03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

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Resumos Aprovados 2025

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 24 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PE001 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Capacitação em Técnicas Cirúrgicas para Pesquisa e Clínica: Um treinamento Ético e Sustentável sem o Uso de animais
Valdeci Ferreira de Lima, Larissa Slivka Moreira, Luciane Portas Capelo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pesquisa e o desenvolvimento na área da saúde ainda dependem amplamente do uso de animais. Este estudo propõe uma abordagem ética e inovadora para o treinamento de pesquisadores e estudantes em técnicas cirúrgicas, com foco na simulação de defeitos calvariais. A proposta busca reduzir o uso de animais, alinhando-se à legislação vigente, como a Lei Arouca, e aos princípios dos 3Rs (Redução, Substituição e Refinamento), oferecendo alternativa escalável para instituições acadêmicas e do setor biomédico, promovendo a formação técnica com responsabilidade ética e sustentabilidade. A metodologia foi dividida em duas etapas: a primeira abordou o contexto legal do uso de animais, com ênfase na legislação brasileira; a segunda envolveu práticas cirúrgicas com materiais alternativos. Os treinandos participaram de uma sequência pedagógica estruturada, que incluiu incisões em uvas, suturas em EVA e perfurações em ovos de codorna. As uvas simularam a resistência da pele; EVA e cortiça, a estabilidade para diferentes tipos de sutura; e os ovos, com casca calcificada, reproduziram o desafio da perfuração óssea, exigindo controle motor preciso e sensibilidade tátil.

Essa estratégia proporciona experiência prática segura, promove o aprendizado técnico, minimiza custos operacionais e reforça o compromisso com o bem-estar animal. O modelo apresentado representa um avanço na capacitação em saúde e biotecnologia, destacando os impactos positivos da substituição de animais por materiais éticos e sustentáveis no ensino e na pesquisa científica e tecnológica.

PE002 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

INFLUÊNCIAS DAS CARACTERÍSTICAS FACIAIS E DA PROFUNDIDADE DO PALATO NA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA APNEIA DO SONO EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA
Bruno Aleixo Venturi, Gustavo Guarda, Maria Eduarda Schiestl Melo, Sheila Cristina Stolf, Ana Paula Varela Brown Martins, Elena Riet Correa Rivero, Patricia Dos Santos cé
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Distúrbios respiratórios do sono, como o ronco e a apneia obstrutiva (AOS), comprometem a qualidade do sono e impactam negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade de vida. Esses distúrbios subdiagnosticados podem ter consequências importantes a longo prazo. Este estudo piloto teve como objetivo investigar a associação entre o padrão esquelético facial, a profundidade do palato e a presença de queixas relacionadas a distúrbios respiratórios do sono em estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram avaliados 18 estudantes do último ano do curso por meio de análise fotográfica lateral para classificação esquelética, escaneamento intraoral digital para mensuração da profundidade palatal e exame do sono tipo IV utilizando o dispositivo portátil BiologixT para avaliação do Índice de Distúrbios do Sono (IDO). Todos os participantes apresentaram IDO inferior a 5, valor considerado dentro da normalidade. No entanto, 27,8% relataram a presença de ronco, sendo 80% destes indivíduos classificados como Classe II esquelética. Entre os avaliados, 72,2% apresentaram palato alto, 27,8% palato de altura normal/média e 5,6% palato raso. A queixa de ronco foi observada em todos os tipos de palato, sem associação isolada com sua profundidade. O padrão Classe II esteve presente em 66,7% dos indivíduos que relataram sintomas respiratórios, sugerindo uma possível influência anatômica em relação as manifestações clínicas.

Os resultados indicam que características craniofaciais podem contribuir para manifestações respiratórias do sono mesmo na ausência de alterações significativas no IDO. Estudos adicionais com amostras maiores são necessários para confirmar e expandir essas observações.

