03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PNe0789 a PNe0985 ]
 191 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PNe0811 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Curcumina modificada inibe biofilmes de Candida albicans e Candida auris
Luana Gabriela Backes, Thayna Ellen de Sousa Alves Ferreira, Fabiane Cruz Vieira, Luis Octavio Regasini, Graciele Ribeiro de Moraes, Janaina de Cássia Orlandi Sardi, André Luis Souza Dos Santos, Diego Romario-Silva
Beira Rio UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a atividade antimicrobiana e antibiofilme de uma curcumina modificada (GRM12) contra Candida albicans MYA 2876 e Candida auris 885. A atividade antimicrobiana foi analisada por microdiluição em caldo para determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM). As cepas foram cultivadas em Ágar Sabouraud Dextrose (SBD) e os ensaios realizados em meio RPMI-1640 com GRM12 (100-0,1 µg/mL). Caspofungina e Miconazol foram utilizados como controles positivos. O inóculo foi padronizado e incubado a 37 °C por 24h. A CIM foi determinada por método visual e a CFM por meio do plaqueamento em ágar SBD de alíquotas das concentrações iguais ou superiores à CIM. A atividade antibiofilme foi avaliada em biofilmes duoespécie formados em microplacas de 96 poços com inóculo padronizado em meio YNB com glicose, tratados com GRM12 a 10x e 50x a CIM por 24h. Após tratamento, o biofilme foi removido, diluído em solução salina e semeado em CHROMagar para contagem de UFC/mL. Ensaios foram feitos em triplicata e repetidos em dois experimentos independentes. A análise estatística utilizou ANOVA unidirecional seguida de pós-teste de Tukey (p<0,05). GRM12 demonstrou atividade antimicrobiana e antibiofilme significativa, reduzindo a viabilidade de C. albicans e C. auris pela metade em ambas as análises, quando comparadas ao controle negativo.

Os dados demonstram o potencial da molécula GRM12 como agente antimicrobiano e antibiofilme contra cepas de C. albicans e C. auris, sugerindo sua relevância para futuras abordagens terapêuticas.

(Apoio: CNPq  N° 56-1327/2022)
PNe0812 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Validação de um modelo de biofilme para avaliar a importância da combinação de Ag+F no DFP
Kamilla França, Jaime Aparecido Cury, Antônio Pedro Ricomini Filho, Cínthia Pereira Machado Tabchoury
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Produtos comerciais à base de diaminofluoreto de prata (DFP) diferem em concentração de íons prata (Ag) e fluoreto (F) e não há modelo validado para avaliar a importância relativa destes íons na eficácia anticárie do DFP. Este estudo validou um modelo de biofilme cariogênico para a avaliação dos efeitos isolados da Ag e F e, da combinação na redução da desmineralização de dentina. Blocos de dentina (n=4/grupo) foram aleatorizados em 5 grupos: controle negativo (NaCl 0,9%), DFP (Saforide® diluído 3x: 14.933 ppm F e 84.623 ppm Ag) e soluções experimentais de Ag (84.623 ppm Ag), F (14.933 ppm F) e Ag+F (14.933 ppm F e 84.623 ppm Ag). O tratamento foi realizado por 1 min antes da formação do biofilme. Após a formação de película adquirida, os blocos foram posicionados verticalmente em meio UTEYB contendo S. mutans UA159 por 120 h, com exposição à sacarose 10% (8x/dia por 3 min). O meio de cultura foi trocado 2x/dia e analisado quanto ao pH, cálcio (Ca) e F. A desmineralização foi estimada pela área de perda de dureza (ΔS; kg/mm2xµm) e quimicamente pela quantidade acumulada de Ca liberado no meio (mM). Os dados foram estatisticamente analisados (ANOVA, Tukey, α=5%). Os grupos contendo prata (DFP, Ag, Ag+F) apresentaram menor desmineralização da dentina: ΔS (144,9±61,0; 142,9±37,1; 193,5±65,1, respectivamente) e Ca (0,8±0,2; 1,3±0,6; 2,1±0,5 mM) em comparação aos grupos F (ΔS: 602,8±97,5; Ca: 5,3±0,6) e controle (ΔS: 1055,5±254,9; Ca: 7,4±1,3). O DFP apresentou maior liberação de F no meio ao longo do tempo (p<0,05) e os grupos com Ag apresentaram menor queda de pH ao longo do experimento.

