03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas INO01 a INO06 ]
 6 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 6


INO01 - Prêmio de Inovação em Odontologia
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 10h30 às 12h00 - Local: Grande Auditório

Géis clareadores experimentais sem H₂O₂ para uso em consultório: eficácia estética e segurança biológica
Rafael Antonio de Oliveira Ribeiro, Victória Peruchi, Filipe Koon wu Mon, Matheus Fernandes Bolonhezi, Diana Gabriela Soares, Josimeri Hebling, Carlos Alberto de Souza Costa
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Géis clareadores à base de peroxidissulfato de potássio (PDS) foram desenvolvidos e avaliados quanto a eficácia estética (EE) e citotoxicidade trans-amelodentinária (CT). Espessantes de carbopol (n=8) com distintas viscosidades foram formulados. Após análise de pH, sinérese e estabilidade física, o espessante de alta viscosidade (1.000.000 cP) foi selecionado. Diferentes concentrações de PDS (n=8) foram testadas quanto a degradação do Orange II, sendo 1, 3 e 5% selecionadas. Assim, os seguintes grupos foram estabelecidos: G1- controle negativo; G2- 35%H₂O₂; G3- 1%PDS; G4- 3%PDS; G5- 5%PDS. Inicialmente, discos de esmalte/dentina adaptados em câmaras pulpares artificiais foram submetidos aos tratamentos por 45 min. Os extratos (meio de cultura + componentes do gel difundidos) foram coletados e aplicados sobre células MDPC-23, as quais foram avaliadas quanto à viabilidade (VI) (AlamarBlue, n=8; Live/Dead, n=4), estresse oxidativo (EOx, n=8), expressão gênica (Tnf, Ptgs2, Il1b, Hmox1, n=8) e genotoxicidade (micronúcleos, n=8). A difusão de H₂O₂ (DH₂O₂, n=8) também foi determinada. Outros discos tratados com os géis tiveram a EE analisada em espectrofotômetro (ΔE00, ΔWID) (n=8). Os dados foram analisados por ANOVA/Tukey ou Sidak, α=5%. Os maiores valores de EOx e DH₂O₂ e os menores de VI ocorreu em G2 (p<0,05), sendo que G3, G4 e G5 não diferiram de G1 (p>0,05). Apenas G2 regulou todos os genes positivamente (p<0,05). Não houve diferença na análise de micronúcleos entre todos os grupos (p>0,05). G5 apresentou EE semelhante a G2 (p<0,05), sendo que G3 e G4 não diferiram entre si (p>0,05).

Concluiu-se que é possível desenvolver géis clareadores com 5% de PDS biologicamente seguros e com efeito estético semelhante ao gel contendo 35% H₂O₂.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2024/08870-9  |  FAPs - FAPESP  N° 2023/02780-5)
INO02 - Prêmio de Inovação em Odontologia
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 06/09 - Horário: 10h30 às 12h00 - Local: Grande Auditório

Avaliação da Opinião de Usuários sobre a Tecnologia diors® no Tratamento de Ronco, Apneia Obstrutiva e Bruxismo do Sono
Denise Fernandes Barbosa, Gisele Registro, Isaira Maria Garcia de Oliveira, Marcelo Corrêa Alves, Almiro José Machado Júnior
Ciências da Cirurgia FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Conflito de interesse: Autodeclarado "Sou detentora do registro e patente do modelo de utilidade DIORS, na categoria serviço e produto."

Este projeto analisou a percepção de usuários da tecnologia diors® (nível de maturidade tecnológico -TRL 6) quanto à sua eficácia e características de uso para validar o produto mínimo viável (MVP). O diors® é um dispositivo inovador de avanço mandibular que soluciona problemas de sono, impactando na qualidade de vida das pessoas que sofrem de ronco, apneia obstrutiva e bruxismo do sono. Possui patente registrada no INPI e eficácia validada quando comparada ao CPAP ( pressão positiva contínua de ar) em pesquisa científica na UNICAMP. O diors® possui características únicas: confeccionado sob medidas craniométricas, não dissociando o plano oclusal das estruturas cranianas, respeita origem e inserção muscular e tonifica a musculatura da orofaringe, mantendo a patência da via aérea superior. Aplicamos o modelo de negócio B2C com venda direta e futuramente, idealizamos o B2B com licenciamento da tecnologia. A pesquisa foi quantitativa com questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, realizada entre 12/2024 a 02/2025 com 76 pacientes da clínica DFB & Associados Ltda. Utilizamos o sistema SAS, com estatística descritiva e criação de indicadores. Dos 76 participantes (53% homens, 47% mulheres), entre 45-54 anos (37%) e 55-64 anos (30%), 94% relataram melhora do sono; 96% utilizam o diors® a noite toda; 70% relataram redução das apneias e 65% observaram diminuição ou eliminação do ronco. Além disso, 99% recomendariam o uso, considerando-o seguro (97%) e prático (91%). Nesta etapa, nosso estudo valida o MVP e contribui para a literatura técnica e científica da Odontologia como prática integrativa à Medicina do Sono.

