03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR063 ]
 61 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


RCR033 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Inteligência artificial como ferramenta diagnóstica para lesões periapicais e fraturas radiculares
Daniela Martins Lacerda Manzini, Jesus Aranda Rojas Lopez, Gisele Faria
Endodontia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inteligência artificial (IA) tem se destacado na odntologia, especialmente na endodontia, onde algoritmos vêm sendo desenvolvidos para análise de exames por imagem com o intuito de auxiliar no diagnóstico clínico. Esta revisão narrativa teve como objetivo analisar a IA no diagnóstico de lesões periapicais e fraturas radiculares. Foi realizada uma busca nas bases Web of Science, PubMed e Cochrane Library, com os descritores ("Artificial intelligence" or "Neural network") and ("Vertical root fracture" or "Periapical disease" or "Diagnosis" or "Endodontics"). Foram incluídos estudos publicados entre os anos 2017 e 2025. Os estudos analisados mostraram que algoritmos de IA aplicados a imagens tomográficas e radiografias panorâmicas apresentam alta acurácia (85% - 98%), com sensibilidade entre 65% e 93% e especificidade de até 93% para detecção de lesões periapicais. Além disso, melhoram a performance e reduzem o tempo diagnóstico dessas lesões em tomografia de feixe cônico por dentistas. Em alguns estudos a IA superou os dentistas na detecção de lesão periapical, enquanto em outro não. A principal limitação foi a detecção de lesões periapicais de pequeno volume nas imagens tomográficas. Para identificação de fraturas radiculares verticais e horizontais em radiografias panorâmicas e periapicais, redes neurais de IA tem acurácia e sensibilidade variando de 60% a 97%, mostrando potencial principalmente em radiografias periapicais.

Concluiu-se que a IA representa uma ferramenta diagnóstica promissora na identificação de lesões periapicais e fraturas radiculares. No entanto, mais estudos são necessários para que ela seja considerada ferramenta diagnóstica confiável na prática clínica.

RCR034 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Terapia Fotodinâmica como Potencial Método Complementar em Microcirurgias Endodônticas: Revisão de Literatura
João Vitor Suzano Teixeira, Lucas Peixoto de Araújo, Carolina Marino Wanderico, Leandro Bueno Gobbo, Caio Cezar Randi Ferraz, Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes
Endodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito desta revisão foi avaliar a terapia fotodinâmica como potencial técnica complementar às microcirurgias endodônticas, destacando seu papel na descontaminação do campo cirúrgico. Além disso, investigou-se a eficácia das substâncias utilizadas nos protocolos de desinfecção. A busca foi realizada na base de dados PubMed, onde foram encontrados, no total, 70 artigos, a partir das seguintes palavras-chave: Endodontics, Photodynamic Therapy e Endodontic Surgery. Com base nos critérios de inclusão, 22 artigos foram selecionados para compor a revisão de literatura. A microcirurgia endodôntica é opção final quando tratamentos não cirúrgicos falham, apresentando promissores índices de sucesso. Para potencializar os resultados e favorecer a descontaminação do local, a terapia fotodinâmica tem se mostrado eficaz, tanto por sua capacidade de inativar células bacterianas quanto por contribuir para a recuperação tecidual na região periapical. A terapia fotodinâmica apresenta-se como potencial terapia complementar à microcirurgia endodôntica, devido à sua elevada capacidade antimicrobiana, seletividade celular e potencial para auxiliar na regeneração tecidual no periápice.

Dessa forma, torna-se essencial a realização de mais estudos clínicos para que se possa estabelecer a terapia fotodinâmica como procedimento complementar de rotina nas microcirurgias endodônticas.