PE003 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Realidade virtual no ensino da Endodontia: validação de método em óculos 3D
Mary Caroline Skelton-Macedo, Laila Gonzales Freire, Thalya Fernanda Horsth Maltarollo, Izabela Marina Ferreira da Silva, Emilly da Silva Arcanjo, Lucas Ramos, Romero Tori, Ricardo Nakamura
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A realidade virtual (RV) pode ser uma importante aliada na educação em saúde, por possibilitar a criação de situações realistas, com segurança e repetibilidade. Na Endodontia, especialidade desenvolvida em um campo no qual a compreensão da tridimensionalidade acontece por meio de imagens e sensação táctil, é importante que se utilizem modelos simulados com a ajuda da realidade virtual e que possibilitem a imersão para o aprendizado. Nesse sentido, em uma parceria entre a FOUSP e POLI/USP envolvendo uma disciplina de projeto de aplicações de realidade virtual, um grupo de três alunos desenvolveu a visualização de dentes microtomografados com a possibilidade de se averiguar achatamentos, canais acessórios e laterais, zonas de perigo e segurança da raiz, sob supervisão de professores de Endodontia. A tecnologia utilizada foi a dos Óculos de RV Meta Quest 3, que possibilita mobilidade pelo ambiente e efeitos de realidade mista. A validação foi realizada por 05 professores e 10 alunos de pós-graduação das áreas de Endodontia, Dentística e Anatomia Odontológica. Seis (40%) já haviam utilizado algum equipamento de RV. Foram coletados dados em escalas likert sobre domínio da ferramenta (93% tiveram facilidade); apoio pedagógico (94% aprovaram); substituição do método de ensino (62,2% manifestaram o interesse em complementar o método utilizado na disciplina de origem); e, interação com os objetos (96% considerou a imersão em RV como uma interação com o objeto real).

Conclui-se que o óculos de RV, dotado de produtos educacionais desenvolvidos para a visualização de estruturas anatômicas odontológicas validados por professores e alunos de pós-graduação, pode contribuir positivamente no aprendizado de ocorrências anatômicas na Endodontia.

PE004 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Impacto da quilovoltagem em aparelhos de raios X portáteis na dose ocupacional: uma abordagem para o ensino da biossegurança em endodontia
Jéssica Oliveira-aguiar, Jardel Francisco Mazzi-Chaves, Cassiana Viccari, Patricia Nicolucci, Ricardo Gariba Silva, Manoel Damião Sousa-neto, Amanda Pelegrin Candemil
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da quilovoltagem (kV) de dois aparelhos de raios X portáteis na exposição ocupacional de endodontistas, com enfoque na formação crítica sobre biossegurança radiológica. Utilizaram-se dois aparelhos de raios X portáteis com disparador móvel fixados em um tripé, um fantoma antropomórfico (cabeça, pescoço e tronco) Rando, simuladores de mamas e mãos e cem dosímetros termoluminescentes posicionados em regiões anatômicas estratégicas (cristalinos, tireoide, mamas, dedos, ovários, testículos e glândulas parótida, submandibulares, sublingual e pituitária e fora da sala de exposição). 60 exposições consecutivas de 60 segundos foram realizadas com dois aparelhos (Port-X IV - Genorey, 70 kV, 2 mA, ponto focal 0,5 mm; DioX - Microimagem, 60 kV, 2 mA, ponto focal 0,8 mm) em duas posições: escudo protetor do aparelho centralizado nas regiões de glândula tireoide (1) e cristalino (2) do fantoma), que simulou um operador endodontista. As doses absorvidas mensuradas foram multiplicadas pelo fator de raios X e de cada respectivo tecido/órgão. Por fim, uma correção proporcional ao tempo de exposição de uma radiografia periapical de molares inferiores (0,32s.) e cenário de 4800 exposições anuais (4 sessões únicas endodônticas diárias) foi realizada. Em geral, o aparelho Port-X IV e a posição do escudo protetor do aparelho centralizado na região da glândula tireoide demonstrou menor radiação espalhada e sensibilizou menos as regiões do fantoma, simulador de mamas e mãos.