Na prática, evidenciamos o impacto positivo da tecnologia diors® na restauração do sono, saúde e bem-estar dos usuários.

(Apoio: CAPES  N° 88887.921167/2023-00)
INO03 - Prêmio de Inovação em Odontologia
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 06/09 - Horário: 10h30 às 12h00 - Local: Grande Auditório

Cimentos de ionômero com fluorsilicato de cálcio funcionalizado com CHX: atividade antimicrobiana e propriedades físico-químicas
Felipe Silva Gomes, Bárbara Emanoele Costa-oliveira, Paulo Vitor Campos Ferreira, Thais Bezerra da Maceno Oliveira, Amanda Palmeira de Arruda Nogueira, Letícia Soares Lula de Oliveira, Rayssa Ferreira Cavaleiro de Macêdo, José Roberto de Oliveira Bauer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou os efeitos da adição de partículas de fluorsilicato de cálcio (CaF₆Si) funcionalizadas com digluconato de clorexidina (CHX) sobre as propriedades mecânicas, físico-químicas e antimicrobianas de um CIV comercial (Bioglass R, Biodinâmica). A funcionalização foi realizada por meio de incorporação por adsorção em fase líquida com CHX 20%, centrifugadas e secas em estufa. As partículas CaF₆Si-CHX foram incorporadas ao pó do cimento nas concentrações de 1%, 2,5% e 5% em massa, originando os grupos: CIV + 1% CaF₆Si-CHX, CIV + 2,5% CaF₆Si-CHX, CIV + 5% CaF₆Si-CHX e grupo controle (sem adição). Foram analisadas microdureza superficial (MDS), resistência coesiva (RC), rugosidade de superfície (RS), tempo de presa (TP), pH e liberação de íons cálcio (Ca²⁺), fosfato (PO₄³⁻) e fluoreto (F⁻) após 28 dias. A atividade antibacteriana foi testada frente a Streptococcus mutans (ATCC 159). Os dados foram submetidos aos testes estatísticos ANOVA One-way e Holm-Sidak (= 0,05). Os grupos com 2,5% e 5% de CaF₆Si-CHX apresentaram maiores valores de MDS e RC (p<0,05), com desempenho significativamente superior no grupo 5% em relação ao controle (p<0,009). Não houve diferença estatisticamente significativa nos parâmetros de TP, RS, liberação iônica e pH entre os grupos (p>0,05). O TP no grupo 5% manteve-se semelhante ao controle, enquanto os demais apresentaram pequeno aumento. Em relação à atividade antimicrobiana, os grupos com 2,5% e 5% apresentaram inibição significativamente maior do crescimento bacteriano quando comparados ao controle e ao grupo 1% (p<0,001).

A funcionalização de CaF₆Si com CHX conferiu atividade antibacteriana ao CIV e melhorou suas propriedades mecânicas, sem comprometer as atividades testadas.

(Apoio: CNPq  N° 102124/2024-8 e 420220/2023-2  |  FAPEMA - Universal  N° 06283/2  |  CAPES  N° 001)
INO04 - Prêmio de Inovação em Odontologia
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 06/09 - Horário: 10h30 às 12h00 - Local: Grande Auditório

Bigel à base de óleo de pequi e ácido elágico: uma abordagem inovadora para tratamento de úlceras bucais com validação antimicrobiana e in vivo
Meiryellen Castelo Branco Rodrigues da Silva, Leandro Josuel da Costa Santos, Rosilene Ribeiro de Sousa, Matheus Oliveira do Nascimento, Jose Figueredo da Silva, Antônio Luiz Martins Maia Filho, André Luis Menezes Carvalho, Ana Cristina Vasconcelos Fialho
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo propõe apresentar uma inovação biotecnológica através do desenvolvimento de um sistema bigel incorporando óleo de pequi e ácido elágico (AE) para tratamento de úlceras bucais. A formulação foi otimizada por meio do planejamento experimental Box-Behnken, considerando parâmetros como espalhabilidade, intumescimento e retenção de óleo. A caracterização físico-química compreendeu a análise de características das organolépticas, propriedades mecânicas, calorimetria diferencial de varredura (DSC), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e quantificação do teor do fármaco. Foi conduzida a cinética de liberação in vitro do ácido elágico, o ensaio HET-CAM para avaliação da irritabilidade do produto, bem como ensaios de mucoadesão ex vivo e testes de atividade antimicrobiana. A eficácia in vivo foi investigada em ratos Wistar, nos quais úlceras bucais foram induzidas experimentalmente, e a resposta cicatricial foi avaliada por meio de análises histológicas após 5 e 10 dias de tratamento. Os resultados demonstraram que o sistema bigel apresentou uma rede tridimensional estável, promovendo a encapsulação eficiente dos lipídios e do bioativo. O bigel contendo AE exibiu significativa atividade antimicrobiana e antifúngica, além de potencializar a regeneração tecidual, superando a resposta cicatricial observada no grupo controle. A formulação combinou as propriedades dos géis lipídicos e hidrofílicos, conferindo alta biocompatibilidade e eficácia terapêutica.

