03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN-R0147 a PN-R0163 ]
 17 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PN-R0149 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

Influência da compensação automática de exposição dos sistemas digitais no diagnóstico de lesões periapicais em dentes com pino metálico
Grasielle de Camargo Gonçalves e Alcebíades, Disnaldo Avelar Souza Rodrigues, Rocharles Cavalcante Fontenele, Amanda Farias Gomes, Hugo Gaêta-Araujo
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A compensação automática de exposição (CAE) corrige os efeitos de subexposição ou superexposição em sistemas digitais ajustando a escala de cinza, e é realçada na presença de materiais de alta densidade, como pinos metálicos. Este estudo avaliou se o realce promovido pela CAE em dentes tratados endodonticamente e restaurados com pinos metálicos afeta a detecção de lesões periapicais simuladas. A amostra consistiu em radiografias periapicais de um dente com e sem pino metálico, inseridos em alvéolos dentários simulados em 15 costelas bovinas, com e sem lesões periapicais simuladas por método mecânico-químico. As imagens foram adquiridas com um sistema de placas de fósforo e um sensor digital, exportadas, randomizadas e avaliadas por seis observadores em uma escala de 5 pontos quanto à presença de lesão periapical. Valores médio de tons de cinza foram calculados em todas as radiografias na região cervical e ápice do dente para identificar o realce da CAE e comparados entre as radiografias com e sem pino metálico pelo teste T pareado. Foram calculadas a área sob a curva ROC (AUROC), acurácia, sensibilidade e especificidade para cada condição. Os valores diagnósticos foram comparados usando análise de variância com o teste post hoc de Tukey, com significância de 5%. Não houve diferença estatisticamente significante nos valores médio de tons de cinza em radiografias com e sem pino metálico (; p ≥ 0,05). Não houve diferença significativa nos valores diagnósticos (AUROC, acurácia, sensibilidade, e especificidade; p ≥ 0,05) entre dentes com ou sem pinos metálicos e com realce da CAE.

O realce radiográfico causado pela CAE não afeta o diagnóstico de lesões periapicais em dentes restaurados com pino metálico.

(Apoio: CAPES)
PN-R0151 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

Combinações de miméticos de BH3 potencializam a morte celular em carcinoma epidermoide oral
Nicole Lonni, Gilberto de Souza Melo, Kamile Leonardi Dutra Horstmann, Carolina Amália Barcellos Silva, Matheus Antoni da Silva Costa, Vivian Emanuelle de Araujo Assuncao, Eliete Neves da Silva Guerra, Elena Riet Correa Rivero
Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A evasão da apoptose constitui uma das características do câncer, contribuindo para a sobrevivência de células geneticamente instáveis. Nesse contexto, os miméticos de BH3 emergem como possíveis moduladores das vias apoptóticas especialmente no câncer. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antineoplásica de miméticos de BH3 em linhagens imortalizadas de carcinoma epidermoide oral (SCC9 e CAL27). Os fármacos Navitoclax (NV), Venetoclax (VN) e S63845 (S6) foram avaliados isoladamente e em combinação. Comparações foram feitas com a Cisplatina (controle de referência). Os ensaios incluíram análises de citotoxicidade (24h/48h), proliferação celular (48h) e capacidade migratória. Para comparar a seletividade das drogas, foi incluída a avaliação de uma linhagem de queratinócitos (HaCat). Em células malignas, os miméticos de BH3 reduziram significativamente a viabilidade celular em comparação ao controle (DMEM), com efeitos dependentes da concentração e do tempo de incubação (P<0,048). As combinações NV+S6 e VN+S6 apresentaram efeito sinérgico e demonstraram maior citotoxicidade quando comprados à cisplatina (P<0,001). O fármaco S6 foi o mais citotóxico em ambas as linhagens, com maior atividade antiproliferativa na linhagem SCC9. NV foi o fármaco com melhor seletividade nas linhagens avaliadas e com maior atividade antiproliferativa na CAL27. No ensaio de migração, em SCC9, o S6 isolado e S6+NV inibiram a migração celular quando comparados ao controle, enquanto, em CAL27, não houve efeito significativo.

