03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PNf0986 a PNf1183 ]
 189 Resumo encontrados. Mostrando de 91 a 100


PNf1097 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Caracterização de um adesivo universal modificado com nanopartículas de cobre, zinco e vidro bioativo
Luana Garreto Cantanhede, Carolina Pardo-diaz, Eduardo Fernández, Cristián Covarrubias, Alessandro D. Loguercio, Fabiana Suelen Figuerêdo de Siqueira, Joatan Lucas de Sousa Gomes Costa, Andres Felipe Millan Cardenas
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes concentrações de nanopartículas de cobre, zinco e vidro bioativo na formulação de um adesivo universal. Foram preparados cinco sistemas adesivos com variações de nanopartículas: controle (0%), 0,2/2,5% Cu/ZnO, 5% nVB + 0,2/2,5% Cu/ZnO, 10% nVB + 0,2/2,5% Cu/ZnO, e 10% nVB. Os testes realizados incluíram avaliação da viabilidade celular (ensaio MTS), efeito antibacteriano (contagem de unidades formadoras de colônias), bioatividade (incubação em fluido corporal simulado - SBF), resistência máxima à tração (RMT) em diferentes períodos e grau de conversão (GC) por espectroscopia Raman. Após 7 dias em SBF, observou-se cristalização mineral na superfície dos adesivos tratados com nVB, especialmente no grupo com 10% de nVB, evidenciado por microscopia de varredura e caracterização por EDX, que detectou Si, Ca e P. A análise de bioatividade revelou depósitos minerais e crescimento de apatita, indicando potencial bioativo dos sistemas com nVB. Os resultados de resistência à tração e grau de conversão também foram considerados, demonstrando a influência das nanopartículas na performance do adesivo. Financiamento: Fondecyt 11251108; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - 304817/2021-0 e 308286/2019-7; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Code 001.

A pesquisa sugere que a incorporação de nanopartículas de vidro bioativo, especialmente na concentração de 10%, melhora a bioatividade e potencialmente a resistência do material, contribuindo para o desenvolvimento de adesivos universais com propriedades aprimoradas.

(Apoio: CAPES)
PNf1098 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Propriedades físico-químicas e mecânica de sistemas adesivos modificados por flavonoides
Juliana Rios de Oliveira, Maria Luiza Barucci Araujo Pires, Handially Dos Santos Vilela, Victória Peruchi, Lídia de Oliveira Fernandes, Igor Paulino Mendes Soares, Roberto Ruggiero Braga, Josimeri Hebling
Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da incorporação de quercetina (QU) ou extrato de semente de uva rico em proantocianidinas (GSE) em sistemas adesivos (universal e autocondicionante) sobre suas propriedades físico-químicas e mecânica. Diferentes concentrações de QU (0,025%, 0,05%, 0,075%, 0,1% e 0,5%) ou GSE (0,25%, 0,5%, 0,75%, 1% e 5%) (%m/v) foram incorporados ao Clearfil SE Bond (CSE) (componentes: Primer e Bond) e ao Single Bond Universal (SBU), comparados com adesivos não modificados (controles). O grau de conversão e cinética de polimerização (FTIR/ATR, n=3) guiaram a seleção das melhores concentrações para avaliação da sorção de água (n=6), solubilidade (n=6), influência na cor da resina restauradora (ΔE00, TP00 e ΔWID; n=8), resistência máxima à tração (n=10) e liberação dos flavonoides (n=6). Os dados foram analisados por ANOVA e testes post-hoc (α=5%). Apenas CSE BOND + QU 0,5% sofreu interferência no grau de conversão, mas nenhuma formulação afetou a cinética de polimerização. QU (0,1% e 0,5%) e GSE (1% e 5%) foram selecionadas para as próximas análises. GSE 5% aumentou a solubilidade para ambos os adesivos e a sorção de água para CSE; além disso, causou maior alteração de cor da resina (ΔE00 e ΔWID) em comparação ao controle, independentemente do adesivo, sem diferença nas demais concentrações de QU e GSE para TP00. A adição dos flavonoides reduziu a resistência máxima à tração do CSE BOND, enquanto no SBU apenas os grupos com GSE apresentaram valores inferiores ao controle. A liberação de flavonoide foi detectada apenas para SBU + GSE 5%.

