente" (3 ou mais vezes/semana). Na análise do diário do sono, os grupos com e sem PBS diferiram significativamente no relato de ranger os dentes a noite (38,8% vs. 2.9%; p=0,002) e no BV (42,9% vs. 13,2%; p=0,045). A qualidade do sono foi comprometida em 24,9% do grupo PBS (sem PBS= 5%; p=0,063), sendo reportadas agitação corporal, ronco, ranger os dentes, falta de ar, pesadelos e choro (PBS=52,5%; p<0,0001). Mais de 2/3 dos grupos consumia alimentos/bebidas com sacarose antes de dormir; e o uso de medicamentos foi significativamente maior em crianças com PBS (20,6% vs. 9%; p=0,010), os quais utilizavam diariamente hormônios para regular o sono, antialérgicos e broncodilatadores.

O uso de medicamentos, o sono perturbado e o BV podem estar relacionados ao PBS em crianças.

(Apoio: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio  N° 17416)
PNb0308 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Simulação por Elementos Finitos do Fechamento de Espaço com Diferentes Attachments na Região Maxilar com Alinhadores
Raissa Marielly Parente Bernardino, Nicole Cindy Fontinele Miranda, Karina Tostes Borsato, Carolina Carmo de Menezes, Ivan Onone Gialain, Josete Barbosa Cruz Meira, Luiz Gonzaga Gandini Jr
Ciências Odontológicas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar, por meio da simulação de elementos finitos, a retração em massa em uma protrusão maxilar com extração do primeiro pré-molar, analisando diferentes tipos de attachments e os efeitos mecânicos dos alinhadores no fechamento do espaço. Foi construído um modelo tridimensional de hemi-maxila com base na tomografia de um paciente biprotruso submetido à extração dos primeiros pré-molares, representando osso, ligamento periodontal e dentes. No programa CAD, foram desenhados attachments verticais, horizontais e quadrados. A simulação do fechamento de espaço foi realizada no software Marc Mentat, aplicando-se um deslocamento de 0,25 mm na superfície externa do alinhador. Os dados foram analisados por meio do deslocamento total nos eixos X, Y e Z e da pressão hidrostática no ligamento periodontal, utilizando a mean normal stress. Os resultados indicaram distalização do canino com inclinação lingual da coroa em direção ao local da extração, além da inclinação mesial da coroa do pré-molar em direção ao local da extração. Também foi observado que o tamanho e a forma dos attachments influenciam o controle do movimento dental durante o fechamento de espaço.

Conclui-se que, durante o fechamento de espaço com alinhadores transparentes, ocorrem movimentos dentários de inclinação distal da coroa do canino para o espaço da extração, acompanhados de rotação e extrusão. Os attachments retangulares verticais e horizontais apresentaram resultados semelhantes, mas o retangular vertical demonstrou ser mais indicado para o controle da movimentação do canino e do pré-molar durante a retração. .

(Apoio: CAPES  N° 001)
PNb0352 - Painel Efetivo
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Ação pró-tumoral da cisplatina: ativação de TGF-β/PCAF e reprogramação celular no carcinoma oral
Antonio Secco Martorano, Lucas Dias de Oliveira, Ana Patricia Espaladori Eskenazi, Luciana Oliveira de Almeida
Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da cisplatina sobre a reprogramação celular em células de carcinoma oral CAL27 e SCC9, e células epiteliais não-tumorais HaCaT. Para isso, a análise de RNA-seq foi utilizada para identificar alterações no perfil de expressão gênica entre células tumorais selvagens (WT) e células tumorais após a indução da resistência a cisplatina (CisR). A validação funcional foi feita por ensaios de proliferação, migração, invasão e formação tumoral in vivo. qPCR e western blot foram utilizados para avaliação da expressão gênica e proteica. A cisplatina induz a ativação de vias relacionadas à EMT, proliferação e migração. Células CisR exibiram aumento de marcadores de células-tronco tumorais (CSC) (ALDH/CD44), maior formação de esferas, proliferação, invasão e crescimento tumoral in vivo. Observou-se que a cisplatina induz a desdiferenciação de células não-CSC em CSC, com aumento de TGF-β e PCAF nessas populações. A exposição das células HaCaT à cisplatina gerou um fenótipo tumoral, inclusive com a formação de tumores in vivo, reforçando a ação da droga como indutora de transformação maligna. Por fim, a inibição farmacológica de TGF-β e PCAF reduziu marcadores de CSC e volume tumoral, indicando o potencial terapêutico desses alvos.

