03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

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Resumos Aprovados 2025

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PE047 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre emergências médicas em crianças
Pedro Augusto de Oliveira Pinto Ohta, Juliana Cama Ramacciato, Natália Bessa Moura Neves, Roberto Salvador Martins, Rogério Fortunato de Barros, Luciana Butini Oliveira, Rogério Heládio Lopes Motta
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Emergências médicas podem ocorrer em qualquer ambiente odontológico, inclusive durante o atendimento de pacientes pediátricos. Crianças apresentam particularidades anatômicas, fisiológicas e comportamentais que tornam o manejo de emergências ainda mais desafiador. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivos: desenvolver um material informativo sobre kit de emergências médicas para crianças; avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre o tema; analisar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 cirurgiões-dentistas, divididos em dois grupos: Grupo 1 (n=40) - profissionais atuantes na área de Odontopediatria; Grupo 2 (n=40) - profissionais da área de Ortodontia. Foi aplicado um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos participantes sobre emergências médicas. Na sequência, o material didático desenvolvido foi apresentado e explicado aos profissionais, seguido pela aplicação de um segundo questionário para avaliar a percepção sobre o conteúdo. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Observou-se que a maioria dos voluntários não apresentava conhecimento satisfatório sobre o tema nem mantinha kit de emergências no consultório (p>0,05). Após a apresentação do material, a maioria dos participantes relatou maior motivação para realizar treinamentos relacionados ao manejo de emergências médicas (p>0,05).

Conclui-se que os cirurgiões-dentistas avaliados não possuíam preparo adequado para o atendimento de emergências médicas; contudo, a percepção positiva sobre o material informativo sugere que esse recurso pode ser útil para aprimorar o conhecimento nas áreas de Odontopediatria e Ortodontia.

PE048 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Desenvolvimento de livro digital (E-book) sobre as principais lesões bucais em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva
Natália Miketem Taborda, Carlos Augusto da Silva, Gabriela Fernanda Aureliano, Giulia Lopes, Natália Bueno Franco Barboza, Natielly Duminelli Solete, Joao Armando Brancher, Paula Porto Spada
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por meio de equipes multidisciplinares, dão suporte para pacientes em estado crítico, incluindo cuidados com a saúde bucal, entretanto, a presença do cirurgião-dentista em UTI ainda não é uma realidade. O objetivo deste trabalho foi elaborar um livro digital (E-book) que possibilite a identificação de lesões bucais mais prevalentes no ambiente de UTI. Estudantes de graduação do curso de Odontologia, supervisionados por profissionais, acompanharam pacientes internados na UTI do Hospital Cruz Vermelha, em Curitiba-PR, entre os meses de maio a outubro de 2024 e identificaram as lesões mais prevalentes. Na sequência, foi realizada uma revisão de literatura buscando informações sobre a etiologia e cuidados a serem tomados pela equipe multidisciplinar frente às lesões. O desenvolvimento do livro digital foi realizado através da plataforma Canva®. O Ebook será disponibilizado às equipes de intensivistas deste e outros hospitais que tenham interesse. Espera-se que seja utilizado também por acadêmicos de Odontologia, que tenham interesse em aprofundar seu conhecimento.

Dessa forma, pretende-se divulgar conhecimento reforçando a importância da saúde bucal como parte do cuidado integral do paciente e da presença do cirurgião-dentista em UTI.

PE049 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia Hospitalar

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Atendimento odontológico de crianças e adolescentes com deficiência: experiência de 12 anos de uma disciplina de graduação da UFMG
Mariana Laís Silva Celestino, Gabriela Lopes Angelo Dornas, Gabriel Robert Gomes, Jennifer Reis de Oliveira, Kamila Rodrigues Junqueira Carvalho, Carlos José de Paula Silva, Ana Cristina Borges-Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou relatar a rotina da disciplina optativa de graduação "Atenção odontológica para crianças e adolescentes com deficiência" da Faculdade de Odontologia da UFMG" (FAO-UFMG). A disciplina tem carga horária de 60 horas (15 horas: teoria e 45 horas: clínica) e oferta, a cada semestre, 18 vagas para alunos de graduação e quatro vagas de monitoria para pós-graduação. São atendidas crianças/adolescentes com deficiência sob livre demanda e pacientes de dois hospitais de referência em doenças raras no estado de Minas Gerais. Os dados apresentados foram obtidos por meio da ficha clínica dos pacientes atendidos entre março de 2013 e 2025. Nesse período a disciplina contou com 334 alunos de graduação e 49 de pós-graduação. Foram realizadas 2443 consultas. Dos 949 pacientes atendidos, 65,0% fizeram uso de estabilização protetora durante as consultas (n=617) e 15,0% foram referenciados para atendimento sob sedação ou anestesia geral (n=143). Foram 3.459 procedimentos preventivos, cirúrgicos e restauradores. O número de faltas foi de 13,0%. O cadastro dos pacientes para a clínica e os agendamentos são realizados por meio do WhatsApp® oficial da clínica. Os pais/responsáveis, em sua maioria, mostraram-se participativos com o atendimento dos filhos.

A partir desse relato concluiu-se que a clínica proporcionou aos alunos conhecimento e experiência de atendimento ao público assistido pela disciplina. Muitos deles relataram vontade de continuar com o atendimento de pacientes especiais no curso e na vida profissional. A cada semestre finalizado a disciplina consolida-se como uma atividade relevante para os alunos da FAO-UFMG e para a sociedade, tanto no aspecto assistencial quanto no âmbito do ensino e da pesquisa.

(Apoio: CNPq  |  CAPES  |  Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFMG)



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