Em conclusão, os miméticos de BH3 demonstraram eficácia na redução da viabilidade, proliferação e migração celular, reforçando seu potencial como estratégia terapêutica promissora no tratamento do câncer oral.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 403444/2023-3)
PN-R0152 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

PROTOCOLO DE PREVENÇÃO AO TROMBOEMBOLISMO VENOSO (TEV) EM CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS
Vanessa Einsfeld, Rafaela Scariot, Aline Monise Sebastiani, Delson João da Costa
CTBMF UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Apesar do Tromboembolismo venoso (TEV) ser pouco relatado em cirurgias ortognáticas, estudos mostram incidências de até 2,6%. O objetivo deste estudo foi descrever um Protocolo Modificado para TEV realizado no serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para as cirurgias ortognáticas e avaliar sua efetividade. Os pacientes foram convidados a participar da pesquisa na consulta pré-operatória, e um questionário com o Escore de Caprini foi aplicado para classificação de risco de TEV, e coletadas medidas em cm de membros inferiores (mmi), e de face. De acordo com o protocolo modificado UFPR, a abordagem de prevenção ao TEV depende do risco previamente estabelecido, sendo que pacientes com risco ≥ 3, o tratamento medicamentoso com enoxaparina é administrado. Foram coletados dados sobre o transoperatório: tipo de cirurgia, medicamentos administrados, duração e ano de residência do cirurgião e no pós-operatório, são repetidas as medidas dos mmi e face no 2º e 7º dia, para avaliar o edema. Os dados coletados, foram analisados pelo programa IBM SPSS Statistics para Windows, versão 22.0. Dos 21 participantes, 12 eram do sexo feminino (57,1%) e 9 do sexo masculino (42,9%). A idade variou de 19 à 59 anos, com uma média de 33,52 anos. Sobre o tipo de cirurgia, as osteotomias combinadas de maxila e mandíbula totalizaram 8 casos (38,1%). O tempo de cirurgia variou entre 1 e 6 horas, e a maior prevalência foi de 3 a 4 horas em 9 cirurgias (42,9%).

Dos 21 pacientes, 10 apresentaram risco moderado à elevado, sendo recomendado tratamento medicamentoso com enoxaparina. Não foram observadas intercorrências em nenhum dos pacientes, seja relacionada ao TEV ou a efeitos colaterais da enoxaparina.

PN-R0153 - Painel Aspirante
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

PREENCHIMENTO LABIAL: Avaliação de VÍDEOS POSTADOS EM UM SÍTIO DE COMPARTILHAMENTO VIRTUAL
Alice Alves Leite Galo, Claudia Braga Ramos, Luciana Armada, Dennis de Carvalho Ferreira
Programa de pós graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

RESUMO Objetivo. Analisar quanto à utilidade, à confiabilidade e à qualidade, o conteúdo das informações de vídeos do YouTubeTM, sobre Preenchimento Labial. Materiais e Métodos. Os termos "preenchimento labial", "harmonização orofacial" e "ácido hialurônico" foram pesquisados no YouTubeTM. Cem vídeos foram examinados e, após serem submetidos a critérios de inclusão e exclusão, foram avaliados quanto à sua utilidade. Os vídeos considerados úteis foram avaliados quanto à confiabilidade e qualidade dos conteúdos, utilizando-se respectivamente a ferramenta Discern modificada e a GQS (Global Quality Scale). Eles sofreram ainda uma análise descritiva de seus conteúdos, realizada a partir de um roteiro de 10 perguntas específicas. Resultados. Dos 100 vídeos analisados, apenas 5 foram considerados úteis. Quanto à confiabilidade, pelo Discern modificado, 40% deles apresentaram baixa confiabilidade e 60% demonstraram confiabilidade moderada. Segundo o critério de qualidade GQS, 80% dos vídeos foram de baixa qualidade e 20% deles de qualidade moderada. E a análise descritiva dos conteúdos demonstrou inconsistência das informações necessárias aos pacientes.

Conclusão. A maioria dos vídeos sobre o tema "Preenchimento Labial" encontrados no YouTubeTM apresentaram baixa utilidade, confiabilidade e qualidade, além de conteúdo incompleto e inconsistente para uma boa informação e orientação ao público leigo.

