03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS044 a RS086 ]
 42 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 42


RS085 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação da resistência em resinas nanocerâmicas: uma revisão sistemática da literatura
Marcos Renato Mascarenhas de Souza Freire, Caio Marques Martins, Silvio Mecca Junior, Francisco Fernando Massola Filho, Geraldo Alberto Pinheiro de Carvalho
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As resinas compostas são materiais restauradores extremamente estéticos, sendo as nanohíbridas mais indicadas em restaurações de dentes anteriores, pois possuem ótimas propriedades físico mecânicas, brilho e lisura superficial e boa resistência ao desgaste. A fabricação de restaurações através do sistema CAD/CAM tem sido uma realidade cada vez mais ampla no campo da Odontologia. Este estudo teve como objetivo apresentar por meio de uma revisão de literatura, a resina nanohibrida confeccionada pela tecnologia CAD CAM. Esta revisão de literatura baseou-se em busca e análise de publicações científicas nas bases de dados PubMed, SciELO e Cochrane, abrangendo artigos, revistas e livros em português e inglês, publicados entre 2016 e 2022. Pode-se concluir que o avanço das restaurações dentárias amplifica a busca dos fabricantes no desenvolvimento de produtos e tecnologia que alcancem o aprimoramento da estética e do resultado final das peças. Os estudos elencaram que a adaptação marginal é essencial para a saúde bucal. Os sistemas CAD/CAM possibilitam a fabricação de restaurações com intervalos de adaptação dentro do estabelecido como clinicamente satisfatório

Conclui-se que por sua resistência, adaptabilidade marginal, translucidez e durabilidade, as resinas nanocerâmicas odontológicas são uma opção para restaurações indiretas. Ao trabalhar em conjunto com a odontologia digital, pode-se realizar ajustes precisos e restaurações com longevidade satisfatória. A introdução do sistema CAD/CAM na rotina dos cirurgiões-dentistas habilitou menor tempo de trabalho, com exatidão nas confecções de próteses dentárias e maior conforto ao paciente.

RS086 - Painel Revisão Sistemática
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

As manifestações orais da doença de Huntington: uma revisão sistemática da prevalência
Laisla Gaudêncio Chaim, Luciana Munhoz, Plauto C A Watanabe
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo apresentar um panorama abrangente das manifestações orais da Doença de Huntington (DH). Foram realizadas buscas em bases de dados para identificar estudos originais e relatos de caso publicados até maio de 2021, utilizando exclusivamente descritores MeSH que combinavam termos relacionados à DH e à saúde bucal, sem restrições de idioma ou período. No total, 22 publicações foram incluídas, sendo 12 artigos originais e 10 relatos de caso. Os estudos abordaram temas como saúde bucal, coordenação das estruturas orais, alterações na fala, disfagia e distúrbios da deglutição. Os relatos de caso descreveram procedimentos odontológicos, discinesia oromandibular, disfagia e alterações na fala. Esta revisão está registrada na plataforma PROSPERO sob o número CRD42021238934.

As manifestações orais da DH mostraram-se diretamente relacionadas à progressão da doença, sendo mais intensas nos estágios avançados. Disfagia, disartria, dificuldades mastigatórias, comprometimento da saúde bucal e movimentos coreiformes da língua e de outros músculos orofaciais foram as principais alterações identificadas.




.