O modelo foi validado para estimar o potencial anticárie de produtos formulados com DFP, os quais têm sido lançados no mercado sem uma avaliação prévia de eficácia.

(Apoio: CAPES  N° 88887610694/2021-00)
PNe0813 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Determinação da atividade antifúngica do óleo essencial de Aloysia polystachya sobre células planctônicas de Candida albicans
Isabela Cunha Lopes, Rosemary Matias Coelho, Karen Silva Dos Santos, Carla Larissa Kovalski Dias, Laís Salomão Arias
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Aloysia polystachya (burrito) é uma planta típica de regiões tropicais e pode ser encontrada no cerrado brasileiro. O presente trabalho tem por objetivo obter e determinar a atividade antifúngica do óleo essencial (OE) de Aloysia polystachya sobre células planctônicas de Candida albicans. A planta foi coletada na região de Jardim - MS no início da manhã. Um total de 363,16 g de seus galhos e folhas frescas foram utilizados para extração de 95 µl de OE por hidrodestilação. Os inóculos microbiológicos foram preparados segundo recomendações do CLSI. O teste de concentração inibitória mínima (CIM) foi realizado em placas de 96 poços e as CIMs determinadas visualmente como as menores concentrações do OE capazes de inibirem o crescimento de C. albicans ATCC 10231 após 48 horas. Em seguida, a concentração bactericida mínima (CBM) foi determinada por raspagem e plaqueamento do conteúdo dos poços em meio ágar específico. Todos os ensaios foram realizados três vezes, em triplicata. O MIC do OE para C. albicans foi de 17,5 mg/ml e sua CBM foi de 35 mg/ml.

Conclui-se que o OE da planta A. polystachya da região de Jardim - MS apresenta potencial antifúngico e incentiva-se que seja mais amplamente estudado visando sua implementação em produtos antifúngicos alternativos.

(Apoio: CAPES)
PNe0814 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Efeito de quitosana e óleo essencial de Dysphania ambrosioides sobre células planctônicas e biofilmes de Candida albicans
Ana Auxiliadora de Matos Dos Santos, Rosemary Matias Coelho, Lilian Ottoni da Silva, Laís Salomão Arias
Odontologia UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito antifúngico da combinação de diferentes concentrações de quitosana (QS) e óleo essencial de Dysphania ambrosioides (DA) sobre células planctônicas e biofilmes de Candida albicans. O óleo foi analisado por cromatografia de camada delgada (CCD). As concentrações inibitórias mínimas (CIMs) e fracionadas mínimas (CFMs) de QS e DA foram determinadas utilizando o método de microdiluição e ensaio checkerboard. Biofilmes foram formados em placas de 96 poços por 24 horas e tratados por outras 24 horas com QS e DA, isoladamente ou em combinação. Nistatina a 0,8 mg/ml foi utilizada como controle positivo e biofilmes sem tratamento como controle negativo. A atividade antifúngica das drogas testadas foi avaliada pela contagem de unidades formadoras de colônias (UFCs) e quantificação da biomassa total. A análise por CCD identificou como compostos majoritários o ascaridol, α-pineno, β-pineno, 1,8-cineol, cânfora e limoneno. A combinação de QS e DA indicou sinergismo para células planctônicas de C. albicans com concentrações de 0,6 mg/ml para QS e 4,2 mg/ml para DA, em comparação às CIMs individuais de 2 mg/ml e 137 mg/ml para os mesmos compostos, respectivamente. Houve redução significativa de UFCs nos biofilmes tratados com a combinação de QS e DA (p<0,05), semelhante ao controle positivo, embora sem sinergismo nessa condição, mesmo nas concentrações mais altas testadas das drogas sendo DA 84 mg/ml e QS 12 mg/ml . Não houve diferença na redução da biomassa total entre os grupos testados.

Conclui-se que a associação entre QS e DA apresenta ação antifúngica relevante sobre C. albicans, e tem potencial para ser mais amplamente estudada e incluída na composição de novas alternativas terapêuticas antifúngicas.