(Apoio: FAPERJ)
PN-R0155 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

Efeitos Clínicos e Perceptivos entre Bichectomia Convencional e Laser de Diodo de Alta Potência: Ensaio Clínico Controlado Boca Dividida
Roberta Janaína Soares Mendes, Odalace Chaves Ferreira, Andréa Dias Neves Lago
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A bichectomia é um procedimento cirúrgico voltado à remoção dos coxins adiposos bucais. O laser de diodo de alta potência é alternativa tecnológica promissora, proporcionando hemostasia, menor trauma tecidual e efeito fotobiomodulador. No entanto, poucos estudos comparam diretamente suas implicações clínicas e perceptivas com a técnica convencional de bisturi. Assim, objetiva-se comparar os efeitos clínicos e perceptivos da bichectomia realizada com bisturi versus laser de diodo de alta potência, avaliando dor, trismo, edema, satisfação estética e qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Foi conduzido um ensaio clínico controlado do tipo boca dividida com pacientes submetidos à bichectomia. Cada lado da face foi operado com uma técnica distinta. Parâmetros clínicos como dor, trismo e edema foram analisados em múltiplos tempos pós-operatórios. Qualidade de vida foi avaliada com o OHIP-14, e a satisfação estética com a escala FACE-Q. A análise estatística foi realizada com ANOVA e pós-teste de Bonferroni, adotando-se nível de significância de 5%. Os dados preliminares demonstraram ausência de diferenças estatisticamente significativas entre as técnicas em relação às medidas faciais nos diversos tempos analisados. Observou-se tendência à menor variação das medidas faciais nos pacientes operados com laser.

O uso do laser de diodo de alta potência demonstrou ser uma alternativa viável à técnica com bisturi para bichectomia, com potencial para menor trauma transcirúrgico. Apesar da ausência de significância estatística nos parâmetros faciais, os dados indicam vantagens clínicas associadas à técnica com laser, a serem corroboradas com os desfechos subjetivos de dor, qualidade de vida e satisfação estética.

(Apoio: CAPES  N° 88887.804321/2023-00)
PN-R0156 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

ANÁLISE DO DIMORFISMO SEXUAL DA MANDÍBULA ATRAVÉS DE PARÂMETROS MÉTRICOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO
Natália Rogério Borella, Lucas Felipe Mota de Almeida, Ricardo Villar Beltrão, Danyel Elias da Cruz Perez, Flávia Maria de Moraes Ramos-perez, Andrea Dos Anjos Pontual, Maria Luiza Dos Anjos Pontual
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente pesquisa avaliou a eficácia da determinação do sexo por meio de mensurações mandibulares em tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC). A partir de um banco de imagens de TCFC de uma clínica de Radiologia Odontológica da cidade de Recife/PE, foram selecionadas 818 TCFC (540 do sexo feminino e 278 do sexo masculino) de pacientes de ambos os sexos e com idades entre 18 e 65 anos. Por meio da reconstrução tridimensional no software OnDemand Software 3D® (Seul, Coréia), dois examinadores calibrados avaliaram 06 parâmetros métricos: Ângulo Goníaco (GA), Largura do Ramo (MRBr), Distância Intercôndilo (BicBr), Largura Bigoníaca (BrBig), Comprimento Gônio-Gnátio (GGL) e Comprimento do Ramo (RL). Para avaliação estatística, inicialmente, foram utilizados o teste Shapiro-Wilk, T de Student e Mann- Whitney (p≤0,05). Em seguida, foi aplicada uma regressão logística binária, tendo como a variável resposta o sexo, com os parâmetros que apresentaram valor de p≤0,2. A regressão logística indicou que os parâmetros ângulo goníaco, comprimento gônio-gnatio, comprimento do ramo e largura bigoníaca são significativos (p≤0,05) e preditores do sexo, com a razão de chance para o sexo masculino de 1,039; 1,101; 1,316; 1,298 vezes, respectivamente, em relação às do sexo feminino.

A determinação do sexo através de mensurações mandibulares em TCFC é eficaz, tendo como parâmetros dimórficos o ângulo goníaco, comprimento gônio-gnatio, comprimento do ramo e largura bigoníaca.