As maiores concentrações de QU afetaram algumas propriedades do CSE Bond, porém não interferiram no SBU; enquanto GSE 5% apresentou maior impacto negativo em ambos os adesivos.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2023/12052-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2024/07101-1)
PNf1099 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeito obliterador de um agente dessensibilizante à base de fosfato de cálcio associado a um sistema adesivo universal
Alain Phillipi de Paula, Vitória Celeste Fernandes Teixeira, Camilla Gastaldo Moura, Laísa Araujo Cortines Laxe
ORE UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou a capacidade de obliteração dos túbulos dentinários de um agente à base de fosfato de cálcio e nanohidroxiapatita associado a um sistema adesivo universal. Discos de dentina humana profunda foram seccionados a partir de molares hígidos (n=18), sendo 2 para análise qualitativa em microscópio eletrônico de varredura (MEV) de forma pareada (n=2/grupo) e 16 para o teste de molhabilidade da superfície dentinária (n=4/grupo). Os discos foram divididos em 4 grupos, de acordo com o seguinte tratamento dentinário: G1 (controle) - EDTA por 5 min; G2 - EDTA, seguido do uso do dessensibilizante Predicta (PD, Parkell); G3 - EDTA e aplicação do adesivo 3M Scotchbond Universal Plus (SBU, Solventum), sob a estratégia de união autocondicionante (SE); G4 - EDTA, PD, seguido de SBU/SE. Todos os materiais foram usados conforme recomendações dos fabricantes. As amostras foram submetidas à análise qualitativa em MEV e ao teste de molhabilidade, no qual o ângulo de contato formado entre uma gota de água séssil e a dentina tratada foi calculado a partir de imagens padronizadas obtidas com câmera digital Canon T3i e posterior processamento no programa ImageJ. Os dados quantitativos foram submetidos à ANOVA e ao teste Tukey (ⲁ=0,05). O G4 apresentou o maior ângulo de contato formado entre a gota de água e a superfície dentinária tratada (62,0º ± 5,02), bem como, túbulos totalmente obliterados nas imagens do MEV, quando comparado ao G2 (34,6º ± 12,17; p=0,002) e ao G3 (41,0º ± 5,64; p = 0,019), os quais em MEV demonstraram obliteração tubular parcial.

Concluiu-se que o dessensibilizante à base de fosfato de cálcio apresentou maior capacidade obliteradora quando associado ao sistema adesivo universal.

PNf1101 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

DESEMPENHO CLÍNICO DE RESTAURAÇÕES SEMIDIRETAS EM ATÉ 46 MESES. UM ESTUDO RETROSPECTIVO
Clara Melissa Natário Martins, Sheise Lany Cerdeira da Silva, Rebeka de Oliveira Reis, Luciana Mendonça Silva, Ricardo Andrade Melo, Leandro de Moura Martins
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho clínico de restaurações semidiretas em resina composta no período de até 46 meses. Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023, um total de 126 restaurações semidiretas em resina foram realizadas em 66 pacientes em um consultório odontológico privado. Essas restaurações foram avaliadas com base nos critérios da FDI (World Dental Federation), que analisam características clínicas importantes como fratura do material e retenção, adaptação marginal, hipersensibilidade pós-operatória, cárie secundária e pigmentação marginal. Prontuários foram revisados para obter informações sobre o procedimento, incluindo sistema adesivo, tipo de cimento, tipo de resina composta utilizada, presença de bruxismo, risco de cárie, tipo de substrato, tipo de dente (pré-molar ou molar), técnica de cimentação e vitalidade do dente. Além disso, informações de acompanhamento, incluindo quaisquer intervenções ou substituições, foram extraídas dos registros dos participantes. A taxa de sucesso foi de 93.7% e a taxa de sobrevivência de 97.6%. A taxa média anual de falha global foi de 1.62% para sucesso e 0.6% para sobrevivência. As curvas de Kaplan-Meier e o teste de log-rank revelaram que semidiretas cimentadas em pacientes homens (5.7; p<0.005) e em pacientes com linha alba (21.1; p<0.001) possuem riscos aumentados para falha.

As restaurações posteriores semidiretas em resina composta demonstraram desempenho clínico favorável, com altas taxas de sucesso e sobrevivência ao longo do período avaliado, evidenciando sua viabilidade como alternativa restauradora previsível. Os resultados sugerem que fatores relacionados ao paciente podem exercer influência sobre a longevidade dessas restaurações.

