RESUMOS APRESENTADOS

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 2731 Resumo encontrados. Mostrando de 381 a 390


PN-R0319 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Estratégias educacionais sobre avulsão dentária para professores:um estudo de intervenção
Taís Zacaria, Simone Tuchtenhagen, Juliane Carla Taufer, Mardiore Fontella de Carvalho, Thaissa Chagas Fochi, Fernanda Ruffo Ortiz
ATITUS EDUCAÇÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos professores sobre traumatismo alvéolo dentário e dois métodos de intervenção educacionais para melhorar o conhecimento. Os dados foram obtidos através de um estudo de intervenção educativa com professores de escolas públicas e privadas, de dois municípios do estado do Rio Grande do Sul. Participaram 116 professores que responderam um questionário estruturado sobre quais as condutas imediatas necessárias para traumatismo alvéolo dentário em dentes permanentes, quais os meios de armazenamento e qual o tempo ideal para o elemento dentário ficar fora do alvéolo. Na sequência, o questionário foi respondido novamente após os professores receberem orientações sobre traumatismo alvéolo dentário através de dois métodos diferentes: panfleto e vídeo. Teste estatístico, qui-quadrado e regressão logística, foram realizados para avaliar as respostas pós-intervenção e comparar as diferenças entre os grupos. Os resultados foram interpretados com um nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. A maioria das respostas mostraram diferença estatisticamente significante (p<0,05), indicando que as intervenções melhoraram o conhecimento dos professores; com exceção das perguntas sobre o tempo e a conduta imediata após o traumatismo alvéolo dentário (p>0,05). Não houve diferença estatística entre os métodos de intervenção, mostrando que panfleto ou vídeo melhoram o conhecimento dos professores (p>0,05).

Este estudo conclui que o conhecimento dos professores sobre avulsão dentária melhorou após as intervenções educacionais, não havendo diferença entre os métodos utilizados, evidenciando assim a eficácia de intervenções educacionais para essa população.

(Apoio: CAPES  N° 88887.824718/2023-00)
PN-R0321 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Avaliação dos atributos acesso de primeiro contato e longitudinalidade da atenção primária à saúde
Amanda Karolina Torres Baptista, Flávia Martão Flório, Luciane Zanin
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de avaliar os atributos da atenção primária à saúde, "acesso de primeiro contato" e "longitudinalidade" em unidades básicas de saúde do município de Sinop-MT. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, observacional transversal descritiva, realizada com 32 médicos, 32 enfermeiros e 27 odontólogos atuantes há pelo menos um ano na atenção primária à saúde. Os dados foram coletados pelo instrumento de avaliação da Atenção Primária (PCATool - Primary Care Assessment Tool), versão profissionais. Em uma escala que varia de 0 a 10 foram considerados elevados os valores de escores maiores a 6,6. Os resultados encontrados mostraram média de 4,4 para o atributo "acesso de primeiro contato", em relação a visão dos profissionais observou-se média de 4,3 para os médicos, 4,5 para os enfermeiros e 4,4 para os odontólogos. Em relação a longitudinalidade a média observada foi de 6,7, em relação a visão dos profissionais observou-se média de 7,1 para os médicos, 6,8 para os enfermeiros e 6,6 para os odontólogos, sem diferenças estatisticamente significativas entre eles (p>0,05).

O atributo de acesso de primeiro contato foi o que apresentou menores médias havendo a necessidade de se repensar tais práticas e promover um contexto que possibilite mudanças no contexto atual reduzindo barreiras no acesso e proporcionando um cuidado contínuo.