PN-R0157 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

Influência de diferentes condições experimentais nos artefatos de extinção em tomografia computadorizada de feixe cônico
Poliana Santos Gonçalves, Amanda Farias Gomes, Rocharles Cavalcante Fontenele, Manoel Damião Sousa-neto, Hugo Gaêta-Araujo
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo avaliar a expressão de artefatos de extinção em tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) de diferentes materiais em distintas regiões do exame. Para isso, foram confeccionados cilindros de 5,5 mm de altura e diâmetro a partir de cinco materiais de alta densidade: liga de cobalto-cromo (Co-Cr), titânio e zircônia. As imagens foram adquiridas utilizando um fantoma de polimetilmetacrilato (PMMA) com 100 mm de diâmetro e 43,5 mm de altura, contendo perfurações simulando uma arcada dentária. Os cilindros foram posicionados em cinco configurações: sem cilindro, um na região anterior, dois na região anterior, um na região posterior e dois na região posterior, sendo escaneados no aparelho OP300. Para cada condição de posicionamento, foram testados cada material com diferentes parâmetros de aquisição com variações do tamanho do FOV (6x8 cm u 6x4 cm) e voxel, (0,33 a 0,085 mm). Uma região de interesse foi posicionada equidistante às perfurações da placa e os valores da média tons de cinza (MGV) e desvio-padrão (SD) da ROI entre os cilindros foram calculados, e a análise estatística foi realizada por meio da ANOVA de dois fatores, considerando quantidade de cilindros e região para cada material. A região posterior e a presença de dois cilindros apresentaram menores valores de MGV e maiores valores de SD em comparação à região anterior e a presença de um cilindro, respectivamente, para todos os materiais (p<0,05). Exceto na análise do SD da zircônia na região posterior, ao comparar um cilindro com dois (p≥0,05).

Concluiu-se que a região anatômica influencia a expressão dos artefatos de extinção, com maior degradação da imagem quando os objetos estão localizados na região posterior.

(Apoio: CAPES  N° 33002029032P4)
PN-R0158 - Painel Aspirante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

Efeito da fresagem com laser Fotona® Er:YAG na osseointegração de implantes de manufatura aditiva em ratos
Isadora Breseghello, Fernando Rodrigues da Costa Neto, Laura Vidoto Paludetto, Fernando Rodrigues da Costa Júnior, Fábio Roberto de-Souza-Batista, Sabrina Cruz Tfaile Frasnelli, Idelmo Rangel Garcia Junior, Roberta Okamoto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o efeito da fresagem realizada pelo laser Fotona®️ LightWalker na instalação de implantes (1,4mm de diâmetro e 2,7mm de comprimento), fabricados por manufatura aditiva (Plenum®️) e as respostas biomecânica e biomolecular periimplantares aos 28 dias de pós-operatório. Após a aprovação do CEUA (nº 710-2023), os animais (n=28) receberam implantes bilateralmente na região de metáfise tibial. O grupo FC recebeu apenas a fresagem convencional; o grupo FBM+FC recebeu fotobiomodulação com o laser Nd:YAG (MSP, 15 Hz e 1,5 W), antes da fresagem convencional; o grupo ER recebeu apenas o Er:YAG (SSP, 120 mJ e 15 Hz) para fresar o leito ósseo; o grupo FBM+ER recebeu o laser Nd:YAG previamente a fresagem com o Er:YAG. Após 28 dias, as amostras foram submetidas às análises de biomecânica (torque de remoção) e análise biomolecular (RTq-PCR) para avaliar a expressão de marcadores osteogênicos, incluindo ALP, IBSP, OCN e RUNX2. Os dados obtidos foram submetidos à curva de normalidade para determinação do teste estatístico adequado no software GraphPad Prism 7.03, com adoção do nível de significância (p ≤ 0,05). O grupo ER exibiu um torque de remoção de implante significativamente maior em comparação ao grupo FC. Além disso, a expressão de genes associados à maturação óssea (OCN), diferenciação (RUNX2) e atividade osteoblástica (ALP e IBSP) foi significativamente aumentada em ambos os grupos ER e FBM+ER, indicando potencial osteogênico aprimorado.