PNe0815 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

ssa_0094, um gene regulado por VicRK, modula a resposta do sistema complemento e a formação de NETs em Streptococcus sanguinis
Eduardo Martinelli Franco, Livia Araujo Alves, Renata de Oliveira Mattos Graner
Biologia Buco-Dental FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Streptococcus sanguinis é uma espécie comensal da cavidade oral, associada a infecções sistêmicas. Nessa espécie o sistema de dois componentes VicRK, além de regular a produção de peróxido de hidrogênio e a formação de biofilme além de controlar a expressão do gene ssa_0094, que codifica uma hidrolase de mureína com funções ainda não caracterizadas. S. sanguinis apresenta capacidade de evasão do sistema imunológico e sobrevivência em sangue. Neutrófilos (PMNs) são as células imunológicas mais abundantes no sangue, com alta capacidade fagocítica e habilidade de liberar armadilhas extracelulares (NETs). Este estudo teve como objetivo investigar a contribuição do gene ssa_0094 para a evasão do sistema complemento e a interação com PMNs. Para isso um mutante nocaute para ssa_0094 (SK0094) foi obtido a partir da cepa selvagem SK36. A deposição de C3 foi analisada por citometria de fluxo, e a formação de NETs, por microscopia óptica e eletrônica de varredura. As cepas foram incubadas em sangue humano, e esfregaços foram avaliados por microscopia óptica. Para análise em MEV, PMNs isolados foram incubados com as cepas, na presença ou ausência de soro humano normal ou inativado. S. sanguinis é capaz de induzir a netose por meio da produção de peróxido de hidrogênio .A inativação de ssa_0094 resultou em aumento da deposição de C3 na presença de soro humano. As análises em MEV demonstraram um aumento na formação de NETs por PMNs incubados com a cepa SK0094 em comparação com SK36 na presença de soro. Esse aumento também foi observado nos esfregaços de sangue.

Nossas descobertas indicam que o gene ssa_0094 interfere na capacidade dessa espécie de evadir o sistema imunológico e pode ser um alvo terapêutico para controle desses microrganismos.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2021/13074  |  FAPs - FAPESP  N° 2024/14159-6  |  CNPq  N° 303896862022-1)
PNe0816 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE FORMULAÇÕES DE ANESTÉSICOS TÓPICOS EM MODELO HET-CAM
Arthur Antunes Costa Bezerra, Michelle Franz-Montan
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a toxicidade de formulações de anestésicos tópicos a partir do modelo da membrana corioalantóica (CAM) do embrião de galinha. Avaliou-se as formulações comerciais (Benzotop®, Lidocaína®, EMLA®, Labcaína®, NenêDent®), as formulações placebos referentes ao Benzotop® e à Lidocaína® e os controles (positivo - hidróxido de sódio; negativo - solução salina) utilizando-se o protocolo DB-ALM n°96 - Hen's Egg Test on the Chorioallantoic Membrane" (HET-CAM), do European Centre for the Validation of Alternative Methods (ECVAM). Oito imagens pós-tratamentos da CAM foram obtidas para cada substância-teste e processadas pelo software ImageJ, realizando-se: 1) calibração do ImageJ e seleção de uma área menor a ser analisada; 3) conversão do formato das imagens e análise pelo plug-in IsoPhotContour2; e 4) detecção de coágulos extravasculares. Um avaliador realizou a contagem visual dos coágulos nas mesmas imagens. Realizou-se uma análise de regressão linear simples para comparar o número de coágulos identificados pelo operador com a quantidade mensurada pelo ImageJ. Foram realizados o teste de Kruskal-Wallis e pós-teste de Dunn para comparar a média do número de coágulos identificados pelo ImageJ após os tratamentos (p˂0,05). O número de coágulos quantificados pelo ImageJ foi um bom preditor do número de coágulos identificados visualmente (coeficiente de determinação R² = 0.81). Com exceção do EMLA®, o controle positivo apresentou maior número médio de coágulos comparado às formulações comerciais, e estas não diferiram estatisticamente entre si.

Conclui-se que, apesar das diferenças na composição, as formulações testadas apresentaram toxicidades semelhantes em modelo HET-CAM.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2024/11199-7)
PNe0817 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Algoritmos de aprendizado de máquina aplicados à detecção salivar do EV71: uma abordagem para triagem diagnóstica da Doença Mão-Pé-Boca
Deborah Cristina Teixeira Alves, Marco Fidel Guevara Vega, Ghabriel Honorio da Silva, Shiraz Feferbaum Leite, Igor Andrade Santos, Thulio Marquez Cunha, Ana Carolina Gomes Jardim, Robinson Sabino-silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Autodeclarado "O trabalho gerou uma patente que foi depositada no INPI, em nome da Universidade Federal de Uberlândia e da empresa IMUNOSCAN, que participou do trabalho."