PN-R0322 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Uso dos serviços de saúde por travestis e transexuais brasileiros e fatores associados
Thiago Caldeira Diniz, Michelle Cristina Silva, Mariana Chiaretti Munaier, Ana Valéria Machado Mendonça, Maria Fátima de Sousa, Fabiana Vargas-ferreira, Andreia Maria Araujo Drummond, Flávio de Freitas Mattos
Departamento de Odontologia - OSP UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo caracterizou a população transexual e travesti brasileira e identificou seu acesso aos serviços de saúde e as variáveis associadas. Ele é parte do estudo nacional: Estudo Multicêntrico Sobre os Perfis Socioeconômicos, Geográficos, Culturais e de Vulnerabilidades de Travestis e Transexuais, do tipo transversal, com questionário eletrônico. Após cálculo amostral, foram incluídas 549 pessoas com 18 anos ou mais, auto identificadas transexuais ou travestis, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes, de todas as regiões do país e que concordaram com o TCLE. Os entrevistados tinham entre 18 e 61 anos de idade. Deles, 35,5% não trabalhavam, 28,6% não tinham renda e 93% não recebiam auxílios governamentais. A maioria (57%) não usava nome social e 65% sofreram violência de gênero. O uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o mais frequente (55,4%). Às consultas médicas, 61% compareciam semestralmente. Às consultas odontológicas, 56,5% nunca ou raramente compareciam. Os entrevistados que frequentaram escolas públicas (RC 1,70; 95% IC 1,01-2,88), sem renda (RC 1,96; IC 1,01-3,86) ou que usavam exclusivamente o SUS (RC 2,48; IC 1,36-4,52) tiveram maior chance de terem consultas médicas mais frequentes. As chances de nunca ou raramente comparecerem a consultas odontológicas foram maiores entre os que frequentaram somente escolas públicas (OR 1,89; CI 1,09-3,31), com até 9 anos de escolarização (OR 1,74; CI 1,13-2,68), ou que já haviam sofrido violência de gênero (OR 1,57: CI 1,02-2,41).

Transexuais a travestis brasileiros acessaram mais regularmente as consultas médicas do que as odontológicas. Os desfechos foram influenciados pela escolaridade, tipo de escola, renda, uso do SUS e violência de gênero.

PN-R0323 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Plantas medicinais do sertão do pajeú: etnobotânica no cuidado da saúde bucal por quilombolas pernambucanos
Israel Luís Diniz Carvalho, José Victor Correia de Melo, Letícia Francine Silva Ramos, Milena Evangelista Dos Santos, Maiara Bernardes Marques, Moan Jéfter Fernandes Costa, Pedro Henrique Sette-de-Souza
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho buscou conhecer as plantas medicinais utilizadas para a saúde bucal pelas Comunidades Quilombolas no Sertão do Pajeú, Pernambuco. Trata-se de um estudo observacional, exploratório e quanti-qualitativo. Para seleção dos participantes, a técnica de "bola-de-neve" foi utilizada, com maiores de 18 anos, nas comunidades: Santa Rosa, Águas Claras e Cavalhada. As métricas utilizadas foram: Valor de Uso (VU) e o Índice Relativo (IR). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UPE (parecer 6.222.257). Do total de 17 entrevistados, 70,6% se autodeclararam negros, 76,5 % como pertencentes ao sexo feminino, com média de idade 68 anos. Além disso, 52,9% têm escolaridade até o ensino básico e renda inferior a 2 salários mínimos. Em relação ao nível de conhecimento etnobotânico, 41,2% apontam como bom, 27,9% usam fitoterápicos devido a confiabilidade nas plantas e 23,3% a falta de acesso aos serviços de saúde. Referente a diversidade de plantas, foi relatado o uso de 21 espécies para o cuidado com a saúde bucal com 49 indicações. As mais indicadas foram: juazeiro (4), alecrim, aroeira mansa, fumo, jurema preta e quixabeira (3). A aroeira mansa, jurema preta e quixabeira possuem o maior valor de uso (VU=3,00) e o juazeiro (IR=2,00) e quixabeira (IR=1,75) com os maiores índices relativos. Em relação às condições de saúde bucal tratadas, destaca-se: dor de dente (53,8%) e cicatrização (26,9%).

A diversidade botânica e os saberes encontrados apontam para um rico conhecimento etnobotânico para fins odontológicos, que podem embasar futuras pesquisas.

