03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR064 a RCR127 ]
 63 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


RCR074 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Tratamento da mordida cruzada em paciente pueril com assimetria facial - Relato de caso
Suellen Rodrigues Vitoriano, Danielle Lima de Carvalho, Maria Livia Salles Tavares de Faria, Rosilea C. H. Habibe, Carolina Hartung Habibe, Ilana Ferreira de Oliveira Christovam
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste relato de caso em uma paciente com dentadura decídua e assimetria facial é ressaltar a importância do tratamento precoce da mordida cruzada (MC). Paciente A. J. V. L., sexo feminino, 5 anos e 5 meses, procurou atendimento odontológico relatando "dente torto". Durante anamnese, relatou onicofagia e mão embaixo da face durante o sono. No exame intraoral, apresentava dentição decídua completa, MC posterior direita, desvio da linha média funcional, plano terminal direito reto e esquerdo mesial. Foi realizada a análise cefalométrica, dos modelos e fotografias. Após exames de diagnóstico, constatou-se que a menor é portadora de MC funcional, desvio de linha média funcional para direita e assimetria facial. O plano de tratamento foi definido em duas etapas. A primeira etapa com aparelho ortopédico mecânico, disjuntor de 11mm Mc Namara, para expansão rápida da maxila (ERM) e desgaste de incisais e cúspides de interferência dos dentes 53, 63, 73, 83 e 82; a segunda etapa com aparelho ortopédico funcional Monobloco. Após o tratamento, observou-se a correção da posição dos elementos dentários, da linha média e da simetria facial atingindo a resolução da queixa principal e conforto funcional para a paciente. A abordagem híbrida segue recomendações da literatura, que aponta a ERM como método eficaz para corrigir discrepâncias transversais maxilares, em idade precoce, e os aparelhos ortopédicos como auxiliares no reposicionamento mandibular e na reeducação neuromuscular.

A detecção precoce e a intervenção em casos de MC são muito importantes para evitar problemas futuros e garantir que o desenvolvimento das estruturas craniofaciais aconteça de forma saudável e equilibrada.

RCR075 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Acurácia de respostas produzidas por inteligência artificial sobre ortodontia: uma revisão de escopo
Giza Hellen Nonato Miranda, Mylka Suellen de Moura Barros Santos, Renata Travassos da Rosa Moreira Bastos, Nathália Carolina Fernandes Fagundes, David Normando
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão de escopo foi conduzida de acordo com a lista de verificação PRISMA-ScR. O objetivo da revisão foi investigar como a inteligência artificial (IA) responde a perguntas sobre ortodontia. As buscas foram realizadas em sete bases de dados eletrônicas por dois revisores independentes, sem restrição de data ou idioma. Ao total, foram recuperados 2.878 registros. Destes, treze atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão. Os modelos de IA investigados foram ChatGPT, Gemini, Microsoft Bing, Copilot, Google Assistant, Siri, Alexa e Cortana. Os temas abordados incluíram questões gerais sobre ortodontia. As avaliações de acurácia foram realizadas por meio de diferentes escalas, sendo as mais frequentes: Likert, AOI index, DISCERN e Global Quality Scale. A confiabilidade das respostas geradas pelo ChatGPT foi avaliada em doze estudos, dos quais dez classificaram como satisfatória e três como insuficiente. A qualidade das respostas produzidas pelo Gemini foi avaliada em cinco estudos. Destes, três consideraram a acurácia como moderada a boa, e dois como imprecisa. Microsoft Bing e Copilot foram avaliados cada um em um estudo. A qualidade das respostas foi considerada imprecisa e boa, respectivamente. Google Assistant, Siri, Alexa e Cortana foram avaliados em um estudo, que considerou alta a variabilidade entre as respostas geradas pelos modelos de IA.

