03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PNf0986 a PNf1183 ]
 189 Resumo encontrados. Mostrando de 131 a 140


PNf1141 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Potencial do ChatGPT-4-turbo (versão gratuita) na extração de dados de estudos in vitro: estudo piloto
Iris Sol Figueiredo Telles, Maíra do Prado, Andréa Vaz Braga Pintor
Pós Graduação UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o potencial do ChatGPT-4-turbo, versão gratuita, para realizar a extração automatizada de informações a partir de estudos in vitro em Odontologia, com ênfase na validade e na reprodutibilidade dos dados extraídos. Cinco estudos sobre reprocessamento de cerâmicas dentárias constituíram a amostra. Os dados coletados incluíram: primeiro autor, ano de publicação, país, tipo de cerâmica, tamanho da amostra, processo de sinterização, número e condições de reprocessamento, propriedades avaliadas, métodos de avaliação, resultados e conclusões. Os dados foram extraídos manualmente por revisor (humano) e validados por 2 revisores experientes. Um prompt padronizado foi elaborado para orientar a extração automatizada. Duas contas foram criadas no site, sem qualquer histórico de interações prévias. Os artigos foram incluídos por upload do arquivo PDF e a primeira resposta considerada. Os dados foram inseridos em planilhas Excel. A validade dos dados foi avaliada considerando (1) completamente correto, (2) satisfatório, (3) informação incompleta, (4) informação totalmente ausente e (5) dados falsos. A concordância intraexaminador (CIA) do ChatGPT-4-turbo e interexaminadores (CIE) foi avaliada. CIA variou entre 23% e 92%, com Kappa entre 0,182 e 0,863, a depender do artigo. CIE apresentou valores mais baixos, variando entre 15% e 54%, com Kappa de 0.00, indicando ausência de concordância.

Embora o ChatGPT-4-turbo tenha apresentado desempenho promissor em termos de consistência individual, não foi efetivo para realizar a extração automatizada de informações a partir de estudos in vitro em Odontologia, mostrando baixa concordância quando comparado ao examinador humano.

(Apoio: CAPES)
PNf1142 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação da dureza e rugosidade de resinas nano-híbridas fresadas e impressas após um desafio erosivo/abrasivo
Maria Eduarda Peres, Mariana Beraldo Maia, Carlos Eduardo Pena, Taís Scaramucci, Carlos Alberto Kenji Shimokawa, Sávio José Cardoso Bezerra
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliação da dureza e rugosidade de resinas nano-híbridas fresadas e impressas após um desafio erosivo/abrasivo. Foram obtidos espécimes de resina nano-híbrida fresada e impressa (14 mm x 14 mm e 3,0 mm), divididos em 4 grupos (n = 10): resina fresada definitiva (G1 - Grandio Blocs VOCO), resina fresada provisória (G2 - Vita CAD-TEMP VITA), resina impressa nano-híbrida definitiva (G3 - Varseo Smile Crown Plus, Bego) e resina impressa provisória (G4 - Varseo Smile Temp, Bego). Após, o polimento (#800, #1200 #400), os espécimes foram submetidos a um desafio erosivo/abrasivo, que consistiu em 4 imersões por 5 min em 4 ml de ácido cítrico a 1%, seguido por 60 min de exposição à saliva artificial, após o primeiro e o último desafio erosivo, a escovação foi realizada por 15 s com uma suspensão de dentifrício fluoretado e água (1:3), durante 5 dias. Antes e após ao desafio erosivo/abrasivo, os espécimes foram analisados através do microdurometro e perfilômetro ótico. Os dados obtidos foram analisados por um teste ANOVA 1, seguido de Tukey, para a dureza e ANOVA 2 fatores de medidas repetidas, seguido de Tukey, para rugosidade (α = 5%). Em relação a dureza, houve diferença estatística entre o G1, com maior redução da dureza, quando comparados aos demais grupos. A rugosidade, em relação ao tempo, o G1 foi o único grupo que não demostrou diferença estatística entre inicial e final. Avaliando as resinas em cada tempo, não houve diferença estatística entre os grupos no tempo inicial, porém no tempo final G1 apresentou a maior rugosidade, sendo diferente dos outros grupos, que não se diferiram entre si.

Sendo assim, as resinas com adição de cargas inorgânicas impressas apresentam resultados promissores em relação ao seu comportamento em ambiente erosivo/abrasivo.