(Apoio: FAPs - FAPEAM  N° 002/2024)
PNf1102 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Impacto do jateamento com partículas abrasivas na adesão de sistema adesivo universal em dentina erosionada
Camila Farias Monteles, Romina Ñaupari-Villasante, Diego Melendez, Pedro Henrique de Aguiar Moreira, Leandro Augusto Hilgert, Rui Falacho, João Carlos Tomás Ramos, Alessandro D. Loguercio
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a influência de diferentes técnicas de jateamento nas propriedades adesivas de um adesivo universal aplicado à dentina erosionada. Noventa e seis terceiros molares humanos foram submetidos a desmineralização erosiva e tratados com jateamento em seco (óxido de alumínio 25µm e 50µm) ou úmido (óxido de alumínio 29µm e 53µm, e biovidro) antes da aplicação do Scotchbond Universal Plus, nas estratégias de condicionamento e lavagem ou autocondicionante. A resistência de união (RU) foi avaliada por teste de microtração e a nanoinfiltração (NI) analisada por microscopia eletrônica de varredura. O jateamento com partículas maiores (50µm e 53µm) promoveu melhores valores de RU na estratégia de condicionamento e lavagem (p<0,05). No autocondicionante, apenas o jateamento seco com 50µm superou o controle. A análise da NI revelou que o jateamento com partículas maiores, em ambas as estratégias adesivas, resultou em menores percentuais de infiltração (p<0,05). A influência do jateamento variou conforme a técnica, o tamanho das partículas e a estratégia adesiva utilizada.

Conclui-se que o pré-tratamento da dentina erosionada com jateamento de partículas maiores pode melhorar a adesão do sistema adesivo universal, principalmente na estratégia de condicionamento e lavagem.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 304817/2021-0)
PNf1103 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Correspondencia de color de una resina fluida monocromática en lesiones cervicales no cariosas: ensayo clínico aleatorizado
Iara María Ersilia Lima de León, Laryssa Mylenna Madruga Barbosa, Gabriel David Cochinski, Camila Farias Monteles, Michael Willian Favoreto, Kaliane Rodrigues da Cruz, Thalita de Paris Matos, Alessandro D. Loguercio
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Evaluar mediante un ensayo clínico aleatorizado, doble ciego, de equivalencia y multicéntrico, la correspondencia de color de una resina compuesta monocromática de alta fluidez en comparación con una resina multicromática de alta fluidez, en restauraciones de lesiones cervicales no cariosas. Se realizaron 120 restauraciones en dos centros de investigación, con dos materiales restauradores (n = 60): Vitra Unique Flow, FGM (monocromática) y Opallis Flow, FGM (multicromática). Se utilizó un adhesivo universal con la técnica autoacondicionante asociada al grabado selectivo del esmalte. Los valores de ΔE₀₀ en los tercios cervical y medio fueron evaluados mediante espectrofotometría digital y fotografías estandarizadas al inicio, a los 7 días y a los 12 meses. Las evaluaciones clínicas se realizaron en los mismos períodos siguiendo los criterios de la FDI. Se utilizó la prueba de chi-cuadrado para los parámetros clínicos y dos pruebas t unilaterales pareadas para el análisis de los valores de color (α = 0,05). Ambos métodos de evaluación fueron eficaces para valorar la correspondencia de color. No hubo diferencia significativa en la correspondencia de color entre los materiales y los dientes (p > 0,05). Sin embargo, los valores de ΔE₀₀ en el tercio cervical, tanto antes como después de las restauraciones, fueron más elevados que los observados entre los tercios cervical y medio tras las restauraciones. A los 12 meses, seis restauraciones presentaron cambios de adaptación o decoloración marginal (p > 0,05), sin diferencias en los demás criterios.

