RESUMOS APRESENTADOS
2690 Resumo encontrados. Mostrando de 371 a 380
PN-R0316 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Análise da mudança na atuação profissional de egressos após o Mestrado Profissional
Camila Mundim Palhares, Rafaela da Silveira Pinto, João Henrique Lara Amaral, Renata de Castro Martins, Simone Dutra Lucas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo transversal avaliou fatores associados à mudança na atuação profissional dos egressos de um curso de Pós-Graduação em Odontologia. Um total de 58 egressos, do Mestrado Profissional (MP) de Odontologia em Saúde Pública da UFMG, do período de 2016 a 2019, foram convidados a participar da pesquisa. Um questionário semiestruturado on line foi enviado aos participantes por WhatsApp. A variável dependente foi a mudança na atuação profissional após a conclusão do MP (modificou pouco/não modificou; modificou muito). As variáveis independentes foram demográficas, vínculo com serviço público de saúde, atuação em consultório privado/público e docência e satisfação profissional. Os dados foram analisados descritivamente e por Análises de Regressões de Poisson bivariadas com variância robusta (p<0,05) no SPSS 23.0. Dos 47 egressos (81%) que responderam ao desfecho, a maioria declarou ser do sexo feminino (71,7%), com idade entre 31 e 40 anos (39,1%), residente em Belo Horizonte (68,1%) e com vínculo com serviço público de saúde (78,7%). Quanto ao vínculo profissional, 36,2% deixaram de atuar em consultório privado, 78,7% mantiveram atuação em consultório público, 17,0% passaram a atuar em docência e 38,3% estavam satisfeitos com 5 ou mais itens avaliados quanto à satisfação profissional. Residir em outros municípios de Minas Gerais (RP=1,46) e em outros estados (RP=1,55) se associou à maior modificação na atuação profissional, e continuar trabalhando em consultório privado se associou à pouca modificação/não modificação na atuação profissional (RP= 0,68).
Contexto geográfico, como local de residência, e tipo de prática profissional foram os fatores associados à mudança na atuação profissional dos egressos avaliados.
PN-R0317 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Saúde bucal e Doença Falciforme e a (des) Inteligência Artificial
Raquel Costa Martins, Flávia do Bem Castilho de Almeida, Márcia Pereira Alves dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Inteligência artificial (IA) tem a capacidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Há uma oferta diversificada de sites que utilizam a IA, inclusive com aplicação na área odontológica. A Doença Falciforme (DF) é uma doença hematológica hereditária e genética com repercussões para o sistema estomatognático e para o manejo odontológico. No entanto, muitos cirurgiões-dentistas desconhecem a DF. Este estudo buscou em sites e comparou com literatura específica, os resultados apresentados pela IA mais populares e gratuitas sobre o conhecimento da DF em saúde bucal. Para isso, foram elaboradas 10 perguntas diretas a respeito do tema, aplicadas de forma randomizada nos sites. Todas iniciavam com o comando: "Responda objetivamente usando referências bibliográficas ". As buscas foram realizadas nas plataformas Chat GPT 3.5, Copilot, Gemini, e LuziaAI, esta última ferramenta do Whatsapp, entre 19 e 23 de abril de 2024. As respostas foram comparadas à literatura científica e classificadas como corretas (RC) e incorretas (RI). Como principais resultados, Luzia AI foi a única que não referenciou suas respostas e apresentou 100% RI, Chat GPT 3.5 apresentou 50% de RI, IA Gemini e o Copilot apresentaram 30% de RI. As discrepâncias ocorreram para contraindicação de anestésicos, medicamentos e orientações sobre atendimento odontológico durante crise álgica.
A IA foi uma fonte de informações com divergências da literatura científica específica.