Dessa forma, dentre os modelos de IA avaliados, ChatGPT e Gemini apresentaram acurácia superior. Entretanto, o grau de cientificidade das respostas em geral foi considerado baixo. Assim, as informações geradas por IA sobre ortodontia devem ser consideradas com cautela, já que em sua maioria não se baseiam em evidências revisadas por pares.

RCR076 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Análise de proteomas salivares para detecção precoce de câncer de boca - Revisão de literatura
Gabriela Schneider Castilhos, Lais de Paula Sumback Sivila Souza, Flavia Matarazzo, Vanessa Cristina Veltrini
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo é verificar, na literatura, se existe diferença na composição proteômica da saliva de pacientes com câncer de boca, quando comparados a pacientes saudáveis. Uma eventual diferença poderia justificar o uso desses biomarcadores num diagnóstico que não demandasse biópsia. Para isso, foi feita uma revisão narrativa da literatura, buscando artigos nas bases de dados PubMed, Web of Science e Embase, por meio da estratégia PICOS, de 2010 a 2024, e utilizando os descritores: "Oral cancer", "Saliva", "Biomarkers" e seus MeSH Terms. No total, foram encontrados 927 artigos. Os artigos foram exportados para a plataforma Mendeley, sendo excluídos os duplicados. Após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 40 artigos, abrangendo aproximadamente 800 indivíduos com câncer de boca e 850 indivíduos saudáveis. Na maioria dos estudos, após a coleta da saliva, realizava-se a centrifugação das amostras, seguida por processamento por imunoensaio enzimático (método ELISA). Em geral, os estudos mostraram, nos pacientes doentes, níveis salivares significativamente mais elevados de Interleucina-8, Interleucina-6, Fator de Necrose Tumoral-α, Interleucina-1β e Interleucina-10, em comparação aos pacientes saudáveis.

Sugere-se que as citocinas supracitadas poderiam ser potenciais biomarcadores para o diagnóstico de carcinoma espinocelular. No entanto, estudos adicionais, que eliminem fatores de confusão, são necessários.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR077 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Resinas Reforçadas Com Fibras Curtas Na Odontologia Restauradora: Uma Análise Bibliométrica
Rafaelly Cubas Camargo, Evelise Machado de Souza, Rodrigo Nunes Rached
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre as resinas compostas reforçadas com fibras curtas na odontologia restauradora. A pesquisa foi conduzida na base de dados Web of Science Core Collection (2010-2025) e incluiu 110 artigos. Os dados foram analisados com o auxílio dos softwares VOSviewer e Biblioshiny. Foram mapeadas a evolução temporal das publicações, autores mais produtivos e citados, redes de colaboração entre os autores, instituições e países com maior contribuição científica, periódicos com maior impacto, bem como as palavras-chave mais frequentes. Observou-se crescimento expressivo das publicações, com pico entre 2019 e 2023 (n=61). O artigo mais citado foi publicado em 2013 na Dental Materials (n=179), seguido por um artigo publicado na Silicon (n=103). Observou-se predominância de estudos in vitro com foco na avaliação das propriedades mecânicas dos materiais. Garoushi S foi o autor mais produtivo (n=29) e citado (n=721), com forte colaboração com Vallittu PK e Lassila L. A Finlândia liderou em número de publicações (n=37), seguida por Hungria (n=18) e Turquia (n=12). A Universidade de Turku foi a instituição mais produtiva (n=37). Dental Materials foi o periódico com mais artigos publicados (n=12), seguido por Clinical Oral Investigations e Polymers (n=7). As palavras-chave mais frequentes foram "fracture resistance" (n=24), "fiber-reinforced composite" e "short fiber-reinforced composite" (n=13).

Apesar do avanço laboratorial, identificou-se um número reduzido de ensaios clínicos randomizados e estudos longitudinais. Portanto, conclui-se que estudos de longo prazo são necessários para validar os achados e apoiar sua aplicação na prática clínica.

