03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

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Resumos Aprovados 2025

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PE037 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Higiene bucal em libras: Inclusão, acessibilidade e letramento em saúde bucal para pessoas surdas
Sara Cristina da Silva Passos, Lucas Alves Jural, Fernanda de Araujo Verdant, Emanuela Cardoso Barbosa, Nuccia Nicole de Cicco, Felipe de Oliveira Miguel, Carolina Borio Dode, Patrícia de Andrade Risso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A barreira comunicacional entre dentistas e pessoas surdas (PS) restringe o letramento em saúde e o acesso ao cuidado odontológico, impactando negativamente na condição de saúde bucal (CSB) destas pessoas. Objetivou-se descrever o processo de construção, validação e aplicação do ebook "Higiene Bucal em Libras". Inicialmente, foi feito um estudo teórico sobre as especificidades do público-alvo e sua CSB, identificando a necessidade de materiais educativos sobre instrução de higiene bucal para esta população, seguido de reuniões com experts em educação de PS. A estratégia definida foi a confecção de um e-book com orientações textuais e recursos visuais e linguísticos, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, incluindo pessoas surdas e ouvintes. Foram inseridos vídeos demonstrativos com técnicas de higiene bucal e incluídos ícones de acessibilidade em cada página, direcionando o leitor para vídeos desenvolvidos pela equipe, traduzindo os conteúdos na Língua Brasileira de Sinais. A versão final, contendo 15 capítulos e 26 páginas em linguagem simples e acessível ao público-alvo, foi considerada válida por pessoas surdas leigas e por experts da área. Após a disponibilização gratuita do e-book nos canais de comunidades surdas e nas redes sociais, ações de letramento em saúde bucal voltadas à PS foram realizadas.

Fundamentado na equidade e inclusão, o e-book fortalece o autocuidado, empoderamento e acessibilidade ao letramento em saúde bucal pela comunidade surda.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/210.933/2024   |  CARREFOUR  N° PB 202303 427 - CRF_ALPB_2023_443 FAPERJ 210.933/2024)
PE038 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise de Indicadores Acadêmicos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP
Ana Carolina Costa Rodrigues, Raquel Assed Bezerra da Silva, Ricardo Barbosa Lima, Michel Reis Messora, Lea Assed Bezerra da Silva
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A determinação e análise de indicadores de desempenho dos alunos de graduação da USP são fundamentais para auxiliar na tomada de decisão de seus gestores. Este trabalho visou analisar indicadores acadêmicos dos alunos do Curso de Graduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP/USP). Foram avaliados 343 alunos no curso de graduação entre 2019 e 2023 por meio da análise de dados obtidos do Sistema Júpiter. Foram coletados os dados de forma de ingresso na Universidade (vestibular, ENEM ou portador de diploma), da modalidade de ingresso, seja por ampla concorrência (AC) ou por medidas afirmativas (escola pública/ pretos, pardos ou indígenas), e a média ponderada anual dos alunos. A média geral ponderada de todos os alunos foi de aproximadamente 7,8 pontos. Os alunos de escola pública tiveram médias semelhantes às de AC, mas os pretos, pardos ou indígenas (PPI) apresentaram médias inferiores em relação aos ingressantes AC. Apesar das diferenças observadas no modelo de regressão linear múltipla, as médias ponderadas dos alunos ativos se mantiveram acima de 7,0 em todas as variáveis analisadas, com uma dispersão discreta. Isso sugere que, mesmo com as variações, os resultados não indicam um desempenho acadêmico insatisfatório.

Conclui-se que, apesar das diferenças no modo e ano de ingresso dos alunos, as diferentes modalidades de ingresso não impactaram o desempenho acadêmico.

PE039 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

A EDUCAÇÃO MUSEAL COMO PRÁTICA DE FOMENTO A ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Raissa Campos Neves de Moraes, Rosana Leal do Prado, Maria Inês Barreiros Senna, Najara Barbosa da Rocha
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa é compreender de que forma a educação museal tem contribuído para o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão na Odontologia brasileira. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com buscas conduzidas nas bases PubMed/Medline, Biblioteca Virtual de Saúde, Google Acadêmico e outras fontes, utilizando os descritores: "Museums", "Dentistry", "Education", "Dental Education". Não foram aplicadas restrições quanto ao ano de publicação ou delineamento dos estudos, tendo sido incluídos trabalhos publicados em português, inglês e espanhol. Os artigos foram selecionados por meio da leitura de títulos e resumos, seguida de análise de escopo e leitura integral dos elegíveis. Foram incluídos 28 artigos, com iniciativas dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Turquia. Os resultados indicam, no ensino, o uso de coleções anatômicas, museus médicos, museus odontológicos e museus de cera; na pesquisa, coleções arqueológicas com aplicações odontológicas; e, na extensão, museus odontológicos e anatômicos, exposições digitais e ferramentas de realidade aumentada.