(Apoio: CAPES  N° 88881.692858/2022-01  |  CAPES  N° 88887.798320/2022-00  |  FACEPE  N° IBPG-1888-4.00/22)
PN-R0325 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em adolescentes: um estudo de coorte
Ana Paiva Leite, Fernando Jose Herkrath, Maria Augusta Bessa Rebelo, Mario Vianna Vettore, Adriana Corrêa de Queiroz, Juliana Vianna Pereira, Janete Maria Rebelo Vieira, Ana Paula Corrêa de Queiroz Herkrath
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB), considerando o papel das características demográficas e socioeconômicas nessa relação. Foi conduzida uma coorte prospectiva, incluindo 329 adolescentes com 12 anos de idade no início do seguimento, de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino de uma área urbana com indicadores sociais desfavoráveis, na cidade de Manaus, Amazonas. O seguimento envolveu quatro tempos: linha de base, 6 meses, 1 ano e 2 anos de acompanhamento. A cárie dentária foi avaliada por meio do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D) e a QVRSB pelo instrumento Child Perceptions Questionnaires (CPQ11-14). A renda familiar e a escolaridade dos pais foram avaliadas no baseline. A análise dos dados foi realizada utilizando-se modelagem de equações estruturais, com avaliação da evolução na QVRSB nos quatro tempos de estudo, por meio de um modelo de crescimento latente, utilizando-se os programas SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e AMOS 22.0. As variáveis sociodemográficas foram definidas como invariantes no modelo, enquanto a cárie dentária foi incluída como tempo-dependente. Maior número de elementos cariados no baseline foi associado a maiores escores do CPQ no baseline (β=0,131), e maior número de dentes acometidos por cárie no período entre um e dois anos de seguimento foi associado a maiores escores do CPQ aos dois anos (β=0,110). Ser do sexo feminino foi associado a maiores incrementos (piora) no escore do CPQ ao longo do seguimento (β=0,212).

À medida que os indivíduos ficaram mais velhos, observou-se piora na QVRSB. No decurso do tempo, maior ocorrência de cárie dentária foi preditora de uma pior evolução na QVRSB.

(Apoio: FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas)
PN-R0326 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Fatores associados à satisfação com os dentes entre mães de crianças e adolescentes que frequentam a faculdade de Odontologia de Araraquara
Mayra Sanmiguel Souza, Nathalia Bersan, Ludmyla Noronha de Morais, Malu Oliveira Santos, Marília Narducci Pessoa, Caroline Meronha de Lima, Elaine Pereira da Silva Tagliaferro
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo transversal foi investigar a satisfação com os dentes e fatores associados entre mães de crianças e adolescentes que frequentam a Faculdade de Odontologia de Araraquara, FOAr/UNESP. Duzentas e dez mães de crianças e adolescentes atendidos na FOAr preencheram um questionário semiestruturado para coletar informações sobre variáveis sociodemográficas, morbidade bucal, uso de serviços odontológicos, conhecimento sobre saúde bucal, crenças em saúde bucal, importância da saúde bucal e escala de valores pessoais. A análise dos dados foi realizada por meio de regressão logística múltipla (nível de significância de 5%), tendo como variável desfecho "satisfação com os dentes" (OR: Odds Ratio; IC: Intervalo de Confiança). Os resultados mostraram que 42,3% das mães disseram que estão muito insatisfeitas ou insatisfeitas. O escore médio de importância atribuído pelas mães à saúde bucal foi de 4,6, variando de 1 a 5. As mães com menor escolaridade (OR=2,49; IC95%: 1,16-5,37), com necessidade de tratamento dentário (OR=6,57; IC95%: 2,98-15,20) e cujo motivo da última consulta foi devido à dor (OR=3,08; IC95%: 1,23-7,96) ou a procedimentos de extração, tratamento, outros ou não sabe (OR=3,38; IC95%: 1,49-7,83) têm mais chance de estar menos satisfeitas com a condição dos seus dentes (p<0,05).

