03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR064 a RCR127 ]
 63 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


RCR094 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

IMPACTO DO SILANO NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO EM REPAROS DE RESINAS COMPOSTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Vinicius Rosa Rodrigues, Roberta Pinto Pereira, Gabriela Romanini Basso
DENTÍSTICA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O reparo de restaurações em resina composta é uma estratégia conservadora que evita o 'ciclo da substituição'. A aplicação de silano tem sido proposta como forma de otimizar a adesão entre a resina envelhecida e o novo compósito. No entanto, os resultados permanecem controversos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o impacto do silano na resistência de união (RU) em reparos de resinas compostas. Foram realizadas buscas nas bases PubMed e SciELO (2015‑2025) com os descritores: "silanes", "dental restoration repair", "composite resins". A partir da estratégia de busca 14 estudos in vitro foram selecionados. Os critérios de exclusão foram: revisões de literatura, relatos de caso, projetos de pesquisa, resumos e editoriais. A revisão permitiu inferir que o silano aumenta a RU sobretudo quando combinado ao preparo mecânico e a limpeza da superfície com ácido fosfórico, proporcionando aumentos de 20-35% e significativa redução da microinfiltração. Na ausência do agente de união, a RU diminui e resulta em mais falhas adesivas, especialmente em superfícies pouco preparadas. Contudo, diversos estudos não obtiveram diferença significativa com ou sem o uso do silano, apresentando valores de resistência semelhantes. Porém, vale ressaltar que a influência do silano no reparo de resinas compostas é protocolo‑dependente destacando‑se a necessidade de asperização da superfície com ponta diamantada ou jateamento com óxido de alumínio para maximizar a longevidade e o desempenho clínico do reparo.

São necessários estudos mais padronizados que avaliem especificamente a presença ou ausência do silano, a fim de esclarecer sua real contribuição para a RU e validar clinicamente os resultados obtidos em estudos in vitro.

RCR095 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

REANATOMIZAÇÃO DE PINO DE FIBRA DE VIDRO COM RESINA COMPOSTA: REVISÃO DE LITERATURA
Meirilândia Ribeiro da Costa, Roberta Pinto Pereira, Gabriela Romanini Basso
Dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com a proposta de melhorar a adaptação ao canal, reduzir a linha de cimentação e aumentar a retenção do pino ao conduto radicular, o uso de pinos pré-fabricados reanatomizados com resina composta (RC), técnica conhecida como pinos anatômicos, auxiliam na reconstrução do elemento fragilizado. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a reanatomização de pino de fibra de vidro (PFV) com resina composta. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS (2003 à 2025) com os descritores: "técnica para retentor intrarradicular"; "cimentação"; "pinos dentários"; "resinas compostas". Editoriais, cartas, artigos de opinião e resumos em anais foram excluídos. A partir da estratégia de busca foram selecionados 101 artigos. A revisão permitiu inferir que a técnica de reanatomização de pino de fibra de vidro apresenta melhoria na retenção friccional e aumento na resistência de união entre o conjunto e o conduto radicular isso pela espessura de linha de cimentação ser favorável. Os cuidados em relação ao uso da técnica de PFV reanatomizados com RC envolvem a correta execução das etapas do protocolo para o sucesso clínico do procedimento. De modo geral, deve-se sempre seguir as recomendações dos fabricantes dos pinos para o protocolo de preparo do pino para adesão.

Conclui-se que a técnica de reanatomização de pinos de fibra de vidro com resina composta é uma alternativa interessante para auxiliar na restauração final de elementos dentais fragilizados ou com canais amplos. Contudo, é imprescindível que o profissional receba treinamento específico para este procedimento, especialmente no sentido de evitar a retenção do conjunto no interior do conduto, durante sua confecção.

RCR096 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Recontorno em Resina Composta com restabelecimento de estética e função: Relato de Caso
Deborah Pereira Mendes, Larissa Moura Silva, Roberta Pinto Pereira, Gabriela Romanini Basso
DENTÍSTICA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de resinas compostas diretas representa uma alternativa conservadora e eficaz na reabilitação de dentes anteriores, especialmente em casos de diastemas e restaurações insatisfatórias. A técnica permite mimetismo com a estrutura dentária, promovendo estética e função de forma minimamente invasiva. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de recontorno estético em dentes anteriores com fechamento de diastema, com restaurações em resina composta. Paciente do sexo feminino, 36 anos, apresentava restaurações insatisfatórias e diastema nos dentes anteriores. Inicialmente, foi realizada gengivoplastia para aumento da coroa clínica, seguido do escaneamento intraoral e mock-up para aprovação estética. As restaurações diretas foram realizadas nos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23, utilizando a técnica de estratificação com as seguintes resinas: concha palatina trans 30 (Empress Direct - Ivoclar), dentina A1 (Empress Direct - Ivoclar), corante white para o halo incisal (Empress Direct - Ivoclar), efeito opalescente trans opal (Empress Direct - Ivoclar) e para o esmalte final resinas trans e milk white (Estelite Omega - Tokuyama). Ao final, as etapas de acabamento e polimento foram realizadas.O tratamento possibilitou significativa melhora na estética do sorriso com restabelecimento da anatomia dentária e satisfação da paciente. O acompanhamento clínico é imprescindível para manutenção do trabalho realizado.