A Doença Mão-Pé-Boca (DMPB) é uma infecção viral altamente contagiosa, com ampla disseminação e relevância global significativa para a saúde infantil. Entre os agentes causadores, o Enterovírus 71 (EV71) destaca-se por sua associação com complicações neurológicas graves da doença, representando um desafio diagnóstico, uma vez que os métodos convencionais são invasivos, de alto custo e nem sempre acessíveis. Este estudo investigou o uso de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier atenuada (ATR-FTIR) aplicada à saliva humana, aliada a algoritmos de aprendizado de máquina, como uma estratégia alternativa, rápida e não invasiva para detecção viral do EV71. Amostras de saliva não-estimulada de dez voluntários saudáveis foram coletadas e submetidas à diluição seriada com o EV71, de 1x10⁷ a 1x10¹ unidades formadoras de partículas por mililitro (UFP/mL). Uma parte de cada saliva foi separada antes da diluição para controle. As amostras foram analisadas por ATR-FTIR e os espectros gerados pelas salivas infectadas e controle foram submetidos a diferentes etapas de pré-processamento e classificados com o auxílio de quatro algoritmos supervisionados: AdaBoost, Gradient Boosting, Floresta Aleatória e Máquinas de Vetores de Suporte. Os algoritmos AdaBoost e Gradient Boosting obtiveram o melhor desempenho na maior concentração viral (1x10⁷ UFP/mL), com acurácia de 80%, sensibilidade de 90% e especificidade de até 80%.

Este estudo de prova de conceito destaca o potencial de integração entre espectroscopia salivar e algoritmos computacionais como plataforma sustentável e livre de reagentes para triagem diagnóstica da DMPB.

(Apoio: CAPES  N° #23038.014934/2020-59  |  INCT - Saúde Oral e Odontologia   N° #406840/2022-9  |  CNPq  N° 403193/2022-2)
PNe0818 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Aplicativos móveis para emergências médicas: análise de qualidade com a Escala de Avaliação de Aplicativos Móveis (MARS)
Roberta Priscilla Gonçalves Monteiro, Josilanny Araujo de Souza Alencar, Dayviddy Lucas Magalhães Silva, Maria Júlia Fontes Pavanello, Luiza Cristina Rodrigues, Michael Henrique Araújo Monteiro, Edith Camila Pereira Lima, Camila Batista da Silva de Araujo Candido
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi identificar e avaliar a qualidade de aplicativos móveis disponíveis na App Store e Play Store que abordam emergências médicas, incluindo primeiros socorros, com foco na aplicabilidade para profissionais da saúde, utilizando a Mobile App Rating Scale (MARS). Foi realizado um estudo transversal com busca sistemática conduzida por um revisor, seguindo as diretrizes do PRISMA. Dois avaliadores, cirurgiões-dentistas e com conhecimento em emergências médicas, foram previamente calibrados e aplicaram a MARS de forma independente. Foram incluídos 26 aplicativos elegíveis. Os dados foram analisados descritivamente com média e desvio padrão dos escores entre avaliadores (n=2). Os maiores escores de qualidade geral foram nos apps: Baby and Child First Aid (4,84±0,23), Primeiros Socorros Cruz Vermelha (4,53±0,27), iFirstAid (4,47±0,08) e Dental Drugs (4,05±0,48), enquanto os menores foram: Hero First Aid (2,27±0,44), StaylingAlive (2,50±0,71) e FirstAid + Assistant (2,57±0,04). A qualidade subjetiva variou de 4,88±0,18 (Baby and Child First Aid) a 1,38±0,53 (FirstAid for All Emergency, FirstAid+Assistant e StaylingAlive), enquanto a especificidade variou de 4,92±0,12 (Baby and Child First Aid) a 1,50±0,71 (StaylingAlive). A funcionalidade e estética apresentaram melhor pontuação (5,00±0,00), seguida pelo engajamento (4,90±0,14), enquanto o critério de informação teve a menor (4,50±0,71).