La resina monocromática de alta fluidez presentó una correspondencia de color equivalente a la multicromática, siendo ambas clasificadas como clínicamente muy buenas según los criterios de la FDI.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 304817/2021-0)
PNf1104 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

INFLUÊNCIA DE TÉCNICAS E PARTÍCULAS DE JATEAMENTO NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL E PROPRIEDADES ADESIVAS À DENTINA COM UM ADESIVO UNIVERSAL
Eduarda Gabriela Kaizer Vieira, Romina Ñaupari-Villasante, Diego Melendez, Leandro Augusto Hilgert, Rui Falacho, João Carlos Tomás Ramos, Filipe Jose de Oliviera, Alessandro D. Loguercio
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou o efeito de diferentes partículas e técnicas de jateamento na rugosidade superficial da dentina e na longevidade das propriedades adesivas de um sistema adesivo universal. A análise de rugosidade superficial foi realizada por perfilometria ótica 3D em discos de dentina obtidos de 10 molares hígidos (n=10), cada um dividido nos grupos: Controle (sem jateamento), jateamento seco (óxido de alumínio 25 µm e 50 µm), jateamento úmido (óxido de alumínio 29 µm e 53 µm, e com biovidro). Para os testes de resistência de união (RU) e nanoinfiltração (NI), 96 terceiros molares hígidos foram distribuídos nos grupos experimentais seguidos da aplicação do Scotchbond Universal Plus nas estratégias de condicionamento e lavagem ou autocondicionante (n=8), analisados no tempo imediato e após termociclagem (2500 ciclos). A rugosidade superficial aumentou significativamente em todos os grupos com jateamento, principalmente com partículas maiores (p<0,001). Os grupos de jateamento úmido mostraram menor RU que os de jateamento seco, enquanto o grupo controle apresentou valores intermediários (p=0,017). Na estratégia de condicionamento e lavagem, o jateamento seco com 50 µm apresentou os maiores valores de RU, em ambos os tempos (p=0,02). Na nanoinfiltração, o jateamento seco 50µm apresentou os melhores resultados, comparado ao jateamento úmido, e o grupo controle, valores intermediários (p<0,05). Após a termociclagem, todos os grupos apresentaram redução da RU e aumento da NI (p<0,001).

Conclui-se que o jateamento aumentou a rugosidade dentinária, e seu impacto na adesão variou significativamente conforme o tamanho/umidade das partículas, assim como a estratégia adesiva seguida, sem vantagem na longevidade.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PNf1105 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

COMPARAÇÃO ENTRE ESPECTRÔMETRO E RADIÔMETRO DE BANCADA NA AVALIAÇÃO DA IRRADIÂNCIA DE UM FOTOPOLIMERIZADOR LED POLIWAVE
Jose Paulo Barbosa Soares, Rafael Ratto de Moraes, Jaqueline Barbieri Machado, Guilherme Carpena Lopes
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com a evolução dos materiais restauradores, os aparelhos fotopolimerizadores têm se adaptado às necessidades clínicas. Fotopolimerizadores LED são amplamente utilizados na odontologia, podendo atingir irradiâncias de até 3.200 mW/cm². A profundidade de polimerização depende de fatores como irradiância, tempo de exposição e distância da luz até o material. Este estudo avaliou a irradiância emitida por um fotopolimerizador LED poliwave multimodo (Valo Grand Cordless, Ultradent), em três distâncias (0,0; 1,0; 8,0 mm) e três modos de intensidade conforme descritas pelo fabricante: Standard (1.000 mW/cm²), High Power (1.600 mW/cm²) e Extra Power (3.200 mW/cm²), utilizando dois dispositivos de medição: um espectrômetro (Marc Resin Calibrator, BlueLight Analytics Inc. [M]) e um radiômetro de bancada (LED Radiometer, Demetron [D]). Os valores médios de irradiância foram (mW/cm², ±DP): Standard: 0,0 mm = 1.359±19,7(M)/395±5,0(D); 1,0 mm =1.170±310(M)/302±2,9(D); 8,0 mm = 703±2,9(M)/11±4,0(D). High Power: 0,0 mm = 2.370±21,2(M)/795±5,0(D); 1,0 mm = 2.071±3,1(M)/617±7,6(D); 8,0 mm = 1.214±4,7(M)/198±7,6(D). Extra Power: 0,0 mm = 3.326±4,0(M)/1.095±5,0(D); 1,0 mm = 2.941±0,6(M)/958±27,5(D); 8,0 mm = 1.728±1,0(M)/392±7,6(D).

Conclui-se que o espectrômetro apresentou maior sensibilidade na medição da irradiância. Os menores valores de irradiância observados no radiômetro portátil podem estar relacionados às características do fotopolimerizador LED poliwave.