RCR035 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Materiais de vedamento intracoronário entre a obturação radicular e a restauração: revisão de escopo
Letícia Moreira de Lima, Maity Gonçalves Avelino, Mariana Coutinho Sancas, Aline de Almeida Neves, Laura Guimarães Primo
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou mapear os diferentes materiais de vedamento utilizados como barreira intracoronária em dentes submetidos ao tratamento endodôntico. As buscas foram realizadas nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, LILACS e na literatura cinzenta (Open Grey e Google Scholar) até outubro de 2024. A estratégia de busca combinou termos MeSH, termos livres, sinônimos e operadores booleanos (OR e AND), sem restrição de idioma ou data. Foram elegíveis estudos in vivo, ex vivo, relatos de caso e revisões publicados em periódicos científicos. A extração dos dados contemplou informações bibliográficas, desenho de estudo, materiais e desfechos relacionados à infiltração. A busca resultou em 7.552 estudos que foram importados para o EndNote® para remoção de duplicatas. Em seguida, 5.730 artigos foram triados no Rayyan® para a seleção de títulos e resumos. Ao final, 34 artigos foram selecionados para leitura na íntegra e 33 foram incluídos. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel®, permitindo análise descritiva e qualitativa. A maioria dos estudos foi realizada nos EUA e Índia (n=8; 24.2% em ambos), seguida de estudos na Árabia Saudita (n=4; 12.1%), sendo a maioria in vitro (n=21; 63,6%). Os materiais mais usados foram cimento de ionômero de vidro (n=15; 18,29%), politetrafluoretileno (n=12; 14,63%), resina composta (n=10; 12,20%) e cimento biocerâmico (n=9; 10,98%).

Nenhum estudo identificou um material capaz de vedar totalmente a obturação radicular. Conclui-se, portanto, que há uma variedade de materiais propostos como barreira intracoronária, porém ainda não há um material ideal.

(Apoio: CAPES  N° DS001)
RCR036 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Influência do tratamento pulpar na alteração de cor dos dentes decíduos e permanentes: revisão de escopo
Maity Gonçalves Avelino, Letícia Souza Mata da Silva, Mariana Coutinho Sancas, Tayane Holz Resende, Laura Guimarães Primo
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O manchamento dentário pode ocorrer após terapias pulpares por interação química de materiais endodônticos e tecidos dentários. Este trabalho investigou a influência do tratamento na alteração de cor dentária, identificando e analisando técnicas e materiais associados ao fenômeno, além de comparar os métodos de mensuração da descoloração disponíveis na literatura. A busca foi conduzida em 7 bases de dados eletrônicas: PubMed, Scopus, Lilacs, Cochrane, Web of Science, Embase e na literatura cinzenta, Google Scholar, em janeiro de 2025, sem restrição de idioma ou data. Foram considerados elegíveis estudos clínicos, ex vivo, observacionais, relatos de caso, revisões, diretrizes, editoriais e cartas ao editor que abordassem a mensuração de cor em dentes humanos submetidos às terapias pulpares. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® para análise descritiva e qualitativa. A busca resultou em 12.177 estudos; após remoção de 3.798 duplicatas via Rayyan®, restaram 8.379 artigos. Com a triagem por títulos e resumos, 8.254 foram excluídos e 125 seguiram para a leitura completa. Destes, 83 foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão, totalizando 42 artigos incluídos: 16 ensaios clínicos, 25 laboratoriais e 1 relato de caso. Os materiais mais associados ao manchamento foram o agregado trióxido mineral (MTA) e pastas triantibióticas com minociclina, enquanto BiodentineT e TotalFill® apresentaram menor impacto estético. A mudança de cor foi perceptível a partir de 7 dias, aumentando ao longo de 6 meses. Apesar das técnicas não terem sido comparadas, o espectrofotômetro destacou-se como método mais preciso.

Conclui-se que o tipo de material teve maior influência na alteração de cor dentária do que a técnica utilizada.