As restaurações diretas com resina composta, associadas ao planejamento digital e procedimentos complementares como a gengivoplastia, demonstraram ser uma abordagem eficaz, minimamente invasiva e altamente estética para o recontorno de dentes anteriores.

RCR097 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Facetas em resina composta, uma abordagem conservadora para harmonização do sorriso: relato de caso
Sabrina Suelen de Andrade Barroso, Roberta Pinto Pereira, Gabriela Romanini Basso
DENTÍSTICA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A reprodução de características naturais dos dentes afim de restabelecer forma, função e estética é uma das intenções dos materiais e protocolos restauradores. As facetas em resina composta apresentam diversas vantagens, como custo reduzido, facilidade de manipulação, reparo, realização em uma única sessão, além de permitir preparos mais conservadores ou até mesmo a ausência deles. O presente trabalho tem por objetivo descrever a conduta clínica para confecção de facetas de canino a canino. Paciente do sexo feminino, 44 anos, compareceu para atendimento solicitando uma melhoria estética do sorriso. Após avaliação, foi proposto como tratamento a confecção de facetas diretas de canino a canino. O plano de tratamento proposto visou construir um sorriso mais harmônico e com mínima intervenção. A sequência restauradora utilizada foi: resina Empress Direct Trans 20 (Ivoclar) para confecção da concha palatina, em seguida inserção da camada de dentina com resina Empress Direct cor A2 (Ivoclar). Para confecção do halo incisal foi utilizado corante Empress Direct Color White (Ivoclar) e resina de efeito Empress Direct Effect Trans Opal (Ivoclar) para reprodução da opalescência e translucidez da borda incisal. Para a camada de esmalte foi utilizado a resina Palfique LX5 cor MW (Tokuyama). Ao final, foi realizada a etapa de acabamento e polimento das restaurações iniciando com a sequência de discos para acabamento respeitando a sequência de utilização (OptiDisc, Kerr) e borrachas para polimento e alto brilho OptraGloss (Ivoclar).

Os resultados obtidos reforçam que a harmonização do sorriso pode ser significativamente aprimorada por meio de intervenções minimamente invasivas, desde que sustentadas por um diagnóstico e planejamento preciso.

RCR098 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Análise do tempo de trabalho com fluxo digital vs. Analógico em Odontologia: uma revisão de literatura
Lara Marinho Ávila, Roberta Pinto Pereira, Gabriela Romanini Basso
Departamento de Dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O fluxo digital em Odontologia é um conjunto integrado de tecnologias que inclui escaneamento intraoral, softwares de planejamento CAD/CAM (Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufacturing), impressão 3D e fresagem de peças protéticas, que permitem realizar procedimentos de forma mais rápida, precisa e eficiente quando comparado aos métodos convencionais. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura de análise comparativa do tempo de trabalho entre fluxos digital e analógico. Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e ScienceDirect, utilizando as palavras-chave "Computer-Aided Design", "Workflow" e "Dentistry" em português e inglês. Foram selecionados artigos publicados entre 2015 e 2025. Editoriais, cartas, artigos de opinião, projetos de pesquisa e resumos de anais foram excluídos. Através da estratégia de busca, 14 artigos foram selecionados. A revisão permitiu inferir que apesar do investimento financeiro e capacitação para operação de sistemas digitais, o trabalho com fluxo digital propicia uma redução significativa do tempo clínico. As vantagens evidenciadas incluem a eliminação da necessidade de materiais de moldagem, dispensando o tempo de polimerização dos mesmos, exclusão dos procedimentos de desinfecção e transporte dos moldes para laboratório, bem como a remoção da etapa do modelo de gesso. Além disso, a utilização de equipamentos completos possibilita a realização do trabalho em sessão única.

Pode-se concluir através de evidências científicas que o fluxo de trabalho digital oferece vantagens significativas em termos de tempo de trabalho quando comparado ao método analógico.