RCR078 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Tendências em pesquisas sobre materiais restauradores híbridos com liberação de flúor: revisão bibliométrica (2015-2025)
Natasha Tarram Hammoud, Evelise Machado de Souza, Rodrigo Nunes Rached
ALUNA MESTRADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica sobre materiais restauradores híbridos com liberação de flúor, com foco em estudos laboratoriais publicados entre 2015 e 2025. A coleta foi realizada em janeiro de 2025 e os dados extraídos foram analisados por meio dos softwares VOSviewer e Bibliometrix, considerando autores, instituições, países, periódicos, palavras-chave, número de citações e densidade. Foram identificados 73 artigos, dos quais 40 atenderam aos critérios de elegibilidade. O artigo mais citado foi publicado em 2016 na Dental Materiasl (n= 99). O artigo com maior densidade obteve valor de 12,83 e 77 citações. Houve uma maior concentração de documentos em 2024 (n=6). Os países mais produtivos foram Brasil (n=6), Inglaterra (n=4) e Turquia (n=4). A instituição com maior número de documentos foi a Universidade de Zagreb (n=3). Cuc,stanca foi o autor mais produtivo (n= 2) e citações (n=13). As palavras chaves mais mencionas foram "fluoride release" (n=15), "dental materials" (n=15). O periódico com mais documentos foi Dental Materials (n=10) seguido de Microscopy Reaearch an technique (n=3). Os 10 artigos mais citados abordaram a liberação de flúor e suas implicações na remineralização e resistência mecânica dos materiais. A análise revelou predominância de estudos laboratoriais com foco em propriedades mecânicas e bioativas, destacando materiais como giomers, cimentos de ionômero modificados por resina e resina alcalina

Conclui-se que há consolidação de grupos de pesquisa na área, mas ainda existem lacunas sobre a associação entre liberação de íons e desempenho mecânico em simulações próximas à prática clínica

RCR079 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Uso de Derivados da Matriz do Esmalte na Periodontia: Uma Revisão Crítica sobre o Emdogain®
Lucas Reis Freitas, Emanuela de Carvalho Franco Leite Pereira, Stephanie Tiemi Kian Oshiro, Fábio Barbosa De Souza, Stella Ferreira do Amaral, Olivia Vieira Aires
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Emdogain®️ é um material composto por proteínas derivadas da matriz do esmalte, amplamente utilizado na periodontia por sua capacidade de promover a regeneração efetiva dos tecidos periodontais. Ele é frequentemente empregado no tratamento de defeitos infraósseos e lesões de furca, tendo como principal diferencial, em comparação com substitutos ósseos, a capacidade de estimular a formação óssea, de cemento e do ligamento periodontal. Além das indicações já consolidadas para o tratamento de defeitos ósseos periodontais, o Emdogain®️ vem sendo estudado como coadjuvante em cirurgias de recobrimento radicular, embora mais pesquisas sejam necessárias para comprovar sua eficácia nesses contextos. O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura sobre o uso do Emdogain®️, abordando seu mecanismo de ação, modo de aplicação, indicações e uso clínico atual. Para isso, foram consultadas as bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, incluindo estudos laboratoriais e clínicos, sendo selecionados apenas artigos publicados em inglês, portugês e espanhol.

A literatura revisada aponta que o Emdogain®️ apresenta alta eficácia na regeneração periodontal, destacando-se como um biomaterial inovador que contribui positivamente para o prognóstico de casos complexos relacionados a defeitos ósseos decorrentes de doenças periodontais, porém, ainda são necessários mais estudos que comprovem sua eficácia quando utilizado para outros fins que não sejam a regeneração periodontal propriamente dita.