Conclui-se que TGF-β e PCAF contribuem para a reprogramação celular e manutenção da quimiorresistência induzida pela cisplatina, sendo alvos promissores para terapias antitumorais.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/11780-8  |  CNPq  N° 306993/2021-0  |  PRPI/USP  N° 246806/2025)
PNb0362 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise fractal e lacunaridade em radiografias panorâmicas na avaliação do risco de fraturas em mulheres pós-menopáusicas: estudo piloto
Sâmila Gonçalves Barra, Rebecca Garcia Rabelo, Cláudia Borges Brasileiro, Maria Augusta Visconti
Patologia e diagnóstico oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A detecção precoce do risco de fraturas osteoporóticas é essencial para reduzir a morbidade e mortalidade em mulheres pós-menopáusicas. Métodos radiográficos complementares, como a análise fractal (AF) e a lacunaridade, emergem como ferramentas promissoras para o rastreamento dessa condição. Este estudo piloto investigou a acurácia da AF e da lacunaridade aplicada em radiografias panorâmicas digitais (RPD) na predição do risco de fraturas osteoporóticas. Foram analisadas RPD de 15 mulheres pós-menopáusicas. As análises foram realizadas utilizando o software ImageJ®, com o plugin FRACLAC®. As regiões de interesse (ROI) incluíram áreas de 50×50 pixels localizadas na cabeça da mandíbula, no ângulo mandibular, na região anterior ao forame mentual e na cortical mandibular, da região adjacente ao forame mentual até a região de terceiro molar. Foi considerada média dos valores obtidos nos lados direito e esquerdo. O risco de fraturas foi estimado pelo instrumento FRAX®, com base em dados clínicos coletados por meio de questionário. A acurácia das medidas foi avaliada por meio da área sob a curva ROC (AUC), sensibilidade e especificidade. Os resultados mostraram que a lacunaridade da cortical mandibular apresentou uma AUC de 0,81 (IC 95%), indicando potencial capacidade discriminativa. O ponto de corte, determinado pelo maior valor do índice de Youden, foi de 0,75, apresentando uma sensibilidade de 100% e especificidade de 18.2% embora sem significância estatística devido ao tamanho amostral reduzido.

Este estudo demonstra a viabilidade do uso de RPD associadas à análise de textura para avaliação do risco de fraturas, sugerindo a necessidade de investigações futuras com amostras ampliadas para validação dos achados.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/200.321/2025-Bolsa)
PNc0430 - Painel Efetivo
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Saliva Characteristics and Erosive Tooth Wear in a Sample of Vegans and Omnivorous
Constanza E. Fernández, Valeria Ramírez Lobos, Marcela Arancibia, Catalina Maturana-valenzuela
REHABILITACION ORAL UNIVERSIDAD DE TALCA - CHILE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Saliva is the primary protective factor against erosive tooth wear (ETW), mitigating the effects of frequent acidic challenges on dental tissues. This study aimed to evaluate some salivary characteristics on stimulated and unstimulated saliva and their association with the degree and distribution of ETW in a sample of vegans and omnivores. A total of 90 healthy, young participants (n=42 vegans; n=48 omnivores) who had followed their respective diets for more than 18 months, were recruited. ETW was assessed using the Basic Erosive Wear Examination (BEWE) index. Salivary parameters such as flow rate, pH, buffer capacity and some compounds were measured under both unstimulated and stimulated conditions. Comparative analyses between groups were performed with appropriate tests, and Lasso regression was used to perform variable selection and regularization. Statistical significance was set at 5%. Vegans had significantly higher BEWE scores (7.0 vs 5.0; p<0.001), and had lower stimulated salivary protein levels (871.5 vs 935.3; p=0.017). No significant differences were found in other salivary characteristics, sex, SES, or age. Lasso regression identified key predictors (OR=4.94, p=0.026) in both saliva and diet models. Diet group (OR=5.49, p=0.035), toothbrush replacement (OR=13.70, p=0.044), and exercise frequency (OR=5.17, p=0.057) were selected and associated with BEWE cumulative score>=9.

Although most salivary characteristics were similar between vegans and omnivores, salivary protein levels differed by diet. Additionally, lifestyle factors beyond diet, such as toothbrush replacement frequency and exercise habits, emerged as relevant predictors of erosive tooth wear.