(Apoio: CAPES  N° DS 001)
RCR037 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Procedimentos endodônticos regenerativos: uma análise bibliométrica
Vinicius Gonçalves Guimarães, Juliana Trindade Clemente-napimoga, Luciana Butini Oliveira
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi realizar uma análise bibliométrica acerca do tema endodontia regenerativa, obtendo-se um mapeamento das produções científicas a respeito do tema. Realizou-se pesquisas nas bases de dados: PubMed Scopus, Embase, Web of Science e Dimension. O período de busca compreendeu a primeira publicação deste tema até 31 de dezembro de 2023. Inicialmente foram recuperados 17.757 registros. Após a aplicação de filtros, obteve-se o total de 6.654 artigos. Foram identificadas e retiradas 2.805 duplicatas a partir de avaliação manual e leitura individual. Assim, foram analisados quanti e qualitativamente 3.849 artigos relacionados aos procedimentos endodônticos regenerativos. O periódico "Journal of Endodontics", com 16,22% (n=625) do total de publicações, é o canal mais utilizado para a divulgação de resultados de pesquisas relacionadas aos procedimentos endodônticos regenerativos. "Nakashima M" é o autor com maior ocorrência de trabalhos (n=43), seguido por "Zhang C" (n=42) e "Wang Y" (n=40). A China é o país com maior ocorrência de artigos sobre a temática com 20% do total entre os países. Há diversidade quanto aos procedimentos de endodontia regenerativa, refletindo uma base de pesquisa focada em procedimentos e estrutura dentária (cluster 1); integração da endodontia regenerativa com termos da biologia celular (cluster 2); foco em biologia celular e pesquisas de células-tronco dentro do contexto da endodontia regenerativa (cluster 3).

Pode-se concluir que a temática reflete um crescente interesse acadêmico com pico de atividade intensa nos últimos 13 anos, distribuída de maneira representativa entre 5 revistas científicas, revelando uma tendência ascendente e significativa sobre endodontia regenerativa.

RCR038 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Estudo da bibliometria sobre informação espacial e cárie dentária
Marina Bos de Vasconcellos Duarte, Lívia Azeredo Alves Antunes, Luiz Maurício Nogueira Nunes, Thais Vilalba Paniagua Machado do Nascimento, Ammar Ahmed Siddiqui, Patrick Calvano Kuchler, Erika Calvano Kuchler, Flares Baratto Filho
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Mei UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie dentária é uma doença crônica prevalente com impacto na saúde bucal e qualidade de vida. A compreensão da sua distribuição espacial pode apoiar estratégias de prevenção mais eficaz. Nos últimos anos , tem aumentado o interesse pelo uso de sistemas de informação geográfica (SIG) e análises espaciais na área da saúde, especialmente para investigar padrões geográficos de doenças, como a cárie. Este estudo realizou análise bibliométrica sobre cárie e uso de SIG , via busca na Web of Science (16/04/2025), sem restrição de idioma ou ano. Foram incluídos estudos sobre distribuição espacial da cárie; 138 artigos foram identificados e 20 incluídos. Utilizou-se o VOSviewer® para analisar coocorrência de palavras-chave, coautoria e densidade temática. A primeira publicação relevante data de 1996 e a mais recente, de 2024. Identificaram-se 19 clusters de autores, sendo três mais ativos recentemente. Os autores mais citados têm até duas publicações. As áreas com mais artigos foram Odontologia (55%) e Saúde Pública/Ambiental (40%). O Brasil lidera em publicações (7) e citações (143), com pouca colaboração internacional. Os temas mais frequentes foram cárie, prevalência, saúde bucal e análise espacial. Estudos recentes focam no uso de SIG. O artigo mais citado teve 91 citações (2003). Com isso evidencia-se que há crescimento gradual do tema, com destaque para o Brasil e maior uso de SIG. Os temas variam entre prevalência da cárie e análise espacial de fatores associados, com uso crescente de SIG nas publicações mais recentes.

Com isso evidencia-se que há crescimento gradual do tema, com destaque para o Brasil e maior uso de SIG, Os temas variam entre prevalência da cárie e análise espacial de fatores associados.