RCR099 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Protocolo clínico de polimento de resina semidireta: relato de caso
Wiler Henrique Souza Cruz, Roberta Pinto Pereira, Andre Filipe Merico Carneiro, Gabriela Romanini Basso
DENTISTICA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O acabamento e polimento de restaurações semidiretas em resina composta são etapas fundamentais para garantir longevidade e estética das restaurações. O presente trabalho tem como objetivo relatar o protocolo clínico utilizado para o polimento de restaurações semidiretas em resina. Paciente do sexo masculino procurou tratamento para substituição de restaurações antigas que apresentavam desgaste e infiltração marginal, comprometendo estética e função. Após diagnóstico, foi proposto novas restaurações pela técnica semidireta nos elementos 42 e 43, seguindo protocolo de acabamento e polimento criterioso. Inicialmente, foi realizado o preparo cavitário e confecção das peças utilizando resina composta cor A1B (Solventum). Após ajustes anatômicos, iniciou-se o polimento com discos abrasivos sof-gloss (American Burrs), em granulações decrescentes (grosso, médio, fino e extrafino), respeitando baixa velocidade e leve pressão. Na sequência, foram utilizados polidores do tipo chama (granulações cinza, rosa e azul) e polidores espirais para uniformização, lisura e brilho superficial (Kit twist-gloss; American Burrs). Para finalização e adequada obtenção do brilho foi utilizada a pasta de polimento nanodiamantada Eagle Diamond (American Burrs) com granulação de 0,5 μm associada ao disco de feltro. Todo o processo priorizou a manutenção da morfologia, a integridade marginal e a obtenção de uma superfície lisa e brilhante, com resultado estético satisfatório e mimetização com a estrutura dental.

O caso clínico reforça a relevância da aplicação de um protocolo sistematizado de acabamento e polimento para otimizar a estética, promover a longevidade da restauração e garantir a satisfação funcional e estética do paciente.

RCR100 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Adesivos universais em odontologia - Uma revisão baseada em métricas com foco nos ensaios clínicos
Aline Camile Marques Dos Santos, Aurélio de Oliveira Rocha, Lucas Menezes Dos Anjos, Michael Willian Favoreto, Michely Cristina Goebel, Alessandro D. Loguercio, Alessandra Reis, Mariane Cardoso
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo buscou traçar o perfil científico dos ensaios clínicos que utilizaram adesivos universais através de uma análise bibliométrica e altimétrica. A pesquisa foi realizada em fevereiro de 2025 na Web of Science e Scopus. Foram extraídos os seguintes dados: Número e densidade de citações, ano de publicação, idioma, agência financiadora, acesso, características metodológicas, periódico, país, continente, instituição e autores. O VOSviewer gerou redes bibliométricas, enquanto Dimensions e Google Trends forneceram dados altimétricos e de popularidade global da pesquisa sobre adesivos universais. A correlação de Sperman foi usada. foram incluídos 115 estudos, publicados entre 2011 e 2025. O estudo mais citado obteve 196 citações no WoS-CC e 218 no Scopus. Os estudos investigaram principalmente desempenho clínico (n=108) de adesivos universais em restauração de lesão cervical não cariosa (LCNC) (n=77) com delineamento duplo cego (n=67). O Journal of Dentistry (n=23) destacou-se. O critério da Federação Dentária Internacional (FDI) foi o mais utilizado (n=45) e o adesivo Scotchbond Universal da 3M foi o produto mais investigado (n=60). A maioria dos artigos foi publicada no Brasil (n=46), sendo Loguercio AD (n=34) e Reis A (n=28) os autores mais frequentes. VOSviewer revelou colaborações significativas entre autores. De acordo com Dimensions, menções notáveis foram identificadas principalmente no Mendeley.

Os estudos clínicos sobre adesivo universal foram publicados principalmente por autores e instituições brasileiras com o maior número de publicações em 2024. A maioria dos estudos usou o Scotchbond universal para restaurar LCNC, avaliando o desempenho clínico seguindo os critérios do FDI.

RCR101 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Clareamento dental em adolescentes: análise bibliométrica das tendências, evidências e lacunas mundiais
Giovanna Gomes Mendes da Silva, Abigail Andrade Pires, Israel Monteiro Araújo, Cristie Luis Kugelmeier, Leily Macedo Firoozmand
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta análise bibliométrica crítica foi avaliar as publicações científicas relacionadas ao estado atual da arte referente ao clareamento dental realizado em adolescentes. A pesquisa foi realizada usando as bases de dados Web of Science e PubMed/Medline, no período de 2004 a 2024, empregando as palavras-chave relacionadas ao clareamento dental em adolescentes. Foram utilizados os softwares VOSviewer, Bibliometrix R-Tool e Carrot2 para a análise e visualização de periódicos, documentos, citações, autores e palavras-chave. A partir dos 310 estudos encontrados, dois pesquisadores realizaram a seleção que resultou em 47 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Foi identificado um aumento das publicações a partir de 2016, com pico em 2024 e aumento expressivo das citações a partir de 2021. O mapa de evidências bibliométricas destacou os principais termos mais abordados: segurança do tratamento, eficácia, peróxido de hidrogênio, manejo da técnica, sensibilidade dental, acompanhamento, e descoloração dental. Dentre os países analisados, o Brasil se destaca como o principal país de origem das publicações (27,27%), seguido pelos Estados Unidos (18,80 %) e Inglaterra (13,64%). A análise da estrutura de rede evidencia uma forte colaboração entre as instituições de ensino superior Brasil e Estados Unidos, com menor interação de instituições europeias e asiáticas.