(Apoio: CAPES  N° 88887.886539/2023-00)
PNf1143 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Comparação da acurácia e precisão de métodos de seleção de cor: visual, espectrofotômetro e scanner intraoral
Joao Paulo de Souza Borba, Thaís Ferreira Rodrigues Mota, Paulo Henrique Martins Fernandes, Adilson Yoshio Furuse, Sérgio Kiyoshi Ishikiriama, Ana Flávia Sanches Borges
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A seleção precisa da cor em reabilitações dentárias é essencial para a estética e satisfação do paciente. Embora métodos visuais, espectrofotômetros e scanners intraorais sejam amplamente utilizados, a efetividade dos scanners na comunicação da cor com o laboratório protético ainda é incerta. Este estudo avaliou e comparou a acurácia e a precisão de métodos visuais e instrumentais de seleção de cor em dentes posteriores, com foco na confiabilidade clínica do scanner intraoral Primescan. Foram confeccionadas 100 coroas unitárias em dentes posteriores de 37 voluntários, cada um recebendo 2, 4 ou 6 coroas. A avaliação da cor foi realizada nos dentes adjacentes às coroas por seis métodos: visual (VITA Classical - VC e VITA 3D-Master - VM), sem e com correção de iluminação do Smile Lite(VCS e VMS), scanner Primescan (IOSVC e IOSVM) e espectrofotômetro VITA Easyshade (EVC e EVM). Cada método foi aplicado três vezes por um único operador. Precisão foi definida como repetição do mesmo resultado nas três medições; acurácia, como a concordância com o espectrofotômetro. A precisão foi maior para o espectrofotômetro (EVC = 91,37%; EVM = 86,31%), seguido dos métodos visuais (VM = 67,26%; VC = 64,29%; VMS = 63,99%; VCS = 62,50%). O Primescan teve os menores índices (IOSVC = 56,14%; IOSVM = 52,52%). Quanto à acurácia: VMS = 51,37%; VM = 49,58%; VCS = 47,14%; VC = 44,64%; IOSVM = 41,18%; IOSVC = 39,72%.

Conclui-se que o espectrofotômetro demonstrou precisão superior, seguido pelos métodos visuais. O Primescan apresentou menor acurácia e precisão, indicando que sua utilização isolada na seleção de cor deve ser realizada com cautela.

(Apoio: CAPES  N° 88887.134477/2025-00)
PNf1144 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeito da terapia fotodinâmica associada ao gel de clorexidina na terapia periodontal de pacientes com diabetes tipo 2: estudo piloto
Roberta Rocha de Aquino, Raquel Alves do Carmo, Penha Faria da Cunha, Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A finalidade da pesquisa foi avaliar a resposta clínica dos tecidos periodontais após tratamento periodontal não cirúrgico (TPNC) com terapia fotodinâmica utilizando laser de diodo de baixa potência associado a fibra com comprimento de ondas 660nm, 90 segundos (133 J/cm², 100 mW, 9 J) associado ao azul de metileno a 0,005% (AM) e ao gel de clorexidina a 2% (CHX) em pacientes com diabetes mellitus tipo II (DM2). Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo cego, do tipo boca dividida. Foram avaliados 11 participantes com idade média de 60,9 ± 7,80 anos, número definido com base na viabilidade e nos critérios de inclusão, considerando ser um estudo piloto. Os grupos foram divididos em controle: TPNC + laser + soro (TFD) e teste: TPNC + laser + AM + CHX (TFD+CHX). Todos os pacientes receberam avaliação hematológica, glicemia em jejum e hemoglobina glicada (HbA1C) antes do tratamento periodontal. A avaliação clínica foi realizada através de parâmetros periodontais: índice de placa (IP), sangramento à sondagem (SS), profundidade de sondagem (PS), recessão gengival (RG), e nível de inserção clínico (NIC). Todos os parâmetros clínicos foram avaliados após um período de 3 meses. Os resultados revelaram que houve diferença estatisticamente significante para as variáveis IP, SS, PS e NIC (p<0,05 - teste T pareado) nos tempos iniciais e após 3 meses, porém, não houve diferença entre os grupos TFD e TFD+CHX revelando que ambos os grupos foram efetivos no controle da doença periodontal.

Conclui-se que ambos os protocolos terapêuticos - TFD com soro e TFD com azul de metileno associado à clorexidina - promoveram melhora clínica dos parâmetros periodontais em pacientes com DM2, sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos.