Conclui-se que o uso de 70 kV pode reduzir a dose ocupacional de endodontistas, promovendo o uso mais seguro e consciente de aparelhos de raios X intraorais portáteis.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2024/09883-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2021/01623-8  |  CAPES  N° 33002029032P4)
PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Quanto custa transformar uma aula teórica convencional em um jogo autoinstrucional? - achados no ensino sobre detecção de lesões de cárie
Vitória Isabel Santos Escandon Sanchez, Jhandira Daibelis Yampa-vargas, Laura Regina Antunes Pontes, Mariana Paes Muro, Pedro Matos de Camargo, Mariana Minatel Braga
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os autores afirmam não haver conflito de interesse. Alguns contribuíram nas estratégias educacionais, mas os resultados foram relatados com imparcialidade. "

A busca por metodologias de ensino mais eficazes na formação odontológica tem impulsionado a adoção de estratégias que integram tecnologia e aprendizagem ativa. Este trabalho propõe uma análise comparativa entre os custos de uma aula teórica convencional e um jogo autoinstrucional com foco no ensino sobre avaliação de lesões de cárie para alunos de graduação. A análise foi realizada na perspectiva da instituição de ensino. Foram medidos os recursos gastos no desenvolvimento e aplicação de cada uma das atividades para uma sala de 80 alunos e o custo por aluno estimado em reais (R$). Os custos foram separados em recursos humanos, materiais e infraestruturais. O jogo autoinstrucional teve um custo final estimado de R$89,59 por aluno, enquanto a aula convencional, não considerando todo o a formação do conhecimento adquirido do professor, ficou em R$1,69 por aluno. Em ambas as estratégias, o maior aporte foi para recurso humanos (jogo:96% e aula:77%). Por outro lado, por não considerar a formação do background profissional do docente, necessário para ambas as estratégias, o custo do jogo foi mais direcionado ao desenvolvimento (94%), ao passo que a aula concentrou-se exclusivamente na aplicação (100%).

Conclui-se que a criação de um jogo agrega valores monetários significativos à instituição, mas que podem ser justificáveis diante de um efeito favorável alcançado. Esse incremento está fortemente associados ao esforço humano no desenvolvimento dessa nova metodologia.

(Apoio: CNPq  N° 400736/2014 - 4  |  CAPES  N° 88887.014908/2024-00  |  CNPq  N° PIBIC 2024-2565)
PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Escape Room odontológico: o misterioso consultório das emergências
Maria Júlia Fontes Pavanello, Roberta Priscilla Gonçalves Monteiro, Josilanny Araujo de Souza Alencar, Luiza Cristina Rodrigues, Michael Henrique Araújo Monteiro, Camila Batista da Silva de Araujo Candido
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo propôs desenvolver uma ferramenta educacional em formato de Escape Room para a disciplina de emergências médicas na graduação em Odontologia, promovendo ensino dinâmico e estímulo à tomada de decisões rápidas. Foi realizada revisão da literatura sobre emergências médicas comuns em consultórios odontológicos para embasar o desenvolvimento de quebra-cabeças físicos e mentais baseados em situações clínicas reais. O design do jogo seguiu os seis elementos da gamificação significativa propostos por Nicholson (2015): brincar, exposição, escolha, informação, envolvimento e reflexão. A estrutura foi organizada de forma sequencial, com estações temáticas e títulos definidos conforme a narrativa da sala de fuga. A presença de um game master foi incluída como facilitador da experiência, oferecendo orientações e feedbacks em tempo real, e sua função foi definida como suporte interativo. A narrativa do jogo foi estruturada com desafios, enigmas e pistas em sequência lógica, sendo que as estações abordaram temas como maleta de emergência, síncope, hipoglicemia, convulsão, crise de ansiedade, manobra de Heimlich, crise hipertensiva e RCP. Com isso, foram elaborados fluxogramas clínicos e simulações organizadas por afinidade e complexidade dos casos clínicos. Ademais, para validar os conteúdos e vídeos lúdicos foram criados questionários via Google Forms, e equipamentos de emergência contribuíram para um ambiente mais dinâmico e realista.