RCR039 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise dos estudos de modelos animais para indução de desnutrição proteica em ratos Wistar: Uma revisão de escopo
Karol Marçal Dos Santos Souza, Daniele Fernanda Costa, Lara Cancella de Arantes, Soraia Macari, Isabella Faria da Cunha Peixoto, Carlos Roberto Emerenciano Bueno, Leopoldo Cosme-Silva, Francine Benetti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo realizou uma revisão de escopo para analisar os protocolos utilizados para indução da desnutrição proteica (DP) em ratos Wistar. Para tanto, pesquisas eletrônicas foram conduzidas na base de dados PubMed/MEDLINE, até novembro de 2023. Foram incluídos estudos realizados com animais onde houve ao menos um grupo com indução da DP, em comparação a outros grupos controle sem a indução da DP. Os critérios de exclusão foram estudos que não descreveram como a indução da DP foi realizada; estudos in vitro; e aqueles em que não foi possível obter o texto completo. Após a busca, dezoito estudos foram incluídos. Doze destes estudos induziram a DP nas ratas mães, e em outros seis estudos, a DP foi induzida diretamente nos animais que seriam avaliados no estudo. O tempo médio de duração experimental nos estudos foi de 84 dias. A desnutrição dos animais, das ratas mães e/ou dos filhotes, foi induzida, majoritariamente, por meio de rações modificadas que apresentavam como principal característica a diminuição da porcentagem de proteína (dieta hipoproteica com 5-8% de proteína). Uma pequena parcela dos estudos, por sua vez, utilizou como método de desnutrição nos animais a restrição alimentar, por meio da limitação da quantidade de ração comercial padrão que seria ingerida pelos animais.

A redução da porcentagem de proteína na ração e a indução da desnutrição diretamente nas ratas mães, durante o período gestacional e/ou durante a amamentação, foram os principais protocolos para a indução da desnutrição proteica em ratos Wistar.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 310683/2022-0)
RCR040 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Uso da terapia fotodinâmica no pós operatório imediato de exodontia: um relato de caso
Gabriel Casemiro Quicoli, Matheus Rigo Ribeiro, Caio Paulino Laporta, Guilherme Pires de Campos Cardoso, Wagner dos Santos e Santos, Viviane Balero Cosse de Sousa, Júlia de Jesus Capez, Elcio Magdalena Giovani
Odontologia UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia fotodinâmica (PDT), que associa laser de baixa intensidade ao Azul de Metileno, é utilizada para reduzir a atividade bacteriana e favorecer a recuperação no pós-operatório de exodontias. O paciente L.S.A., 50 anos, compareceu à clínica da Universidade Paulista (UNIP), na disciplina de Clínica Integrada, apresentando o elemento 44 com mobilidade acentuada, sendo este retentor direto de uma prótese parcial removível. A anamnese e o exame radiográfico periapical evidenciaram a presença de uma lesão endodôntico-periodontal avançada, associada à perda óssea significativa e à presença de lesão cariosa na região mesial, o que indicou a necessidade de exodontia e planejamento reabilitador subsequente. Todos os protocolos de biossegurança foram rigorosamente seguidos, com realização de assepsia extraoral com Riolex a 0,2% e intraoral com Digluconato de Clorexidina a 0,12%. O procedimento cirúrgico foi conduzido sob anestesia local com Mepivacaína a 2% associada à epinefrina. Após a exodontia e a obtenção da hemostasia, aplicou-se Azul de Metileno a 0,001% no alvéolo por três minutos, seguido de irradiação com laser de baixa intensidade (660 nm, 90 J/cm²) por 90 segundos sobre o alvéolo e na face vestibular. Posteriormente, realizou-se sutura com fio de nylon 4.0 (Shalon) e nova aplicação de laser. A paciente recebeu todas as orientações pós-operatórias e foi agendado retorno em sete dias para a remoção dos pontos.

O uso da PDT demonstrou-se eficaz na redução da carga bacteriana, contribuindo para a cicatrização e melhora clínica do pós-operatório.