Observou-se escassez de estudos publicados, o que reforça a importância de explorar o potencial da educação museal como estratégia complementar na formação em saúde, convergindo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a respeito a necessidade da formação do cirurgião-dentista com perfil humanista, capaz de compreender a realidade social, cultural e econômica de seu meio e transformá-la em benefício da sociedade.

(Apoio: CNPq)
PE040 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Integração Ensino-Serviço: Contribuições da UNIFASE para o Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Município de Petrópolis-RJ
Álvaro Cavalheiro Soares, Leonardo Gamarano de Carvalho, Natália Araújo Silva Prado, Aluísio Pinheiro Barros, Vera Mendes Soviero, Maria Isabel Bastos Valente
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem a formação do cirurgião-dentista com foco na atenção integral, no trabalho interprofissional e na atuação em redes regionalizadas e hierarquizadas. Sob a perspectiva da integração ensino-serviço, analisou-se a contribuição da assistência odontológica do curso de Odontologia da UNIFASE na Rede de Atenção à Saúde Bucal do município de Petrópolis-RJ. Trata-se de estudo transversal, observacional, descritivo e exploratório, com dados secundários da produção ambulatorial e hospitalar do curso no ano de 2024. Foram analisadas informações referentes ao quantitativo, a distribuição e média mensal de atendimentos realizados por disciplinas e por nível de atenção, considerando a estrutura curricular do curso, alinhada à hierarquização da assistência preconizada pelo SUS (Atenção Primária - clínicas de Atenção Básica I, II, III, IV e V, Diagnóstico, Infantil I e II; Secundária - clínicas de Estágios em Endodontia, em Periodontia, em Prótese Fixa, e em Prótese Removível, Pronto Atendimento e Trauma; e Terciária - Odontologia Hospitalar). Realizaram-se 5816 atendimentos, com média mensal letiva de 428. A avaliação por nível de atenção revelou um maior número de atendimentos a nível primário (n= 3032, μ/mês= 336), sendo a clínica de Atenção Básica V a com maior representatividade (n= 570, μ/mês= 63); seguido pelo secundário (n= 1490, μ/mês= 165) com a clínica de Pronto Atendimento com o maior quantitativo (n= 396, μ/mês= 44) e terciário (n= 1294, μ/mês= 108), representado pela disciplina de Odontologia Hospitalar.

Os dados evidenciam o papel do curso na rede local e seu alinhamento com a lógica do SUS, reafirmando o compromisso com a integração ensino-serviço na formação dos futuros profissionais.

(Apoio: FAPERJ)
PE041 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

O USO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO AHP-GAUSSIANO NA TOMADA DE DECISÃO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS
Patricia da Costa Shibayama, Marcelo de Castro Meneghim, Taina de Lima Costa, Karine Laura Cortellazzi, Lais Renata Almeida Cezário Santos, Antonio Carlos Pereira, Vanessa Gallego Arias Pecorari
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo demonstrar a aplicabilidade do método Analytic Hierarchy Process Gaussian (AHP-Gaussiano) na tomada de decisão multicritério para a compra de equipamentos odontológicos, com base nos critérios considerados mais relevantes pelos cirurgiões-dentistas. Diante da necessidade de substituir um equipamento danificado, o profissional deve avaliar diversas variáveis para tomar a melhor decisão. Para identificar esses critérios, 49 cirurgiões-dentistas responderam a um questionário via Google Forms, apontando os fatores mais importantes na escolha de dois tipos de equipamentos: aparelho fotopolimerizador e caneta de alta rotação. As principais marcas comerciais foram selecionadas com base em sua popularidade no mercado. As especificações técnicas foram obtidas dos manuais dos fabricantes e os preços, a partir de uma média das principais lojas online. Com base nas respostas, foi elaborada uma matriz de decisão com os critérios identificados: preço, garantia, peso líquido, intensidade da luz e modos de programação (fotopolimerizador); e preço, garantia, rotação máxima e peso (caneta de alta rotação). Após normalização dos dados e aplicação do método AHP-Gaussiano, foi possível gerar um ranking hierárquico dos equipamentos.

O método demonstrou ser eficaz na apresentação matemática e racional da melhor opção de compra, auxiliando o cirurgião-dentista na escolha mais adequada às suas necessidades.