Mais da metade dos aplicativos mostrou boa qualidade geral, mas categorias como informação e engajamento precisam de melhorias. Evidências científicas são necessárias para validar o conteúdo de aplicativos móveis voltados às emergências médicas e embasar seu uso por profissionais da saúde.

(Apoio: FAEPEX  N° 52736-24)
PNe0819 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Atuação de HMGB1 na Regulação de Marcadores Biológicos de Inflamação e no Reparo Ósseo Alveolar
Isaías Queiroz Soares Silva, Gustavo Pompermaier Garlet, Carlos Eduardo Palanch Repeke
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A sinalização pelos receptores TLR e RAGE desempenha papel central na resposta inflamatória via reconhecimento de DAMPs, destacando-se a proteína HMGB1 como um importante agente nesse processo. Atuando de forma semelhante a citocinas pró-inflamatórias, HMGB1 também influencia o reparo ósseo, interagindo com TLR2, TLR4 e RAGE, por exemplo. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da HMGB1 na inflamação e no reparo ósseo alveolar após exodontia de incisivos em camundongos. Foram utilizados 20 animais por grupo [Controle (WT) e experimentais (GLY) (tratados com glicirrizina)], analisados nos dias 0, 7, 14 e 21. Realizou-se análise histomorfométrica (HE) e de expressão gênica por RT-PCR de 87 mRNAs relacionados à inflamação, fatores de crescimento, osteoclastogênese e metabolismo do colágeno. A partir da análise tecidual, grupo GLY apresentou maior densidade de coágulo no dia 14, aumento de células inflamatórias nos dias 7 e 14, maior densidade de fibroblastos e redução de fibras no dia 7. Houve ainda menor densidade vascular em 7, 14 e 21, menor densidade e de osteoblastos em 7 e 14, e maior número de osteoclastos nos dias 7, 14 e 21. A expressão gênica mostrou redução de Bmp2, Bmp4, Bmp7 justificando parâmetros de células ósseas, redução de VEGF-α, justificando menor densidade de vasos, além de aumento de TNFs, Ccr5, Cxcr1, o que justifica a densidade de células inflamatórias e coágulo tardio, e aumento de FGF2 justificando a densidade de fibroblastos no grupo GLY. Mesmo com todas as alterações, a densidade de matriz óssea formada não apresentou diferença entre grupos.

Conclui-se que a inibição da HMGB1 altera a cinética do reparo ósseo alveolar, sem comprometer a cicatrização final.

PNe0820 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 06/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Confiabilidade e concordância da modulação condicionada da dor na região trigeminal e espinal
Allen Matheus da Silva Nascimento, Soraya Salmanzadeh Ardestani, Leonardo Rigoldi Bonjardim, Fernando Gustavo Exposto, Peter Svensson, Rigmor Højland Jensen, Yuri Martins Costa
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi comparar a confiabilidade teste-reteste e a concordância da modulação condicionada da dor na região trigeminal e espinal. Cinquenta participantes saudáveis foram avaliados em duas sessões idênticas dentro de um intervalo de sete dias. Em cada sessão foi utilizado o protocolo paralelo em que dois tipos de estímulos-teste foram aplicados em ordem aleatória no temporal anterior e na região tenar: palpação controlada por dispositivo mecânico de 4 Kg (P4) e limiar de dor à pressão (PPT). O estímulo condicionante foi a imersão do antebraço não dominante em um balde de água gelada (temperatura ao redor de 12°C). A modulação condicionada da dor foi a diferença entre os estímulos-teste condicionados e não condicionados. A confiabilidade foi calculada pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e seu intervalo de confiança de 95% (IC), e a concordância pelo erro padrão de mensuração. O ICC na região trigeminal foi de 0,58 (95% IC de 0,37 a 0,74) e de 0,53 (95% IC de 0,30 a 0,70) para a espinal considerando o estímulo-teste P4. Já o ICC na região trigeminal foi de 0,21 (95% IC de 0,00 a 0,46) e de 0,31 (95% IC de 0,04 a 0,54) para a espinal considerando o estímulo-teste PPT. Ainda, o erro padrão de mensuração na região trigeminal foi apenas ligeiramente inferior à espinal.

Assim, sugere-se que a confiabilidade teste-reteste e a concordância da modulação condicionada da dor na região trigeminal e espinal são equivalentes em participantes saudáveis.

(Apoio: CAPES  N° 001)



.