03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN-R0389 a PN-R0407 ]
 16 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 16


PN-R0402 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 7

ESTEREOFOTOGRAMETRIA 3D NA INVESTIGAÇÃO DOS FENÓTIPOS FACIAIS EM CRIANÇAS COM FISSURAS LABIOPALATINAS
Eloá Cristina Passucci Ambrosio, Ana Gabriela Gurgel Dourado, Yana Cosendey Toledo de Mello Peixoto, Ana Beatriz Vieira da Silveira, Cleide Felício De Carvalho Carrara, Simone Soares, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Thais Marchini de Oliveira
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo realizar uma análise antropométrica facial em crianças com diferentes fenótipos de fissuras labiopalatinas, utilizando o sistema de estereofotogrametria tridimensional (3D). A amostra foi composta por 67 participantes, com idades entre 5 e 6 anos, organizados em três grupos: Grupo 1 - fissura unilateral de lábio; Grupo 2 - fissura unilateral completa de lábio e palato; e Grupo 3 - fissura palatina. As imagens faciais 3D foram obtidas por meio de um equipamento portátil de estereofotogrametria e, posteriormente, analisadas com um software do mesmo sistema. Foram definidos dezenove pontos anatômicos faciais para a quantificação de quatorze medidas lineares retas. Para a análise estatística, foram aplicados o Coeficiente de Correlação Intraclasse, ANOVA seguido pelo teste de Tukey e Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn (α=5%). Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas no comprimento labial superior (Sn-Ls) e na largura dos lábios (Chd-Che), sendo que os Grupos 1 e 2 apresentaram valores mais elevados em comparação ao Grupo 3 (p=0,005 e p=0,002, respectivamente). Além disso, o Grupo 1 mostrou os maiores valores para os parâmetros de comprimento labial (Ls-Li) e largura nasal (Ald-Ale) em relação ao Grupo 3 (p<0,001 em ambos).

Conclui-se que existem diferenças antropométricas faciais entre os fenótipos de fissura labiopalatina, especialmente nos parâmetros analisados na região nasolabial. Os participantes com fissura unilateral de lábio e fissura unilateral completa de lábio e palato apresentaram valores superiores em comparação aos indivíduos com fissura palatina.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/16690-0  |  CAPES  N° 88887.839664/2023-00)
PN-R0392 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 7

Avaliação da reabsorção radicular após aplicação de força ortodôntica precoce e tardia em dentes traumatizados: um estudo em animais
Carol Silva Gaspar, Leticia Privati Rodrigues, Juliana de Lima Gonçalves, Júlia Ingryd Targino de Sousa, Mírian Aiko Nakane Matsumoto, Francisco Wanderley Garcia de Paula-silva, Guido Artemio Marañón-vásquez
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dentes traumatizados com sinais de reabsorção radicular possuem alto risco de progressão da reabsorção, como resultado da aplicação de forças ortodônticas. Este estudo teve o objetivo de investigar o efeito da aplicação de força ortodôntica em dentes traumatizados de ratos, após períodos de observação de 7 e 60 dias, sobre o processo de reabsorção dentária. Foi estudado um modelo de dano tecidual decorrente de avulsão de incisivo superior, tratada com reimplante imediato. Ratos Wistar foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos (n = 48) de acordo com o período de observação após traumatismo e a aplicação de força ortodôntica. Os animais foram eutanasiados após 1 e 14 dias de aplicação da força. Micro-tomografias computadorizadas foram realizadas para avaliar a presença de áreas de reabsorção relacionada à infecção, áreas de reabsorção relacionada à anquilose e áreas de reabsorção reparadas. Análises de regressão logística foram utilizadas para avaliar o efeito do período de observação e da aplicação de forca sobre a presença de cada tipo de reabsorção dentária (α = 0.05). Uma frequência significativamente maior de reabsorção relacionada à infecção foi observada nos dentes reimplantados após 7 dias de observação (P < 0.05). Após 60 dias de observação, os dentes reimplantados apresentaram uma frequência maior de reabsorção relacionada à anquilose e de áreas de reabsorção reparadas (P < 0.05). A aplicação de força ortodôntica aumentou a chance de apresentar reabsorção dentária em todos os casos (P < 0.05).