PN-R0318 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Fatores associados à autopercepção negativa de saúde bucal em brasileiros com diabetes
Annyelle Anastácio Cordeiro, José Lima Silva Júnior, Ramon Targino Firmino, Érick Tássio Barbosa Neves, Ana Flávia Granville-garcia
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Investigar os fatores associados à autopercepção negativa de saúde bucal entre brasileiros com diabetes. Foi realizado um estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. A amostra foi composta por 88.531 brasileiros com 18 anos ou mais. O desfecho foi mensurado pela questão norteadora: "Em geral, como você avalia sua saúde bucal?". As características sociodemográficas, hábitos de saúde bucal, estilos de vida e a presença de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) foram avaliadas. A análise foi conduzida por meio da regressão de Poisson com variância robusta (p≤0,05). A prevalência de autopercepção negativa de saúde bucal entre brasileiros com diabetes estimada foi de 36,99% (IC95%: 34,87 - 39,11). Foram associados a uma pior percepção o sexo masculino (RP: 1,17; IC95%: 1,05 - 1,30), cor não branca (RP: 1,17; IC95%: 1,02 - 1,35), rendimento domiciliar per capita de até meio salário-mínimo (RP:1,57; IC95%: 1,11 - 2,22), ingestão abusiva de álcool (RP:1,26; IC95%: 1,05 - 1,53) e ter outra DCNT (RP:1,34; IC95%: 1,14 - 1,58). Por outro lado, a escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia (RP:0,74; IC95%: 0,67 - 0,81), o uso de escova, pasta e fio dental (RP:0,76; IC95%: 0,66 - 0,86), consulta odontológica nos últimos 12 meses (RP:0,85; IC95%: 0,75 - 0,96) e a prática regular de atividades físicas (RP: 0,82; IC95%: 0,70 - 0,95) foram associados a uma autopercepção de saúde bucal positiva.
Fatores socioeconômicos, consumo excessivo de álcool e presença de outras DCNT influenciaram negativamente a autopercepção de saúde bucal, enquanto bons hábitos de saúde bucal e geral influenciaram positivamente a autopercepção de saúde bucal em brasileiros diabéticos.
(Apoio: CNPq (Grants INCT Saúde Oral e Odontologia) N° 406840/2022-9)
PN-R0319 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Estratégias educacionais sobre avulsão dentária para professores:um estudo de intervenção
Taís Zacaria, Simone Tuchtenhagen, Juliane Carla Taufer, Mardiore Fontella de Carvalho, Thaissa Chagas Fochi, Fernanda Ruffo Ortiz
ATITUS EDUCAÇÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos professores sobre traumatismo alvéolo dentário e dois métodos de intervenção educacionais para melhorar o conhecimento. Os dados foram obtidos através de um estudo de intervenção educativa com professores de escolas públicas e privadas, de dois municípios do estado do Rio Grande do Sul. Participaram 116 professores que responderam um questionário estruturado sobre quais as condutas imediatas necessárias para traumatismo alvéolo dentário em dentes permanentes, quais os meios de armazenamento e qual o tempo ideal para o elemento dentário ficar fora do alvéolo. Na sequência, o questionário foi respondido novamente após os professores receberem orientações sobre traumatismo alvéolo dentário através de dois métodos diferentes: panfleto e vídeo. Teste estatístico, qui-quadrado e regressão logística, foram realizados para avaliar as respostas pós-intervenção e comparar as diferenças entre os grupos. Os resultados foram interpretados com um nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. A maioria das respostas mostraram diferença estatisticamente significante (p<0,05), indicando que as intervenções melhoraram o conhecimento dos professores; com exceção das perguntas sobre o tempo e a conduta imediata após o traumatismo alvéolo dentário (p>0,05). Não houve diferença estatística entre os métodos de intervenção, mostrando que panfleto ou vídeo melhoram o conhecimento dos professores (p>0,05).
Este estudo conclui que o conhecimento dos professores sobre avulsão dentária melhorou após as intervenções educacionais, não havendo diferença entre os métodos utilizados, evidenciando assim a eficácia de intervenções educacionais para essa população.