Assim, a metodologia carrega o potencial de incentivar o aprendizado dinâmico, o raciocínio lógico e a tomada de ações eficazes diante de uma emergência médica por parte dos estudantes de Odontologia, podendo se tornar uma ferramenta educacional motivadora aos docentes e discentes.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2024/11950-4)
PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Utilizando bancos de dados "ômicos" para o aprendizado ativo de Odontólogos em Genética e Biologia Molecular
Raquel Mantuaneli Scarel-Caminaga, Renata Cristina Lima Silva, Francois Isnaldo Dias Caldeira
Morfologia e Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Infinitas informações acessíveis nos bancos de dados "ômicos" são úteis para estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia para auxiliar ou complementar a compreensão de aspectos das áreas básica e clínica, além da Genética e Biologia Molecular. Porém, são raras as oportunidades desses estudantes de receber formação nessa área. Os bancos de dados ômicos são repositórios vastos de informações biológicas acessíveis por meio da Bioinformática que reúne métodos e ferramentas para extrair conhecimento destes. Utilizar a Bioinformática é recurso didático valioso para assimilação de conceitos complexos e abstratos da Genética e da Biologia Molecular. Desenvolvemos a atividade pedagógica "Laboratório Interativo de Introdução à Bioinformática" para propiciar o aprendizado ativo e individual dos estudantes da seguinte forma: 1-Motivou-se a escolha de um gene a ser pesquisado, seguindo um Roteiro para acessar cada banco "ômico" e levantar informações importantes neste; 2 -Explicou-se a atividade em sala de aula navegando nos bancos ômicos, a partir de um gene como exemplo, projetando a tela do computador do docente; 3-Auxiliaram-se os estudantes continuamente nas dificuldades que iam surgindo durante realização da atividade em seus próprios celulares/ notebooks; 4-Orientou-se a salvarem no Gloogle Classroom a captura da tela com informações importantes interpretando e adicionando comentários críticos. Observou-se que os estudantes se surpreendem com a infinidade de informações que conseguem obter de um único gene, seguindo cada etapa do Roteiro.

Esta aprendizagem ativa de Bioinformática é transformadora para todos os estudantes, tornando a Genética e a Biologia Molecular mais reais, atrativas e interessantes.

(Apoio: CNPq  N° 306433/2023-0  |  CAPES  N° ROR identifier: 00x0ma614)
PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Cariogenicidade dos diferentes açúcares: abordagem interativa para ensino da estrutura química de carboidratos
Diogo Henrique Rabelo, Pedro Vandré Seraphim, Ana Cristina Morseli Polizello , Carolina Patrícia Aires
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A compreensão da bioquímica de carboidratos é fundamental para estudantes de Odontologia, pois o conhecimento da estrutura química dos diferentes açúcares (sacarose, glicose, frutose, lactose, amido) permite entender por que alguns são mais cariogênicos que outros. Neste contexto, o estudo dos carboidratos fornece aos futuros dentistas uma base sólida para compreender os mecanismos complexos que levam à formação da cárie dental. Entretanto, a bioquímica investiga a organização das biomoléculas em nível molecular e o entendimento de alguns conceitos pode exigir do estudante uma capacidade de abstração ainda não desenvolvida. Assim, a elaboração de diagramas, animações e modelos moleculares podem ajudar a tornar os conceitos mais concretos e visualizáveis, sendo este o objetivo do trabalho. Para superar a abstração inerente aos conceitos bioquímicos, o Google Forms foi empregado para coletar dados sobre o consumo alimentar cotidiano dos alunos, servindo como base para a elaboração de flashcards digitais. Estes, por sua vez, associavam visualmente alimentos comuns (exemplificados por seus rótulos de embalagens) à sua respectiva carga glicêmica e aos principais aspectos de sua estrutura química e cariogenicidade. Adicionalmente, a gamificação foi integrada ao processo de avaliação formativa através da plataforma Kahoot! com questões interativas focadas na identificação de açúcares redutores e sua correlação com métodos colorimétricos de análise de carboidratos.

Os materiais produzidos dão sustentação pedagógica para o aprendizado sobre carboidratos, conectando o estudante com o universo químico da Biologia de maneira lúdica e criativa, proporcionando um feedback imediato para o aprimoramento das estratégias de ensino.