(Apoio: CAPES)
RCR080 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

ESTRATÉGIAS CONSERVADORAS NO TRATAMENTO RESTAURADOR DE EXTENSO MANCHAMENTO EM REGIÃO ESTÉTICA: UM RELATO DE CASO CLÍNICO
Jefferson Pires da Silva Júnior, Pedro Caio Alves Barros, Rafael Pinto de Mendonça, Sérgio Eduardo de Paiva Gonçalves, Luciana Mendonça Silva, Leandro de Moura Martins, Eduardo Bresciani
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O desenvolvimento do esmalte dentário é um processo complexo e suscetível a diversas alterações que resultam em defeitos de origem quantitativa e/ou qualitativa com causas multifatoriais, podendo gerar manchas que afetam a estética e a autoestima do paciente, não só na dentição decídua, como também na permanente. Consciente disso, a odontologia atual oferece tratamentos variados para amenizar e/ou corrigir o manchamento em diferentes níveis, buscando a máxima conservação da estrutura dentária. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma resolução clínica conservadora para pigmentação intrínseca em paciente jovem, bem como, a possibilidade restauradora em caso de insucesso. Paciente 15 anos, gênero feminino, melanoderma, normossistêmica, compareceu a clínica odontológica de uma Instituição de Ensino Superior acompanhada da responsável, apresentando como queixa principal mancha amarelada no dente. A partir das características clínicas associadas ao método de transiluminação, optou-se junto à responsável por uma tentativa de tratamento conservador, visando a resolução da queixa planejado inicialmente em 3 sessões, utilizando de forma associada: microabrasão, clareamento dental e aplicação de infiltrante resinoso. Após a finalização das etapas mencionadas, foi aplicado uma fina camada de resina composta para o preenchimento da região acometida.

Apesar da limitação inerente, a associação de técnicas de mínima intervenção, conforme demonstrado neste relato, proporciona resultado estético viável. Contudo, em situações que demandem uma abordagem mais abrangente, o uso de técnicas restauradoras invasivas permanece sendo uma opção válida.

RCR081 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Longevidade dos tratamentos para hipersensibilidade dentinária associada à lesão cervical não cariosa: revisão de escopo
Hemilly Domiense Andrade, Gabrielly Cunha Amaral, Karollyna Caetano Silva, Karolina Masceno Santiago, Karine Nunes Carvalho, Marcella Silva de Paula, Lawrence Gonzaga Lopes, Matheus de França Perazzo
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão de escopo visou revisar a evidência científica sobre a longevidade dos tratamentos utilizados nos casos de hipersensibilidade dentinária (HD) em pacientes com lesões cervicais não cariosas (LCNC). O protocolo seguiu as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e foi registrado na plataforma Open Science Framework (OSF). A pergunta de pesquisa foi estruturada com base no acrônimo PCC: População (P) - pacientes com LCNC; Conceito (C) - durabilidade dos tratamentos; e Contexto (C) - intervenções para HD associada a LCNC. A estratégia de busca incluiu termos controlados (DeCS/MeSH) e sinônimos, aplicando os operadores booleanos "AND" e "OR" para combinar os descritores. A busca foi realizada na base Medline/PubMed, além de outras três bases complementares. Após remoção de duplicatas no Mendeley, 141 artigos foram triados no Rayyan, resultando em 61 ensaios clínicos selecionados na leitura de títulos e resumos. Desses, 17 atenderam aos critérios de elegibilidade, apresentando dados clínicos relativos à longevidade dos tratamentos. Foram identificadas 25 abordagens terapêuticas distintas com acompanhamentos de 1 a 12 meses, das quais 97% demonstraram eficácia em reduzir a HD em comparação ao pré-operatório e 63% mantiveram essa eficácia ao longo do acompanhamento clínico em relação ao nível de HD observado no pós-tratamento imediato.

Assim, compreender a eficácia dos tratamentos, ao longo do tempo, para HD associada a LCNC é essencial, considerando que essas condições afetam uma parcela significativa da população adulta e comprometem a qualidade de vida. Grande parte dos tipos de tratamentos para HD mantém sua eficácia ao longo do tempo, tanto em relação ao nível de HD inicial, quanto ao observado logo após o tratamento.