(Apoio: ANID FONDECYT Initiation Chile  N° 11220057)
PNc0434 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Variações nos marcadores proteômicos salivares e inflamatórios durante o tratamento da obesidade mórbida: um estudo de coorte
Kelly Guedes de Oliveira Scudine, Aianne Souto Pizzolato Ribeiro, Elsa Cristina Carona de Sousa Lamy, Bruno Alves Rocha, Maria Carolina Salomé Marquezin, Paula Midori Castelo
Odontopediatria FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se identificar proteínas salivares altamente correlacionadas com marcadores inflamatórios em uma coorte de 104 indivíduos com obesidade mórbida submetidos a intervenções dietéticas e de gastroplastia acompanhados por 6 meses. Dados clínicos, nutricionais e de saúde bucal foram coletados, juntamente com amostras de saliva para análise de citocinas inflamatórias (IL-6, IL-10, TNF-α, IFNγ), ácido úrico, 8-hidroxi-2'-desoxiguanosina e proteínas. A análise proteômica foi realizada por SDS-PAGE acoplado à espectrometria de massas para posterior identificação de proteínas e busca de marcadores-alvo. Observou-se redução significativa dos níveis salivares de INFγ e IL-10 no grupo gastroplastia. O TNF-α diminuiu em ambos os grupos após 3 meses. Já os níveis de IL-6, ácido úrico e 8-hidroxi-2'-desoxiguanosina permaneceram estáveis ao longo do tempo. A análise de cluster dos candidatos à gastroplastia identificou três perfis: (1) marcadores inflamatórios elevados associados à cárie, (2) obesidade e doença periodontal com IL-6 elevada e (3) menor estado inflamatório. A análise proteômica revelou alterações relevantes no grupo gastroplastia, como redução de alfa-amilase e anidrase carbônica VI e aumento progressivo de metalotioneína 1D. A cistatina SN aumentou no grupo controle aos 6 meses, enquanto no grupo gastroplastia o aumento foi observado aos 3 meses, sem manutenção aos 6 meses. A proteína A8 de ligação ao cálcio S100 apresentou um aumento aos 3 meses, o qual também não se manteve aos 6 meses.

Este estudo destaca as mudanças significativas no perfil proteômico salivar e marcadores inflamatórios em indivíduos com obesidade mórbida após gastroplastia e a ligação entre marcadores salivares, obesidade e doenças bucais.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2017/26400-6 e 2019/04666-0)
PNc0452 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Colonização por Pseudomonas aeruginosa no ambiente bucal de pessoas idosas acamadas e domiciliadas
Kenio Costa de Lima, Thayane Alves da Silva, Ana Patrícia de Freitas Lopes, Maria Celeste Nunes de Melo
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência de Pseudomonas aeruginosa no ambiente bucal de pessoas idosas acamadas e domiciliadas, sua resistência aos antimicrobianos e fatores associados. Foram coletadas amostras de 263 pessoas idosas no período de agosto/2023 a junho/2024. As amostras foram coletadas com swab, semeadas em meio de cultivo seletivo e os isolados sugestivos de Pseudomonas aeruginosa foram identificados através de testes laboratoriais convencionais e por espectrometria de massa (MALTI-TOF). Todas as cepas de P. aeruginosa foram avaliadas quanto à susceptibilidade aos antimicrobianos Aztreonam (30 µg), Piperacilina/tazobactam (30 µg), Ceftazidima (10 µg), Meropenem (10 µg), Imipenem (10 µg), Levofloxacino (05 µg), Ciprofloxacino (05 µg), Amicacina (30 µg), Cefepime (30 µg) e Tobramicina (30 µg). Fatores sociodemográficos, de saúde geral e bucal também foram coletados. Do total de participantes, 84,62% eram do sexo feminino com média de idade de 81 anos. A associação entre a colonização por P. aeruginosa e as variáveis do estudo foi avaliada pelo teste do qui quadrado para um nível de confiança de 95%. A prevalência de colonização P. aeruginosa no ambiente bucal foi de 9,89% (6,7-13,95%). A prevalência de colonização foi elevada, sendo a maioria dos isolados resistente aos betalactâmicos, destacando-se uma cepa produtora de uma beta-lactamase do tipo KPC. Estiveram associados à colonização por P. aeruginosa, a colonização por Candida sp. (p = 0,009) e polifarmácia (p = 0,05).

A resistência apresentada pelas cepas de P. aeruginosa foi semelhante à encontrada em ambientes hospitalares e, além disso, a alta prevalência sinalizam a importância do rastreio da colonização por esse patógeno nesses pacientes.

(Apoio: CNPq  N° 405916/2021-3)



.