Conclui-se que o sistema bigel desenvolvido representa uma alternativa inovadora e promissora para tratamento de úlceras bucais, aliando estabilidade estrutural, atividade antimicrobiana e propriedades cicatrizantes.

INO05 - Prêmio de Inovação em Odontologia
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 06/09 - Horário: 10h30 às 12h00 - Local: Grande Auditório

SELFCONNECT: Coroas sobre Implantes sem Parafuso e sem Cimento - Fixação Friccional como Alternativa Biológica e Reversível
Wail al Houch, Antonio Marcos Montagner, Pedro Giorgetti Montagner, Alia Oka al Houch, Carlos Nelson Elias

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As técnicas convencionais de fixação de coroas sobre implantes, por parafuso ou cimentação, apresentam limitações clínicas: risco de resíduos, dificuldade de reversão, afrouxamento mecânico e comprometimento da oclusão. O método SelfConnect propõe uma solução baseada em retenção friccional, eliminando o uso de parafuso ou cimento em boca. Esta abordagem foi objeto de dissertação de mestrado com pesquisa laboratorial realizada no Instituto Militar de Engenharia (IME), sob orientação do Prof. Nilson Elias e Prof. Antonio Marcos Montagner. A metodologia incluiu ensaios de tração em máquina universal, comparando a fixação friccional com a cimentação por fosfato de zinco. Os resultados demonstraram que a força friccional apresentou desempenho superior, sugerindo maior estabilidade clínica. Entre as vantagens clínicas destacam-se: fixação biológica sem resíduos, ausência de fendas, reversibilidade simplificada, intermediários com baixa altura clínica e possibilidade de uso em casos com até 27° de angulação, sem necessidade de componentes angulados.

A técnica SelfConnect representa uma alternativa viável e inovadora para a reabilitação sobre implantes, aliando segurança biomecânica, estética, simplicidade clínica e preservação dos tecidos peri-implantares.

INO06 - Prêmio de Inovação em Odontologia
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 06/09 - Horário: 10h30 às 12h00 - Local: Grande Auditório

Cureta de biopolímero para pulpotomia de dentes decíduos
Gabriella Rodovalho Paiva, Natan Martins Damaceno, Maria Beatriz Carvalho Ribeiro de Oliveira, Erika Calvano Kuchler, Fernando Carlos Hueb de Menezes, Cesar Penazzo Lepri, Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pulpotomia é uma técnica que consiste na remoção da polpa coronária, principalmente, em dentes decíduos. Atualmente, a cureta empregada é metálica, sem design específico, sendo a mesma utilizada para a remoção de tecido cariado. Essa prática implica riscos de contaminação cruzada e dificulta a remoção precisa da polpa coronária, impactando negativamente o sucesso clínico. Este estudo de caráter inovador propõe o desenvolvimento de uma cureta específica para pulpotomia, produzida com biopolímero atóxico e aromatizado, compatível com impressão 3D, a partir de um software de modelagem tridimensional, e desenhada para uso em odontopediatria. A nova cureta conta com: concavidade acentuada para melhor apreensão da polpa coronária; borda com micro-lâminas, que possibilitam corte eficiente e atraumático da polpa, sem dilaceração; design lúdico e colorido, para redução da ansiedade e medo em crianças. O uso de impressão 3D em polímero permite rápida prototipagem e customização do design, viabilizando testes funcionais e validação. Esta solução alinha-se às diretrizes de um atendimento mais humanizado, eficaz e seguro, com potencial de escalabilidade.

A cureta demonstrou melhor aplicabilidade em relação à convencional, em testes laboratoriais, especialmente no que se refere à sua ergonomia, eficiência no corte e apreensão. Diante do caráter inédito, inovador e potencial de aplicação comercial em larga escala, deu-se o início do processo de proteção da propriedade intelectual junto ao INPI(Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

(Apoio: CAPES  N° PDPG-POSDOC Nº 88887.918793/2023-00  |  FAPs - FAPEMIG - APQ  N° 01203-23  |  Programa de Apoio à Pesquisa da Universidade de Uberaba   N° PAPE- UNIUBE)



.