(Apoio: CAPES  N° 6.988.463)
RCR041 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

O IMPACTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NA ETIOLOGIA DO BRUXISMO: uma revisão da literatura
Guilherme Pires de Campos Cardoso, Júlia de Jesus Capez, Gabriel Casemiro Quicoli, Matheus Rigo Ribeiro, Wagner dos Santos e Santos, Caio Paulino Laporta, Elcio Magdalena Giovani
Vice Reitoria de Pós Graduação UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Bruxismo do Sono é um distúrbio cuja etiologia permanece controversa, em grande parte devido às variações na definição conceitual e aos diferentes critérios metodológicos empregados nas pesquisas científicas. Ainda assim, há um consenso crescente de que sua origem é multifatorial, envolvendo fatores periféricos (morfológicos), centrais (fisiopatológicos) e psicológicos. Durante muitos anos, fatores morfológicos, como discrepâncias oclusais e características anatômicas da região orofacial, foram considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento do distúrbio. No entanto, evidências mais recentes indicam que esses fatores possuem impacto limitado. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para compreender o papel do sistema nervoso central (SNC), com ênfase no sistema dopaminérgico, e sua relevância na etiologia do Bruxismo do Sono. Foi realizado um levantamento da literatura dos últimos 15 anos, com os termos: bruxismo e estresse; distúrbios do sono e sistema dopaminérgico; dopamina e estresse; sistema dopaminérgico e distúrbios de movimento. A análise integrada da literatura atual sugere que os mecanismos centrais, tanto de natureza neurofisiológica quanto psicológica, desempenham papel predominante na gênese do distúrbio, enquanto os fatores periféricos são considerados de menor relevância etiológica.

Conclui-se são necessários mais estudos clínicos, com maior rigor metodológico através de testes laboratoriais e questionários validados, elevando o nível de evidência disponível para direcionar o entendimento da etiologia do distúrbio e a assertividade das condutas terapêuticas preconizadas.

RCR042 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Como diagnosticar disfunção salivar e/ou boca seca? Uma revisão de escopo
Fernanda de Paula E. Silva Nunes, Bruna Leis Endres, Letícia Gonçalves Reis, Joana Rodrigues da Silva, Debora Heller, Nailê Damé-teixeira
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A falta de padronização de protocolos para diagnóstico salivar pode comprometer a eficácia de seus tratamentos. Este estudo mapeou métodos diagnósticos viáveis para identificar boca seca (xerostomia e hipossalivação). O protocolo PRISMA-ScR foi usado para relato da revisão. Foram incluídos estudos em adultos e idosos com hipossalivação/xerostomia, diagnosticados clinicamente. Excluíram-se estudos com crianças, adolescentes e indivíduos com condições sistêmicas que comprometessem a comparabilidade dos dados. A busca foi feita em cinco bases de dados e literatura cinzenta. A ferramenta de inteligência artificial Systematic Review Accelerator foi utilizada para buscas e seleção dos estudos. A coleta de dados incluiu presença e causa da boca seca, tipo e estímulo salivar, tempo e horário da coleta, posição do paciente, uso de questionários, inspeção clínica e sialometria. Dos 2.264 títulos, 221 estudos foram incluídos (123 transversais), avaliando 31.178 indivíduos (18-80 anos). A expectoração foi o método mais comum de mensuração do fluxo salivar (n=133). O estímulo com parafilme foi o mais utilizado (n=43), seguido do ácido cítrico (n=25). A coleta matinal predominou (n=87), mas muitos estudos não informaram o horário (n=118) nem o posicionamento dos pacientes (n=159). Apenas 35 estudos usaram questionários validados.

Conclui-se que heterogeneidade nos métodos de diagnóstico pode comprometer o diagnóstico de boca seca, além de tornar os resultados das pesquisas incomparáveis, reduzir a confiabilidade dos dados e dificultar o avanço na pesquisa de biomarcadores salivares.

(Apoio: CAPES  N° 88887.968968/2024-00)



.