Assim, a fresagem a laser Er:YAG, com ou sem fotobiomodulação usando o laser Nd:YAG, pode representar uma alternativa promissora para a preparação do leito ósseo em procedimentos de implantes em tíbias de ratos.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FINEP  N° 01.12.0530.00-PROINFRA01/2011  |  National Council for Scientific and Technological Development - INCT Saúde Oral e Odontologia  N° 406840/ 2022-9.)
PN-R0160 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

ESTUDO DE CANAIS RADICULARES EM C EM MOLARES INFERIORES POR MEIO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO
Gabriele Gonçalves de Lima, Brunna Karyni Inácio de Oliveira, Flávia Maria de Moraes Ramos-perez, Danyel Elias da Cruz Perez, Maria Luiza Dos Anjos Pontual, Daniela da Silva Feitosa, Andrea Dos Anjos Pontual
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A compreensão da anatomia interna dos dentes é fundamental para o sucesso dos procedimentos endodônticos. Os molares inferiores apresentam uma anatomia particularmente desafiadora, devido à diversidade de variações morfológicas, entre as quais se destacam os canais em 'C', conhecidos por sua complexa configuração e maior grau de dificuldade clínica. Este estudo teve como objetivo identificar e classificar a morfologia dos canais e das raízes de molares inferiores com canais em "C", por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), relacionando-a ao sexo e à morfologia radicular. Trata-se de um estudo observacional descritivo, com base em banco de dados tomográficos de pacientes atendidos na Clínica de Radiologia Odontológica da Universidade Federal de Pernambuco. As raízes foram analisadas em cinco níveis nas reconstruções axiais, e a morfologia radicular, em reconstruções panorâmicas. Um total de 1.500 dentes foi avaliado por um examinador calibrado utilizando o software i-CAT Workstation®, e as classificações de Fan et al. (2004) e Nejaim et al. (2020) foram aplicadas. O teste qui-quadrado de Pearson foi utilizado (p ≤ 0,05). Dos dentes analisados, 47 (3,1%) apresentaram canal em "C", com maior prevalência em mulheres (76,6%) e nos segundos molares (76,6%). O tipo C3 foi o mais comum (36,6%) e C5, o menos frequente (6%). A morfologia FRI foi predominante (46,8%) entre os dentes com canal em "C".

Conclui-se que há relação entre a presença da morfologia dos canais radiculares em "C" e a morfologia radicular no grupo de dentes estudados, sendo mais prevalente nas raízes fusionadas, especialmente em segundos molares inferiores de pacientes do sexo feminino.

PN-R0161 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 12

Avaliação do uso de broca rotatória e piezocirurgia no reparo de enxertos autógenos em bloco: estudo in vivo
Ynara Maria Gomes de Sousa, Karen Rawen Tonini, Vinícius Franzão Ganzaroli, Vinícius Ferreira Bizelli, Roberta Okamoto, Martina Andreia Lage Nunes, Marcos Eduardo Gomes Alves, Daniela Ponzoni
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi comparar a integração de enxertos ósseos autógenos em bloco quando a remoção e o leito receptor foram preparados por broca rotatória convencional e piezocirurgia. Foram utilizados 24 coelhos machos, distribuídos em quatro grupos experimentais: Rotatório (BR), Rotatório-Piezo (RP), Piezo (PZ) e Piezo-Rotatório (PR). Foram coletados quatro enxertos de cada calota (dois com trefina de 7mm e dois com ultrassom piezoelétrico). Cada enxerto foi fixado bilateralmente na mandíbula, sendo o leito receptor preparado alternadamente com broca rotatória ou piezocirurgia. A análise microtomográfica demonstrou maior neoformação óssea nos grupo BR e PZ, comparada às técnicas combinadas (p<0,05). A análise histomorfométrica revelou elevada porcentagem de tecido ósseo neoformado no Grupo BR, similar ao Grupo PZ, indicando que ambas as técnicas são igualmente eficazes na promoção da regeneração óssea. A quantificação de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos corroborou esses achados. Na análise imuno-histoquímica, todos os grupos apresentaram imunomarcação moderada para a enzima de lisossômica fosfatase ácida resistente a tartarato (TRAP), refletindo atividade osteoclástica equilibrada. Para osteocalcina, os Grupos BR, RP e PZ exibiram marcação moderada já aos 15 dias, evoluindo para moderada/intensa aos 30 dias nos Grupos BR e RP, enquanto o Grupo PZ manteve marcação moderada.

O estudo demonstrou que tanto a broca rotatória (BR) quanto a piezocirurgia (PZ) promoveram boa integração dos enxertos ósseos autógenos em bloco, enquanto a combinação sequencial das técnicas mostrou-se menos eficaz, sugerindo que seu uso conjunto deve ser evitado em procedimentos de enxertia óssea.




.