Considerando os resultados obtidos, é possível concluir que a movimentação ortodôntica favorece a presença de reabsorção radicular em dentes reimplantados, independentemente ao período de observação.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2024/09591-6  |  FAPs - Fapesp  N° 2023/11018-0)
PN-R0396 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 7

Avaliação do efeito do estresse pré-natal sobre o crescimento craniofacial na descendência: um estudo em animais
Leticia Privati Rodrigues, Carol Silva Gaspar, Juliana de Lima Gonçalves, Mírian Aiko Nakane Matsumoto, Francisco Wanderley Garcia de Paula-silva, Guido Artemio Marañón-vásquez
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve o objetivo de avaliar o efeito do estresse pré-natal no crescimento craniofacial de camundongos C57BL/6J. Fêmeas prenhes foram divididas em dois grupos: experimental, exposto ao estresse crônico leve, e controle, não exposto. O grupo experimental foi submetido a estressores leves e imprevisíveis entre os dias 7 e 21 de gestação, incluindo: restrição à comida, iluminação contínua à noite, inclinação da gaiola de 30°, emparelhamento no alojamento, natação forçada, introdução de objeto estranho, gaiola suja, contenção, tons irregulares de 20 Hz e ruído branco. Após nascimento dos filhotes, os animais foram mantidos junto às mães durante todo o período do estudo. O peso e o comprimento craniocaudal dos animais foram registrados nos dias pós natais 7, 14 e 21. Trinta e oito filhotes, 17 do grupo experimental (10 fêmeas e 7 machos) e 21 do grupo controle (13 fêmeas e 8 machos), foram eutanasiados no dia pós natal 21. Micro-tomografias computadorizadas dos crânios dos filhotes foram adquiridas para avaliação de medidas craniofaciais. Modelos lineares gerais foram utilizados para avaliar o efeito das variáveis estresse pré-natal, momento de avaliação, e/ou sexo sobre o peso, comprimento craniocaudal e medidas craniofaciais dos filhotes ( = 0.05). Os resultados mostraram diferença no peso dos animais entre ambos os grupos somente no dia pós natal 21 (P < 0.05). Não foram observadas diferenças no comprimento craniocaudal nem nas medidas craniofaciais lineares e angulares avaliadas (P > 0.05).

Considerando os resultados obtidos, é possível concluir que a exposição ao estresse pré-natal não tem um efeito significativo no crescimento craniofacial na descendência de camundongos C57BL/6J.

(Apoio: CNPq  N° 2024-1558  |  FAPs - Fapesp  N° 2023/11018-0)
PN-R0398 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 7

Avaliação da eficácia antimicrobiana e antioxidante do extrato hidroalcóolico da Palma Redonda (Opuntia ficus-indica)
Pedro Vinícius Alves Magalhães, Pedro Henrique Sette-de-Souza, Ana Beatriz Bezerra de Albuquerque Ferro, Nayra Bezerra Matias, Letícia de Azevedo Lima Silva, Weslley de Souza Paiva, Allan Vinícius Martins-de-barros, Moan Jéfter Fernandes Costa
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade antimicrobiana e antioxidante do extrato obtido da casca de Palma Redonda (Opuntia ficus-indica) frente à Streptococcus mutans, Enterococcus faecalis e Candida albicans. Para isso, a planta foi coletada no município de Arcoverde/PE, dessecada em estufa, pulverizada (10 mesh) e submetida a extração utilizando uma solução hidroalcoólica (etanol:água 70:30 v/v), seguida de banho ultrassônico por 15 minutos. O extrato bruto foi filtrado e o solvente evaporado a 40°C. Para avaliação da atividade antimicrobiana, foram realizados testes de concentração inibitória mínima (CIM) e inibição da formação de biofilme por microdiluição em caldo. Foi utilizado o cristal violeta e análise espectrofotométrica para a análise de formação de biofilme. A atividade antioxidante foi determinada por meio do ensaio espectrofotométrico com DPPH, tendo o ácido gálico como referência. Os resultados demonstraram que a CIM foi de 10 mg/mL para S. mutans e C. albicans, e de 20 mg/mL para E. faecalis. Na análise de formação de biofilme, os extratos apresentaram inibição variando de 46,74% a 81,11% para C. albicans, de 45,71% a 92,28% para E. faecalis e de 28,84% a 61,14% para S. mutans. Em relação à atividade antioxidante, na concentração de 2 mg/mL, o extrato demonstrou uma capacidade de neutralizar radicais livres equivalente a 28,57%.

Evidências mostram que o extrato utilizado apresenta atividade antimicrobiana e antioxidante frente aos microrganismos testados, sendo uma opção terapêutica viável para uso contra microrganismos patogênicos da microbiota odontológica. Esses resultados sugerem um potencial promissor para a aplicação do extrato em formulações para prevenção de cárie dentária e candidíase.