PNf1106 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Avaliação das diferentes formas de utilização da proantocianidina como agente modificador de dentina
Juliane Cuciniello Dos Santos, Eduardo Moreira da Silva, Antônio Ferreira Pereira , Anna Clara de Souza Gonçalves, Giovanna Duarte Paschoal da Silva, Carlos Roberto Machado Neto, Maristela Barbosa Portela
Dentística UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou comparar diferentes formas de utilização da proantocianodina (PA) (solução PA 6,5% de pré-tratamento dentinário - PAPT; PA 2% incorporada no ácido fosfórico 10% - PAAF e PA 4,5% acrescentada a um sistema adesivo experimental - PASA) com relação à força de adesão dentinária, propriedades mecânicas da camada híbrida e atividade proteolítica das enzimas da matriz dentinária. Setenta e dois dentes foram divididos em 4 grupos (controle; PAPT, PAAF e PASA) para confecção de blocos de resina. Cada grupo foi subdividido em 2 tempos de análise (24 horas e 12 meses de estocagem em água). De cada dente, foi removida uma fatia para o teste de nanodureza e módulo de elasticidade da camada híbrida, o restante foi cortado em palitos para o teste de microtração. A atividade proteolítica foi medida pela dosagem de hidroxiprolina liberada da dentina previamente desmineralizada e incubada de acordo com o grupo. Os resultados foram submetidos a análise estatística em um nível de significância de 95%. Os grupos com PA apresentaram maior resistência de união quando comparados ao grupo controle (15,7 ± 3,7) após 12 meses, sendo PAPT (34,3 ± 6,0) e PAAF (33,4 ± 3,3) com os maiores valores. A nanodureza da camada híbrida aumentou em todos os grupos após 12 meses enquanto o módulo de elasticidade, foi maior apenas no PASA e nos demais grupos se manteve o mesmo de 24 horas. Todos os grupos com PA apresentaram reduzida liberação de hidroxiprolina comparado ao controle, mas sem diferença estatística entre os grupos PA.

Diante dos resultados, conclui-se que o uso da PA como solução de pré-tratamento da dentina e incorporada ao ácido fosfórico 10% apresentaram melhores resultados principalmente quanto à preservação da força de adesão.

(Apoio: FAPERJ)
PNf1107 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Efeito de dentifrícios em tabletes na rugosidade e alteração de massa de compósitos resinosos: avaliação de produtos brasileiros
Geovanna de Castro Bizarria, Gabriela Cristina Baccaro, Vanessa Dias Barboza Munhoz, Lourenço Correr-Sobrinho, Américo Bortolazzo Correr
MATERIAIS DENTÁRIOS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o efeito de dentifrícios em tabletes na rugosidade e na alteração de massa de compósitos resinosos. Foram confeccionados espécimes circulares (8 mm × 1,5 mm) distribuídos em 12 grupos (n=10), de acordo com o compósito resinoso, Vittra APS (FGM), Unicollor Bulk Fill Camaleão (SS White) e Filtek Z250 XT (3M) e dentrifício, Sóllido (ALVA Personal Care), B.O.B (Bars Over Bottles), N&W (N&W Dental Care) e Colgate Máxima Proteção Anticáries (Colgate). Os espécimes foram fotoativados, armazenados a 37 °C por 24 h e submetidos ao acabamento e polimento. Foi realizada escovação simulada com 10.000 ciclos, utilizando suspensão de dentifrício preparada conforme adaptação da ISO 11609. A rugosidade superficial (Ra) foi avaliada com perfilômetro Surfcorder SE 1700 e a massa foi mensurada com balança analítica de precisão (0,0001 mg), antes e após escovação. Foi realizada análise da superfície por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A análise estatística considerou α=0,05. Os compósitos resinosos apresentaram aumento significativo de rugosidade após escovação com o tablete N&W. Apenas o tablete Sóllido não causou alteração significativa de massa. Não houve diferença significativa na rugosidade produzida pelas pastilhas e pelo dentifrício Colgate. A MEV corroborou com os achados quantitativos, evidenciando alterações superficiais compatíveis com o aumento de rugosidade observado.

Concluiu-se que os dentifrícios em pastilhas influenciaram a rugosidade e a perda de massa dos compósitos, com destaque para a pastilha N&W, que promoveu aumento significativo da rugosidade superficial. Apenas a pastilha Sóllido não gerou perda significativa de massa, sugerindo maior suavidade abrasiva entre os produtos testados.

(Apoio: CAPES  N° 001)



.