RCR082 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Cremes Dentais Veganos e Tradicionais: Revisão Narrativa sobre Composição, Eficácia e Saúde Bucal
Vinícius Matheus Alves de Lima, Laís Salomão Arias, Murilo Baena Lopes, Ricardo Danil Guiraldo, Sandrine Bittencourt Berger, Danielle Ferreira Sobral de Souza
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Cremes dentais (CD) possuem uma formulação básica que abrange ingredientes, como os abrasivos, umectantes, espessantes, detergentes, flavorizantes, conservantes, adoçantes e agentes terapêuticos como fluoretos, todos estão diretamente relacionados com a manutenção da saúde bucal. CD veganos, por sua vez, substituem o flúor por componentes naturais. Esta revisão de literatura narrativa teve como objetivo comparar os CD veganos com os tradicionais disponíveis no mercado odontológico, destacando suas composições, eficácia clínica e impactos na saúde bucal. Foram selecionados artigos científicos publicados entre 2000 e 2024 nas bases PubMed, SciELO, Google Acadêmico e BVS, utilizando os descritores "dentifrícios", "produto natural", "higiene bucal" e "flúor". Os estudos analisados apontam que os CD tradicionais têm sua eficácia altamente comprovada na prevenção da cárie e na ação antimicrobiana. Os CD veganos surgem como alternativas sustentáveis e naturais, com ingredientes herbais e sem origem animal em suas formulações, buscando replicar os benefícios dos CD tradicionais, como a prevenção da placa bacteriana, o controle do mau hálito e a proteção contra doenças gengivais. Porém, apesar de alguns resultados promissores, in vitro, quanto à eficácia antimicrobiana, sua efetividade clínica quando comparada ao CD tradicional fluoretado ainda carece de evidências mais robustas.

Conclui-se que os CD veganos representam uma inovação ética e viável, mas ainda demandam mais estudos clínicos para comprovação de sua eficácia a longo prazo e conhecimento de suas formulações.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR083 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Efetividade do uso de infiltrante resinoso em manchas brancas: uma revisão de literatura
Maria Clara Gonçalves Silva, Roberta Pinto Pereira, Gabriela Romanini Basso
Dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia de infiltração resinosa oferece resultados eficazes no tratamento de mancha branca, de acordo com os princípios da odontologia minimamente invasiva. Dentro dessa abordagem, o Icon® (DMG, Hamburgo, Alemanha) é a única resina infiltrante disponível no mercado, sendo uma resina hidrofílica que apresenta baixa viscosidade, com alta capacidade de penetração e de mascarar lesões no esmalte através da dispersão da luz. O objetivo deste trabalho foi verificar por meio de uma revisão de literatura atual a efetividade dos infiltrantes resinosos considerando mascaramento, satisfação dos pacientes e longevidade do tratamento com os infiltrantes resinosos. Para isso, foi realizada uma coleta utilizando os seguintes descritores: "icon resin AND icon resin infiltration AND icon" na base de dados Pubmed. Foram incluídos os artigos publicados entre os anos 2020 à 2025 apresentando como critérios de inclusão casos clínicos e controles clínicos randomizados resultando em 14 artigos. Foram excluídos 5 estudos, onde 2 eram estudos in vitro e 3 eram estudos utilizando o Icon® interproximal. Foi realizada a leitura na integra de 9 artigos. A revisão permitiu inferir que após a utilização do infiltrante resinoso há uma alteração de cor geral significativa e melhoria no mascaramento das manchas brancas. Além disso, alguns estudos demonstram que a diminuição da luminosidade após infiltração resinosa pode estar relacionada com o efeito de neutralização da cor e maior mascaramento.

Conclui-se que a técnica apresenta alta efetividade clínica no mascaramento das lesões e satisfação de pacientes, contudo mais estudos de longo prazo são necessários.




.