(Apoio: CAPES)
PNf1145 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

AÇÃO ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE CANABIDIOL NA FORMA DE SPRAY ORAL E DE USO SISTÊMICO
Lucia Cappellette Carezzato, Janaina de Cássia Orlandi Sardi, Izilvania Maroly Quinderé Barreto, Tamires Szeremeske de Miranda, Magda Feres, Cynthia de Carlo, Simone de Carlo Trasatti, Luciene Cristina de Figueiredo
Doutoranda UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Poucas informações sobre o potencial dos canabinóides na terapia periodontal estão disponíveis. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro a ação antimicrobiana do óleo de canabidiol (CBD) na forma de spray oral e de uso sistêmico full spectrum (1500mg). O biofilme bacteriano subgengival com 37 espécies foi exposto aos produtos em dois experimentos (Exp), de acordo com os grupos: Exp A (2x/dia, 12/12h, 1 minuto): Teste- Spray Oral Volcanic (0,625mg de CBG e CBD por borrifada); Controles 1- Clorexidina 0,12% (CLX); 2-Cloreto de Cetilpiridíneo 0,075% (CPC); Controle Negativo- Inóculo (meio de cultura BHI + bactérias); Exp B: Grupos Testes 1, 2, 3- Óleos CBD 250mg, 500mg, 750mg; Grupos Controles 1- Metronidazol 270ug/mL (M); 2-Amoxicilina 108ug/mL (A) e 3-M + A nas concentrações 1:1, 1:27, 1:54; Controle Negativo- Inóculo. A ação antimicrobiana foi avaliada utilizando-se cloreto de 2,3,5- trifeniltetrazólio (TTC) e pelo Checkerboard DNA-DNA hybridization. A análise foi realizada pelos testes Kruskal-Wallis/Dunn. O Spray Oral Volcanic monstrou ação similar (p>0,05) ao CPC para a maioria das espécies, porém inferior a CLX (p<0,05). Os óleos CBD 500mg e 750mg apresentaram resultados superiores ao controle negativo (p<0,05), especialmente em relação às menores contagens de espécies patógenas, e semelhantes ao M+A em 1:1 e 1:27.

Concluiu-se que o óleo CBD (spray e sistêmico) possui potencial antimicrobiano na composição do biofilme subgengival multiespécie in vitro.

PNf1146 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Enxerto de tecido conjuntivo no recobrimento radicular em recessões gengivais com e sem lesão cervical não cariosa: Estudo de caso-controle
Carolina Denadae de Campos Pinto, Felipe Pires Costa, Mauricio Andres Tinajero Aroni, João Lucas Carvalho Paz, Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira, Murilo de Sousa Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou o recobrimento radicular com enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETC) de recessões gengivais apresentando ou não lesão cervical não cariosa (LCNC). Para isso, foram envolvidos 32 indivíduos saudáveis com recessões gengivais RT I de Cairo (Classes I e II de Miller). As LCNCs foram restauradas com resina composta nanoparticulada, anteriormente ao tratamento cirúrgico. Os pacientes foram divididos em dois grupos: 1) CTR: Pacientes com recessão sem LCNC; 2) LCNC: Pacientes com recessão associada à LCNC. Foi realizado o procedimento de recobrimento radicular fazendo uso do reposicionamento do retalho associado ao uso do ETC. Foram avaliados profundidade de sondagem (PS), nível clínico de inserção (NCI), altura da recessão (AR), espessura da mucosa queratinizada (EMQ), altura de mucosa queratinizada (AMQ) e porcentagem de recobrimento radicular (%RR) nos períodos de 1, 3, 6, e 12 meses após procedimento cirúrgico. A melhora nos parâmetros clínicos foi observada em ambos os grupos, entretanto, as recessões associadas à LCNC apresentaram menores melhoras na %RR e na redução da AR.

A LCNC restaurada apresenta reduzida previsibilidade no resultado clínico das técnicas de recobrimento radicular associado ao uso do ETC.