(Apoio: CAPES N° 88887.824718/2023-00)
PN-R0321 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Avaliação dos atributos acesso de primeiro contato e longitudinalidade da atenção primária à saúde
Amanda Karolina Torres Baptista, Flávia Martão Flório, Luciane Zanin
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve o objetivo de avaliar os atributos da atenção primária à saúde, "acesso de primeiro contato" e "longitudinalidade" em unidades básicas de saúde do município de Sinop-MT. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, observacional transversal descritiva, realizada com 32 médicos, 32 enfermeiros e 27 odontólogos atuantes há pelo menos um ano na atenção primária à saúde. Os dados foram coletados pelo instrumento de avaliação da Atenção Primária (PCATool - Primary Care Assessment Tool), versão profissionais. Em uma escala que varia de 0 a 10 foram considerados elevados os valores de escores maiores a 6,6. Os resultados encontrados mostraram média de 4,4 para o atributo "acesso de primeiro contato", em relação a visão dos profissionais observou-se média de 4,3 para os médicos, 4,5 para os enfermeiros e 4,4 para os odontólogos. Em relação a longitudinalidade a média observada foi de 6,7, em relação a visão dos profissionais observou-se média de 7,1 para os médicos, 6,8 para os enfermeiros e 6,6 para os odontólogos, sem diferenças estatisticamente significativas entre eles (p>0,05).
O atributo de acesso de primeiro contato foi o que apresentou menores médias havendo a necessidade de se repensar tais práticas e promover um contexto que possibilite mudanças no contexto atual reduzindo barreiras no acesso e proporcionando um cuidado contínuo.
PN-R0322 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Uso dos serviços de saúde por travestis e transexuais brasileiros e fatores associados
Thiago Caldeira Diniz, Michelle Cristina Silva, Mariana Chiaretti Munaier, Ana Valéria Machado Mendonça, Maria Fátima de Sousa, Fabiana Vargas-ferreira, Andreia Maria Araujo Drummond, Flávio de Freitas Mattos
Departamento de Odontologia - OSP UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo caracterizou a população transexual e travesti brasileira e identificou seu acesso aos serviços de saúde e as variáveis associadas. Ele é parte do estudo nacional: Estudo Multicêntrico Sobre os Perfis Socioeconômicos, Geográficos, Culturais e de Vulnerabilidades de Travestis e Transexuais, do tipo transversal, com questionário eletrônico. Após cálculo amostral, foram incluídas 549 pessoas com 18 anos ou mais, auto identificadas transexuais ou travestis, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes, de todas as regiões do país e que concordaram com o TCLE. Os entrevistados tinham entre 18 e 61 anos de idade. Deles, 35,5% não trabalhavam, 28,6% não tinham renda e 93% não recebiam auxílios governamentais. A maioria (57%) não usava nome social e 65% sofreram violência de gênero. O uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o mais frequente (55,4%). Às consultas médicas, 61% compareciam semestralmente. Às consultas odontológicas, 56,5% nunca ou raramente compareciam. Os entrevistados que frequentaram escolas públicas (RC 1,70; 95% IC 1,01-2,88), sem renda (RC 1,96; IC 1,01-3,86) ou que usavam exclusivamente o SUS (RC 2,48; IC 1,36-4,52) tiveram maior chance de terem consultas médicas mais frequentes. As chances de nunca ou raramente comparecerem a consultas odontológicas foram maiores entre os que frequentaram somente escolas públicas (OR 1,89; CI 1,09-3,31), com até 9 anos de escolarização (OR 1,74; CI 1,13-2,68), ou que já haviam sofrido violência de gênero (OR 1,57: CI 1,02-2,41).
Transexuais a travestis brasileiros acessaram mais regularmente as consultas médicas do que as odontológicas. Os desfechos foram influenciados pela escolaridade, tipo de escola, renda, uso do SUS e violência de gênero.