(Apoio: CNPq  N° 169794/2024-5)
PN-R0399 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 7

Avaliação das propriedades antimicrobianas e antioxidantes do extrato hidroalcóolico do Mandacaru (Cereus jamacaru)
Ana Beatriz Bezerra de Albuquerque Ferro, Nayra Bezerra Matias, Pedro Vinícius Alves Magalhães, Letícia de Azevedo Lima Silva, Weslley de Souza Paiva, Allan Vinícius Martins-de-barros, Pedro Henrique Sette-de-Souza, Moan Jéfter Fernandes Costa
Bacharelado em Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo visa avaliar a capacidade antimicrobiana e antioxidante do extrato hidroalcóolico do Mandacaru (Cereus jamacaru). Neste estudo, foi realizado os testes de concentração inibitória mínima e formação de biofilme a partir da análise com Streptococcus mutans, Enterococcus faecalis e Candida albicans, além de quantificar a atividade antioxidante do extrato. Após incubação a 37 °C em estufa, a viabilidade foi avaliada com o indicador de oxirredução, resazurina, a partir desses resultados identificou-se as concentrações bactericidas e fungicidas mínimas. Além disso, para avaliar a inibição da formação de biofilme, foi utilizado cristal violeta e espectrofotometria. Ainda, para determinar a atividade antioxidante do extrato, foi realizado o ensaio espectrofotométrico com DPPH. Como padrão utilizou-se ácido gálico. O extrato, na concentração de 20 mg/ml, não obteve efeito inibitório de crescimento dos microrganismos supracitados. Entretanto, no teste de antibiofilme na concentração de 2 mg/ml, os resultados de inibição nos poços foram de: 58,67% para C. albicans; 49,86% para E. faecalis e 72,35% para S. mutans. Todos esses valores, são concernentes à literatura já presente e expressam uma capacidade fungistática e bacteriostática relevante. Esse fato deve-se à presença de bioativos no extrato, estes, ao interagirem com as células desses patógenos, produzem compostos intermediários altamente tóxicos, causando mitigação no metabolismo celular. A atividade antioxidante na concentração de 2 mg/ml expressou um valor significativo de 14,75%.

O resultado desse estudo revelou que os compostos bioativos do Cereus jamacaru podem levar a novas descobertas de bacteriostáticos, fungistáticos e antioxidantes promissores.

(Apoio: FACEPE  N° BIC-1001-4.02/24)
PN-R0405 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 7

Efeitos nocivos do uso excessivo de telas e práticas para redução desse hábito: desenvolvimento e validação de um folder informativo
Ísis Midlej Carneiro Oliveira, Karen Cassano, Gabriella Fernandes Rodrigues, Andréa Fonseca-gonçalves
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver e validar o conteúdo de um folder sobre orientações a respeito do uso de telas na infância, direcionado a responsáveis/cuidadores de crianças. A elaboração desse material informativo foi fundamentada em uma busca na literatura científica e recomendações de órgãos de referência sobre o uso de telas. A linguagem técnica foi adaptada para tornar o material compreensível ao público leigo. Foram utilizadas ilustrações sem direitos autorais, sendo a arte do folder realizada na plataforma Canva®. A validação do conteúdo teve como base conceitos psicométricos, envolvendo 20 juízes odontopediatras (OP) e 3 não especialistas (NE). Os dados foram coletados por meio de um formulário no Google Forms®, onde os juízes (n=23) responderam a 11 sentenças a respeito do objetivo, estrutura e apresentação, bem como sobre a relevância do material. A validade do conteúdo foi avaliada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Índice Global de Validade de Conteúdo (I-GVC). O conteúdo do folder foi dividido em tópicos: (1) o que são telas, (2) problemas que podem surgir com o uso excessivo de telas, (3) limite de tempo de telas e (4) alternativas para diminuir seu uso. O cálculo do IVC para todos os critérios avaliados foi superior a 0,9 para OP e 1,0 para NE. Já o I-GVC apresentou escore 0,97 entre especialistas (n=20) e 1,0 entre os não especialistas (n=3), sendo considerado válido para ambos.

Conclui-se que o folder, desenvolvido e validado, foi considerado um material educativo promissor para informar e conscientizar os cuidadores sobre os riscos do uso excessivo de telas e seus impactos para a saúde infantil. Além disso, reforça a importância de ações concretas e acessíveis para os pais, ampliando o impacto positivo na rotina familiar.

(Apoio: FAPERJ  N° 200.731/2025)



.