Este estudo revelou que o aumento progressivo nas publicações/citações reflete a demanda pelo clareamento em adolescentes, impulsionada pela evolução dos materiais, foco na técnica, segurança-eficácia, destacando a necessidade de estudos multicêntricos e maior integração regional.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR102 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Tendências Científicas em Ensaios Clínicos sobre Clareamento Dental: Uma Revisão Bibliométrica e Altmétrica
Nicolly Barchiki, Aurélio de Oliveira Rocha, Lucas Menezes Dos Anjos, Mariane Cardoso, Alessandro D. Loguercio, Alessandra Reis, Thalita de Paris Matos, Michael Willian Favoreto
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo analisou as características e tendências das publicações em ensaios clínicos sobre clareamento dental por meio de uma análise bibliométrica e altmétrica. Uma busca foi realizada em setembro de 2024 na Web of Science Core Collection (WoS-CC) e na Scopus. Dois pesquisadores selecionaram os artigos e extraíram as principais características dos estudos. O VOSviewer foi utilizado para gerar redes bibliométricas. O Dimensions foi consultado para mensurar os dados altmétricos. Foram incluídos 416 estudos, publicados entre 1990 e 2024. O estudo mais citado obteve 164 citações na WoS-CC e 201 na Scopus. Os estudos investigaram predominantemente a eficácia do clareamento (n = 232), em estudos randomizados (n = 307) e conduzidos em adultos (n = 403). O agente ativo mais utilizando foi peróxido de hidrogênio (n = 200) e a técnica mais empregada foi o clareamento caseiro (n = 199). A maioria dos artigos foram publicados por autores brasileiros (n = 165), sendo Loguercio AD (n = 70) e Reis A (n = 56) os autores mais frequentes. O fabricante FGM liderou com o maior número de produtos investigados (n = 153), com destaque para Whiteness HP Maxx 35% (n = 40). O VOSviewer revelou colaborações significativas entre autores e palavras-chave. De acordo com a Dimensions, usuários do Mendeley e veículos de notícias demonstraram grande interesse em ensaios clínicos sobre clareamento.

Este estudo destacou uma tendência crescente em ensaios clínicos sobre clareamento dental ao longo de 30 anos, com forte predominância de estudos conduzidos no Brasil que investigaram principalmente a eficácia do clareamento por meio de estudos randomizados em adultos utilizando peróxido de hidrogênio.

RCR103 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Reimplante após avulsão dentária em crianças e adolescentes: relato de uma série de casos clínicos
Débora Bernardi Lassalle, Júlia Longo Ribeiro, Ana Paula Varela Brown Martins, Beatriz Alvares Cabral de Barros, Cláudia Ângela Maziero Volpato, Bárbara Suelen Moccelini, Sheila Cristina Stolf
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A avulsão dentária é um tipo de traumatismo dentário caracterizado pelo deslocamento completo do dente do alvéolo, geralmente causado por acidentes, lesões ou impactos intensos na região bucal. Trata-se de uma emergência odontológica que exige atendimento imediato, com o objetivo de preservar o dente e possibilitar seu reimplante adequado, visando à reintegração eficaz ao alvéolo. O objetivo foi investigar os principais desfechos do reimplante dentário imediato e tardio após a avulsão dentária de dentes permanentes em crianças e adolescentes, após atendimento inicial em um hospital infantil. Para tal, foram relatados quatro casos clínicos os quais foram acompanhados por 24 meses, com avaliações clínicas e radiográficas periódicas. Além disso, foi elaborado um panfleto educativo voltado aos pais, com orientações sobre os cuidados necessários após a avulsão dentária, com o intuito de melhorar o prognóstico dos pacientes. Os casos selecionados variaram em complexidade e intervenções terapêuticas. O estudo abordou desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento, destacando os desafios enfrentados em cada etapa, incluindo a reabsorção radicular externa, uma das principais consequências e desfechos adversos do reimplante, destacando a necessidade de acompanhamento clínico-radiográfico contínuo.

As variações clínicas e os resultados evidenciaram a necessidade de abordagens multidisciplinares e individualizadas. Essas análises proporcionaram uma visão mais ampla sobre o manejo de traumas dento-alveolares em jovens, contribuindo para o aprimoramento dos protocolos de tratamento. Campanhas educativas e materiais informativos são essenciais para melhorar o manejo e aumentar as chances de sucesso a longo prazo.




.