PN-R0323 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Plantas medicinais do sertão do pajeú: etnobotânica no cuidado da saúde bucal por quilombolas pernambucanos
Israel Luís Diniz Carvalho, José Victor Correia de Melo, Letícia Francine Silva Ramos, Milena Evangelista Dos Santos, Maiara Bernardes Marques, Moan Jéfter Fernandes Costa, Pedro Henrique Sette-de-Souza
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho buscou conhecer as plantas medicinais utilizadas para a saúde bucal pelas Comunidades Quilombolas no Sertão do Pajeú, Pernambuco. Trata-se de um estudo observacional, exploratório e quanti-qualitativo. Para seleção dos participantes, a técnica de "bola-de-neve" foi utilizada, com maiores de 18 anos, nas comunidades: Santa Rosa, Águas Claras e Cavalhada. As métricas utilizadas foram: Valor de Uso (VU) e o Índice Relativo (IR). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UPE (parecer 6.222.257). Do total de 17 entrevistados, 70,6% se autodeclararam negros, 76,5 % como pertencentes ao sexo feminino, com média de idade 68 anos. Além disso, 52,9% têm escolaridade até o ensino básico e renda inferior a 2 salários mínimos. Em relação ao nível de conhecimento etnobotânico, 41,2% apontam como bom, 27,9% usam fitoterápicos devido a confiabilidade nas plantas e 23,3% a falta de acesso aos serviços de saúde. Referente a diversidade de plantas, foi relatado o uso de 21 espécies para o cuidado com a saúde bucal com 49 indicações. As mais indicadas foram: juazeiro (4), alecrim, aroeira mansa, fumo, jurema preta e quixabeira (3). A aroeira mansa, jurema preta e quixabeira possuem o maior valor de uso (VU=3,00) e o juazeiro (IR=2,00) e quixabeira (IR=1,75) com os maiores índices relativos. Em relação às condições de saúde bucal tratadas, destaca-se: dor de dente (53,8%) e cicatrização (26,9%).
A diversidade botânica e os saberes encontrados apontam para um rico conhecimento etnobotânico para fins odontológicos, que podem embasar futuras pesquisas.
(Apoio: CAPES N° 88881.692858/2022-01 | CAPES N° 88887.798320/2022-00 | FACEPE N° IBPG-1888-4.00/22)
PN-R0325 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em adolescentes: um estudo de coorte
Ana Paiva Leite, Fernando Jose Herkrath, Maria Augusta Bessa Rebelo, Mario Vianna Vettore, Adriana Corrêa de Queiroz, Juliana Vianna Pereira, Janete Maria Rebelo Vieira, Ana Paula Corrêa de Queiroz Herkrath
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB), considerando o papel das características demográficas e socioeconômicas nessa relação. Foi conduzida uma coorte prospectiva, incluindo 329 adolescentes com 12 anos de idade no início do seguimento, de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino de uma área urbana com indicadores sociais desfavoráveis, na cidade de Manaus, Amazonas. O seguimento envolveu quatro tempos: linha de base, 6 meses, 1 ano e 2 anos de acompanhamento. A cárie dentária foi avaliada por meio do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D) e a QVRSB pelo instrumento Child Perceptions Questionnaires (CPQ11-14). A renda familiar e a escolaridade dos pais foram avaliadas no baseline. A análise dos dados foi realizada utilizando-se modelagem de equações estruturais, com avaliação da evolução na QVRSB nos quatro tempos de estudo, por meio de um modelo de crescimento latente, utilizando-se os programas SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e AMOS 22.0. As variáveis sociodemográficas foram definidas como invariantes no modelo, enquanto a cárie dentária foi incluída como tempo-dependente. Maior número de elementos cariados no baseline foi associado a maiores escores do CPQ no baseline (β=0,131), e maior número de dentes acometidos por cárie no período entre um e dois anos de seguimento foi associado a maiores escores do CPQ aos dois anos (β=0,110). Ser do sexo feminino foi associado a maiores incrementos (piora) no escore do CPQ ao longo do seguimento (β=0,212).
À medida que os indivíduos ficaram mais velhos, observou-se piora na QVRSB. No decurso do tempo, maior ocorrência de cárie dentária foi preditora de uma pior evolução na QVRSB.