PE042 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Formação que Transforma: qualificação da Atenção Primária em saúde bucal via Mestrado Profissional da FOP-Unicamp
Caroline Nogueira de Moraes, Luciane Miranda Guerra, Fábio Luiz Mialhe, Karine Laura Cortellazzi, Marcelo de Castro Meneghim
Ciências da Saúde e Odont. Infantil FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Apresentam-se os resultados do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva da FOP-Unicamp na qualificação da atenção em saúde bucal em Piracicaba-SP, no âmbito da Estratégia Saúde da Família. O programa, voltado à formação de cirurgiões-dentistas para o SUS, articula teoria, prática e tutoria com metodologias ativas para transformar o processo de trabalho na atenção primária. Entre as ações destacam-se atendimento clínico territorializado, planejamento, visitas domiciliares, Programa Saúde na Escola, capacitações clínicas, estratégias para redução do absenteísmo e tutoria. O projeto envolveu 14 unidades, com cerca de 52 mil usuários, totalizando 47.939 procedimentos e 36.873 consultas. Produziu-se média anual de 10.494 procedimentos por unidade, com 2,4 a 4,5 por consulta, evidenciando alta resolutividade. Dois artigos científicos abordaram barreiras de acesso para pessoas com deficiência e percepções de profissionais da APS. Outro resultado impactante é a participação dos mestrandos como preceptores dos alunos de graduação que, além da imersão do graduando num cenário de prática para o SUS, fortalece a integração ensono-serviço-academia.

O modelo de integração ensino-serviço-academia proposto pelo MP demonstra potencial de replicabilidade, transformação social, desenvolvimento de pesquisa e sustentabilidade na gestão em saúde bucal.

PE043 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Programa de treinamento para uso de lupas de magnificação em Odontologia
Júlia Margato Pazos, Jessica Katarine de Abreu Silva, Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia
odontologia social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo desenvolveu e avaliou o efeito de um programa de treinamento para o uso de lupas Galilean sobre a postura de estudantes de odontologia no treinamento pré-clínico. Participaram estudantes do 2° ano da graduação (N=31) divididos em grupo experimental e controle. As variáveis dependentes foram: 1) adesão aos requisitos de postura ergonômica, avaliada pelo Compliance Assessment of Dental Ergonomic Posture Requirements; 2) desvio angular da posição neutra do pescoço, avaliada pelo Software de Avaliação Postural, 3) contração muscular das costas e do pescoço, medida pela termografia, 4) percepção de dor/desconforto da região cervical e superior das costas. As variáveis independentes foram a aplicação do programa de treinamento para o trabalho com magnificação em dois níveis (com e sem treinamento) e o momento de avaliação em dois níveis (T0 - antes da aplicação do treinamento, T1 - 1 semana após a aplicação). A Análise de Variância de Medidas Repetidas (rANOVA) mista (α=5%) foi aplicada às variáveis com normalidade, e a rANOVA não-paramétrica para a variável percepção de dor/desconforto, que não apresentou normalidade. Para a adesão aos requisitos de postura ergonômica observou-se interação significativa entre os fatores "grupo" e "momento" (p=0,044), com maior pontuação no T1 para o grupo experimental e sem diferença significativa entre T0 e T1 para o controle. Para o desvio do pescoço, houve significância apenas para "momento", com menor desvio no T1. Não houve interação significativa para contração muscular. Para dor/desconforto, houve significância para "momento" (p=0,006), com menor percepção no T1.

Conclui-se que o treinamento teve efeito positivo na adesão aos requisitos de postura ergonômica dos estudantes avaliados.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2021/12031-4  |  FAPs - FAPESP  N° 2021/13408-4  |  CAPES  N° 001)
PE044 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Modelagem de Redes Complexas: comparação do perfil dos egressos da Faculdade de Odontologia da USP, em 10 anos
Camila Lindoni Azevedo, Carlos Felipe Sarmento Pereira, Maria Gabriela Haye Biazevic, Edgard Michel-crosato
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi comparar o perfil dos egressos de 2014 e de 2024, em relação a escolhas profissionais futuras, perfil pessoal, empreendedorismo, mercado de trabalho e planejamento estratégico. Foi realizado um estudo comparativo dos anos de 2014 (n=107) e 2024 (n=106) com alunos dos cursos diurno e noturno da FOUSP. Utilizamos questionário estruturado composto por 63 questões baseadas na escala Likert, agrupadas em 13 domínios temáticos. Foram utilizados o teste do qui-quadrado (JASP 0.19.3) e a análise de redes complexas (linguagem Python de programação). Um total de 27 questões apresentaram diferenças significativas entre os anos (Q1, Q3, Q5, Q6, Q7, Q8, Q13, Q20, Q22, Q23, Q28, Q29, Q37, Q38, Q40, Q41, Q42, Q43, Q47, Q50, Q54, Q55, Q56, Q57, Q58, Q59, Q60. A análise de redes revelou uma maior densidade de conexões entre variáveis e domínios em 2024 e diferenças nas variáveis centrais entre os anos. Em 2014, destacaram-se Q41 (custo de equipe), Q29 (avaliação de perfil de clientes) e Q22 (concorrência); já em 2024, Q42 (política de estímulo), Q55 (ideia de negócio) e Q58 (capacidade de liderança).