Conclui-se que a satisfação com os dentes esteve significativamente associada à morbidade bucal referida e à escolaridade.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/10733-9)
PN-R0328 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Reflexão da prática clínica baseada na aprendizagem ativa com acadêmicos de odontologia: um estudo qualitativo
Maria de Lara Araujo Rodrigues, Bruna Navarro Camargo da Silva, Marcella Alves Dos Anjos, Eduarda Betiati Menegazzo, Giovanna Sousa Oliveira Chagas, Álex Moreira Herval, Jaqueline Vilela Bulgareli
Saúde Coletiva e Odontologia Legal UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi desenvolver a capacidade crítica, participativa e problematizadora dos estudantes de odontologia em relação à prática clínica. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, baseada no método de pesquisa-ação, com a aplicação das metodologias ativas de aprendizagem na clínica de adolescentes da Universidade Federal de Uberlândia (MG), que faz parte da Rede de Atenção à Saúde Bucal do município. Participaram 33 estudantes do último semestre do curso, distribuídos em três grupos. Os dados foram coletados em três oficinas para cada grupo, cada uma com 90 minutos de duração. A pesquisa-ação seguiu o Método do Arco de Maguerez em cinco etapas: vivência da clínica, identificação de desafios, teorização baseada em evidências científicas, elaboração de estratégias e aplicação na prática clínica. O referencial teórico adotado foi baseado na metodologia problematizadora de Paulo Freire. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo temática. Os principais desafios relatados pelos estudantes foram o processo de trabalho, produtividade e infraestrutura, abordados por estratégias como elaboração de tabelas de procedimentos, estabelecimento de regras para acompanhantes aguardar na sala de espera, ajuste do horário de funcionamento da clínica, aprimoramento do treinamento dos profissionais auxiliares e a manutenção dos equipamentos odontológicos.

As experiências dos alunos foram significativas, contribuindo para seu desenvolvimento profissional fomentando um perfil crítico e humanista.

(Apoio: CAPES  N° #001)
PN-R0329 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Escores de qualidade global e engajamento das informações sobre o SUS no Youtube® e fatores associados
Eliane Maria Mascarenhas da Silva, Caroline Rabelo Camargos, Thiago Caldeira Diniz, Isabela Almeida Pordeus, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, Fabiana Vargas-ferreira, Flávio de Freitas Mattos
Departamento de Odontologia Social e Pre UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os escores na Escala de Qualidade Global (GQS) e o engajamento informacional de vídeos sobre o Sistema Único de Saúde disponíveis no YouTube®. Na ferramenta de busca de vídeos do YouTube foram utilizadas as palavras-chave 'sistema único de saúde' e 'SUS'. Foram incluídos no estudo os primeiros 100 vídeos retornados na busca. Neles, aplicou-se a GQS para mensurar o valor educativo, a utilidade e a qualidade da informação disponibilizada. O engajamento dos usuários foi calculado com base no número de curtidas/reações e comentários. Outros dados coletados foram autoria, ano de publicação, tema, público-alvo, duração do vídeo e uso de referências. Dois pesquisadores treinados e calibrados coletaram os dados. Conduziu-se análise multivariada das variáveis, com intervalo de confiança de 95% e significância de p<0,05. Não houve escores de GQS baixos ou geralmente baixos (escores 1 e 2) e a maioria dos vídeos (58%) obteve scores de GQS moderados ou bons (escores 3 e 4). Os vídeos publicados após o início da COVID-19 tiveram chance de engajamento 70% menor do que aqueles publicados nos anos pré-pandemia (RC 0,30; CI 95% 0,12-0,74). Vídeos direcionados a profissionais de saúde tiveram 72% menos probabilidade de atingir pontuações mais altas no GQS do que aqueles sem identificação de público-alvo (RC 0,28; CI 95% 0,10-0,75). O engajamento informacional dos vídeos apresentou menos comentários do que curtidas/reações.

A maioria dos vídeos do YouTube sobre o SUS apresentou escores de qualidade global moderados ou bons, que foram associados ao período de publicação e à escolha do público-alvo.