(Apoio: FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas)
PN-R0326 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Fatores associados à satisfação com os dentes entre mães de crianças e adolescentes que frequentam a faculdade de Odontologia de Araraquara
Mayra Sanmiguel Souza, Nathalia Bersan, Ludmyla Noronha de Morais, Malu Oliveira Santos, Marília Narducci Pessoa, Caroline Meronha de Lima, Elaine Pereira da Silva Tagliaferro
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo transversal foi investigar a satisfação com os dentes e fatores associados entre mães de crianças e adolescentes que frequentam a Faculdade de Odontologia de Araraquara, FOAr/UNESP. Duzentas e dez mães de crianças e adolescentes atendidos na FOAr preencheram um questionário semiestruturado para coletar informações sobre variáveis sociodemográficas, morbidade bucal, uso de serviços odontológicos, conhecimento sobre saúde bucal, crenças em saúde bucal, importância da saúde bucal e escala de valores pessoais. A análise dos dados foi realizada por meio de regressão logística múltipla (nível de significância de 5%), tendo como variável desfecho "satisfação com os dentes" (OR: Odds Ratio; IC: Intervalo de Confiança). Os resultados mostraram que 42,3% das mães disseram que estão muito insatisfeitas ou insatisfeitas. O escore médio de importância atribuído pelas mães à saúde bucal foi de 4,6, variando de 1 a 5. As mães com menor escolaridade (OR=2,49; IC95%: 1,16-5,37), com necessidade de tratamento dentário (OR=6,57; IC95%: 2,98-15,20) e cujo motivo da última consulta foi devido à dor (OR=3,08; IC95%: 1,23-7,96) ou a procedimentos de extração, tratamento, outros ou não sabe (OR=3,38; IC95%: 1,49-7,83) têm mais chance de estar menos satisfeitas com a condição dos seus dentes (p<0,05).
Conclui-se que a satisfação com os dentes esteve significativamente associada à morbidade bucal referida e à escolaridade.
(Apoio: FAPs - FAPESP N° 2020/10733-9)
PN-R0328 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 - 12h00 - Sala: 16
Reflexão da prática clínica baseada na aprendizagem ativa com acadêmicos de odontologia: um estudo qualitativo
Maria de Lara Araujo Rodrigues, Bruna Navarro Camargo da Silva, Marcella Alves Dos Anjos, Eduarda Betiati Menegazzo, Giovanna Sousa Oliveira Chagas, Álex Moreira Herval, Jaqueline Vilela Bulgareli
Saúde Coletiva e Odontologia Legal UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi desenvolver a capacidade crítica, participativa e problematizadora dos estudantes de odontologia em relação à prática clínica. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, baseada no método de pesquisa-ação, com a aplicação das metodologias ativas de aprendizagem na clínica de adolescentes da Universidade Federal de Uberlândia (MG), que faz parte da Rede de Atenção à Saúde Bucal do município. Participaram 33 estudantes do último semestre do curso, distribuídos em três grupos. Os dados foram coletados em três oficinas para cada grupo, cada uma com 90 minutos de duração. A pesquisa-ação seguiu o Método do Arco de Maguerez em cinco etapas: vivência da clínica, identificação de desafios, teorização baseada em evidências científicas, elaboração de estratégias e aplicação na prática clínica. O referencial teórico adotado foi baseado na metodologia problematizadora de Paulo Freire. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo temática. Os principais desafios relatados pelos estudantes foram o processo de trabalho, produtividade e infraestrutura, abordados por estratégias como elaboração de tabelas de procedimentos, estabelecimento de regras para acompanhantes aguardar na sala de espera, ajuste do horário de funcionamento da clínica, aprimoramento do treinamento dos profissionais auxiliares e a manutenção dos equipamentos odontológicos.
As experiências dos alunos foram significativas, contribuindo para seu desenvolvimento profissional fomentando um perfil crítico e humanista.
(Apoio: CAPES N° #001)