(Apoio: INCT Saúde Oral e Odontologia  N° 406840/2022-9  |  FAPEMIG RED  N° 00204-23, APQ-02211-21  |  CAPES  N° 001)
PNf1147 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação dos Efeitos Sistêmicos da Periodontite em Camundongos ApoE Knockout: Estresse Oxidativo Persistente e Perda Óssea Alveolar
Ilaiane Ferreira de Andrade, Isadora Martins Ribeiro, Larissa Trarbach Figueiredo Braga, Silvana Dos Santos Meyrelles
CCS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a perda óssea alveolar e os níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO's) plasmáticos em um modelo experimental de animais portadores hipercolesterolemia com periodontite induzida por ligadura. Camundongos ApoE knockout tiveram periodontite induzida por quatro semanas. Ao término da indução, os animais foram divididos em: ApoEP7 (eutanasiados após 7 dias, n=5) e ApoEP28 (eutanasiados após 28 dias n=5). Um grupo de animais sem periodontite foi utilizado como controle (ApoEC, n=5). Após 7 e 28 dias do término da indução foram realizadas a quantificação da perda óssea na mandíbula por microscopia eletrônica de varredura e quantificação do estresse oxidativo medido pela peroxidação lipídica plasmática (TBARS), além das medidas das ERO's, ânion superóxido e peróxido de hidrogênio, por citometria de fluxo nas células sanguíneas, usando DHE e DCF como marcadores, respectivamente. Observamos significativa perda óssea nos grupos ApoEP7 e ApoEP28 em comparação com ApoEC (p<0,05). Também verificamos aumento da peroxidação lipídica sistêmica nos grupos ApoEP7 e ApoEP28 em comparação com ApoEC (p<0,05). Houve um aumento significativo dos níveis de ânion superóxido e peróxido de hidrogênio nos grupos ApoE7 e ApoE28 comparados ao grupo ApoEC (p<0,05).

Após término da indução da periodontite, os animais ainda apresentaram significativa perda óssea e aumento da peroxidação lipídica. A periodontite induz estresse oxidativo, aumentando a produção de ROS, indicando dano celular sistêmico em um contexto crônico, especialmente em animais hipercolesterolêmicos.Esses resultados sugerem que os efeitos deletérios da periodontite permanecem por longo tempo no organismo.

PNf1148 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e reparadores do extrato da folha de Casearia sylvestris Swartz e derivados sobre o periodonto
Angélica Letícia Reis Pavanelli, Maria Eduarda Scordamaia Lopes, Sven Zalewski, Flávio Alexandre Carvalho, André Gonzaga Dos Santos, Joni Augusto Cirelli, James Deschner, Andressa Vilas Boas Nogueira
Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inflamação gengival compromete a integridade da mucosa oral e dificulta a cicatrização, ressaltando a necessidade de terapias adjuvantes com propriedades imunomoduladoras e regenerativas. A Casearia sylvestris, conhecida como guaçatonga, é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada para tratar lesões inflamatórias. Este estudo investigou o potencial anti-inflamatório, antioxidante e cicatrizante da C. sylvestris e seus derivados em um modelo in vitro de inflamação gengival. Queratinócitos gengivais humanos imortalizados foram expostos ao lipopolissacarídeo (LPS) de Escherichia coli (1 µg/mL) por 30 min e, em seguida, tratados com 1 µg/mL de extrato etanólico de C. sylvestris (Extract), 1 µg/mL de fração F2 (F2) e 50 µg/mL de casearina J (Cas J) por 24h e 48h. Foram realizadas análises de RT-qPCR, ELISA, viabilidade celular (alamarBlue®), dosagem de nitrito, translocação nuclear de NF-κB por imunofluorescência e atividade migratória (ensaio de arranhão por 72h). O LPS aumentou significativamente a expressão de citocinas (TNF-α, IL-1β, IL-6, IL-8, IL-10, IL-17), metaloproteinases (MMP-1, MMP-13), iNOS, translocação nuclear de NF-κB, além disso reduziu IL-4, viabilidade celular e cicatrização. Os tratamentos com C. sylvestris e seus derivados inibiram esses efeitos, promovendo equilíbrio imunológico com o aumento de IL-4, redução dos demais marcadores, inibição do estresse oxidativo, manutenção da viabilidade celular e estímulo à cicatrização mesmo sob inflamação.

A C. sylvestris e seus derivados demonstraram potenciais efeitos imunomoduladores, antioxidantes e cicatrizantes, sugerindo seu uso como adjuvante em terapias para doenças gengivais.