O perfil do egresso da FOUSP passou de um foco mais técnico e reativo em 2014 para um perfil mais autônomo, estratégico e empreendedor em 2024. Houve um aumento na articulação entre temas estratégicos da formação profissional, com destaque, em 2024, para questões relacionadas à liderança, empreendedorismo e estratégias de estímulo à gestão de pessoas.

PE045 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Implementação da disciplina de PBE na pós-graduação em Odontologia: relato de experiência e impacto na formação discente
Patrícia Corrêa-Faria, Amanda Caroline de Moraes Branquinho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Prática Baseada em Evidências (PBE) é uma abordagem clínica que integra a melhor evidência científica disponível, a experiência do profissional e as preferências do paciente. Diante do aumento da desinformação em saúde, torna-se urgente promover o ensino da PBE na formação odontológica. Este estudo descreve a implementação de uma disciplina de PBE em um programa de pós-graduação em Odontologia, estruturada com base nas recomendações de um consenso sobre currículo de PBE para cursos da área da saúde. A disciplina foi ofertada a graduandos, pós-graduandos e cirurgiões-dentistas, abordando os fundamentos da PBE, habilidades para sua aplicação clínica e desafios no ensino. As estratégias pedagógicas incluíram aulas dialogadas, oficinas práticas, leitura crítica de artigos científicos e aprendizagem baseada em problemas. Ao longo das aulas, os estudantes solucionaram casos clínicos aplicando as etapas da PBE, como elaboração de perguntas clínicas, busca em bases de dados e interpretação das evidências. Os resultados apontaram melhora na compreensão da PBE e maior segurança na tomada de decisão clínica baseada em evidências, além de alta aceitação da disciplina.

A disciplina é uma oportunidade para o desenvolvimento e o fortalecimento das competências críticas que são essenciais à formação do profissional da saúde e ao cuidado do paciente.

PE046 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Inclusão e desempenho acadêmico de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na graduação e pós-graduação em Odontologia
Laís Canêdo Martins, Camila Faria Carrada, Lucianne Cople Maia, Fabiana Vargas-ferreira, Saul Martins Paiva, Flávia Almeida Ribeiro Scalioni
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal analítico objetivou quantificar e caracterizar estudantes com TEA na graduação e pós-graduação em Odontologia no Brasil, além de identificar as dificuldades enfrentadas no ambiente acadêmico. Após aprovação pelo Comitê de Ética, os dados foram coletados por questionário remoto na plataforma Google Forms. A análise descritiva e bivariada foi realizada no software SPSS. A maioria dos participantes era mulher (83,3%), com média de idade de 26,3 anos (±6,20), branca (66,7%), residente na região Sudeste (53,3%), com renda familiar inferior a R$ 8.630 (56,7%) e vinculada a instituições públicas (63,3%). Houve associação significativa entre nível 1 de suporte e dificuldade clínica (p=0,008), tipo de instituição e dificuldade na prática clínica (p=0,006), e entre adaptação do ambiente clínico e percepção de dificuldade (p=0,048). Metade ingressou na universidade sem ações afirmativas e recebeu o diagnóstico de TEA apenas na vida adulta (50,0%). A maior parte apresenta comorbidades psiquiátricas (83,3%) e relata dificuldades nas aulas (80,0%), nas avaliações teóricas (70,0%), nas práticas (56,7%) e no ambiente clínico (46,7%). A maioria (76,7%) não participou de programas universitários voltados a pessoas com TEA. Além disso, foram relatadas baixas taxas de acesso a apoio institucional, como atividades sociais (6,7%), recursos personalizados de aprendizagem (10,0%) e adequações em avaliações (16,7%). A maioria (63.3%) relatou que a instituição de ensino não oferece adaptações no ambiente clínico.

O estudo evidenciou o perfil e os principais desafios de estudantes com TEA na Odontologia, ressaltando a necessidade de ações institucionais que promovam acessibilidade, apoio social e equidade na formação.




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