(Apoio: CAPES  |  FAPEMIG  |  INCT)
PN-R0330 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Conhecimento de cirurgiões-dentistas da Marinha do Brasil sobre o manejo de Traumatismo Dentário
Guilherme Basile Soares Cabral, Lucas Alves Jural, Fabiana Dantas Turino, Lucianne Cople Maia, Marcela Baraúna Magno, Patrícia de Andrade Risso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A ocorrência de traumatismos dentários (TD) na área militar pode ser considerada alta. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas da Marinha do Brasil (CDMB) sobre o manejo do TD na dentição permanente. Para tanto, este estudo transversal aplicou de modo online um questionário validado com 12 questões de conhecimento sobre TD na dentição permanente. Dados de caracterização da amostra dos CDMBs (sexo, anos de formado, especialidade e número de atendimentos de TD nos últimos 12 meses) também foram coletados. O gabarito para as questões seguiu as recomendações dos guidelines da International Association for Dental Traumatology (IADT) 2020. O conhecimento foi mensurado através da média de respostas corretas para cada questão (0-12 pontos) e categorizado em baixo (0-3 acertos), aceitável (4-6), bom (7-9) e muito bom (10-12). Os dados foram analisados descritivamente e a influência da especialidade e do número de atendimentos de TD nos últimos 12 meses no conhecimento foram avaliadas em análises bivariadas e ajustadas (p<0,05). Do total de 203 CDMBs, a maioria era do sexo feminino (74,1%), tinham entre 11 e 20 anos de formado (44,3%) e alguma especialidade (90,6%). A média de acertos foi de 6,91±2,18. Após o ajuste das variáveis, o conhecimento foi maior entre os especialistas em endodontia, quando comparados às demais especialidades (p<0,001), e entre os que tinham feito pelo menos um atendimento de TD nos últimos 12 meses (p=0,006). O conhecimento dos CDMBs pode ser considerado de aceitável a bom, podendo variar de acordo com a frequência no atendimento recente desta injúria e com a especialidade odontológica. Palavras-chave: Conhecimento, Odontólogos, Odontologia militar, traumatismo dentário

O conhecimento dos CDMBs pode ser considerado de aceitável a bom, podendo variar de acordo com a frequência no atendimento recente desta injúria e com a especialidade odontológica.

PN-R0331 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16

Validação da escala Other as Shamer para o português do Brasil para adolescentes (B-OAS)
Rafaella Araújo Amancio de Lima Medeiros, Ramon Targino Firmino, Myrelle Leal Campos Sousa, Matheus de França Perazzo, Edja Maria Melo de Brito Costa, Ana Flávia Granville-garcia
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo validou a escala Other as Shamer (OAS) para adolescentes brasileiros. A versão adaptada para o Brasil (B-OAS) foi administrada para 325 adolescentes entre 12 a 18 anos do Nordeste do Brasil. As propriedades psicométricas analisadas foram consistência interna, estabilidade temporal (coeficiente de correlação intraclasse - CCI), validade convergente (Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse - DASS-21), validade discriminante (variáveis sociodemográficas), validade preditiva (cárie dentária e aspectos oclusais) e validade fatorial (análise fatorial exploratória - AFE e confirmatória -AFC) (α =5%). Observou-se excelente consistência interna (α = 0,91; ω = 0,91), estabilidade (CCI = 0,96) e uma correlação significativa e positiva entre o escores do B-OAS e DASS-21 (rs =0,66). A Análise Fatorial Exploratória (AFE) sugeriu uma solução unifatorial (41,6% de variância). Não houve associação entre os escores do B-OAS e presença de cárie ou necessidade de tratamento ortodôntico (p=0,55). Os escores foram significativamente maiores em adolescentes do sexo feminino (p=0,003) e naqueles com renda familiar mensal de até um salário mínimo (p=0,025).

O B-OAS apresentou propriedades psicométricas satisfatórias para os adolescentes brasileiros e, apesar de não estar associada aos problemas bucais analisados, pode ser utilizado de forma confiável para outras situações relacionadas à vergonha externa