(Apoio: FAPESP  N° 2022/13096-5)
PNf1149 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

IMPACTO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE SORRISO GENGIVAL
Jovânia Alves Oliveira, Henrique Mateus Alves Felizardo, Thaisa Macedo Iunes Carrera, Roberta de Oliveira Alves, Luana Carla Pires, Daniel Augusto de Faria Almeida, Hugo Gaêta-Araujo, Suzane Cristina Pigossi
Periodontia e Implantodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar se o uso da tomografia computadorizada de feixe cônico de tecido mole (TCFC-TM) promove alterações no planejamento da cirurgia de aumento de coroa clínica estético (ACE). Dez participantes com erupção passiva alterada (EPA) foram incluídos no estudo. O diagnóstico e plano de tratamento da cirurgia de ACE por meio da sondagem transgengival e da TCFC-TM foi comparado entre os profissionais. No momento 1, fotos e medidas clínicas dos casos foram disponibilizadas. Os profissionais indicaram a quantidade de tecido gengival e ósseo a ser removida dos dentes 13 ao 23. Após 7 dias, no momento 2 foram disponibilizadas as fotos, medidas clínicas e as medidas da TCFC-TM dos mesmos casos para realização de um novo planejamento. A amostra incluiu doze cirurgiões-dentistas (média de idade: 31,5 ± 5,04 anos). A maioria dos profissionais utilizaram proporção dentária para determinar a remoção de tecido gengival e a localização da junção cemento-esmalte (JCE) para remoção de tecido ósseo. A TCFC-TM foi preferida por onze avaliadores, apesar do grau de dificuldade ter sido semelhante entre os planejamentos. A remoção de tecido gengival e ósseo foi significativamente menor com a TCFC-TM (p < 0,001), sendo a média de remoção gengival de 1,72 mm vs. 2.16 mm e a óssea de 1.12 mm vs. 1.57 mm. O risco de ocorrência de recessão gengival foi significativamente menor no planejamento com a TCFC-TM. Foi observada uma correlação alta entre as medidas tomográficas e as reais para altura da coroa clínica, altura da coroa anatômica e a distância da JCE à crista óssea.

Conclui-se que o uso da TCFC-TM impacta no planejamento da cirurgia de ACE, reduzindo a remoção de tecido gengival e ósseo e o risco de recessão gengival.

(Apoio: FAPEMIG  N° 13563)
PNf1150 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Influência da superfície utilizada para o desenvolvimento de biofilmes dentais in vitro
Wellington Bruno Venâncio, Gustavo Farias Macedo, Camila Akemi Izumi, Geisla Mary Silva Soares
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de duas diferentes superfícies no estabelecimento de biofilmes dentais in vitro. Duas mostras de biofilme subgengival foram coletadas de sítio periodontal profundo de uma pessoa com periodontite e depositadas em tubo Falcon contendo 7 ml de BHI + 1% hemina + 5% de sangue de carneiro pré-reduzindo em anaerobiose. O inóculo foi aliquotado em duas placas de 96 poços, 150 ul por poço. Sobre as placas foram posicionadas uma tampa contendo 14 elementos dentários e outra tampa contendo pinos de poliestireno, do dispositivo de biofilme de Calgary (DBC). As placas foram incubadas em anaerobiose a 37ºC com troca do meio no 4°dia. No 7° dia os biofilmes foram raspados de forma padronizada e depositados em tubos contendo 100ul de TE. O conteúdo das amostras foi determinado por sequenciamento genético (Nanopore) do gene 16S rRNA e análise morfológica por microscopia eletrônica de varredura. O experimento foi realizado em triplicata. Um total de 416 espécies foram detectadas com abundância relativa >1%, sendo 345 em biofilmes cultivados sobre os dentes e 266 no DBC (p>0,05). Observou-se patógenos como Agreggatibacter actinomycentecomitans, Tannerella forsythia e Porphyromonas gingivalis nas 2 superfícies (p>0,05). Campylobacter rectus, Prevotela intermedia, Filifactor alocis e Parvimonas micra tiveram abundância superior nos pinos (p<0,05). Streptococcus sobrinnus e Streptococcus orais com maiores concentrações sobre os dentes (p<0,05). Morfologicamente, os biofilmes foram mais densos e homogêneos nos dentes.

Assim, a superfície dental e os pinos tiveram resultados semelhantes para o crescimento de biofilmes. Morfologicamente biofilmes mais densos e uniformes foram sobre superfície dental.

(Apoio: CAPES)



.