(Apoio: CAPES  N° 88887.986623/2024-00  |  CAPES  N° 88887.986623/2024-00  |  CAPES  N° 88887.986623/2024-00)
PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Pesquisa com dor experimental como um método eficaz de aprendizagem ativa para a educação em dor
Rhayane da Conceição Monteiro, Soraya Salmanzadeh Ardestani, Isadora Alves Lorenzo, Ana Clara Hecker de Carvalho, Leonardo Rigoldi Bonjardim, Fernanda Klein Marcondes, Peter Svensson, Yuri Martins Costa
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a percepção de estudantes de graduação em Odontologia quanto à eficácia de uma atividade prática de aprendizagem envolvendo pesquisa em dor experimental. Setenta e seis estudantes do primeiro semestre participaram de uma atividade de 40 minutos composta por quatro etapas: demonstração, avaliação basal, intervenção e pós-intervenção. As intensidades de dor e desconforto foram mensuradas por meio de estímulos mecânicos aplicados na face e no antebraço, avaliados com uma escala visual analógica de 0 a 100 mm. A intervenção consistiu na apresentação de pistas visuais e verbais sugerindo analgesia de um lado e hiperalgesia do outro, seguida da aplicação, por 10 minutos, de creme anestésico tópico em ambos os lados. Os estudantes preencheram um questionário avaliando a eficácia da atividade em uma escala numérica de 0 a 10 e realizaram uma prova teórica. Foram aplicados ANOVA, teste de Wilcoxon e correlação de Spearman aos dados (p<0,050). A média (DP) da pontuação de eficácia para facilitar a aprendizagem foi de 8,75 (1,26), e para aumentar o interesse e a curiosidade pelo tema foi de 8,89 (1,18). Não houve relação significativa entre a percepção dos estudantes e o desempenho na prova teórica (p>0,050). Observou-se uma redução na dor e no desconforto com a sugestão de analgesia, -0,70 (14,70) e -2,94 (16,23), e um aumento na dor e no desconforto com a sugestão de hiperalgesia, 5,85 (12,85) e 1,70 (14,74) (p<0,001).

É possível replicar resultados de pesquisas em dor experimental em um ambiente de ensino. Assim, a incorporação de experimentos como método de ensino é valiosa e eficaz para a educação em dor.

PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Avaliação da eficácia de um cartaz para adolescentes sobre prevenção de traumatismos dentoalveolares em ambiente escolar: estudo piloto
Sheyla Maria Almeida Herrera-Freire, Francine Gusmão Freire, Raphaella Silva de Souza, Lucas Alves Jural, Mariana Pires da Costa, Marcela Baraúna Magno, Raildo Silva Coqueiro, Lucianne Cople Maia
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo piloto objetivou avaliar a eficácia na transmissão de conhecimento de um material educativo (ME) em formato de cartaz, previamente validado, para o público adolescente e contendo 10 situações relacionadas à prevenção de traumatismos dentoalveolares (TDs) em ambiente escolar. Tratou-se de uma pesquisa do tipo antes e depois da aplicação do ME, com a comparação entre as respostas dentro do mesmo grupo, levando-se em consideração fatores sociodemográficos, comportamento e rotina escolar, história prévia de TDs, autoconhecimento sobre prevenção de TDs e uso de protetores bucais em atividades esportivas. A investigação foi realizada com uma amostra de conveniência composta por adolescentes (n = 60) de 10 a 19 anos, de ambos os gêneros, atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outubro e dezembro de 2024. O questionário no Google Forms foi estruturado em quatro seções, com perguntas abertas e fechadas. Sua aplicação foi realizada, por meio de entrevista individual, nas salas de espera. Verificou-se um valor médio de acertos de 14,35 ± 1,90 antes e 14,67 ± 2,41 após a leitura do ME (p>0,05), com diferença média de 0,32 ± 2,02 e tamanho de efeito de 0,16. Não houve diferença estatisticamente significante para nenhum dos parâmetros considerados (p>0,05).

Embora a leitura do cartaz tenha promovido leve aumento nos conhecimentos sobre prevenção de TDs, a amostra foi insuficiente para se observar diferenças antes e depois da sua aplicação. Com base nos parâmetros estudados calcula-se uma amostra de 389 indivíduos para o estudo principal, visando aumentar a confiabilidade e a possibilidade de recomendar a disseminação do material educativo, por meio de ações de educação em saúde.

(Apoio: CNPq  N° 310225/2020-5)



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